Вы находитесь на странице: 1из 11

PORTUGUS PROF.

DANIEL ARAJO ESAF PROVA: ATA 2009

21-

Assinale a opo que contm compreenso errada do trecho abaixo.

Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como dcada perdida. Estultcia. Economicamente, o perodo antes de ajustes que de perda. Quadro internacional adverso, desatualizao e gigantismo do Estado, avano do processo de globalizao. Claro: as condies internacionais no permitiam a continuidade da disparada desenvolvimentista dos anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no perodo 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente dcada anterior. Mas evoluir um tero na magnitude da economia no perder. apenas avanar menos rapidamente. Alm disso, chamar de dcada perdida o perodo em que o pas reconquistou e consolidou a democracia sobrepor o econmico a tudo. At mesmo liberdade. (Ronaldo Costa Couto, De 1964 ao Governo Sarney. Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da Histria. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado) a) Segundo o autor, um disparate considerar a dcada de 80 como perdida. b) O autor considera inapropriado e inadequado, diante do contexto poltico e social da poca, avaliar os anos 80 como tendo sido negativos para o Pas. c) O crescimento da economia, na dcada de 80, foi menor do que no perodo 1970-1979. d) Fatores internos e externos contriburam para que a economia da dcada de 80 avanasse a passos mais lentos. e) A despeito das condies internacionais adversas, a economia dos anos 80 cresceu de modo espetacular.

22Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas dedues do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras aes. A proposta seguiria o mesmo princpio da Lei Rouanet, que j garante iseno de tributos para empresrios que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difcil decifrar o que est por trs desse projeto. Aos desavisados, a proposta soar como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivaes escusas da poltica cultural vigente, fica a dvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-f, mas pode tambm ser fruto de estratgias voltadas privatizao total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria. (Jorge Antunes, O financiamento das universidades e a tramia dos privatistas. Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado) Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que

www.olaamigos.com.br

Pgina 1 de 11

a) h o temor de que as dedues dos tributos sejam desviadas para outras finalidades que no o financiamento das universidades. b) os que no foram avisados da proposta buscam uma forma de salvar as universidades pblicas do Brasil. c) os que tomaram conhecimento da proposta duvidam das motivaes escusas da poltica cultural vigente. d) no est claro qual o verdadeiro propsito de tal proposta e no vai ser fcil descobrir que inte resses esto por trs dessa ideia. e) a renncia fiscal vai fortalecer as pesquisas voltadas privatizao do ensino superior.

23O exame da linguagem corrente hoje no Brasil constata uma curiosa oposio entre os termos sociedade e social. Isso ocorre, em particular, no seu uso por parte de empresrios, polticos e jornalistas para comearmos por uma caracterizao profissional. Mas tambm sucede, para passarmos a uma determinao poltica, que, porm, se sobrepe primeira, por parte dos setores mais direita. Estes ltimos anos, no discurso dos governantes ou no dos economistas, a sociedade veio a designar o conjunto dos que detm o poder econmico, ao passo que social remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma poltica que procura minorar a misria. (Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html) A compreenso correta da oposio apresentada no texto acima cria correlao com o par opositivo: a) uma poltica dos setores direitistas e uma poltica de oposio ao governo b) categorias profissionais e categorias empresariais c) o discurso dos governantes e o discurso dos publicistas d) a elite econmica e as classes pobres e) as classes dominantes e o conjunto dos detentores do poder econmico

24-

Assinale a opo que apresenta continuao coesa e coerente para o texto a seguir.

A Embraer um dos orgulhos da indstria brasileira. Resultado da conjugao de esforos de desenvolvimento tecnolgico de centros de pesquisas que receberam apoio decisivo da Aeronutica, a empresa ganhou forte impulso quando passou a ser gerida como companhia privada. visvel a contribuio desse crescimento da Embraer para a transformao da regio que vai de Taubat a So Jos dos Campos, no trecho paulista do Vale do Paraba. A Embraer disputa nada menos com um grande grupo canadense (Bombardier) a posio de terceira maior fabricante de avies comerciais. Seus jatos de 50 a 90 lugares esto em todas as partes do mundo, e a carteira de avies executivos segue nessa mesma direo. (O Globo, Editorial, 3/3/2009) a) Se algo pode ser feito para minimizar esses problemas da Embraer viabilizar, com condies adequadas, um aumento de encomendas de avies pelas companhias areas nacionais que hoje acham mais vantajoso compor suas frotas com aeronaves de maior porte importadas.

