Вы находитесь на странице: 1из 204

UNIDADES DE MEDIDA

Observe as unidades do SI: A matria, sendo um corpo ou uma substncia e a energia podem ser avaliadas quantitativamente. Cada caracterstica que possa ser quantificada constitui uma grandeza fsica.

GRANDEZA FSICA
Comprimento, massa, temperatura, tempo, volume, fora, quantidade de matria, etc. Essas grandezas so avaliadas pelas unidades de medida adotadas por conveno e cada unidade tem seu smbolo. Por exemplo, o m o smbolo do metro. O valor de uma grandeza pode ser expresso por um nmero e uma unidade de medida. Exemplo: 25C, 100m.

SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA


Um grupo de unidade conhecido como sistema de unidades de medida. O mais utilizado o SI (Sistema Internacional de Unidades).

GRANDEZA

NOME DA UNIDADE

SMBOLO

massa

quilograma

Kg

comprimento

metro

tempo

segundo

corrente eltrica temperatura termodinmica

ampre

Kelvin

rea

metro quadrado

presso

Pascal

Pa

fora Intensidade luminosa Quantidade de matria

newton

Candela

cd

Mol

mol

velocidade

metros por segundo

m/s

energia

joule

tenso eltrica

volt

volume

metro cbico

potncia

watt

Mltiplos e Submltiplos s vezes necessrio usar unidades maiores oi menores do que as do SI. Se a grandeza comprimento, onde a unidade no SI o metro, tiver que ser expressa em unidades maiores usamos os seus mltiplos (quilmetro, hectmetro, decmetro, etc.) e para utilizar unidades menores, usamos os submltiplos (centmetro, decmetro, milmetro, etc.). Observe a formao dos o emprego dos prefixos SI mltiplos e submltiplos Mltiplos: PREFIXO yotta zetta exa peta tera giga mega quilo hecto deca SMBOLO Y Z E P T G M k h da SIGNIFICADO 1024 1021 1018 1015 1012 109 106 103 10 10 das unidades de medida mediante

Submltiplos PREFIXO deci centi mili micro nano pico femto atto zepto yocto SMBOLO d c m n p f a z y SIGNIFICADO 10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18 10-21 10-24


Ou a tabela mais simplificada: km 10 Ento: 1km = 1.10 1m = 1.10-6 1cm = 1.10-2 1nm = 1.10-9 1mm = 1.10-3 Se a grandeza for massa: 1kg = 10g 1g = 10-3 kg 1g = 10 mg 1mg = 10-3g 1g = 106g 1 g = 10-6 Para a grandeza volume, utilize-se muito a unidade de l (litro) e mL (mililitro), onde: 1l = 1dm 1mL = 1cm Outras unidades: Alguns pases no utilizam unidades mtricas. So as unidades do sistema ingls (milha, jarda, polegada, p, libra e ona). 1milha = 1609m 1polegada = 25,40mm = 2,540cm 1jarda = 0,914m 1ona= 28,35g 1p = 0,3048m 1libra = 453,6g hm 10 dam 10 m 1 dm 10-1 cm 10-2 mm 10-3

MATRIA
O QUE MATRIA
Matria tudo o que tem massa e ocupa espao. Qualquer coisa que tenha existncia fsica ou real matria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matria ou energia. A matria pode ser lquida, slida ou gasosa. So exemplos de matria: papel, madeira, ar, gua, pedra.

SUBSTNCIA E MISTURA
Analisando a matria qualitativamente (qualidade) chamamos a matria de substncia. Substncia possui uma composio caracterstica, determinada e um conjunto definido de propriedades. Pode ser simples (formada por s um elemento qumico) ou composta (formada por vrios elementos qumicos). Exemplos de substncia simples: ouro, mercrio, ferro, zinco. Exemplos de substncia composta: gua, acar (sacarose), sal de cozinha (cloreto de sdio). Mistura so duas ou mais substncias agrupadas, onde a composio varivel e suas propriedades tambm. Exemplo de misturas: sangue, leite, ar, madeira, granito, gua com acar.

CORPO E OBJETO
Analisando a matria quantitativamente chamamos a matria de Corpo. Corpo - So quantidades limitadas de matria. Como por exemplo: um bloco de gelo, uma barra de ouro. Os corpos trabalhados e com certo uso so chamados de objetos. Uma barra de ouro (corpo) pode ser transformada em anel, brinco (objeto).

FENMENOS QUMICOS E FSICOS


Fenmeno uma transformao da matria. Pode ser qumica ou fsica. Fenmeno Qumico uma transformao da matria com alterao da sua composio. Exemplos: combusto de um gs, da madeira, formao da ferrugem, eletrlise da gua.

Qumica a cincia que estuda os fenmenos qumicos. Estuda as diferentes substncias, suas transformaes e como elas interagem e a energia envolvida. Fenmenos Fsicos - a transformao da matria sem alterao da sua composio. Exemplos: reflexo da luz, solidificao da gua, ebulio do lcool etlico. Fsica a cincia que estuda os fenmenos fsicos. Estuda as propriedades da matria e da energia, sem que haja alterao qumica.

PROPRIEDADES DA MATRIA
O que define a matria so suas propriedades. Existem as propriedades gerais e as propriedades especficas. As propriedades gerais so comuns para todo tipo de matria e no permitem diferenciar uma da outra. So elas: massa, peso, inrcia, elasticidade, compressibilidade, extenso, divisibilidade, impenetrabilidade. Massa medida da quantidade de matria de um corpo. Determina a inrcia e o peso. Inrcia resistncia que um corpo oferece a qualquer tentativa de variao do seu estado de movimento ou de repouso. O corpo que est em repouso, tende a ficar em repouso e o que est em movimento tende a ficar em movimento, com velocidade e direo constantes. Peso a fora gravitacional entre o corpo e a Terra. Elasticidade propriedade onde a matria tem de retornar ao seu volume inicial aps cessar a fora que causa a compresso. Compressibilidade propriedade onde a matria tem de reduzir seu volume quando submetida a certas presses. Extenso propriedade onde a matria tem de ocupar lugar no espao. Divisibilidade a matria pode ser dividida em pores cada vez menores. A menor poro da matria a molcula, que ainda conserva as suas propriedades. Impenetrabilidade dois corpos no podem ocupar o mesmo espao ao mesmo tempo. As propriedades especficas so prprias para cada tipo de matria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolpticas, fsicas e qumicas. As propriedades organolpticas podem ser percebidas pelos rgos dos sentidos (olhos, nariz, lngua). So elas: cor, brilho, odor e sabor. As propriedades fsicas so: ponto de fuso e ponto de ebulio, solidificao, liquefao, calor especfico, densidade absoluta, propriedades magnticas, maleabilidade, ductilidade, dureza e tenacidade. Ponto de fuso e ebulio so as temperaturas onde a matria passa da fase slida para a fase lquida e da fase lquida para a fase slida, respectivamente. Ponto de ebulio e de liquefao so as temperaturas onde a matria passa da fase lquida para a fase gasosa e da fase gasosa para a lquida, respectivamente. Calor especfico a quantidade de calor necessria para aumentar em 1 grau Celsius (C) a temperatura de 1grama de massa de qualquer substncia. Pode ser medida em calorias. Densidade absoluta relao entre massa e volume de um corpo. d=m:V


Propriedade magntica capacidade que uma substncia tem de atrair pedaos de ferro (Fe) e nquel (Ni). Maleabilidade a propriedade que permite matria ser transformada em lmina. Caracterstica dos metais. Ductibilidade capacidade que a substncia tem de ser transformada em fios. Caracterstica dos metais. Dureza determinada pela resistncia que a superfcie do material oferece ao risco por outro material. O diamante o material que apresenta maior grau de dureza na natureza.

Tenacidade a resistncia que os materiais oferecem ao choque mecnico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar. As propriedades qumicas so as responsveis pelos tipos de transformao que cada substncia capaz de sofrer. Estes processos so as reaes qumicas.

INTRODUO AO ESTUDO DE QUMICA / SISTEMAS MATERIAIS


O QUE QUMICA
Qumica a cincia que estuda a matria e suas transformaes. Estuda tambm a energia que est envolvida nessas transformaes.

A qumica est muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construes, nas plantas, no vesturio, nos combustveis. Tudo o que existe no universo formado por qumica. No nosso organismo tambm h diversas transformaes qumicas.

MATRIA E SUBSTNCIA
Matria tudo o que tem massa e ocupa espao. Qualquer coisa que tenha existncia fsica ou real matria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matria ou energia. A matria pode ser lquida, slida ou gasosa. So exemplos de matria: papel, madeira, ar, gua, pedra.

Analisando a matria qualitativamente (qualidade) chamamos a matria de substncia. Substncia possui uma composio caracterstica, determinada e um conjunto definido de propriedades.


Pode ser simples (formada por s um elemento qumico) ou composta (formada por vrios elementos qumicos). Exemplos de substncia simples: ouro, mercrio, ferro, zinco. Exemplos de substncia composta: gua, acar (sacarose), sal de cozinha (cloreto de sdio). As substncias qumicas podem ser classificadas de duas formas: quanto ao tipo de ligao que as forma e quanto ao nmero de elementos qumicos que participam na ligao.

Classificao - Quanto ao tipo de ligao Quanto ao tipo de ligao as substncias so classificadas em Inicas, Moleculares ou Metlicas. As substncias inicas tm pelo menos uma ligao inica. Exemplo: NaCl (cloreto de sdio) NaNO2 (nitrito de sdio) As substncias inicas tm elevados pontos de ebulio e fuso; muitas delas, ao serem dissolvidas na gua, tm os seus ons separados por ao da gua num processo chamado dissociao inica; conduzem corrente eltrica em soluo aquosa. Tabela com outros exemplos de substncias inicas: SUBSTNCIA INICA DESCRIO USADO EM ESTUDOS DE RAIOS X NO TRATO GASTRINTESTINAL CAL MRMORE FERRUGEM ANTICIDO SODA CUSTICA

SULFATO DE BRIO XIDO DE CLCIO CARBONATO DE CLCIO XIDO FRRICO HIDRXIDO DE MAGNSIO HIDRXIDO DE SDIO

As substncias moleculares so formadas exclusivamente por ligaes covalentes. Em geral, tem baixa temperatura de ebulio e de fuso. A maioria delas no conduz eletricidade em soluo aquosa. Formam molculas. Exemplos: gua (H2O) amonaco (NH3) Tabela com outros exemplos de substncias moleculares: SUBSTNCIA MOLECULAR DESCRIO GS VENENOSO RESULTADO DA COMBUSTO INCOMPLETA DA GASOLINA E DO LCOOL PRODUTO DA REAO DE COMBUSTO. ABSORVIDO PELAS PLANTAS PARA UTILIZAR NA FOTOSSNTESE INGREDIENTE DE BEBIDAS ALCOLICAS E COMBUSTVEL ACAR COMUM

MONXIDO DE CARBONO

DIXIDO DE CARBONO ETANOL SACAROSE

As substncias metlicas so formadas exclusivamente Exemplos: Ferro (Fe), Prata (Ag), Ouro (Au), Alumnio (Al).

por

ligaes

metlicas.


- Quanto ao nmero de elementos qumicos Quanto ao nmero de elementos qumicos, as substncias podem ser classificadas como simples ou compostas. Substncia Simples aquela formada Ex. Ferro (Fe), Alumnio (Al), gs hidrognio (H2). por um nico elemento qumico.

SUBSTNCIA SIMPLES FERRO Substncia Composta aquela formada por mais de um tipo Ex. Cloreto de sdio (NaCl), Monxido de Carbono (CO), gua (H2O). de elemento qumico.

SUBSTNCIA COMPOSTA NaCl

ESTADOS FSICOS E ESTADO DE AGREGAO DAS MOLCULAS


Uma substncia pode ser encontrada no estado fsico lquido, slido ou gasoso. Estes diferentes aspectos so chamados de fases de agregao e dependem da temperatura e presso. Para cada substncia existe uma faixa de temperatura e presso na qual ela mantm suas caractersticas como espcie, mudando apenas de fase de agregao. Exemplo: a substncia gua, temperatura inferior ou igual a 0C, submetida presso de 1atm, se encontra na fase slida; entre 0C e 100C, submetida mesma presso, se encontra na fase lquida e a 100C, tambm submetida mesma presso, passar para a forma de vapor de gua, ou seja, fase gasosa. Fase gasosa Nesta fase as partculas da substncia esto com maior energia cintica. Elas ficam muito distantes umas das outras. Movem-se com muita velocidade e colidem entre si. Um gs qualquer colocado dentro de uma garrafa de 1litro adquire a forma da garrafa e seu volume ser de 1litro. Podemos dizer que uma substncia na fase gasosa possui forma e volume variveis. Por que os gases so compressveis? Sabendo que os gases (ao contrrio dos lquidos e slidos) no tm volume fixo, com um aumento de presso podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume. Os gases so compressveis porque h muito espao entre as partculas que os compem.


Fase Lquida Na fase lquida as partculas esto um pouco mais unidas em relao s partculas da fase gasosa, mas no totalmente unidas. No h nenhum arranjo definido. A energia cintica intermediria entre a fase gasosa e a fase slida. As partculas nos lquidos deslizam umas sobre as outras e se movem. Isto o que proporciona a fluidez no lquido. Todos os lquidos podem fluir, e alguns mais que os outros. A gua, por exemplo, flui com mais facilidade que o mel. Ento dizemos que a gua tem baixa viscosidade e que o mel tem alta viscosidade. Os lquidos com baixa viscosidade oferecem menor resistncia para fluir. Fase Slida Na fase slida, as partculas que formam a substncia possuem a menor energia cintica; elas permanecem praticamente imveis, unidas por foras de atrao mtuas e dispostas, em geral, de acordo com um arranjo geomtrico definido. No caso das molculas de gua, esse arranjo em forma de anis, no qual sempre h um tomo de hidrognio entre dois de oxignio. O arranjo das molculas de gua, na fase slida, o responsvel pelo aumento do seu volume. Ento, ao se congelar, a gua se expande, formando o gelo que menos denso que a gua na fase lquida. Um bloco de mrmore, sobre uma mesa, muda de forma e volume com o passar do tempo? Podemos concluir que uma substncia slida possui forma e volume prprios.

MUDANA DE FASES E GRFICOS


No nosso dia a dia observamos que o gelo se derrete sob a ao do calor transformando-se em gua. A gua ferve sob calor mais intenso transformando-se em vapor de gua. A gua, neste caso, apresenta trs estados: slido, lquido e gasoso. So tambm chamado de estados fsicos ou estado de agregao da matria. Quando se transformam de um estado para o outro chamamos de Mudana de Estados Fsicos. Cada transformao recebe um nome.

slida

lquida

vapor

Fuso mudana do estado slido para o lquido. Vaporizao mudana do estado lquido para o gasoso. Liquefao ou Condensao mudana do estado gasoso para o lquido. Solidificao mudana do estado lquido para o slido. Sublimao mudana do estado slido para o gasoso e vice-versa.

Fonte: cienciaparavida.blogspot.com

A fuso obedece a algumas leis: - uma determinada substncia funde-se sempre na mesma temperatura, em determinada presso. Essa temperatura o ponto de fuso (PF) A gua se funde a 0C e o ferro a 1500C. - durante a fuso, a temperatura permanece constante, ou seja, no alterada. - durante a fuso, as substncias aumentam de volume, exceto a gua, ferro e a prata. A temperatura em que uma substncia comea a se solidificar a mesma que ela comea a se fundir. O ponto de solidificao o mesmo que o ponto de fuso. A mudana da fase lquida para gasosa dada de trs maneiras. A evaporao um processo mais lento que ocorre sem temperatura e presso determinada. A ebulio um processo rpido e depende de cada substncia que possui a sua temperatura e presso j determinada. caracterizada pelo aparecimento de grande quantidade de bolhas. A ebulio obedece a algumas leis: - as substncia entram em ebulio sempre na mesma temperatura. - durante a ebulio, a temperatura segue inalterada. Usamos o termo liquefao para indicar o aumento de presso, transformando o slido em gs. A sublimao um processo desencadeado a partir de uma temperatura e presso determinadas e no passa pela fase lquida.

Grfico das Mudanas de Estados Fsicos:

ALOTROPIA
Alotropia a propriedade que alguns elementos qumicos tm de formar uma ou mais substncias simples diferentes. So altropos: carbono, oxignio, fsforo e enxofre. O carbono possui dois altropos: o diamante e o grafite. Essas duas substncias parecem no ter nada em comum. O grafite um slido macio e cinzento, com fraco brilho metlico, conduz bem a eletricidade e calor e tem densidade 2,25g/mL. O diamante slido duro (o mais duro de todos), tem brilho adamantino, no conduz eletricidade nem calor e tem densidade 3,51g/mL. Mas as duas tm em comum a mesma composio qumica expressa pela frmula Cn, sendo n um nmero muito grande e indeterminado. A principal diferena est no arranjo cristalino dos tomos de carbono. No grafite formam-se hexgonos. Cada tomo de carbono ligado a apenas trs outros tomos de carbono, em lminas planas, fracamente atradas umas pelas outras. No diamante, cada tomo de carbono est ligado a quatro outros tomos tambm de carbono.

O oxignio tem dois altropos, formando duas substncias simples: o gs oxignio (O2) e o gs oznio (O3). O gs oxignio incolor e inodoro. Faz parte da atmosfera e indispensvel vida dos seres aerbicos. As plantas o devolvem para a atmosfera ao realizar a fotossntese. O gs oznio um gs azulado de cheiro forte e desagradvel. Como agente bactericida, ele usado na purificao da gua nos chamados ozonizadores. O oznio est presente na estratosfera, a mais ou menos 20Km a 30Km da superfcie da terrestre. Ele forma uma camada que absorve parte dos raios ultravioletas (UV) do Sol, impedindo que eles se tornem prejudiciais aos organismos vivos.

GS OXIGNIO

GS OZNIO

O fsforo tem duas formas alotrpicas principais: o fsforo branco e o fsforo vermelho. O fsforo branco (P4) um slido branco com aspecto igual ao da cera. muito reativo, tem densidade igual a 1,82g/mL e se funde a uma temperatura de 44C e ferve a 280C. Se aquecermos a 300C na ausncia de ar ele se transforma em fsforo vermelho, que mais estvel (menos reativo). O fsforo vermelho um p vermelho-escuro, amorfo (que no tem estrutura cristalina). Tem densidade igual a 2,38g/mL, ponto de fuso 590C. Cada gro de p desta substncia formado por milhes de molculas P4, unidas umas s outras originando uma molcula gigante ( P). O enxofre possui dois altropos principais: o enxofre ortorrmbico ou simplesmente rmbico e o enxofre monocclico. As duas formas so formadas por molculas em forma de anel com oito tomos de enxofre (S8). A diferena est no arranjo molecular no espao. Produzem cristais diferentes. Os cristais rmbicos tm densidade 2,08g/mL e seu ponto de fuso 112,8C. Os monocclicos tm densidade igual a 1,96g/mL e o ponto de fuso 119,2C.


Ambos altropos do enxofre fervem a uma temperatura de 445C. um p amarelo, inodoro, insolvel em gua e muito solvel em sulfeto de carbono (CS2).

Mistura so duas ou mais substncias agrupadas, onde a composio varivel e suas propriedades tambm. Exemplo de misturas: sangue, leite, ar, madeira, granito, gua com acar. Algumas misturas so to importantes que tm nome prprio. So exemplos: - gasolina mistura de hidrocarbonetos, que so substncias formadas por hidrognio e carbono. - ar atmosfrico mistura de 78% de nitrognio, 21% de oxignio, 1% de argnio e mais outros gases, como o gs carbnico. - lcool hidratado mistura de 96% de lcool etlico mais 4% de gua. Sistema uma parte do universo que se deseja observar, analisar. Por exemplo: um tubo de ensaio com gua, um pedao de ferro, uma mistura de gua e gasolina, etc. Fases o aspecto visual uniforme. As misturas podem conter uma ou mais fases. Mistura Homognea formada por apenas uma fase. No se consegue diferencias a substncia. Exemplos: - gua + sal - gua + lcool etlico - gua + acetona - gua + acar

gua + sais minerais Mistura Heterognea formada por duas ou mais fases. As substncias podem ser diferenciadas a olho nu ou pelo microscpio. Exemplos: - gua + leo - granito - gua + enxofre - gua + areia + leo

gua + leo Os sistemas monofsicos so as misturas homogneas. Os sistemas polifsicos so as misturas heterogneas. Os sistemas homogneos, quando formados por duas ou mais substncias miscveis (que se misturam) umas nas outras chamamos de solues. So exemplos de solues: gua salgada, vinagre, lcool hidratado. Os sistemas heterogneos podem ser formados por uma nica substncia, porm em vrias fases de agregao (estados fsicos). Exemplo: gua - lquida - slida (gelo) - vapor

SEPARAO DE MISTURAS
Os componentes das misturas podem ser separados. H algumas tcnicas para realizar a separao de misturas. O tipo de separao depende do tipo de mistura. Alguns dos mtodos de separao de mistura so: catao, levigao, dissoluo ou flotao, peneirao, separao magntica, dissoluo fracionada, decantao e sedimentao, centrifugao, filtrao, evaporao, destilao simples e fracionada e fuso fracionada. Separao de Slidos Para separar slidos podemos utilizar o mtodo da catao, levigao, flotao ou dissoluo, peneirao, separao magntica, ventilao e dissoluo fracionada. - CATAO consiste basicamente em recolher com as mos ou uma pina um dos componentes da mistura. Exemplo: separar feijo das impurezas antes de cozinh-los. - LEVIGAO separa substncias mais densas das menos densas usando gua corrente. Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa). - DISSOLUO OU FLOCULAO consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediria entre as densidades dos componentes das misturas. Exemplo: serragem + areia Adiciona-se gua na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na gua. - PENEIRAO separa slidos maiores de slidos menores ou ainda slidos em suspenso em lquidos. Exemplo: os pedreiros usam esta tcnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracuj. Este processo tambm chamado de tamizao.

- SEPARAO MAGNTICA usado quando um dos componentes da mistura um material magntico. Com um m ou eletrom, o material retirado. Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro

- VENTILAO usado para separar dois componentes slidos com densidades diferentes. aplicado um jato de ar sobre a mistura. Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca j solta; arroz + palha. - DISSOLUO FRACIONADA - consiste em separar dois componentes slidos utilizando um lquido que dissolva apenas um deles. Exemplo: sal + areia Dissolve-se o sal em gua. A areia no se dissolve na gua. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da gua salgada. Pode-se evaporar a gua, separando a gua do sal. Separao de Slidos e Lquidos Para separar misturas de slidos e lquidos podemos utilizar o mtodo da decantao e sedimentao, centrifugao, filtrao e evaporao. - SEDIMENTAO consiste em deixar a mistura em repouso at o slido se depositar no fundo do recipiente. Exemplo: gua + areia


- DECANTAO a remoo da parte lquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantao para remover um dos componentes da mistura. Exemplo: gua + leo; gua + areia

- CENTRIFUGAO o processo de acelerao da sedimentao. Utiliza-se um aparelho chamada centrfuga ou centrifugador, que pode ser eltrico ou manual. Exemplo: Para separar a gua com barro.

- FILTRAO processo mecnico que serve para separar mistura slida dispersa com um lquido ou gs. Utiliza-se uma superfcie porosa (filtro) para reter o slido e deixar passar o lquido. O filtro usado um papel-filtro.

O papel-filtro dobrado usado quando o produto que mais interessa o lquido. A filtrao mais lenta. O papel-filtro pregueado produz uma filtrao mais rpida e utilizada quando a parte que mais interessa a slida. Exemplo: gua + areia

- EVAPORAO consiste em evaporar o lquido que est misturado com um slido. Exemplo: gua + sal de cozinha (cloreto de sdio). Nas salinas, obtm-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporaes resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que uma mistura de cloreto de sdio e outras substncias que so adicionadas pela indstria.


Separao de Misturas Homogneas Para separar os componentes das substncias de misturas homogneas usamos os mtodos chamados de fracionamento, que se baseiam na constncia da temperatura nas mudanas de estados fsicos. So eles: destilao e fuso. - DESTILAO consiste em separar lquidos e slidos com pontos de ebulio diferentes. Os lquidos devem ser miscveis entre si. Exemplo: gua + lcool etlico; gua + sal de cozinha O ponto de ebulio da gua 100C e o ponto de ebulio do lcool etlico 78C. Se aquecermos esta mistura, o lcool ferve primeiro. No condensador, o vapor do lcool resfriado e transformado em lcool lquido, passando para outro recipiente, que pode ser um frasco coletor, um erlenmeyer ou um copo de bquer. E a gua permanece no recipiente anterior, separando-se assim do lcool. Para essa tcnica, usa-se o aparelho chamado destilador, que um conjunto de vidrarias do laboratrio qumico. Utiliza-se: termmetro, balo de destilao, haste metlica ou suporte, bico de Bunsen, condensador, mangueiras, agarradores e frasco coletor. Este mtodo a chamada Destilao Simples. Nas indstrias, principalmente de petrleo, usa-se a destilao fracionada para separar misturas de dois ou mais lquidos. As torres de separao de petrleo fazem a sua diviso produzindo gasolina, leo diesel, gs natural, querosene, piche. As substncias devem conter pontos de ebulio diferentes, mas com valores prximos uns aos outros.

Fonte: http://www.infoescola.com/Modules/Articles/Images/destilacao-simples.gif

- FUSO FRACIONADA separa componentes de misturas homogneas de vrios slidos. Derretese a substncia slida at o seu ponto de fuso, separando-se das demais substncias. Exemplo: mistura slida entre estanho e chumbo. O estanho funde-se a 231C e o chumbo, a 327C. Ento, funde-se primeiramente o estanho.

INTRODUO QUMICA/CONSTITUIO DA MATRIA


TOMO
Toda matria formada por partculas muito pequenas. Essas partculas chamamos de tomo. TOMO uma partcula indivisvel. H cerca de 2,5 mil anos, o filsofo grego Demcrito disse que se dividirmos a matria em pedacinhos cada vez menores, chegaremos a grozinhos indivisveis, que so os tomos (a = no e tomo = parte). Em 1897, o fsico ingls Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os tomos eram divisveis: l dentro havia o eltron, partcula com carga eltrica negativa.

Em 1911, o neozelands Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os tomos tinham uma regio central compacta chamada ncleo e que l dentro encontravam-se os prtons, partculas com carga positiva.

Fonte: http://static.hsw.com.br/gif/atom-rutherford.jpg

Em 1932, o fsico ingls James Chadwick (1891-1974) descobriu o nutron, partcula neutra, companheira do prton no ncleo atmico. No incio dos anos 60, os cientistas j achavam que prtons e nutrons eram formados por partculas ainda menores. Murray Gell-Mann, nascido em 1929 sugere a existncia dos quarks, que seriam essas partculas menores. Os quarks so mantidos juntos por outras partculas denominadas gluons. Acreditava-se, na Antiguidade, que os tomos eram indivisveis e macios. No sculo XX ficou provado que os tomos so formados por outras partculas. So trs partculas fundamentais: eltrons, prtons e nutrons. O tomo se divide em duas partes: o ncleo e a eletrosfera. Os prtons e nutrons ficam no ncleo do tomo e os eltrons ficam na eletrosfera.

Fonte: http://www.infoescola.com/Modules/Articles/Images/full-1-3d6aba4843.jpg


Essas partculas so caracterizadas pelas suas cargas eltricas. O eltron tem carga -1 e massa desprezvel (sendo aproximadamente 1/1836 a massa do prton). A massa do prton seria ento igual a 1 e a carga +1. O nutron no possui carga eltrica e sua massa igual a do prton. Observe a tabela entre as relaes de massa das partculas fundamentais do tomo. Adota-se como padro o prton com massa igual a 1: PARTCULA p n MASSA 1 1 1/1836 CARGA ELTRICA +1 0 -1

Note que a massa do eltron 1.836 vezes menor que a do prton, por isso desconsidera-se a sua massa. Tamanho do tomo O tamanho do tomo medido em angstrons (). 1 angstron = 10-10metros O dimetro mdio do ncleo de um tomo fica entre 10-4 e 10-5 e o da eletrosfera de 1. A eletrosfera de um tomo entre 10000 e 100000 vezes maior que o seu ncleo. Essa diferena de tamanho nos leva a admitir que o tomo quase feito de espao vazio. Em termos prticos, se o ncleo tivesse o tamanho de uma bola de tnis, o primeiro eltron estaria a uma distncia de 1 km.

Camadas Eletrnicas / Nveis de Energia Na eletrosfera, os eltrons giram em torno do ncleo ocupando o que chamamos de NVEIS DE ENERGIA ou CAMADAS ELETRNICAS. Cada nvel possui um nmero inteiro de 1 a 7 ou pelas letras maisculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os eltrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia. Quando um eltron salta para uma camada mais interna ele libera energia. Quando um eltron salta para uma camada mais externa ele absorve energia. A energia emitida em forma de luz. Chamamos essa energia de quantum de energia. O quantum tambm chamado de fton.

Cada camada eletrnica pode conter certo nmero mximo de eltrons. Observe a tabela: NOME DA CAMADA K L M N O P Q NVEL 1 2 3 4 5 6 7 N MX. DE NA CAMADA 2 8 18 32 32 18 8


O nmero de camadas ou nveis de energia varia de acordo com o nmero de eltrons de cada tomo. Em todo tomo (exceto o paldio Pd) o nmero mximo de eltrons em uma camada K s suporta 2 eltrons. A penltima camada deve ter no mximo 18 eltrons. Para os tomos com mais de 3 camadas, enquanto a penltima no estiver com 18 eltrons, a ltima ter no mximo 2 eltrons. Observe algumas distribuies: H (hidrognio) n de = 1 K (potssio) n de = 19 Be (berlio) n de = 4 Zr (zircnio) n de = 40 Nmero Atmico (Z) Cada tomo possui o seu nmero atmico. Ele indica o nmero de eltrons e prtons do tomo. Se ele estiver com sua carga eltrica zero ele est neutro, ou seja, um tomo neutro. O nmero atmico indicado pela letra (Z). Nmero Atmico o nmero de prtons e eltrons (tomo neutro) que existem no tomo. Exemplos: Na (sdio) Z=11 He (hlio) Z=2 V (vandio) Z=23 Br (bromo) Z=84 Po (polnio) Z=84 Pode-se dizer que o nmero atmico igual ao nmero de prtons do ncleo. Se o tomo for neutro, igual ao nmero de eltrons tambm. Z=p= Nmero de Massa (A) Nmero de massa o peso do tomo. a soma do nmero de prtons (Z) e de nutrons (n) que existem num tomo. A=p+n ou A=Z+n K=1 K=2 K=2 K=2 L=8 L=2 L = 8 M = 18 N = 10 O=2 M=8 N=1

este nmero que informa se o tomo mais leve ou mais pesado. So os prtons e nutrons quem do a massa do tomo, j que os eltrons so muito pequenos, com massa desprezvel em relao a estas partculas. Exemplos: Na (sdio) A = 23 Se o Na tem A = 23 e Z = 11, qual o nmero de n (nutrons)? A Z=p= A=p+n 23 = 11 + n n = 12 A partir do Z, temos o nmero de prtons e de eltrons do tomo. A partir da frmula A = p + n, isolamos o n para ach-lo, substituindo o A e o p na frmula. Ento podemos utilizar tambm a frmula: n=Ap Observe o modelo: a) K (potssio) A = 39 = 23


Z = 19 p = 19 = 19 n = 20 Encontramos estes valores na Tabela Peridica dos Elementos. Toda tabela possui a sua legenda informando o nmero atmico e o nmero de massa. Aplicando a frmula correta, conseguimos encontrar o valor de nutrons.

ON
O tomo que possui p = , ou seja, o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons eletricamente neutro. tomo neutro = p = Se o tomo tiver eltrons a mais ou a menos, ento no ser mais um tomo neutro. Este tomo passar a ser chamado de ON. on = p on um tomo que perde ou ganha eltrons. Ele pode ficar negativo ou positivo. Ento: on positivo (+) doa eltrons on ction. Ex. Na+ on negativo (-) recebe eltrons on nion. Ex. ClQuando um ction doa eltrons, ele fica positivo. Quando um nion ganha eltrons, ele fica negativo.

ISTOPO, ISBARO E ISTONO


Se observarmos o nmero atmico, nmeros de massa e de nutrons de diferentes tomos podem encontrar conjuntos de tomos com outro nmero igual. Os istopos so tomos que possuem o mesmo nmero de prtons (p) e diferente nmero de massa (A). Exemplo: o hidrognio (H) H hidrognio Z=1 A=1 H deutrio Z=1 A=2 H trtio Z=1 A=3

Este fenmeno muito comum na natureza. Quase todos os elementos qumicos naturais so formados por mistura de istopos. Os isbaros so tomos que possuem o mesmo nmero de massa (A) e diferente nmero de prtons. Exemplo:
40 19

40

20

Ca

A = 40 Z = 19

A = 40 Z = 20

So tomos de elementos qumicos diferentes, mas que tem o mesmo nmero de massa. Os istonos so tomos que possuem o mesmo nmero de nutrons e com diferentes nmeros de prtons e de massa. So tomos de diferentes elementos qumicos. Exemplo: A = 37Cl Z = 17 __________ n = 20 A = 40Ca Z = 20 __________ n = 20

Os istonos tm propriedades qumicas e fsicas diferentes.


