Вы находитесь на странице: 1из 11

MANUAL DE INSTRUES

Linha de Foges

Visione Plus Reale Mizure Total Culinare

ATENO No utilize seu fogo antes de ler atentamente este manual. Certifique-se de que o regulador de presso do botijo de gs e a mangueira estejam dentro das normas e datas de validade Retire a pelcula azul de proteo da mesa e outras etiquetas.

Parabns! Voc adquiriu um Produto com a Qualidade Dako.


Estamos felizes em ter um produto Dako fazendo parte de sua famlia. A Dako, uma das mais tradicionais e conceituadas empresas brasileiras, preza pela qualidade, durabilidade, desempenho e exclusividade dos seus produtos, bem como pela total satisfao dos seus clientes. Esperamos manter sua preferncia pela marca Dako, sempre que voc precisar de eletrodomsticos de alta qualidade para o seu lar.

NDICE
INSTRUES BSICAS DE SEGURANA ................................. 3 INSTALAO
Posicionamento ............................... 4 Alimentao com botijo GLP ......... 4 Alimentao com gs de rua (natural ou nafta) ou GLP encanado .......... 5 Rede eltrica .................................... 5 Lmpada .......................................... 5 Mesa Inox ........................................ 5

CUIDADOS

NA

LIMPEZA

Limpeza geral do fogo ................... 9 Retirada e limpeza da grade auto-deslizantes .......................... 10 Retirada da(s) grade(s) fixa(s) ........ 10 Retirada e limpeza do vidro interno do forno ....................................... 10

ANTES DE CHAMAR A ASSISTNCIA TCNICA .......... 11 ESPECIFICAES TCNICAS....11 VOLTAGEM


DE

CONHEA

SEU FOGO .............. 6

OPERAO
Forno ................................................ 8 Acendimento das bocas da mesa e forno ........................... 8

OPERAO .....11

CERTIFICADO DE GARANTIA ............................ 12

CONHEA TAMBM A LINHA DAKO DE REFRIGERADORES, FREEZERS E DEPURADORES DE AR.

INSTRUES BSICAS DE SEGURANA


Mantenha sempre as crianas e animais longe do fogo pois durante o uso o fogo torna-se quente. Cuidados devem ser tomados para evitar o contato com as partes quentes do fogo. Use luvas trmicas de proteo no manuseio ou retirada de alimentos do forno. Utilize sempre panelas com fundo plano e com os cabos virados para dentro. No utilize panelas com fundo curvo (convexo) ou em anel. Esquente os alimentos com as embalagens abertas, pois nas totalmente fechadas, o calor aumenta a presso interna, podendo causar acidentes. O gs de botijo (GLP) e o gs de rua (nafta ou natural) so asfixiantes. Ao sentir cheiro de gs dentro de casa, tome as seguintes providncias: 1) no mexa em interruptores eltricos; 2) abra as janelas e as portas, permitindo maior ventilao do ambiente; 3) feche o regulador de presso de gs no botijo; 4) no acenda qualquer tipo de chama e 5) chame o Posto Autorizado DAKO para verificar o problema. Somente acenda os queimadores aps ter certeza de que no h vazamentos na instalao, verificando os pontos de conexes na mangueira, no fogo e no regulador de presso, bem como deste ltimo no botijo. Nunca use chamas ou fascas para localizar vazamentos de gs, o que pode causar incndios. Para verificar vazamentos, utilize uma esponja com espuma de sabo. Ateno! Na falta de energia eltrica, certifique-se de que nenhum queimador esteja aberto antes de usar fsforo para acender a chama. Ao instalar o fogo sobre uma base, assegure-se de que tomou todas as medidas necessrias para evitar que o fogo possa se deslocar dessa base causando acidentes. Nunca ligue os queimadores sem retirar a pelcula de proteo. No toque nas velas devido a possibilidade de choque eltrico.
GUA

CORRETO

ERRADO
ZAMENTO!!! VA

vela pelcula de proteo

Nunca carregue o seu fogo pelo puxador da porta. leo e gordura so inflamveis. Nunca jogue gua pois, em contato com a gordura quente, ela se espalha, podendo causar queimaduras. Se eles se inflamarem desligue os botes, abafe as chamas com uma tampa de panela, pano molhado ou jogue sal. Tampa de vidro temperado - cuidados Para evitar danos ou quebras da tampa de vidro temperado: no feche a mesma enquanto: os queimadores da mesa estiverem acesos, as grades estiverem quentes ou o forno estiver sendo utilizado.

