Вы находитесь на странице: 1из 16

Aditivos Alimentares

Os aditivos so substncias ou mistura dotada ou no de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alteraes, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado fsico. Ainda de acordo com FDA (Food and Drug Administration) e da Organizao Mundial da Sade, aditivos qumicos foram classificados como substncias no nutritivas incorporadas ao alimentos geralmente em pequenas quantidades. Substncias adicionadas com o objetivo principal de elevar o valor nutritivo, tais como vitaminas, sais minerais e outros, no foram includas na categoria de aditivos qumicos. Desta forma, pode-se dizer que aditivos alimentares correspondem a qualquer substncia presente por adio intencional, ou no, em alimentos tecnologicamente processados. Os alimentos tem sido aditivados por sculos; os antigos usavam sal para conservar carnes e peixes, adicionavam ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservam frutas com aucares e conservavam pepinos e outros vegetais com vinagre. No Brasil a legislao (n 55871), define aditivos para alimentos, a substncia intencionalmente adicionada ao mesmo, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar a suas propriedades, desde que no prejudique seu valor nutritivo. Com o crescimento rpido da populao mundial, e a grande demanda de alimentos, mais aditivos tem sido empregado. A existncia de um grande nmero de produtos moderno tais como os de baixo valor calrico (light), Fast-Food, salgadinhos embalados, no seria possvel sem os aditivos. O conceito de aditivo nos alimentos bastante varivel de pas para pas. Uma determinada substncia poder ser utilizada como aditivo por um pas e ser proibida no pas vizinho, acarretando problemas com relao a exportao. Existe um grande nmero de aditivos atualmente empregado, mas todos eles sofrem uma regulamentao federal no seu uso.

Utilizao de Aditivos nos Alimentos


Dois fatores geralmente so levados em considerao na elaborao de uma lista de aditivos legalmente permitidos. O primeiro diz respeito necessidade de sua utilizao e o segundo se refere a sua inocidade em relao a sade pblica.

De um modo geral, os aditivos devem ser utilizados preferivelmente como um meio suplementar nos processos industriais de alimentos e no com o objetivo de substitui-los.

Principais usos de Aditivos Qumicos


Os aditivos qumicos so utilizados em alimentos com as mais diversas finalidades e so constitudos pelas substncias que no so naturalmente encontrada nos alimentos. De uma forma geral, os aditivos encontrados em alimentos podero ser classificados em quatro grupos principais: 1 - substncias que tem por objetivo estender o tempo de vida itil ou reduzir a deteriorao de um determinado alimento. 2 - produtos que alteram as caractersticas de um alimento, melhorando o seu sabor, a sua cr, e a sua textura. 3 - produtos que so adicionados com a finalidade de variar o valor nutritivo do mesmo. 4 - substncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminaes acidentais.

Quanto as funes dos aditivos


Os aditivos alimentares quanto a suas funes e classificao ou siglas, so reunidos em diferentes grupos conforme segue: 1 - ACIDULANTES (H) Comunicam ou intensificam o gosto ou sabor cido aos alimentos processados. 2 - ANTIOXIDANTES (A) So substncias que retardam o aparecimento de alteraes oxidativas nos alimentos, impedindo a interao com o oxignio. 3 - AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES (F) So substncias ou mistura de substncias possuidoras de propriedades odorferas ou spidas capazes de conferir o intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos.