ELEMENTOS QUMICOS E SMBOLOS
Elemento Qumico o conjunto de todos os tomos com o mesmo nmero atmico (Z). O nmero atmico (Z) identifica o elemento. Esta proposta foi feita por Moseley, em 1914. Cada elemento qumico representado por um smbolo. Em geral, o smbolo do elemento deve ser a letra inicial do seu nome, em letra de imprensa maiscula. H hidrognio F flor O oxignio I iodo C carbono N nitrognio B boro Outros so seguidos pela segunda letra do elemento. Co cobalto Cr crmio Cu cobre Cs csio Ca clcio Cl cloro Cd cdmio Outros tm o seu smbolo derivado do seu nome em latim. Na (natrium) sdio K (kalium) potssio S (sulfur) enxofre P (phosphoros) fsforo Ag (argentum) prata Au (aurum) ouro Cu (cuprum) cobre Sn (stannum) estanho Pb (plumbum) chumbo Hg (hydrargyrium) - mercrio O smbolo representa o tomo do elemento qumico. A representao (notao) feita colocando o smbolo do elemento, o nmero atmico Z esquerda e abaixo do smbolo e o nmero de massa (A) esquerda ou direita acima do smbolo. Veja o modelo:
A Z

XA

Observe os exemplos:
40 20

Ca

ou

20

Ca40

56

27

Fe

ou

27

Fe56

MASSA ATMICA
A massa atmica do tomo expressa em u. Indicam quantas vezes a massa do tomo maior que 1/12 da massa do tomo de carbono (A =12). Quando medimos uma grandeza, comparamos com outra como referncia. Para medir a massa do nosso corpo utilizamos o quilograma (kg) como unidade padro. Se a pessoa tem massa igual a 80kg significa que a sua massa 80 vezes maior que a massa de 1 kg. A Qumica, na prtica, no se interessa em saber a massa de um tomo isolado, mas para a cincia, importante saber a massa dos tomos comparados com a massa de outro tomo tomado como padro. O carbono ento foi o elemento que tem sua massa padronizada (A =12). A massa de um tomo expressa empregando uma unidade muito pequena chamada unidade de massa atmica (u). Antigamente, usava-se a sigla u.m.a para esta unidade.


Uma unidade de massa atmica (u) 1/12 da massa de um tomo de carbono (A=12). Isso equivale estabelecer o valor 12u como sendo a massa de um tomo de carbono (A=12). Massa Atmica a massa do tomo expressa em u. Indicam quantas vezes a massa do tomo maior que 1/12 da massa do tomo de carbono (A=12). Quando se afirma que a massa de um elemento X igual a 24u, significa que a sua massa 24 vezes maior que a massa de 1/12 do tomo do carbono (A=12). Em outras palavras, a massa atmica do elemento X duas vezes a massa atmica do carbono. Tabela com alguns elementos qumicos e seus nmeros atmicos e massas atmicas: ELEMENTO ENXOFRE OXIGNIO SDIO ALUMNIO CLCIO HLIO IODO COBRE SMBOLO S O Na Al Ca He I Cu NMERO ATMICO 16 8 11 13 20 2 53 29 MASSA ATMICA 32,06 16,00 23,00 26,98154 40,08 4,00260 126,9045 63,55

Massa Atmica e seus Istopos O nmero atmico e o nmero de massa sempre so nmeros inteiros, mas com a massa atmica isso no acontece. A massa atmica de um elemento qumico baseada na mdia ponderada das massas de seus istopos em unidades de massa atmica (u). Isto quer dizer que h vrios istopos na natureza e feito um clculo, uma mdia ponderada, que leva em considerao as abundncias relativas desses istopos, para ser usado como a massa atmica. Ento, a massa atmica uma mdia dos diversos istopos que existem na natureza sendo levada em considerao a sua quantidade existente. Exemplo: Na natureza h dois tipos de cobre (com massas diferentes). 69,09% de cobre (A=63), com massa atmica = 62,93u 30,91% de cobre (A=65), com massa atmica = 64,93u Qual massa destes cobres tida como referncia Devemos fazer a mdia ponderada destes istopos: e colocada na Tabela Peridica?

(69,09 x 62,93)+(30,91 x 64,93) _____________________________ = 63,55u 100

MODELOS ATMICOS
Durante muito tempo, a constituio da matria gerava curiosidade no homem. Desde a Antiguidade, filsofos tentavam descobrir como a matria formada. Dois filsofos gregos, Demcrito e Leucipo, sugeriram que toda a matria era formada por pequenos corpos indivisveis. Chamaram estes corpos de tomo, que em grego a significa no e tomos significa divisvel.

Demcrito, pai da atomstica Ento, tomo era a ltima partcula que podia dividida. Nos anos 500 e 1500 da era crist, surgiram entre os rabes e europeus, os alquimistas. Seus trabalhos eram obter o elixir da longa vida, para que o ser humano se tornasse imortal. Era a pedra filosofal, capaz de tornar qualquer metal em ouro.

No sculo XVI, surge a Iatroqumica, que Ra uma doutrina mdica que atribua a causa qumica para tudo o que eu se passava no organismo. Mais tarde, no sculo XVIII, nasce a idia de qumica com os cientistas que estudaram as Leis Ponderais, Lavoisier e Proust.

O que Modelo Atmico? Os modelos atmicos so teoria baseadas na experimentao feita por cientistas para explicar como o tomo. Os modelos no existem na natureza. So apenas explicaes para mostrar o porqu de um fenmeno. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias. Com o passar dos tempos, os modelos foram evoluindo at chegar ao modelo atual.

MODELO DE DALTON
O tomo de John Dalton era uma bolinha macia e indivisvel. Para ele, a matria era formada por partculas que no podiam ser divididas chamadas de tomos. Seu trabalho era baseado nas Leis Ponderais de Proust e Lavoisier.

Dalton utilizava crculos de mesmo dimetro com inscries para representar os tomos dos diferentes elementos qumicos. Assim, ele estabeleceu os postulados a seguir: I) Todas as substncias so constitudas de minsculas partculas, denominadas tomos, que no podem ser criados e nem destrudos. Nas substncias, eles se encontram unidos por foras de atrao mtua. II) Cada substncia constituda de um nico tipo de tomo. Substncia simples ou elementos so formados de tomos simples, que so indivisveis. Substncias compostas so formadas por tomos compostos, capazes de se decompor, durante as reaes qumicas em tomos simples. III) Todos os tomos de uma mesma substncia so idnticos na forma, no tamanho, na massa e nas demais propriedades; tomos de substncias diferentes possuem forma, tamanho, massa propriedades diferentes. A massa de um tomo composto igual soma das massas de todos os tomos simples componentes. IV) Os tomos compostos so formados por um pequeno nmero de tomos simples.

MODELO DE THOMPSON
Em 1903, o fsico Joseph John Thomson props um novo modelo atmico, baseado nas experincias dos raios catdicos, o qual chamou de eltrons. Para Thomson, o tomo era uma esfera de carga eltrica positiva recheada de eltrons de carga negativa. Esse modelo ficou conhecido como pudim de passas. Este modelo derruba a idia de que o tomo indivisvel e introduz a natureza eltrica da matria.

Fonte www.portaltosabendo.com.br

O modelo de Thomson explica alguns fenmenos como a corrente eltrica, eletrizao por atrito, formao de ons e as descargas eltricas em gases.


MODELO DE RUTHERFORD
Em 1911, o neozelands Ernest Rutherford realizou uma importante experincia.

Ele pegou um pedao do metal polnio (Po) que emite partculas alfa () e colocou em uma caixa de chumbo com um pequeno orifcio. As partculas alfa atravessavam outras placas de chumbo atravs de orifcios no seu centro. Depois atravessavam um lmina muito fina (10-4mm) de ouro (Au). Rutherford adaptou um anteparo mvel com sulfeto de zinco (fluorescente) para registrar o caminho percorrido pelas partculas. O fsico observou que a maioria das partculas alfa atravessava a lmina de ouro e apenas algumas desviavam at mesmo retrocediam.

A partir destes resultados, concluiu que o tomo no era uma esfera positiva com eltrons mergulhados nesta esfera. Concluiu que: o tomo um enorme vazio; o tomo tem um ncleo muito pequeno; o tomo tem ncleo positivo (+), j que partculas alfa desviavam algumas vezes; os eltrons esto ao redor do ncleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas.

O modelo atmico de Rutherford sugeriu ento, um tomo com rbitas circulares dos eltrons em volta do ncleo. Comparou o tomo com o Sistema Solar, onde os eltrons seriam os planetas e o ncleo seria o Sol. Hoje, sabe-se que o tomo 10.000 a 100.000 vezes maior que seu ncleo. Numa escala macroscpica, pode-se comparar um tomo com um estdio de futebol. Se o tomo fosse o estdio do Maracan, o seu ncleo seria uma formiga no centro do campo. Ento o tomo enorme em relao ao seu ncleo. Porm, o tomo de Rutherford tem algumas falhas. Se o ncleo atmico formado por partculas positivas, por que essas partculas no se repelem e o ncleo no desmorona? Se as partculas so de cargas opostas, por que elas no se atraem? Os eltrons iriam perder energia gradualmente


percorrendo uma espiral em direo ao ncleo, e medida que isso acontecesse, emitiriam energia na forma de luz. Mas como os eltrons ficam em movimento ao redor do ncleo sem que os tomos entrem em colapso? Estas questes foram respondidas em 1932 por James Chadwick. Ele observou que o ncleo do berlio (Be) radioativo emitia partculas sem carga eltrica e com massa igual dos prtons (+). Chamou esta partcula de nutrons. Surgia ento, a terceira partcula subatmica. Agora sabemos que no ncleo do tomo h prtons e nutrons e na eletrosfera h eltrons. Ento se estabeleceu esta relao: PARTCULA p n MASSA 1 1 1/1836 CARGA ELTRICA +1 0 -1

Na tabela acima, pode-se verificar que o eltron 1.836 vezes menor que a massa de um prton.

MODELO DE BOHR
O modelo do fsico dinamarqus Niels Bohr tentava dar continuidade ao trabalho feito por Rutherford. Para explicar os erros do modelo anterior, Bohr sugeriu que o tomo possui energia quantizada. Cada eltron s pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele quantizada.

O modelo de Bohr representa os nveis de energia. Cada eltron possui a sua energia. comparado s orbitas dos planetas do Sistema Solar, onde cada eltron possui a sua prpria rbita e com quantidades de energia j determinadas. As leis da fsica clssica no se enquadram neste modelo. Quando um eltron salta de um nvel menor para um nvel mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nvel menor, o eltron emite uma radiao em forma de luz. Bohr organizou os eltrons em camadas ou nveis de energia. Cada camada possui um nome e deve ter um nmero mximo de eltron. Existem sete camadas ou nveis de energia ao redor do ncleo: K, L, M, N, O, P, Q. Observe a tabela que mostra o nome das camadas, o seu nmero quntico e o nmero mximo de eltrons em cada uma destas camadas: N QUNTICO K L M N O 1 2 3 4 5 N MXIMO DE 2 8 18 32 32


P Q 6 7 18 2

MODELO DE SCHRODINGER
Erwin Schrodinger foi um importante fsico austraco que desenvolveu uma importante equao para o campo da Teoria Quntica, a Equao de Schrodinger. O fsico tentou descrever o movimento de onda, j que Louis De Broglie havia afirmado que a matria se comportava como onda e como partcula (comportamento dualstico). Chegou ento famosa equao que tomou seu nome, vindo a ser a frmula bsica da mecnica ondulatria, e valendo-lhe a obteno do prmio Nobel, juntamente com o fsico ingls Paul Dirac, em 1933.

MODELO DE BROGLIE
O cientista francs Louis de Broglie estudou a natureza das ondas dos eltrons. Pare ele, a matria formada ora por corpsculos, as partculas ora como onda. Esta a teoria da dualidade. Suas teorias foram baseadas nos estudos de Albert Einstein e tambm de Max Planck. Ele introduz o conceito da mecnica ondulatria. Neste momento o eltron visto como uma partcula-onda.


PRINCPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG
Segundo Werner Heisenberg, para encontrar a posio correta de um eltron, necessrio que ele interaja com algum instrumento de medida, como por exemplo, uma radiao. A radiao deve ter um comprimento de onda na ordem da incerteza com que se quer determinar esta posio. Quanto menor for o comprimento de onda, maior a preciso do local onde est o eltron. Quando se consegue descobrir o local provvel onde est o eltron, este eltron j no estar neste local.

Modelo Atual Segundo Heisenberg, difcil se prever a posio correta de um eltron na sua eletrosfera. Schrodinger em 1926 calculou a regio mais provvel onde o eltron possa estar. Para essa regio deu o nome de orbital. Orbital regio do espao que est ao redor do ncleo, onde h mxima probabilidade de se encontrar um eltron. importante ressaltar que no se pode ver um tomo isolado exatamente como foi descrito nos modelos atmicos. Algumas tcnicas utilizadas por supercomputadores mostram manchas coloridas, mostrando a localizao dos tomos de um determinado material. Essas imagens so obtidas por um microscpio de tunelamento que pode aumentar at 28 milhes de vezes. De acordo com o modelo de Rutherford-Bohr, o tomo apresenta nveis de energia ou camadas energticas, onde cada nvel possui um nmero mximo de eltrons. O nmero do nvel representa o nmero quntico principal (n). Cada nvel est dividido em subnveis de Representam o nmero quntico secundrio ou azimutal (l). energia s, p, d, f.

SUBNVEL NMERO QUNTICO NMERO MX DE

s 0 2

p 1 6

d 2 10

f 3 14

O subnvel indica a forma da regio no espao onde est o eltron. As siglas s, p, d, f vem das palavras em ingls sharp, principal, diffuse e fine, respectivamente. Nmero mximo de eltrons em cada subnvel: K = 1 ; 1s L = 2 ; 2s M = 3 ; 3s N = 4 ; 4s O = 5 ; 5s P = 6 ; 6s Q = 7 ; 7s 2p6 3p6 3d10 4p6 4d10 4f14 5p6 5d10 5f14 6 p6 6d10


O diagrama acima mostra a notao utilizada para indicar o nmero de eltrons em um nvel e em um subnvel. Exemplos: 1s - 2 no subnvel s do nvel 1 (K) 2p3 - 3 no subnvel p do nvel 2 (L) 5d6 6 no subnvel d do nvel 5 (O) Os orbitais so identificados pelo nmero quntico magntico (m). Indica a orientao desse orbital no espao. Para cada valor de l (subnvel), m assume valores inteiros que variam de l ..., O,... +l Assim: s1 p3 d5 f7 Cada orbital representado simbolicamente por um quadradinho. Ento eles podem ser assim: -3 -2 -1 0 +1 +2 +3

Em cada orbital pode conter no mximo dois eltrons. Mas se os eltrons so cargas negativas, porque eles no se repelem e se afastam? Se os eltrons giram no mesmo sentido ou em sentido contrrio, eles criam campo magntico que os repelem ou os atraem. Essa rotao chamada de SPIN, palavra em ingls derivada do verbo to spin, que significa girar.

TABELA PERIDICA
A partir do sculo XIX, cientistas comearam a perceber que os elementos qumicos poderiam ser agrupados em colunas, formadas pela reunio de elementos com propriedades semelhantes. O nmero de elementos qumicos conhecidos pelo homem aumentou com o passar dos sculos, principalmente no XIX. Observe a tabela: AT O FINAL DO SCULO: XVI XVII XIX XX N DE ELEMENTOS QUMICOS 14 33 83 112

Alguns elementos que j eram conhecidos antes de 1650, como Ag, C, As, Au, Hg, Pb, Sn, Sb, Cu, S. Depois de tantos qumicos tentarem classificar os elementos qumicos, Dimitri Ivanovitch Mendeleyevfoi o que mais se destacou. Seu trabalho em classificar os elementos usado at hoje. Ele criou uma tabela peridica dos elementos, que serviu de base para organizar a que temos hoje. Mendeleyev observou que h uma periodicidade das propriedades quando os elementos qumicos eram colocados em ordem crescente de suas massas atmicas.

Lei da periodicidade muitas propriedades fsicas periodicamente na sequncia de seus nmeros atmicos. Como utilizar a Tabela Peridica?

qumicas

dos

elementos

variam

Cada quadro da tabela fornece os dados referentes ao elemento qumico: smbolo, massa atmica, nmero atmico, nome do elemento, eltrons nas camadas e se o elemento radioativo. As filas horizontais so denominadas perodos. Neles os elementos qumicos esto dispostos na ordem crescente de seus nmeros atmicos. O nmero da ordem do perodo indica o nmero de nveis energticos ou camadas eletrnicas do elemento. A tabela peridica apresenta sete perodos: 1 perodo 2 elementos 2 perodo 8 elementos 3 perodo 8 elementos 4 perodo 18 elementos 5 perodo 18 elementos


6 perodo 32 elementos 7 perodo at agora 30 elementos As colunas verticais constituem as famlias ou grupos, nas quais os elementos esto reunidos segundo suas propriedades qumicas. As famlias ou grupos vo de 1 a 18. Algumas famlias possuem nome, como por exemplo: 1 alcalinos 2 alcalinos terrosos 13 famlia do boro 14 famlia do carbono 15 famlia do nitrognio 16 famlia dos calcognios 17 famlia dos halognios 18 gases nobres Da famlia 1 e 2 e 13 at 18 chamamos de elementos representativos. Da famlia do 3 at 12 chamamos de elementos de transio. Os elementos que ficam na srie dos lantandeos e actindeos so os elementos de transio. Como eles esto no grupo 3, como se estivessem numa caixinha para dentro da tabela, so chamados de elementos de transio interna. E os demais so chamados de elementos de transio externa.

Os elementos qumicos esto reunidos em trs grandes grupos: metais, no-metais e gases nobres. O hidrognio (H) no se encaixa em nenhuma dessas classificaes porque possui caractersticas prprias. Algumas tabelas mostram esta diviso. Os metais so elementos qumicos que possuem vrias propriedades especficas, como brilho, condutividade trmica e eltrica, maleabilidade e ductibilidade. Todos os metais so slidos temperatura de 25C e presso de 1atm, exceto o mercrio (Hg) que lquido nestas condies.

Quase todos os metais tm brilho, pois so capazes de refletir muito bem a luz. Ouro, prata e alumnio so exemplos de metais com muito brilho. Os metais so bons condutores eltricos. Como em geral apresentam ductibilidade, ou seja, podem ser reduzidos a fios, so usados como tal na conduo de eletricidade. Os metais conduzem bem o calor. Nem sempre um metal puro apresenta as propriedades desejveis para determinadas aplicaes. Por isso so produzidas as ligas metlicas, onde dois ou mais metais so misturados. So exemplos o bronze e o lato. O bronze uma mistura de cobre, estanho e o lato resultado da mistura de cobre e zinco. A maioria das ligas formada por dois ou mais metais, mas algumas contm no-metais, como o carbono. A liga mais usada desse tipo o ao. Os no-metais so maus condutores de eletricidade, quase no apresentam brilho, no so maleveis e nem dcteis. Tendem a formar nions (ons negativos). Os gases nobres ou inertes, ou ainda raros, constituem cerca de 1% do ar. muito difcil se conseguir compostos com estes gases. Raramente eles reagem porque so muito estveis. Suas camadas exteriores esto completamente preenchidas de eltrons. Esto todos no grupo 18 da tabela peridica. Na tabela peridica atual, existem elementos naturais e artificiais. Os naturais so os elementos encontrados na natureza e os artificiais so produzidos em laboratrios. Dois esto localizados antes do urnio (U-92), os chamados elementos cisurnicos, que so o tecncio (Tc 43) e o promcio (Pm 61). Outros elementos artificiais vm depois do urnio, chamamos detransurnicos que so todos os outros aps o U 92. Dentre eles: Pu, Am, Bk, Fm, No, Sg, Ds. Alguns elementos e suas descobertas: Muitos elementos so conhecidos desde a Antiguidade, como por exemplo: Fe ferro Pb chumbo Cu cobre S enxofre

A partir do sculo XVII foram descobertos outros elementos. Seus nomes eram homenagem ao cientista que produzia esse novo elemento ou sua regio de origem: - Mg magnsio Magnsia, regio da Grcia. - Al alumnio do latim alumen, sal de alumnio. - Br bromo do grego bromos, mau cheiro. - Rb rubdio do latim rubidium, cor vermelho-escuro. -He hlio do grego hlios (Sol), por ter sido descoberto a partir do espectro da luz do Sol. - Po polnio aluso Polnia, terra natal de Marie Curie. No sculo XX, com a produo de elementos artificiais foram utilizados nomes dos planetas do Sistema Solar: - Np netnio - Pu plutnio Homenagem tambm a continente:


- Am amercio Homenagem a um estado norte-americano: - Cf califrnio Homenagem a cientistas: Bh bhrio Cm crio Es einstnio No noblio Md mendelvio Rf rutherfrdio

PROPRIEDADES PERIDICAS E APERIDICAS


Muitas propriedades dos elementos qumicos vaiam periodicamente ao longo da Tabela peridica. So as chamadas Propriedades Peridicas. As propriedades peridicas podem ser: raio atmico, volume atmico, densidade absoluta, eletronegatividade, eletropositividade, eletroafinidade. Esse fato obedece a Lei da Periodicidade de Moseley: Muitas propriedades fsicas e qumicas dos elementos variam periodicamente na sequncia de seus nmeros atmicos. Para as propriedades onde os valores s aumentam com o nmero atmico e outras onde os valores s diminuem chamamos de Propriedades Aperidicas. propriedades aperidicas, o calor especfico. Raio Atmico O raio atmico dos elementos uma propriedade peridica porque seus valores s variam periodicamente, ou seja, aumentam e diminuem seguidamente, com o aumento do nmero atmico. O raio atmico (r) a metade da distncia internuclear mnima (d) que dois tomos desse elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente. Para medir o raio atmico, usa-se a tcnica da difrao por Raios-X.

Em uma famlia, da tabela peridica, o raio atmico aumenta de cima para baixo e no perodo aumenta da direita para esquerda. Para esta regra no admitido os gases nobres, j que possuem o maior raio atmico em cada perodo. Observando a tabela peridica, podemos verificar que o frncio (Fr) tem maior raio atmico. Se o tomo se transforma em on ction ou nion, o seu raio sofre alterao. - o raio do tomo sempre maior que o raio do seu on ction porque perde eltrons. - o raio do tomo sempre menor que o raio do seu on nion porque ganha eltrons. Volume Atmico


O volume atmico uma propriedade peridica porque varia periodicamente com o aumento do nmero atmico. Volume atmico a relao entre a massa de uma quantidade de matria (1 mol = 6,02.1023 tomos ) e a densidade da substncia simples formada por esse elemento na fase slida. No o volume de um tomo, mas de um conjunto de tomos. No volume atmico influi no s o volume de cada tomo, como tambm o espaamento que existe entre esses tomos. Na tabela peridica, os valores do volume atmico aumentam de cima para baixo nas famlias e em um perodo, do centro para as extremidades da tabela.

Densidade Absoluta Densidade ou Massa Especfica a relao entre a massa (m) de uma substncia e o volume (V) ocupado por essa massa.

Esta variao, no estado slido uma propriedade peridica. Na tabela peridica, os valores de densidades aumentam, nas famlias de cima para baixo e nos perodos, das extremidades para o centro. Desta forma, pode-se notar que os elementos mais densos esto no centro e na parte de baixo da tabela peridica. Exemplos: - Os (smio) d=22,5g/mL - Ir (irdio) d=22,4g/mL Ponto de Fuso e Ponto de Ebulio Ponto de Fuso a temperatura onde a matria passa da fase slida para a fase lquida. Ponto de Ebulio a temperatura onde a matria passa da fase lquida para a gasosa. Na tabela peridica, os valores de PF e de PE variam numa famlia, esquerda da tabela, aumenta de baixo para cima e direta da tabela, aumenta de cima para baixo. Nos perodos, aumenta das extremidades para o centro. Na tabela peridica h elementos de diferentes estados fsicos. - fase gasosa: H, N, O, F, Cl, Ne, Ar, Kr, Xe, RN - fase lquida: Hg e Br - fase slida: demais elementos Imagine os elementos: X = fase slida Y = fase lquida Z = fase gasosa Ento, temos: X com PF e PE maior que Y e Y com PF e PE maior que Z O carbono (C) uma exceo para esta regra. Possui PF igual a 3800C. O tungstnio (W) o metal com maior PF, 3422C, sendo utilizado em filamentos de lmpadas incandescentes. Potencial de Ionizao a energia mnima necessria para arrancar um eltron de um tomo isolado no seu estado gasoso. O primeiro potencial de ionizao considerado o mais importante porque a energia necessria para arrancar o primeiro eltron da camada mais externa do tomo. De acordo com o SI (Sistema Internacional) deve-se ser expresso em Kj/mol.


O potencial de ionizao uma propriedade peridica, que na tabela peridica, se comporta exatamente ao contrrio do raio atmico. Quanto maior o raio atmico, menor a atrao do ncleo com o seu eltron mais afastado. Ento mais fcil de arrancar o eltron. Consequentemente menor a energia de ionizao. O potencial de ionizao aumenta, nas famlias de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita. Eletronegatividade a tendncia que um tomo tem de atrair eltrons. muito caracterstico dos no-metais. Linus Pauling, atravs de experimentos, tentou quantificar esta tendncia e criou uma escala de eletronegatividade. Essa escala existe em muitas tabelas peridicas. A eletronegatividade aumenta conforme o raio atmico diminui. Quanto maior o raio atmico, menor ser a atrao do ncleo pelos eltrons mais afastados e ento, menor a eletronegatividade. Na tabela peridica, os gases nobres no so considerados, j que no tem tendncia a ganhar ou perder eltrons. J esto estabilizados. A eletronegatividade aumenta nas famlias, de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita. O elemento mais eletronegativo o flor (F), com valor de eletronegatividade 3,98. Eletropositividade a tendncia que um tomo tem de perder eltrons. muito caracterstico dos metais. Pode ser tambm chamado de carter metlico. o inverso da eletronegatividade. A eletropositividade aumenta conforme o raio atmico aumenta. Quanto maior o raio atmico, menor ser a atrao do ncleo pelo eltron mais afastado, maior a facilidade do tomo em doar eltrons, ento, maior ser a eletropositividade. Os gases nobres tambm no so considerados, por conta da sua estabilidade. A eletropositividade aumenta nas famlias, de cima para baixo, e nos perodos, da direita para a esquerda. O elemento mais eletropositivo o frncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70. Tabela de eletronegatividade Lembrando que o menor valor o mais eletropositivo Elementos F O Cl N Br I S C Metais Nobres H P Semi-metais Eletronegatividade 3,98 3,44 3,16 3,04 2,96 2,66 2,58 2,55 2,54 a 2,28 2,20 2,19 2,04 a 1,18


Metais Comuns Fr 2,20 a 0,79 0,70

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrnica a quantidade de energia liberada quando um tomo isolado no seu estado fundamental (fase gasosa) recebe 1. Um tomo isolado no seu estado fundamental pode receber 1, transformando-se em um nion. Isso pode levar ao tomo um estado de maior estabilidade e ento ocorre a liberao de energia.

A afinidade eletrnica aumenta conforme o raio atmico diminui. importante para os no-metais. Os elementos mais eletroafins so os halognios e o oxignio. A eletroafinidade, na tabela peridica, aumenta nas famlias de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita. Seus valores so dados em Kj/mol e so muito difceis de serem medidos. Calor Especfico uma propriedade aperidica. O calor especfico do elemento no estado slido sempre diminui com o aumento do nmero atmico. O calor especfico a quantidade de calor necessria para elevar a 1C a temperatura de 1g do elemento.

LIGAES QUMICAS
Os tomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje. Alguns tomos so estveis, ou seja, pouco reativos. J outros no podem ficar isolados. Precisam se ligar a outros elementos. As foras que mantm os tomos unidos so fundamentalmente de natureza eltrica e so chamadas de Ligaes Qumicas. Toda ligao envolve o movimento de eltrons nas camadas mais externas dos tomos, mas nunca atinge o ncleo.

ESTABILIDADE DOS GASES NOBRES


De todos os elementos qumicos conhecidos, apenas 6, os gases nobres ou raros, so encontrados na natureza na forma de tomos isolados. Os demais se encontram sempre ligados uns aos outros, de diversas maneiras, nas mais diversas combinaes. Os gases nobres so encontrados na natureza na forma de tomos isolados porque eles tm a ltima camada da eletrosfera completa, ou seja, com 8 eltrons. Mesmo o hlio, com 2 eltrons, est completo porque o nvel K s permite, no mximo, 2 eltrons. Regra do Octeto Os elementos qumicos devem sempre conter 8 eltrons na ltima camada eletrnica ou camada de valncia. Na camada K pode haver no mximo 2 eltrons. Desta forma os tomos ficam estveis, com a configurao idntica dos gases nobres. Observe a distribuio eletrnica dos gases nobres na tabela a seguir: NOME HLIO NENIO ARGNIO CRIPTNI O XENNIO RADNIO SMBOLO He Ne Ar Kr Xe Rn Z 2 10 18 36 54 86 K 2 2 2 2 2 2 L 8 8 8 8 8 M 8 18 18 18 N 8 18 32 O 8 18 P 8 Q -

A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a ltima camada completa, ou seja, com o nmero mximo de eltrons que essa camada pode conter, enquanto ltima. Os tomos dos demais elementos qumicos, para ficarem estveis, devem adquirir, atravs das ligaes qumicas, eletrosferas iguais s dos gases nobres. H trs tipos de ligaes qumicas: - Ligao Inica perda ou ganho de eltrons. - Ligao Covalente compartilhamento de eltrons. - Ligao Metlica tomos neutros e ctions mergulhados numa "nuvem" de eltrons.

LIGAO INICA
A ligao inica resultado da alterao entre ons de cargas eltricas contrrias (nions e ctions). Esta ligao acontece, geralmente, entre os metais e no-metais. Metais 1 a 3 eltrons na ltima camada; tendncia a perder eltrons e formar ctions. Elementos mais eletropositivos ou menos eletronegativos. No-Metais 5 a 7 eltrons na ltima camada; tendncia a ganhar eltrons e formar nions. Elementos mais eletronegativos ou menos eletropositivos.


Ento: METAL + NO-METAL LIGAO INICA Exemplo: Na e Cl Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1 Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7 O Na quer doar 1 O Cl quer receber 1 Na+ (ction) Cl (nion)

O cloro quer receber 7 na ltima camada. Para ficar com 8 (igual aos gases nobres) precisa de 1.

Na+ ction

Cl nion

NaCl cloreto de sdio

As ligaes inicas formam compostos inicos que so constitudos de ctions e nions. Tais compostos inicos formam-se de acordo com a capacidade de cada tomo de ganhar ou perder eltrons. Essa capacidade a valncia. Observe a tabela com a valncia dos elementos qumicos (alguns alcalinos, alcalinos terrosos, calcognios e halognios): SMBOLO Na K Mg Ca Al F Cl Br O S ELEMENTO QUMICO SDIO POTSSIO MAGNSIO CLCIO ALUMNIO FLOR CLORO BROMO OXIGNIO ENXOFRE CARGA ELTRICA +1 +1 +2 +2 +3 -1 -1 -1 -2 -2

Valncia de outros elementos qumicos:

SMBOLO Fe Fe Ag Zn

ELEMENTO QUMICO FERRO FERRO PRATA ZINCO

CARGA ELTRICA +2 +3 +1 +2

Exemplo: Mg e Cl Mg+2 ction Cl 1nion MgCl2 cloreto de magnsio

Pode-se utilizar a Regra da Tesoura, onde o ction passar a ser o nmero de cloros (no-metal) na frmula final e o nion ser o nmero de magnsio (metal). Outro exemplo: Al e O


Al +3 ction O -2 nion Al2O3 xido de alumnio

Neste caso, tambm foi utilizada a Regra da Tesoura. A frmula final ser chamada de on frmula. Frmula Eletrnica / Teoria de Lewis A frmula Ex. NaCl eletrnica representa os eltrons nas camadas de valncia dos tomos.

A frmula eletrnica tambm chamada de frmula de Lewis por ter sido proposta por esse cientista.

LIGAO COVALENTE
A ligao covalente, geralmente feita entre os no-metais e no metais, hidrognio e no-metais e hidrognio com hidrognio. Esta ligao caracterizada pelo compartilhamento de eltrons. O hidrognio possui um eltron na sua camada de valncia. Para ficar idntico ao gs nobre hlio com 2 eltrons na ltima camada. Ele precisa de mais um eltron. Ento, 2 tomos de hidrognio compartilham seus eltrons ficando estveis: Ex. H (Z = 1) K = 1 HH H2

O trao representa o par de eltrons compartilhados. Nessa situao, tudo se passa como se cada tomo tivesse 2 eltrons em sua eletrosfera. Os eltrons pertencem ao mesmo tempo, aos dois tomos, ou seja, os dois tomos compartilham os 2 eltrons. A menor poro de uma substncia resultante de ligao covalente chamada de molcula. Ento o H2 uma molcula ou um composto molecular. Um composto considerado composto molecular ou molcula quando possui apenas ligaes covalentes Observe a ligao covalente entre dois tomos de cloro:

Frmula de Lewis o

u Frmula Eletrnica

Cl Cl Frmula Estrutural

Cl 2 Frmula Molecular Conforme o nmero de eltrons que os tomos compartilham, eles podem ser mono, bi, tri ou tetravalentes. A ligao covalente pode ocorrer tambm, entre tomos de diferentes elementos, por exemplo, a gua.

Frmula de Lewis

Frmula Estrutural

H2O Frmula Molecular A gua, no exemplo, faz trs ligaes covalentes, formando a molcula H2O. O oxignio tem 6 na ltima camada e precisa de 2 para ficar estvel. O hidrognio tem 1 e precisa de mais 1 para se estabilizar. Sobram ainda dois pares de eltrons sobre o tomo de oxignio. A ligao covalente pode ser representada de vrias formas. As frmulas em que aparecem indicados pelos sinais . ou x so chamadas de frmula de Lewis ou frmula eletrnica. Quando os pares de eltrons so representados por traos (-) chamamos de frmula estrutural plana, mostrando o nmero de ligaes e quais os tomos esto ligados. A frmula molecular a mais simplificada, mostrando apenas quais e quantos tomos tm na molcula. Veja o modelo: H. . H Frmula de Lewis ou eletrnica HH Frmula Estrutural Plana H2 Frmula Molecular

Tabela de alguns elementos com sua valncia (covalncia) e a sua representao:

ELEMENTO HIDROGNIO CLORO OXIGNIO ENXOFRE

COMPARTILHA 1 1 2 2

VALNCIA 1 1 2 2

REPRESENTAO H Cl O e O= S eS= | N,=N eN | | C , = C = , = C | | e C

NITROGNIO

CARBONO

LIGAO METLICA
Ligao metlica a ligao entre metais e metais. Formam as chamadas cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia. No estado slido, os forma geometricamente ordenados formando as clulas, ou grades Uma amostra de metal constituda por um grande nmero de clulas ctions desse metal. ligas metlicas que so metais se agrupam de ou retculo cristalino. unitrias formadas por

Na ligao entre tomos de um elemento metlico ocorre liberao parcial dos eltrons mais externos, com a conseqente formao de ctions, que formam as clulas unitrias. Esses ctions tm suas cargas estabilizadas pelos eltrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrnica. So dotados de certo movimento e, por isso, chamados de eltrons livres. Essa movimentao dos eltrons livres explica por que os metais so bons condutores eltricos e trmicos.