LUMIERE

PARA FECHAR A TAMPA DE VIDRO ESPERE AT QUE ESSES ELEMENTOS ESTEJAM FRIOS. no coloque sobre a tampa: panelas quentes ou peso excessivo.

LCOOL

BENZINA

GASOLINA

Guarde os produtos qumicos inflamveis (lcool, gasolina, querosene, etc) longe do seu fogo pois podero provocar incndio. No deixe panos sobre a tampa de vidro durante o uso do produto. Antes da utilizao do seu fogo Dako retire todas as etiquetas existentes na tampa de vidro. Aps retir-las, limpe a tampa de vidro com gua e sabo neutro. Tenha sempre a mo os produtos de primeiros socorros para atender eventuais acidentes por queimaduras. Informe-se como agir nesses casos. Nos modelos com luz interna no fogo, para evitar choque eltrico, ao trocar ou limpar a lmpada, retire o plugue da tomada de energia eltrica. Ao troc-la, verifique a voltagem local. Evite passar os fios pela parte traseira do fogo pois com o calor, a proteo dos fios poder derreter, causando curto-circuito. Caso necessrio, passe os fios por trs da proteo traseira. No ligue outros aparelhos na tomada eltrica do fogo. Se o cabo de fora estiver danificado, recomendamos que ele seja substitudo apenas por pessoal qualificado da Rede de Postos Autorizados DAKO.

INSTALAO
Posicionamento Deixe como espao mnimo as medidas indicadas. O seu fogo deve ser instalado em uma superfcie plana e nivelada para evitar problemas no assado de bolos, pes, tortas, etc. Utilize uma vasilha transparente com gua para verificar o nivelamento de seu produto. Evite lugares midos ou com correntes de ar. No coloque o fogo ao lado do refrigerador. Alimentao com gs de botijo (GLP) Antes de instalar ou substituir o botijo de gs, verifique se os botes esto na posio fechada. Utilize, na ligao do gs (GLP), mangueira reforada de plstico (PVC), com a gravao NBR 8613 e dentro do prazo de validade. A mangueira de gs, bem como o botijo, devem ficar do lado Sada de ar quente da entrada de alimentao de gs (veja figura esquerda). Caso isso no seja possvel, a mangueira reforada de plstico (PVC) acima indicada, poder passar pela parte de trs do fogo desde que afastada da sada de ar quente (veja figura direita). Instale somente um fogo para cada botijo de proteo traseira gs e, se possvel, coloque o botijo fora da cozinha.

NBR 8613 GS GLP VLIDO AT 2006

Mangueira
NBR 8613 GS GLP VLIDO AT 2006 NBR 8613 GS GLP VLIDO AT 2006

Abraadeiras
Para a mangueira
REGISTRO ABERTO PARA ABRIR

I VALRDADE MA 2006
DA VALIR20DE MA 06

REGISTRO FECHADO (fecha a passagem do gs)

Use sempre um regulador de presso de gs adequado ao botijo, pois a ausncia do mesmo causar excesso de presso com conseqente vazamento de gs, o que pode causar um incndio. Feche o regulador de presso de gs quando no usar o fogo por longo tempo. Utilize abraadeiras para fixar a mangueira de gs no fogo e no regulador de presso fixado ao botijo. Ao vencer o prazo de validade de 5 anos do regulador de presso e da mangueira, ao troc-los, observar que os caracteres NBR 8473/NBR 8613 referentes norma brasileira devem estar gravados no regulador e na mangueira, respectivamente. Alimentao com gs de rua (natural ou nafta) ou GLP encanado Lembre-se que obrigatrio o uso de mangueira metlica para gs de rua (natural ou nafta) conforme norma ABNT NBR 14177; utilize tambm mangueira metlica para gs GLP encanado (ponto fixo na parede). ATENO: Os foges Dako so produzidos originalmente para uso de gs de botijo (GLP). Para transformar o fogo para gs de rua (natural ou nafta), recorra a um Posto Autorizado Dako, o qual efetuar a transformao (veja Termos da Garantia). A primeira troca e s esta realizada gratuitamente. Aps a transformao, podero ocorrer rudos (tipo assobio) devido ao aumento da vazo de gs, os quais so normais. Rede eltrica O seu fogo funciona, automaticamente, tanto em 127V como em 220V (exceto lmpada). Ligue o fio-terra (verde-amarelo) encontrado na parte traseira do fogo a um ponto terra eficiente, conforme normas da ABNT/ NBR 5410 - Seo aterramento. No ligue o fio-terra a tubos de PVC, torneiras, vitrs ou neutros da rede eltrica da residncia. Recomendamos consultar um profissional habilitado para essa instalao.

