Вы находитесь на странице: 1из 9

Introduo

Nos sculos passados, como a construo dos objetos era essencialmente artesanal, no havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. A qualidade era avaliada pelo uso. Atualmente, entende-se que o controle de qualidade precisa comear pela matria-prima e deve ocorrer durante todo o processo de produo, incluindo a inspeo e os ensaios finais nos produtos acabados. Na metal mecnica este controle de qualidade realizado nos materiais atravs de ensaios para que se possa verificar se eles apresentam as propriedades que os tornaro adequados ao seu uso. Os ensaios mecnicos dos materiais so procedimentos padronizados que compreendem testes, clculos, grficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas tcnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto j fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situaes que simulam os esforos que eles vo sofrer nas condies reais de uso, chegando a limites extremos de solicitao. Os ensaios mecnicos podem ser realizados em prottipos ou em corpos de prova. Prottipo: verso preliminar de um produto, produzida em pequena quantidade, e utilizada durante a fase de testes. Corpo de Prova: amostra do material que se deseja testar, com dimenses e forma especificadas em normas tcnicas. Onde so feitos os ensaios? Os ensaios podem ser realizados na prpria oficina ou em ambientes especialmente equipados para essa finalidade: os laboratrios de ensaios; Por meio dos ensaios realizados em oficina no se obtm valores precisos, apenas conhecimentos de caractersticas especficas dos materiais.

Os ensaios podem ser do tipo destrutivos e no destrutivos. O ensaio mais focalizado ser o destrutivo.

Ensaios Destrutivos

Definio: Ensaios destrutivos so aqueles que deixam algum sinal na pea ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes no fiquem inutilizados.

Tipos de ensaios destrutivos e formas de aplicao

Os ensaios destrutivos mais utilizados hoje so: Trao Compresso Cisalhamento Dobramento Flexo Embutimento Toro Dureza Fluncia Fadiga Impacto

Sero citados a seguir os mais precisos e usados hoje na indstria.

Ensaio de Trao
O ensaio de trao consiste em submeter o material a um esforo axial que tende a along-lo at a ruptura. Este ensaio permite conhecer como os materiais reagem ao esforo de trao, quais os limites de trao que suportam e a partir de que momento se rompem. realizado em mquinas de ensaio que aplicam uma fora axial no corpo de prova, fazendo com que se deforme at sua ruptura. Nestas mquinas a fora aplicada e a deformao obtida so registradas para a confeco do Diagrama Tenso-Deformao. Propriedades Avaliadas: Alongamento: Deformao de um corpo de prova (aumento do seu

comprimento com diminuio da rea da seo transversal) devido a aplicao de uma fora axial.

Estrico: Reduo percentual da rea da seo transversal do corpo de prova na regio onde se localiza a ruptura. A estrico determina a ductibilidade do material. Quanto maior for a estrico, mais dctil ser o material. Deformao elstica: A deformao plstica no permanente. Uma vez cessado os esforos, o material volta sua forma original. Deformao plstica: A deformao plstica permanente. Uma vez cessado os esforos, o material recupera a deformao elstica, mas fica com uma deformao residual plstica, no voltando mais sua forma original. Limite de Proporcionalidade: At este limite o material obedece a Lei de Hooke, onde suas deformaes so diretamente proporcionais s tenses aplicadas. Limite Elstico: Tenso limite para a qual o material deixa de comportar de forma elstica.

Ensaio Por Compreenso

Nos ensaios de compresso, os corpos de prova so submetidos a uma fora axial para dentro, distribuda de modo uniforme em toda a seo transversal do corpo de prova. Do mesmo modo que o ensaio de trao, o ensaio de compresso pode ser executado na mquina universal de ensaios, com a adaptao de duas placas lisas - uma fixa e outra mvel. entre elas que o corpo de prova apoiado e mantido firme durante a compresso. O ensaio de compresso no muito utilizado para os metais em razo das dificuldades para medir as propriedades avaliadas neste tipo de ensaio. Os valores numricos so de difcil verificao, podendo levar a erros. Um problema que sempre ocorre no ensaio de compresso o atrito entre o corpo de prova e as placas da mquina de ensaio.