A considerao de que a corrente eltrica um fluxo de eltrons levou criao da Teoria da Nuvem Eletrnica ou Teoria do Mar de eltrons. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de tomos neutros e ctions, mergulhados numa nuvem ou mar de eltrons livres. Esta nuvem de eltrons funcionaria como a ligao metlica, que mantm os tomos unidos.

Figura geomtrica do NaCl (cloreto de sdio)

Um cristal ou retculo cristalino de NaCl aumentado 300 vezes So estas ligaes e suas estruturas que os metais apresentam uma srie de propriedades bem caractersticas, como por exemplo, o brilho metlico, a condutividade eltrica, o alto ponto de fuso e ebulio, a maleabilidade, a ductilidade, a alta densidade e a resistncia trao. As ligas metlicas so a unio de dois ou mais metais. s vezes com no-metais e metais. As ligas tm mais aplicao do que os metais puros. Algumas ligas: - bronze (cobre + estanho) usado em esttuas, sinos

- ao comum (ferro + 0,1 a 0,8% de carbono) com maior resistncia trao, usado em construo, pontes, foges, geladeiras.

- ao inoxidvel (ferro + 0,1 de carbono + 18% de cromo + 8% de nquel) no enferruja (diferente do ferro e do ao comum), usado em vages de metr, foges, pias e talheres.

- lato (cobre + zinco) usado em armas e torneiras.

- ouro / em jias (75% de ouro ou prata + 25% de cobre) usado para fabricao de jias. Utiliza-se 25% de cobre para o ouro 18K. E o ouro 24K considerado ouro puro.

As substncias metlicas so representadas Exemplo: Fe, Cu, Na, Ag, Au, Ca, Hg, Mg, Cs, Li.

graficamente

pelo

smbolo

do

elemento:

Polaridade das Ligaes Qumicas A eletronegatividade a capacidade que um tomo tem de atrair para si o par de eltrons que ele compartilha com outro tomo em uma ligao covalente. As medidas experimentais foram feitas pelo cientista Linus Pauling, que criou uma escala de eletronegatividade. De acordo com a diferena de eletronegatividade dos elementos, pode-se classificar a ligao covalente em polar ou apolar.


= diferena de eletronegatividade Ligao Apolar ( =0) A diferena de eletronegatividade tem que ser igual zero. Geralmente, acontece em molculas de tomos iguais. Exemplos:

Ligao Polar (

A diferena de eletronegatividade tem que diferente de zero. Geralmente, acontece em molculas de tomos diferentes. Exemplos:

Observe que a ligao entre I e F mais polar do que a ligao entre H e Cl. Se o valor for maior que 1,7, a ligao inica. Exemplos:

Polaridade das Molculas Durante as ligaes qumicas, podem sobrar eltrons do tomo central. Ento: - molcula polar quando no sobram eltrons do tomo central. - molcula apolar quando sobram eltrons do tomo central.

LIGAES INTERMOLECULARES / INTERAES INTERMOLECULARES


Os slidos inicos esto unidos por causa da forte atrao entre seus ons ctions e seus ons nions. A maioria dos metais so slidos a temperatura ambiente por causa da ligao metlica. As substncias que tem ligaes covalentes podem ser, em temperatura ambiente, slida, liquida ou gasosa. Isto mostra que as interaes entre estas molculas podem ser maiores ou menores. Existem trs tipos de interaes intermoleculares. Elas servem somente para as substncias que possuem ligaes covalentes. So elas: - Pontes de Hidrognio ou Ligaes de Hidrognio; - Foras dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar; - Foras de London, Foras de Van der Waals ou dipolo-induzido. Pontes de Hidrognio


Esta interao intermolecular pode ser chamada tambm de Ligaes de Hidrognio. realizada sempre entre o hidrognio e um tomo mais eletronegativo, como flor, oxignio e nitrognio.

Flor H + Oxignio Nitrognio

caracterstico em molculas polares. Podem ser encontrados no estado slido e liquido. a ligao mais forte de todas, devida alta eletropositividade do hidrognio e alta eletronegatividade do flor, oxignio e nitrognio. De um lado, um tomo muito positivo e do outro, um tomo muito negativo. Isto faz com que a atrao entre estes tomos seja muito forte. Por isso, em geral so slidos ou lquidos. Exemplos: H2O, HF, NH3 Uma consequncia das pontes de hidrognio que existem na gua a sua elevada tenso superficial. As molculas que esto no interior do lquido atraem e so atradas por todas as molculas vizinhas, de tal modo que as essas foras se equilibram. J as molculas da superfcie s so atradas pelas molculas de baixo e dos lados. Consequentemente, essas molculas se atraem mais fortemente e criam uma pelcula parecida com uma pelcula elstica na superfcie da gua. Este fenmeno ocorre com todos os lquidos, mas com a gua, acontece mais intensamente. A tenso superficial explica alguns fenmenos, como por exemplo, o fato de alguns insetos caminharem sobre a gua e a forma esfrica das gotas de gua. Dipolo-Dipolo Esta interao intermolecular pode ser chamada tambm de dipolo-permanente ou dipolar. Ocorre em polares. menos intensa que as pontes de hidrognio. Quando a molcula polar, h de um lado um tomo mais eletropositivo e do outro, um tomo mais eletronegativo. Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molcula se oriente na direo da extremidade positiva do dipolo de outra molcula. Assim:

Exemplos: HCl, HBr, HI Foras de London Esta interao intermolecular pode ser chamada tambm de dipolo-induzido ou Foras de Van der Waals. a interao mais fraca de todas e ocorre em molculas apolares. Neste caso, no h atrao eltrica entre estas molculas. Deveriam permanecer sempre isolados e o que realmente acontece porque, em temperatura ambiente, esto no estado gasoso. So cerca de dez vezes mais fracas que as ligaes dipolo-dipolo. A molcula mesmo sendo apolar, possui muitos eltrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado momento, de uma molcula estar com mais eltrons de um lado do que do outro. Esta molcula estar, portanto, momentaneamente polarizada e por induo eltrica, ira provocar a polarizao de uma molcula vizinha (dipolo induzido), resultando uma fraca atrao entre ambas. Esta atrao a Fora de London. Exemplos: Cl2, CO2, H2


Quadro-Resumo das propriedades fsicas e os tipos de ligaes: Tipo de substncia Partcula Atrao entre as partculas Estado fsico PF e PE Condutividade eltrica Metlica tomos e ctions Por eltrons livres Slido (exceto Hg) Alto Alta (slidos e lquidos), sem atrao da substncia Insolvel Dura, mas malevel e dctil Inica ons Atrao eletrosttica Slido Alto Alta (fundidos ou em soluo) Covalente polar molculas Pontes de hidrognio ou dipolo-dipolo Lquido Baixo Praticamente nula quando pura. Condutora quando em soluo Solvel em solvente polar Covalente apolar Molculas

Van der Waals Gasoso Muito baixo

Nula Solvel em solvente apolar

Solubilidade em solventes comuns Dureza

Solvel em solvente polar Dura, porm quebradia

Geralmente, usa-se a regra que semelhante dissolve semelhante. Isto quer dizer que solvente polar dissolve substncia polar e que solvente apolar dissolve substncia apolar. Mas nem sempre esta regra est correta. A gua, por exemplo, uma substncia polar e pode dissolver o lcool etlico, que apolar.

GEOMETRIA MOLECULAR
A geometria molecular explica como esto dispostos os tomos dentro da molcula. Os tomos tendem a ficar numa posio mais espaada, esparramada possvel. Assim conseguem adquirir a estabilidade. As geometrias moleculares so: linear, angular, trigonal planar, piramidal, tetradrica, octadrica, forma de T, bipirmide trigonal, gangorra ou tetradrica distorcida, quadrado planar, pirmide de base quadrtica. Veja as principais geometrias moleculares: Linear Para molculas diatmicas (com dois tomos). Polar tomos diferentes: Apolar tomos iguais: H2 HCl HH H Cl

Para molculas triatmicas (com trs tomos), sem sobra de eltrons do elemento central. Apolares. Formam um ngulo de 180. CS2 SCS

Angular Para molculas triatmicas com sobra de eltrons. Polares. Formam um ngulo de 10928. H2O :O:


H Trigonal Planar Para molculas tetratmicas Formam um ngulo de 120. | sem sobra BF3 B F Piramidal Para : P molculas tetratmica, com sobra de um par de eltrons. Polares. F de eltrons. Apolares. F H

Cl Cl

Cl

Tetradrica Para molculas pentatmicas com tomo central. Apolares. Cl CCl4 Cl C

Cl Cl

FUNO DA QUMICA INORGNICA


Algumas substncias qumicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funes qumicas. Funo Qumica conjunto de compostos com propriedades qumicas semelhantes. As substncias inorgnicas se dividem em quatro grandes grupos que so conhecidos como as funes da qumica inorgnica. So elas: cidos, bases, xidos e sais. H tambm as funes orgnicas que so os hidrocarbonetos, lcoois, cetonas, aldedos, teres, steres, cidos carboxlicos, aminas e amidas.

CIDOS
cido toda substncia que em gua produz o ction H+. Quando um cido entra em contato com a gua, ele se ioniza e libera H+. Exemplos: HCl + H2O H+ + ClHF + H2O H+ + FH2SO4 H+ + SO2Identifica-se um cido com a presena de um H+ no lado esquerdo da frmula. As principais caractersticas dos cidos so: - sabor azedo (em geral txicos e corrosivos); - conduzem eletricidade em soluo aquosa (em gua); - mudam a cor de certas substncias (indicadores cido-base, que so substncias orgnicas); - reagem com base formando sal e gua. Utilidade - cido sulfrico (H2SO4) produto qumico mais utilizado na indstria, por isso o consumo de cido sulfrico mede o desenvolvimento industrial de um pas. corrosivo e muito solvel em gua. usado em baterias de automveis, na produo de fertilizantes, compostos orgnicos, na limpeza de metais e ligas metlicas (ao). - cido clordrico (HCl) um dos componentes do suco gstrico do nosso estmago. O HCl puro um gs muito corrosivo e txico. O HCl em soluo aquosa sufocante e corrosivo. usado na limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejo. O cido muritico o cido clordrico impuro. - cido fluordrico (HF) utilizado para a produo de alumnio, corroso de vidros (em automveis), decorao em objetos de vidro. altamente corrosivo para a pele. - cido ntrico (HNO3) cido txico e corrosivo. Utilizado na produo de fertilizantes e de compostos orgnicos.

Classificao A) PRESENA DE OXIGNIO - cidos sem oxignio hidrcidos Exemplos: HCl, HBr - cidos com oxignios oxicidos Exemplos: H2SO4, HNO3 B) NMERO DE H+ IONIZVEIS - monocido produz 1 H+ Exemplos: HCl, HNO3 - dicido produz 2 H+ Exemplos: H2SO4,H2CO3 - tricido produz 3 H+ Exemplos: H3PO4, H3BO3 - tetrcidos 4H+ Exemplos: H4SiO4 Os policidos so cidos com dois ou mais H+ ionizveis.


C) FORA CIDA (GRAU DE IONIZAO): - Hidrcidos: Fortes: HCl, HBr Moderado: HF Fraco: os demais hidrcidos - Oxicidos: Sendo a frmula genrica: HaEOb, onde: H = hidrognio E = elemento qumico O = oxignio a = nmero de H b = nmero de O Se b-a: 3 ou 2 = cido forte 1 = cido moderado 0 = cido fraco Exemplos: HNO3 3-1=2 cido forte H3PO4 4-3=1 cido moderado H3BO3 3-3=0 cido fraco Nomenclatura A) HIDRCIDOS cido + nome do elemento + drico Exemplos: HCl cido clordrico H2S cido sulfdrico B) OXICIDOS cido + nome do elemento + oso/ico Exemplos: H2SO4 cido sulfrico HNO3 cido ntrico H3PO4 cido fosfrico HClO3 cido clrico H2CO3 cido carbnico Todos os cidos acima terminam em ICO. Eles servem como referncia para dar nome aos demais oxicidos. Se diminuirmos o nmero de oxignio destes cidos, utilizamos a terminao OSO. Se diminuirmos dois oxignios, adicionamos HIPO antes do elemento mais a terminao OSO. Se aumentar o nmero de oxignio, colocamos o prefixo PER na frente do elemento. Veja os exemplos: H2SO5 H2SO4 H2SO3 H2SO2 cido cido cido cido persulfrico sulfrico sulfuroso hiposulfuroso

Ento: cido per+elemento+ico cido+elemento+ico cido +elemento+oso cido+hipo+elemento+oso


BASES
Base toda substncia que em gua produz o nion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com gua, ela se dissocia e libera OH-. Exemplos: NaOH + H2O Na+ + OHMg(OH)2 + H2O Mg2+ + 2OHAl(OH)3 + H2O Al3+ + 3OHIdentifica-se uma base pela presena de OH- no lado direito da frmula. As principais caractersticas das bases so: - sabor adstringente (sabor igual ao da banana verde que parece que prende a lngua); - conduzem eletricidade em soluo aquosa (em gua); - mudam a cor de certas substncias, os chamados indicadores cido-base; -reagem com cidos formando sal e gua. Utilidade - Hidrxido de sdio (NaOH) conhecida tambm como soda custica. txico e corrosivo. Usado para desentupir pias. muito usado na indstria qumica para preparar sabo e outros compostos orgnicos.

- Hidrxido de Magnsio (Mg(OH)2) usado como anticido estomacal. tambm chamado de leite de magnsia.

- Hidrxido de clcio (Ca(OH)2) chamado de cal hidratada, cal apagada ou cal extinta. Usada na construo civil para preparar argamassa e usado em pinturas. O hidrxido de clcio em gua chamado de leite de cal ou gua de cal.

- Hidrxido de amnio (NH4OH) em soluo aquosa conhecido como amonaco ou amnia. Usado em limpeza domstica, saponificaes de gorduras e leos. txico e irritante aos olhos.


Classificao A) Nmero de OH- dissociadas: - Monobase possui uma OHExemplo: NaOH, NH4OH - Dibase- possui dois OHExemplos: Mg(OH)2, Fe(OH)2 - Tribase possui trs OHExemplos: Al(OH)3, Fe(OH)3 - Tetrabase possui quatro OHExemplos: Pb(OH)4, Sn(OH)4 B) Fora Bsica/Grau de Dissociao: - Base Forte tem grau de dissociao de quase 100%. So as bases dos metais alcalinos e alcalinos terrosos. Exemplos: NaOH, KOH, Ca(OH)2 Exceo: Mg(OH)2 que uma base fraca. - Base Fraca tem grau de dissociao inferior a 5%. So as demais bases, incluindo o Mg(OH)2 e NH4OH. C) Solubilidade em gua: - Solveis: bases dos metais alcalinos e o NH4OH. Exemplos: KOH, NaOH, LiOH, NH4OH. - Pouco solveis: bases dos metais alcalinos terrosos. Exemplos: Ba(OH)2, Ca(OH)2, Mg(OH)2. - Insolveis: demais bases. Exemplos: Fe(OH)2, Al(OH)3, Sn(OH)2 Nomenclatura A) Elementos com um NOX/ Elementos com NOX fixo: Hidrxido de + nome do elemento Exemplos: NaOH (nox 1+) hidrxido de sdio Mg(OH)2 (nox 2+) hidrxido de magnsio Ca(OH)2 (nox 2+) hidrxido de clcio B) Elementos com mais de um NOX/ Elementos com NOX varivel: Hidrxido de + nome do elemento + OSO/ICO Ou ainda: Hidrxido de + nome do elemento + nmero do NOX em romano O NOX maior fica com a terminao ICO e o NOX menor fica com a terminao OSO. Exemplos: Fe(OH)2 hidrxido ferroso ou hidrxido de ferro II Fe(OH)3 hidrxido frrico ou hidrxido de ferro III


XIDOS
xido toda substncia formada por oxignio e mais outro elemento. Formam compostos binrios, ou seja, s possuem dois elementos na sua frmula qumica.

gua magnetita Exemplos: Na2O, MgO, Al2O3, FeO.

rochas

Identificam-se os xidos como composto binrio sendo o oxignio o elemento mais eletronegativo e do lado direito da frmula. Portanto, no existe um xido com flor. Utilidade - xido de clcio (Cao) slido branco usado na construo civil para fabricar cimento, tijolo, cermicas. Age como fungicida e bactericida. Na agricultura, para corrigir a acidez do solo, pode ser chamado de cal viva ou cal virgem.

- Dixido de carbono (CO2) o gs carbnico obtido como subproduto de vrias reaes industriais. Usado em refrigerantes e quando slido conhecido como gelo-seco. Participa da fotossntese das plantas. - xido de hidrognio (H2O) a gua. xido mais importante do planeta. Toda a forma de vida na Terra est associada a este xido. - xido de zinco (ZnO) um p branco (alvaiade) usado em pinturas do rosto de palhaos. Usado tambm como protetor solar. - Perxido de Hidrognio (H2O2) chamada de gua oxigenada, um perxido que se decompe rapidamente. usado como bactericida e para branqueamento de cabelos, fibras e papel.

Classificao: A) xidos Bsicos: reagem com gua para formar bases ou reagem com cidos formando sal e gua. Exemplos: Na2O + H2O 2NaOH 2Na2O + 2HCl 2NaCl + H2O So slidos inicos. Metais alcalinos e alcalinos terrosos reagem com a gua. Estes metais tem NOX 1+, 2+ e 3+.


B) xidos cidos: reagem com gua para formar cido ou reagem com base formando sal e gua. Exemplos: SO3 + H2O H2SO4 SO3 + 2 NaOH Na2SO4 + H2O So formados por oxignio e no-metais ou metais com NOX elevado. C) xidos Anfteros: comportam-se como xidos bsicos e tambm como xidos cidos. S reagem com cido forte ou base forte. Exemplos: ZnO + HCl ZnCl2 + H2O ZnO + 2NaOH Na2ZnO2 + H2O So, em geral, slidos inicos, insolveis em gua. Podem ser formados por: Zn, Pb, Sn, As, Sb. D) xidos neutros: no reagem com gua, nem com cido e nem com base. Exemplos: CO, N2O, NO. So gases e moleculares, formados por no-metais. E) Perxidos: reagem com gua ou com cido diludo formando gua oxigenada (H2O2). Exemplos: Na2O2 + 2H2O 2NaOH + H2O2 Na2O2 + H2SO4 Na2SO4 + H2O2 Na2O2 perxido de sdio H2O2 perxido de hidrognio

Nomenclatura A) xidos com NOX fixo: Em geral, metais alcalinos e alcalinos terrosos. xido de + nome do elemento Exemplos: Na2O xido de sdio Cao xido de clcio B) xidos com NOX varivel: xido de + nome do elemento + ICO/OSO ICO NOX maior OSO NOX menor Exemplos: Fe2O3 (Fe com nox 3+) xido frrico FeO (Fe com nox 2+) xido ferroso Pode-se usar tambm nmero romano indicando o nox do metal. Exemplos: Fe2O3 xido de ferro III FeO xido de ferro II Pode-se usar, ainda a nomenclatura que indica o nmero de tomo de oxignios e o nmero de tomos do elemento. Usa-se esta forma para dar nome aos xidos cidos. Mono Di Tri + xido de + Mono Di Tri + nome do elemento

Exemplos: CO monxido de carbono CO2 dixido de carbono SO3 trixido de enxofre N2O3 trixido de dinitrognio


SAIS
Sal toda substncia que em gua produz um ction diferente do H+ e um nion diferente do OH-. Os sais so formados a partir da reao de um cido com uma base, que a reao de neutralizao, formando tambm gua. Exemplos: HCl + NaOH NaCl + H2O cido base sal gua

As principais caractersticas so: - conduzem eletricidade quando esto na fase lquida (fundidos) ou em soluo aquosa, porque nestes casos h eltrons livres; - geralmente so slidos temperatura e presso ambiente (25C e 1atm). Utilidade - Cloreto de sdio (NaCl) obtido da gua do mar e utilizado na alimentao como sal de cozinha e na conservao de carnes. Na indstria, usado para a produo de soda custica e gs cloro.

- Carbonato de sdio (Na2CO3) tambm chamado de soda ou barrilha. Usado para a fabricao de vidro, sabo, corantes e no tratamento de gua de piscina. - Carbonato de clcio (CaCO3) na natureza, encontrado na forma de mrmore, calcrio e calcita. Forma as estalactites e as estalagmites das cavernas. Usado na produo de cimento e de cal virgem (Cao). Reduz a acidez do solo.

mrmore

estalactite e estalagmite nas cavernas

- Hipoclorito de sdio (NaOCl) usado como anti-sptico e alvejante (clareamento de roupas).

Nomenclatura O nome do sal formado a partir do nome do cido que o originou: Assim:


CIDO DRICO ICO OSO SAL ETO ATO ITO

Nome do Sal: Nome do nion do cido de origem + eto/ato/ito + de + nome do ction da base de origem Exemplo: HCl + cido clordrico NaOH hidrxido de sdio NaCl + cloreto de sdio H2O gua

Outros nomes: CaF2 fluoreto de clcio NaBr brometo de sdio Li2(SO4) sulfato de ltio KNO2 nitrito de potssio Na2CO3 carbonato de sdio 7.5 Indicadores cido-Base e pH Os indicadores cido-base so substncias orgnicas que ao entrar em contato com um cido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substncia cido ou base, podemos utilizar um indicador orgnico para identificar a funo qumica. So exemplos de indicadores cido-base: fenolftalena, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol. Alguns indicadores naturais tambm podem ser utilizados, como o repolho roxo e a flor hortncia e o hibisco. Veja a colorao que os principais indicadores podem adquirir ao entrar em contato com um cido ou uma base: INDICADOR FENOLFTALENA TORNASSOL CIDO INCOLOR ROSA BASE ROSA AZUL NEUTRO INCOLOR -

Para os outros indicadores: - Repolho roxo, em meio aquoso, fica vermelho em contato com cido, verde em contato com base e vermelho quando neutro. - Alaranjado de metila fica vermelho em contato com cido, amarelo-laranja em base e quando neutro; - O azul de bromotimol fica amarelo em cido, e azul em base e quando neutro; - A flor hortncia fica azul em meio cido e rosa em base; - O hibisco ou mimo-de-vnus, que possui a cor rosa, fica vermelho-alaranjado em contato com cido e verde em meio bsico. Alguns indicadores cido-base so to eficientes que indicam at mesmo o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substncias. Este grau chamado do pH (produto hidrogeninico) que mede a quantidade do ction H+ das solues. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de zero a quatorze. O maior nmero indica soluo bsica (alcalina) e o menor nmero indica uma soluo cida. Se o valor de pH for sete, ou seja, a metade, ento a soluo no nem cida e nem bsica, ela neutra. Quanto mais a soluo se aproxima de zero, mais cida ela . Quanto mais a soluo se aproxima do quatorze, mais bsica ela .


Escala de pH 0 |_______________|_______________| 7 14 cido neutro base

Na prtica, o pH pode ser medido com indicadores cido-base e tambm atravs de aparelhos que medem a condutividade eltrica das solues. Os indicadores mudam de cor em diferentes valores de pH. Para essa mudana de cor damos o nome de viragem e para o valor do pH damos o nome de ponto de viragem. Veja alguns exemplos dirios de valores de pH: CARTER ALCALINO 14 13 12 11 10 9 8 CARTER NEUTRO 7 CARTER CIDO 6 5 4 3 2 1 0 gua da torneira, gua da chuva Refrigerantes Chuva cida Vinagre Suco de limo Suco gstrico (HCl) Soluo aquosa de HCl gua pura Soluo aquosa de NaHCO3 Creme dental alcalino gua de cal PRODUTO Soluo de soda custica (NaOH)

7.6 Teoria Modernas de cido e Base: De uma maneira geral, sabemos que cido toda substncia que em gua produz um ction H+ e que base toda a substncia que em gua produz um nion OH-. Esta teoria foi utilizada durante muito tempo para explicar o conceito de cido e de base. a Teoria de Arrhenius. Mas surgiram, com o passar dos tempos, novas teoria relacionadas a cido e base. So as chamadas Teorias Modernas cido-Base. So elas: - Teoria de Bronsted-Lowry - Teoria de Lewis Antes, vamos relembrar a Teoria de Arrhenius: Teoria de Arrhenius Para este cientista, os cidos e as bases so eletrlitos, que em contato com a gua liberam ons. Quando um cido libera ons em soluo aquosa, acontece uma ionizao. Exemplo: HCl + H2O H+ + Cl-


Na realidade, libera o on hidrnio (H3O+) assim: HCl + H2O H3O+ + ClQuando uma base libera ons em soluo aquosa, acontece uma dissociao. Exemplo: NaOH + H2O Na+ + OHcido de Arrhenius toda substncia que em gua produz um ction H+. Base de Arrhenius toda a substncia que em gua produz um nion OH-.

Teoria de Bronsted-Lowry Esta teoria baseada nos estudos dos qumicos Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry. Juntos eles definiram cido e base na ausncia de gua, que no explicado pela Teoria de Arrhenius. A teoria baseada em doar ou receber 1 prton. cido de Bronsted-Lowry toda a espcie qumica que doa 1 prton. Base de Bronsted-Lowry toda a espcie qumica que recebe 1 prton. Exemplo: doa recebe HCl cido + NH3 base doa NH4+ cido recebe + Clbase

Neste caso, o HCl doa 1 prton para a amnia (NH3). Na reao reversa, o NH4+ quem doa 1 prton para o on Cl-. Os cidos e bases de Bronsted-Lowry formam pares conjugados. Sempre um cido e uma base. O cido da primeira reao e a base que formou. Assim: HCl e Cl- so pares conjugados. O HCl o cido conjugado da sua base conjugada Cl-. A NH3 e NH4+ so pares conjugados. A NH3 a base conjugada do seu cido conjugado NH4+. Teoria de Lewis O qumico norte-americano Gilbert Newton Lewis, desenvolveu uma teoria cido-base relacionada ao par de eltron. cido de Lewis a espcie qumica que recebe o par de eltrons numa reao qumica. Base de Lewis - a espcie qumica que doa o par de eltrons numa reao qumica. Exemplo: doa :NH3 base Quadro-resumo das teorias cido-base: TEORIA ARRHENIUS BRONSTED-LOWRY LEWIS CIDO Libera H+ em soluo aquosa Doa 1 prton Recebe par de eltrons BASE Libera aquosa OHem soluo recebe + H+ cido NH4+

Recebe 1 prton Doa par de eltrons

REAES QUMICAS
As substncias podem combinar-se com outras substncias transformando-se em novas substncias. Para estas transformaes damos o nome de Reaes Qumicas. Reao Qumica um fenmeno onde os tomos permanecem intactos. Durante as reaes, as molculas iniciais so "desmontadas" e os seus tomos so reaproveitados para "montar" novas molculas.

No nosso cotidiano, h muitas reaes qumicas envolvidas, como por exemplo, no preparo de alimentos, a prpria digesto destes alimentos no nosso organismo, a combusto nos automveis, o aparecimento da ferrugem, a fabricao de remdios, etc.

EQUAO QUMICA
A forma que representamos a reao qumica chama-se Equao Qumica. Equao Qumica a representao grfica da reao qumica. Nela colocamos os elementos que esto envolvidos na reao, de forma abreviada, e como ela aconteceu, atravs de smbolos j padronizados. As Equaes Qumicas representam a escrita usada pelos qumicos e de forma universal, ou seja, a mesma em qualquer pas. As substncias que participam da reao qumica so chamadas de produtos ou reagentes na equao qumica. Reagentes (1 membro) so as substncias que esto no incio da reao. So as que iro reagir, sofrer a transformao. Produtos (2 membro) so as substncias resultantes da reao qumica. Exemplo: Duas molculas de gs hidrognio juntam-se com uma molcula de gs oxignio formando duas molculas de gua. 2H2 + O2 2 H2O produto

reagente

Observe que o H2 e o O2 so reagentes e H2O o produto. Para representar a reao qumica, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformao. Em cima da seta, so utilizados alguns smbolos indicando as condies nas quais a reao deve ocorrer. - calor aq aquoso ( em gua)


cat catalisador energia luminosa Em cada substncia pode haver os seguintes smbolos: - desprendimento de gs - precipitao de um slido Nas equaes qumicas, as substncias podem aparecer com seus estados fsicos: (s) slido (l) lquido (g) gasoso Exemplo: C (s) + O2 (g) CO2 (g)

BALANCEAMENTO DE EQUAES QUMICAS


Em uma reao qumica, a estrutura dos tomos, enquanto elementos qumicos ficam inalterados. Os tomos de um elemento no se transformam em tomos de outro elemento. Tambm no h perda ou criao de tomos novos (Lei de Lavoisier). O nmero de tomos dos reagentes deve ser igual ao nmero de tomos dos produtos. Quando isso acontece, dizemos que a equao qumica est balanceada. Exemplo de equao balanceada: C + O2 CO2 + O2 H2O

Exemplo de equao qumica no balanceada: H2

Observe que na 1 equao h um carbono e no reagente e um carbono no produto. Tambm h dois oxignios no reagente e dois no produto. A equao est corretamente balanceada. Na 2 equao, h dois hidrognios no reagente e dois hidrognios no produto, porm h dois oxignios no reagente e apenas um no produto. Ento, deve-se balancear esta equao. H alguns mtodos para balancear uma equao qumica. O mais fcil e simples o Mtodo das Tentativas. Para balancear a 2 equao, podemos colocar o nmero 2 na frente do H2 e o nmero 2 na frente da H2O, assim: 2 H2 + O2 2 H2O

O nmero de tomos, por exemplo, deve ser mantido sempre. Para esse nmero damos o nome de ndice. O nmero que poder ser colocado na frente do tomo o coeficiente, no caso, tambm 2. Ento temos agora 4 H no reagente e 4 H no produto. Tambm 2 O no reagente e 2 O no produto. A reao agora est balanceada. Quando o coeficiente for 1, ele no precisa ser escrito. Mtodo das Tentativas / Acerto de Coeficientes Para fazer o acerto dos coeficientes das reaes qumicas, utilizamos o mtodo das tentativas, que consiste apenas em contar o nmero de tomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos comear acertando os metais. Em seguida os no-metais, depois oxignio e por ltimo o hidrognio. Nesta ordem: 1) Metais 2) No-Metais 3) Oxignio 4) Hidrognio

VELOCIDADE DAS REAES


As reaes qumicas no ocorrem com a mesma velocidade: umas so mais rpidas, outras so bem lentas. A reao entre bicarbonato de sdio, por exemplo, e vinagre, rpida. Basta os reagentes entrarem em contato para que ela ocorra. J a reao que ocorre entre ferro, oxignio e gua, formando a ferrugem, lenta.


Alguns fatores podem alterar a velocidade das reaes qumicas. Numa reao entre um comprimido efervescente e gua podemos acelerar a velocidade desta reao. Basta dividir o comprimido em pedaos iguais. Ento quanto mais triturado, mais dividido, mais rpido a reao. Este fator a superfcie de contato, que aumenta e faz com que a reao seja mais rpida. O mesmo acontece quanto temperatura. Se colocarmos o comprimido efervescente em gua fria e outro em gua quente, observaremos que com a gua quente a reao ocorre mais rpida. Ento, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reao qumica aumente.

TIPOS DE REAES QUMICAS


As reaes qumicas so classificadas em quatro tipos: sntese ou adio anlise ou decomposio simples troca ou deslocamento dupla troca

- SNTESE OU ADIO a reao onde duas ou mais substncias reagem para se transformar em uma. Exemplos: C + O2 CO2 Cao + H2O Ca(OH)2 - ANLISE OU DECOMPOSIO a reao onde uma substncia se divide em duas ou mais substncias de estrutura mais simples. Exemplos: 2AgBr 2Ag + Br2 2Cu(NO3)2 2CuO + 4NO2 + O2 - SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO a reao onde uma substncia simples troca de lugar com um elemento de uma substncia composta, se transformando em uma nova substncia simples. Exemplos: Zn + H2SO4 ZnSO4 + H2 Fe + CuSO4 FeSO4 + Cu - DUPLA TROCA a reao onde duas substncias compostas reagem e trocam seus elementos, se transformando em duas substncias tambm compostas. Exemplos: HCl + NaOH NaCl + H2O FeS + 2HCl FeCl2 + H2S


LEI DE LAVOISIER
Numa reao qumica, a soma das massas dos reagentes igual soma das massas dos produtos. Segundo esta lei, num sistema qumico fechado, qualquer que seja a transformao ocorrida, a massa segue constante. Estas afirmativas obedecem a uma Lei da natureza. Descoberta pelo cientista francs Antoine Lavoisier, no final do sculo XVII. Por este motivo, esta lei ficou conhecida como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservao da Massa. dele tambm a clebre frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".

Observe: Uma reao entre as substncias A e B A massa da substncia A 20g e de B 5g. Qual a massa de C? A + B 20g 5g Ento: 20 + 5 = 25g de C A + B 20g 5g C 25g C x

transformam-se

em

C.

Esta reao obedece a Lei de Lavoisier, onde a soma das massas dos reagentes igual a soma da massa dos produtos.