Para o botijo

REGULADOR DE PRESSO

lmpada apagada

lmpada acesa

pelcula plstica azul de proteo

Lmpada (somente modelos Visione Plus e Reale) A lmpada no acompanha o produto. Antes da compr-la (40 watts, prpria para foges) verifique a voltagem da rede local (127Vc.a ou 220Vc.a). O acionamento da lmpada do forno feita por meio do boto liga-desliga no painel do fogo. A posio "0" indica lmpada apagada e a "I'" indica acesa, Para trocar a lmpada, retire o plugue da tomada de energia eltrica, em seguida, retire o protetor da lmpada (localizado no interior do forno), pressionando a sua parte inferior e superior; troque a lmpada e recoloque o protetor pressionando novamente essas partes (veja figura ao lado) encaixando-o nos furos existentes no fundo do forno.Reconecte o plugue. Mesa Inox Antes de instalar o fogo, RETIRE a pelcula de proteo;remova eventuais resduos de cola com um pano levemente embebido com removedor. Em seguida, LIMPE a mesa com um pano embebido em gua, sabo ou detergente neutro e SEQUE-A completamente.

CONHEA

SEU

FOGO

Caractersticas dos foges


MESA Acendimento automtico Tampa de vidro temperado Mesa inox Queimador FLASH Queimador Famlia Queimador Normal FORNO Acendimento automtico Grade autodeslizante Grades fixas com trava de segurana Luz no forno OUTROS Proteo traseira para mangueira de gs Modelo Bocas Visione Plus 4 6 Reale 4 5 Mizure Total 4 6 Culinare 4 6

Tampa de vidro temperado

Etiqueta

1 1 2 1 1

1 2 3 1 1

1 3

1 central 2 2

1 3

2 4

1 3

2 4

Mesa de Inox

Bocas (Queimadores e Espalhadores)

Interruptor do acendimento automtico


lmpada apagada

Proporcionam apoio adequado das panelas sobre o fogo com mxima segurana e total aproveitamento do calor.

Grades da mesa (Trempe)

Painel Interruptor da luz do forno (somente Visione Plus e Reale) Boto de acendimento click (somente Culinare) Botes (Manpulos)
O I

lmpada acesa

Revestido com esmalte especial de porcelana auxilia a remoo da gordura enquanto o forno estiver funcionando. Garante um processo de limpeza contnuo.

Forno Autolimpante

Grade(s) do forno

280C

(somente Visione Plus)


180C 220C 200C

Lmpada do forno Orifcio para acendimento manual

250C

Boto do forno

fogo 4 bocas
280C

Permite ajustar a temperatura do forno em 5 nveis diferentes.

250C 210C 180C

160C

Puxador do forno

fogo 6 bocas

Nota: As figuras e desenhos constantes deste manual so meramente ilustrativas variando de modelo para modelo e esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio.

Ps Os foges possuem ps fixos, no podendo ser trocados ou retirados.

