Вы находитесь на странице: 1из 14

Trabalho morto x trabalho vivo: O avano do maquinrio e o recuo do homem no espao rural norte paranaense - Brasil Ideni Terezinha

Antonello Prof. Dr. do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina Paran /Brasil

Substitui o trabalho por mquinas, mas encaminha uma parte dos trabalhadores para um trabalho cruel e transforma os outros em mquinas. (MARX, 2006, p.113)

O que afirmo que o trabalho morto,o esprito coagulado, interpe-se entre o trabalhador e o produto e impede que o trabalho possa ser vivido como poisis, como ao soberana do homem sobre a matria. (GORZ, 2007, p.58)

A territorializao do capital mediante a sedimentao do agronegcio no espao rural norte paranaense fomentou a reestruturao produtiva, a qual proporcionou a insero da produo agropecuria brasileira no mercado internacional via disseminao de uma estrutura produtiva assentada no modelo tcnico-cientfico da agricultura. Tal fato levou o agronegcio a participar da diviso internacional do trabalho, por conseguinte no movimento de mundializao do capital. Esse movimento para a agricultura nacional representou a sua especializao em determinados produtos direcionados ao mercado internacional, no caso em foco destaca-se a soja e o trigo, os quais passam a fazer parte da categoria commodities. O processo de territorializao do agronegcio no agro nacional mostra a sua fora com a reestruturao da base tcnica produtiva. Essa reestruturao se pauta nas revolues da informtica e da biotecnologia, as quais se concretizam com o aumento do trabalho morto em relao ao trabalho vivo, resultando na reduo do trabalho humano agrcola. A espacializao do capital reorganiza a base produtiva do trabalho, portanto redefine a estrutura do mercado de trabalho rural. Nesse movimento sobressai-se diminuio contnua de postos de trabalhos agrcolas e ao mesmo tempo promove o surgimento de atividades no agrcolas, contudo em menor nmero, conseqentemente leva a exigncia de um perfil diferenciado do trabalhador. As mutaes que se fazem sentir no mundo do trabalho no espao rural so desencadeadas pelos avanos cientficos e tecnolgicos e levam a reestruturao do processo organizativo produtivo nas atividades agropecurias. Percebe-se que essas transformaes colocam em movimento a reorganizao scioespacial, essa marcada pela transitoriedade, pois a produo e reproduo do espao no se apresentam de forma acabada e fixa, mas envolta na mobilidade do capital e na sua espacializao efmera. Assim, a organizao do espao que moldada no volver da atividade humana encontra-se em processo de reestruturao com a ascenso de uma nova organizao produtiva do trabalho. No caso do espao rural, especificamente o agro brasileiro presencia a espacializao do capital marcada pelo desenvolvimento geograficamente desigual, isto , se

consubstancia de forma fragmentada no espao rural nacional. A materializao da reestruturao da base produtiva da agropecuria se efetiva com a imposio do maquinrio, assim o formato do novo padro organizativo do trabalho no agro traz como agente principal tecnologia. Nesse contexto, o intuito deste trabalho constitui-se na anlise das transformaes do processo organizativo do trabalho com a introduo macia de tecnologia na base produtiva no espao rural, tendo como recorte espacial a Mesorregio Geogrfica Note central Paranaense Brasil (Figura 1).

Figura 1 Recorte espacial da pesquisa. Fonte: IPARDES, Leituras regionais, 2004.

Para atingir o escopo da investigao utilizou-se como procedimento metodolgico, a pesquisa bibliogrfica e o levantamento de dados estatsticos referentes temtica da investigao. Os resultados da investigao demonstram que o progresso tecnolgico se faz sentir no movimento de eliminao de postos de trabalho no setor agropecurio e, ao mesmo tempo fomenta um novo perfil do mercado de trabalho no espao rural norte paranaense, esse caracterizado pela ausncia significativa de trabalho vivo em prol do trabalho morto, materializado no maquinrio, com forte reduo na ocupao agrcola. A materializao da reestruturao da base produtiva da agropecuria se efetiva com a imposio do maquinrio. Por conseguinte, o formato do novo padro organizativo do trabalho no agro traz como agente principal tecnologia cristalizada no maquinrio agrcola e, imprime, assim, na organizao do espao, as suas matizes. A presena predominante do maquinrio na base produtiva agrcola ao longo do processo de espacializao do capital no espao rural acarretou problemas sociais, as quais se cristalizam nos conflitos sociais no campo e na cidade. Nesse sentido a realizao dessa pesquisa assenta-se na necessidade de produzir estudos voltados para apreender as atuais mudanas que vm ocorrendo no espao rural, principalmente, desencadeadas com a intensificao do capital na base produtiva agrcola.