LEI DE PROUST
"Uma determinada substncia composta formada por substncias mais simples, unidas sempre na mesma proporo em massa". O qumico francs Joseph Louis Proust observou que em uma reao qumica a relao entre as massas das substncias participantes sempre constante. A Lei de Proust ou a Lei das propores definidas diz que dois ou mais elementos ao se combinarem para formar substncias, conservam entre si propores definidas. Observe: A massa de uma molcula de gua 18g e resultado da soma das massas atmicas do hidrognio e do oxignio.

H2 massa atmica = 1 O massa atmica = 16 1 x 16 = 16g

2g

Ento 18g de gua tem sempre 16g de oxignio e 2g de hidrognio. A molcula gua esta na proporo 1:8. m H2 = 2g = 1 ____ ___ __ mO 16g 8

As Leis de Lavoisier e de Proust so chamadas de Leis Ponderais porque esto relacionadas massa dos elementos qumicos nas reaes qumicas.

ESTEQUIOMETRIA
Estequiometria a parte da Qumica que estuda as propores dos elementos que se combinam ou que reagem.

MASSA ATMICA (u)


a massa do tomo medida em unidades de massa atmica (u).

A massa atmica indica quantas vezes o tomo considerado mais pesado que C12.

do istopo

Na natureza, quase todos os elementos so misturas dos seus istopos com diferentes porcentagens em massa. Estas porcentagens so chamadas de abundncias relativas. Veja a abundncia relativa do cloro: Istopo Cl35 Cl37 Abundncia Relativa 75,4% 24,6% Massa Atmica 34,969 u 36,966 u

A massa atmica do cloro que aparece na Tabela Peridica dos Elementos a mdia ponderada destas massas. O clculo feito desta maneira:

Veja a porcentagem dos istopos do hidrognio na natureza: 1H1 99,9% Hidrognio 1H 0,09% Deutrio 1H 0,01% Trtio

Antigamente, utilizava-se o termo "peso atmico". Mas deve-se evitar este termo. Para determinar as massas atmicas dos elementos utilizado um aparelho chamado espectrmetro de massas.

MASSA MOLECULAR (MM)


a massa da molcula medida em unidades de massa atmica. Para clculos estequiomricos, utliza-se a unidade gramas (g). O clculo da massa molecular feito a partir das massas atmicas dos elementos e a soma dos seus tomos na molcula. Assim: H2O (gua) O = 1x 16 = 16 H=2x1=2 MM = 16 + 2 = 18g ou 18u Na frmula da gua h 1 tomo de O que multiplicado pela sua massa atmica (16), resultando em 16. H dois tomos de H que multiplicado pela sua massa atmica (1), resultando em 2. Estes resultados so somados e desta forma encontramos o valor da massa molecular, 18g ou 18u.


Veja outros exemplos: CO2 (dixido de carbono) O = 2 x 16 = 32 C = 1 x 12 = 12 MM = 32 + 12 = 44g ou 44u C12H22O11 (sacarose) O = 11 x 16 = 176 H = 22 x 1 = 22 C = 12 x 12 = 144 MM = 176 + 22 + 144 = 342g ou 342u Mg(OH)2 (hidrxido de magnsio) H=2x1=2 O = 2 x 16 = 32 Mg = 1 x 24 = 24 MM = 2 + 32 + 24 = 58g ou 58u Ca(NO3)2 (nitrato de clcio) O = 6 x 16 = 96 N = 2 x 14 = 28 Ca = 1 x 40 = 40 MM = 96 + 28 + 40 = 164g ou 164u CuSO4.5H2O (sulfato cprico penta-hidratado) O = 5 x 16 = 80 H = 10 x 1 = 10 O = 4 x 16 = 64 S = 1 x 32 = 32 Cu = 1 x 63,5 = 63,5 MM = 80 + 10 + 64 + 32 + 63,5 = 249,5g ou 249,5u Frmula Mnima uma frmula que fornece o nmero relativo entre os tomos da substncia. Mostra a proporo em nmero de tomos dos elementos expressa em nmero inteiros e os menores possveis. Veja a frmula mnima de algumas substncias e sua frmula moleculares: Substncia gua Oxigenada Glicose cido Sulfrico Frmula Molecular H2O2 C6H12O6 H2SO4 Frmula Mnima HO CH2O H2SO4

Geralmente, as frmulas mnimas so uma simplificao matemtica da frmula molecular. A gua oxigenada pode ser dividida por 2 formando a frmula mnima acima. Na glicose, a frmula molecular foi dividida por 6 e no cido sulfrico, no possvel dividir por um nmero inteiro, ento a frmula mnima fica igual frmula molecular. Composio Centesimal ou Anlise Elementar A frmula centesimal fornece o percentual dos tomos que compe a substncia. Representa a proporo em massa que existe na substncia. sempre constante e segue a Lei de Proust. Exemplo: C: 85,6% H: 14,4% Veja como calcular a frmula centesimal a partir de dados obtidos da anlise da substncia:


A anlise de 0,40g de um certo xido de ferro revelou que ele possui 0,28g de ferro e 0,12g de oxignio. Qual a sua frmula centesimal?

x = 70% de Fe

x = 30% Ento, neste xido possui 70% de Fe e 30% de O.

MOL
A palavra mol foi utilizada pela primira vez pelo qumico Wilhem Ostwald em 1896. Em latim, esta palavra significa mole, que significamonte, quantidade. A partir desta palavra tambm originoumolcula, que quer dizer pequena quantidade. Algumas mercadorias so vendidadas em quantidades j definidas, como por exemplo a dzia (6), a resma (500) e etc. O mol tambm determina quantidade. Pode determinar tambm massa e volume. Veja o esquema a seguir:

O mol indica quantidade. Um mol de qualquer coisa possui 6,02.1023 unidades. utilizado em qumica para referir-se matria microscpica, j que este nmero muito grande. Pode ser usado para quantificar tomos, molculas, ons, nmero de eltrons, etc. O nmero 6,02.1023 a constante de Avogadro. Exemplos: 1 mol de tomos de H tem 6,02.1023 tomos. 2 mol de tomos de H tem 2 x 6,02.1023 tomos = 12,04.1023 tomos de H O mol indica massa. Um mol de um elemento igual a sua massa molecular em gramas (g). Exemplos: 1 mol de gua tem 18g 2 mol de gua tem 2 x 18 = 36g O mol indica volume. Na realidade, indica o volume ocupado por um gs nas CNTP (condies normais de temperatura e presso). Para gases que esto nestas condies, o valor de um mol 22,4L (litros). CNTP: T=0C = 273K P = 1atm = 760mmHg Exemplos: 1 mol de CO2 ocupa que volume nas CNTP? 22,4L 2 mol de CO2 ocupa que volume nas CNTP? 2 x 22,4L = 44,8L Para gases que no esto nestas condies, utiliza-se a frmula do Gs Ideal ou Equao de Clapeyron:


P.V = n.R.T Onde: P = presso do gs (atm) V = volume do gs (L) n = nmero de mols do gs (mol) R = constante de Clapeyron = 0,082atm.L/mol.K T = temperatura do gs (K)

ESTEQUIOMETRIA COMUM / ESTEQUIOMETRIA DA FRMULA:


Os clculos estequiomtricos so clculos que relacionam as grandezas e quantidades dos elementos qumicos. Utiliza-se muito o conceito de mol nestes clculos. muito importante saber transformar a unidade grama em mol. Pode-se usar a seguinte frmula:

Onde: n = nmero de mol (quantidade de matria) m = massa em gramas MM = massa molar (g/mol) Exemplo: Quantas gramas existem em 2 mol de CO2?

Este clculo pode ser feito tambm por Regra de Trs:

Para os clculos com regra de trs, sempre devemos colocar as unidade iguais uma embaixo da outra, como no exemplo acima. Outros exemplos de clculos estequiomtricos envolvendo apenas a frmula qumica: 1. Quantos mols h em 90g de H2O?

90 = 18. x

5 mol = x 1. Quantas molculas de gua h em 3 mol de H2O?

x = 3 . 6,02.1023 x = 18,06. 1023 ou 1,806.1024 molculas 3) Qual o volume ocupado por 4 mol do gs Cl2 nas CNTP?

x = 4 x 22,4 x = 89,6L 4) Quantos mols existem em 89,6L do gs CO2 nas CNTP?

x = 4 mol

ESTEQUIOMETRIA DA EQUAO QUMICA


Os clculos estequiomtricos que envolvem uma reao qumica consistem em encontrar as quantidades de certas substncias a partir de dados de outras substncias que participam da mesma reao qumica. Estes clculos so feitos atravs de propores. Deve-se levar em conta os coeficientes, que agora sero chamados de coeficientes estequiomtricos. Veja alguns passos que podem ser seguidos para montar e calcular: 1. 2. 3. 4. 5. fazer o balanceamento da equao qumica (acertar os coeficientes estequiomtricos); fazer contagem de mol de cada substncia; ler no problema o que pede; relacionar as grandezas; calcular com regra de trs (proporo).

Exemplos: 1) 108g de metal alumnio reagem com o cido sulfrico, produzindo o sal e hidrognio, segundo a reao abaixo:

Determine: a) o balanceamento da equao:

Isto quer dizer que 2 mol de Al reage com 3 mol de H2SO4 reagindo com 1 mol de Al2(SO4)3 e 3 mol de H2 b) a massa o cido sulfrico necessria para reagir com o alumnio: 1) passo: 2) passo:

3) passo:

x = 588g de H2SO4 Relacionar a massa de cido com a massa de alumnio, como no 3 passo. Antes, no 1 e no 2passo, transformar o nmero de mol em gramas.

CLCULO DE PUREZA
O clculo de pureza feito para determinar a quantidade de impurezas que existem nas substncias. Estes clculos so muito utilizados, j que nem todas as substncias so puras. Exemplo: Uma amostra de calcita, contendo 80% de carbonato de clcio, sofre decomposio quando submetida a aquecimento, de acordo com a reao:

Qual massa de xido de clcio obtida a partir da queima de 800g de calcita?

x = 640g de CaCO3 Para o restante do clculo, utiliza-se somente o valor de CaCO3 puro, ou seja, 640g.

x = 358,4g de CaO

CLCULO DE RENDIMENTO
comum, nas reaes qumicas, a quantidade de produto ser inferior ao valor esperado. Neste caso, o rendimento no foi total. Isto pode acontecer por vrias razes, como por exemplo, m qualidade dos aparelhos ou dos reagentes, falta de preparo do operador, etc. O clculo de rendimento de uma reao qumica feito a partir da quantidade obtida de produto e a quantidade terica (que deveria ser obtida). Quando no houver referncia ao rendimento de reao envolvida, supe-se que ele tenha sido de 100%. Exemplo: Num processo de obteno de ferro a partir do minrio hematita (Fe2O3), considere a equao qumica no-balanceada:

Utilizandose 480g do minrio e admitindo-se um rendimento de 80% na reao, a quantidade de ferro produzida ser de: Equao Balanceada: Dados: 1Fe2O3 = 480g 2Fe = x (m) com 80% de rendimento MM Fe2O3 = 160g/mol MM Fe = 56g/mol

x = 336g de Fe Clculo de Rendimento:

x = 268,8g de Fe


CLCULO DO REAGENTE LIMITANTE E EM EXCESSO:
Para garantir que a reao ocorra e para ocorrer mais rpido, adicionado, geralmente, um excesso de reagente. Apenas um dos reagentes estar em excesso. O outro reagente ser o limitante. Estes clculos podem ser identificados quando o problema apresenta dois valores de reagentes. necessrio calcular qual destes reagentes o limitante e qual deles o que est em excesso. Depois de descobrir o reagente limitante e em excesso, utiliza-se apenas o limitante como base para os clculos estequiomtricos. Exemplos: 1) Zinco e enxofre reagem para formar sulfeto de zinco de acordo com a seguinte reao:

Reagiu 30g de zinco e 36g de enxofre. Qual o regente em excesso? Balancear a reao qumica: Dados: Zn = 30g S = 36g Transformar a massa em gramas para mol:

Pela proporo da reao 1mol de Zn reage com 1mol de S. Ento 0,46mol de Zn reage com quantos mols de S? Pode ser feita uma regra de trs para verificar qual regente est em excesso:

x = 0,46mol de S Ento 1mol de Zn precisa de 1mol de S para reagir. Se temos 0,46mol de Zn, precisamos de 0,46mol de S, mas temos 1,12mol de S. Conclumos que o S est em excesso e, portanto o Zn o regente limitante. 2) Quantos gramas de ZnS ser formado a partir dos dados da equao acima? Para resolver esta pergunta, utiliza-se somente o valor do reagente limitante.

x = 44,68g de ZnS Algumas constantes e converses teis: 1atm = 760mmHg = 101325Pa 1Torr = 1mmHg R= 0,082atm.L/mol.K R= 8,314/mol.K R= 1,987cal/mol.K Nmero de Avogadro: 6,02.1023 1mL = 1cm 1dm = 1L = 1000mL 1000Kg = 1ton 1Kg = 1000g 1g = 1000mg 1nm = 1.10-9m

FORMULAS E DICAS:

ESTEQUIOMETRIA
Antes de efetuar um clculo estequiomtrico importante saber cacular a massa atmica das substncias. Clculo da massa molecular (MM) Sua unidade em gramas (g). Procura-se o valor da massa atmica do elemento qumico na tabela perodica. Ex. He = 4,00g Ne = 20,18g Se na substncia tiver mais de um elemento ou do mesmo elemento, calcula-se somando as massas atmicas destes elementos. Se tiver do mesmo, multiplica-se. Ex. H2O = 16 + 2. (1) = 18g C12H22O11 = 11. (16) + 22. (1) + 12. (12) = 342g Ca(NO3)2 = 2.3.(16) + 2. (14) + 40 = 164g MOL O mol sempre indica: - quantidade - massa - volume A quantidade um nmero muito grande que foi determinado experimentalmente, o Nmero de Avogadro (6,02.1023). Assim como existe a dzia, existe o Nmero de Se a dzia indica 12 unidades de qualquer coisa, o Nmero de Avogadro indica Avogadro. 6,02.1023


unidades de qualquer coisa. Neste caso, usado para quantificar tomos, molculas, ons e tantas outras partculas subatmicas, muito pequenas. O mol tambm indica massa. a mesma massa que encontramos na Tabela Peridica, porm em gramas (g). portanto um mol de uma substncia igual sua massa atmica. O mol indica volume nas CNTP, que quer dizer condies normais de temperatura e presso. A temperatura deve ser 0C ou 273K e a presso 1 atm. Se estas condies forem satisfeitas, um mol de um gs ser 22,4L. Esta constante para gases. Se o gs no estiver nas CNTP, pode se calcular atravs da seguinte frmula para gases ideiais: P.V = n. R. T Onde: P = presso (atm) V = volume (L) n = nmero de mols R = constante de Clapeyron = 0,082 atm.L/mol.K T = temperatura (K)

Estequiometria Comum ou da Frmula Estes clculos so relaes de grandezas. Utiliza-se regras de trs simples. Colocar sempre na primeira linha os dados que j sabemos e na segunda linha os dados que devem ser calculados. Veja o exemplo: - Quantas gramas de gua h em 3 mol de gua? Se 1 mol h 18 gramas (calcular a massa molecular com a ajuda da tabela peridica) ento 3 mol tem quantas gramas? Na primeira linha, coloca-se os dados conhecidos, ou seja, que um mol tem 18 gramas: Na segunda linha, coloca-se os dados que queremos calcular, ou seja, que 3 mols ter x gramas. Sempre colocando unidade embaixo da mesma unidade. Assim temos: 1 mol 3 mol 18g x(g)

x = 54g de H2O Estequiometria da Equao Qumica Para estes clculos, pode-se seguir alguns passos: 1. 2. 3. 4. 5. fazer o balanceamento da equao qumica (acertar os coeficientes estequiomtricos); fazer contagem de mol de cada substncia; ler no problema o que pede; relacionar as grandezas; calcular com regra de trs (proporo).

sempre importante relacionar as substncias que tem dados e a substncia que se deseja calcular alguma grandeza. Clculo de Pureza Este clculo muito utilizado nos laboratrios qumicos, j que nenhuma substncia 100% pura. Sempre h alguma impureza. Por este motivo, alguns problemas j indicam a quantidade de impureza ou o quanto a substncia pura. Se uma amostra de 40g de NaCl 70% pura, quanto de NaCl h na amostra?


40g 100% x (g) 70% x = 28g de NaCl Este o primeiro passo para os clculos estequiomtricos que envolvem reaes qumicas com clculo de pureza. Clculo de Rendimento Nenhuma reao qumica tem 100% de aproveitamento. Geralmente a quantidade de produto pode ser inferior ao valor esperado. Neste caso, o rendimento no foi total. Isto pode acontecer por vrias razes, como por exemplo, m qualidade dos aparelhos ou dos reagentes, falta de preparo do operador, etc. O clculo de rendimento feito relacionando o valor esperado e o valor obtido de produto. - Numa determinada reao qumica deve-se obter 500g. Porm, a reao s teve 60% de rendimento. Qual o valor da massa obtida de produto? 100 % 500g 60% x (g) x = 300g Constantes e converses teis: Constante de Clapeyron: R= 0,082atm.L/mol.K R= 8,314/mol.K R= 1,987cal/mol.K Nmero de Avogadro: 6,02.1023 Presso: 1atm = 760mmHg = 101325Pa 1Torr = 1mmHg Volume: 1mL = 1cm 1dm = 1L = 1000mL Massa: 1000Kg = 1ton 1Kg = 1000g 1g = 1000mg Comprimento: 1nm = 1.10-9m Frmula para clculo do nmero de mols (n):

Onde: n = nmero de mols m = massa (g) MM = massa molar (g/mol)

RADIOATIVIDADE
Alguns tomos, principalmente os de grande massa, se desintegram espontaneamente, manifestando radioatividade. Pierre Curie e Marie Curie, o casal Curie estudou a radioatividade dos sais de urnio. Eles verificaram que todos os sais de urnio tinham a propriedade de impressionar chapas fotogrficas. Concluram que o responsvel pelas emisses era o urnio (U).

Fizeram muitas experincias, extraindo e purificando o urnio (U) a partir do minrio pechblenda (U3O).

Observaram que as impurezas eram mais radioativas do que o prprio urnio. Separaram, em 1898, das impurezas, um novo elemento qumico, o Polnio (Po) em homenagem terra natal de Marie Curie, a Polnia. O Polnio 400 vezes mais radioativo do que o urnio. Mais experimentos foram feitos pelo casal e foi descoberto outro elemento qumico, o Rdio (Ra), 900vezes mais radioativo que o urnio. Este elemento torna luninescente (azulado) quando esta no escuro e torna fluorescente algumas substncias como ZnS, BaS, etc Os tomos dos elementos radioativos so muito instveis. Por este motivo, a radioatividade se manifesta pela emisso de partculas do ncleo do tomo ou de radiao eletromagntica. Desintegrao ou Decaimento Nuclear processo onde os ncleos instveis emitem partcula e ondas eletromagnticas para conseguir estabilidade. S radioativo o elemento que tem seu ncleo instvel. A estabilidade do ncleo atmico determinada pelo nmero de massa (A), ou seja, quantidade de prtons mais nutrons. A estabilidade s rompida nos tomos com nmero de massa muito grande. A partir do polnio (P-84), todos os elementos tm instabilidade. H alguns tomos mais leves com ncleos instveis, em propores mnimas. So os chamados istopos radioativos ou radioistopos.


DESINTEGRAO RADIATIVA
Quando ocorre a desintegrao, os ncleos liberam radiao em forma de partculas alfa (), beta () e raios gama (). Desintegrao alfa Consiste na emisso da partcula alfa (). Esta partcula carregada positivamente, sendo sua carga 2+. formada por dois prtons e 2 nutrons expelidos do ncleo. Primeira Lei da Radioatividade / Lei de Soddy Quando um ncleo emite uma partcula alfa (), seu nmero atmico diminui duas unidades e seu nmero de massa diminui 4 unidades. Exemplo: 235 U 92 tomo-pai 231 Th + 90 tomo-filho 4 2 partcula alfa

Desintegrao beta Consiste na emisso de partcula beta (). formada por um eltron que atirado em altssima velocidade para fora do ncleo. Na verdade, o eltron no est no ncleo. O eltron emitido por causa do ncleo instvel. Segunda Lei da Radioatividade / Lei de Soddy-Fajans-Russel Quando um ncleo emite uma partcula beta (), seu nmero atmico aumenta uma unidade e seu nmero de massa no se altera. Exemplo: 210 Bi 83 tomo-pai 210 Po 84 tomo-filho + 0 1partcula beta

Lembre-se que a carga eltrica relativa do eltron 1-. Neste caso, o tomo-pai e o tomo-filho so isbaros. Os tomos de trio, csio e estrncio emitem radiao . O trio-234, por exemplo, se transforma em protactnio-234 emitindo um eltron, partcula beta.


Desintegrao gama As emisses gama () no so partculas. So ondas eletromagnticas, assim como a luz ou ondas luminosas. Possui um poder de penetrao maior que a alfa e beta. Conseguem atravessar at 20cm no ao e 5 cm no chumbo (Pb). Por este motivo, estas emisses so muito perigosas do ponto de vista fisiolgico. Podem danificar tecidos vivos e at matar. A emisso gama () no altera nem o nmero atmico e nem o nmero de massa. O rdio-226, por exemplo, se transforma em radnio-222, emitindo radiao gama e tambm partculas alfa.

DECAIMENTO E MEIA-VIDA
Radioatividade a propriedade que os ncleos atmicos instveis possuem de emitir partculas e radiaes eletromagnticas para se transformarem em ncleos mais estveis. Para este fenmeno, damos o nome de reao de desintegrao radioativa, reao de transmutao ou reao de decaimento. A reao s acaba com a formao de tomos estveis. Exemplos: U -238 sofre decaimento at se transformar em Pb-206. O tempo que os elementos radioativos levam para ficarem estveis, varia muito. Meia-Vida o tempo necessrio para a metade dos istopos de uma amostra se desintegrar. Um conjunto de tomos radioativos pode estar se desintegrando neste instante. Outro tomo pode se desintegrar daqui h uma hora. Outro, pode desintegrar daqui h trs meses. O U-235 o elemento com meia-vida mais longa. Tem cerca de 7,04.108anos. Exemplo de um grfico de Meia-vida: Atividade x Tempo

Exemplo de decaimento do bismuto- 210


EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NOS ORGANISMOS
Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiao. A radioatividade inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar leses no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula ssea, etc., Muitas vezes pode levar a morte (em poucos dias ou num espao de dez a quarenta anos, atravs de leucemia ou outro tipo de cncer). Estar em contato com a radiao algo sutil e impossvel de ser percebido imediatamente, j que no momento do impacto no ocorre dor ou leso visvel. A radiao ataca as clulas do corpo, fazendo com que os tomos que compem as clulas sofram alteraes em sua estrutura. As ligaes qumicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das clulas. Isso provoca, com o tempo, conseqncias biolgicas no funcionamento do organismo como um todo; algumas conseqncias podem ser percebidas a curto prazo, outras a longo prazo. s vezes vo apresentar problemas somente os descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alterao gentica induzida pela radioatividade.

SOLUES
As misturas podem ser homogneas ou heterogneas. As misturas homogneas possuem uma fase distinta. As misturas heterogneas possuem duas ou mais fases distintas. Soluo uma mistura homognea entre duas ou mais substncias. O processo utilizado para obter essa mistura chamdo de dissoluo.

Uma soluo sempre formada pelo soluto e pelo solvente.

Soluto substncia que ser dissolvida. Solvente substncia que dissolve. A gua chamada de solvente universal. Isso porque ela dissolve muitas substncias e est presente em muitas solues. As solues podem ser formadas por qualquer combinao envolvendo os trs estados fsicos da matria: slido, lquido e gasoso. Exemplos de solues no nosso dia-a-dia: lcool hidratado acetona gua mineral soro fisiolgico

Tipos de Disperso Disperso so sistemas nos quais uma substncia est disseminada, sob a forma de pequenas partculas, em uma segunda substncia. Um exemplo a mistura entre gua e areia em um copo. No incio, a mistura fica turva, mas com o passar do tempo, as partculas maiores vo de depositando no fundo do copo. Mesmo assim, a gua ainda fica turva na parte de cima. A gua no ficar totalmente livre de areia. De acordo com o tamanho das partculas, podemos classificar estas disperses em soluo verdadeira, colide e suspenso. Veja a seguir o dimetro mdio das partculas dispersas: Disperso Solues Verdadeiras Colides Suspenses Obs. 1nm (nanmetro) = 1.10-9m Dimetro mdio Entre 0 e 1nm Entre 1 e 1.000nm Acima de 1.000nm

SOLUO
So misturas homogneas translcidas, com dimetro mdio das partculas entre 0 e 1nm. Exemplos: acar na gua, sal de cozinha na gua, lcool hidratado.

COLIDES
So misturas homogneas que possuem molculas ou ons gigantes. O dimetro mdio de suas partculas de 1 a 1.000nm. Este tipo de mistura dispersa facilmente a luz, por isso so opacas, no so translcidas. Podem ser slidas, lquidas ou gasosas. O termo colide vem do grego e significa "cola" e foi proposto por Thomas Grahm, em 1860 para as denominar as substncias como o amido, cola, gelatina e albumina, que se difundiam na gua lentamente em comparao com as solues verdadeiras (gua e acar, por exemplo). Apesar dos colides parecerem homogneos a olho nu, a nvel microscpico so heterogneos. Isto porque no so estveis e quase sempre precipitam. Exemplos: maionese, shampoo, leite de magnsia, neblina, gelatina na gua, leite, creme. Suspenso so misturas com grandes aglomerados de tomos, ons e molculas. O tamanho mdio das partculas acima de 1.000nm. Exemplos: terra suspensa em gua, fumaa negra (partculas de carv suspensam no ar).

COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE
Quando adicionamos sal a um copo com gua, dependendo da quantidade colocada neste copo, o sal se dissolver ou no. O mesmo acontece quando colocamos muito acar no caf preto. Nem todo o acar se dissolver no caf. A quantidade que no se dissolver ficar depositada no fundo. O Coeficiente de Solubilidade a quantidade necessria de uma substncia para saturar uma quantidade padro de solvente, em determinada temperatura e presso. Em outras palvras, a solubilidade definida como a concentrao de uma substncia em soluo, que est em equilbrio com o soluto puro a uma dada temperatura. Exemplos: AgNO3 330g/100mL de H2O a 25C NaCl 357g/L de H2O a 0C AgCl 0,00035g/100mL de H2O a 25C Veja que o AgCl muito insolvel. Quando o coeficiente de solubilidade quase nulo, a substncia insolvel naquele solvente. Quando dois lquidos no se misturam chamamos de lquidos imiscveis (gua e leo, por exemplo). Quando dois lquidos se misturam em qualquer proporo, ou seja, o coeficeinte de solubilidade infinito, os lquidos so miscves (gua e lcool, por exemplo). Classificao das Solues Quanto Quantidade de Soluto De acordo com a quantidade de soluto dissolvida na soluo podemos classific-las em: soluo saturada, soluo insaturada e soluo supersaturada. Soluo Saturada so aquelas que atingiram o coeficiente de solubilidade. Est no limite da saturao. Contm a mxima quantidade de soluto dissolvido, est em equilbrio com o soluto no-dissolvido, em determinada temperatura. Dizer que uma soluo saturada o mesmo que dizer que a soluo atingiu o ponto de saturao.

Soluo Insaturada (No-saturada) so aquelas que contm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade. No est em equilbrio, porque se for adicionado mais soluto, ele se dissolve at atingir a saturao.

Soluo Supersaturada so aquelas que contm mais soluto do que o necessrio para formar uma soluo saturada, em determinada temperatura. Ultrapassa o coeficiente de solubilidade. So instveis e podem precipitar, formando o chamado precipitado (ppt) ou corpo de cho.

CURVAS DE SOLUBILIDADE
So grficos que apresentam variao dos coeficientes de solubilidade das substncias em funo da temperatura. Veja os coeficientes de solubilidade do nitrato de potssio em 100g de gua. A a partir destes dados possvel montar a curva de solubilidade. Temperatura (C) 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 (g) KNO3 /100g de gua 13,3 20,9 31,6 45,8 63,9 85,5 110 138 169 202 246

Para qualquer ponto em cima da curva de solublidade, a soluo saturada. Para qualquer ponto acima da curva de solubilidade, a soluo supersaturada. Para qualquer ponto abaixo da curva de solubilidade, a soluo insaturada.

Atravs do grfico tambm possvel observar que a solubilidade aumenta com o aumento da tempratura. Em geral, isso ocorre porque quando o soluto se dissolve com absoro de calor (dissoluo endotrmica). As substncias que se dissolvem com liberao de calor (dissoluo exotrmica) tendem a ser menos solveis a quente.

Curva de Solubilidade de alguns sais FONTE: http://www.furg.br/furg/depto/quimica/solubi.html

FONTE: http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/solub.1.gif Observando o grfico acima sobre a solubilidade de alguns sais, responda: 1) Qual o soluto mais solvel a 0C? o KI, porque solubiliza quase 130g em 100g de gua. 2) Qual o C.S. aproximado do NaNO3 a 20C? 90 3) Se a temperatura de uma soluo baixar de 70C para 50C, qual ser aproximadamente a massa do KBr que precipitar? 70C = 90g 50C = 80g Ento: 90-80 = 10g


4) Qual sal tem a solubilidade prejudicada pelo aquecimento? Na2SO4 5) Se o KNO3 solubiliza 90g em 100g de gua a 50C, quanto solubilizar quando houver 50g de gua?

x = 45g de sal KNO3 6) Que tipo de soluo formaria 80g do sal NH4Cl a 20C? Soluo Supersaturada.

Solues Importantes no Cotidiano: cido Actico lcool Hidratado Soda Custica Soro Fisiolgico Formol Aliana de ouro gua Sanitria cido Actico a 4% Hidratado 96% NaOH (lquido) NaCl (aquoso) 0,9% Metanal 40% Ouro 18 quilates Hipoclorito de sdio a 5% Temperar alimentos lcool domstico, empregado na em limpeza Remoo de crosta de gorduras e fabricao de sabo Medicina contato e limpeza de lentes de

Conservao de tecido animal Joalheria Bactericida e alvejante

Quanto proporo do soluto/solvente A soluo pode ser: - Concentrada: grande quantidade de soluto em relao ao solvente. Exemplo: H2SO4 conc = cido sulfrico 98% + gua - Diluda: pequena quantidade de soluto em relao ao solvente. Diluir significa adicionar mais solvente puro a uma determinada soluo. Exemplo: gua + pitada de sal de cozinha.

TIPOS DE CONCENTRAO
Concentrao o termo que utilizamos para fazer a relao entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma soluo. As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc. Observe: m1= 2g n2 = 0,5mol V = 14L Cada grandeza tem um ndice. Utilizamos ndice: 1 = para quantidades relativas ao soluto 2 = para quantidades relativas ao solvente nenhum ndice = para quantidades relativas soluo Exemplos: massa de 2g do soluto NaCl: m1= 2g nmero de mols de 0,5mol do solvente gua: n2 = 0,5mol volume da soluo de 14L: V = 14L As concentraes podem ser:


1. 2. 3. 4. 5. Concentrao Comum Molaridade Ttulo Frao Molar Normalidade

Concentrao Comum (C) a relao entre a massa do soluto em gramas e o volume da soluo em litros.

Onde: C = concentrao comum (g/L) m1= massa do soluto(g) V = volume da soluo (L) Exemplo: Qual a concentrao comum em g/L de uma soluo de 3L com 60g de NaCl?

Concentrao comum diferente de densidade, apesar da frmula ser parecida. Veja a diferena:

A densidade sempre da soluo, ento:

Na concentrao comum, calcula-se apenas a msoluto, ou seja, m1

Molaridade (M) A molaridade de uma soluo a concentrao em nmero de mols de soluto e o volumede 1L de soluo.

Onde: M = molaridade (mol/L) n1= nmero de mols do soluto (mol) V = volume da soluo (L) O clculo da molaridade feito atravs da frmula acima ou por regra de trs. Outra frmula que utilizamos para achar o nmero de mols de um soluto:

Onde: n = nmero de mols (mol) m1 = massa do soluto (g) MM = massa molar (g/mol)


Exemplo: Qual a molaridade de uma soluo de 3L com 87,75g de NaCl?

Podemos utilizar uma nica frmula unindo a molaridade e o nmero de mols:

Onde: M = molaridade (mol/L) m1 = massa do soluto (g) MM1= massa molar do soluto (g/mol) V = volume da soluo (L) Ttulo ( ) e Percentual (%)

a relao entre soluto e solvente de uma soluo dada em percentual (%). Os percentuais podem ser: - Percentual massa/massa ou peso/peso: %m/m ; %p/p

- Percentual massa/volume: %m/V ; %p/V

- Percentual volume/volume: %v/v

Exemplos: NaCl 20,3% = 20,3g em 100g de soluo 50% de NaOH = 50g de NaOH em 100mL de soluo (m/v) 46% de etanol = 46mL de etanol em 100mL de soluo (v/v) O ttulo no possui unidade. adimensional. Ele varia entre 0 e 1. O percentual varia de 0 a 100.

ou Para encontrar o valor percentual atravs do ttulo:

Relao entre concentrao comum, densidade e ttulo:

Relao entre outras grandezas:

Ou simplesmente:

Exemplo: 1) Uma soluo contm 8g de NaCl e 42g de gua. Qual o ttulo em massa da soluo? E seu ttulo percentual?

2) No rtulo de um frasco de HCl h a seguinte informao: ttulo percentual em massa = 36,5% densidade = 1,18g/mL Qual a molaridade desse cido? Transformar o percentual em ttulo:

Depois aplicar a frmula:

Para achar a molaridade:

Frao Molar (x) A frao molar uma unidade de concentrao muito utilizada em fsico-qumica. Pode ser encontrado o valor da frao molar do soluto e tambm do solvente. uma unidade adimensional.

ou

ou Ento:

Onde: x = frao molar da soluo x1= frao molar do soluto x2 = frao molar do solvente n1= nde mol do soluto n2 = n de mol do solvente n = n de mol da soluo Observao:

Exemplo: Adicionando-se 52,0g de sacarose, C12H22O11 a 48,0g de gua para formar uma soluo, calcule para a frao molar da sacarose nesta soluo:

Para

achar

frao

molar

do

soluto

(sacarose):

Normalidade (N ou ) a relao entre o equivalente-grama do soluto pelo volume da soluo. A unidade representada pela letra N (normal). Est em desuso, mas ainda pode ser encontrada em alguns rtulos nos laboratrios.

