Вы находитесь на странице: 1из 5

Mecatrnica Atual

Pgina 1 de 5

Imprimir

AUTOMAO / Instrumentao
13/05/2008 16:00:24

Medidor de Nvel tipo Empuxo


Neste artigo apresentado o princpio de funcionamento, vantagens e algumas aplicaes desse medidor, que gera pouca manuteno e tem tima confiabilidade
Rogrio Diaz Gimenez

A medio de nvel por Empuxo um mtodo de medio indireta e se baseia no princpio de Arquimedes, onde todo corpo mergulhado em um lquido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima, igual ao peso do volume do lquido deslocado. Esse fenmeno conhecido como Empuxo (Figura 1).

O medidor de nvel por Empuxo constitudo por um elemento flutuador (deslocador), que diante de variaes no nvel do lquido (o empuxo que o lquido exerce sobre o flutuador) transformado em um movimento rotativo. Esse movimento detectado pelo transmissor que envia um sinal proporcional ao nvel de fluido no tanque. E = V * yl E = Empuxo W = Peso do Corpo V = Volume submerso do corpo yl = peso especfico do lquido medido O deslocador, que o elemento primrio de medio, formado por um peso suspenso num sistema de alavancas que determina a fora vertical que o mesmo exerce. medida que o nvel sobe, o peso, parcialmente imerso, exerce menor fora vertical em virtude do empuxo exercido pelo lquido deslocado. O movimento vertical do deslocador convertido num movimento rotatrio da haste e no movimento torsional do tubo, o que permite se efetuar a medio. Como a densidade do produto em medio influi no peso resultante do deslocador quando o mesmo est submerso, a calibrao desse tipo de medidor de nvel, deve ser realizada sempre levando em considerao o peso especfico do lquido (Figura 2).

Vantagens Manuteno simples e pouca;

http://www.mecatro nicaatual.co m.br/seco es/leitura/155/imprimir:yes

13/06/2012

Mecatrnica Atual

Pgina 2 de 5

Robustez; Confiabilidade; Boa preciso; Vida til de operao longa ; Instalao Simples; Aplicaes Devem ser usados apenas para lquidos relativamente no viscosos e livres de partculas slidas. Geralmente so empregados na medio de gases liquefeitos, condensados, tanque de lquido refrigerante (sistema de refrigerao),etc. Uma aplicao muito comum a medio de nvel de interfaces, ou seja, tanques que contm dois lquidos com diferentes densidades e que no se misturam, como por exemplo a gua e o leo (Figura 3). O medidor tipo Empuxo indicar o nvel dessa interface, isso comum em Torres de destilao, Torres de lavagem, decantadores, etc.

Medio de nvel em vasos e tanques de pequeno porte Medio de lquidos em temperatura de ebulio. Atente para as Figuras 4 e 5 que ilustram outros sistemas de Medio de Nvel (condensado, lquido refrigerante).

Limitaes Aplicaes para medio de slidos e granulados em geral; Tanques, vasos com grandes alturas de medio;

http://www.mecatro nicaatual.co m.br/seco es/leitura/155/imprimir:yes

13/06/2012

Mecatrnica Atual

Pgina 3 de 5

No devem ser usados em casos de muita variao da densidade, pois devido ao deslocador do instrumento estar imerso num lquido, o mesmo fica vulnervel mudana da densidade que ir interferir na preciso da medio; Caractersticas Os medidores do tipo Empuxo so utilizados apenas para lquidos livres de partculas slidas. Eles proporcionam uma tima performance em aplicaes com ranges de at 10 metros, podendo conforme cada fabricante, atender a ranges de medio ainda maiores. Sua faixa de medio varia de acordo com a aplicao, sendo que a faixa mxima disponvel normalmente no mercado de 0 ~ 5.000 mm e a preciso varia conforme o fabricante, entre 0,5 e 2%. O medidor em si consiste de um deslocador com peso conhecido e calibrado, que quando na presena do lquido a ser medido, o mesmo fica parcialmente submergido. Este deslocador est conectado por um brao a um tubo de toro, o qual, por sua vez, possui uma haste interna que transmite o movimento de giro proporcional ao torque detectado pelo deslocador ao sistema de avaliao, medio e transmisso externo localizado externamente ao tanque ou cmara de medio. O deslocador comumente utilizado como sensor de transmissor de nvel tem a forma de um cilindro oco, fabricado com materiais como ao inox 304 ou 316, monel, hastelloy, teflon slido, etc. A escolha do material adequado determinada principalmente pela temperatura e poder corrosivo do fluido. No interior do cilindro, se necessrio, so depositados contrapesos granulados, a fim de ajustar o peso do deslocador. Quando no existe nvel de lquido no tanque onde o medidor do tipo empuxo est instalado, seu deslocador (elemento primrio) que est totalmente seco ter peso resultante (peso aparente) igual ao seu peso real (W). Quando o nvel de lquido atinge a posio correspondente a 50% da altura do deslocador, o seu peso aparente passa a ser o peso real (W) menos a fora de empuxo (E) sofrida pelo mesmo, desse modo o peso aparente ser diminudo. A frmula utilizada para obter o valor do Peso Aparente ( Pa=Pap ) a seguinte: Pap = W E Pap = Peso Aparente W = Peso real do deslocador E = Empuxo sofrido pelo deslocador Devido a variao do Peso Aparente do Deslocador, pela mudana do nvel quando da medio, o sistema de medio de nvel do tipo empuxo detecta essa variao de peso e a transforma em sinal de medio pneumtico ou eltrico. Instalao (mecnica) Para conseguir uma melhor performance na medio, so necessrios os seguintes cuidados na instalao: seguir cuidadosamente as instrues especficas de cada fabricante do instrumento; evitar vibrao mecnica no tanque ou vaso onde se deseja instalar esse tipo de medidor; no variar a densidade do lquido a ser medido. Instalao Mecnica Ideal Montar o medidor numa cmara de medio instalada lateralmente ao tanque ou vaso como um sistema de bypass na tubulao. Essa cmara tem a funo de autoconter o medidor e fazer com que a superfcie do lquido a ser medido mantenha-se estvel, para facilitar a manuteno do medidor (Figura 6).