Trabalho morto x trabalho vivo no processo produtivo


Expropriao, explorao e dominao constituem uma trade inseparvel e caracterstica da produo capitalista, momentos integrantes de um mesmo conjunto. (WOLFF, 2005, p.37)

O processo de trabalho sob o modo de produo capitalista passa a ser comandado pela a lgica do capital, a qual transforma a relao direta existente entre o homem seu trabalho. Uma vez que na relao direta do homem com o seu trabalho a ao que a desencadeia era fruto da atividade direcionada para suprir as necessidades elementares. Na situao colocada acima, no ato laborativo o homem realiza a existncia e, ao mesmo tempo, existir significa o ato produtivo, pois o resultado da fora desprendida no processo produtivo apresenta-se de forma direta, concreta, til , como valores de uso. Portanto, o trabalho concreto - vivo expresso da fuso do trabalho com seu objetivo, nas palavras de Marx O trabalho se uniu com seu objetivo. O trabalho est objetivado e o objeto trabalhado. [...] Ele fiou e o produto um fio. (1988, p.151). Essa forma especfica de trabalho , de fato, resultado do processo de trabalho elementar; em outras palavras, o produto e o usufruto do trabalho aparece sob a forma direta, concreta, expresso do metabolismo entre o homem e a Natureza. O trabalho , assim, til e concreto, condio natural de existncia humana, sendo comum e presente em todas as formas sociais. Porm, com o avano das foras produtivas e sob a compulso imanente do homem na criao e satisfao das novas necessidades, o trabalho passa de atividade concreta, sensvel, para um dispndio de fora produtiva direcionada produo de valores de troca, garantida pelo trabalho que assume a forma de trabalho abstrato. O trabalho criador de valor de troca consiste naquele passvel de ser medido quantitativamente, isto , que permite igualizar os diferentes trabalhos de diferentes indivduos, remetendo-os a um denominador comum, o valor de troca. Assim:
[...] o trabalho de qualquer indivduo, quando se manifesta no valor de troca, possui este carter social de igualdade e s se manifesta no valor de troca quando, relacionado com o trabalho de todos os outros indivduos, considerado como trabalho igual. (MARX,1977, p.35)

Na forma de trabalho abstrato, a fora humana contida no produto depreende-se do carter sensvel, concreto e transmuta-se no dispndio de trabalho sob a forma insensvel, abstrata. A transmutao do trabalho vivo de sua forma concreta abstrata especfica da sociedade moderna capitalista, na qual O trabalho criador de valores de troca caracteriza-se pelo fato das relaes sociais entre as pessoas se apresentarem por assim dizer como que invertidas, como uma relao social entre as coisas (MARX, 1988, p.37). A reproduo do espao rural via a racionalidade capitalista ganha intensidade com o avano tecnolgico, objetivado, sobretudo, na automao, na informtica, na robtica, nas telecomunicaes, na microeletrnica, na engenharia gentica e na biotecnologia, na contemporaneidade. Essa racionalidade fomentar a disseminao do trabalho abstrato