Visor da porta do forno Vidro interno da porta do forno 7

OPERAO
Forno Instrues bsicas para tirar o mximo proveito do forno: Durante o funcionamento do forno, a tampa de vidro deve estar levantada. Antes de colocar o alimento, faa um pr-aquecimento ligando o forno na temperatura mxima por 10 minutos (4 bocas) ou 15 minutos (6 bocas). Coloque o alimento e ajuste para a temperatura desejada. Evite abrir a porta do forno. Acompanhe o assado atravs do visor. Para que a corrente de ar quente circule por todo o forno, coloque a frma ou assadeira na parte central da grade do forno a aproximadamente 5cm (mnimo) do fundo e das laterais. No coloque sobre as grades papel alumnio ou outros materiais que impeam a circulao do ar quente. Temperaturas do forno: As temperaturas so medidas com gs de botijo (GLP comercial) e so referenciais para orientao no uso de receitas; esses valores, indicados no painel, podem variar 30C, dependendo de vrios fatores que afetam o desempenho do produto.

280C

250C 220C 200C

180C

boto dos modelos 4 bocas

Acendimento das bocas da mesa e forno Bocas da mesa 1) Pressione o boto do queimador escolhido contra o fogo, girandoo esquerda at a posio alta, aproxime o fsforo aceso ao queimador, at o surgimento da chama. Para o Acendimento Automtico, pressione o interruptor de acendimento automtico no painel, at o surgimento da chama. 2) Ajuste a chama conforme sua necessidade. Controle gradual das chamas: A chama mantida estvel desde a alta at a baixa, com economia e temperatura adequada para cada tipo de alimento. Chama alta Forno - Acendimento automtico 1) Levante a capa de vidro do fogo e abra a porta do forno. 2) Feche o orifcio do acendimento manual do forno. 3) Pressione o boto do queimador do forno, girando-o esquerda at a posio alta, mantenha-o pressionado e acione o interruptor Chama baixa de acendimento automtico, no painel, at o surgimento da chama. 4) Aps o surgimento da chama, permanea com o boto do forno pressionado por mais 5 segundos. Se ao soltar o boto, a chama se mantiver acesa, regule sua necessidade. Se a chama se apagar, repita a operao, pressionando o boto por mais tempo, acionando a tecla de acendimento automtico/click. 5) Se aps 15 segundos o queimador no acender, pare a operao, mantenha a porta do forno totalmente aberta, espere pelo menos 1 minuto antes de reiniciar o processo de acendimento automtico. 6) Verifique que a chama esteja acesa, ajuste-a conforme sua necessidade e s ento, feche, cuidadosa e lentamente, a porta para evitar que o golpe de ar possa apagar a chama. 7) Se a chama do queimador do forno se apagar durante o uso retorne o boto do queimador do forno posio desligado e aguarde 1 S minuto para reiniciar o processo de acendimento automtico. Forno - Acendimento manual 1) Levante a capa de vidro do fogo, abra a porta do forno (seta S) e abra a tampa do orifcio no cho do forno (veja figura ao lado). 2)Pressione o boto do queimador do forno, girando-o para a esquerda at a posio alta, mantenha-o pressionado, introduza o fsforo aceso, atravs do orifcio at o surgimento da chama. 3) Aps o surgimento da chama, permanea com o boto do forno pressionado por mais 5 segundos. Se ao soltar o boto, a chama se mantiver acesa, regule sua necessidade. Se a chama se apagar, Orifcio para acendimento repita a operao pressionando o boto do forno por mais tempo.

4) Se aps 15 segundos o queimador no acender, pare a operao, mantenha a porta do forno totalmente aberta, esperar pelo menos 1 minuto antes de reiniciar o processo de acendimento manual do forno. 5) Verifique que a chama esteja acesa, ajuste-a e s ento, feche, cuidadosa e lentamente, a porta para evitar que o golpe de ar apague-a. Aps o acendimento, sempre feche o orifcio de acendimento manual. 6) No caso da chama do queimador do forno se apagar durante o uso, retorne o boto do queimador do forno posio desligado, e aguarde 1 minuto para reiniciar o processo de acendimento manual.

