Вы находитесь на странице: 1из 30

Apresentao: Instrumentos de avaliao psicolgica.

Testes de uso exclusivo de psiclogos PARTE 2

www.casadopsicologo.com.br

Baterias de Provas de Raciocnio (BPR-5)


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: Escolaridade de 6 8 sries do ensino fundamental, para a Forma A e ensino mdio e superior Forma B. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

BPR-5

Empresa

Clnica

Escolar

Neuropsicologia

Baterias de Provas de Raciocnio (BPR-5)


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: Escolaridade de 6 8 sries do ensino fundamental, para a Forma A e ensino mdio e superior Forma B. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

Utilizao:
Avaliao das aptides e raciocnio geral; Orientao profissional; Avaliao de dificuldades de aprendizagem; Seleo de pessoal; Empresa Clnica Avaliao neurolgica; entre outras...

Habilidades Avaliadas:

Funcionamento cognitivo geral;


Raciocnio Abstrato;

BPR-5 Raciocnio Verbal; Raciocnio Espacial; Raciocnio Numrico; Escolar Neuropsicologia Raciocnio Mecnico.

Escala de Inteligncia Wechsler para Crianas (WISC-III) Administrao: Individual.


Faixa Etria: 6 a 16 anos. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos.

Escala de Inteligncia Wechsler para Adultos Administrao: Individual. (WAIS-III)


Faixa Etria: 16 a 89 anos. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos.

WISC-III

WAIS-III

Clnica

Escolar

Neuropsicolgica

Escala de Inteligncia Wechsler para Crianas So instrumentos clnicos para (WISC-III) Administrao: Individual. avaliar a capacidade intelectual de
Faixa Etria: 6 a 16 anos. crianas e adolescentes (WISC-III) Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos. e de jovens e adultos (WAIS-III).

Escala de Inteligncia Wechsler para Adultos So compostos por vrios Administrao: Individual. (WAIS-III) subtestes, cada um medindo um
Faixa Etria: 16 a 89 anos. aspecto Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos.

diferente da inteligncia.

WISC-III

WAIS-III

Clnica

Escolar

Neuropsicolgica

Escala de Inteligncia Wechsler para Crianas (WISC-III) Administrao: Individual.


Faixa Etria: 6 a 16 anos. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos.

WISC-III

WAIS-III

AVALIAO: AVALIAO: Escala de Inteligncia Wechsler para Adultos Administrao: Individual. QI Verbal; QI Verbal; (WAIS-III)

Faixa Etria: 16 a 89 anos. QI de Execuo; QI Total;

QI de Execuo; QI Total;

Tempo de Aplicao: Aproximadamente 90 minutos.

ndice de Compreenso Verbal; ndice de Organizao WISC-III Perceptual; ndice de Resistncia distrao;

ndice de Compreenso Verbal;

WAIS-III ndice de Organizao Perceptual;


ndice de Memria Operacional; ndice de Velocidade de Escolar Processamento. Neuropsicolgica

Clnica ndice de Velocidade de Processamento.

Escala de Maturidade Mental Colmbia CMMS


Administrao: Individual. Faixa Etria: Crianas com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 15 minutos.

Colmbia

Clnica

Escolar

Neuropsicologia

Escala de Maturidade Mental Colmbia CMMS


Administrao: Individual. Faixa Etria: Crianas com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 15 minutos.

A tiva stima nas. e ri a so uma de c ue q ece ral , Forn iocnio ge pacidades na escola c a Colmbia so ara de ra lmente c suces dades p s o ia i o espec ntes para capac vrios tip ta as os impor lmente entre es pa princi ir as rela n discer olos. mb de sClnica Escolar

O: ade VALIA pacid ia A da ca val

U TI LI Z A O

Auxlio tomada de deciso relacionad a seleo adequada de materia is curricula r es e atividades de aprendiz agem par a todos os tip os de crian as. Neuropsicologia Avaliao da maturid ade intelectual geral da cr iana.

Teste Wisconsin de Classificao de Cartas


Faixa Etria: de crianas de 6 anos e meio at idosos de 89 anos.

WISCONSIN

Clnica

Escolar

Neuropsicolgica

Avaliao
Capacidade de raciocnio abstrato; Capacidade para modificar estratgias cognitivas em reposta a contingncias ambientais mutveis; Capacidade para desenvolver e manter uma estratgia apropriada de soluo de problemas; Outras medidas da FUNO EXECUTIVA: planejamento EXECUTIVA estratgico, explorao organizada, feedback ambiental para mudar contextos cognitivos, direcionar um comportamento para alcanar objetivos, entre outras.

Escalas Beck
Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: 17 a 80 anos. Tempo de Aplicao: aproximadamente 10 minutos para cada escala/inventrio.