nas atividades agrcolas com a materializao do trabalho morto cristalizado no maquinrio. O confronto entre o homem e a mquina se faz presente desde as primeiras invenes tcnicas, pois o homem percebia ou sentia no prprio corpo o peso da fora mecnica, no sentido que cada mquina colocada no processo produtivo elimina postos de trabalho, automaticamente retira do trabalhador o seu meio de sobrevivncia, particularmente, no modo de produo capitalista. No qual o indivduo destitudo do meio de produo e, possui como nico dispositivo de existncia fsica a sua fora de trabalho. Na sociedade moderna sob a lgica do capital o trabalho torna-se exterior ao trabalhador, no lhe pertence. A exteriorizao do trabalho do homem se cristaliza no momento que a ao produtiva no apresenta uma finalidade concreta, mas se encera nela mesma, em outras palavras, o resultado do trabalho, o produto lhe estranho, constitui-se no resultante da sua fora de trabalho empregada para obt-lo, e, para si mesmo, o trabalhador produz um salrio. Por conseguinte, o trabalho sob a forma de fora de trabalho torna-se mercadoria. Como salienta Marx: O que o operrio vende no diretamente o seu trabalho, mas a sua fora de trabalho, cedendo temporariamente, ao capitalista o direito de dispor dela (s/d, p.273). Nessa situao o autor elucida que o trabalhador moderno, ou seja o trabalho livre, [...] no pertence nem a um proprietrio nem a terra, mas 8,10,15, 18 horas de sua vida diria pertencem a quem as compra (Ibid, p.63). A criao do trabalho livre que subentende o homem desprovido dos meios de produo leva a subjugao do trabalho fora de trabalho, ou seja, uma mercadoria, que colocada no mercado de trabalho para sua reproduo enquanto ser vivo. Nesse ponto que se desencadeia o confronto homem mquina, pois o primeiro necessita colocar a sua mercadoria em ao, e quando essa capturada pela ao mecnica fomenta o processo de eliminao de postos de trabalho, conseqentemente a competio entre a mquina e o trabalho. Tal afirmativa pode ser visualizada no seguinte fato: Quando, em 1758, Everet construa a primeira mquina de tosquiar l movida a gua, ela foi queimada pelas 100 mil pessoas que deixou sem trabalho (MARX, 1996, p.62). A raiz da confrontao dos avanos tcnico-cientficos e o trabalho encontram-se na sedimentao do modo de produo capitalista que traz na sua essncia o lucro, esse a ser obtido a qualquer custo, da se fundamentar na trade expropriao, explorao e
dominao.

interessante frisar que a busca pelo lucro se tornou mola propulsora do surgimento de um setor agrrio pautado na produtividade, isto , desde os primrdios do capitalismo agrrio o conceito de melhoramento (improvement) se fixou no sculo XVII via palavra imprever (o agente da melhoria) que designava ... o indivduo que tornava a terra produtiva e lucrativa, especialmente por meio do cercamento ou da supresso do desperdcio (WOOD1, 2000, p.19). A concepo que se encontra nessa viso a do lucro e, a partir da sua sedimentao, no sculo XVIII, ocorreu a transformao profunda no espao rural ingls que se consubstanciou na poca de ouro do capitalismo agrrio. Por conseguinte, se desenvolveu as mudanas nas relaes sociais de produo e da propriedade da terra, com o surgimento da propriedade privada moderna, pois a base da sociedade moderna capitalista se edifica sobre ela e, se alicera no trabalho alienado. Assim, ... s no
A autora defende a tese que as origens do capitalismo vinculam-se ao setor agrrio, no caso da Inglaterra, para maiores detalhes ver Wood (2000).
1

derradeiro ponto de culminao do desenvolvimento da propriedade privada que se revela o seu segredo, a saber, por um lado, que ela o meio atravs do qual o trabalho se aliena, a realizao da alienao (MARX, 1964, p.169). Extrai-se dessa afirmao que a maturao da propriedade privada assegura a realizao da alienao do trabalho e, implanta a agricultura moderna. Essa ligada indissoluvelmente produtividade e ao lucro. Nesse sentido que Wood (2000, p. 20) ressalta que:
[...] os melhoramentos tambm significavam algo mais do que novos mtodos e tcnicas de cultivo. Significavam novas formas e concepes de propriedade. Agricultura melhorada para o proprietrio de terras empreendedor e seu prspero capitalista arrendatrio implicava propriedade aumentada e concentradas. Tambm implicava talvez em maior medida a eliminao dos antigos costumes e prticas que atrapalhassem o uso mais produtivo da terra.