N = normalidade (N) n Eqg1 = nmero de equivalente-grama do soluto V = volume da soluo

Onde:


Como calcular o equivalente-grama? Para cido:

Onde: 1E cido = 1 equivavelnte-grama do cido MM = massa molar Exemplo: Quantas gramas tem 1E (um equivalente-grama) de HCl?

Para base:

Onde: 1E base = 1 equivavelnte-grama da base MM = massa molar Exemplo: Quantos equivalentes-grama tem em 80g de NaOH?

Para sal:

Onde: 1E sal = 1 equivavelnte-grama do sal MM = massa molar Exemplo: Quantas gramas tem 1E de NaCl?

Resumindo as trs frmulas, o equivalente-grama pode ser dado por:

Onde: MM = massa molar x = n de H+, n de OH- ou n total de eltrons transferidos Algumas relaes entre normalidade, molaridade e massa:


Exemplo de clculo envolvendo normalidade: Qual a massa de cido sulfrico (H2SO4) contida em 80mL de sua soluo 0,1N? Dados: MM = 98g/mol V = 80mL = 0,08L N = 0,1N m1= ? Calcular o equivalente-grama:

Calcular a massa:

DILUIO
Consiste em adicionar mais solvente puro a uma determinada soluo. A massa de uma soluo aps ser diluda permance a mesma, no alterada, porm a sua concentrao e o volume se alteram. Enquanto o volume aumenta, a concentrao diminui. Veja a frmula:

Onde: M1 = molaridade da soluo 1 M2 = molaridade da soluo 2 V1 = volume da soluo 1 V2 = volume da soluo 2 Para esta frmula, sempre M1 e V1 so mais concentrados e M2 e V2 so mais diludos. Exemplo: Um qumico deseja preparar 1500mL de uma soluo 1,4mol/L de cido clordrico (HCl), diluindo uma soluo 2,8mol/L do mesmo cido. Qual o volum de soluo que havia na primeira soluo a ser diluda? Dados:


Observe que as unidades de volume foram mantidas em mL. Se uma das unidades for diferente, deve-se transformar para litros.

MISTURA DE SOLUES
- De mesmo soluto: na mistura de solues de mesmo soluto no h reao qumica entre estas solues. Neste caso, o valor do volume final a soma das solues.

Onde: C = concentrao comum (g/L) M = molaridade (mol/L) V = volume (L) Exemplo: Qual a molaridade de uma soluo de NaOH formada pela mistura de 60mL de soluo a 5mol/L com 300mL de soluo a 2mol/L?

- De diferente soluto que reagem entre si: ocorre reao entre as substncias que compe a mistura. Para que a reo seja completa entre os solutos, os volumes misturados devem obedecer a proporo estequiomtrica que corresponde reao qumica. Veja as frmulas utilizadas: Reao de Neutralizao:

Pode-se usar a seguinte frmula:

Onde: xa = nmero de H+ xb= nmero de OHEstes clculos tambm podem ser feitos por regra de trs e utilizando as outras frmulas. Exemplo:


Juntando-se 300mL de HCl 0,4mol/L com 200mL de NaOH 0,6mol/L, pergunta-se quais sero as molaridades da soluo final com respeito: a) ao cido: b) base: c) ao sal formado: Montar a reao qumica:

Calcular n (nmero de mol) do cido e da base:

Se formar 0,12mol de cido e tambm de base e a proporo estequiomtrica 1:1, ento a molaridade final de cido e de base zero porque reagiu todo o soluto. Calcular a molaridade do sal: Antes achar o volume final:

Titulao Mtodo de anlise volumtrica que consiste em determinar a concentrao de cido ou de base atravs de um volume gasto de uma das solues com molaridade conhecida. Este mtodo muito utilizado em laboratrios qumicos e utilizado as seguintes vidrarias e reagentes: - erlenmeyer (vidro usado para guardar e preparar solues); - bureta (tubo de vidro graduado em milmetros com torneira; - indicador cido-base (fenolftalena, alaranjado de metila, etc).

Na bureta, coloca-se a soluo de concentrao conhecida, a qual adicionada a uma alquota (poro) da soluo com concentrao a ser determinada.


O momento em que o indicador muda de cor, chamamos de ponto de final ou ponto de equivalncia. Anota-se o volume gasto na bureta. Atravs deste volume podemos estabelecer as quantidades, em mol, que reagiram entre si.

FORMULAS E DICAS:

SOLUO
Para o estudo das solues necessrio conhecer todos os tipos de concentraes. A maioria das concentraes podem ser calculadas por regra de trs, mas usa-se muito as frmulas. Veja algumas delas: Concentrao comum: A unidade utilizada g/L.

Molaridade A unidade utilizada mol/L.

Dica: substituindo o nmero de mols (n) da frmula

, temos ento a frmula:

Ttulo Esta concentrao no tem unidade, ento dizemos que adimensional.

ou Percentual O percentual expresso em %.

Frao Molar Esta concentrao no tem unidade, ento dizemos que adimensional.

Normalidade A unidade utilizada N de normal.

Equivalente-grama


A unidade utilizada g.

Para certas solues, calculamos a diluio. Podemos fazer mistura das solues e obtemos novas concentraes. Veja as frmulas para cada caso: Diluio Quando adiciona-se gua numa soluo. Usamos a seguinte frmula:

A molaridade (M) pode ser substituda por concentrao comum (C). Dica: no lado esquerdo da frmula, colocamos os dados da soluo inicial, mais concentrada e no lado direito colocamos a soluo que foi adicionada gua, a mais diluda. Mistura de soluo de mesmo soluto ou Mistura de soluo de soluto diferente Neste caso, as soluo so de cido e base, portanto reaes de neutralizao. O cido e a base reagem e formam um novo produto. Deve-se levar em conta a reao qumica e o coeficiente estequiomtrico.

Unindo concentraes Para facilitar os clculos de solues, h algumas frmulas com diferentes concentraes que foram unidas.

Dica: cuidado com a densidade e concentrao comum. Apesar de terem a frmula parecida, no a mesma coisa. A densidade a densidade da soluo, portanto massa da soluo e volume da soluo. A concentrao comum a massa do soluto pelo volume da soluo. Tabela Resumo das Frmulas de Solues: TIPO DE CONCENTRAO FRMULA UNIDADE

CONCENTRAO COMUM

g/mL

MOLARIDADE e

mol/L

NMERO DE MOL

mol

TTULO

ou

adimensional

PERCENTUAL CONCENTRAO,TTULO E DENSIDADE

g/mL

DENSIDADE, CONCENTRAO E TTULO

g/mL

FRAO MOLAR

adimensional

NORMALIDADE

EQUIVALENTE-GRAMA

g -

DILUIO MISTURA DE SOLUO DE MESMO SOLUTO

MISTURA DE SOLUO DE SOLUTOS DIFERENTES

COLoIDES
- Sistemas onde um ou mais componentes apresentam partculas com dimenses mdias inferiores a 1000 nanmetros (1 nanmetro = 1nm = 10-9m). - A maioria dos coloides tem aspecto turvo ou opaco. - Disperso a substncia presente em menor quantidade. - Dispersante: Substncia presente em maior quantidade. - Os coloides tm dois tipos de fases: Sol e Gel. - Sol tem disperso slido e dispersante lquido, adquirindo aspecto de soluo na forma lquida. Um exemplo a cola. - Gel tem disperso slido e dispersante lquido, adquirindo aspecto slido. Um exemplo a geleia de frutas. - Alguns termos so utilizados para o estudo dos coloides como suspenso, emulso, aerossis, hidrossol, espumas. - Suspenso um sistema coloidal de um slido num lquido (sol). O sistema instvel e suas partculas so quase reconhecveis ao microscpio. - Emulso um sistema coloidal onde as duas fases so lquidas.


- Aerossis so coloides na forma de gros de poeira que nunca se sedimentam. Devemos sempre retirar a poeira dos objetos com regularidade. Esses gros de poeira tem dimetro de 1000nm e esto em suspenso e tendem a se sedimentar. Mas no ar, h alguns gros de poeira com dimenses coloidais que no se sedimentam, os aerossis. - Exemplos de aerossis so as neblinas, a fumaa, spray. - Hidrossol um sistema coloidal onde a fase dispersante a gua. - Espumas so sistemas coloidais. Quando um gs borbulhado num lquido, alm da bolhas enormes e visveis, so formadas tambm bolhas de dimenses coloidais. Por este motivo, as espumas so coloides. - Exemplos de espumas so o chantily, mistura de ar e creme de leite. - Slido com poros de dimenso coloidal classificado como espuma slida, como a pedra-pomes, que tem ar em microscpicos poros de dimenso coloidal. Tabela com exemplos de misturas coloidais onde esto evidenciados o disperso, o dispersante e seus nomes:

DISPERSANTE Gs Gs

DISPERSO Lquido Slido

NOME Aerossol lquido Aerossol slido

EXEMPLO NEBLINA: gotculas de gua dispersas no ar FUMAA: partculas dimenses coloidais slidas com

Lquido

Gs

Espuma

ESPUMA DE SABO OU BOLHA DE SABO: nas espumas, a fase lquida (pelcula da bolha) tem dimenses coloidais, enquanto o gs, no interior da pelcula, o disperso MAIONESE: vinagre, leo e gema de ovo batidos. A gema constituda de protenas (lecitinas) que promovem a interao entre o vinagre e o leo CREME DENTAL: partculas com dimenses coloidais de substncias anticidas e outras que conferem sabor ao creme dental. Todas dispersas em meio aquoso PEDRA-POMES: a fase dispersa a slida. Nos microporos da fase slida permanece o gs GELATINA: as molculas de protenas se entrelaam e confinam as molculas de gua nessa rede de molculas proteicas VIDRO COLORIDO: vidro a fase dispersante com partculas metlicas dispersas

Lquido

Lquido

Emulso

Lquido

Slido

Sol

Slido

Gs

Espuma slida

Slido

Lquido

Gel

Slido

Slido

Suspenso slida

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
O que acontece com o ponto de ebulio da gua se adicionarmos sal de cozinha? Por que a gua ferve mais rpido em locais de elevada altitude? Por que se adiciona sal nas estradas no inverno? Estas perguntas esto relacionadas propriedades que comparam o comportamento das solues com o seu solvente puro. So propriedades coligativas das solues so aquelas que se relacionam diretamente com o nmero de partculas de soluto que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinado solvente. Depende do nmero de partculas dispersas na soluo, independente da natureza dessa partcula. So as alteraes que os solutos causam ao solvente. Durante o estudo das propriedades coligativas sempre necessrio comparar o comportamento da soluo com o respectivo solvente puro.

Solvente puro gua e soluto sal de cozinha. Quando misturados provocam alterao nas propriedades fsicas do solvente, neste caso o aumento do ponto de fuso (P.F). Um exemplo desta comparao o ponto de ebulio da gua. Verifique que ao se aquecer gua pura, ao nvel do mar, a temperatura de ebulio da gua (solvente puro) igual a 100C. No entanto, quando se aquece uma soluo aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulio da gua sofre um aumento. A elevao do ponto de ebulio da gua na soluo sempre ir produzir efeitos em algumas propriedades fsicas de um solvente, que so: diminuio da presso de vapor aumento do ponto de ebulio diminuio do ponto de congelamento aumento da presso osmtica

Estes efeitos so conhecidos como efeitos coligativos, que dependem exclusivamente da concentrao (quantidade) de partculas que se encontram dispersas num solvente. Os efeitos coligativos definem as quatro propriedades coligativas que so as seguintes: tonoscopia ebulioscopia crioscopia osmometria

Partculas Dissolvidas Antes de iniciar o estudo das propriedades coligativas, importante saber calcular o nmero de partculas que ficam dissolvidas nas solues. Sero encontradas dois tipos de partculas, as moleculares e as inicas. Solues Moleculares So as solues que possuem molculas como partculas dispersas. O nmero de partculas (molculas dissolvidas) igual ao nmero de partculas que se encontram em soluo. Exemplos de partculas moleculares: - glicose C6H12O6 - sacarose C12H22O11 - uria CO(NH2)2


O clculo das solues moleculares feito a partir do conceito de mol, levando em conta o nmero de Avogadro. 1 mol de partculas = nmero de Avogadro = 6,02.1023 partculas Exemplo: Calcule o nmero de partculas de sacarose que contm em 1L de soluo 2mol/L:

Solues Inicas So as solues que possuem ons como partculas dispersas. Em uma soluo inica, nem todos os ons esto dissociados, ou seja, nem todos os ons esto dissolvidos na soluo. Para realizar o clculo das partculas dissociadas em solues inicas necessrio levar em considerao o grau de dissociao ou ionizao ( ) da substncia que est dissolvida. As partculas inicas podem ser cidos, bases ou sais. Se o cido sulfrico apresenta um grau de ionizao igual a 61%, isto quer dizer que 61% dos seus ons se dissociam e que 39% no se dissociam. Exemplo: Considere que uma soluo de Al2(SO4)3 dissolvida em gua, e que sua dissociao 100%

Se tivesse grau de dissociao 60%: Em 1 mol de partculas dissolvidas: - 0,6mol de partculas ionizadas - 0,4mol de partculas no-ionizadas Frmula para as partculas ionizadas: Frmula para as partculas no ionizadas: Onde: n1 = nmero de mol do soluto grau de dissociao (%) n ons = nmero de ons na soluo Veja como o clculo pode ser feito: Calcule o nmero de partculas dissolvidas em uma soluo que contem 33g de H3PO2 com :

1) montar a reao de dissociao:

2) calcular a massa molar: MM = massa molar (H3PO2) = 66g/mol


3) Calcular o nmero de mol:

4)

Calcular

nmero

de

partculas

ionizadas

no

ionizadas,

em

seguida

somar:

Observe que o grau de ionizao na frmula foi dividido por 100.

PRESSO DE VAPOR (Pv)


Em qualquer temperatura, as molculas de qualquer lquido esto sempre em movimento. Algumas com velocidade (diferentes) maiores que as outras e por isso conseguem escapar do liquido, passando para a atmosfera. o que acontece, por exemplo, com a roupa secando no varal ou uma poa dgua que vai desaparecendo. A velocidade de evaporao do lquido igual velocidade de condensao de seus vapores. Dizemos, ento que h um equilbrio dinmico entre o lquido e seus vapores. Os vapores do lquido chegaram ao estado de vapores saturados e que foi alcanada a presso mxima de vapor do lquido. Presso mxima de vapor (Pv) a presso exercida por seus vapores quando estes esto em equilbrio dinmico com o lquido. Pode-se dizer tambm que a presso exercida pelas molculas do solvente lquido contra a a sua superfcie para passar para o estado de vapor. Quanto maior a Pv mais voltil o lquido. Ou seja, quanto mais presso o lquido faz contra a sua superfcie, mais este lquido passar para o estado de vapor, evapora mais rpido. Alguns fatores influenciam na presso de vapor, como: - temperatura - natureza do lquido Temperatura Quando se aquece um lquido, a quantidade de vapor tende a aumentar conforme o tempo, o que far com que a presso de vapor tambm aumente. O aumento da temperatura ocasiona a agitao das molculas. O lquido evapora mais intensamente e causa maior presso de vapor. Veja o caso da gua pura: T (C) 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 Pv (mmHg) 4,6 9,2 17,5 31,8 55,3 92,5 149,4 233,7 355,1 525,8


100 110 120 760,0 1.074,6 1.489,1

Quanto maior Pv , mais voltil (mais evapora) Natureza do lquido Considere um frasco que contm gua e outro contendo lcool, ambos no estado lquido e com mesmo volume e temperatura. Nos dois frascos h um manmetro para medir a presso de vapor das substncias. Aps algum tempo, a presso indicada pelo lcool foi maior do que a presso indicada para a gua, porque no frasco do lcool houve a formao de uma quantidade maior de vapores, j que o lcool uma substncia mais voltil. Conclui-se que a presso de vapor de uma substncia depende apenas de sua natureza qumica e no da quantidade. Lquidos mais volteis que a gua, como ter comum, lcool etlico e acetona evaporam mais intensamente e possuem maior presso de vapor. Quanto menor a temperatura, mais evapora, maior Pv

Fonte: http://esds.edu.pt/antiga/afa/quimica/Imagens/I_17.png

TONOSCOPIA
A tonoscopia uma propriedade coligativa que ocasiona o abaixamento da presso de vapor de um lquido, quando a ele se adiciona um soluto no voltil. Se adicionarmos um soluto no voltil em solvente, ocorre a diminuio da presso de vapor e consequentemente, demora mais tempo para evaporar.


A presso de vapor de um solvente puro sempre ser maior do que a presso de vapor de uma soluo. Com a adio das partculas do soluto intensificam-se as foras atrativas moleculares e diminui a presso de vapor do solvente. Exemplo de presso de vapor da gua pura e em soluo: gua pura (25C) = Pv=23,76mmHg Soluo 1mol/L de glicose (25C) = Pv=23,34mmHg Soluo 1mol/L de sacarose (25C) = Pv=23,34mmHg

Quanto maior a quantidade de partculas em uma soluo, menor ser a sua presso de vapor. Ebulio dos Lquidos Puros O fenmeno fsico onde uma substncia passa do estado lquido para gasoso a vaporizao.

H trs tipos de vaporizao: - evaporao - ebulio - calefao A evaporao acontece na superfcie do lquido. uma vaporizao mais lenta, mais calma. A ebulio acontece no interior do lquido. uma vaporizao mais turbulenta, com formao de bolhas. A calefao uma passagem muito rpida do estado lquido para vapor. Quase que instantnea. Quando a presso de vapor igual a presso atmosfrica o lquido entra em ebulio.

Onde: Pv ou Po = presso de vapor Patm = presso atmosfrica (presso externa local) Se a presso de vapor aumenta, o ponto de ebulio (P.E.) tambm aumenta.

Ponto de Ebulio e Presso Atmosfrica A presso atmosfrica varia de acordo com a altitude. Com o aumento da altitude, diminui a presso atmosfrica, diminuindo o ponto de ebulio, causando a diminuio da presso de vapor. Locais onde tem menos presso atmosfrica, a gua ferve mais rpido. As molculas escapam do lquido com mais facilidade. Em lugares de grande altitude, as substncias entram em ebulio a temperaturas mais baixas que ao nvel do mar. Isto explica a dificuldade de cozinhar alimentos, como ovos e arroz e preparar bebidas quentes, como caf e ch em locais que esto ao nvel do mar. Veja a tabela comparativa entre cidades de diferentes altitudes e seus pontos de ebulio: Cidade / Local Rio de Janeiro So Paulo Campos do Jordo Cidade do Mxico La Paz Monte Everest Altitude em relao ao nvel do mar (m) 0 750 1.628 2.240 3.636 8.848 P.E. aproximado da gua (C) 100 97 95 92 88 70

Quanto maior a altitude, menor o P.E., menor a Patm, menor a Pv.

EBULIOSCOPIA
A ebulioscopia uma propriedade coligativa que ocasiona a elevao da temperatura de um lquido quando a ele se adiciona um soluto no-voltil e no-inico. A temperatura em que se inicia a ebulio do solvente em uma soluo de soluto no-voltil sempre maior que o ponto de ebulio do solvente puro (sob mesma presso). Isso acontece porque a gua, por exemplo, s entrar em ebulio novamente se receber energia suficiente para que sua presso de vapor volte a se igualar presso externa (atmosfrica), o que ir acontecer numa temperatura superior a 100C. Exemplo: gua pura: P.E. = 100C gua com acar: P.E. maior que 100C Veja a tabela comapartiva a seguir com diferentes solues de sacarose em gua e o P.E.: Quantidade de matria de sacarose (por Kg de gua) 0,01 0,2 0,8

P.E. gua Pura a 1atm 100 100 100

P.E. gua na soluo a 1atm 100,01 100,10 100,42

Observe que quanto mais partculas dissolvidas h na soluo, maior a temperatura de ebulio. Quanto maior a quantidade de partculas em uma soluo, maior ser o seu P.E. Diagrama de Fases e o Ponto Triplo A transformao de cada estado fsico possui um nome. Obseve:

Existe um grfico que representa as curvas de variao da temperatura de ebulio e da variao da temperatura de solidificao de uma substncia qualquer em funo da presso de vapor. Essas curvas coincidem num ponto especfico de cada substncia.

Fonte: http://estadofisico.blogspot.com/2007/08/as-substncias-podem-mudar-de-estado.html As curvas de variao das temperaturas de ebulio e de solidificao da gua em funo da presso de vapor coincidem no ponto em que a presso igual a 4,579mmHg e a tempertura 0,0098C. Esta coordenada representa o Ponto Triplo da gua e o equilbrio das fases. Isto quer dizer que a substncia pode ser encontrada, neste ponto exato da curva, nos trs estados fsicos ao mesmo tempo: slido, lquido e gasoso. Equilbrio das fases:

Diagrama de Fases o nome do grfico que contm simultaneamente as curvas da variao das temperaturas de ebulio, solidificao e de sublimao de determinada substncia qumica em funo da presso de vapor.

fonte: http://www.profpc.com.br/propriedades_coligativas.htm Toda substncia possui seu diagrama de fases, com seu ponto triplo (T) e suas curvas. Em um diagrama de fases podemos verificar que: - no ponto triplo coexistem as trs fases do equilbrio; - na curva de solidificao coexistem a fase slida e a fase lquida; - na curva de sublimao coexistem a fase slida e a fase vapor; - na curva de ebulio coexistem a fase lquida e a fase vapor. Ainda em relao ao diagrama de fases: - toda regio esquerda das curvas de solidificao e de sublimao existe somente a fase slida; - toda regio entre as curvas de solidificao e de ebulio existe somente a fase lquida; - toda regio direita das curvas de ebulio e de sublimao existem somente a fase de vapor.


O diagrama de fases explica muitos fenmenos que acontecem no nosso cotidiano. A patinao no gelo um exemplo. O deslizamento dos patins no gelo facilitado porque ao encost-lo no gelo, ele exerce uma preso e o gelo derrete momentaneamente, ficando lquido. Quando acaba a presso, volta a ser gelo. O uso do gs carbnico (CO2) para a conservao de sorvetes tambm um exemplo da utilidade do diagrama de fases. presso de 1atm, ele passa diretamente de slido para gasoso a 78C abaixo de zero. Por isso usado como gelo-seco. Ele no se transorma em lquido, passa direto para a fase gasosa em temperatura ambiente.

Substncias simples que sofrem fenmenos como a alotropia tambm possuem seu diagrama de fases. o caso do carbono, que possui os altropos com diferentes formas geomtrica, o carbono grafite e o carbono diamante. Hoje sabe-se que possvel trasformar grafite em diamante de acordo com estudos realizados sobre o diagrama de fases do carbono. O grafite pode ser transformado em diamante catalisado por crmio a uma temperatura de 2000C e presso de 100mil atm (equivalente presso no subsolo a uma profundidade de 33Km). Este processo pode ser feito em laboratrios especializados (at mesmo no Brasil) e leva cerca de 5 minutos.

Carbono grafite Ponto de Congelamento

Carbono Diamante

Para que uma substncia passe da fase lquida para a slida, as suas molculas precisam perder energia cintica (energia do movimento). Ento, deve haver a diminuio da temperatura. Lembre-se que a temperatura est ligada ao agitamento das molculas. Entre as substncias com mesmo tipo de ligao intermolecular, o ponto de solidificao ser mais baixo naquela que possuir menor massa molar. Isto porque quanto menor a massa molar da substncia, maior a mobilidade das suas molculas (energia cintica). Veja alguns Pontos de Solidificao: Substncia n-pentano n-hexano propanona cido actico PS (C) -129,7 -95 -94 16,6 Massa Molar (g/mol) 72 86 58 60


Em molculas de diferentes ligaes intermoleculares, o ponto de solidificao ser mais baixo nas substncias que tiverem a ligao mais fraca. Por isso o cido actico tem PS mais alto que as demais substncias apresentadas. Possui ligaes intermoleculares do tipo pontes de hidrognio, que a mais forte das ligaes.

CRIOSCOPIA
uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuio na temperatura de congelamento do solvente. provocado pela adio de um soluto no-voltil em um solvente. Esta relacionado com o ponto de solidificao (PS) das substncias. Esta propriedade pode ser chamada tambm de criometria. Quando se compara um solvente puro e uma soluo de soluto no-voltil, possvel afirmar que o ponto de congelamento da soluo sempre ser menor que o ponto de congelamento do solvente puro. Quanto maior o nmero de partculas dissolvidas em uma soluo, menor ser o seu ponto de congelamento. Em pases onde o inverno muito rigoroso, adiciona-se sal nas estradas para provocar a diminuio da temperatura de congelamento da gua, evitando que se forme gelo. Esta propriedade tambm explica porque grande parte da gua do mar no congela a 0C. A imensa quantidade de sal dissolvida nos mares e oceanos faz com que o seu ponto de congelamento diminua.

Nos carros, comum adicionar um anticongelante nos radiadores, o etilenoglicol. Esta substncia em soluo com a gua diminui a temperatura de congelamento para -37C.

OSMOMETRIA
A Osmose estuda a passagem espontnea de solvente de uma soluo mais diluda para outra mais concentrada atravs de uma membrana semipermevel. A palavra osmose vem grego osms, que significa impulso. A Osmometria estuda a medio da presso osmtica das solues. As solues devem ser do mesmo soluto, a fim de igualar concentrao.

Para impedir que o solvente passa para a soluo mais concentrada, adicionada uma presso sobre a soluo concentrada. Para a realizao da osmose exitem trs tipos de membranas: - permeveis - impermeveis - semipermeveis As membranas permeveis deixam passar solvente e soluto. usado, por exemplo, um pano de algodo fino. As membranas impermeveis no deixam passar solvente e nem soluto. As membranas semipermeveis tem ao seletiva quanto ao tipo de substncia que pode atravess-la. Deixam-se atravessar por algumas substncias, mas por outras no. Permite a passagem do solvente e impede a passagem do soluto. So exemplos de manbranas semipermeveis: - papel vegetal - papel pergaminho - tripa de animal (as que envolvem lingia e salsicha) - bexiga de animal - pelcula de acetato de celulose papel celofane - membrana celular - membrana de porcela que contm ferrocianeto cprico Cu2[Fe(CN)6] Presso Osmtica a presso que se deve aplicar soluo para no deixar o solvente atravessar a membrana semipermevel. a presso que preciso exercer sobre um sistema para impedir que a osmose ocorra naturalmente. Para o clculo da presso osmtica, usa-se a seguinte expresso:

Para as solues inicas:

Onde:

As solues podem ser classificadas quanto Sendo duas solues A e B com mesma temperatura:

suas

presses

osmticas.

Hipertnica, isotnica e hipotnica refere-se soluo A em relao soluo B. Exemplo de clculo de presso osmtica: Calcular a presso osmtica de uma soluo de sacarose (C12H22O11), sendo que foram dissolvidas 34,2g desse soluto em 0,5L de solvente a 27C. Dado: MM = 342g/mol

Em primeiro lugar, deve-se calcular o nmero de mol em 34,2g de sacarose. Em seguida, encontrar o valor de 27C em Kelvin, somando 273 ou 273,15. E por ltimo, aplicar a frmula sem o fator de correo de Vant Hoff porque a sacarose um composto molecular e no inico. O efeito coligativo inico maior do que o efeito coligativo molecular. A presso osmtica muito importante e explica uma srie de fenmenos que ocorrem. O fato das verduras murcharem aps serem temperadas com sal acontece porque o sal retira a gua das clulas das verduras. As frutas secas, como a ameixa-preta, incham quando colocadas em gua. Ajuda na conservao dos alimentos, por exemplo, a carne salgada e frutas cozidas em calda muito doce impedindo que no se estraguem com facilidade. Os peixes tem metabolismos diferentes de acordo com o tipo de gua em que vivem. O corpo do peixe formado por muita gua e outras substncias dissolvidas nela. Como na gua salgada possui mais sais do que na gua doce, um peixe de gua salgada no poderia viver em gua doce e vice-versa. Causaria um desequilbrio entre a preso osmtica interna do organismo do peixe e a presso osmtica externa da gua.

Em casos de desidratao, onde h muita perda de gua, necessrio repor ao organismo soro fisiolgico, composto de gua fervida, uma colher de sal de cozinha e duas colheres de acar, para reequilibrar a presso osmtica do organismo. Resumo das Propriedades Coligativas PROPRIEDADE COLIGATIVA Tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia Osmometria CAUSA Diminuio da presso de vapor do solvente Aumento da temperatura de ebulio Diminuio da temperatura de congelamento Aumento da presso osmtica

TERMOQUMICA
As transformaes fsicas e as reaes qumicas quase sempre esto envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor uma das formas de energia mais comum que se conhece. A Termoqumica uma parte da Qumica que faz o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reaes qumicas. A maioria das reaes qumicas envolve perda ou ganho de calor (energia). Veja no quadro abaixo os tipos de reaes com perda ou ganho de calor: REAES QUE LIBERAM ENERGIA Queima do carvo Queima da vela Reao qumica em uma pilha Queima da gasolina no carro REAES QUE ABSORVEM ENERGIA Cozimento de alimentos Fotossntese energia das plantas, o sol fornece

Pancada violenta inicia a detonao de um explosivo Cromagem em para-choque de carro, com energia eltrica

As transformaes fsicas tambm so acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados fsicos da matria. absoro de calor

SLIDO

LQUIDO

GASOSO

liberao de calor Quando a substncia passa do estado fsico slido para liquido e em seguida para gasoso, ocorre absoro de calor. Quando a substncia passa do estado gasoso para lquido e em seguida para slido, ocorre liberao de calor. Essa energia que vem das reaes qumicas decorrente de rearranjo das ligaes qumicas dos reagentes transformando-se em produtos. Essa energia armazenada a ENTALPIA (H). a energia que vem de dentro da molcula. Nas reaes qumicas no necessrio calcular a entalpia. Devemos calcular, geralmente, a variao de entalpia (H). A variao de entalpia a diferena entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.

UNIDADE DE CALOR

Tipos de Reaes As reaes qumicas podem ser de dois tipos: - ENDOTRMICA: absorvem calor (+) - EXOTRMICA: liberam calor (-)

REAO ENDOTRMICA

Se o valor for positivo (+) a reao endotrmica. A reao absorveu energia para acontecer.


REAO EXOTRMICA

Se o valor for negativo (-) a reao exotrmica. A reao perdeu energia para acontecer.

ENTALPIA
Tipos de Entalpias Atravs de algumas reaes, possvel calcular o valor da variao de entalpia. - Entalpia de Formao - Entalpia de Combusto - Entalpia de Ligao - Entalpia de Neutralizao - Entalpia de Dissoluo Entalpia de Formao ou Calor de Reao A Entalpia de formao a energia da reao quando forma 1 mol de substncia, a partir das substncias qumicas (elemento no seu estado padro). Estado Padro: a forma mais estvel de uma substncia a 25C e a 1atm de presso. So as substncias simples. As substncias que participam da reao de formao devem ser simples. Devem informar o estado fsico. Sua variao de entalpia de formao padro zero.

Exemplo de substncia simples:

C(grafite), O2(g), N2(g), H2(g), Na(s), S(s).


Exemplo de reao de formao:

Isto quer dizer que para formar 1 mol de NH3 a reo produz 11 kcal de energia. Este clculo pode ser feito utilizando a frmula da variao de entalpia e utilizando alguns dados tabelados. Tabela com valores de Entalpia de Formao Padro de Algumas Substncias SUBSTNCIA C2H2(g) CH4(g) CO(g) CO2(g) H2O(v) H2O(l) Hf kJ/mol 226,8 -74,8 -110,3 -393,3 -242 -286 SUBSTNCIA C diamante NH3 (g) NaCl (s) O3 (g) SO2 (g) SO3 (g) Hf kJ/mol +2,1 -45,9 -412,1 +143 -297 -396

Exemplo: Escreva a reao de formao para cada substncia abaixo, indicando o valor da entalpia de formao de SO3(g): 1) montar a reao de formao:

2) Aplicar a frmula:

Entalpia de Combusto sempre uma reao exotrmica. o calor liberado na reao de combusto de 1 mol de uma substncia em presena de gs oxignio O2(g) COMBUSTO COMPLETA: mais quantidade de oxignio. Forma gs carbnico e gua.

COMBUSTO INCOMPLETA: menos quantidade de oxignio. Produz menos quantidade de energia. Forma mais resduos como monxido de carbono (CO) e gua (H2O).

Exemplo: Qual o valor da entalpia de combusto do benzeno (C6H6)? Dados:

Tabela de Hcomb de algumas substncias SUBSTNCIA Hidrognio Carbono Grafite Monxido de Carbono Metano Etano Propano Butano Benzeno Etanol cido Actico Glicose Sacarose FRMULA H2(g) C(grafite) CO(g) CH4(g) C2H6(g) C3H8(g) C4H10(g) C6H6(g) H3C CH2 OH(l) H3C COOH(l) C6H12O6(S) C12H22O11(S) Hcomb (kcal/mol) -68,3 -94,1 -67,6 -212,8 -372,8 -530,6 -688,0 -781,0 -326,5 -208,5 -673,0 -1348,9

Entalpia de Ligao Durante as reaes qumicas, as ligaes qumicas dos reagentes e produtos so alteradas. Podemos calcular o H pela anlise desses novos rearranjos. A entalpia de ligao a variao de entalpia verificada na quebra de 1mol de uma determinada ligao qumica, sendo que todas as substncias estejam no estado gasoso, a 25 C e 1atm. Reagentes = sempre so quebradas as ligaes = ENDOTRMICA (+) Produtos = sempre so formadas as ligaes = EXOTRMICA (-) Exemplo:

A H do processo a soma desses calores. Calcula-se utilizando dados tabelados.