www.olaamigos.com.br

Pgina 2 de 11

b) Contanto que, em face das caractersticas da aviao comercial brasileira, cujo movimento se concentra entre as maiores capitais do pas, a Embraer teve de se voltar essencialmente para a exportao, da qual obtm cerca de 90% de suas receitas. c) Entretanto, no possvel deixar de tratar a Embraer como uma empresa que precisa investir permanentemente grandes somas de capital para se manter afinada com o avano tecnolgico, o que s possvel se a companhia continuar lucrativa. d) Como a legislao trabalhista brasileira anacrnica, presta-se a interpretaes confusas, e no por acaso que isso seja apontado como um dos inibidores da criao de empregos formais no Brasil. e) O impacto social dessa iniciativa para toda essa regio mencionada de fato preocupante, embora, como se trata de mo-de-obra qualificada, a possibilidade de recontratao ou recolocao em outras indstrias considervel.

25-

Assinale a opo que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir.

A recesso poder terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 ser um ano de recuperao. A previso, a mais otimista desde o incio do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas se mostra insegura quanto durao da crise, a indicao de um prazo relativamente curto para o incio da retomada animadora. Mas o otimismo sujeito a uma condio importante e nada fcil de se cumprir. (O Estado de S. Paulo, 26/2/2009) a) H dvidas se o governo dever estatizar algumas instituies temporariamente ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participao minoritria do governo no capital dos bancos e o trabalho de reabilitao est apenas no comeo. b) Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presidente em seu primeiro discurso ao Congresso a respeito do Estado da Unio. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou tambm as possibilidades de reativao e as inovaes polticas contidas no pacote. c) Essa restrio apontada por Bernanke no uma novidade. Foi apontada por vrios economistas e governantes, includo o primeiro-ministro da Rssia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu pas. d) Mas uma lembrana oportuna, quando o governo americano se dispe a pr em prtica o pacote de estmulo fiscal de US$ 787 bilhes aprovado neste ms pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovao dessa proposta, o presidente Barack Obama ainda tem de se esforar para transmitir algum entusiasmo aos polticos, empresrios e consumidores. e) A economia s voltar a funcionar razoavelmente quando a arrumao do sistema financeiro der algum resultado. Isso depender no s de uma regulamentao mais severa do mercado, mas tambm, e preliminarmente, da recapitalizao dos grandes bancos.

26-

Em relao ao texto assinale a opo correta.

A OAB nacional est pedindo ao Supremo Tribunal Federal uma smula vinculante que discipline o uso do segredo de Justia, prerrogativa que tem sido utilizada por juzes nem sempre em defesa do interesse pblico, mas, em alguns casos, na proteo a suspeitos de falcatruas. A legislao brasilei-

www.olaamigos.com.br

Pgina 3 de 11

ra diz que o instrumento s pode ser decretado em dois casos excepcionais previstos: um, quando h risco de exposio pblica de questes privadas do investigado ou ru, como relacionamentos amorosos e doenas; e, outro, quando o processo contm documentos sigilosos, como extratos bancrios ou escutas telefnicas. Mas, na prtica, tem sido diferente: por motivos nem sempre claros, especialmente em processos que envolvem autoridades, alguns juzes privam a sociedade de saber a verdade. Os atos pblicos, em especial os que envolvem procedimentos judiciais, tm como regra bsica a transparncia, a publicidade sem restries e o acesso dos cidados. O contrrio ou seja, o sigilo sempre a exceo. (Zero Hora, 27/2/2009) a) O emprego do subjuntivo em discipline(.2) justifica-se por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra falcatruas(.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A forma verbal tm(.17) est no plural porque concorda com Os atos pblicos(.16). O sinal de dois-pontos aps previstos(.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A expresso o instrumento(.6) retoma o antecedente defesa do interesse pblico(.4).

27-

Assinale a opo que est incorreta em relao s estruturas lingusticas do texto a seguir.