Ensaio de toro
O ensaio de toro de execuo relativamente simples, porm para obter as propriedades do material ensaiado so necessrios clculos matemticos complexos. A toro diferente da compresso, da trao e do cisalhamento porque nestes casos o esforo aplicado no sentido longitudinal ou transversal, e na toro o esforo aplicado no sentido de rotao. Como na toro uma parte do material est sendo tracionada e outra parte comprimida, em casos de rotina podemos usar os dados do ensaio de trao para prever como o material ensaiado se comportar quando sujeito a toro.

Propriedades avaliadas no ensaio de toro: A partir do momento torsor


e do ngulo de toro pode-se elaborar um grfico semelhante ao obtido no ensaio de trao, que permite analisar as seguintes propriedades:

Estas propriedades so determinadas do mesmo modo que no ensaio de trao e tm a mesma importncia, s que so relativas a esforos de toro. Isso significa que, na especificao dos materiais que sero submetidos a esforos de toro, necessrio levar em conta que o mximo torque que deve ser aplicado a um eixo tem de ser inferior ao momento torsor no limite de proporcionalidade. O ensaio de toro realizado em equipamento especfico: a mquina de 4

toro. Este ensaio bastante utilizado para verificar o comportamento de eixos de transmisso, barras de toro, partes de motor e outros sistemas sujeitos a esforos de toro.

Ensaio por Cisalhamento


O cisalhamento nada mais que um corte feito no material onde as partes se movimentam paralelamente, por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. Todo material apresenta certa resistncia ao cisalhamento. Saber at onde vai esta resistncia muito importante, principalmente na estamparia, que envolve corte de chapas, ou nas unies de chapas por solda, por rebites ou por parafusos, onde a fora cortante o principal esforo que as unies vo ter de suportar. No cisalhamento, a fora aplicada ao corpo na direo perpendicular ao seu eixo longitudinal. Esta fora cortante, aplicada no plano da seo transversal (plano de tenso), provoca o cisalhamento.

Como resposta ao esforo cortante, o material desenvolve em cada um dos pontos de sua seo transversal uma reao chamada resistncia ao cisalhamento. A resistncia de um material ao cisalhamento, dentro de uma determinada situao de uso, pode ser determinada por meio do ensaio de cisalhamento. Ensaio de cisalhamento mais freqentemente feito em produtos acabados devido ao fato que a forma do produto final afeta sua resistncia ao cisalhamento , tais produtos como pinos, rebites, parafusos, cordes de solda, barras e chapas. Normalmente o ensaio realizado na mquina universal de ensaios, qual se adaptam alguns dispositivos, dependendo do tipo de produto a ser ensaiado. Exemplo Simplificado de dispositivo para ensaio de pinos, rebites e parafusos

O dispositivo fixado na mquina de ensaio e os rebites, parafusos ou pinos so inseridos entre as duas partes mveis. Exemplo Simplificado de dispositivo para ensaio de barras

Exemplo Simplificado de dispositivo para ensaio de chapas

Ensaio por flexo


O ensaio de flexo realizado em materiais frgeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aos, estruturas de concreto e outros materiais que em seu uso so submetidos a situaes onde o principal esforo o de flexo. O ensaio pode ser feito em um corpo de prova ou em um produto preparado de acordo com normas tcnicas especficas. O ensaio consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilneo e seo circular (macia ou tubular), retangular ou quadrada, assentado em dois apoios afastados a uma distncia especificada, de acordo com o tamanho do corpo de prova, por meio de um cutelo, que aplica um esforo perpendicular ao eixo do corpo de prova, at que seja atingido um ngulo desejado determinando a severidade do ensaio que geralmente de 90, 120 ou 180. O valor da carga, na maioria das vezes, no importa. Alm disso coloca um extensmetro no centro e embaixo do corpo de prova para fornecer a medida da deformao que chamamos de flexa, correspondente posio de flexo mxima.