CUIDADOS

NA

LIMPEZA

Vedao do forno

Limpeza geral do fogo Antes de iniciar a limpeza, retire o plugue da tomada. Observao: Alterne o preparo de alimentos gordurosos (ex.: carnes) e sem gordura (ex.: bolos). Isso evita o acmulo de gordura nas paredes do forno. 1) Nunca utilize palha de ao e similares, objetos pontiagudos, vinagre e limo na limpeza de qualquer parte do fogo. 2) Nunca utilize produtos de limpeza contendo materiais abrasivos, pois isso danificar as instrues serigrficas e a pintura do fogo. 3) Nunca retire a vedao do forno para limpeza pois isso danificar o produto. 4) Nunca utilize na limpeza do seu fogo equipamentos de alta presso e vapor, bem como no aplique jatos de gua sobre o produto. 5) Para a limpeza da mesa, certifique-se de que as temperaturas das partes a serem manuseadas sejam suportveis. Retire os queimadores e passe um pano/esponja no abrasiva umedecido com sabo/detergente neutro (ex.: sabo de coco). Enxugue imediatamente com um pano seco e macio, evitando manchas na mesa provocadas pelo excesso de cloro na gua. 6) Para a limpeza das bocas deixe-as esfriar para evitar o empenamento das peas. Lave-as com sabo/detergente neutros e enxugue-as completamente. Assopre nos furos para retirada dos resduos de gua e recoloque as bocas no seu devido lugar. 7) Para limpar as partes esmaltadas e pintadas passe um pano/esponja no abrasiva umedecido com sabo/detergente neutro (ex.: sabo de coco). Enxugue imediatamente com um pano seco e macio, evitando manchas provocadas pelo excesso de cloro na gua. Nota: Aps a limpeza de sua cozinha (lavagem do piso), certifique-se de que o seu fogo esteja seco para evitar danos nas partes inferiores (prximas do cho). 8) Para a limpeza do forno autolimpante, aquea o forno por aproximadamente 3 minutos, na graduao de chama alta, para amolecer os resduos de gordura. Desligue o forno, certifiquese de que a temperatura no seu interior esteja suportvel antes de iniciar a limpeza, para evitar riscos de queimaduras.Remova o excesso de gordura com um pano mido ou esponja macia. Com uma esponja embebida em gua e amonaco, amolea os resduos de gordura e passe um pano mido. Retire o excesso pressionando com uma esponja embebida em gua fria e enxugue com um pano macio.

Retirada e limpeza das grades auto deslizantes do forno (somente no modelo Visione Plus). A) Abra a porta do forno. Certifique-se de que a temperatura interna e a das grades estejam adequadas ao manuseio. Retire a grade superior puxando-a para fora. B) Pressione as duas hastes para fora, a fim de solt-las dos suportes na porta. C) Puxe a grade deslizante para frente at sair das guias.

C A B
hastes

suportes

D) Limpe a(s) grade(s) com pano/esponja macia umedecido com sabo/detergente neutro. Seque as partes antes de recoloc-las. E) Encaixe a grade deslizante nas guias existentes nas paredes laterais e deslize-a para o interior do forno. Com uma pequena presso encaixe as duas hastes nos orifcios dos suportes na porta. F) Feche e abra a porta do forno com cuidado para confirmar que a montagem da grade esteja correta. Retirada e limpeza da(s) grade(s) fixa(s) A) Abra a porta do forno. Certifique-se de que a temperatura interna e a da(s) grade(s) esteja(m) adequada(s) ao manuseio. Retire a grade puxando-a para fora. B) Limpe a(s) grade(s) com pano/esponja macia umedecido com sabo/detergente neutro. Seque as partes antes de recoloc-las. Retirada e limpeza do vidro interno do forno 1) Abra a porta at a posio horizontal. 2) Com auxlio de uma chave cruzada (Phillips), solte os parafusos que prendem o vidro at o ponto em que as presilhas se soltem e possam girar livremente. Obs.: NO RETIRE TOTALMENTE OS PARAFUSOS. 3) Gire as presilhas, como indicado, para permitir a retirada do vidro. 4) Levante o vidro pela parte de baixo e desencaixe os grampos de fixao, como indicado ao lado. Durante a limpeza tome cuidado para no perder os grampos que ficam presos no vidro. 5) Aps a limpeza, recoloque o vidro, retorne as presilhas para a posio inicial e aperte os parafusos, no sentido horrio.

2
presilha(s)

Posio final aps o giro

3
posio inicial

4
Levante o vidro para retir-lo.

10

ANTES
O
O fogo no acende.

