Вы находитесь на странице: 1из 15

UAB I UFRPE I Licenciatura em Artes Visuais Digitais

Histria da Arte Visual Moderna e Ps-Moderna

Aula 5 Arte Abstrata, Arte Pop, Arte Conceitual


Lucia de Ftima Padilha Cardoso Professora Executora

Na nossa quinta aula vamos estudar mais trs movimentos da vanguarda nas Artes Visuais do Sculo XX:

Arte Abstrata, Arte Pop e Arte Conceitual

O reinado das cores e das formas: momentos abstracionistas

Arte abstrata uma forma de expresso que no busca referncias no mundo que est ao nosso redor. So obras que no tm como objetivo a representao de formas reconhecveis.

Vassily Kandinsky. Composio IV. 1911.

A Arte Abstrata ou informal surgiu em torno de 1910, na Europa. Ela se inclina para a emoo, para o ritmo, a cor e expresso. Kandinsky foi o pioneiro dessa forma de abstrao.
A proposta abstracionista pode ser dividida em duas tendncias: o abstracionismo informal (lrico) e o geomtrico, ou seja: a abstrao da forma.

Piet Mondrian. Composio com Vermelho, Amarelo e Azul. 1927.

O abstracionismo informal (ou lrico) baseia-se na emoo, na espontaneidade e na expresso das formas, cores ou linhas representadas. J para compreendermos o abstracionismo formal (ou geomtrico) vamos ter que partir do princpio de que as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composio resultante seja apenas a expresso de uma concepo geomtrica: uma construo.

Wols. O fantasma azul. 1951.

Muitos so os artistas e grupos que se envolveram com os dois tios de representao abstrata. Arte Informal e Expressionismo Abstrato so dois momentos dessa informalidade na abstrao. J o Suprematismo Russo, o Construtivismo, o Neoplasticismo Holands e o Concretismo representam a razo abstrata embasada na geometria. No Brasil temos representantes das duas tendncias, mas s o Concretismo teve grupos organizados.
Kasimir Malievitch. O quadrado negro sobre Fundo branco. 1915.

Arte e consumo: a Pop Art

A Arte Pop surgiu no final dos anos 50 e se interessava pela cultura de massa que era composta atravs de linguagens como o cinema e a propaganda e veiculada por uma mdia cada vez mais onipresente.O artista, dentro desse novo mundo feito de novos parmetros se interessa pelas mesmas coisas que seus contemporneos e trabalha como eles utilizando as mesmas mquinas e tecnologias. Enfim: ele um homem como os outros.
Richard Hamilton. O que ser que torna os lares de hoje to diferentes, to atraente?1956. Colagem.

Os artistas do Pop trabalhavam em publicidade e ilustrao. Ou seja: ganham a vida em espaos alternativos s artes visuais. Pragmticos, eles no tratavam a obra de arte como se ela fosse o resultado de uma alquimia complicada. Eles usavam tcnicas simples, populares e industriais alm de smbolos que se incluam nessa categoria.
A, por assim dizer, desmistificao das artes visuais caminhou, portanto, em paralelo sua aceitao comercial. O artista contemporneo (e o Pop em particular) bem sucedido, de incrvel sucesso comercial e miditico.
Andy Warhol. Campbell's Soup Can. 1964

A superexposio na mdia tornou-se mais explcita em nomes como Andy Warhol por volta do incio dos anos 60. A ele juntaram-se Roy Liechtenstein, Tom Wesselmann e Claes Oldenburg. As serigrafias seriadas de Warhol colocaram no mesmo patamar produtos consumveis como Marylin Monroe ou uma lata de Coca Cola. Sua popularidade, devidamente veiculada, foi imensa.

Andy Warhol. Marilyn. 1962.

A desmaterializao do objeto: a arte conceitual e outras formas de expresso Esse movimento, dentro do universo da histria das artes plsticas, surgiu em fins dos anos 60 e incios da dcada seguinte. Essa nova forma de expresso tem antecedentes fortes na obra e nas ideias de Marcel Duchamp, o artista dadasta e polivalente que j estudamos nessa disciplina. Ele foi o precursor da Arte Conceitual na medida em que questionou as regras da produo artstica, os julgamentos estticos e a participao do espectador como elemento atuante na obra de arte. Uma categoria artstica que costuma ser designada como arte da idia onde o conceito substitui a obra.

Yves Klein.Anthropometries de l Epoque bleue. Paris. 9 maro de 1960

A definio e a vivncia dessa arte baseada no conceito foi aprofundada principalmente por Joseph Kosuth. O desafio do artista consistia em descobrir e definir a natureza e a linguagem da arte e que ela um pretexto para uma reflexo, uma conceitualizao.Ela feita para envolver a mente do espectador e no s o seu olhar. No seu conhecido trabalho Uma e trs cadeiras ele se prope a conscientizar o espectador da sua filosofia. Sobre a representao visual e verbal de uma ideia, o que seria a expresso artstica maior?

Joseph Kosuth. Uma e trs cadeiras. 1965. Instalao

Continuando a enumerao das atuaes dos artistas conceituais nas diversas instncias propostas para anlise e (ou) interferncias verificaremos que alguns artistas do conceito se propem tambm a explorar o poder da arte como agente transformador de vidas ou instituies e ,mesmo, a criticar as estruturas de poder do universo da arte ou as condies polticas e sociais do planeta. Nesse nicho se insere o trabalho de Joseph Beuys do qual citaremos, como exemplo, a ao realizada em Dusseldorf, na Galeria Schmela, em 1965 , intitulada Como explicar pintura a uma lebre morta.

Joseph Beuys. Como explicar pintura a uma lebre morta. 1965. Foto da Performance.

A arte conceitual atingiu seu apogeu em meados dos anos 70, mas at os dias que correm (mesmo aps o retorno pintura do qual falaremos posteriormente que aconteceu na dcada de 80), o interesse pela ideia como ponto de partida para a arte permanece em alta na arte contempornea.

On Kawara. Hoje. Pintura em srie.Tinta, tela, jornal

No Brasil, a arte conceitual iniciou-se sob a ditadura militar. A partir dessa situao poltica os artistas criaram aes que funcionaram como estratgias metafricas e simblicas para burlar o controle estabelecido pelo regime. Dessa forma alm dos objetivos comuns com os outros centros, a utilizao do conceito veio atrelada a toda uma carga de denncia poltica. Com Cildo Meirelles, temos um exemplo contundentede como a arte conceitual se processou no pas. Nestes anos de censura, de medo e de silncio ele destacou-se com suas propostas polticas e crticas como seu projeto Inseres em circuitos ideolgicos. Em uma de suas aes mais conhecidas intitulada Quem matou Herzog? ele usa sua arte para questionar a ditadura e suas aes.

Cildo Meirelles. Quem matou Herzog!1975. Carimbo sobre nota de um cruzeiro.

Para um aprofundamento dos assuntos estudados na Aula 5, leia o captulo 6 do Livro Histria da Arte Visual Moderna e Ps-Moderna. Volume 1: Transformaes na primeira metade do sculo XX: as vanguardas e os captulos 1 e 2 do Livro Histria da Arte Visual Moderna e Ps-Moderna. Volume 2: Ps-modernidade: Artes visuais aqui e agora.

Bom estudo e at a prxima aula!

Вам также может понравиться