O presidente Barack Obama pode ver frustradas todas as suas polticas, mas j se sabe que pelo menos ele tentou seriamente p-las em prtica. O oramento apresentado pela nova administrao chamou a ateno por vrios fatores pouco comuns no cotidiano do jogo de poder americano. O mais importante deles algo simples: o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha. As consequncias desse fato so igualmente relevantes. Obama quer acabar com a era do perdo de impostos para os mais ricos, que produziu nos ltimos anos de exploso do crescimento econmico e de hipertrofia do sistema financeiro uma migrao da renda da nao para os milionrios. O sistema de sade americano parte desse problema, e impostos maiores para os ricos levaro dinheiro para a tentativa de se estabelecer uma cobertura mais ampla e mais equitativa. Se no fosse pouco tentar metas to ambiciosas, Obama acrescentou ao oramento a inteno de cobrar imposto sobre as empresas que mais poluem, a criao de um esquema para o comrcio de carbono e o investimento de bilhes de dlares em energias alternativas. (Valor Econmico, 3/3/2009) a) Emp-las(.3), o pronome -lasretoma o antecedente todas as suas polticas(.1 e 2). b) Aexpresso desse problema(.15) se refere seguinte informao antecedente: exploso do crescimento econmico(.11 e 12). c) EmAs consequncias desse fato(.8 e 9), a expresso desse fato retoma o antecedente o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha(.7 e 8). d) Em O mais importante deles(.6), deles se refere ao antecedente fatores(.5). e) A expresso metas to ambiciosas(.18) retoma e comenta informaes apresentadas nos perodos anteriores.

www.olaamigos.com.br

Pgina 4 de 11

28-

Assinale a proposio correta, quanto aos elementos lingusticos e semnticos do texto.

Feliz aniversrio, Darwin! Charles Darwin completaria hoje 200 anos, no fosse pela seleo natural. Ela, afinal, a maior responsvel pelo barroco processo de desenvolvimento que leva os organismos complexos inexoravelmente morte conceito que no se aplica muito a bactrias e arqueobactrias, seres que se reproduzem gerando clones de si prprios, partilham identidades com a transferncia horizontal de genes e podem ficar milnios em vida suspensa (no gelo, por exemplo). A contribuio de Darwin para a cincia e para a histria, porm, continua viva, e muito viva, exatamente com a ideia de seleo natural. S por isso ele j merece os parabns. Feliz aniversrio, Darwin. (Marcelo Leite, em: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-08) a) A forma verbal completaria(.1) se refere a uma ao que vai ocorrer no futuro, a menos que acontecimentos no tempo presente o impeam. b) omesmo o sujeito gramatical dos verbos:reproduzem, gerando e partilham (.6 e 7). c) A palavra conceito(.5) se refere expresso: organismos complexos. d) Inexoravelmente(.4) advrbio derivado de inexorvel, adjetivo que significa: inadvertido. e) O conetivo adversativo porm(.11) se ope, no contexto, ideia de que a contribuio de Darwin para a histria e para a cincia foi pequena.

O texto a seguir base para as questes 29 e 30. Sem uma pesquisa sistemtica sobre o assunto, parece, primeira vista, que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. alarmante a escalada da anomia em seu territrio. Em menos de uma semana, invadiram-se duas instalaes militares para roubar armas, com xito absoluto. Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e mesmo nesse centro, onde quadrilhas organizam bondes para tomar de assalto pedestres e motoristas. Nem mesmo membros das famigeradas milcias esto inteiramente a salvo: na semana passada, roubou-se a moto de um miliciano encarregado de vigiar uma rua num subrbio. Ou seja, as quadrilhas vitimizam-se mutuamente, do mesmo modo como costuma acontecer com as batalhas pelo controle de pontos de droga. (Muniz Sodr, Ruas de presas e de caadores, 17/3/2009, (com cortes), em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=529JDB002)

29Assinale a proposio falsa a respeito do vocabulrio do texto. a) O termo bondes(.9), no contexto, est sendo empregado no sentido de veculo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos. b) O termo anomia(.4), no contexto, significa: ausncia de leis, situao em que no se reconhecem regras de conduta. c) O adjetivo prolficos(.3) quer dizer: que produzem ou geram muito. d) A expresso tomar de assalto(.9) tem mais fora semntica que assaltar.

www.olaamigos.com.br

Pgina 5 de 11

e) O adjetivo famigeradas(.11) se aplica tambm a pessoas famosas, clebres, muito conhecidas, como em: famigeradas atrizes das telenovelas brasileiras.