O processo de passagem da agricultura como empreendimento , como se percebe, fruto do capitalismo moderno, no qual o trabalho , simplesmente, fora de trabalho, mercadoria. Essa passa a ser substituda pela fora mecnica conforme as condies tcnicas se impem no processo produtivo e a corresponderem s ansiedades de lucro do capitalista agrrio. Como elucida Wolff:
[...] o carter de dominao prprio do sistema capitalista est indissoluvelmente ligado acumulao e concentrao de riqueza, de valor, nas mos da classe proprietria. Esse o motivo pelo qual o processo de trabalho e os agentes produtivos nele envolvidos necessitam ser dominados pelo capital. (2005, p. 35)

Ao se voltar ateno para a rea de estudo pode-se dizer que a expanso do capitalismo no espao rural paranaense apresenta verossimilhana com os pontos salientados na anlise de Wood (2000), claro em outra temporalidade e espacialidade. A temporalidade que marca as mudanas na espacialidade rural paranaense dar-se com o processo de modernizao das atividades agropecurias que se iniciou nos anos 50 do sculo XX via territorializao do capital no agro nacional. Contudo, a presente anlise se pautar no perodo de 1970 a 1995/96, bem como em determinados dados disponveis do resultado preliminar do Censo Agropecurio de 2006. Evidencia-se uma alterao na estrutura fundiria no Estado, ou seja, na concepo da propriedade da terra que passa a implicar aumento de rea, assim, em trs dcadas, ocorreu desintegrao de 185.013 estabelecimentos rurais, conseqentemente cresceu a concentrao de terras. Nesse movimento transparece a concepo de propriedade assentada na propriedade privada, pois dentre os estabelecimentos que foram extintos 51,36% e 22,64% encontravam-se sob a condio de parceiro e arrendatrio respectivamente, totalizando 73% dos estabelecimentos que no possuam a propriedade da terra, enquanto que na condio de proprietrio sofreu uma reduo de 16,57% (Censo Agropecurio do Paran, 1995/96). O esfacelamento de 51,3% de estabelecimentos sob a condio de parceiro atrela-se substituio da cultura do caf (permanente) pela cultura temporria com a soja, o trigo e cana de acar, essas ligadas diretamente ao agronegcio, bem como pela pecuria, particularmente no norte do Estado.

Tal afirmativa corroborada pela seguinte estatstica: a diminuio de 994 849 ha com cultura permanente e o aumento de 1 376 752 ha com lavoura temporria, alm do crescimento de 2 599 547 ha de pastagens plantadas, no perodo trabalhado. Portanto, para o capitalista agrrio paranaense as antigas relaes de produo no especificamente capitalistas como a parceria, no condizia com agricultura moderna, as quais deveriam ser eliminadas juntamente com milhares de famlias de produtores e, foram via expropriao e expulso de milhares de pessoas do espao rural. Pois, no eram mais necessrios, h no ser como fora de trabalho, claro em menor quantidade, em contrapartida ampliava-se fora mecnica. O progresso tecnolgico se faz sentir no movimento de eliminao de postos de trabalho no setor agropecurio que atingiu 693 839 pessoas, entre 1970 e 1995/96, no Paran. No mesmo ritmo desse movimento ocorre o aumento do nmero de tratores que passa de 18 619, em 1970, para 130 828 em 1995/96. (Figura 2)

Figura 2 Evoluo do nmero de tratores no Paran Fonte: Censo Agropecurio, 1995/96. No ritmo da expanso da base tcnica produtiva com aumento do trabalho materializado em equipamentos agrcolas fomenta a produtividade do trabalho e da terra, por conseguinte provoca alteraes profundas na composio da fora de trabalho, principalmente o crescimento do assalariamento, ou seja, a ascenso do trabalho abstrato no agro nacional. Portanto, [...] parte substancial do crescimento da produtividade do trabalho estaria associada ao incremento da produtividade da terra, com reflexos sobre o emprego da agricultura. (FERREIRA; BALSADI; FREITAS; ALMEIDA, 2006, p.451). A tenso trabalho e maquinaria se aprofundam, no momento em que o agronegcio fundamenta o seu processo produtivo na cincia e nos avanos tecnolgicos se desenvolvendo a partir de uma agricultura cientfica que proporciona uma reduo contnua de trabalho para sua execuo. Tal realidade se aclara nos dados disponveis sobre a utilizao da fora mecnica na Mesorregio Norte Central, isto , em 1995/96,