DE CHAMAR A

ASSISTNCIA TCNICA
SE...

PROBLEMA :

VERIFIQUE

A chama est amarela, escurecendo panelas ou se apagando. O acendimento automtico no funciona.

A luz do forno no acende. Voc sente (vazamento). cheiro de gs

O forno no se manteve aceso.

O botijo no est vazio. O regulador de presso do gs est fechado. A mangueira do gs est dobrada. Os queimadores esto sujos ou molhados. Os queimadores esto bem instalados. O gs est no fim. A mangueira do gs est dobrada. Os queimadores esto sujos ou molhados. Os queimadores esto bem instalados. O gs est no fim. Os queimadores esto sujos ou molhados. Os queimadores esto bem instalados. O cabo de fora do fogo est ligado na tomada. As velas esto secas e limpas. Falta energia eltrica. O cabo de fora do fogo est ligado na tomada. Falta energia eltrica. A lmpada est queimada. Todos os botes esto fechados. A mangueira est furada ou mal encaixada. As abraadeiras esto soltas. O regulador est com vazamento. Pressionou o boto de acendimento automtico do forno/Click por pelo menos 5 segundos.

ESPECIFICAES TCNICAS
Medidas (AxLxP) (cm) Externas Volume do forno (litros) Potncia nominal (kW) Queimador Normal Queimador Famlia Queimador Flash(*) Queimador do forno Carga mx. nas prateleiras (kg) Dimetro mn. das panelas(cm) Para queimador Flash(cm) Botijo mnimo a ser utilizado 5 e 6 bocas 87x76x63 97,0 1,70 2,00 3,00 3,40 9,5 4 bocas 87x51x63 62,3 1,70 2,00 3,00 2,40 7,0

14 16 P13

(*) Somente disponvel para os modelos Visione Plus de 4 e 6 bocas e Reale de 5 bocas.

VOLTAGEM DE OPERAO ATENO


Todos os componentes, exceto a lmpada, operam nas duas voltagens: Nominal: 127Vc.a 220Vc.a Mnima: 106Vc.a 200Vc.a Mxima: 132Vc.a 240Vc.a

INTERRUPTOR DA LMPADA (somente modelos Visione Plus e Reale)

127Vc.a~220Vc.a 60Hz PLUGUE

LMPADA 40W (no fornecida) INTERRUPTOR DE IGNIO

Quantidade de eletrodos Modelos 6 bocas 5 bocas 4 bocas Visione Plus 7 5 Reale 6 5 Mizure Total 6 4 Culinare -

USINA
Eletrodos

GABINETE FIO TERRA

11

CERTIFICADO

DE

GARANTIA

Postos Autorizados de Servios DAKO Rede de Postos Autorizados que cobre todo o territrio nacional; consulte o folheto que acompanha este manual. SAC - Servio de Atendimento ao Consumidor Atendimento para todo o territrio nacional: 2a a 6a das 8:00 s 17:00h e sbado das 8:00 s 12:00h. Ligaes:para a Grande So Paulo: (11) 33514960. Ligaes para outras localidades: 0800-117585. Caso prefira, escreva para o endereo abaixo: R. Antonio de Godoy, 88 - 6 andar Visite o nosso site: So Paulo - SP CEP: 01034-902 www.dako.com.br ou utilize nosso e-mail:sacdako@mabebr.com.br

