Вы находитесь на странице: 1из 4

Wa - Gsam - Sem 1 - Unidade 1 - Seminrio Temtico Viso geral

Apresentao da disciplina: Desenvolvimento de contedos relevantes formao profissional desenvolvidos durante o semestre por meio de teleaulas, atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e/ou seminrios presenciais.

Objetivo da Disciplina Compreender a gesto ambiental de modo integrado e interdisciplinar em suas vertentes fsica, biolgica e socioeconmica.

Contedo Programtico: Gesto Ambiental como saber interdisciplinar: conceitos bsicos

Metodologia: Os contedos programticos ofertados nessa disciplina sero desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexo e Web Aulas que estaro disponveis no Ambiente Colaborar, compostas de contedos de aprofundamento, reflexo e atividades de aplicao dos contedos e avaliao. Sero tambm realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participao em Frum, atividades prticas e estudos independentes (auto estudo) alm do Material do Impresso por disciplina.

Avaliao Prevista: O sistema de avaliao da disciplina compreende em assistir a tele aula, participar no frum, produo de texto/trabalho no portflio (multidisciplinar) e realizao de quatro avaliaes virtuais. Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental Wa - Gsam - Sem 1 - Unidade 1 - Seminrio Temtico 1 2

WEB-AULA 1 SOLO E GESTO AMBIENTAL1 Vamos iniciar nossa aula aprendendo um pouco mais sobre os solos. O solo um habitat de biodiversidade abundante, o qual possui grande carter ambiental, ecolgico, social e econmico, essencial aos seres humanos. O armazenamento de gua, a ciclagem de materiais vitais as plantas e outros seres vivos e produo agrcola, so importantes funes do solo, porm com recursos finitos, e no renovveis.

Segundo Lepsch (2002) a formao do solo inicia-se atravs das rochas, onde as mesmas expostas atmosfera sofrem ao direta do calor, umidade e organismos, iniciando um processo de modificao fsico e qumico dos minerais, ocasionando a formao do material semi-consolidado chamados de Meteorizao. O solo formado naturalmente na poro superficial da crosta terrestre, tem espessura varivel e apresenta diversos tipos de estrutura (PHILIPPI, 2005). Desse modo temos: A formao dos solos resultante da ao combinada de cinco fatores: clima (pluviosidade, umidade, temperatura etc.), natureza dos organismos (vegetao, microorganismos decompositores, animais), material de origem, relevo e idade (BRAGA et al. 2005). Um conjunto de fenmenos responsvel pelas transformaes das rochas, sendo influenciada pelos agentes externos constituindo o ciclo exgeno. Este ciclo tem incio no intemperismo, decompondo quimicamente ou mecanicamente as rochas mais antigas, transformando-as em sedimentos e solos (POPP, 1998). Segundo Popp (1998), temperatura e umidade influem sobre o tipo de intemperismo, resultando na rea e nas caractersticas dos materiais geolgicos. Lepsch (2002) tambm afirma que quanto mais mido e quente for o clima, mais intensa ser a decomposio dos minerais. Na decomposio, ocorrem reaes qumicas provocando transformaes e alterando o arranjo original dos cristais, desprendendo alguns dos elementos qumicos de sua estrutura, sendo os principais quimicamente denominados metais bsicos: sdio, potssio, clcio e magnsio, retidos na superfcie e essenciais macroelementos para o crescimento das plantas. A composio dos solos ideais, embora possam variar, se apresentam, via de regra, assim:

Ewerton de Oliveira Pires UNOPAR 2010. Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental 2

Wa - Gsam - Sem 1 - Unidade 1 - Seminrio Temtico 3 WEB-AULA 2 SOLO E GESTO AMBIENTAL (Continuao) Os solos apresentam ainda um perfil, formado por diferentes horizontes. Segundo Lepsch (2002), um conjunto de fenmenos biolgicos, fsicos e qumicos exerce uma ao onde o solo se reorganiza em camadas sobrepostas, com aspecto e constituio diferentes, aproximadamente paralelos superfcie chamados de Horizontes. O conjunto dos horizontes, verticalmente recebe o nome de perfil do solo, o perfil completo possui quatro horizontes identificados pelas letras A, B, C, E, e O para o horizonte orgnico.

Popp (1998) ressalta que o desenvolvimento do perfil do solo, pode realizar-se juntamente com a meteorizao da rocha, onde o perfil compe-se de horizontes definidos desde a superfcie at a rocha original. Um solo maduro possui um perfil onde pode apresentar quatro horizontes designados por A, B, C e D. Importncia do solo Voc j imaginou sua vida sem o solo? Ou, ainda, j imaginou se os solos no estivessem mais em suas mnimas condies naturais? O solo possui diversas funes. Selecionando apenas algumas de maior importncia, podemos citar: sustentao da vida e do "habitat" para pessoas, animais, plantas e outros organismos; manuteno do ciclo da gua e dos nutrientes; proteo da gua subterrnea; manuteno do patrimnio histrico, natural e cultural; conservao das reservas minerais e de matrias primas; produo de alimentos; e meio para manuteno da atividade scio-econmica. ser repetitivo ento dizer que a preservao dos solos importante, devendo ser objetivo da Gesto Ambiental. De qualquer modo, acesse o link em destaque para visualizar melhor a importncia dos solos e as conseqncias de sua degradao. Aps a leitura deste incio de web aula e de assistir ao vdeo, busque relacionar a importncia dos solos sua regio, nos aspectos ambientais e socioeconmicos. E lembre-se, toda Gesto Ambiental responsvel deve passar por uma adequada gesto dos solos! Para finalizar, leia o artigo Anlise temporal dos processos erosivos na microbacia hidrogrfica do crrego da fazenda Glria, Taquaritinga, SP, Brasil. O trabalho teve como objetivo avaliar os estados de eroso acelerada do

solo na microbacia e foi realizado para embasar programas de preservao de recursos naturais e de manejo conservacionista. Leia com ateno, para verificarmos sua compreenso na Avaliao 3. LINK para acessar o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010067622011000400019&lng=pt&nrm=iso BIBLIOGRAFIA ARAGUAIA, Mariana. Constituio do solo. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/horizintes.JPG BRAGA, Benedito. et al. Introduo engenharia ambiental: O desafio do desenvolvimento sustentvel. 2. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. LEPSCH, Igo, F. Formao e Conservao dos solos. So Paulo: Oficina de textos, 2002. PHILIPPI JR., Arlindo. Saneamento, Sade e ambiente: Fundamentos para um desenvolvimento sustentvel. Barueri, So Paulo: Manole, 2005. POPP, Jos Henrique. Geologia Geral. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1998. Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental 3

Вам также может понравиться