a mesma contava com 20,77% do nmero de tratores, 18,95% das mquinas para plantio e 18,45% das mquinas para colheita do estado do Paran (Tabela 1). Salienta-se o fato que os dados refere-se a uma temporalidade passada de 10 anos, entretanto, trabalha-se com uma probabilidade de um aumento significativo da fora mecnica na rea. Tendo em vista que a mesma concentra 24,6% do valor adicionado da agroindstria paranaense, o que deixa a mostra:
A interconexo entre o capital agrcola e o industrial no espao rural [...] se apresenta em sua plenitude ao se verificar que as agroindstrias de leos e gordura vegetais obtiveram 23,3% do valor adicionado nessa mesorregio, enquanto o capital agrcola alcanou 18% do valor da produo da soja, em 2001. O desenvolvimento que marca a expanso do capital agrcola e industrial no espao norte central reluz ao concentrar 13,8% das 24,6% do valor adicionado da agroindstria em trs municpios, a saber Maring 5,2%, Londrina 4,3% e Apucarana 4,3%. (ANTONELLO, 2006, p. 9)

Tabela 1 Utilizao da fora mecnica no processo produtivo rural da Mesorregio Norte Central 1995/96. Unidade Tratores Mquina para plantio Mquina para colheita 23.968 4.424 18,45 Caminhes Utilitrios

Paran N Mesorregio N % Municpios selecionados Londrina N % Maring N % Apucarana N %

121.827 25.305 20,77

82.514 15.633 18,95

22.141 4.531 20,46

50.774 10.453 20,59

1.937 7,65 1.037 4,09 693 2,74

1.131 7,23 594 3,80 303 1,94

241 5,45 271 6,12 101 2,28

316 6,97 200 4,4 73 1,6

787 7,53 329 3,15 329 2,97

Fonte: Censo Agropecurio, 1995/96.

Percebe-se que a imposio da fora mecnica no processo produtivo agrcola um movimento sem retorno o que torna cada vez mais circunscrito o mercado de trabalho especificamente agrcola no espao rural, por conseguinte No que se refere distribuio setorial da ocupao, verifica-se que mantendo tendncia de dcadas

anteriores, a ocupao agrcola apresentou forte reduo. Com eliminao de 334 mil postos de trabalho (IPARDES, 2006, p.48). Em outras palavras a reestruturao produtiva fomenta um novo perfil do mercado de trabalho no agro norte paranaense, esse caracterizado pela ausncia significativa de trabalho vivo em prol do capital fixo, materializado no maquinrio. Cabe salientar que o processo de modernizao da agricultura brasileira e paranaense desenvolveu-se de forma seletiva, no sentido em que abarcou determinados grupos de produtores e de produtos, isto , foram os mdios e grandes proprietrios latifundirios que conseguiram se apropriar dos subsdios governamentais para colocar em prtica a modernizao da produo direcionada para os produtos destinados exportao, particularmente, a cultura da soja. importante levar em considerao o desenvolvimento geograficamente desigual que marca a sua constituio e sua disseminao no espao nacional. A expanso da produo de gros e sua desigual territorializao no agro nacional podem ser observadas nas Figuras 3 e 4, particularmente, a sua concentrao na rea foco da anlise o norte do Paran.

Figura 3 Territorialidade da produo de cereais, leguminosas e oleaginosas 2000. Fonte: IBGE, 2008.

Figura 4 Territorialidade da produo de cereais, leguminosas e oleaginosas 2007. Fonte: IBGE, 2008.