30Assinale a afirmao falsa a respeito dos elementos lingusticos do texto. a) A expresso Nem mesmo(.10) pode ser substituda por At mesmo, sem prejuzo do significado do texto. b) Entende-se um predicado oculto em: Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e [so cotidianos] mesmo nesse centro... c) Invadiram-se duas instalaes militares(.5 e 6) pode ser substituda por: duas instalaes militares foram invadidas, sem prejuzo da correo gramatical. d) O autor evita afirmar com plena certeza que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. e) O advrbio mutuamente(.14) significa: reciprocamente.

31-

Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta.

Os mercados financeiros entraram em maro assombrados pelo maior prejuzo trimestral da histria corporativa dos Estados Unidos a perda de US$ 61,7 bilhes contabilizada pela seguradora American International Group (AIG) no quarto trimestre de 2008. No ano, o prejuzo chegou a US$ 99,3 bilhes. O Tesouro americano anunciou a disposio de injetar mais US$ 30 bilhes na seguradora, j socorrida em setembro com dinheiro do contribuinte. Na Europa, a notcia ruim para as bolsas foi a reduo de 70% do lucro anual do Banco HSBC, de US$ 19,1 bilhes para US$ 5,7 bilhes. Enquanto suas aes caam 15%, o banco informava o fechamento das operaes de financiamento ao consumidor nos Estados Unidos, com dispensa de 6.100 funcionrios. Com demisses de milhares e perdas de bilhes dominando o noticirio de negcios no dia a dia, os sinais de reativao da economia mundial continuam fora do radar. E isso no o pior. No fim do ano passado, havia a esperana de se iniciar 2009 com a crise financeira contida. Se isso tivesse acontecido, os governos poderiam concentrar-se no combate retrao econmica e ao desemprego. Aquela esperana foi logo desfeita. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009) a) O travesso aps Estados Unidos(.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Em concentrar-se(.22), o -se indica sujeito indeterminado. c) O emprego de vrgula aps Europa(.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a informao original se a expresso j socorrida(.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. e) A presena de preposio em ao desemprego(.23) justifica-se pela regncia de combate.

www.olaamigos.com.br

Pgina 6 de 11

32Assinale o trecho adaptado do Jornal do Commercio (PE), 1/3/2009, que apresenta erro gramatical. a) Jogou-se fora um patrimnio construdo a duras penas por um pas de pouco capital. Tudo isso se usando o argumento da modernidade. Que modernidade? Se trens, metrs e at bondes urbanos so vistos e bem usados nas metrpoles civilizadas do mundo? Tardiamente, enfim, decidiram-se dar vez aos trens urbanos, ao metr, quando o trnsito em nossas grandes cidades j caminhavam para o engarrafamento final. b) A perda de um horizonte de interesses nacionais levou administraes submissas s mais estranhas presses ao sucateamento de ferrovias construdas, desde o tempo do Baro de Mau, ao esfacelamento da tecnologia que havamos adquirido na construo e reparos de locomotivas, vages e das prprias estradas de ferro. c) Um dos piores resultados do descaso de sucessivos governos do ps-guerra com a rede de transportes do Pas a deteriorao da malha ferroviria brasileira, realidade que vai no sentido inverso do que ocorre nos pases desenvolvidos, principalmente naqueles de dimenses continentais, como os Estados Unidos e o Canad. d) O que est por trs de uma ao impatritica tpica de padres nacionais o lobby da indstria automobilstica, que queria um compromisso quase exclusivo do governo com a construo de rodovias para a circulao de suas carroas (como designou Collor). Um equvoco que s prosperou em nosso Pas. e) Nos EUA, ptria da indstria automobilstica, nunca se sacrificou o transporte ferrovirio. Ferrovias cortam o pas da costa Leste costa Oeste, do Norte ao Sul. Como acontece na Rssia, onde viajase de trem e carregam-se cargas de Moscou ao Extremo Oriente.

33 -

Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto.

A chegada da crise financeira mundial __1__ pequenos municpios exibe mais uma face perversa do abalo global que j fez tremer os gigantes do crdito internacional. A populao mais pobre dessas comunidades comea a pagar preo alto ao __2__ situar no lado mais fraco das contas pblicas brasileiras. A desacelerao da atividade econmica j seria suficiente __3__ provocar uma expressiva perda de arrecadao em todos os nveis da administrao pblica. Mas __4__ um complicador a mais para os municpios pequenos. Forado __5__ conceder desoneraes tributrias para ajudar a manuteno de empregos, o governo federal abriu mo de parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos principais formadores do Fundo de Participao dos Municpios (FPM). Por causa da excessiva proliferao de cidades, muitas vezes, emancipadas apenas para atender a interesses de grupos polticos locais, imensa a quantidade de oramentos dessas comunidades em todo o pas que dependem quase __6__ exclusivamente desse fundo.

www.olaamigos.com.br

Pgina 7 de 11

34-

Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto.

