Вы находитесь на странице: 1из 4

Atividades: _____ Verificao: _____ Total: ________________________ Professor: ___________________

VERIFICAO ESCOLAR
Daniela Cristina Ramos da Silva Matos Nickson Vernech de Matos Junior Fabio Ferreira Figueiredo Ednilson da Silva Ricardo Henrique de Lima
Nome

TADS TADS TADS TADS TADS


Curso /Turma

1157360669 1157344897 2504013736 2144222974 2541428017


Registro Acadmico

ATPS (2o. Bimestre)


1) O que Deadlock e o que deve ser feito para preveni-lo, como podemos detecta-lo e como podemos corrigi-lo?
Resposta: "Um conjunto de processos est em uma situao de deadlock, se cada processo do conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo pertencente ao conjunto poder fazer acontecer. Existem quatro condies necessrias para que ocorra deadlocks e o que devemos evitar para prevenir: Bloqueio espera que o recurso que disponvel (excluso mtua); Espera com reteno processos no libertam os recursos na sua posse quando bloqueiam espera de outros recursos; No-preempo recursos na posse dum processo no lhe podem ser retirados; Espera - circular tem que haver uma cadeia de 2 ou mais processos, cada um dos quais espera dum recurso na posse do processo seguinte.

2) O que Escalonamento Circular com Prioridade e como seu funcionamento?


Resposta: Projetado para sistema de tempo compartilhado, semelhante ao escalonamento FIFO, porm, quando um processo passa para o estado de execuo, ou seja, ganha a UCP, existe um tempo limite para sua utilizao deforma contnua. Quando este tempo, denominado time-slice ou quantum, expira, o processo volta para o fim da fila de prontos, dando a vez para outro processo. Este mecanismo definido como preempo por tempo. Problema:No faz um compartilhamento eqitativo, pois este escalonamento trata todos os processo de maneira igual.

3) O que Escalonamento e quais so os critrios de Escalonamento, explique cada um deles?


Resposta: Para que a a CPU no fique muito tempo sem executar tarefa alguma, os sistemas operacionais utilizam tcnicas para escalonar os processos que esto em execuo ao mesmo tempo na maquina. O escalonamento de processos uma tarefa complicada, pois nenhum algoritmo totalmente eficiente e a prova de falhas, principalmente em se tratando de sistemas interativos, como o Windows, pois a interao com o usurio fundamental para este sistema onde quem o utiliza procura respostas rpidas e a todo o momento processoa so interrompidos pelo usurio. Escalonador de curto prazo : Seleciona entre os processos em estado de pronto que esto na memria para serem executados pelo processador. O escalonador de curto prazo faz decises de escalonamento muito mais freqentemente que os de mdio e longo prazo. Escalonador de mdio prazo: Seleciona entre os processos que esto na memria virtual, reduz o grau de multiprogramao temporariamente remove o processo da memria principal e o coloca na memria secundria fazendo as operaes de swapping in e swapping out. Escalonador de longo prazo: Seleciona entre os processos novos, os que so limitados por entrada/sada e os que so limitados por CPU dando prioridade aqueles limitados por I/O, j que utilizam menos tempo o processador. Este escalonador o responsvel pelo grau de multiprocessamento, ou seja, a quantidade de processos que o sistema ir trabalhar.

4) O que Escalonamento No-Preemptivos e Escalonamento Preemptivos, qual a diferena entre eles?


Resposta: Sistemas preemptivos: nestes sistemas uma tarefa pode perder o processador caso termine seu quantum de tempo, execute uma chamada de sistema ou caso ocorra uma interrupo que acorde uma tarefa mais prioritria (que estava suspensa aguardando um evento). A cada interrupo, exceo ou chamada de sistema, o escalonador pode reavaliar todas as tarefas da la de prontas e decidir se mantm ou substitui a tarefa atualmente em execuo. Sistemas no-preemptivos: a tarefa em execuo permanece no processador tanto quanto possvel, s abandonando o mesmo caso termine de executar, solicite uma operao de entrada/ sada ou libere explicitamente o processador, voltando la de tarefas prontas. Em um sistema preemptivo, normalmente as tarefas s so interrompidas quando o processador est no modo usurio;

5) O que Escalonamento por Multipla Filas com Realimentao e como seu funcionamento?
Resposta: Semelhante ao escalonamento por Mltipla Fila, porm os processos no permanecem em uma mesma fila at o trmino do processamento. Neste escalonamento, o sistema tenta identificar dinamicamente o comportamento dcada processo, ajustando assim suas prioridades de execuo e mecanismos de escalonamento. Problema: Devido a sua complexidade, este escalonamento pode gerar um grande Overhead ao sistema, o que, mesmo assim, pode justificar sua implementao.