A territorializao do agronegcio pautou-se fundamentalmente na produo de culturas voltadas para a exportao e se expandiu pelo espao rural como pode ser observado nas Figuras 3 e 4. Na sua expanso comandou o processo de modernizao da agricultura e as transformaes scio-espaciais que podem ser apreendidas na dinmica populacional no estado do Paran, ou seja, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), em 1970 a populao urbana paranaense representava 36,1% do total de populao do Estado, com relativo aumento na dcada de 1980, passando a representar 58,6%, contudo em 1991 esse ndice era de 73,4% e em 2000, o estado paranaense contava com 81,4% da populao localizada nas reas urbanas. Esses dados demonstram o violento movimento populacional de sada do espao rural em direo ao urbano na busca de alternativa de sobrevivncia, entretanto, nesse processo grande parte desta populao passa habitar nas periferias urbanas, acarretando o crescimento de favelas. Tendo em vista que no possuem formao compatvel com a demanda dos postos de trabalho urbano. As mudanas scio-espaciais produziram um novo perfil do mercado de trabalho com o crescimento de postos de trabalho no setor de servios e comrcio e uma reduo no

setor agropecurio como pode ser visualizado nos dados sobre a estrutura dos empregos formais por setor econmico no estado do Paran, a seguir: SETOR ECONMICO INDSTRIA CONSTRUO CIVIL COMRCIO SERVIOS AGROPECURIO 1997 % 22,60 5,04 16,34 50,75 5,22 2000 % 22,66 3,90 17,54 50,72 5,18 2003 % 24,09 2,92 19,58 48,88 4,53

Fonte: Os Vrios Parans (IPARDES, 2005). Observa-se que o setor agropecurio apresenta uma pequena demanda de mo de obra que correspondeu, em 2003, apenas 4,53% do emprego formal no Estado do Paran, enquanto que os setores de comrcio e servios apresentaram juntos 68,46% da participao no total do emprego formal, uma vez que se constituem atividades concentradas no espao urbano, ou seja, cresceram com o processo de urbanizao nacional. Todavia, cabe salientar que no processo de territorializao do capital no espao rural cristalizado no agronegcio que redundou nas intensas transformaes scio-espaciais, tambm se fazem presente os pequenos proprietrios familiares que resistiram e permaneceram no campo, mas que necessitam diversificarem suas fontes de renda para continuarem no espao rural. Particularmente, observa-se a presena marcante do pessoal ocupado com relao de parentesco (Tabela 2) Tabela 2 Pessoal ocupado - Paran Pessoal ocupado 1995/96 n % Com laos de parentesco 983.329 76,37 como o produtor
Empregados contratos sem laos de parentesco com o produtor

2006 n 868.774 228.664 1.097438

% 79,16 20,84 100

304.303 1.287632

23,63 100

Total

Fonte: IBGE, Censo Agropecurio 2006. Resultados preliminares. Os dados do pessoal ocupado na agricultura paranaense revelam que o peso tecnolgico redunda negativamente na necessidade do trabalho vivo, no momento em que se percebe a reduo de empregados assalariados que passa de 23,63%, em 1995/96, para 20,84% em 2006. Contudo, ao se analisar o nmero absoluto, sobressai-se que 75.639 pessoas perderam os seus emprego neste perodo, fica claro a apropriao do trabalho vivo pelo trabalho morto materializado na base tcnica produtiva. No entanto, o avano tecnolgico tambm atinge a demanda da fora de trabalho familiar, pois mesmo como o aumento percentual da sua participao que passa de 76,37% para 79,16% em uma dcada, observa-se que em nmeros absolutas ocorreu a diminuio de 114.555 pessoas. Entretanto, mesmo com a queda do nmero de pessoas da famlia ocupada no espao rural paranaense o seu peso continua importante para a manuteno principalmente de pequenos e mdios proprietrios no agro.