ENTALPIA DE LIGAO (EM kJ/MOL)


LIGAO HH HO NN N=N NN HF H Cl H(kJ/MOL) 436 463 163 409 944 565 431 LIGAO H Br HI HN HC O=O OC O=C H(kJ/MOL) 366 299 388 412 496 360 743 LIGAO NC CC C=C CC C Cl Br Br Cl Cl H(kJ/MOL) 305 837 612 348 338 193 242

A partir desta tabela com dados das ligaes de alguns elementos possvel calcular tambm outras entalpias, como por exemplo a de combusto e a de formao. Entalpia de Neutralizao a entalpia de uma reao de neutralizao (entre um cido e uma base formando sal e gua). A reao exotrmica. a variao de entalpia verificada na neutralizao de 1mol de H+ do cido por 1mol de OH-da base, sendo todas as substncias em diluio total ou infinita, a 25C e 1atm. Exemplos:

Entalpia de Dissoluo a variao de entalpia envolvida na dissoluo de 1mol de determinada substncia numa quantidade de gua suficiente para que a soluo obtida seja diluda.


Quando um slido colocado em um copo com gua acontece uma dissoluo. Nesta ordem acontece:

LEI DE HESS
O qumico e mdico Germain Henry Hess (1802-1850) desenvolveu importantes trabalhos na rea de Termoqumica. A Lei de Hess uma lei experimental e estabelece que a variao de entalpia de uma reao qumica depende apenas dos estados inicial e final da reao.

A Lei de Hess tambm pode ser chamada de Lei da Soma dos Calores de Reao. uma forma de calcular a variao de entalpia atravs dos calores das reaes intermedirias. Podem ser infinitas variaes de entalpia.

Exemplo: Qual o valor da variao de entalpia da reao a seguir?

Dados (equaes intermedirias):

Resoluo:

______________________________________

Observe que a H1e H2 so somadas, obtendo-se o valor da variao de entalpia. As equaes qumicas tambm so somadas, obtendo-se a reao global. Para montar as equaes e aplicar a Lei de Hess, podemos fazer algumas alteraes matemticas, seguindo as seguintes regras: 1) as equaes intermedirias devem estar de acordo com a reao global. Coloca-se as equaes (dados) na ordem que reagem ou so produzidas. Se no estiverem de acordo, troca-se o sinal da H; 2) acertar os coeficientes tambm de acordo com a reao global. Se a equao for multiplicada, a H tambm deve ser multiplicada pelo mesmo nmero. 3) realizar o somatrio para montar a reao global; 4) somar os valores das H das equaes intermedirias para achar a H da reao global. Exemplo: Calcule a variao de entalpia da seguinte reao pela Lei de Hess:

Dados:

Resoluo: Deve-se escrever todas as equaes intermedirias (dados) de acordo com a reao global. Na primeira equao, o que h em comum o C(grafite). Ento ele deve ser escrito da mesma forma (como reagente e 1mol). A segunda equao tem em comum com a reao global o H2(g). Nos dados, esta escie qumica no est exatamente igual como na global. Deve-se multiplicar toda a equao por 2, inclusive a H2 A terceira equao tem em comum com a reao global o CH4(g). deve-se inverter a posio desta equao e portanto trocar o sinal da H3 Veja como deve ser feito:

CINTICA QUMICA
Podemos observar que algumas reaes qumicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reao qumica acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma frao de segundo para ocorrer. As reaes qumicas ocorrem em velocidades diferentes, como por exemplo o processo de digesto dos alimentos que leva algumas horas e uma exploso que instantnea. Veja algumas reaes qumicas: - cido e uma base uma reao instantnea; - formao da ferrugem, que levam anos para se formar; - dissoluo de uma pastilha efervescente, que levam alguns segundos; - decaimento radioativos, que levam muitas vezes bilhes de anos; - queima de uma vela, que levam algumas horas; - queima de um palito de fsforo, que levam alguns segundos; - formao das rochas, que levam alguns milhes de anos.

As vezes importante controlar estas reaes, tornando-as mais rpidas ou mais lentas. A cintica qumica uma rea da Qumica que estuda a velocidade das reaes qumicas e os fatores que alteram esta velocidade.

VELOCIDADE MDIA
A velocidade mdia de uma reao qumica pode ser dada atravs da razo da variao de concentrao pelo tempo de reao.

Onde: Vm = velocidade mdia (mol/L/s) variao de concentrao (mol/L) variao de tempo (s, min) mdulo (resultado tem que ser positivo, a velocidade tem que ser positiva) As unidades podem variar.


Exemplo: Observe a transformao do acetileno em benzeno:

Pode-se Dados:

calcular

a 3,5 0

velocidade

mdia 2,7 1

(at

o 2,0 2

processo 1,5 3

final)

ou

parcial: 0,9 4

[C2H2] (mol) t (min)

1.

clculo da velocidade ao final de 4 minutos:

1.

clculo da velocidade entre 1 e 2 minutos:

A velocidade mdia de uma reao qumica pode tambm estar relacionada com a reao de desaparecimento e com a reao de aparecimento, desta forma:

As unidades podem ser: Conhecendo as informaes sobre um dos participantes da reao, podemos calcular a velocidade dos outros participantes e at mesmo a velocidade mdia da reao. Veja o caso da sntese da amnia:

Dividindo-se a velocidade calculada para qualquer um dos participantes pelo seu prprio coeficiente estequiomtrico, ser encontrado um resultado igual ao mesmo clculo feito aos demais participantes.

Onde:

Estes clculos podem ser feitos tambm, atravs de regra de trs. Exemplos: De acordo com a reao da sntese da amnia, veja o problema O gs hidrognio consumido a uma taxa de 18mols a cada 4 minutos. Calcule: seguinte:


a) a velocidade de consumo do N2

b) a taxa de formao do NH3

c) a massa consumida de H2 por minuto

d) a massa obtida de NH3 por minuto

Durante uma reao qumica, a concentrao dos reagentes (B) vai diminuindo, enquanto a concentrao dos produtos vai aumentando (A).

Fonte: http://cesarmauriciosantos-fisqui.blogspot.com/2008_09_01_archive.html A concentrao dos reagentes pode ou no chegar a zero. Se a concentrao dos reagentes for diminuindo, a velocidade da reao tambm vai diminuindo. Quando terminar a reao, a velocidade ser zero.

FONTE: http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/respostas/graph.gif


Velocidade de Consumo e de Produo A velocidade mdia de consumo a medida de reagente que consumida, desaparece na reao, por unidade de tempo. A velocidade mdia de produo a medida de produto formado durante a reao, por unidade de tempo. Seja a reao genrica:

Neste caso, o reagente tambm pode ser chamado de reatante. A equao qumica pode apresentar o coeficiente estequiomtrico de cada reagente. Este coeficiente representa o nmero de mols da substncia. Veja uma equao qumica genrica, onde a, b, c e d so coeficientes estequiomtricos e A, B, C e D so as substncias qumicas.

Velocidade de Consumo dos Reagentes:

Exemplo:

Velocidade de Formao dos Produtos:

Condies para que ocorra uma reao qumica Para que uma reao qumica ocorra necessrio que haja contato e afinidade qumica entre os reagentes. Uma das condies mais importantes para a ocorrncia de uma reao qumica a energia de ativao e as colises entre as molculas dos reagentes.

TEORIA DAS COLISES


Os tomos das molculas dos reagentes esto sempre em movimento gerando muitas colises (choques). Parte destas colises aumentam a velocidade da reao qumica. Quanto mais choques com energia e geometria adequada houver, maior a velocidade da reao. H dois tipos de colises: - horizontal coliso mais lenta - vertical coliso mais rpida, coliso efetiva Veja os dois modelos de colises para a formao de duas molculas de HCl: Coliso Horizontal

Observe que aps a primeira coliso h a formao de apenas uma molcula de HCl. A segunda molcula se formar na segunda coliso. Coliso Vertical

Observe que molcula de H2 se aproxima da molcula de Cl2 com muita velocidade. Em seguida, se chocam violentamente formando duas molculas de HCl que se afastam logo. A primeira coliso forma o complexo ativado (duas molcuas de HCl). Esta coliso acontece com muita velocidade e, portanto, mais rpida mais efetiva. Torna a reao qumica mais rpida. O estado intermedirio da reao, onde forma-se o complexo ativado um estado de transio onde h um alto valor de energia envolvido. O complexo ativado a espcie qumica com maior valor energtico em toda a reao qumica que tem vida curtssima.

ENERGIA DE ATIVAO(Eat)
a energia mnima que os reagentes precisam para que inicie a reao qumica. Esta energia mnima necessria para a formao do complexo ativado. Quanto maior a energia de ativao mais lenta a reao porque aumenta a dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativao menor a barreira de energia, mais colises efetivas e, portanto uma reao mais rpida.

Grficos Endotrmicos e Exotrmicos para a Energia de Ativao A energia de ativao varia de acordo com o tipo de reao qumica. Nas reaes endotrmicas ela maior do que nas exotrmica.

Onde:

Endotrmico

Fonte: http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat1.gif Exotrmico

Fonte: http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat1.gif

FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAES QUMICAS


Alguns fatores podem aumentar ou diminur a velocidade de uma reao qumica. So eles: - temperatura - superfcie de contato


presso concentrao presena de luz catalisador inibidores

Temperatura A temperatura est ligada agitao das molculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as molculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cintica das molculas (movimento). Se as molculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativao e em consequncia, aumenta o nmero de colises efetivas e portanto a velocidade da reao tambm aumenta.

Por este motivo, aumentamos a chama do fogo para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deteriorao dos alimentos.

Superfcie de Contato A rea de contato entre os reagentes tambm interfere na velocidade das reaes qumicas. Quanto maior a superfcie de contato, maior o nmero de molculas reagindo, maior o nmero de colises eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reao.

Isto explica porque devemos tomar um comprimido de aspirina, por exemplo, inteiro do que em p. O comprimido em p reage mais rapidamente, causando leses no nosso estmago. Se ele for ingerido inteiro, levar mais tempo para reagir, evitando leses.

Uma substncia em p reage mais rpido do que uma substncia inteira porque possui maior superfcie de contato. Veja outros exemplos: - a carne digerida mais facilmente quando mastigada do que inteira; - gravetos queimas mais rpido do que um pedao de madeira de mesma massa; - palha de ao queima mais rpido do que um pedao de ferro de mesma massa.

Presso Presso a razo entre fora e rea, ou seja, fazer fora sobre uma determinada rea. Com o aumento da presso em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentrao dos reagentes. As molculas se chocam mais, aumentando o nmero de colses e portanto, aumenta a velocidade da reao.

Fonte: Concentrao

http://www.brasilescola.com/upload/e/pressao.jpg

Concentrao est relacionado quantidade de soluto e de solvente de uma substncia. Se aumenta a concentrao de reagentes , aumenta o nmero de molculas dos reagentes, aumentando o nmero de colses e aumentando tambm a velocidade da reao. Est associada Lei Cintica (Lei de Guldber-Waage). Quando se aumenta a concentrao de oxignio numa queima, a combusto acontece mais rpido.

Presena de Luz Algumas reaes qumicas ocorrem com maior velocidade quando esto na presena de luz. A luz influencia na velocidade das reaes porque uma energia em forma de onda eletromagntica que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativao. A gua oxigenada, por exemplo, se decompe mais facilmente quando est exposta luz, por isso devemos deix-la guardada em local escuro. A fotossntese realizada pelas plantas um tipo de reao que influenciada pela presena da luz. Outra reao onde muito utilizada a luz a decomposio do AgBr que d origem aos filmes fotogrficos.

CATALISADOR
Catalisador uma substncia qumica que no participa da reao qumica. Diminui a energia de ativao e aumenta a velocidade da reao. O catalisador acelera a reao mas no altera a composio qumica dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substncia produzida na reao no se altera com o uso de catalisadores. Se a reao for reversvel, a reao inversa tambm ser acelerada, pois sua energia de ativao tambm ter um valor menor. O catalisador no altera a variao de entalpia.

Grficos com e sem catalisadores:

http://clientespeedy.klickeducacao.com.br/2006/arq_img_upload/paginas/558/cine ticanew2.jpg
Catlise o aumento de velocidade da reao, provocado pelo A palavra catlise, do grego katlysis, foi introduzida, em 1835, por Berzeliu. catalisador.

No nosso organismo existem muitos catalisadores, que so chamados de enzimas. A saliva e o suco gstrico (que contm cido clordrico) so exemplos de enzimas que aumentam a velocidade da reao, no caso, a digesto. Nas indstrias qumicas, principalmente a petroqumica, os catalisadores so muito utilizados para acelerar as reaes, deixando o processo mais barato. Uma forma de ver a ao dos catalisadores adicionando acar ao refrigerante. Os refrigerantes carbonatados contm dixido de carbono (gs carbnico) e pode ser eliminado mais facilmente com adio de acar. A reao de eliminao do gs acontece com mais velocidade e percebe-se a formao de bolhas do gs deixando a soluo. Na equao qumica, coloca-se o catalisador em cima da seta que representa a reao qumica. Em funo dos estados fsicos dos reagentes e produtos, a catlise pode ser homognea ou heterognea. - catlise homognea: quando reagentes e catalisador esto no mesmo estado fsico formando um sistema monofsico.

- catlise heterognea: quando reagentes e catalisador no esto no mesmo estado fsico formando um sistema heterogneo.

No existe um tipo ideal de catalisador. Para cada reao qumica existe um tipo diferente de catalisador. Os catalisadors mais comuns so: metais - principalmente os de transio: Co, Ni, Pt, Pd cidos - que catalisam muitas reaes orgnicas: H2SO4 xidos metlicos Al2O3, Fe2O3 bases - NaOH enzimas produzidas pelos organismos vivos: lipase, suco gstrico.

Inibidores So substncias, que ao contrrio dos catalisadores, aumentam a energia de ativao e como consequncia diminuem a velocidade da reao qumica. Pode ser chamado tambm de veneno de catalisador ouanticatalisador. Antigamente era chamado de catalisador negativo.

Velocidade Instantnea Nas reaes qumicas a velocidade a cada instante diferente da velocidade mdia. As velocidades instantneas nunca so as mesmas, possuindo valores diferentes durante a reao. Se os intervalos de tempo utilizados nas medidas da velocidade mdia forem ficando cada vez menores, a velocidade mdia tender a assumir valores cada vez mais prximos da velocidade em certo instante. Velocidade Instantnea o valor para o qual tende a velocidade mdia quando os intervalos de tempo vo se tornando cada vez menores. Pode ser calculada de acordo com a Lei Cintica ou Equao de Velocidade, proposta por Guldberg e Waage.

LEI DE GULDBERG E WAAGE


A Lei da Velocidade ou Lei de Guldberg-Waage foi proposta em 1867, pelos cientistas norugueses Cato Maximilian Guldberg (1836-1902) e Peter Waage (1833-1900). Foi enunciada da seguinte forma: A velocidade de uma reao diretamente proporcional ao produto das concentraes molares dos reagentes, para cada temperatura, elevada a expoentes experimentalmente determinados. Os expoentes que constam na lei iro determinar a ordem da reao. Para uma reao genrica, temos:

Onde: V = velocidade da reao K = constante de velocidade [A] = concentrao molar de A [B] = concentrao molar de B X e Y = expoentes experimentalmente determinados Em uma reao elementar, onde ocorre em uma nica etapa, o expoente o coeficiente dos reagentes.

Exemplo:

Alguns processos qumicos oorrem em vrias etapas. As reaes globais so as que ocorrem em mais de uma etapa. A velocidade desta reao depende da velocidade das etapas participantes. Quando isto acontecer, determina-se a velocidade da reao atravs da etapa lenta. fcil entender porque utiliza-se a etapa lenta para determinar a velocidade da reao. Imagine por exemplo uma viagem de nibus entre as cidades de So Paulo e Rio de Janeiro. Aparentemente, temos a impresso que a viajem vai acontecer em uma nica etapa (sair de So Paulo e chagar ao Rio). Mas na prtica, h trs etapas. A primeira etapa chegar at a rodoviria (10 minutos), a segunda pegar o nibus, mais 5horas (300 minutos) e por ltimo, j no Rio de Janeiro, pegar um nibus at o seu destino (5 minutos). Como a segunda etapa gastou mais


tempo, arredondamos a viagem para 5 horas. Com as reaes qumicas mais ou menos assim que acontece. Exemplo:

_____________________________________

Velocidade da reao:

Ordem da Reao e Molecularidade A ordem de uma reao qumica s pode ser determinada experimentalmente. A molecularidade representa o nmero mnimo de molculas ou ons reagentes necessrios para que ocorram colises e a reao possa se processar em uma nica etapa (elementar). Os expoentes que esto na lei da velocidade podem determinar a ordem da reao.

Onde:

Exemplo:

Lei da velocidade: Molecularidade: 3 - trimolecular A ordem da reao pode indicar o que acontece com a velocidade da reao quando alterada a concentrao dos reagentes. Ordem 1 2 3 O que acontece com a concentrao Igual Duplica (quadrado) Ao cubo


Veja o exemplo: Seja a equao qumica:

Responda: a) equao da velocidade: b) ordem da reao: 2 ordem c) o que acontece com a velocidade quando a concentrao de NO2 dobrada? 2 = 4 (a velocidade aumenta 4 vezes). d) o que acontece com a velocidade quando a concentrao do CO dobrada? No acontece nada porque a concentrao do CO no altera nada. A sua ordem zero.

FORMULAS E DICAS:

CINTICA QUMICA
Clculo para a velocidade mdia

Onde: Vm = velocidade mdia (mol/L/s) variao de concentrao (mol/L) variao de tempo (s, min) mdulo Dica: Usa-se mdulo porque o resultado deve ser positivo, j que no existe velocidade negativa. Clculo para velocidade de consumo (reagentes) Sendo a reao qumica:

Clculo para velocidade de produo ou formao (produtos) Sendo a reao qumica:


Energia de Ativao e Variao de Entalpia Uma forma de calcular, nos grficos de reao exotrmica e endotrmica, a energia de ativao e a energia do complexo ativado. Tambm pode-se calcular a variao de entalpia atravs da entalpia dos reagentes e a entalpia dos produtos.

Onde:

Energia de Ativao com Catalisador O catalisador aumenta a velocidade da reao qumica, mas no participa da reao. Nos grficos, observe que com a presena do catalisador, a energia de ativao diminui.

Lei da Velocidade Para encontrar a lei da velocidade, usa-se a seguinte frmula: Para uma reao genrica, temos:

Onde: V = velocidade da reao K = constante de velocidade [A] = concentrao molar de A [B] = concentrao molar de B X e Y = expoentes experimentalmente determinados A lei de velocidade pode indicar tambm a ordem de reao e a molecularidade.

Dica: A lei da velocidade importante porque ela quem determina a ordem de reao. Sabendo a ordem de reao, pode-se prever o que acontece com a velocidade de determinada reao qumica quando se altera a concentrao de um dos reagentes.


Resumo de frmulas:

EQUILBRIO QUMICO
A maior parte das reaes qumicas termina quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos no se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reao. Aps formar os produtos, estes produtos voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificaes no forem modificadas, essas reaes no chegaro ao final. Elas tendem a atingir o equilbrio qumico. O equilbrio qumico representado por setas inversas:

REAES REVERSVEIS
Seja a reao genrica:

Onde:

V1 e V2 so as velocidades

No momento do equilbrio, as concentraes [A], [B], [C], [D] so constantes, mas no necessariamente iguais. Reao Reversvel = aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes. No grfico abaixo, os regentes so representados por B e os produtos por A.

Fonte: http://curriculodequimica.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

Fonte: cesarmauriciosantos-fisqui.blogspot.com/2008


No incio da reao, h uma grande quantidade de reagentes. medida que o tempo vai passando, essa quantidade vai diminuindo e a velocidade tambm. Enquanto isso, no incio da reao, no h produtos, a quantidade zero. Ao decorrer da reao, os produtos vo sendo formados e a velocidade inicial zero e vai aumentando at igualar com a velocidade dos reagentes. Neste momento, as velocidades permanecero iguais e constantes. As concentraes tambm sero constantes. Quando as velocidades dos produtos e dos reagentes chegam neste ponto, dizemos que a reao est em equilbrio. Classificao do Equilbrio Podem-se classificar os equilbrios em funo das fases das substncias envolvidas na reao qumica. Equilbrio Homogneo aquele onde todas as substncias esto na mesma fase (estado fsico). Geralmente, ocorrem em sistemas gasosos e aquosos. Exemplos:

Equilbrio Heterogneo aquele onde as substncias esto em fases diferentes. Geralmente, envolvem substncias slidas e lquidas. Exemplos:

CONSTANTE DE EQUILBRIO ( Kc )
Observe a seguinte reao qumica, Sendo a reao direta 1 e a reao inversa 2.

De acordo com a lei cintica ou lei da velocidade:

No instante do equilbrio:

Isolando K : A diviso de duas constantes, em matemtica origina uma terceira constante:

KC = constante de equilbrio em funo das concentraes

Ento:


Conhecendo-se o valor das concentraes das substncias no momento do equilquio, pode-se calcular a constante KC. A constante de equilbrio no possui unidade, adimensional. A constante de equilbrio KC dada pela razo (diviso) das concentraes dos produtos pela concentrao dos reagentes da reao direta, elevados a expoentes iguais aos seus coeficientes estequiomtricos da reao qumica.

Esta frmula representa a Lei da ao das massas ou a Lei de Guldberg-Waage. Propriedades das Constantes possvel, a partir das constantes de equilbrio da reao direta, obter a constante de equilbrio da reao inversa. Tambm podemos multiplicar as constantes. Reao Inversa Seja a reao qumica:

Exemplo:

A sua reao inversa ser:

Adio de uma Reao Se duas reaes so adicionadas, o novo KC ser o produto das constantes originais.

Multiplicao de uma Reao Se duas reaes so multiplicadas por um determinado nmero, a sua nova KC ser elevada este valor. Veja o modelo:

Diviso de uma Reao Se duas reaes so divididas por um determinada nmero, a sua nova KC ser a sua raz. Veja o modelo:

Reao com Substncia Pura Lquida ou Slida


As substncias puras lquidas e slidas possuem concentrao constante, onde o valor est incorporado ao da constante KC. Por este motivo, nas expresses de constante de equilbrio, no se coloca as suas concentraes no clculo da KC. Exemplo:

Constante de Equilbrio em Funo das Presses Parciais(Kp ) Se uma determinada reao qumica apresentar substncias no estado gasoso, a constante de equilbrio pode ser dada em funo das suas presses parciais. Exemplo:

Para o clculo da presso parcial, utiliza-se o conceito Calcula-se a frao molar e em seguida, a presso parcial do gs. Exemplo: 3 mols de PCl5(g) so colocados em um recipiente,

de

frao

molar

(x).

atingindo

seguinte

equilbrio:

No momento do equilbrio, 60% do reagente sofre dissociao. Sabendo que a presso total do sistema 4,8atm, calcule o valor de KP: 1) calcular a quantidade de mols, sendo 60%:

2) montar a tabela do equilbrio qumico: PCl5 incio reagiu/formou equilbrio 3 1,8 3 -1,8=1,2 PCl3 1,8 1,8 Cl2 1,8 1,8

3) calcular as fraes molares:


nT = nmero total de mols

4) calcular a presso parcial dos gases:

O somatrio das presses parciais deve ser igual presso total:

Ou seja:

5) calcular a KP :

DESLOCAMENTO DE EQUILBRIO QUMICO


Para que um sistema esteja em equilbrio qumico, a velocidade da reao direta deve ser igual a velocidade da reao inversa. As condies que envolvem estas reao no devem ser modificadas. Caso isso ocorra, haver uma alterao no equilbrio. Estas modificaes podem ser: concentrao de reagentes e produtos presso temperatura presena de catalisador

Estas modificaes podem beneficiar a reao em um dos sentidos (direto ou inverso). Chamamos estas perturbaes de deslocamento do equilbrio. Deslocamento do Equilbrio toda e qualquer alterao da velocidade da reao direta ou da reao inversa, causando modificaes nas concentraes das substncias e levando o sistema a um novo estado de equilbrio qumico. Quando a velocidade da reao direta aumenta porque o equilbrio est se deslocando para a direita. Quando a velocidade da reao inversa aumenta porque o equilbrio est se deslocando para a esquerda. Princpio de Le Chatelier O estudo dos deslocamentos de equilbrio foi desenvolvido pelo qumico francs Le Chatelier.


possvel prever o que acontece com a reao, de acordo com a alterao que feita. Enunciado de Le Chatelier: Quando um fator externo age sobre um sistema em equilbrio, este se desloca, procurando minimizar a ao do fator aplicado. Influncia da Concentrao Um aumento em qualquer das concentraes resulta em um deslocamento de equilbrio para o outro lado. A retirada de alguma substncia provoca o deslocamento para o seu lado. Durante as modificaes, os valores de todas as concentraes so alteradas, porm o valor de KC mantmse o mesmo. Sendo:

Se aumentar a concentrao de reagente, a reao precisa produzir mais quantidade de produto, por isso desloca-se para a direita. Se diminuir a concentrao de reagente, a reao precisa produzir mais quantidade do prprio reagente, por isso desloca-se para a esquerda. Se aumentar a concentrao de produto, a reao precisa produzir mais quantidade de reagente, por isso desloca-se para a esquerda. Se diminuir a concentrao de produto, a reao precisa produzir mais quantidade do prprio produto, por isso desloca-se para a direita.

Influncia da Presso A presso de um gs est associada ao volume deste gs. O aumento da presso beneficia a reao com menor volume e a diminuio da presso beneficia a reao com maior volume. Aumento do volume do gs = EXPANSO Diminuio do volume do gs = CONTRAO

Seja a reao qumica:

O volume ocupado por regentes e produtos, obedece proporo estequiomtrica. Neste caso, o produto possui menor volume. Com um aumento da presso, o equilbrio ser deslocado para o sentido dos produtos, sentido direito, porque tem menor volume.


Aumento da presso = EQ para lado com menor volume Diminuio da presso = EQ para lado com maior volume Para estas alteraes, no h modificao no valor da KC.

Influncia na Temperatura a nica alterao que pode modificar o valor da KC.

O aumento da temperatura beneficia a reao endotrmica. A diminuio da temperatura beneficia a reao exotrmica.

Influncia da Presena de Catalisador A presena de um catalisador (substncia qumica que acelera a reao qumica) no altera o valor da KC. O catalisador promove a diminuio do momento do equilbrio. Altera tanto na reao direta como na reao inversa.

Resumo de Deslocamento de Equilbrio Qumico Perturbao Externa Adio de um participante Retirada de um participante Aumento da presso total Diminuio da presso total Aumento da temperatura Diminuio de temperatura Presena de catalisador Deslocamento do Equilbrio No sentido oposto ao do participante No sentido do participante No sentido do menor volume No sentido do maior volume No sentido endotrmico No sentido exotrmico No Alterao de Kc ou Kp No No No No Sim Sim No

Equilbrio Qumico 2 Constante de Acidez (Ka) e Constante de Basicidade (Kb) Quando um cido entra em contato com gua dizemos que ocorreu uma ionizao. Para as bases, utilizamos o termo dissociao. Veja o que acontece quando cido clordrico adicionado em gua:

A sua constante de equilbrio dada por:

Observe que a substncia lquida gua no deve participar da constante de equilbrio porque a sua concentrao constante. Ento se a concentrao de gua for multiplicada por KC, teremos o aparecimento de uma nova constante, a constante de acidez, Ka.

A constante de acidez indica a fora do cido. Quanto menor o valor do Ka, mais fraco o cido. Menos ionizado este cido. Utiliza-se esta constante para os cidos fracos. cidos fortes no tem Ka , j que dissociam completamente e no apresentam equilbrio (reao direta e inversa). A constante de acidez est ligada ao grau de ionizao de um cido. Quanto maior o Ka , maior o grau de ionizao, Quanto menor o Ka , menor o grau de ionizao, portanto, cido fraco. portanto, cido forte.

Observe a tabela de cidos com diferentes valores de Ka e sua fora cida: CIDOS HClO4 HCl H2SO4 H2SO3 H3PO4 HNO2 HF CH3COOH H2CO3 H2S HCN Ka (25C) 10+10 10+7 10+3 1,5.10-2 7,6.10-3 4,3.10-4 3,5.10-4 1,8.10-5 4,3.10-7 1,3.10-7 4,9.10-10 FORA CIDA Muito Forte Muito Forte Forte Forte Fraco Fraco Fraco Fraco Fraco Fraco Muito Fraco

Podemos utilizar, tambm para demonstrar o valor da constante de acidez, a constante de ionizao, Ki. A constante de basicidade dada por Kb, e indica a fora da base e o seu grau de dissociao. semelhante ao Ka, porm agora, refere-se s bases.

EFEITO DO ON COMUM
Em um equilbrio de ons, a adio de espcies qumicas pode contemplar ons que j existam no sistema ou no. Se o on adicionado j existe no equilbrio (on comum), seu comportamento ser como na adio de qualquer substncia que j existe na reao. Se for adicionada alguma espcie que no possui no sistema e ela reagir com algum presente no equilbrio, devemos estudar o efeito da diminuio da concentrao desta segunda substncia. Se a substncia adicionada no reagir no equilbrio, seu acrscimo no modificar o sistema. Veja o exemplo a seguir:

De acordo com o lado que o equilbrio se desloca, a soluo troca de cor. Veja o que pode acontecer se for adicionado a esta reao: - adio de HCl(aq) o cido HCl se ioniza formando o on ction H+(aq). Provoca, portanto o aumento da concentrao deste on no sistema. Desloca o equilbrio para a direita, at consumir o excesso adicionado. O on H+(aq) o on comum ao sistema.


- adio de NaOH a base NaOH se dissocia formando o on nion OH-(aq) que reage com o ction H+(aq), provocando a formao de gua e diminuindo a concentrao de H+(aq). Desloca o equilbrio para a esquerda para repor a quantidade removida deste on. O on OH-(aq) o on no comum ao equilbrio.

EQUILBRIO INICO DA GUA (KW)


A gua pura se ioniza muito fracamente da seguinte forma:

A constante de equilbrio KC dada pela expresso:

Como a gua est no estado lquido, a sua concentrao mantm-se constante ento no participa da frmula e podemos mulitiplic-la pelo KC obtendo uma nova constante. Neste caso, a KW, ou seja, o produto inico da gua.

O KW a constante de equilbrio inico da gua. A letra w vem da palavra inglesa water que significa gua. Esta constante depende da temperatura. A 25C a constante de equilbrio inico da gua vale:

A unidade adimensional, assim como as demais constantes de equilbrio. Veja algumas constantes para temperaturas diferentes: TEMPERATURA (C) 0 40 100 KW 0,11.10-14 3,0.10-14 51,3.10-14

Tipos de Solues Aquosas As solues aquosas das substncias quimicas podem ser classificadas em trs tipos: - soluo cida - soluo bsica - soluo neutra Soluo cida a soluo que contm a concentrao do on H+ maior do que a concentrao do on OH-.

Soluo Bsica a soluo que contm a concentrao do on OH- maior do que a concentrao do on H+.

Soluo Neutra a soluo que contm a concentrao do on OH- igual concentrao do on H+.

PRODUTO HIDROGENINICO (pH)


Sendo KW = [H+] . [OH-] e KW =1.10-14, calcule o valor da concentrao de ons H+ e de ons OH-:

Ento se 1.10-7 a soluo neutra. Se houver maior quantidade de ons H+, a soluo ser cida. Se houver maior quantidade de ons OH-, a soluo ser bsica. Os qumicos inventaram uma maneira mais simplificada para expressar esses valores. Foi utilizado o conceito de pH para calcular a quantidade de ons nestas solues aquosas. pH o produto hidrogeninico da gua e uma escala criada para medir a acidez de solues aquosas. pOH mede a quantidade de on OH- nas solues aquosas.

Veja a escala feita com os valores calculados anteriormente: CONCENTRAO (mol/L) 1.10-14 1.10-7 1.10-1 TIPO DE SOLUO Bsica Neutra cida pH 14 7 1

A faixa de pH varia de 0 a 14. O logaritmo uma funo utilizada para reduzir a escala. De acordo com cada um dos pH, h um tipo de soluo: 0 1 2 3 4 5 6 cida 7 Neutra 8 9 10 11 12 13 14 Bsica

A determinao do pH hoje em dia, muito importante, como por exemplo, em piscinas, num aqurio, no solo, em um rio, no nosso organismo, etc. Pode determinar se uma soluo mais cida ou mais bsica. Observe a tabela com diferentes valores de pH encontrados no nosso cotidiano: SISTEMA gua de bateria Suco gstrico pH a 25C 1,0 1,6


Suco de limo Vinagre Suco de laranja Vinho Cerveja Chuva cida Caf Saliva Leite de vaca gua pura gua potvel Sangue e lgrima Clara do ovo gua do mar Creme dental Sabonete Leite de magnsia Alvejante Soda custica diabo-verde 2,2-2,4 2,6-3,0 3,0-4,0 3,5 4,0 4,0 5,0 6,5 6,7 7 7,2 7,4 8,0 8,0 9,9 10,0 10,5 12,0 14,0

Resumindo: gua Pura Soluo cida Soluo bsica pH = 7 pH < 7 pH > 7 pOH = 7 pOH > 7 pOH < 7

Exemplo: - Calcule o pH de uma soluo 0,1mol/L de NaOH:

pH + 1 = 14 pH = 14-1 pH = 13 Observe que a mesma concentrao da soluo de NaOH a mesma concentrao de ons OH-. Calcula-se primeiro o pOH e em seguida o pH. - Calcule o pH de uma soluo 0,002mol/L de HCl. Dado: log 2 = 0,3

A concentrao da soluo igual a concentrao de ons H+. Como medir o pH na prtica? O aparelho utilizado para medir o pH o peagmetro. So aparelhos que medem a condutividade eltrica da soluo e possuem uma escala j graduada em valores de pH. Coloca-se o eletrodo dentro da soluo que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagmetro.