6) O que Escalonamento por Multipla Filas e como seu funcionamento?


Resposta: Como os diversos processos do sistema possuem caractersticas de processamento diferentes, difcil que um nico mecanismo de escalonamento seja adequado a todos os tipos de processos. O escalonamento por mltiplas filas implementa diversas filas de processos no estado de pronto, onde cada processo associado exclusivamente a uma delas.Cada fila possui mecanismo prprio de escalonamento, em funo das caractersticas dos processos.Cada fila possui uma prioridade associada, que estabelece quais filas so prioritrias em relao s outras. O sistema s pode escalonar processos de uma fila, se todas as outras de prioridade maior estiverem vazias.

7) O que Escalonamento por Prioridade e como seu funcionamento?


Resposta: Nesse esquema, processos de maior prioridade so escalonados preferencialmente. Toda vez que um processo vai para a fila de pronto com uma prioridade maior do que processo em execuo, o sistema deve interromper o processo corrente, coloc-lo no estado de pronto e selecionar o de maior prioridade para ser executado. Este mecanismo definido como preempo por prioridade. A prioridade esttica quando no modificada durante a existncia do processo. A prioridade dinmica se pode ser ajustada durante a vida do processo.

8) O que Excluso Mtua, explique as solues de softwares e hardware para Excluso mutua?
Resposta: Excluso mtua a soluo mais simples, para evitar o problema de compartilhamento, impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso no mesmo instante. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os outros que queiram acessar esse mesmo recurso devero esperar at que o primeiro processo termine o acesso Hardware: A soluo mais simples para o problema da excluso mtua fazer com que o processo, antes de entrar em sua regio crtica, desabilite todas as interrupes externas e as reabilite aps deixar a regio crtica. Um dos problemas deste mecanismo quando o processo que desabilitou as interrupes no torna a habilit-las. Nesse caso, o sistema, provavelmente, ter seu funcionamento seriamente comprometido. Software: As ferramentas mais recentes de software utilizadas para a soluo de problemas de sincronizao entre processos so os SEMFOROS, uma soluo de alto nvel denominada MONITORES e a TROCA DE MENSAGENS.

9) O que Monitor e como seu funcionamento em Excluso Mtua e Sincronizao Condicional? Explique.
Resposta: Monitores so mecanismos de sincronizao de alto nvel, que tentam tornar mais fcil o desenvolvimento e a correo de programas concorrentes.

10) O que Semforo e como seu funcionamento em Excluso Mtua e Sincronizao Condicional? Explique.
Resposta: Um semforo uma estrutura composta de uma FILA e uma varivel inteira, no negativa, que s pode ser manipulada por duas instrues: DOWN e UP. Estas instrues funcionam como protocolo de entrada e sada no caso de excluso mtua. Sempre que deseja entrar na sua regio crtica, um processo executa uma instruo DOWN. Se o semforo for maior que 0, este decrementado de 1, e o processo que solicitou a operao pode executar sua regio crtica. Entretanto, se uma instruo DOWN executada em um semforo cujo valor seja igual a 0, o processo que solicitou a operao ficar no estado de espera, em uma fila associada ao semforo.

11) O que Sincronizao Condicional? Explique.


Resposta: Sincronizao o gerenciamento adequado de mltiplas linhas de execuo ou processos concorrentes que acessam um mesmo recurso limitado ou uma poro de dados, situao conhecida como racecondition.

12) O que Troca de Mensagens explique seu funcionamento e como seu funcionamento da forma direta e indireta?
Resposta: um mecanismo de comunicao e sincronizao entre processos. A comunicao direta entre dois processos exige que, ao enviar ou receber uma mensagem , o processo enderece explicitamente o nome do processo receptor ou transmissor. A comunicao indireta utiliza uma rea compartilhada, onde as mensagens podemos ser colocadas pelo processo transmissor e retiradas pelo receptor.

13) O que um Ambiente Multithread e quais as vantagens de sua utilizao?


Resposta: um ambiente que existe apenas um processo com trs threds de execuo compartilhando o mesmo espao de endereamento. A grande vantagem que um ambiente multithread possibilita a execuo concorrente de sub-rotinas dentro de um mesmo processo.

14) O que so processos CPU-bound e I/O-bound e qual a diferena entre eles?


Resposta: CPU-bound um tipo de processo realiza poucas operaes de leitura e gravao e encontrado em aplicaes cientficas que efetuam muitos clculos. Um processo I/O-bound encontrado em aplicaes comerciais, que se baseiam emleitura, processamento e gravao. A diferena que no processo CPU-bound o tempo de execuo definido pelos clicos do processador, e o I/O-boundo tempo de execuo definido pela durao das operaes de E/S.