So classificadas ainda em: aromas naturais; aromas natural reforado; aromas reconstitudo, aromas imitao e aromas artificiais. 4 - CONSERVADOR (P) So substncias que possibilitam ou retardam a deteriorao microorgnica ou enzimtica nos alimentos, ou sejam, evitam processo de fermentao, acidificao e evidncia de putrefao nos alimentos. 5 - CORANTES (C) So aquelas que conferem ou intensificam a cor dos alimentos. So ainda classificados em: corantes orgnico natural e corantes orgnico sinttico artificial. 6 - EDULCORANTES (D) So substncias orgnicas artificiais no glicidicas capazes de conferir sabor doce aos alimentos, sendo tambm utilizados em produtos dietticos. 7 - ESTABILIZANTES (ET) Substncias que favorecem e mantm as caractersticas fsicas das emulses e suspenses. Promovem uma interao homognea de ingredientes como leo e gua, aumentam a viscosidade dos ingredientes e evitam a formao de cristais. 8 - ESPESSANTES (EP) So substncias capazes de aumentar a viscosidade de solues, emulses e suspenses, melhorando a textura e a consistncia dos alimentos processados. 9 - UMECTANTES (U) Substncias capazes de evitar a perda de gua ou umidade nos alimentos pois, possuem propriedades hidroscpicas. 10 - ANTIUMECTANTES (AU) Substncias capazes de reduzir as capacidades hidroscpicas dos alimentos. Impedem que as partculas se agrupem quanto em contato com a gua. 11 - ESPUMFEROS

So substncias que influem na tenso superficial dos alimentos interferindo na produo de espumas com o propsito de gerar espuma estvel. 12 - ANTIESPUMFEROS So substncias que modificam a tenso superficial dos alimentos. Evitam a formao de espuma em alimentos durante o seu processamento. 13 - CLARIFICANTES So substncias que retiram a turbidez dos alimentos. Os aditivos 11, 12 e 13, so considerados coadjuvantes de tecnologia de fabricao. Serve como auxiliares na elaborao de matria-prima ou de alimentos, durante o processo de fabricao.

CONHEA UM POUCO DOS ADITIVOS ALIMENTARES


Basta uma rpida refeio e centenas de aditivos qumicos so ingerido: substncias capazes de conservar e melhorar as qualidades dos alimentos. To velhos quanto os humanos, os aditivos sempre estiveram presentes em nossa dieta. Os aditivos alimentares tm sido usados por sculos; nossos ancestrais usaram sal para preservar carnes e peixes; adicionaram ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservaram frutas com acares e conservaram pepinos e outros vegetais com vinagre. Entretanto, com o advento da vida moderna, mais aditivos tm sido empregados, a cada ano. Os aditivos so usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composio. Alm disso, so empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposio ou oxidao com o passar do tempo isto , prolongar o tempo de vida dos alimentos processados. As principais razes para o uso de aditivos nos alimentos so: Para manter a consistncia do produto: o que mantm o sal soltinho e livre? O que faz com que emulses, como molhos e saladas, fiquem estveis e no se separem? Certos ingredientes, tais como emulsificantes, estabilizantes, expessantes e agentes antiaglutinantes ajudam a manter a textura e caractersticas do alimento. Exemplos incluem alginatos, lecitina, glicerdeos, metil-celulose, pectin, gomas arbica, xantana, e outros.

Para manter ou melhor o valor nutricional: vrios nutrientes dos alimentos podem ser perdidos durante o processo de manufaturao. Por isso as indstrias adicionam vitaminas A, D, K, ferro, cido ascrbico, clcio, zinco, niacina, cido flico, etc, a vrios alimentos, tais como a margarina ou o leite. Para manter a palatabilidade: os alimentos perdem, naturalmente, o sabor e a frescura devido ao envelhecimento e exposio a agentes como umidade, oxignio, bactrias e fungos. Para evitar isso, as indstrias adicionam cido ascrbico, BHT, BHA e nitrito de sdio, numa tentativa de evitar a oxidao e a perda de sabor dos alimentos processados. Para aumentar a maciez ou controlar o pH: qualquer dona de casa sabe que, sem fermento, o bolo no cresce. O fermento pode ser um p qumico; bicarbonato de sdio. Algumas vezes, deseja-se modificar o pH de certas comidas para melhorar o sabor ou a aparncia. Para melhorar sabor ou cor: vrios temperos naturais e aromatizantes artificiais so empregados para melhorar o sabor dos alimentos. As cores, tambm, podem ser alteradas com o uso de aditivos, numa tentativa as expectativas do consumidor. Os aditivos alimentares e seus metablitos so sujeitos a anlises toxicolgicas rigorosas antes da aprovao do seu uso na indstria alimentcia. Os estudos so conduzidos com espcies animais, objetivando se determinar os efeitos txicos a curto e longo prazo. Estes testes monitoram o comportamento dos animais, seu crescimento, taxa de mortalidade, reproduo, qumica do sangue e desenvolvimento de tumores, durante um perodo de 90 dias. Alguns aditivos mais utilizados pela indstria de processamento de alimentos so os seguintes:

