Вы находитесь на странице: 1из 18

Arquitetura MAP e Protocolo MMS

Um dos fatores mais importantes na integrao dos sistemas dentro da empresa a rede de comunicao de dados, pois ela a responsvel pela troca de informaes e a sincronizao entre os processos envolvidos. A maioria das redes de comunicao de dados projetadas no atende o ambiente industrial , pois:

o ambiente hostil para operao de equipamentos; (perturbaes eletromagnticas, elevadas temperaturas, sujeira, etc.) a troca de informaes ocorre entre equipamentos e no entre um operador e o equipamento; os tempos de resposta e a segurana dos dados so crticos em diversas situaes; uma grande quantidade de equipamento pode estar conectada na rede; tempo de acesso ao meio fsico; confiabilidade: transmisso de cdigos de comando, leitura de medidores e comando de atuadores, onde um erro em um bit pode ter consequncias desastrosas.

Com o grande desenvolvimento ocorrido a nvel de cho de fbrica, os equipamentos (CNC, CLP, etc) comearam comunicar-se com o mundo exterior. Porm, cada fabricante definia um protocolo proprietrio e a integrao destes sistemas tornou-se impraticvel. Para solucionar estes problemas, muitas empresas comearam a desenvolver projetos de arquiteturas para ambientes industriais, que integrassem sistemas heterogneos de diferentes fabricantes, suportando tanto as operaes de cho de fbrica quanto as funes de apoio produo. Desta forma, equipamentos produzidos por fabricantes diferentes poderiam ser facilmente incorporados instalao, simplesmente conectando-os ao sistema de comunicao. Entre as diversas iniciativas para a padronizao para redes industriais, pode-se destacar:

Projeto PROWAY Projeto IEEE 802 Projeto MAP Projeto TOP Projeto FIELDBUS

Projeto MAP
Nos meados dos anos 80, a empresa GM (General Motors) cansada das dificuldades encontradas na informatizao da empresa, resolveu desenvolver um padro para a automao fabril. Este padro foi batizado como MAP ("Manufacturing Automation Protocol") e visa a interconexo de mltiplas redes locais (terminais, recursos computacionais, dispositivos programveis) bem como a conexo de redes de longa distncia ou PBXs digitais. No ano de 1986, o projeto TOP (Technical and Office Protocol), voltado para a comunicao de dados no ambiente tcnico-administrativo das empresas, foi incorporado ao MAP gerando o projeto MAP/TOP. A arquitetura MAP segue a filosofia do modelo OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Organization for Standardization):

A partir do momento que a especificao MAP progrediu, notou-se que o projeto no atendia bem a rea de controle de processos. Surgiram dois novos projetos que procuraram solucionar os problemas de comunicao em temporeal:

EPA/MAP Mini MAP

Na arquitetura MAP e em suas derivadas, o protocolo mais importante da camada de aplicao o MMS. Apesar do MAP possuir vantagens, sua utilizao no foi difundida nos meios comerciais. Os principais motivos foram:

Esta especificao atende bem os requisitos de comunicao nos nveis superiores da hierarquia porm, por ser uma estrutura robusta, torna o tempo de resposta (200 a 400 ms) muito alto por se tratar de um ambiente industrial Os nveis inferiores da hierarquia caracterizam-se pela existncia de uma grande variedade e quantidade de equipamentos de controle, inviveis de serem conectados pela arquitetura MAP pelo custo da interface entre eles.

Arquitetura MAP
As caractersticas especificadas para as sete camadas do modelo OSI foram as seguintes: Camada Fsica Responsvel em estabelecer as caractersticas eltricas da transmisso (velocidade, nveis de sinais e propriedades mecnicas e eltricas dos conectores), codificar a informao e transferi-la pelo meio fsico. Para esta arquitetura foram adotados dois padres da especificao IEEE 802.4 ("token bus"): cabo coaxial, transmisso em banda larga com taxa de 10 Mbps para o backbone da rede, em virtude das caractersticas: baixa atenuao do sinal, baixa interferncia eletromagntica e capacidade de transmisso simultnea de dados, voz e imagem. cabo coaxial, transmisso em banda portadora com taxa de 5 Mbps para os nveis inferiores da fbrica, em virtude da simplicidade e do custo. O padro Ethernet no foi utilizado pelo grande nmero de colises que ocorre na rede.