Nesse contexto, vrias "novas" atividades, agrcolas ou no agrcolas, ganharam destaque e se constituem em atividades alternativas de emprego e renda no rural. Para Graziano da Silva (1999) as transformaes sofridas no espao rural nacional vinculamse urbanizao brasileira, a qual se desloca para o espao rural. Essas transformaes esto diretamente relacionadas modernizao da base tcnica produtiva agrcola com o progresso tecnolgico. O autor avalia e defende que o o novo rural emerge a partir da dcada de 80 no Brasil pautado em trs grupos de atividades, a saber: 1- Uma agropecuria moderna baseada em commodities e intimamente ligada s agroindstrias (formao e sedimentao dos CAIs Complexos Agroindustriais); 2- O desenvolvimento de um conjunto de atividades no agrcolas, essas ligadas moradia, ao lazer e a vrias atividades industriais e de prestao de servios (jardinagem, pedreiro, caseiro, empregada domstica); 3 - A disseminao de um conjunto de atividades agropecurias destinadas a nichos de mercado com o a produo de r, pssaros, avestruz entre outras, bem como a piscicultura, fruticultura, floricultura, horticulturas. Percebe-se que no segundo e terceiro conjunto de atividades que os pequenos proprietrio encontram um sustentculo produtivo como uma estratgia de permanecia no campo. Seria ento, um meio de aumentar a renda permitindo a sobrevivncia da famlia na unidade de produo, assim limitaria o aumento do desemprego no espao rural, por conseguinte diminuiria o ndice de xodo rural (ANTONELLO, 2001).Essa hiptese se fundamenta no estudo realizado por Del Grossi e Laurenti (1999, p.48), no qual concluem que:
No plano nacional, o avano das atividades no-agrcolas no meio rural vem removendo o prvio predomnio exercido pelas atividades agrcolas quanto gerao de empregos, pois no binmio 1996-1997 o total de pessoas com empregos no-agrcolas perfez, aproximadamente, 51% do total da categoria dos empregados com domiclio rural.

A realidade vivenciada pela populao rural brasileira em relao disponibilidade de postos de trabalho vinculados diretamente atividade agrcola pode tornar-se mais complexa no momento que as perspectivas de avano da mecanizao se expande, particularmente na cultura da cana-de-acar com a colheita mecanizada, pois uma das atividades agrcolas atuais que demanda grande contingente de empregados temporrio na poca da colheita. Como esclarecem BALSADI; DEL GROSSI; GRAZIANO que no setor sucroalcooleiro a mecanizao da colheita diminui postos de trabalho porque: [...] uma mquina de colher cana crua corta, em mdia, 420 toneladas de cana por dia e de cana queimada, 600. Um trabalhador colhe, em mdia, de 4 a 6 toneladas por dia, o que significa que cada mquina substitui cerca de 100 trabalhadores (2000, p. 6). Todavia, o avano tecnolgico se faz presente em outras culturas como por exemplo no caf, ou seja, na colheita do caf os trabalhadores esto sendo substitudos com o uso

dos equipamentos de colheita de frutas como amoras que so adaptveis perfeitamente para a cafeicultura, os quais podem substituir 200 pessoas no ato de colher. Dessa maneira, reduz-se em 40% o custo da mo-de-obra, que perfaz em torno de 65% do valor do custo da produo do caf. (BALSADI; DEL GROSSI; GRAZIANO, 2000, p. 6). Nesse contexto, o agronegcio mostra a sua faceta perversa ao se constatar que entre 1990-2002, ocorreu uma diminuio de 21,5% de postos de trabalho na agricultura nacional e o estudo acrescenta ... que pode haver um decrscimo de at 60% na demanda total de mo-de-obra na agricultura se houver uma mecanizao de todas as reas produtoras das principais culturas (GIRARDI; FERNADES, 2005, p.10). Observa-se que a produo do espao rural comandada pela lgica do capital traz na sua essncia a viso do lucro, o qual no condiz com a perspectiva de uma sociedade mais igualitria, pelo contrrio o que se presencia que a substituio do trabalho vivo por mquinas conduz o trabalhador rural a condies materiais de existncia precria.

Consideraes Finais No movimento de constantes transformaes scio-espaciais no possvel finalizar a anlise, mas necessrio colocar que a fora de trabalho transformada em mercadoria pela sociedade moderna se constitui em uma mercadoria viva, formada por um corpo que precisa para sua reproduo de capital (dinheiro), esse obtido mediante sua colocao no mercado de trabalho, caso esse no a absorva, a sua sobrevivncia fica comprometida. Nas palavras de Harvey:
A fora de trabalho no , portanto, uma mercadoria como outra qualquer. No se pode prever como a dinmica da acumulao se enreda com o crescimento populacional, e toda relao entre circulao do capital e reproduo da fora de trabalho continua sendo um problema espinhoso, talvez insolvel (2005, p.53).

A presena predominante do maquinrio na base produtiva agrcola ao longo do processo de espacializao do capital no espao rural acarretou seqelas sociais, as quais se cristalizam nos conflitos sociais no campo e na cidade. Entretanto, como alerta Harvey (2005) um problema espinhoso sem perspectivas presentes de se chegar a uma soluo.