15) O que so processos Foreground e Background e qual a diferena entre eles?


Resposta: Um processo foreground aquele que permite a comunicao direta do usurio com o processo durante o processamento. Um processo background o que no existe a comunicao com o usurio durante o processamento.

16) Quais so as formas de Criao de Processos, explique cada uma delas?


Resposta: Criao (new) quando o sistema j criou um novo PCB, porm ainda no pode coloc-lo na lista de processos do estado de pronto. Terminado (exit) no poder ter mais nenhum programa executando no seu contexto, porm o sistema operacional ainda mantm suas informaes de controle presente na memria.

17) Quais so os tipos de implementao de Threads e explique cada uma delas?


Resposta: Threads em modo usurio (TMU) - so implementados pela aplicao e no pelo sistema operacional. Threads em modo Kernel(TMK) - so implementados diretamente pelo ncleo do sistema operacional, atravs de chamadas a rotinas do sistema que oferecem todas as funes de gerenciamento e sincronizao. Threads em modo Hbrido combina as vantagens de thread implementados em modo usurio e threads em modo kernel.

18) Qual a diferena e demonstre seu funcionamento dos Escalonamentos FIFO, Circular Cooperativo e SJF?
Resposta: Escalonamento First-In-First-Out (FIFO) O processo que chega primeiro (first-in) ao estado de pronto o primeiro a ser selecionado para ocupar a UCP (first-out). Escalonamento Cooperativo A partir do momento que o processo est em execuo, este voluntariamente libera o processador, retornando a fila de pronto Escalonamento Shortest-Job-First (SJF) Este algoritmo associa cada processo (ou job) ao seu tempo de execuo.Dessa forma, quando o processador est livre, o processo em estado de pronto que precisar de menor tempo de UCP para terminar o seu processamento selecionado para execuo. Diferenas: Escalonamento FIFO e SJF no podem ser aplicados em sistemas de tempo compartilhado, onde um tempo de resposta razovel deve ser garantido para usurios interativos

19) Qual a diferena entre os estados de processos: Execuo, Pronto e Espera?


Resposta: Execuo (running): Um processo dito em estado de execuo quando est sendo processado pelo UCP. Em sistemas com apenas um processador, somente um processo pode estar sendo executado em um dado instante de tempo. J em sistemas com mltiplos processadores, vrios processos podem estar sendo executados ao mesmo tempo, dependendo do nmero de processadores. Existe tambm a possibilidade de um mesmo processo ser executado por mais de um processador (processamento paralelo). Pronto (ready): Um processo est no estado de pronto quando apenas aguarda uma oportunidade para executar, ou seja, espera que o sistema operacional aloque a UCP para sua execuo. Espera (wait): Um processo est no estado de espera quando aguarda algum evento externo ou por algum recurso para poder prosseguir o seu processamento. Como exemplo, podemos citar o trmino de uma operao de entrada e sada ou a espera de uma determinada data e/ou hora para poder continuar sua execuo.

20) Qual e qual a diferena entre Processos Independentes, Subprocessos e Threads?


Resposta: PROCESSOS INDEPENDENTES, SUBPROCESSOS E THREADS So maneiras de implementar a concorrncia dentro de uma aplicao; PROCESSOS INDEPENDENTES Maneira simples de implementar a concorrncia em sistemas multiprogramveis; No h vnculo entre o processo criado e o criador; Exige a alocao de um PCB, com todo seu contexto prprio. SUBPROCESSOS So processos criados dentro de uma estrutura hierrquica; H dependncia entre o processo criador e o subprocesso. Caso o processo pai deixe de existir, todos seus subprocessos so eliminados.; Subprocessos possuem seu prprio PCB; Subprocessos podem compartilhar quotas com o processo pai. Quando o subprocesso criado, o processo pai cede parte de suas cotas ao processo filho. O uso de processos e subprocessos demanda consumo excessivo de diversos recursos do sistema, tanto na alocao quanto na desalocao de processos. Outro problema a comunicao e a sincronizao entre processos, considerada pouco eficiente, visto que cada processo possui o seu prprio espao de endereamento.

THREADS Foi introduzida na tentativa de reduzir o tempo gasto na criao, eliminao e troca de contexto de processos nas aplicaes concorrentes, bem como economizar recursos do sistema como um todo; Em um ambiente multithread, cada processo pode suportar mltiplos threads, cada qual associado a uma parte do cdigo da aplicao; Threads compartilham os recursos do sistema da mesma maneira como se fossem um processo; Cada thread possui seu prprio contexto de hardware, porm compartilham o mesmo contexto de software e espao de endereamento com os demais threads do processo.

Вам также может понравиться