Вы находитесь на странице: 1из 4

ATIVO FIXO BAIXA PARA INTEGRALIZAO DE CAPITAL EM INVESTIDA

A integralizao de capital por bens mveis, advindos de pessoa jurdica, perfeitamente aceitvel perante a legislao, bastando-se a identificao do bem e sua representao monetria.
Art. 997, inc. III, da Lei 10.406/02, Cdigo Civil Brasileiro, combinado com o art. 7 da Lei 6.404/76.

1. REFERENCIAL TERICO Na situao em que uma empresa A se desfaa de bem de seu ativo fixo para investir em na empresa B, teremos este tratamento. Considera-se, obviamente, que neste caso trata-se de bem do ativo fixo usado, avaliado por 3 peritos ou empresa especializada. Tratando-se de empresa limitada, no h obrigatoriedade da avaliao por peritos, podendo ambas as partes decidirem o valor.
Caput e 4 do art. 8 da Lei 6.404/76.

a) NA EMPRESA INVESTIDORA

considerado como alienao, porm no receita. Mesmo assim feita apurao de ganho de capital. Deve-se atentar que o subscritor ou acionista que entrega os bens para investimento de capital so responsveis pela correta avaliao destes. Ressalta-se aqui a necessidade de observar tambm as normas previstas pelo Comit de Pronunciamentos Contbeis: CPC n 01 e 27.
Soluo de Consulta n 288 de 22/11/2006 da 6 Regio Fiscal. Art. 10 da Lei 6.404/76 No- 288. ASSUNTO: Normas Gerais de Direito Tributrio EMENTA: INTEGRALIZAO DE CAPITAL. A integralizao de capital de pessoa jurdica mediante a incorporao de bens do ativo imobilizado da pessoa jurdica investidora configura modalidade de alienao desses bens. DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei n 9.249, de 1995, art. 23 e parecer Normativo CST n 18, de 1981.

b) NA ENTRADA POR INTEGRALIZAO DE CAPITAL NA EMPRESA INVESTIDA O documento hbil para a contabilizao de bens mveis o laudo da avaliao. No caso de bens imveis, deve-se ter o registro do Cartrio de Registro de Imveis, visto esta operao no requerer escritura do imvel. Tratando-se de bens intangveis observar a Lei 9.279/96 (Propriedade Industrial).

Art. 89 da Lei 6.404/76 Art. 1.245 da Lei 10.406/02.

c) SALDO DE DEPRECIAO O saldo da depreciao acumulada do bem zerado. Na empresa investida (empresa B) saldo para continuidade da depreciao o maior valor entre os seguintes: a) metade da vida til admissvel para o bem adquirido novo; b) restante de vida til do bem, considerada em relao primeira instalao para utilizao. Portanto, prudente que a empresa investida tenha documentao comprobatria da data de aquisio do bem novo ou registros de sua primeira instalao.
Art. 311 do Regulamento do Imposto de Renda.

d) PIS E COFINS No deve haver crdito sobre Pis e Cofins na aquisio de bens usados, logo nesta operao no permitido esta apropriao.
Art. 31 da lei 10.865/04

e) APURAO DO GANHO DE CAPITAL Tendo-se o valor de venda do bem, subtrai-se seu valor de custo e soma-se a depreciao acumulada. Sendo valor positivo, tributa-se este como ganho de capital. Sendo negativo, perda de capital. Tanto no Lucro Real quanto no presumido ou Simples, o ganho de capital j o lucro. Portanto, deve-se atentar para que no seja tratado como base de clculo.
Art. 411 do Decreto 3.000/99 RIR

f) ITBI

O ITBI Imposto sobre Transmisso de Bens Inter-vivos, embora seja de competncia dos Municpios, tem por regra geral a no-incidncia nesta operao.

Art. 156, 2, Inc. I da Constituio Federal de 1988.

Recomenda-se discriminar as operaes em notas explicativas.

2. CONTABILIZAES

a) PELA BAIXA NA EMPRESA INVESTIDORA

Pelo investimento na empresa B O saldo lquido da depreciao do bem, considerando-se o valor negociado, contabilizado conforme abaixo: D Investimentos e participao societria recebidos (Ativo No-circulante) C Conta do bem no Ativo Fixo (Ativo No-circulante)

Pela baixa da depreciao acumulada O saldo da depreciao acumulada zerada da seguinte forma na empresa investidora: D Depreciao acumulada (Ativo No-circulante) C Conta do bem no Ativo Fixo (Ativo No-circulante)

b) NA ENTRADA POR INTEGRALIZAO DE CAPITAL

Integralizao de capital na empresa A O saldo lquido do bem contabilizado como integralizao de capital na empresa investida conforme abaixo: D - Conta do bem no Ativo Fixo (Ativo No-circulante) C Capital Social (Patrimnio Liquido)

BASES LEGAIS - As citadas no texto - http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/7698/venda-do-ativo-imobilizado/

- http://www.sesconms.org.br/not_ler.asp?codcat=3&codigo=78

Por: Jesuino Lopes jesuinolopes@yahoo.com.br

Вам также может понравиться