Uma das propriedades avaliadas pelo ensaio por flexo a tenso de flexo. A tenso de flexo baseada em clculos determinados pelo momento fletor ,momento de inrcia da seo transversal e mdulo de resistncia da seo transversal. Alem disso o ensaio por flexo auxilia no ensaio de fadiga.

Ensaio de Fadiga
Quando um metal est sujeito a ciclos repetidos de tenses ou deformaes especficas, podemos esperar uma quebra em sua estrutura, o que conduz sua fratura. Este comportamento denominado fadiga e usualmente responsvel por um grande percentual de falhas em elementos sujeitos a carregamentos cclicos. Em todos os casos a fadiga ocorrer com um nvel de tenso abaixo da tenso de escoamento do material. Aparentemente, esta falha ocorre devido ao fato de existirem regies microscpicas, geralmente na superfcie do elemento, onde a tenso localizada torna-se muito maior do que a tenso mdia atuante ao longo da seo transversal do elemento. Sendo cclica esta tenso, provoca o aparecimento de microtrincas. O aparecimento destas trincas causa um aumento da tenso em seu entorno, fazendo com que se estendam para o interior do material. Eventualmente, a rea da seo transversal do elemento reduzida ao ponto de no mais resistir carga, resultando na fratura sbita do elemento. Assim, o material, originalmente conhecido como dctil, comporta-se como se fosse frgil. Limite de Resistncia Fadiga: Tenso abaixo da qual, sendo o material carregado ciclicamente, nunca ir falhar por fadiga, ou seja, o elemento ter vida infinita. Resistncia Fadiga: Tenso para a qual, sendo o material carregado ciclicamente, o elemento ter uma vida finita correspondente a um determinado nmero de ciclos de carregamento. Tipos de Ensaios de Fadiga: O ensaio realizado de diversas maneiras, de acordo com o tipo de solicitao que se deseja aplicar. - toro - trao-compresso - flexo - flexo rotativa O ensaio mais usual, realizado em corpos de prova extrados de barras ou perfis metlicos, o de flexo rotativa. Este ensaio consiste em submeter um corpo de prova a solicitaes de flexo, enquanto o mesmo girado em torno de um eixo, por um sistema motriz com contagiros, numa rotao determinada e constante.

Os resultados do ensaio de fadiga geralmente so apresentados numa curva tenso -nmero de ciclos, ou simplesmente curva S-N. O S vem da palavra inglesa stress, que quer dizer tenso, e N representa o nmero de ciclos.

Exemplo de curva S-N

Ensaios no destrutivos
Alem dos ensaios destrutivos existem os no destrutivos que so aqueles que aps sua realizao no deixam nenhuma marca ou sinal e, por conseqncia, nunca inutilizam a pea ou corpo de prova. Por essa razo, podem ser usados para detectar falhas em produtos acabados e semi acabados. Os mtodos mais comuns de se realizarem estes ensaios so: visual, lquido penetrante, partculas magnticas, ultra-som e radiografia industrial.

CONCLUSO
8

Ao fim do trabalho pode se concluir que os ensaios destrutivos so de extrema necessidade na metal mecnica para a identificao das propriedades mecnicas especficas de cada material atravs desses ensaios cada um distinto do outro e apresentando caractersticas diferentes de cada material. A nica Desvantagem do ensaio destrutivo e que ocorre a perda da pea para o teste diferente do no destrutivo onde a pea ainda pode ser aproveitada para uso.

Anexos

Bibliografias
http://www.ebah.com.br/ http://pt.wikipedia.org http://www.scribd.com

Вам также может понравиться