Escalas Beck

Inventrio de Depresso (BDI)

Inventrio de Ansiedade (BAI)

Escala de Desesperana (BHS)

Escala de Ideao Suicida (BSI)

Sintomatologia somtica; Sintomas cognitivo-afetivos; Pessimismo e desesperana; Idias suicidas;

Administrao: Individual ou coletiva. Inventrio de Depresso Faixa Etria: 17 a 80 anos. Intensidade da depresso; Tempo de Aplicao: aproximadamente 10 scala para cada escala/inventrio. E minutos

BDI

Escalas Beck

BHS

Relaes e ntre desespe rana, depresso e potencial suic ida; Pessimismo ; Falta de en tusiasmo; Crenas re speito do futu ro. Escalas Beck

de Desesper ana

de A entrio Inventrio de Inventrio de In v iedade; Depressoe da ans Ansiedade dad Intensi (BDI) ao; (BAI)
iz Somat ; Pnico stico ra diagn ios pa Subsd ial; diferenc

BAInsiedade

BSI
Ideao Suicida Escala de Escala de Ideao Suicida Desesperana de ideao suicida; Presena ou no (BHS) (BSI) Intensidade do desejo e razes para
morrer; Admisso de inteno e planos detalhados para o suicdio; Suspeita de risco de suicdio.

Escala Hare (PCL-R)


Administrao: Populao forense masculina adulta. Tempo de Aplicao: Entrevista: aproximadamente 90 a 120 minutos. Informaes objetivas: aproximadamente 60 minutos.

PCL-R

Psicologia

Psiquiatria

Escala Hare (PCL-R)


Administrao: Populao forense masculina adulta. Tempo de Aplicao: Entrevista: aproximadamente 90 a 120 minutos. Informaes objetivas: aproximadamente 60 minutos.

PCL-R

Psicologia
de grau o Avalia idade e de a los vid pericu bilidade ados pta den reada ria de con it omun c

Psiquiatria
to pondera traos de personalida de prototpic os de psicopatia d irecionado para o cont forense que exto o relaciona previso reincidncia da criminal, a possibilidad reabilitao e de social e a c oncesso d benefcios p e enitencirio s.

O instrumen

Inventrio de Expectativas e Crenas Pessoais Acerca do lcool IECPA


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: 16 a 74 anos de idade. Tempo de Aplicao: Aproximadamente 20 minutos.

IEC P A
Avaliar expec tativas pesso ais acerca dos e feitos positivo s do consumo mo derado de be bidas alcolicas, qu e seriam mediadoras d a vulnerabilid ade ao alcoolismo .

Exame Clnico Psicolgico (Anamnese)

Objetiva a ex plorao, a id entificao e teraputicas o planejamen relacionadas to de estratg aos distrbios ias posies por psquicos. Bu meio de mod sca conciliar elos de histri as clnicas, e didticos e e nquadrados n studos objeti vos, os princpios da metodolog O Roteiro de ia cientfica. anamnese im presso, acom panha o man ual.

Modelo de e xame clnico

Escala de Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade (TDAH)


Faixa Etria: 6 a 17 anos de idade. Tempo de Aplicao: No h tempo estimado.

Avaliar a desateno e a hiperatividade (sintomas primrios). Avaliar problemas de aprendizagem e comportamento anti-social (sintomas secundrios). Monitorar os efeitos das intervenes (psicolgica, psicopedaggica e medicamentosa) na escola. Revelar diferenas individuais dos comportamentos de crianas que manifestam TDAH antes, durante e aps o tratamento.

do ntais e por t am t endo o c om o. omas o escolar, t r m a lia sin situa info A va em t e de i ar a , n TDAH or como fo subsid so e de f es s r o c es p ad pr o finalid olgica e o a Tem o psic avalia agnstico. di psico

Sistema Multimdia de Habilidades Sociais de Crianas (SMHSC)


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: Crianas entre 7 e 12 anos de idade. Tempo de Aplicao: Em geral, na verso informatizada, a auto-avaliao do Perfil Geral dura cerca de 20 minutos, porm, se forem exploradas todas as reaes e indicadores, a avaliao pode durar, com crianas menores, duas sesses de cerca de 35 minutos cada. Para a verso impressa, se o tempo da sesso no foi definido previamente, deve-se interromper aps 40 minutos e avisar que o teste ter continuidade na prxima sesso.

SMHSC

Apresentao
Instrumento de avaliao de habilidades sociais que podem, tambm, ser utilizados como recursos instrucionais em programas educativos ou teraputicos de promoo da competncia social de crianas em faixa etria correspondente da primeira fase do Ensino Fundamental .

verso informatizada verso impressa

Teste do Desenho de Silver (SDT)


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: sujeitos com idades acima de 5 anos. Tempo de Aplicao: No h limites de tempo, aproximadamente 15 minutos.

SDT

Subtestes
Clnica Escolar Neuropsicologia O SDT avalia as habilidades intelectuais de crianas partir de desenhos, independendo das deficincias e dificuldades de linguagem.
Desenho de Antecipao mede a habilidade de formar uma seqncia de processar situaes hipotticas; Desenho de Observao mede o conceito de espao. Desenho de Imaginao mede as habilidades conceituais e criativas, bem como o contedo emocional do desenho.