Camada de Enlace Responsvel em transferir informaes entre dois ns adjacentes da rede com acesso a meios de transmisso compartilhados alm da deteco e correo de erros. As sub-camadas pertencentes a este nvel foram definidas da seguinte forma:

LLC (Logical Link Control) - adota servios do tipo 1 (no orientado conexo e sem reconhecimento) pois a camada de transporte suporta as funes de sequenciamento, controle de fluxo e recuperao de erros. Os servios suportados so:

MAC (Media Access Control) - utiliza o padro IEEE 802.4 para garantir a possibilidade de utilizao de prioridades e a no ocorrncia de colises em modo normal.

Camada de Rede Responsvel em rotear os pacotes atravs dos ns da rede, mantendo a qualidade de comunicao apropriada para a transmisso. Para esta camada o MAP utiliza servios de redes no orientados a conexo segundo a norma ISO 8473 (baseado no protocolo IP). O padro MAP especifica a forma de endereamento utilizado e como eles se relacionam com o roteamento. O endereo possui trs subpartes: companhia, LAN e nmero da mquina. Isto conduz a um roteamento hierrquico, com os pacotes sendo roteados para a companhia apropriada, LAN apropriada e mquina destino. Camada de Transporte Responsvel pela transferncia de uma mensagem, de um n origem para um n destino de uma forma confiscvel. A ISO definiu cinco classes diferentes para esta camada e a arquitetura MAP optou pela

classe 4 por oferecer mais complexidade e portanto maior segurana. As principais caractersticas desta classe so: servios orientados conexo suportando controle de fluxo, multiplicao, deteco de erros para pacotes fora da sequncia, perdidos ou destrudos. Camada de Sesso Responsvel em sincronizar e organizar a troca de dados entre as entidades pares. A especificao MAP pretende seguir as recomendaes ISO 8326 e 8327, porm at o presente momento apenas os servios bsicos de estabelecimento e trmino de conexo foram estabelecidos. Camada de Apresentao Esta camada define o padro de comunicao entre as duas camadas de aplicao. MAP utiliza ASN.1 para definir as funes bsicas (ISO DIS 8823 e 8824) no estabelecimento de conexes e gerenciamento de contexto mltiplos. Camada de Aplicao Prov todos os servios que esto disponveis para o usurio final da rede. A especificao MAP prev todos os servios definidos pela ISO para este nvel e adiciona servios especficos para troca de mensagens em ambiente industrial onde deve existir um intenso controle nos processos executados em tempo real.

Projeto EPA/MAP
A arquitetura EPA segue o proposto pelo projeto MAP com algumas alteraes. A camada fsica realiza transmisso de 5 Mbps e modulao em banda portadora, permitindo o aumento de desempenho ocasionados pela no utilizao de alguns protocolos OSI definidos no MAP. O projeto suporta tanto as sete camadas especificadas na arquitetura MAP completa, quanto uma arquitetura reduzida (conforme figura abaixo) que visa a comunicao com restries de tempo. Neste caso, a camada de aplicao se liga diretamente com a camada de enlace que prov servios de reconhecimento imediato (LLC IEEE 802.2 tipo 3).

Com o reconhecimento imediato, o n receptor reconhece imediatamente o quadro sem esperar pelo token. O n emissor mantm o controle sobre o meio de transmisso por tempo suficiente para que o n remotor reconhea o quadro e responda corretamente. Alm de ser utilizado em sistemas de controle de processo, a utilizao deste projeto aconselhada para clulas de manufatura onde 70 a 95% do trfego de comunicao est localizado dentro da clula. Os requisitos gerais desta arquitetura so os seguintes:

baixos tempos de resposta para mensagens curtas de alta prioridade; alta confiabilidade do meio e do mtodo de sinalizao; facilidade de configurao; fcil conexo com a rede principal da fbrica; segurana de acesso para evitar conexes no autorizadas.

Algumas restries impostas pela simplificao da arquitetura devem ser observadas:


perda da garantia da qualidade de entrega das mensagens; limitao do tamanho mximo das mensagens de acordo com o tamanho mximo suportado pela unidade de dados do protocolo de enlace; impossibilidade de ressincronizar dilogos entre aplicaes ou prover checkpoints pela inexistncia da camada de sesso;

a sintaxe de apresentao deve ser reconhecida a priori pelas aplicaes que utilizam o EPA; alto custo do n de comunicao.