Os Aditivos Nutricionais
A incrementao nutricional dos alimentos teve inicio em 1924, quando, nos EUA, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha, para prevenir o aparecimento do bcio nas pessoas. Vitaminas so comumente adicionadas a muitos alimentos; as vitaminas D so adicionadas a cereais, farinhas, macarro; a vitamina C adicionada a bebidas, nctares de frutas, derivados de leites, sucos de frutas naturais. Alm destes, aditivos como leos essenciais, minerais e fibras so tambm empregadas.

Agentes Processantes

Muitos aditivos so adicionados aos alimentos durante o seu processamento de fabricao. Entre eles esto os emulsificantes, que so utilizados para manter uma disperso uniforme de um lquido em outro, tal como leo e gua. So aditivos utilizados em produtos como a maionese, para facilitar a disperso de aromatizantes hidrofbicos; em produtos congelados (sorvetes) para prevenir a formao de cristais de gelo. O estabilizantes e expessantes tem muitas funes nos alimentos. A grande maioria formada por polissacardeos, como amido, ou ainda por protenas, tais como gelatina. A principal funo aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulses. A formao e estabilizao de espuma em vrios produtos tambm um efeito destes aditivos.

EDTA
Os agentes quelantes protegem os produtos de muitas reaes enzimticas que podem promover a deteriorao durante o processamento e estocagem. Estas substncias se ligam a muitos dos minerais presentes nos alimentos que est relacionada diretamente coma atividade enzimtica de certas protenas. O produto EDTA (cido etilenodiaminotetractico), um dos mais utilizados para estabilizar os alimentos processados que apresentam as caractersticas acima. Alm destes agentes processantes, existem os humectantes, que mantm o alimento mido e macio. No coco ralado, por exemplo, adicionado glicerina para manter o mesmo macio e mido.

Agentes Preservativos
Para prolongar o tempo de vida dos alimentos processados, as industrias alimentcias, utilizam substncias que preservam as qualidades naturais dos alimentos. Existem dois grupos de aditivos preservativos; os antioxidantes e os antimicrobianos. Os antioxidantes so compostos que previnem a deteriorao dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidao envolvem principalmente o oxignio presente no ar atmosfrico. As substncias antimicrobianas, agem principalmente inibindo a proliferao de microorganismo, prevenindo os alimentos de se deteriorarem. O cloreto de sdio (sal de cozinha), provavelmente o mais antigo destes agentes; cidos orgnicos, tais como o actico, benzico, propanico e o cido srbico, so usados como aditivos antimicrobianos. Nitratos e nitritos so usados para inibir o crescimento da bactria Clostridium botulinum em alimentos que contm carne crua, tais como lingua, o presunto, o bacom e o salame. Dixido de enxofre e sulfitos so usados para controlar o crescimento de microorganimos em frutas secas, sucos e vinhos.

Agentes Corantes
Uma das principais caractersticas que chama a ateno para um alimento a sua cor. As indstrias de alimentos, utilizam corantes naturais ou sintticos para realar a cor dos alimentos. Os corantes so derivados de plantas e animais; a grande maioria derivado de extratos de plantas. Com o objetivo de melhorar a aparncia visual dos alimentos, os corantes so adicionais para realar a cor de um suco de laranja por exemplo; produtos de flans e pudins.

Reforador de Sabor
As substncias com esta finalidade, um agente flavorizante, cuja sua principal funo a de reforar o sabor os alimentos e dos ingredientes do mesmo. O primeiro flavorizante a ser vendido comercialmente foi o glutamato nonossdico (amino-cido L-glutmico). Esta substncia capaz de proporcionar um sabor rico e caracterstico dos alimentos. Outros compostos que so utilizados como flavorizantes so as lactonas, steres, malte e protenas vegetais hidrolizadas.