Programa de Avaliao Ramain-Thiers


Administrao: Individual ou coletiva. Faixa Etria: sujeitos com idades entre 15 e 75 anos. Tempo de Aplicao: Dever ser realizada dentro de um nmero limitado de sesses a ser combinado.

um programa que visa auxiliar o socioterapeuta a conhecer seu paciente, no que diz respeito sua dinmica, a sua capacidade de estabelecer relaes afetivas e ao seu potencial criativo.

Ramain Thiers Clnica Escolar Institucional

Este programa compe-se de sesses com os pais, e envolve atividades de trabalho corporal e de psicomotricidade diferenciada e os procedimentos adequados para que seja delineado o perfil sociopsicomotor do paciente.

Administrao: A todos os membros da famlia. Faixa Etria: Sem restrio. Tempo de Aplicao: No h limite de tempo. Aproximadamente de 30 a 90 minutos.

Entrevista Familiar Estruturada (EFE)

EFE

Clnica

Escolar

Jurdica

Contextos de atuao:
Avaliar as relaes familiares e a interao familiar facilitadora para crescimento emocional sadio dos membros da famlia;

Funo do Jogo Colaborativo na Terapia Familiar Sistmica


Administrao: Em famlia. Faixa Etria: 6 a 17 anos. Tempo de Aplicao: O terapeuta poder terminar a partida em uma sesso ou no, dependendo do que tenha sido abordado durante sua prtica, do interesse da famlia em continuar ou no.

Funo do Jogo
Estimular o lado ldico da famlia no processo de resoluo de seus problemas, promovendo um espao de brincadeira e conversao.

Administrao: Individual. Faixa Etria: sujeitos com idades entre 14 e 40 anos . Tempo de Aplicao: Duas sesses de 1hora cada.

Teste de Apercepo Temtica (TAT)

TAT

Clnica

Escolar

Empresa

Administrao: Individual. Faixa Etria: sujeitos com idades entre 14 e 40 anos . Tempo de Aplicao: Duas sesses de 1hora cada.

Teste de Apercepo Temtica (TAT)


Temticas:
Tristeza, abandono, desespero;

Temticas:
Relao com autoridade (pais, professores, supervisores...); Objetivos, aspiraes, dificuldades, realizaes; Distores aperceptivas; Relaes familiares; Percepo e relao com o Clnica ambiente; Atitudes anti-sociais; Reao frente ao inesperado; Agressividade; Controle dos impulsos;

TAT

Auto-afirmao; Atitude frente ao perigo; Relao com a morte, culpa ou castigo;

Escolar

Narcisismo, exibicionismo; Necessidade de proteo; Entre outras...

Empresa

Psicodiagnstico de Rorschach
Rorschach

Folha de localizao

Conjunto 10 pranchas

Interpretao e Classificao

Sistema da Escola Francesa (Sonia Paisan)

Sistema Compreensivo (Exner)

Sistema Klopfer (Ccero Vaz)

Sociedade Rorschach de So Paulo (Anibal Silveira)

Exner Classificao

Exner Interpretao

Weiner Interpretao

Estudos Brasileiros

Z-TESTE Tcnica de Zulliger Forma Coletiva


Ccero E. Vaz Ccero E. Vaz

Fundamenta-se no Psicodiagnstico de Rorschach, consta de 3 lminas para aplicao coletiva em grupos de at 30 pessoas, o que implica grande economia de tempo.

Z-Teste

Personalidade

Clnica

Jurdica

Trnsito

Instrumentos psicolgicos como ferramentas de confiabilidade

www.casadopsicologo.com.br

Parcerias em pesquisas de padronizao e validao de instrumentos psicolgicos

www.casadopsicologo.com.br

CORREO INFORMATIZADA
Se o examinador preferir poder corrigir alguns destes, que j possuem correo informatizada, por meio do site da Casa do Psiclogo: www.casadopsicologo.com.br/testepsic

Instrumentos de correo informatizada via Web

Inventrio Fatorial de Personalidade (IFP)

Inventrio de Habilidades Sociais (IHS)

Inventrio de Habilidades Sociais (IHSA-Del-Prette)

Escala Fatorial de Extroverso (EFEx)

Escala Fatorial de Socializao (EFS)

Teste de Inteligncia Geral No-Verbal (TIG-NV)

Inventrio de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL)

Questionrio de Sade Geral (QSG)

Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN)

Bateria Fatorial de Personalidade (BFP Big Five) Teste de Ateno Concentrada (TEACO-FF) Orientao de Carreira (SDS - Self Directed Search) Bateria de Provas de Raciocnio (BPR-5)

Escala Vazquez-Hutz de Avaliao de Desempenho (EVHAD)

em desenvolvimento...

Aplicao e Correo Informatizada via Web

Maiores informaes por e-mail: testes@casadopsicologo.com.br ou telefone (11)30343600 Depto. de Pesquisa.

Вам также может понравиться