REFERNCIA ANTONELLO, I.T. A metamorfose do trabalho e a mutao do campesinato. So Cristvo/SE:NPGEO/UFS, 2001. _________. A espacializao do capital no espao rural norte paranaense. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Gegrafos. Rio Branco/ Acre, AGB, 2006, p.1-12.

BALSADI,O.V; DEL GROSSI, M.E; GRAZIANO, J. da SILVA. O emprego rural e a mercantilizao do espao agrrio. Disponvel em: <www.eco.unicamp.br/projetos>. Acesso em: 20 novembro 2000. DEL GROSSI, M.E. Transformaes no meio rural paranaense. In: CONGRESSO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 34, 1996, Aracaju. Anais do Congresso de Economia e Sociologia Rural... Aracaju: SOBER, 1996, p. 51-70. DEL GROSSI, M. E; LAURENTI, A. A evoluo das pessoas ocupadas nas atividades agrcolas e no agrcolas nas reas rurais do Brasil. Disponvel em: <www.eco.unicamp.br/projetos>. Acesso em: 28 novembro 1999. ELIAS, D. Globalizao e agricultura no Brasil. Geo UERJ, RJ:UERJ, n12, p.23-32, 2 semestre de 2002. FRESCA, T.M. Transformaes da rede urbana do Norte do Paran: Estudo comparativo de trs centros. SP, Tese de Doutorado, USP, 2000. FERREIRA, B; BALSADI,O.V; FREITAS, R.E; ALMEIDA, A.N de. Ocupaes agrcolas e no- agrcolas: trajetria e rendimentos no meio rural brasileiro. IN: DE NEGRI, J; DE NEGRI, F; COELHO,D. Tecnologia, exportao e emprego. Braslia:IPEA,2006, p. 446-488. GIRARDI, E.P; FERNANDES, B.M. Territorializao da produo da soja no Brasil. Disponvel em: <www.2prudente.unesp.br>. Acesso em 31 out. 2005. GORZ, A. Metamorfose do trabalho. Crtica da razo econmica. 2 ed. SP:Annablume,2007. GRAZIANO, J da Silva. A modernizao dolorosa. RJ: ZAHAR Ed., 1982. __________. O novo rural brasileiro. Campinas:Unicamp, 1999. HARVEY, D. A produo capitalista do espao. SP:Annablume,2005. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Produo agrcola municipal cereais, leguminosas e oleaginosas - 2007. RJ:IBGE,2008. ______. Censo Agropecurio de 1995/96. RJ:IBGE, 1996. IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social. Paran Diagnstico social e econmico. Disponvel em www.ipardes.gov.br . Acesso em: 30/05/06. ________.Leituras Regionais: Mesorrregio Geogrfica Norte Central Paranaense. IPARDES: Curitiba, 2004 MARX, K. O Capital: crtica da economia poltica. Os economistas, 3ed., SP:Nova Cultural, 1996. _____ . Manuscritos Econmicos-Filosficos de 1844. Lisboa:Edies 70, 1964. _____. Manuscritos Econmicos filosficos. SP:Martin Claret, 2006.

_____. As lutas de classes na Frana de 1848 a 1859. In: MARX, K; ENGELS, F. SP:Alfa-Omega, vol. 1, s/d, p.111-286. ______. Contribuio crtica da economia poltica. SP: Martins Fontes, 1977. MLLER,G. Complexo agroindustrial e modernizao agrria. SP:HUCITEC,1989. PAULINO, E. T. Terra vida: A geografia dos Camponeses no norte do Paran. Presidente Prudente, Tese do Doutorado, UNESP, 2003. RIFKIN,J. La fin du travail. Paris:La Dcouverte, 1997. SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 3ed. RJ: Record, 2001. WOOD, E. M. As origens agrrias do capitalismo. Critica marxista, SP:BOITEMPO Editorial, 2000, p.12-29. WOLFF, S. Informatizao do trabalho e reificao: uma anlise luz dos programas de qualidade total. Campinas,SP Editora da UNICAMP; Londrina, PR:EDUEL, 2005.

Вам также может понравиться