Projeto Mini-MAP
A arquitetura Mini-MAP tentou implementar um conjunto de protocolos reduzidos e que seja capaz de prover comunicaes no nvel de controle direto, com tempo de resposta e segurana exigidos pela aplicao com um custo compatvel. A arquitetura formada pelas camadas 1,2 e 7 da estrutura EPA (figura abaixo), permitindo a construo de mdulos de comunicao mais simples e com um custo compatvel ao do equipamento de controle que se deseja interconectar rede, alm de diminuir o overhead entre as camadas.

O nico protocolo utilizado na camada de aplicao o MMS. As camadas 3,4,5,6 podem ser omitidas pelos seguintes aspectos:

camada de apresentao: o protocolo MMS j define a sintaxe das mensagens; camada de sesso: no necessrio ressincronizao do dilogo pois a comunicao entre os dispositivos simples; camada de transporte: quantidade de erros existentes na comunicao entre dispositivos da mesma sub-rede pequena; camada de rede: a comunicao realizada dentro da prpria sub-rede.

Apesar desta arquitetura se tornar simples e adequada para pequenos sistemas industriais, clulas de manufatura e sistemas de controle em temporeal, algumas questes foram levantadas em relao a sua utilizao.

A primeira questo refere-se a formao de "ilhas de automao", isto , reas que no se comunicam com outras reas internas ou externas fbrica. Este problema pode ser resolvido com a utilizao de repetidores. A segunda questo refere-se a incompatibilidade com a arquitetura MAP. Porm, como as duas arquiteturas utilizam o mesmo protocolo de aplicao, seria simples criar um conversor para resolver este problema.

Protocolo MMS
O protocolo MMS ("Manufacturing Message Specification") um protocolo da camada de aplicao, projetado para o monitoramento e controle de dispositivos industriais como computadores, CNCs, CLPs, etc.. Possui um conjunto de servios que permite manipulao de variveis, programas, semforos, eventos, relatrios, terminais, etc. As variveis MMS podem ser simples (booleanos, inteiros, strings,...) ou estruturadas (arrays ou registros). Estas podem ser lidas/escritas de forma individual ou em listas. Os programas MMS podem ser ativados, finalizados, eliminados remotamente. O MMS especificado em dois documentos:

ISO/IEC 9506-1 descreve os servios que so fornecidos remotamente para manipular os objetos MMS. ISO/IEC 9506-2 especifica o protocolo MMS em termos de PDUs. As PDUs so descritas de acordo com a ASN.1.

O MMS utilizado nas seguintes arquiteturas:


MAP 3.0 ( Manufacturing Automation Protocol) CNMA (Communications Network for Manufacturing Applications) Mini-MAP FIP (Factory Instrumentation Protocol) ICCP (Inter Control Center communications Profile)

O MMS pretende permitir a interconexo de sistemas de processamento de informaes:


oriundas de diversas fbricas abaixo de diversos gerenciamentos de diferentes nveis de complexidade de diferentes idades

Para definir o protocolo, foram utilizados a definio do modelo de referncia (ISO 7498), a definio de convenes de servio (ISO TR 8509) e a sintaxe para notao abstrata 1 (ISO 8824).

Os servios de protocolo utilizados para receber/enviar PDUs no MMS so:

Servio Solicitante Confirmado

Servio Respondedor Confirmado

Servio Solicitante no Confirmado

Servio Respondedor no Confirmado

Os servios prestados por este protocolo so organizados em uma srie de funes semelhantes, chamadas Classes de Servios, que por sua vez podem ser compostas por uma ou mais Unidades Funcionais (U.F.). So elas:

Gerenciamento de Contexto
A unidade funcional de gerenciamento de contexto utilizada para iniciar, finalizar e abortar comunicaes dentro do MMS. Permite ainda que os usurios troquem informaes sobre suas capacidades e necessidades:

verses de normas privilgios requisitados e oferecidos tamanho mximo das mensagens nmero mximo de servios pendentes etc.

Os servios que compem esta unidade so: initiate, conclude, abort.

Acesso Remoto a Variveis


Responsvel por permitir o acesso e a definio remota de variveis e seus atributos (nome, endereo, tipo e requisitos de proteo). Permite tambm que seja definido o tipo do escopo da varivel, isto , se ela visvel dentro do processo de aplicao (outros usurios podem acess-la) ou dentro de uma associao de aplicao (somente um usurio pode acess-la). Dentro deste contexto, pode-se definir trs unidades funcionais distintas:

U.F. de acesso a varivel que contm os seguintes servios: read, write e InformationReport; U.F. de definio de nome de varivel que contm os seguintes servios: defineVariableName, getVariableName e deleteVariableName; U.F. de definio de tipo de varivel que contm os seguintes servios: defineTypeName, getTypeNameDefinition e deleteTypeName.