POR QUE USAR ADITIVOS NOS ALIMENTOS


Sem os aditivos, a variedade de alimentos disponveis e seu tempo de vida em manter-se em condies de consumo, seria muito reduzidas. Contudo, o uso de aditivos um tema controverso, com alegaes de que els podem desencadear alergias e so txicos. Algumas pessoas so sensveis a certos aditivos, especialmente corantes, e devem verificar os rtulos cuidadosamente para saber quais aditivos o alimente contm. Todos os aditivos permitidos so considerados seguros e so controlados por Lei pelo Ministrio da Sade, atravs da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Os aditivos para uso nos alimentos devem ser aprovados atnes de poderem ser utilizados na produo dos mesmos. Muitos dos aditivos so substncias naturais como por exemplo, o cido Ascrbico (Vitamina C), que usado como um realador de sabor para acelerar a produo de po. Os aditivos naturais tambm devem passar por testes antes de serem usados na produo de alimentos. Os aditivos mais comulmente encontrados nos alimentos industrializados podem ser identificados na lista de ingredientes nos rtulos dos produtos. Alguns fabricantes utilizam no seu produto o prprio nome do aditivo outros utilizam o cdigo numrio INS (International

Numbering System), Sistema Internacional de Numerao de Aditivos Alimentares que permitido por lei. Este Sistema Internacional de Numerao, foi elaborado pelo Comit do Codex Alimentarius sobre aditivos alimentares e contaminantes de alimentos, para estabelecer um sistema numrico internacional de identificao dos aditivos utilizados nos alimentos nas listas de ingredientes como alternativa declarao do nome especfico do aditivo. So os seguintes os aditivos: 1- Corantes Sintticos e Naturais TIPO DE CORANTE NMERO DO INS ALIMENTOS UTILIZADOS Amarelo INS 101: Queijos processados Verde INS 140: Gorduras, leos, vegetais enlatados Preto INS 153: Gelias, Gelatinas Amarelo laranja INS 160: Margarinas, Bolos Amarelo INS 102: Bebidas no-alcoolicas Amarelo INS 110: Bebidas de Laranja(liquida ou p) Vermelho INS 123: Produtos de Groselha, Bebidas de Morango, Uva Vermelho INS 127: Cerejas em Caldas Azul INS 132: Gelatinas, Molho, Refrescos de Uva Verde INS 143: Ervilhas enlatadas, Flan, Gelias e Gelatinas 2- Conservantes CONSERVANTE NMERO DO INS ALIMENTOS UTILIZADOS cido Ascrbico INS 300: Queijo. Iogurte, Bebidas no alcoolicas cido Actico INS 260: Picles, Molhos, Legumes em conservas cido Ltico INS 270: Fermento em P, Maionses, Margarinas cido Propinico INS 280: Margarinas, Doces, Farinhas

Benzoato de Sdio INS 210: Pes, Farinhas, Doces, Condimentos Preparado Diixido de Enxofre INS 220: Bebidas no alcoolicas, picles, Derivados de Frutas Nitritos INS 249 e 250: Carnes Curadas e Cozidas e produtos de Carnes Nitrato de Sdio INS 251: Bacon, Presunto, Queijos(no cheddar) Nitrato de Potssio INS 249: Bacon, Presunto Sorbato de Potssio INS 202: Molhos Cremosos, Condimentos e Pastas Alimentcias 3- Antioxidantes ANTIOXIDANTES NMERO DO INS ALIMENTOS UTILIZADOS cido Ascrbico(Vit.C) INS 300: Bebidas no alcoolicas, Leite em P, Sucos de Frutas Tocoferol (Vit. E) INS 307: leos Vegetais em geral Galatos INS 310,311 e 312: Margarinas, Gorduras Vegetais, leos Vegetais BHA INS 320: Margarinas, Bolos, Tortas e Pes BHT INS 321: Torradas, Margarinas, leos Vegetais e Gorduras 4- Emulsificantes e Estabilizantes NMERO DO INS ALIMENTOS UTILIZADOS Leticinas INS 322: Chocolates, Margarinas cido Ctrico INS 330: Picles, Laticnios, Bolos, Refrigerantes, Xaropes de Frutas cido Tartrico INS 334: Fermento em P cido Algnico INS 400: Sorvetes, Sobremesas instantneas, Flans Gomas INS 414 e 415: Sorvetes, Sopas, Doces, Gelias Fosfatos INS 341: Creme de Leite, Ps para mistura cremosa, Refrescos em P, Massas Alimentcias, Biscoitos gar INS 406: Presunto Enlatado, Sorvetes