12

Cd. 19081/004-018-1 Fevereiro/07

Introduo: Este Certificado prev os termos e condies da garantia concedida ao fogo Dako. Para que a garantia aqui concedida tenha validade, indispensvel a apresentao deste Certificado e da respectiva Nota Fiscal de Venda do fogo Dako. A validade da garantia tambm estar condicionada ao cumprimento de todas as recomendaes constantes do Manual de Instrues do qual este Certificado faz parte integrante. Recomendamos a leitura atenta do Manual de Instrues antes da instalao e colocao em funcionamento do fogo Dako. Garantia contra Defeitos de Fabricao: Fabricao: O fogo Dako possui garantia contra defeitos de fabricao de 01 (um) ano devidamente constatados por um dos Postos de Assistncia Tcnica Autorizada Dako ou outro designado pelo fabricante do fogo Dako. O prazo de garantia compreende 90 (noventa) dias de prazo determinado por lei (legal) e 275 (duzentos e setenta e cinco) dias de garantia adicional concedida pela Mabe S.A. O prazo de garantia de 01 (um) ano inicia-se a partir da data da efetiva entrega do fogo Dako ou, no existindo tal comprovao, a partir da data da emisso da Nota Fiscal de Venda ao consumidor a qual, conforme j acima enfatizado, dever necessariamente acompanhar o presente Certificado , para a validade da garantia. A garantia adicional NO cobre quebra de vidros. Os defeitos de fabricao devidamente constatados devero ser reparados por um dos Postos de Assistncia Tcnica Autorizada Dako ou outro designado pela Mabe S.A. No perodo de garantia, a Mabe S.A arcar com os custos de reparo das peas defeituosas e de mo-de-obra para mencionado reparo. Perda da Garantia Os foges Dako perdero automaticamente a garantia, tanto legal, quanto adicional, se verificada qualquer uma das seguintes situaes: (a) utilizao do fogo para fins comerciais, industriais ou outros, visto que o fogo foi projetado nica e exclusivamente para o uso domstico; (b) danodecorrentedeacidente,aodeagentesdanatureza,casofortuitoouforamaior,almdeoutrashiptesesprevistasnoManualdeInstrues; (c) uso em desacordo com as recomendaes contidas no Manual de Instrues; (d) uso de gs imprprio; (e) uso de servios de assistncia tcnica de terceiros no autorizados pela Mabe S.A.; (f) alterao e/ou remoo do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do fogo. Transformao do GLP para outro tipo de gs Para a operao do fogo, dever ser utilizado Gs Liquefeito de Petrleo GLP (gs de botijo ou encanado), gs natural (de rua) ou nafta que obedea s legislaes federais, estaduais e municipais. Em caso de dvida ou necessidade de maiores informaes, consulte o seu fornecedor de gs. Caso se pretenda realizar, durante o prazo de garantia, a primeira transformao do fogo de Gs Liquefeito de Petrleo GLP para outro tipo de gs a Mabe S.A. arcarcoma mo-de-obraematerialnecessrios atransformaodoproduto.Ficarporoutroladoacargodoconsumidoropagamento das demais despesas, tais como peas, acessrios e mo-de-obra para ligao do fogo transformado rede de gs. Se j tiver expirado o prazo de garantia de 01 (um) ano ou se o consumidor j tiver procedido a alguma transformao no tipo de gs utilizado no fogo, a transformao ser paga exclusivamente pelo consumidor, o qual poder obter um oramento nos Postos de Assistncia Tcnica Autorizada Dako. Excluses da Cobertura A garantia legal e/ou adicional no cobre: (a) peas, componentes e mo-de-obra necessrios instalao e funcionamento do fogo, tais como abertura de ponto de alimentao de gs, mangueiras especiais para a conduo de gs, mo-de-obra para a preparao do local de instalao do fogo, vlvulas de regulagem de botijo, lmpadas, botijo de gs, instalao e/ou adaptao de rede eltrica, aterramento e extenses de fios eltricos e outros acessrios e materiais que no acompanham o fogo; , (b) peas que apresentem desgaste natural decorrente do uso, tais como espalhador, cmara, espalhador e cmara acoplados, queimador grades, painel, manipuladores, grade de forno e peas removveis. Observaes Finais Finais Decorrido o prazo de garantia de 01 (um) ano, todos os custos de reparos, transformao, peas e mo-de-obra correro exclusivamente por conta do consumidor. A Mabe S.A. reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio. Recomendaes (a) Caso o fogo apresente defeito, procure imediatamente o Posto de Assistncia Tcnica Autorizada Dako; (b) Em caso de dvida, ligue para o SAC Servio de Atendimento ao Consumidor; (c) Impea que pessoas no autorizadas efetuem reparos, no apenas para evitar a perda da garantia, mas tambm para manter o seu fogo em boas condies de uso; (d) Mantenha junto com o Manual de Instrues a sua Nota Fiscal de Venda.

Вам также может понравиться