Gerenciamento de Eventos Remotos


Utilizado para coordenar os dois tipos de eventos existentes: Evento automtico ou monitorado Ocorre devido ao autnoma de um usurio MMS respondedor o qual possui a responsabilidade de monitorar o evento para detectar uma mudana de estado. A condio evento pode assumir dois valores: "set" ou "clear". Sempre que for percebida uma alterao neste valor, pode-se dizer que um evento ocorreu. Evento de rede Ocorre devido ao explcita de um usurio MMS requisitante. Este tipo de evento identificado e representado por um nome e ativado quando recebe um servio do tipo "alterEventConditionMonitoring". Os servios que compe esta unidade funcional so:

defineEventConditionName alterEventConditionName deleteEventConditionName reportEventConditionStatistics programEventAction alterEventActionState cancelEventAction alarmTransitionNotification getAlarmSummary alarmTransitionAcknowledgment

Gerenciamento e Transferncia de Arquivos


Responsvel em prover os meios necessrios para transferncia de programas de controle e arquivos de dados de/para dispositivos de controle e proporcionar facilidades de manipulao de diretrios de arquivos em dispositivos de controle. Os arquivos transferidos so sequenciais e contm segmentos de programas de controle ou dados. Para identific-los, os parmetros nome e tipo de contedo so utilizados. Para que possa ocorrer a transferncia de arquivos, deve existir um diretrio que contenha todos os arquivos que podem ser abertos para transferncia. A entrada para um arquivo neste diretrio deve conter as seguintes informaes:

nome do arquivo

tamanho do arquivo em octetos tipo do contedo do arquivo data e horrio da criao data e horrio da ltima alterao e nome do criador do arquivo

Dentro deste contexto, pode-se definir trs unidades funcionais distintas:


U.F. de transferncia de arquivo composta pelos servios: fileOpen, fileClose e fileRead; U.F. de obteno de arquivo composta pelo servio obtainFile; U.F. de gerenciamento de arquivo composta pelos servios: fileRename, fileDelete, fileDirectory.

Gerenciamento de Semforos e Recursos


Permitem o controle e a coordenao de recursos e semforos especficos do processo de aplicao. Os recursos so associados a nomes pr-definidos e, portanto no podem ser alterados a menos que o controle do recurso tenha sido solicitado e garantido. Os semforos podem ser definidos a qualquer momento para coordenar as aes entre usurios MMS cooperantes. Esta U.F. composta pelos seguintes servios:

takeControl relinquishControl defineSemaphore delete Semaphore reportSemaphoreStatus attachToSemaphoreModifier.

Servios de Transferncia de Arquivos


Responsvel em prover os meios necessrios para transferncia de programas de controle e arquivos de dados de/para dispositivos de controle e proporcionar facilidades de manipulao de diretrios de arquivos em dispositivos de controle.

Os arquivos transferidos so seqenciais e contm segmentos de programas de controle ou dados. Para identific-los, os parmetros nome e tipo de contedo so utilizados. Para que possa ocorrer a transferncia de arquivos, deve existir um diretrio que contenha todos os arquivos que podem ser abertos para transferncia. A entrada para um arquivo neste diretrio deve conter as seguintes informaes:

nome do arquivo tamanho do arquivo em octetos tipo do contedo do arquivo data e horrio da criao data e horrio da ltima alterao e nome do criador do arquivo.

Dentro deste contexto, pode-se definir trs unidades funcionais distintas:


U.F. de transferncia de arquivo composta pelos servios: fileOpen, fileClose e fileRead; U.F. de obteno de arquivo composta pelo servio obtainFile; U.F. de gerenciamento de arquivo composta pelos servios: fileRename, fileDelete, fileDirectory.

Servios para Escalonamento de Tarefas


Fornecem meios para gerenciar todos os aspectos da execuo de programas, por exemplo:

definio de programas a serem executados por dispositivo remoto operaes de start e stop definio do tipo de execuo (sequencial ou ordem inversa) definio e utilizao de filas de execuo de programas.