Nitrato de Sdio INS 251: Bacon, Presunto, Queijos(no cheddar) Pectina INS 440: Sorvetes, Sopas, Doces, Molhos Cremosos 5- Adoantes e Educorantes Tem sido propostas vrias classificaes para educorantes e adoantes, baseadas em sua origem e valor calrico. O Codex Alimentarius classificaram os mesmos em dois grupos: (A) Educorantes intensos ou no nutritivos - que fornecem somente doura acentuada, no desempenham nenhuma outra funo no produto final, so poucos calricos ou efetivamente no calricos e so sutilizados em quantidades muito pequena. (B) Adoantes de corpo - que fornecem energia e textura aos alimentos, geralmente contm o mesmo valor calrico dos acar, e so utilizados em quantidades maiores no produto final. Os adoantes calricos acrescentam energia dieta e incluem o manitol, o sorbitol, o xilitol e xarope de glicose hidrogenada. Os adoantes no-calricos so adoantes sintticos e incluem o acessulfame de potssio, o aspartame, a sacarina, o ciclamato de sdio e a taumatina. Sucrose, glicose, frutose e lactose so todos classificados como alimentos e no como adoantes ou aditivos. As caractersticas dos educorantes mais utilizados so as seguintes: EDUCORANTES - PODER ADOANTE EM RELAO AO ACAR: Sacarina 500 vezes mais doce Ciclamato de Sdio 30 vezes mais doce Aspartame 200 vezes mais doce Acessulfame k (de potssio) 200 vezes mais doce Steviosdeo 300 vezes mais doce Sucralose 600 vezes mais doce 6- Outros Aditivos Utilizados Os agentes de brilho so utilizados para dar aos alimentos uma aparncia brilhante atraente e incluem alimentos base de ovos e Condimentos pastosos (mostarda, Catchup,). Refinadores de farinha so utilizados para produzir po de textura mais leve e adiar o envelhecimento. Outros aditivos incluem: realadores de sabor, como o glutamento monossdico (que intensifica o sabor do alimento); agentes antiespuma (que previnem o aparecimento de espuma

durante o processamento), e gases propelentes (que so utilizados, por exemplo, nos cremes de embalagem aerossol). Polifosfatos permitem que os produtos retenham gua, aumentando, portanto, o seu peso, e so utilizados em alimentos como o frango congelado e carnes curadas. Fonte: br.geocities.com

Aditivos Alimentares

O que aditivo alimentar? Para que serve?


Aditivo alimentar todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propsito de nutrir, com o objetivo de modificar as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas ou sensoriais, durante a fabricao, processamento, preparao, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulao de um alimento. Esta definio est inserida no Item 1.2 da pela Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97 Ao agregar-se poder resultar em que o prprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. A definio no inclui os contaminantes ou substncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais. A definio de aditivos intencionais que est no Decreto 55871, de 26/03/65 e do Decreto-Lei 986, de 21/10/69 no est mais sendo utilizada.

O que so aditivos incidentais?


Da mesma forma, embora conste do Decreto 55871, de 26/03/65 do Decreto-Lei 986, de 21/10/69 no est mais sendo utilizada.Aditivo incidental uma terminologia em desuso sendo substituda pela definio de contaminantes que consta do item 1.4 da Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

Por que utilizar aditivos em alimentos?