Tambm utilizado diversos indicadores cido-base (substncias orgnicas que mudam de cor em contato com substncia cida e bsica), como a fenolftalena, azul de bromotimol, alaranjado de metila. Veja a colorao que os principais indicadores podem adquirir ao entrar em contato com um cido ou uma base: INDICADOR FENOLFTALENA TORNASSOL CIDO INCOLOR ROSA BASE ROSA AZUL NEUTRO INCOLOR -

Fenolftalena em meio bsico Geralmente, a viragem de pH destes indicadores ocorre em faixas de pH diferentes. Utilizam-se muito tambm os indicadores universais, que so mistura de vrias substncias indicadoras. uma escala com valores de pH e cores. A cor destes indicadores varia gradativamente, mostrado qual o pH da soluo. muito utilizado em laboratrios qumicos.

Outro indicador muito utilizado em laboratrios o papel tornassol, que um papel filtro impregnado com tornassol. imprprio para indicar um valor exato de pH. Mostra apenas se a soluo cida ou bsica. Se o papel fica vermelho, a soluo cida. Se o papel fica azul, a soluo bsica.

FORMULAS E DICAS EQUILBRIO QUMICO


* Constante de Equilbrio

Onde: KC = constante de equilbrio em funo das concentraes P = concentrao dos produtos p = coeficiente estequiomtrico dos produtos R = concentraes dos reagentes r = coeficiente estequiomtrico dos reagentes Dica: a constante de equilbrio adimensional, ou seja, no tem unidade.

* Constante de equilbrio com substncia lquida e slida No se coloca a concentrao de substncia em estado fsico lquido ou slido, assim como a gua. Apenas substncias no estado gasoso e em meio aquoso. Exemplo:

O CaO e o CaCO3 est no estado slido ento no devemos coloc-lo na constante de equilbrio. * Constante de equilbrio em funo das presses parciais Para a constante Kp (em funo das presses parciais) tambm no coloca-se sunstncia no estado slido e lquido. Exemplo:

aA + bB <----------> cC + dD Qc = [C]^c [D]^d ........--------------........[A]^a [B]^b

* Constante de acidez e basicidade Para o Ka calcula-se da mesma forma que as demais constantes. Exemplo:

Dica: O Ka serve para dizer o quanto um cido forte ou fraco. Quanto menor o Ka mais fraco o cido. Geralmente cido forte no tem Ka, j que significa equilbrio. Se um cido forte ele dissocia completamente, portanto no est em equilbrio. O mesmo serve para a constante de basicidade (Kb). Quanto menor o valor de Kb mais fraca a base. * Kw O produto inico da gua dado por:

* pH O clculo de pH serve para calcular o valor da concentrao de ons H+ em uma soluo. uma funo de p, assim como pOH uma funo, mas que calcula a quantidade de ons OH- em uma soluo.

Dica: A faixa de pH varia de 0 a 14. Se uma soluo est entre 0 e 7 ela considerada cida. Se 7, ser considerada neutra. Se a faixa est entre 7 e 14 uma soluo bsica. Pode-se calcular Veja a frmula utilizada: o pH atravs do pOH e vice-versa:

ELETROQUMICA
Eletroqumica uma rea da qumica que estuda as reaes que produzem corrente eltrica atravs de reaes chamadas de oxidao e reduo. Tambm estuda as reaes que ocorrem por intermdio do fornecimento de corrente eltrica, conhecidas como eletrlise. As reaes ocorrem trocas de eltrons entre os tomos e os ons. A eletroqumica est muito presente no nosso dia-a-dia. Est presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrnicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrnicos, rdios pilha, computadores, e muitos outros.

As reaes de oxirreduo (oxidao e reduo) tambm esto presentes no cotidiano, como na oxidao do ferro (formao da ferrugem), reduo de minrios metlicos para a produo de metais, formao do ao, corroso de navios, etc.

A converso de energia qumica em energia eltrica um processo espontneo, chamado de pilha ou clula galvnica. A converso de energia eltrica em energia qumica um processo no espontneo, chamado de eletrlise.

QUMICA ORGNICA
At as primeiras dcadas do sculo XIX, muitos cientistas acreditavam que os compostos orgnicos eram obtidos a partir de organismos, como vegetais e animais. Eles acreditavam nisso porque desde a Antiguidade, as civilizaes retiravam corantes de plantas para tingir vestimentas ou para preparar bebidas a partir da fermentao de uvas. No sculo XVIII, Carl Wihelm Sheel conseguiu isolar o cido tartrico da uva, o cido ctrico do limo, o cido ltico do leite, a glicerina da gordura e a uria da urina. Por este motivo, em 1777, Torbern Olof Bergam definiu que a Qumica Orgnica era a qumica dos compostos existentes nos organismos vivos e que a Qumica Inorgnica era a qumica dos minerais. Neste mesmo perodo, Antoine Laurent de Lavoisier analisou muitos compostos orgnicos e verificou a presena do elemento qumico carbono em todos eles. Em 1807, o qumico sueco Jns Jakob Berzeluis defendeu a teoria da Fora Vital onde somente os seres vivos so capazes de produzir os compostos orgnicos. Isto queria dizer que era impossvel de se obter uma substncia orgnica se no fosse a partir de um ser vivo. No poderiam ser sintetizadas (preparadas artificialmente).

Porm, esta teoria da Fora Vital foi derrubada pelo qumico alemo Friedrich Whler. Em 1828, Whler sintetizou a uria, a partir de um composto mineral, de acordo com a reao a seguir:

A partir do cianato de amnio, foi possvel sintetizar a uria, que antes s podia ser obtida atravs da urina dos animais.

Outras snteses tambm foram feitas, como a do metanol e acetileno, tambm por Whler. Em 1845, Adolphe Wilhelm Hermann Kolbe sintetizou pela primeira vez um composto orgnico a partir de seus elementos qumicos. Sintetizou ento o cido actico (vinagre).


Desta poca em diante, os qumicos acreditavam que qualquer outro composto organio poderia ser sintetizado. A ideia de que todo composto orgnico vinha de seres vivos, foi abandonada. Friedrich August Kekul, em 1858 props um novo conceito para Qumica Orgnica, utilizado at hoje. Qumica Orgnica a parte da Qumica que estuda os compostos que contm carbono.

Se a Qumica Orgnica estuda os compostos com carbono, a Qumica Inorgnica estuda os demais compostos, em geral minrios. Nem toda substncia que contm carbono parte da Qumica Orgnica. H algumas excees, porque apesar de conter carbono, tem comportamento de uma substncia inorgnica. So eles: C(grafite), C(diamante), CO, CO2, HCN, H2CO3, Na2CO3. Os compostos orgnicos so, na sua maioria, formados por C, H, O e N. estes tomos so chamados de elementos organgenos. Os tomos diferentes do carbono, em uma substncia orgnica, so chamados de heterotomos. Se a Qumica Orgnica estuda os compostos com carbono, a Qumica Inorgnica estuda os demais compostos, em geral minrios. Nem toda substncia que contm carbono parte da Qumica Orgnica. H algumas excees, porque apesar de conter carbono, tem comportamento de uma substncia inorgnica. So eles: C(grafite), C(diamante), CO, CO2, HCN, H2CO3, Na2CO3. Os compostos orgnicos so, na sua maioria, formados por C, H, O e N. estes tomos so chamados de elementos organgenos. Os tomos diferentes do carbono, em uma substncia orgnica, so chamados de heterotomos. Utilidade da Qumica Orgnica Os compostos orgnicos existem em maior quantidade em relao aos inorgnicos. At 2005 j eram conhecidos 18.000.000 compostos orgnicos e hoje uma das reas mais estudadas na indstria qumica, a indstria do petrleo. Foi possvel fabricar plsticos, como o nilon, polister, teflon, raiom, etc.

Plataforma Petrolfera Como compostos naturais orgnicos podemos citar o petrleo, gs natural, carvo mineral, etc.


Como compostos orgnicos sintticos podemos citar os plsticos, corantes, medicamentos, inseticidas, roupas, etc.

Corantes, medicamentos e garrafas de polietileno (PET)

TOMO DE CARBONO
O tomo de carbono possui massa atmica (A) igual a 12,01u e nmero atmico (Z) igual a 6. Veja a sua configurao eletrnica:

O tomo de carbono possui 6 eltrons, sendo 4 eltrons na ltima camada (camada de valncia). Por esse motivo, chamamos o tomo de carbono de tetravalente.

POSTULADOS DE KEKUL
O qumico alemo Friedrich August Kekul foi quem estudou as principais caractersticas do tomo de carbono. Explicou as propriedades em forma de trs postulados: 1 Postulado de Kekul: O carbono tetravalente Como o tomo de carbono possui 4 eltrons na sua ltima camada, ele tem quatro valncias livres e pode fazer quatro ligaes covalentes, formando molculas. Desta forma, o tomo fica estvel.

2 Postulado de Kekul: O carbono tem 4 valncias livres O tomo de carbono tem as quatro valncias livres. A posio do heterotomo no difere os compostos. Exemplo: clorofrmio (CH3Cl)


3 Postulado de Kekul: O carbono forma cadeias carbnicas Os tomos de carbono agrupam-se entre si, formando estruturas de carbono, ou cadeias carbnicas.

Alguns elementos (enxofre e fsforo) tambm conseguem formar cadeias, assim como o carbono, mas no cadeias to longas, estveis e variadas como o carbono. Propriedade Geral dos Compostos Orgnicos Por apresentarem ligaes predominantes covalentes, so molculas e possuem as seguintes propriedades: P.F. e P.E. baixos Solubilidade em solventes apolares Soluo aquosa no conduz eletricidade Podem apresentar polimeria e isomeria

Tipos de Unio entre tomos de Carbono Dois tomos de carbono podem se ligar entre si atravs de um, dois ou trs pares de ligao. 1 par eletrnico ligao simples C C 2 pares eletrnicos ligao dupla C = C 3 pares eletrnicos ligao tripla C C Frmulas Para representar uma molcula podem-se usar diversas frmulas: frmula frmula frmula frmula eletrnica estrutural molecular geomtrica

Para representar o gs metano veja as diversas frmulas que podemos utilizar: Frmula Eletrnica Mostram na frmula os pares eletrnicos entre as ligaes dos tomos. a chamada frmula de Lewis.

Frmula Estrutural Frmula mais utilizada do que a eletrnica. Os pares eletrnicos so representados por um trao. Indicam as ligaes covalentes entre os tomos.

Frmula Molecular uma representao mais simplificada da molcula. Indica os tomos e a sua quantidade na substncia.

Frmula Geomtrica Essas frmulas indicam como poderia ser vista a molcula no espao. Mostra os ngulos e as suas ligaes.

Classificao do tomo de Carbono Classificamos o tomo de carbono de acordo com o nmero de carbonos que esto ligados a ele. Exemplo:

Neste caso, as ligaes que faltam so completadas com hidrognio, porque o carbono sempre deve fazer 4 ligaes. Observe que o carbono 1,4,5,6 e 8 esto ligados a somente um carbono, ento so chamados de Carbonos Primrios. O carbono 3 est ligado a dois carbonos, ento chamado de Carbono Secundrio. O carbono 7 est ligado a trs carbonos, ento chamado de Carbono Tercirio. O carbono 2 est ligado a quatro carbonos, ento chamado de Carbono Quaternrio.


CADEIAS CARBNICAS
O tomo de carbono tem a propriedade de formar cadeias carbnicas. Elas so classificadas em aberta, fechada ou mista. Cadeias Abertas As cadeias abertas so chamadas tambm de cadeias acclicas ou alifticas. Apresentam duas extremidades ou pontas de cadeia. Classificam-se de acordo com a presena de um heterotomo ou no entre carbonos. - homognea no possui heterotomos entre carbonos.

- heterognea possui heterotomo entre carbonos.

As cadeias abertas tambm podem ser classificadas de acordo com a presena de radicais (ramificaes) na cadeia carbnica. - normal no possui radicais.

- ramificada possui radicais.

As cadeias carbnicas abertas podem ser classificadas de acordo com o tipo de ligao qumica. - saturada quando h na cadeia carbnica apenas ligaes simples.

- insaturada quando h nas cadeias carbnicas ligaes duplas ou triplas.

Cadeias Fechadas As cadeias fechadas so tambm chamadas de cadeias cclicas. Apresentam seus tomos ligados entre si formando um ciclo figura geomtrica ou anel. Podem ser classificadas quanto presena de uma anel aromtico ou no. - alicclica ou no aromtica so cadeias fechadas que no possuem o anel beznico.

- aromtica so cadeias fechadas que possuem o anel aromtico, ou anel benznico. Possuem ressonncia entre seus eltrons. Estas cadeias em geral tm seis tomos de carbono que alternam ligaes duplas e ligaes simples.

ou

ou

As cadeias aromticas podem ser classificadas de acordo com o nmero de anis aromticos: - mononuclear: quando possui apenas um ncleo (anel aromtico)


- polinuclear: quando possui vrios anis aromticos.

Os aromticos polinucleares podem ser classificados em: - polinucleares isolados: quando os anis no possuem tomo de carbono em comum.

- polinuclear condensado: quando os anis possuem tomos de carbono em comum.

As cadeias carbnicas fechadas ou alicclicas podem ser classificadas de diversas formas, assim como as cadeias aberta. Podem ser classificadas de acordo com saturao: - saturada: cadeia que possui apenas ligaes simples enre os tomos.

- insaturada: cadeia que possui uma dupla ligao entre carbonos.

Podem ser classificadas de acordo com a presena ou no de um heterotomo: - homognea ou homocclicas: possuem somente tomos de carbonos ligados entre si.

- heterognea ou heterocclica: possuem um heterotomos entre tomos de carbono.

Cadeias Mistas As cadeias carbnicas mistas so abertas e tambm fechadas.

Resumo das Cadeias Carbnicas


Exemplo: O linalol uma substncia isolada do leo de alfazema e possui a seguinte frmula estrutural:

Como poderia ser classificada esta estrutura? acclica ramificada insaturada homognea

Ressonncia a deslocalizao dos pares eletrnicos (pi) das ligaes duplas do anel aromtico, exercendo um efeito igual em todas as regies da estrutura. O efeito de ressonncia d estabilidade molcula. Este deslocamento representado Cada anel possui trs ligaes (pi). por um crculo no centro do anel.

O comprimento da ligao dupla menor do que a ligao simples. C = C equivalente a 1,40 C C equivalente a 1,54 O Angstron () uma unidade de medida dez bilhes de vezes menores que o metro usado para medir comprimentos de ligaes dos tomos, molculas, etc.

Chamamos o anel aromtico, que contm a ressonncia, de hbrido de ressonncia ou hbrido ressonante. O modo como se monta a estrutura do anel aromtico uma forma cannica. As formas cannicas do anel aromtico so tericas. Na prtica, elas no existem. O que existe uma forma intermediria entre elas, que so os hbridos de ressonncia.

LIGAES COVALENTES E HIBRIDIZAES


Orbital Orbital a regio de um tomo onde existe a maior probabilidade de encontrar um eltron. O orbital mostra a forma do tomo, de acordo com o subnvel energtico.


subnvel s subnvel p subnvel d subnvel f um s orbital s trs orbitais p cinco orbitais d sete orbitais f (0) (-1) (0) (+1) (-2) (-1) (0) (+1) (+2) (-3) (-2) (-1) (0) (+1) (+2) (+3)

Veja a forma de cada orbital: s possui a forma esfrica

p possui a forma de halteres

Os orbitais d e f tambm apresentam forma de halteres, mas so mais alongadas. Segunda o Princpio da Excluso de Pauli, um orbital s comporta dois eltrons de cada vez. Spin Spin o sentido do movimento de rotao do eltron em torno do seu prprio eixo.

Os valores de Spin so convencionados e obedecem setidos horrios e anti-horrios.

Para o sentido horrio usa-se

Para o sentido anti-horrio usa-se


Ligao Covalente pelo Modelo do Orbital Molecular Uma ligao A = B forma-se pela interpenetrao (mistura) de um orbital semi-cheio do tomo A com um orbital semi-cheio do tomo A com um orbital semi-cheio do tomo B, que possuem eltrons de Spins contrrios. Desta interpenetrao resulta um orbital molecular contendo um par eletrnico compartilhado. Ligao Sigma () e Pi () A interpenetrao entre dois orbitais atmicos, resultando num orbital molecular pode se dar de forma linear, quando eles pertencem a um mesmo eixo (ligao sigma) ou pode se dar de forma paralela, quando eles pertencem a eixos paralelos (ligao pi) quando no mesmo eixo chamamos de interpenetrao em paralelo. A ligao sigma se estabelece quando dois tomos se liga por uma ligao simples, uma ligao dupla ou uma ligao tripla. A ligao pi se estabelece quando dois tomos se ligam por uma ligao dupla ou uma tripla. As ligaes pi so dependentes das ligaes sigma. Isto quer dizer que uma ou duas ligaes pi sempre esto acompanhadas de uma ligao sigma. Veja que tipo de ligao h em: Ligao Simples = uma ligao sigma Ligao Dupla = uma ligao sigma e uma ligao pi Ligao Tripla = duas ligaes pi e uma sigma Exemplo: AB A=B AB uma ligao uma ligao e uma ligao uma ligao e duas ligaes

Ligaes Covalentes atravs de Orbitais Hbridos Hibridizao ou Hibridao de orbitais uma interpenetrao (mistura) que d origem a novos orbitais, em igual nmero, denominados orbitais hbridos. Veja o tipo de hibridizao para diferentes tipos de ligaes entre carbonos: - sp3 H | HCH | H

Nesta molcula, o metano, todas as ligaes so sp3. Toda molcula que possuir ligaes simples, a sua hibridizao ser sp3. - sp2

Nesta molcula, eteno, temos uma ligao dupla, ento a hibridizao nesta ligao ser sp2 (ligao sigma) e p (ligao pi). As demais ligaes so todas sp2. - sp HC CH Neste caso, o etino possui uma ligao tripla, sendo uma hibridizao sp (ligao sigma) e duas p (ligao pi). A ligao entre carbonos e hidrognios sp. Todas as ligaes so p puro.


Veja esta molcula: =C= Nesta molcula, h um ngulo de 180 entre as ligaes duplas. A hibridizao ser sp e p para cada ligao dupla. Uma ligao entre H C ser s sp. Exemplo: Seja a seguinte molcula de etano, analise as suas ligaes e e o tipo de hibridizao de cada ligao:

Carbono 1: H C [: s sp3 ] C C [: sp3 sp3] Carbono 2: C C [ : sp3 sp3] H C [: s sp3] No etano, no h nenhuma ligao , portanto nenhum p puro. ngulo entre as Ligaes De acordo com a hibridizao, veja o ngulo que se forma em cada uma delas: sp3 109 2816 sp2 120 sp 180

FUNO ORGNICA
Devido ao elevado nmero de composto orgnico que existem, foi necessrio agrup-los em funes orgnicas. As substncias foram classificadas de acordo com suas propriedades semelhantes e composio para melhorar o estudo destes compostos, assim como os compostos inorgnicos. As principais funes orgnicas so: - hidrocarboneto - lcool - fenol - aldedo - cetona - ter - ster - cido carboxlico - amina - amida - nitrila - haleto

HIDROCARBONETO
Os hidrocarbonetos so a funo mais simples da Qumica Orgnica. A partir do conhecimento desta funo possvel montar com facilidade as demais funes. Os hidrocarbonetos tm grande importncia para a Indstria Qumica. O petrleo e o gs natural so fontes de hidrocarbonetos. o ponto de partida para a produo de combustveis, plsticos, corantes e tantos outros produtos teis ao homem.

Hidrocarbonetos so compostos orgnicos formados exclusivamente por hidrognio e carbono. Por isso o nome hidrocarboneto (hidro = H e carboneto = C). Sua frmula geral CxHy Exemplos: Propano (C3H8): presente no gs de cozinha GLP

Octano (C8H18): gasolina

Os hidrocarbonetos se dividem de acordo com a sua estrutura e tipo de ligaes entre carbonos. So tipos de hidrocarbonetos: - alcanos - alcenos - alcinos - alcadienos - cicloalcanos -cicloalcenos -aromticos Alcanos Alcanos so hidrocarbonetos formados apenas por ligaes simples entre seus carbonos. Possuem cadeia aberta Sua frmula CnH2n+2 (acclicos) e ligaes simples (satudadas).

A principal fonte de alcanos o petrleo e o gs natural. A partir deles possvel produzir combustveis como a gasolina, leo diesel e querosene. Estes alcanos possuem baixo teor de carbono. Para as cadeias mais longas possvel obter a parafina (fabricao de velas). Propriedades Fsicas Os alcanos so pouco reativos, ou seja, no reagem com quase nenhuma substncia. Por este motivo so chamados tambm de parafinas ou parafnicos. Em latim para affinis significa pouca afinidade. No so muito reativos porque a ligao entre C H e C C so muito estveis e difceis de serem quebradas. So mais utilizados para a queima, por isso, so usados como combustveis, para o fornecimento de energia. So insolveis em gua e menos denso que a gua. Os alcanos de at quatro carbonos so gases a temperatura ambiente (25C). De cinco a dezessete carbonos so lquidos e os demais, slidos. Observe o nmero de carbonos, o estado fsico e a substncia: Composto Metano Propano Butano Octano Decano Tricosano N de Carbono 1 3 4 8 10 30 Estado fsico (25C) gasoso gasoso gasoso lquido lquido slido Produto Gs natural GLP GLP Gasolina Querosene Piche (asfalto)

* GLP = gs liquefeito do petrleo Nomenclatura Para dar nome aos alcanos, assim como os demais compostos orgnicos, devemos seguir as regras estabelecidas pela Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC).

Prefixo + Parte Central + Terminao


Prefixos: Indica o nmero de carbonos na cadeia. So de origem grega ou latina. 1C met 2C et 3C prop 4C but 5C pent 6C hex 7C hept 8C oct 9C non 10C dec 11C undec 12C dodec 20C - eicos 30C tricos Estes prefixos servem tambm para as demais funes orgnicas. Parte Central: Indica o tipo de ligao qumica entre carbonos. Para os alcanos, usamos an. an = ligao simples en = ligao dupla in = ligao tripla Terminao ou Sufixo: Indica a funo qumica. Como a funo hidrocarboneto, usamos a letra o. Exemplos: CH4 metano C2H6 etano

C8H18 = octano

C5H12 = pentano Radicais Os alcanos acima possuem a cadeia normal, porm alguns alcanos possuem ramificaes ao longo da cadeia carbnica. Para essas ramificaes damos o nome de radicais. Os radicais dos alcanos so as alquilas ou radical alquila. A alquila um alcano que perde um H. Observe:

Para dar nome s alquilas, modifica-se apenas a terminao para ila.

Outros radicais alquilas:

Para dar nome s cadeias carbnicas de alcanos ramificados, utilizamos as seguintes regras: - determinar a maior cadeia possvel de carbonos; - determinar os radicais ligados cadeia principal; - a numerao da cadeia principal se d para que a ramificao possua os menores nmeros possveis; - os radicais so colocados em funo da sua ordem alfabtica; - os prefixos di, tri,tetra, sec, terc no so considerados para efeito de ordem alfabtica exceto ISO. Exemplo:

PETRLEO
O petrleo uma matria orgnica formada h milhes de anos. Sua origem a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcrio e areia). Com a ao do calor, da presso, dos microrganismos e do tempo, esta matria orgnica se transformou em petrleo. A palavra petrleo vem do latim petra, que significa pedra e oleum, que significa leo. O petrleo um lquido oleoso, denso, de cor geralmente escura .

Pode ser encontrado no fundo do mar, mas tambm encontrado em terra firme. mais comum encontrarmos petrleo sobre gua salgada, por isso a sua origem marinha, e embaixo de uma camada com gases, como o metano (CH4), etano (C2H6), e outros, em altas presses. As descobertas dos poos de petrleo so feitas de vrias maneiras. A mais comum feita com a detonao de cargas explosivas no solo e com a medio das ondas de choque refletidas nas vrias camadas do subsolo. A partir do estudo destas ondas possvel indicar o local provvel de se encontrar petrleo. Aps encontrar petrleo preciso fazer a extrao. Ela feita atravs das plataformas petrolferas. A extrao do petrleo do mar uma das tarefas mais difceis.

Plataforma Petrolfera em alto mar Veja o esquema da extrao do petrleo:

Fonte: http://www.cdb.br/prof/arquivos/79472_20080429052718.gif

O petrleo extrado dos poos enviado por bombeamento para os depsitos mais prximos. Fica em repouso para decantar a gua salgada, argila e algumas impurezas existentes. Uma das piores impurezas do petrleo o enxofre (S). Em seguida, bombeado para tanques de


armazenamento e enviados por oleodutos, que so tubulaes especiais para o petrleo, para a refinaria. A refinaria o local onde acontece a purificao e separao dos componentes do petrleo. transformado em uma srie de derivados atravs de diversos mtodos.

Fonte: http://www.supletivounicanto.com.br/modulos/quimica/moduloqui1.htm Um dos processos realizados a destilao fracionada. realizada em grandes colunas de destilao. Cada frao do petrleo apresenta uma mistura de vrias molculas, que de acordo com o seu tamanho, vo ocupando a coluna de destilao. As fraes mais levem ficam na parte de cima da torre, como por exemplo, os gases metano e etano. Veja como se distribui as fraes do petrleo em uma coluna de destilao: COMPOSIO P.E. (C) UTILIDADES Gs Clorofrmio Etanol Acetona Plsticos Solvente Anilina Nilon Orlon Tecido de Fenol Hidroquinona Ciclohexano Nitrobenzeno Combustvel de motores Combustvel de avies Combustvel de trator, trem, nibus, caminho, leo diesel. de cozinha

1 a 4 C Gs de menos de 20 Petrleo

de

tinta

5 a 6 C - ter

20 a 60

fibra

sinttica

6 a 7 C - Nafta

20 a 100

5 a 10 C - Gasolina

40 a 200

11 a 18 C - Querosene 175 a 275

15 a 18 Diesel

leo 275 a 400

Acima de 17 C Graxaacima de 350 e leo Lubrificante

Lubrificante de peas e mquinas Pavimentao de ruas, estradas, parafinas e vaselinas

Acima de 30 Asfalto (piche)

acima de 400


Alcenos Os alcenos so hidrocarbonetos que acclicos, insaturados, que contm uma dupla ligao entre tomos de carbono. So tambm chamados Sua frmula geral CnH2n Alguns alcenos: eteno CH2=CH2 frmula molecular: C2H4 frmula molecular: C4H8 de olefinas, alquenos ou hidrocarbonetos etilnicos.

1-buteno CH2=CH CH2 CH3 Reatividade

Os alcenos so mais reativos do que os alcanos, por possurem uma ligao dupla, que mais fcil de ser quebrada. Sofrem reaes de adio e tambm de polimerizao. Utilidade O composto mais comum dos alcenos o eteno, ou etileno. produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadurea mais rpido. Desta forma o gs eteno est sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento. O etileno produzido na indstria qumica e obtido atravs do refino do petrleo e do gs natural. utilizado, ainda para a fabricao de polietileno usado para fazer plsticos. Nomenclatura Para nomear os alcenos, utilizamos a nomenclatura parecida com a dos alcanos. Quanto ao nmero de carbonos a mesma (met, et, prop, but...). Quanto ao tipo de ligao, usamos en, porm, deve-se indicar o local da ligao dupla. Para nomear, d-se a prioridade ligao dupla na contagem de carbonos e depois, aos radicais. Veja os exemplos: 1) CH2=CH CH2 CH3 Nomenclatura antiga: 1- buteno Nomenclatura IUPAC: but-1-eno 2) CH3 CH = CH CH3 Nomenclatura antiga: 2-buteno Nomenclatura IUPAC: but-2-eno Para os alcenos ramificados, a cadeia principal (mais longa) aquela que contm a ligao dupla. A contagem de carbonos feita a partir da extremidade mais prxima da ligao dupla. Veja os exemplos:

Nomenclatura antiga: 5-metil-2-hexeno Nomenclatura IUPAC: 5-metil-hex-2-eno

Nomenclatura antiga: 3-propil-1-hepteno Nomenclatura IUPAC: 3-propil-hept-1-eno Radicais O radical derivado do eteno o vinil ou etenil. CH2=CH vinil ou etenil Alcinos So hidrocarbonetos acclicos que contm uma ligao tripla entre carbonos. So caracterizados pela ligao sp. Sua frmula geral CnH2n-2 Utilidade O alcino mais utilizado o acetileno C2H2 (H C C H). um gs incolor, instvel e muito combustvel. Ele obtido a partir do carbureto ou carbeto de clcio em presena de gua.

A combusto (queima) do acetileno produz uma chama muito quente e luminosa.

Antigamente, era utilizado como lanternas em cavernas e hoje um combustvel para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da gua.

A partir deste alcino tambm so produzidos muitas matrias-primas para a indstria como plsticos, fios txteis, borrachas sintticas, etc. Nomenclatura Para os alcinos, a cadeia principal aquela que contm a ligao tripla. A numerao feita a partir da extremidade mais prxima da ligao tripla. A partir de quatro carbonos, deve-se localizar a posio da ligao tripla. Quando se tem radicais ou demais elementos, d-se prioridade ligao tripla.

Alcadienos ou Dienos So hidrocarbonetos acclicos que possuem duas ligaes duplas em sua cadeia carbnica. Sua frmula geral CnH2n-2. O dieno mais conhecido o 2-metil-buta-1,3-dieno (isopreno).

Alguns dienos: Ciclanos (ou Cicloalcanos) Os ciclanos so hidrocarbonetos cclicos que contm apenas uma ligao simples. Portanto, um hidrocarboneto saturado. Sua frmula geral CnH2n Pode ser representado por uma figura geomtrica, indicando o ciclo. Os ciclanos so obtidos atravs do petrleo. usado como solvente e removedor de tintas e vernizes. A partir dele produzido o nilon. Exemplos dos principais cicloalcanos:

ciclopropano C3H6

ciclobutano C4H8

ciclohexano C6H12

metil-ciclopropano Os cicloalcenos so hidrocarbonetos cclicos que possuem uma ligao dupla. Veja alguns exemplos:

ciclopenteno

1-metilciclopropeno

Aromticos Os hidrocarbonetos aromticos so aqueles que tm um ou mais anis aromticos na sua molcula. uma cadeia fechada, portanto cclica. Alternam ligaes simples e duplas entre os carbonos, formando uma ressonncia. O principal aromtico o benzeno C6H6 Veja as formas de se representar o benzeno.

O benzeno um lquido incolor, voltil, inflamvel e muito txico. um composto altamente perigoso que no deve ser inalado (respirado). Pode causar srias doenas, inclusive leucemia. A maioria dos aromticos so perigosos sade. Alm do benzeno, h tambm o benzopireno, que forma-se sobre a carne assada na brasa e em carnes e peixes defumados, alm de ser liberado na queima do cigarro.

Benzopireno: aromtico cancergeno Principais aromticos:

Tolueno extrado de uma rvore originria da Colmbia, blsamo-de-tolu. Pode ser usado como solvente. Tem cheiro caracterstico.

Naftaleno conhecido como naftalina vendido em bolinhas para matar insetos. A partir dele podem-se produzir plsticos, solventes e corantes.

Antraceno slido incolor que sublima facilmente. A partir dele podem ser produzidos corantes inseticidas e conservantes.

Fenantreno encontrado na fumaa do cigarro, obtido de uma frao do petrleo do antraceno.

Nomenclatura Para dar nome aos aromticos que contm apenas um anel aromtico e mais o grupo alquil, devemos numerar o anel comeando com o radical mais simples. Em seguida colocar em ordem alfabtica. O prefixo di, tri, tetra no entram na ordem alfabtica.

etilbenzeno

2-etil-1-metil-benzeno

Para duas ramificaes, usamos os radicais ortos (o), meta (m) e para (p).


A posio orto (o) 1-2. A posio meta (m) 1-3. A posio para (p) 1-4.

o-xileno o-dimetil-benzeno 1,2-dimetil-benzeno Alguns aromticos condensados:

m-xileno m-dimetil-benzeno 1,3-dimetil-benzeno

p-xileno p-dimetil-benzeno 1,4-dimetil-benzeno

1-etil-3,7-dimetil-naftaleno

1,3,7-trimetil-naftaleno Radicais derivados dos aromticos Os gupos derivados dos hidrocarbonetos aromticos que perderam um H so chamados de grupo arilou arila. Podem ser representados por Ar Algumas arilas:

Fenil

Benzil

o Toluil

m Toluil

p Toluil


LCOOL
lcool toda substncia orgnica que contm um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente a tomos de carbono saturados. Representa-se, em geral, um monolcool assim:

Onde: R = radical OH = oxidrila ou hidroxila Exemplos:

lcool cclico Utilidade

lcool aromtico

Quando ouvimos falar em lcool, seja na TV, rdio, etc. na verdade esto se referindo a um tipo especfico de lcool. Neste caso, o lcool etlico, tambm chamado de etanol.

O etanol est presente nas bebidas lcoolicas. txico e age no organismo como depressivo do sistema nervoso. Possui grande importncia na indstria qumica, na fabricao de perfumes, solventes, combustvel.

O lcool como combustvel e perfume O lcool metlico um dos mais perigosos e no deve ser ingerido, pois pode causar cegueira. chamado tambm de carbinol e ainda, lcool de madeira. Este nome foi dado porque antigamente era obtido a partir do aquecimento da madeira em retortas. Nomenclatura De acordo com a IUPAC, os lcoois devem ter a terminao OL, quem vem da palavra lcool. A cadeia principal aquela que contm o carbono ligado hidroxila. A numerao feita a partir da extremidade que contm o grupo OH. O nome do lcool ser o do hidrocarboneto correspondente cadeia principal, porm sem a terminao o. deve ser trocado por OL. Exemplos:

ciclopentanol Classificao

lcool benzlico

Os lcoois podem ser classificados de duas maneiras: - de acordo com a posio da hidroxila - de acordo com o nmero de hidroxila Posio da Hidroxila lcool Primrio tem a hidroxila ligada a carbono primrio.

lcool Secundrio tem a hidroxila ligada a carbono secundrio.

lcool Tercirio tem a hidroxila ligada a carbono tercirio.