Em caso do medidor estar instalado via cmara de medio em bypass, a cmara de medio deve possuir vlvulas de bloqueio nas tomadas comunicantes (superior e inferior) e drenos de lquido na parte inferior e vlvula de escape para gs na parte superior. O nvel na cmara de medio, acompanha o nvel do vaso ou tanque atravs do princpio de vasos comunicantes. Mtodos para Calibrao do Medidor de Nvel do tipo Empuxo Peso Morto de Calibrao (Calibrao com Peso Morto ) Consiste em calcular o peso aparente (Pap) do deslocador, para os diversos valores de nvel necessrios para a calibrao, usando as seguintes expresses :

http://www.mecatro nicaatual.co m.br/seco es/leitura/155/imprimir:yes

13/06/2012

Mecatrnica Atual

Pgina 4 de 5

Pap = Wreal ( Vd . yl ) Pap = Peso Aparente Wreal = Peso real do deslocador Vd = Volume do deslocador submerso yl = Peso especfico do lquido Como o deslocador possui uma forma cilndrica, ento : Vd = * D2 / 4 * h D = Dimetro do deslocador h = Altura do Deslocador submerso Em condies limites, o deslocador totalmente submerso (nvel em 100%) e o deslocador seco (nvel em 0%), tem-se : Pap 0% = Wreal (* D2 / 4 * 0 * yl ) Pap 0% = Wreal Pap 100% = Wreal (* D2 / 4 * Z * yl ) Z = Altura total do deslocador Os pesos aparentes, correspondentes a 25; 50 e 75% de imerso, so obtidos por mdia : Pap 50% = Pap 0% + Pap 100% / 2 Pap 25% = Pap 0% + Pap 50% / 2 Pap 75% = Pap 50% + Pap 100% / 2 Para se realizar efetivamente a calibrao, confecciona-se pesos conforme os valores calculados, podendo-se tambm usar uma pequena caamba, ento coloca-se em seu interior areia ou qualquer outro material at atingir o peso calculado. Este mtodo apresenta como vantagem permitir que somente o instrumento seja desmontado do tanque, no necessitando a remoo do deslocador de medio. Exemplo de clculo: como calcular o peso dos padres de calibrao deste tipo de medidor para medir um lquido com peso especfico de y = 1000 kgf/m3, cujo o deslocador possui as seguintes caractersticas : Peso real Wreal = 1,6 kgf ; Dimetro D = 7 cm Altura Z = 35 cm Soluo: D = 7 cm = 0,07 m Z = 35 cm = 0,35 m Wreal = 1,6 kgf yl = 1000 kgf/m3 Portanto: Pap 0% = Wreal = 1,6 kgf Pap 100% = Wreal - (*D2/4*Z) * yl Pap 100% = 1,6 - (*0,07(2)/4 * 0,35) *1000 = 1,6 - 1,347 Pap 100% = 0,253 kgf Pap 50% = (Pap 100% + Pap 0%)/2 = (0,253 + 1,6)/2 Pap 50% = 0,927 kgf Pap 25% = (Pap 50% + Pap 0%)/2 = (0,927 + 1,6)/2 Pap 25% = 1,263 kgf Pap 75% = (Pap 100% + Pap 50%)/2 = (0,253 + 0,927)/2 Pap 75% = 0,590 kgf O ideal no caso desta aplicao, a confeco de pesos padres calibrados com certificados para a execuo da calibrao peridica e certificao rastreada por rgos Certificadores. Calibrao atravs da simulao do nvel de gua Consiste em se instalar uma mangueira transparente na vlvula de dreno inferior da cmara de medio do instrumento, curvan- do a mesma para o alto. Fechando as vlvulas de bloqueio, isolando assim o instrumento do processo, basta colocar gua atravs da mangueira e, por vasos comunicantes, o nvel que o deslocador estar submetido, ser o visualizado na mangueira. Supondo que o lquido de processo no seja gua, uma correo ser necessria, conforme a seguir : Z 100% = ( yl / yH2O ) * Z Z 100% = Altura corrigida para uma simulao de nvel, quando o lquido de processo no gua. Z = Altura real do deslocador Consideraes finais Para o uso adequado dos medidores do tipo Empuxo, a densidade do lquido deve ser conhecida e constante. Esses medidores promovem uma medio com alta preciso em casos onde a variao de densidade mnima no processo e a temperatura constante. So altamente indicados na medio de interfaces. Rogrio Diaz Gimenez Consultor Tcnico *Originalmente publicado na revista Mecatrnica Atual - N 37(Edio digital)

http://www.mecatro nicaatual.co m.br/seco es/leitura/155/imprimir:yes

13/06/2012

Mecatrnica Atual

Pgina 5 de 5

Extrado do Portal Mecatrnica Atual - Todos os direitos reservados - www.mecatronicaatual.com.br

http://www.mecatro nicaatual.co m.br/seco es/leitura/155/imprimir:yes

13/06/2012

Вам также может понравиться