Se mais de um usurio remoto puder especificar e executar programas de controle, estes servios devem ser combinados com os servios de gerenciamento de semforos e recursos. Podem ser definidas as seguintes unidades funcionais: U.F. de execuo incremental Formada pelos seguintes servios:

setIncrementalExecuteMode setProgramExecuteMode incrementalExecute

U.F. de controle de job Formada pelos seguintes servios:


start stop backup

U.F. de enfileiramento de job Formada pelos seguintes servios


enableQueue disableQueue createJob addJobToQueue deleteJobFromQueue reportQueueStatus appendToJobModifier.

Servios para Comunicao com Operador


Permite uma aplicao acessar uma estao de operao simples de modo a escrever textos simples em um display com instrues para o operador e ler um texto com dados digitados pelo operador. A estao de operao deve estar sob o controle do usurio requisitante do servio (atravs de um semforo associado estao) antes que os servios de comunicao sejam solicitados. Esta U.F. formada pelos servios de input e output.

Gerenciamento de Estado de Dispositivos e Funes de Controle


Permitem obter informaes sobre as condies de operao gerais de um dispositivo. Os servios so:

status unsolicitedStatus runSelfDiagnostics.

Servios Gerais
Esta U.F. contm servios que so geralmente teis aos usurios MMS, mas que no se encaixam adequadamente em nenhuma U.F. em particular, tais como:

obter uma lista de nomes definidos em um sistema remoto(tipos, variveis, eventos, semforos, programas, configurao, relatrios) cancelar uma requisio pendente identificar as capacidades e servios disponveis no sistema remoto receber notificao que ocorreu um erro no protocolo.

Os servios que compe esta U.F. so:


getNameList cancel identify reject.

Gerenciamento de Relatrios
Utilizados para registrar e armazenar uma lista de eventos ocorridos, os dados associados e o horrio da ocorrncia, formando um histrico das aplicaes. Estas informaes so armazenadas em uma tabela de tamanho finito, aonde as ocorrncias mais antigas vo sendo descartadas para dar lugar as novas ocorrncias. Os servios que contm esta U.F. so:

defineJournalName alterJournaling deleteJournalName read Journal writeJournal

Servios de Carga de Programa


As U.F. que esto nesta categoria so: U.F. de carga de programa ("download) Utilizada para colocar programas executveis na memria de sistemas remotos. Este servio difere da operao de transferncia de arquivos, pois este se d entre sistemas de armazenamento de arquivos, sem interferncia especfica no hardware do dispositivo remoto. Em contrapartida, os servios de transferncia de programas (carga e obteno) requerem que o sistema seja colocado em um estado conhecido, com valores conhecidos para as entradas e sadas de modo a previnir possveis danos ao equipamento. Os servios que compem esta U.F. so:

initiateDownloadSequence transmitDownloadSegment terminateDownloadSequence.

U.F. de obteno de programa ("upload) Utilizada para retirar programas executveis da memria de sistemas remotos. Os servios que contm esta U.F. so:

initiateUploadSequence receiveUploadSegment terminateUploadSequence.

U.F. de transferncia de programa ("program load) Prepara um programa para execuo, permitindo: colocar um arquivo executvel no estado "pronto-para-execuo", armazenar um programa no sistema de arquivo, carregar um arquivo de dados em uma varivel e carregar uma varivel em um arquivo de dados. Os servios so:

programLoad storeProgramToFile.

U.F. de configurao de carregamento Permite criar, deletar ou obter uma configurao de memria na qual ser carregado o programa.

Os servios so:

defineLoadConfiguration getLoadConfiguration deleteLoadConfiguration clearLoadConfiguration.

Bibliografia

Trabalho original: http://penta2.ufrgs.br/rc952/trab2/mms.html Informtica Industrial - Marcelo Stemmer (LCMI / EEL / UFSC) Mini-Curso realizado na III Escola Regional de Informtica SBC-RS realizado Caxias do Sul - R.S. - Maio de 1995 Redes de Comunicao em Ambiente Industrial Autor: Mauro Roisenberg Dissertao de Mestrado - UFRGS - Julho de 1988 Redes de Computadores Autor: Andrew S. Tanenbaum Editora Campus - Rio de Janeiro - 1994 Draft International Standart ISO DIS 9506-2 Manufacturing Message Specification - Part 2: Protocol Specification http://litwww.epfl.ch/~mms/mms.html

Вам также может понравиться