O emprego de aditivos justifica-se por razes tecnolgicas, nutricionais ou sensoriais. A necessidade tecnolgica do uso de um aditivo deve ser justificada sempre que proporcionar vantagens de ordem tecnolgica e no quando estas possam ser alcanadas por operaes de

fabricao mais adequadas ou por maiores precaues de ordem higinica ou operacional. Mais informaes sobre o assunto esto na Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

Quais so os critrios e exigncias para permisso de uso de aditivos nos

alimentos?
A segurana dos aditivos primordial. Isto supe que, antes de ser autorizado o uso de um aditivo em alimentos, este deve ser submetido a uma adequada avaliao toxicolgica, em que se deve levar em conta, entre outros aspectos, qualquer efeito acumulativo, sinrgico e de proteo, decorrente do seu uso. Os aditivos alimentares devem ser mantidos em observao e reavaliados quando necessrio, caso se modifiquem as condies de uso. Alm disso, o uso dos aditivos deve ser limitado a alimentos especficos, em condies especficas e ao menor nvel para alcanar o efeito desejado para que a ingesto do aditivo no supere os valores de ingesto diria aceitvel (IDA). proibido o uso de aditivos em alimentos quando: Houver evidncias ou suspeita de que o mesmo no seguro para consumo pelo homem; Se interferir sensvel e desfavoravelmente no valor nutritivo do alimento; Servir para encobrir falhas no processamento e/ou nas tcnicas de manipulao; Encobrir alterao ou adulterao da matria-prima ou do produto j elaborado; Induzir o consumidor a erro, engano ou confuso; Quando no estiver autorizado por legislao especfica.

Por trata-se de matria-prima utilizada na indstria alimentcia, o aditivo

est dispensado da obrigatoriedade de registro?


Por definio, aditivos alimentares no so matrias-primas. A dispensa de obrigatoriedade de registro de um aditivo est regulamentada no item 5.1.6.2 da Resoluo n 23, de 15/03/00. Em regra, os aditivos devem ser registrados de acordo com a referida Resoluo.

Quais so as anlises laboratoriais que devem ser feitas para aditivos

alimentares?
O laudo de anlise prvia de aditivos alimentares exigido no artigo 9 do Decreto-Lei 986, de 21/10/69. A Resoluo CNNPA 21/75 adota para anlise de aditivos as tcnicas analticas adotadas ou recomendadas pela Farmacopia Brasileira, Food Chemicals Codex, Food and Drug Administration, Comit Misto FAO/OMS de Peritos em Aditivos para Alimentos (JECFA). Alm disso a Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97 determina que os aditivos devem atender s exigncias de pureza estabelecidas na FAO/OMS (JECFA) ou Food Chemicals Codex.

Quais so os aditivos alimentares que podem ser utilizados nos

alimentos?
A legislao brasileira sobre aditivos alimentares positiva e estabelece que um aditivo somente pode ser utilizado pela indstria alimentcia quando estiver explicitamente definido em legislao especfica, com as respectivas funes, limites e categorias de alimentos permitidas. O que no constar na legislao, no tem permisso para ser utilizado em alimentos. Devendo, portanto, ser consultado o Regulamento Tcnico especifico que aprova o uso de aditivos, suas funes e limites mximos para a categoria de alimentos.

Como devo realizar uma pesquisa para saber se um determinado aditivo

permitido em uma categoria de alimento?


A legislao brasileira sobre aditivos alimentares est em processo constante de atualizao. O formato atual divide os alimentos por categorias e em subcategorias onde esto listados os aditivos, funes e limites permitidos. A categorizao de alimentos est sendo desenvolvida com base na Portaria 1.003, de 11 de dezembro de 1998 Passo-a-passo para a pesquisa:

1. Localizar a legislao referente a categoria do alimento. 2. Verificar se o aditivo e a funo esto autorizados. 3. Se autorizado, verificar qual o limite permitido. Exemplos: Uso de tartarato monopotssico (INS 336i) na funo regulador de acidez em balas e caramelos. 1. Legislao especfica: Resoluo n 387, de 5 de agosto de 1999. 2. Consta da funo Regulador de acidez 3. Est autorizado no limite de 0,5g/100g. Uso de cido ctrico (INS 330) na funo antioxidante em maionese. 1. Legislao especifica: Resoluo n 382, de 05 de agosto de 1999. 2. Consta na funo Antioxidante: "todos os autorizados como BPF". cido ctrico BPF. 3. Est autorizado no limite quantum satis. Uso de fosfato dissodico (INS 339ii) em leite condensado 1. Legislao especifica: Resoluo n 4, de 24 de novembro de 1988. 2. Consta na funo Estabilizante 3. Est autorizado no limite de 0,20 g/100g Uso de nitrato de sdio (INS 250) na funo de conservante em carnes frescas 1. Legislao especifica: Portaria n 1004, de 11 de dezembro de 1998 . 2. No esto autorizados aditivos para categoria de carne fresca. 3. O nitrato de sdio no pode ser utilizado em carnes frescas.

O que so aditivos utilizados segundo as Boas Prticas de Fabricao

(BPF)?
Um aditivo considerado BPF quando possui Ingesto Diria Aceitvel (IDA) "no especificada". Isso significa que o uso est limitado quantidade necessria para atender s Boas Prticas de Fabricao (BPF), ou seja, quantidade necessria para obter o efeito tecnolgico necessrio.

O limite de uso dos aditivos utilizados de acordo com as Boas Prticas de Fabricao (BPF) ser quantum satis. Isso quer dizer: quantidade suficiente para obter o efeito desejado, sempre que o aditivo no afetar a genuinidade do alimento. Se for um aditivo autorizado como BPF, no significa que pode ser utilizado em todos os alimentos. Somente poder ser utilizado se estiver constando do Regulamento Tcnico especifico, geralmente com a frase "todos os autorizados como BPF".

Onde esto listados aditivos BPF ?


Esto listados na Resoluo n 386, de 05 de agosto de 1999 e na Resoluo RDC n 234, de 19 de agosto de 2002.

Qual o procedimento para se alterar o limite, ou utilizar o aditivo

alimentares com outra funo ou em outro alimento, estando o aditivo

autorizado ou no?
A lista de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia constante da legislao vigente est sujeita atualizao de acordo com o avano dos conhecimentos tcnicos e cientficos. Os interessados podem apresentar um pedido de extenso para substncia com uso aprovado na legislao nacional para alguma categoria de alimento ou um pedido de incluso para substncia que no tem uso aprovado na legislao nacional de acordo com procedimentos administrativos especficos. Os pedidos so submetidos avaliao tcnica da Gerencia Geral de Alimentos da Anvisa. A apresentao do pedido/ informaes/ documentos no implica em aprovao prvia. A utilizao da substncia s estar permitida quando publicada como Resoluo de Diretoria Colegiada em Dirio Oficial da Unio.

Como os aditivos alimentares so informados no rtulo do alimento?

A rotulagem de alimentos embalados deve obedecer ao disposto na Resoluo RDC n 259, de 20 de setembro de 2002, publicada no DOU de 23/09/02. Os aditivos devem ser declarados na lista de ingredientes conforme consta no item 6.2.4 da Resoluo RDC 259/02.

O que deve constar no rtulo do aditivo?


Segundo os artigos 10, 18 do Decreto Lei 986/69, os aditivos devem ser rotulados de acordo com as disposies do Decreto-lei n 986, de 21 de outubro de 1969 e demais normas que regem o assunto. No deve-se confundir rtulo de alimento com aditivo e rtulo do aditivo.

O que INS?
INS significa International Numbering System ou Sistema Internacional de Numerao de Aditivos Alimentares. Este sistema foi elaborado pelo Comit do Codex sobre Aditivos Alimentares e Contaminantes de Alimentos (CCFAC) para estabelecer um sistema numrico internacional de identificao dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes como alternativa declarao do nome especfico do aditivo. O INS no supe uma aprovao toxicolgica da substncia pelo Codex. Fonte: www.anvisa.gov.br

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aditivos-quimicos/aditivosalimentares.php#ixzz1xgThbG59

Вам также может понравиться