Вы находитесь на странице: 1из 6

A importncia da Educao Fsica na Escola de 1 e 2 grau

Belm/PA 2012

Introduo As aulas de Educao Fsica na escola foram consideradas de muita importncia para todos os segmentos e a importncia desta foi atribuda ao fato de a mesma promover: o desenvolvimento integral do aluno, a socializao, a vida saudvel, esprito de equipe, distrao, relaxamento e prtica de esportes. No Brasil, a educao fsica faz parte da grade curricular do ensino mdio e fundamental. Essa uma atividade fsica planejada e estruturada, com o objetivo de melhorar ou manter o condicionamento fsico, ao passo que a atividade fsica qualquer movimento do corpo produzido pelo msculo esqueltico que resulta em um aumento do gasto energtico.

A importncia da Educao Fsica na escola de 1 e 2 Dentro da escola a educao fsica pode atuar por diversas reas, como lazer, sade, esporte de rendimento, esporte participativo, e conceitos tericos. Deve-se buscar mesclar esses itens dentro de uma grade de contedos e objetivos, em prol de dar ao aluno a certeza de que a educao fsica que ele prtica na escola faz parte de um conjunto de conhecimentos que devem estar inseridos na sua base comum de conhecimentos. A atividade fsica no meio educacional no est restrita somente a contedos a serem trabalhados de forma prtica ou terica, sabe-se que dentro das formas de aula os dois mtodos esto ligados e so inseparveis. Dentro de um saber, um contedo, vrios objetivos podem ser trabalhados em dimenses amplas de conhecimentos, como a dimenso histrica e tcnica do contedo, a dimenso da atividade fsica, das habilidades motoras que esse pode desenvolver, a dimenso de valores e atitudes que sero apresentadas aos alunos e por eles devero ser assimiladas e levadas para sua vida social junto a comunidade, assim legitima-se a discusso que a educao fsica faz parte da base comum de conhecimento, base essa que se retirado algum item de contedo, no dar um pleno desenvolvimento na formao do aluno. Assim consegui-se estabelecer toda a importncia da magnfica, atraente e socializadora disciplina de Educao Fsica, entendendo sua importncia cultural e social, importncia na qualidade de vida e nos valores transmitidos por ela. Entendendo tambm, ainda mais, a seriedade na transmisso do seu conhecimento, tanto por gestores como pelo seu principal transmissor, o educador fsico. importante, reconhecer o valor da educao fsica dentro da escola, principalmente, nos primeiros anos cruciais da vida de um sujeito, em que, a personalidade, o carter, a moral, o conhecimento do prprio corpo e este no contexto social, esto sendo construdos. A aprendizagem pode ser desenvolvida atravs das aulas de educao fsica, esta tornou-se uma grande aliada ao estimular as potencialidades das crianas pela cultura corporal, buscando com isso, minimizar as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar. A educao fsica escolar pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento da aprendizagem ( tanto a formal - sala de aula- quanto

aprendizagem para vida e para o cotidiano). Mesmo que haja uma dificuldade instalada no espao escolar, ela pode ser uma atividade que ir contribuir e muito, para o tratamento psicopedaggico (tratamento das dificuldades de aprendizagem) da criana. Colocando a Educao Fsica, no como mera auxiliar das outras disciplinas, e sim, como uma disciplina independente, mas, que possui um carter transdisciplinar, utilizamos o brincar, como recurso pedaggico, ou seja, o contedo desta educao fsica escolar composto de brinquedos e brincadeiras. Cabe-se ressaltar, a verdadeira potncia que a educao fsica no contexto escolar e as transformaes pelas quais ela vem passando durante os anos, pois seu histrico nos mostra, a sua veia militarista e autoritria, porm, atualmente encontramos profissionais que compreendem o seu aluno, como ser integral desenvolvendo uma educao fsica transformadora. Enfim, a educao fsica pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, como tambm, para minimizar e at mesmo evitar a instalao das dificuldades de aprendizagem, alm de resgatar a autonomia e auto-estima dos alunos, principalmente das crianas portadoras de necessidades especiais. Quanto a estas, os benefcios so muitos, pois qualquer ganho fsico, ter grande conseqncia para a aprendizagem e para o cotidiano destas crianas.

Concluso A capacidade da criana se movimentar essencial para que ela possa interagir com si mesma e com o meio ambiente em que vive; os quais desempenham um papel formidvel na extenso dos limites do crescimento e do seu desenvolvimento, sendo este um processo demorado e sucessivo. Alm da maturao, as experincias e as caractersticas individuais agem no processo do desenvolvimento da criana. A educao fsica na escola ajuda a estimular os alunos exercitarem-se.Visa oferecer ao aluno um melhor condicionamento fsico, melhora seu metabolismo e no os tornam sedentrios.Sabe-se que uma das maiores doenas dos dias atuais o sedentarismo, que a base para muitas outras doenas de ordem metablica. Apesar de muitas escolas no darem muita ateno a disciplina, ela de suma importncia na formao de crianas, adolescente e adultos comprometidos com o bem estar fisco e mental.

Bibliografia http://cev.org.br/biblioteca/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-para-odesenvolvimento-da-aprendizagem http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/educacaofisica-escolar/21183-importancia-educacao-fisica-escola http://www.brasilescola.com/educacaofisica/

Вам также может понравиться