Nmero de Hidroxila - Monolcool lcool que contm uma hidroxila.


- Dilcool ou Diol lcool que contm duas hidroxilas.

- Trilcool ou Triis lcool que contm trs hidroxilas.

Fenol Fenol todo composto orgnico que contm uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a um anel aromtico. Exemplos:

fenol

m-cresol

vanilina

Utilidade O fenol mais comum o fenol. conhecido tambm como benzenol, hidrxi-benzeno, fenol comum ou cido fnico.

uma substncia slida a temperatura ambiente, cristalina, com cheiro forte. utilizado para fazer peeling para evitar o enrugamento da pele. corrosivo para a pele. Pouco solvel em gua e solvel em lcool e ter. Foi utilizado em 1834, a partir da destilao do carvo mineral. Foi muito utilizado como desinfetante de instrumentos cirrgicos, mas por ser muito txico, foi substitudo aos poucos por outros desinfetantes. Um desinfetante muito utilizado hoje, em agropecurias, a creolina, que uma soluo aquosa alcalina da mistura dos cresis. usado como desinfetante porque atua no mecanismo de coagulao das protenas de microrganismos.


m-cresol o-cresol p-cresol

O desinfetante lisol uma emulso de cresis em sabo. Os fenis servem tambm para a preservao da madeira, protegendo contra o ataque dos insetos. Na indstria qumica, serve como matria-prima para fabricar plsticos, perfumes, corantes, explosivos, resinas, vernizes, desodorantes, adesivos, cosmticos, tintas. Nomenclatura De acordo com a IUPAC, o nome dos fenis dado a partir do termo hidrxi. A numerao iniciase na hidroxila e prossegue no sentido que proporciona nmeros menores. Exemplos:

1-hidrxi-3-metil-benzeno m-hidrxi-tolueno m-cresol

1-hidrxi-naftaleno naftol (alfa-naftol) Alguns fenis importantes:

Vanilina essncia de baunilha, usado em bolos, na fabricao de doces e sorvetes.

Eugenol essncia do cravo-da-ndia. Pode ser usado como antissptico.


Hidroquinona tambm chamado de quinol, usado em filmes reveladores e como creme no tratamento de clareamento da pele.

ALDEDOS
Aldedo todo composto orgnico que possui o grupo funcional CHO ligado cadeia carbnica.

Exemplos de aldedos:

Utilidade O aldedo mais conhecido o metanal. Tambm chamado de aldedo frmico ou formaldedo. um gs incolor, com cheiro muito forte e irritante. Muito solvel em gua. Em geral, usado como soluo aquosa, contendo 40% de aldedo frmico, e esta soluo chamadas de formol ou formalina. usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadveres e peas anatmicas. Usado para a fabricao de medicamentos, plsticos e explosivos. Usado tambm em produtos de beleza. O etanal ou aldedo actico ou ainda acetaldedo tem cheiro forte e solvel em gua. obtido a partir do acetileno. o ponto de partida para a fabricao de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produo de anidrido actico e cido actico (presente no vinagre) e resinas. Nomenclatura Deve ser utilizada na terminao dos aldedos a palavra AL, de acordo com a IUPAC. A cadeia principal deve conter o grupo CHO e a numerao feita a partir desse grupo. Exemplos:

Metanal

Propanal

2 metil butanal Aldedo frmico Formaldedo

Benzaldedo

CETONA
Cetona todo composto orgnico que possui o grupo funcional CO Tanto para aldedos quanto para cetonas, chamamos este grupo de carbonila. Aldedos e cetonas fazem parte do grupo dos carbonilados.

As cetonas possuem a carbonila ligada a dois tomos de carbono. Exemplos de Cetonas: propanona butanona ciclobutano

Utilidade A cetona mais comum a propanona, mais conhecida como acetona. Ela usada como solvente de esmaltes, graxas, vernizes e resinas. Tambm utilizada na extrao de leos de sementes vegetais, na fabricao de anidrido actico e medicamentos. A propanona um lquido inflamvel, incolor, com cheiro agradvel e solvel em gua. As cetonas so encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, so lquidos de odor agradvel. Muitas cetonas artificiais e naturais so usadas como perfumes e alimentos. Algumas so substncias medicinais, como os compostos cetnicos da urina. Algumas cetonas presentes em compostos naturais:

Jasmona ou Cis-jasmona leo de jasmim

Ionona odor de violeta

Nomenclatura A nomenclatura IUPAC das cetonas possui a terminao ONA. A cadeia que possui a carbonila cadeia principal, ou cadeia mais longa. A numerao feita a partir da extremidade mais prxima da carbonila.


Exemplos: propan-2-ona ou propanona

butan-2-ona

4-metilpentan-2-ona

pentan-2-ona

3-isopropilhexanon-2-ona

Algumas cetonas podem ser cclicas. Veja os exemplos: ciclobutanona ciclohexanona ciclopentanona

As cetonas tambm Veja os exemplos a seguir:

podem

apresentar

mais

de

um

grupo

carbonila.


1,3-ciclohexadiona butanodiona O O || || H3C C C CH3

TER
ter todo composto orgnico onde a acadeia carbnica apresenta O entre dois carbonos. O oxignio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgncios (alquila ou arila). A frmula genrica do ter R O R, onde o R o radical e o O o oxignio. Veja alguns exemplos:

Utilidade O ter mais conhecido o ter comum, ou etxietano ou ainda ter dietlico. Ele encontrado em farmcia e hospitais. um lquido muito voltil, com ponto de ebulio em torno de 35C, muito inflamvel, incolor e com odor caracterstico. Pode ser utiizado como solvente de graxas, leos, resinas e tintas. Passou a ser usado, como anestsico por inalao, em 1842. Provocava grande mal estar nos pacientes aps a anestesia e foi ento substudo por outros anestsicos. ter comum CH3 CH2 O CH2 CH3

Pintura da primeira demostrao de cirurgia com anestesia com ter, nos EUA, em 1842. Outro ter muito utilizado o metxi-terciobutano que funciona como antidetonante na gasolina.


Nomenclatura O nome oficial dos teres, ou nomenclatura IUPAC, contm a palavra XI entre o nome dos dois grupos. O primeiro nome deve ficar com o prefixo do menor nmero de carbonos. E o ltimo nome com o nome do hidrocarboneto que contm o maior nmero de carbonos. Grupo menor + xi grupo maior Exemplos:

metxi-benzeno Os teres podem ser cclicos, ou seja, com a cadeia fechada. Neste caso, o oxignio o heterotomo.

STER
ster todo composto orgnico que apresenta a seguinte frmula genrica:

onde R e R so radicais, no necessariamente iguais.


Alguns steres:

Reao de Esterificao Os steres podem ser obtidos atravs da reao Um cido carboxlico reage com um lcool para formar steres e gua. de esterificao.

Utilidade Os steres possuem grande importncia na indstria de alimentos. Formam as essncias, que so derivados de cidos e lcoois de cadeia curta. Na indstria de alimentos imitam o sabor e o aroma de frutas. Por este motivo so chamamos de aromatizantes ou flavorizantes. So usados em doces, balas, sorvetes, sucos artificiais, etc.

Exemplos de flavorizantes: - etanoato de butila essncia que imita o sabor da ma verde. Utilizado em balas e gomas de marcar.

- acetato de pentila essncia que imita o sabor da banana.

- antranilato de metila essncia natural da uva. Usado em sucos artificiais .

- acetato de propila essncia sabor pera usada em goma de mascar e balas.

Os steres de cadeia longa so leos e gorduras. O leo de oliva, manteiga, margarina e sabo esto muito presentes no nosso cotidiano.

Estes produtos so steres derivados de lcool e cidos Os triglicerdeos so tristeres da glicerina, que formam os leos e gorduras.

carboxlicos.

Se o R longo, resulta um leo ou uma gordura. As ceras so steres obtidos da reo de um cido e um lcool com grande nmero de carbonos. As ceras so usadas na fabricao de graxas para sapatos, velas, cera para dar brilho em pisos, papel-manteiga. Nomenclatura A nomenclatura oficial IUPAC para os steres feita a partir do hidrocarboneto correspondente terminado em ATO. A seguir, deve-se colocar a preposio DE mais o prefixo da ramificao terminada em ILA. hidrocarboneto + ato de (prefixo da ramificao) + ila Exemplos: Etanoato de etila

Outro nome oficial deste cido acetato de etila. Observe que neste ster, o nome etanoato vem do cido etanico, enquanto o nome acetato vem do cido actico. Portanto, um das maneiras de se nomear os steres partir do seu cido correspondente. Isto porque o ster resulta da reao de esterificao do cido com lcool formando ster e gua. Outros exemplos com as duas nomenclaturas: Metanoato de propila (cido metanico) - IUPAC Formiato de propila (cido frmico)

Propanoato de propila ( cido propanico) - IUPAC Proprionato de propila ( cido propinico)

Etanoato de butila (cido etanico) - IUPAC Acetato de butila (cido actico)

Apesar de existir as duas nomenclaturas, a recomendada a da IUPAC.

CIDO CARBOXLICO
Os cidos carboxlicos so compostos orgnicos que apresentam um ou mais grupos COOH ligados cadeia de carbonos.

Este grupo chama-se carboxila (carbonila + hidroxila). Alguns cidos carboxlicos:

Utilidade Os cidos carboxlicos estao muito presentes no nosso cotidiano. O cido mais simples o que contm apenas um carbono, o cido metanico ou cido frmico. Recebeu este nome (frmico) porque vem da picada de formigas e de abelhas.


Este cido um lquido incolor, solvel em gua, com odor apimentado, forte e irritante. O contato com a pele pode causar bolhas parecidas com as causadas por queimaduras, coceira e inchao. O cido metanico pode ser usado no tingimento de l, curtimento de peles de animais, como conservante de sucos de frutas e na produo de desinfetante. O cido etanico o cido carboxlico mais conhecido. Tambm conhecido como cido actico, o reponsvel pelo cheiro e gosto azedo do vinagre. A palavra acetum significa azedo, vinagre. A origem do cido etanico desde a Antiguidade, a partir de vinhos azedos. No vinagre, que usado para temperar saladas, usado apenas 5% de cido etanico e o restante de gua.

O cido etanico um lquido incolor, de cheiro penetrante, sabor azedo e solvel em gua, ter e lcool. Comercialmente, vendido como cido actico glacial porque ele tem a propriedade de congelar a 16,7C ficando com aspecto de gelo. usado na alimentao e na produo de alguns compostos orgnicos como plsticos, steres, acetatos de celulose e acetatos inorgnicos. A reao que forma o cido etanico a seguinte:

Um dos componentes da uva e tambm do vinho o cido 2,3-hidrxi-butanico ou cido tartrico. Foi descoberto pelo qumico Louis Pasteur, em 1848. usado tambm em efervescentes, como os sais de frutas.

Outro cido que pode ser encontrado em algumas frutas o cido ascrbico. conhecido como vitamina C. Podemos encontrar este cido nas frutas ctricas, como a laranja, tangerina, limo, acerola, kiwi, ameixa e tomate.

Nomenclatura A nomenclatura IUPAC dos cido carboxlicos deve ser feita colocando a palavra cido seguida do hidrocarboneto correspondente com a terminao ICO. A cadeia principal, ou mais longa a que possui a carbonila. A numerao feita a partir do primeiro carbono aps a carbonila. Alguns casos, utilizado o nome usual. Exemplos: cido metanico IUPAC cido frmico usual

cido etanico IUPAC cido actico usual

cido 4-metil-pentanico

cido benzico

AMINAS
As aminas so compostos orgnicos nitrogenados derivados teoricamente, da amnia (NH3), pela substituio de um, dois ou trs hidrognios por grupos alquila ou arila. Exemplos:


Existem alguns tipos de aminas, de acordo com o nmero de radicais que substituem o hidrognio. - aminas primrias:um hidrognio substitudo por radical orgnico.

- aminas secundrias: dois hidrognio substitudos por radicais orgnicos.

- aminas tercirias: trs hidrognios substitudos por radicais orgnicos.

Utilidade As aminas esto muito presentes no nosso cotidiano. Esto presentes nos aminocidos que formas as protenas dos seres vivos.

A partir destas substncias, decorre a presena de aminas na decomposio de animais mortos: A trimetilamina uma amina que faz parte do cheiro forte de peixe A putrescina e a cadaverina so formadas na decomposio de cadveres humanos. podre.

Na indstria, so utilizadas como corantes, em alguns sabes e diversas snteses orgnicas. O corante mais conhecido a anilina. um leo incolor com odor aromtico.

Algumas aminas so usadas como protetor solar como o cido p-aminobenzico. Tambm conhecido como PABA.

Nomenclatura As aminas, de acordo com a IUPAC, devem ser nomeadas com a terminao AMINA. Exemplos:

fenilamina

AMIDAS
Amida todo composto orgnico derivado teoricamente da amnia (NH3) ela substituio de um tomo de hidrognio por um grupo acil. Frmula genrica das amidas:

Algumas amidas:

Utilidade A amida mais conhecida a diamida, a uria. um slido branco e cristalino e solvel em gua. um dos produtos finais do metabolismo dos animais eliminado pela urina. Na indstria qumica muito utilizado como fertilizante qumico para fornecer nitrognio ao solo, na alimentao do gado, como matria-prima para produzir plsticos e produtos farmacuticos, medicamentos sedativos e como estabilizador de explosivos.

Aplicao de adubo no solo Nomenclatura O nome das amidas, de acordo com a IUPAC dado a partir dos cidos correspondentes. Troca-se a terminao ico por AMIDA. Exemplos: Etanamida (oficial) ou acetamida (usual)

2-metil-propanamida


Diamida (uria)

Nitrilas As nitrilas so compostos orgnicos nitrogenados que contm o grupo funcional C N. Podem ser chamadas de cianetos. As nitrilas mais comuns so o cianeto de hidrognio. Veja alguns exemplos: - Metanonitrila ou cianeto de hidrognio ou gs ciandrico - um gs com cheiro de amndoa amargo, descoberto em 1782.

- Etanonitrila ou acetonitrila ou cianeto de metila lquido muito txico, sem colorao, com odor suave.

As nitrilas de cadeia aberta com at quatorze tomos de carbonos so lquidos a temperatura ambiente e insolveis em gua. So muito txicas. A nitrila insaturada mais importante a acrilonitrila. usada na fabricao de polmeros acrlicos, como as ls sinttitas, o orlon.

HALETOS ORGNICOS
Os haletos orgnico so substncias provenientes de compostos orgnicos pela troca de um ou mais hidrognios por halognio F, Cl, Br, I. Exemplos:

Os haletos podem ser classificados de acordo com o halognio que est na cadeia carbnica, como fluoretos, cloretos, brometos iodetos ou mistos. Tambm podem se classificar de acordo com o nmero de tomos de halognio na molcula, como mono-haleto, di-haleto, tri-haleto, etc. A classificao mais importante quanto grande reatividade de dois grandes grupos, os haleto de alquila e os haletos de arila. Haletos de Alquila Sua frmula genrica RX Onde: R grupo alquila ou radical alquila X halognio

O haleto de alquila o composto orgnico que possui um halognio ligado a um carbono saturado de um hidrocarboneto de cadeia aberta. Exemplos:


CH3Br | CH3 C CH3 | Cl Haleto de Arila Sua frmula genrica Ar X Onde: Ar grupo arila X - halognio O haleto de arila o composto orgnico que possui o halognio ligado diretamente a um anel benznico. Exemplos: CH3 CH2 Cl CH3 CH3 CH2 CH2 I

Utilidade Os haletos orgnicos so muito utilizados como solventes, na fabricao de plsticos, inseticidas e gs de refrigerao. O haleto mais importante usado como solvente o CCl4, tetracloreto de carbono, muito txico. O BHC de frmula molecular C6H6Cl6 usado como inseticida. O clorofrmio CCl3 foi muito usado como anestsico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, j no usado para esta finalidade porque muito txico. Os freons CCl3, CCl2F2 e muitos outros eram usados como gs de refrigerao. Com o tempo, descobriu-se que prejudicava o meio ambiente, destruindo a camada de oznio e foi reduzida a sua produo. O DDT de frmula C14H9Cl5 era um importante inseticida muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Sua produo foi proibida em vrios pases devido a sua alta toxicidade. Nomenclatura De acordo com a IUPAC, os halognios so considerados uma ramificao que est ligada cadeia principal. Exemplos:

Bromo-benzeno

cloro-benzeno

MACROMOLCULAS
Dentro da Qumica Orgnica, estudamos molculas de tamanho relativamente pequeno e tambm as molculas grandes. Para estas molculas damos o nome de macromolculas. As macromolculas tambm podem ser chamadas de polmeros. Elas dividem-se em macromolculas naturais e sintticas. As macromolculas naturais so biomolculas fundamentais para todos os seres vivos, que so os glicdios, os lipdios e as protenas. As macromolculas sintticas so a base para a fabricao dos plsticos. Glicdios Os glicdios so compostos que possuem funo orgnica mista polilcool-aldedo ou polilcoolcetona, dentre outros compostos, que ao sofrerem hidrlise resultam em polilcool-aldedo ou polilcool-cetona. Exemplos:

A palavra glicdios vem do grego glicos que significa doce. So os acares, desde o mais comum at os mais complexos, como o amido e a celulose. So produzidos em vegetais atravs da fotossntese transformado no processo de respirao. So fonte de glicdios a farinha, o acar, o papel, o mel, as frutas, o po, etc.

Os glicdios se classificam em oses e osdios. As oses ou monossacardios so os glicdios que no se hidrolisam. Os osdios so glicdios mais complexos que se hidrolisam. Os principais glicdios so: - glicose - frutose - sacarose - lactose - celulose - amido - glicognio Glicose A glicose tambm pode ser chamada de glucose, dextrose ou acar de uva. uma aldo-hexose, com frmula qumica C6H12O6. pode ser encontrada nas uvas e em outras frutas. Na indstria obtida pela hidrlise do amido.

muito utilizada na Indstria de Alimentos, na fabricao de doces, balas, etc.

Frutose uma cetose e possui frmula molecular C6H12O6. Pode ser encontrada no mel e em muitas frutas. tambm chamada de levulose. Pode ser obtida atravs da hidrlise de um polissacardeo, a inulina.

ISOMERIA
Algumas substncias podem apresentar a mesma frmula molecular e possuir propriedades e nome diferentes. Veja dois exemplos de substncias qumicas que possuem a mesma frmula molecular, mas diferem no nome e em algumas propriedades:

Frmula molecular: C2H6O Nome: etanol Funo: lcool Ponto de fuso: -115C Ponto de ebulio: 78C Reatividade: alta Estado fsico a 25C: lquido

Frmula molecular: C2H6O Nome: metxi-metano Funo: ter Ponto de fuso: -140C Ponto de fuso: -24C Reatividade: baixa Estado fsico a 25C: gs Veja o outro exemplo anlogo: Que palavras voc poderia escrever com as letras RMAO com diferentes arrumaes? Poderamos escrever as palavras: amor e roma. O mesmo acontece com as substncias. Para este fenmeno, que to comum, damos o nome de ISOMERIA. Isomeria o fenmeno que ocorrem entre molculas com mesma frmula molecular mas diferem na sua estrutura, propriedade e nome. Os compostos que sofrem este tipo de fenmeno so chamados de ismeros. A palavra ismero deriva de dois radicais gregos: iso, que significa igual e meros, que significa partes. A isomeria pode ser dividida em: - isomeria plana (cadeia, posio, metameria, funo e tautomeria) - isomeria espacial (geomtrica cis-trans e ptica)

ISOMERIA PLANA
a isomeria onde os compostos so identificados por meio de suas frmulas estruturais planas. Dividem-se em isomeria plana de cadeia, posio, metameria, funo e tautomeria.

ISOMERIA PLANA DE CADEIA


Esta isomeria ocorre quando ismeros pertencem mesma funo, mas diferem no tipo de cadeia carbnica. Exemplos:

ISOMERIA PLANA DE POSIO


Esta isomeria ocorre entre ismeros que pertenem mesma funo, possuem o mesmo tipo de cadeia, mas diferem na posio dos radicais, insaturaes ou dos grupos funcionais. Exemplos: - diferena na posio dos radicais:

- diferena na posio da insaturao:

- diferena na posio do grupo funcional:

ISOMERIA DE METAMERIA OU COMPENSAO


Esta isomeria ocorre entre ismeros que pertencem mesma funo mas diferem na posio de um heterotomo na cadeia carbnica. O heterotomo deve sempre estar entre carbonos. Exemplos:

ISOMERIA DE FUNO
Esta isomeria ocorre quando os ismeros pertencem a funes diferentes. Os ismeros mais comuns para este tipo de isomeria so: - lcool e ter - aldedo e cetona - cido carboxlico e ter Exemplos: - lcool e ter: C2H6O

- aldedo e cetona: C3H6O


- cido carboxlico e ster: C4H8O2

ISOMERIA DE TAUTOMERIA
Esta isomeria um caso especial da isomeria plana, onde os ismeros pertencem funes qumicas diferentes e estabelecem um equilbrio qumico dinmico. Os casos mais comuns ocorre entre: - aldedo e enol - cetona e enol Exemplos: - aldedo e enol

- cetona e enol


ISOMERIA ESPACIAL
A isomeria espacial aquela que s pode ser explicada por meio de frmulas estruturais espaciais. S ser posivel diferencias os ismeros atravs de modelos moleculares espaciais. A isomeria espacial divide-se em dois tipos: - isomeria geomtrica cis-trans - isomeria ptica

ISOMERIA ESPACIAL GEOMTRICA CIS-TRANS


A isomeria geomtrica cis-trans ocorre quando um par de ismeros apresentam a mesma frmula molecular, mas so diferentes em suas frmulas estruturais. Pode ocorrer em dois casos: - em compostos com ligao dupla - em compostos cclicos Compostos com ligao dupla Os ismeros devero ter carbonos unidos por uma dupla ligao e ligantes diferentes presos a cada carbono da dupla ligao. Seja a ligao dupla entre C = C e seus ligantes a, b, c, d, a condio para que ocorra a isomeria geomtrica cis-trans deve ter seus ligantes a e b diferentes e c e d diferentes. Assim:

Exemplos: A frmula molecular C2H2Cl2 pode representar duas molculas com frmulas estruturais diferentes.

Obseve que os tomos ligantes H e Cl esto no mesmo lado na frmula esquerda. Esto em posies opostas na frmula direita. Por este motivo, damos nomes diferentes para estes ismeros.

ISOMERIA CIS
Indicando tomos iguais de um mesmo lado em relao aos carbonos da dupla. A palavra cis vem do latim e significa aqum de.

ISOMERIA TRANS
Indicando que os tomos esto em posies transversais ou opostas em relao aos carbonos da dupla. A palavra trans vem do latim e significa alm de. Nomenclatura correta destes ismeros:

Compostos Cclicos Para que esta isomeria ocorra em compostos cclicos necessrio que pelo menos dois carbonos do ciclo apresentem ligantes diferentes entre si. Nesta molcula os ligantes dos carbonos so diferentes:

Exemplos:

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/quimica/compostos-de-cadeia-ciclica Este caso especial de isomeria tambm pode ser chamado de isomeria baeyeriana, em homenagem ao cientista Adolf von Baeyer.

ISOMERIA ESPACIAL PTICA


A isomeria espacial ptica aquela que apresenta um carbono com quatro ligantes diferentes entre si. Para este carbono damos o nome de assimtrico. Est identificado com um asterisco (*). Carbono Assimtrico ou Quiral o tomo de carbono que est ligado a quatro grupos diferentes entre si. Exemplo: cido ltico ou cido 2-hidrxi-propanico

Observe que h quatro grupos diferentes nesta molcula: H, CH3, OH, COOH. Se pudssemos colocar um espelho na frente da molcula do cido ltico, visualizaremos a seguinte molcula: O cido ltico recebe o nome D e a sua imagem especular (imagem do espelho), o nome L.

Substncias que desviam a luz polarizada para a direita chamam-se dextrgira (do latim dexter, direito) e substncias que desviam a luz polarizada para a esquerda chamam-se levgira (do latimlaevus, esquerda). Ento as duas molculas de cido ltico desviam a luz plano polarizada porm uma para um lado e a outra para o outro. Podemos esrever: - cido ltico dextrgiro, cido d-ltico ou cido (+) ltico - cido ltico levgiro, cido l-ltico ou cido (-) ltico As propiredades fsicas destes ismeros so as mesmas. A nica diferena a polarizao da luz plano polarizada. Os dois ismeros de cido ltico podem ser chamado de par de enantiomorfos ou antpodas pticos. Existem algumas molculas que possuem diversos Veja o exemplo do cido -hidrxi--metil-succnico: carbonos assimtricos ou quirais.

Nesta substncia, temos dois carbonos assimtricos e diferentes entre si. Este composto apresenta quatro ismeros opticamente ativos e distintos entre si, que podem ser representados desta forma:

A diferena entre os quatro compostos indicada pelas posies dos grupos OH e CH3, que as vezes esto na esquerda e outra vez direita da frmula. Os ismeros A e B so antpodas pticos, sendo que um dextrgiro e o outro levgiro. Os ismeros C e D so antpodas pticos, sendo que um dextrgiro e o outro levgiro. Observe que A e B; C e D so imagens especulares uma da outra. como se houvesse um espelho na frente de cada uma destas molculas.


Os ismeros pticos que no so enantiomorfos entre si so chamados de diastereoismeros. Neste caso so A e C; A e D; B e C; B e D. Para saber quantos ismeros pticos existe, podemos calcular de acordo com o nmero de carbonos assimtricos. 2n Onde: n = nmero de carbonos assimtricos Exemplo: Na molcula do cido -hidrxi--metil-succnico existem dois carbonos assimtricos. Ento aplicando a frmula:

2n 2 = 4 Existem quatro ismeros para este composto. Formam-se dois dextrgiros e dois levgiros.

REAES ORGNICAS
Existem na natureza milhes de substncias orgnicas. A quantidade de reaes qumicas que podem ocorrem com estas substncias enorme. Algumas so previsveis. As mais importantes reaes orgnicas so as seguintes: - reao de adio - reao de substituio - reao de oxidao - reao de eliminao

REAO DE ADIO
As reaes de adio so aquelas onde um tomo proveniente de uma substncia orgnica ou inorgnica se adiciona uma substncia orgnica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. So caracterizadas pela quebra das ligaes duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligao mais fraca (ligao ) e ocorre a formao de duas novas ligaes (ligaes ). As principais reaes de adio so: - hidrogenao cataltica - halogenao - adio de HX - adio de gua - adio a aromtico Hidrogenao Cataltica Esta reao de adio ocorre em alcenos e alcinos. O gs hidrognio adicionado com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal nquel (Ni) ou platina (Pt). Tambm podemos chamar esta reao de reao de Sabatier-Senderens. Na indstria qumica de alimentos muito conhecida. Serve de base para a produo de margarinas a partir de leos vegetais.

Os leos vegetais possuem ligaes duplas. A reao de adio, hidrogenao cataltica transforma esses leos, que so lquidos em gorduras, que slida. leo + nH2 gordura

(lquido insaturado)

(slida saturada)

Hidrogenao cataltica nos alcenos e alcinos:

Observe que o produto desta reao um alcano. Ento, uma das snteses de alcanos a hidrogenao cataltica. Halogenao A halogenao uma reao de adio onde adiciona-se halognio (Cl2 e Br2) a um alceno ou alcadieno. Em alceno:

Em alcadieno:

A halogenao forma como produto di-haletos vicinais, ou seja, dois halognios vizinhos. Adio de HX (hidrohalogenao) Esta reao feita adicionando HX aos alcenos. HX, onde X o halognio. Exemplos: HCl, HBr

Em alguns casos, obtemos dois produtos. O teoricamente esperado deve seguir a Regra de Markovnikov. Regra de Markovnikov Nas reaes de adio, o hidrognio adicionado ao carbono mais hidrogenado da ligao dupla. Esta regra serve somente para o cloro. Para o bromo, serve a regra Antimarkovnikov, que o inverso da Markovnikov. Exemplo de Markovnikov:

Exemplo de Antimarkovnikov:

Adio de gua Esta reao de adio tambm chamada de hidratao de alceno. Ocorre de maneira semelhante com a reao de adio de HX. uma reao catalisada por cido e tambm segue a regra de Markovnikov. O hidrognio entra no carbono mais hidrogenado e a hidroxila no carbono menos hidrogenado. Formam como produto, lcool primrio e secundrio. Exemplo:

Adio a Aromtico Os aromticos sofrem reaes de substituio, porm em alguns casos ocorre uma adio. Quando h hidrogenao total do anel benznico, a reao de adio. Esta reao no to fcil de ser feita. Veja o exemplo do hidrognio se adicionando ao benzeno formando um hidrocarboneto cclico, o ciclo-hexeno:

3H2

Esta reao s posvel se for utilizado o catalisador metlico nquel (Ni) ou platina (Pt) a temperatura de 300C e com uma presso de 200atm.

REAES DE SUBSTITUIO
As reaes de substituio so aquelas onde um tomo ou um grupo de tomos de uma molcula orgnica substitudo por outro tomo ou grupo de tomos. As principais reaes de substituio so: - halogenao - nitrao - sulfonao Halogenao Os halognios utilizados nas reaes de substituio devem ser o cloro (Cl) e o Bromo (Br). Reaes com flor (F) so muito perigosas devida alta reatividade deste elemento e com iodo (I) as reaes tornam-se muito lentas. Os alcanos podem ser transformados em haletos de alquila. Exemplos:


A partir do metano, realizando sucessivas halogenaes (excesso de halognios) catalisadas por luz e calor, podemos obter:

CH4 CH3Cl CH2Cl2 metano clorometano diclorometano clorofrmio de carbono

CHCl3 CCl4 triclorometano ou tetracloreto

Esta reao pode ser chamada de Reao em Cadeia. O clorofrmio era muito utilizado como anestsico em cirurgias. Atualmente aboliu-se seu uso por ser muito txico e perigoso para a sade. Pode causar srios danos ao fgado. A ordem de facilidade com que o hidrognio sai do hidrocarboneto : CTERCIRIO > CSECUNDRIO > CPRIMRIO Nitrao A reao de nitrao aquela onde reagimos um hidrocarboneto com cido ntrico (HNO3). Exemplo:

Sulfonao A reao de sulfonao aquela onde reagimos um hidrocarboneto com cido sulfrico (H2SO4). Exemplo:

REAO DE OXIDAO
As reaes de oxidao das substncias orgnicas devem ser catalisadas por um agente oxidantes. So simbolizados por [O] e podem ser o permanganato de potssio (KMnO4), dicromato de potssio (K2Cr2O7) ou o tetraxido de smio (OsO4). As reaes mais importantes de oxidao so: - oxidao energtica dos alcenos - oxidao de lcool primrio - oxidao de lcool secundrio Oxidao Energtica dos Alcenos Esta oxidao ocorre nos alcenos em contato com um agente oxidante em soluo aquosa, concentrada e cida (geralmente em cido sulfrico). Nesta reao, podemos obter vrios produtos. Depende do tipo da posio da ligao dupla: Observe: - carbono primrio produz gs carbnico e gua - carbono secundrio produz cido carboxlico - carbono tercirio produz cetona Esta reao serve como teste de insaturao de alceno, ou seja, para identificar que tipo de alceno se tem. Alguns exemplos:


Carbono secundrio: O // C \ OH

CH3

CH

CH2

5[O]

CH3

CO2

H2O

Carbono tercirio: CH3 C = C CH3 | | CH3 CH3 + 2[O] CH3 C CH3 || O

Oxidao de lcoois Primrios Os lcoois primrios se oxidam com oxidantes enegticos, como o permanganato de potssio e dicromato de potssio, em meio sulfrico. O produto desta oxidao aldedo. Com mais quantidade de agente oxidante, obtemos um cido carboxlico. Esta reao explica porque o vinho fica com gosto de vinagre quando deixamos muito tempo em contanto com o ar (oxignio). O lcool sofre uma oxidao e tranforma-se em vinagre, que um cido carboxlico. Exemplo: O // CH3 C + \ H aldedo O // CH3 C \ OH cido carboxlico

CH3 CH2OH + [O]

[O]

lcool primrio

Oxidao de lcoois Secundrios Os lcoois secundrios tem como produto as cetonas. Exemplo: CH3 CH CH3 | OH lcool secundrio + [O] CH3 C CH3 || O cetona

Observao: No existe oxidao de lcool tercirio.

REAO DE ELIMINAO
So as reaes onde alguns tomos ou grupos de tomos so eliminados da molcula orgnica. o inverso das reaes de adio. Tem grande importncia para a indstria qumica, na produo de polietileno que a matriaprima para a obtenao de plsticos. As principais reaes de eliminao so: - eliminao de hidrognio (desidrogenao) - eliminao de halognios (de-halogenao)


- eliminao de halogenidreto - eliminao de gua (desidratao de lcool) Eliminao de Hidrognio ou Desidrogenao A partir de alcano possvel obter um alceno, catalisado por calor. Exemplo:

Eliminao de Halognio ou De-Halogenao Di-haletos vicinais regindo com zinco catalisado por um lcool formam alcenos. Exemplo:

Eliminao de Halogenidretos Halogenidretos, como HCl, HBr e HI podem ser eliminados a partir de um haleto de alquila, catalisado por uma base, que pode ser o KOH e um lcool. Exemplo:

Eliminao de gua A desidratao intramolecular de lcool catalisada por cido sulfrico concentrado e calor (170C) ocorre com a eliminao de gua e alceno.

Outra desidratao que pode ocorrer a intermolecular de dois lcoois formando ter e eliminando gua. A reao deve ser catalisada por cido sulfrico concentrado e calor (140C).

Ento: 1 molcula lcool = desidratao intramolecular = alceno 2 molculas lcool = desidratao intermolecular = ter

Вам также может понравиться