No levou muito tempo __1__ tese do desacoplamento das economias emergentes em relao __2__ pases desenvolvidos ser destroada, tamanha a rapidez __3__ os efeitos recessivos da paralisia do sistema globalizado de crdito, a partir da falncia do Lehman Brothers, __4__ propagaram. Ali ficou claro que Brasil, China, ndia e outras economias em estgio equivalente de desenvolvimento no teriam condies de compensar o desaquecimento __5__ Estados Unidos, Unio Europeia e Japo.

35-

Indique a opo que completa, com correo gramatical, os espaos do trecho abaixo.

Uma nova forma de gerenciamento chega ao mercado: a quarteirizao. Ela pode ser entendida como a contratao de um executivo que administra os contratos e atividades de terceiros. Para as organizaes que so abertas __1__ realidade e __2__ mudanas, que __3__ muito __4__ delegando para terceiros aquelas atividades intermedirias de sua empresa, a quarteirizao uma tima opo.

36-

Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia.

A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condies do que(1) no passado, mas a exportao caiu, a atividade recuou desde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas j(4) afetaram a arrecadao tributria. Alm disso, o manejo da poltica oramentria foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. preciso continuar usando os estmulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforo de contenso(5) das despesas improdutivas. (O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

www.olaamigos.com.br

Pgina 8 de 11

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

37-

Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto s normas da lngua escrita formal.

a) O termo quarteirizao designa um mtodo de resoluo de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda no se deram conta. b) Essa estratgia possibilita aos empresrios de se dedicarem apenas ao seu negcio, sua atividade-fim, deixando os diversos trmites administrativos nas mos de uma empresa especializada. c) Um exemplo para se entender a quarteirizao e como ela funciona est na Rodoviria Tiet, na cidade de So Paulo, pertencente prefeitura. Como essa no dispe do conhecimento necessrio para administrar a rodoviria, contrata uma empresa que subcontratar outras para o servio de segurana, alimentao, limpeza etc. d) A quarteirizao o prximo estgio da terceirizao, uma estratgia de otimizao dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva os parceiros prestadores de servios nas reas que no so primordiais sua atividade. e) A quarteirizao advm da utilizao das empresas j terceirizados, dos servios profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolver servios empresa prestadora, ajudandolhe e garantindo melhor desempenho na prestao de servios do cliente final. (Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

38Assinale a opo gramaticalmente correta quanto concordncia e regncia. a) A corrida em busca da fluncia em outra lngua pode ser medida pela quantidade de brasileiros que viajam para o exterior com o fim especfico de estud-la. b) A exigncia nos bons empregos, agora, que se tenham fluncia ao conversar numa lngua estrangeira. c) Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionrios que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto. d) A primeira pergunta que surge a quem se impe ao desafio de falar outro idioma fluentemente : ser preciso passar um tempo no exterior? e) No necessariamente. Um bom comeo identificar as estratgias que funciona melhor para cada tipo de pessoa. (Renata Moraes, A corrida pelo domnio da lngua. Veja, 4/3/2009, p.97/98)

www.olaamigos.com.br

Pgina 9 de 11

39Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Zero Hora, 28/2/2009, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses conforme a posio no texto final e indique a opo correspondente. ( ) A emergncia e a multiplicidade desses planos e desses pacotes de estmulo esto preocupando at mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetrio Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestaes desconexas e parciais no representam solues e, ao contrrio, podem tornar-se parte da crise. ( ) A questo do protecionismo, tema central nos debates sobre o comrcio internacional nas ltimas dcadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrncia das medidas que, nos pases ricos e nas naes em desenvolvimento, os governos tm adotado para enfrentar os efeitos da crise global. ( ) Exemplos dessas medidas pontuais e restritas so, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos so convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires est adotando para proteger a indstria argentina contra a presena de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros s entram na Argentina pagando taxas que vo a 413%. ( ) A ausncia de medidas planetrias para enfrentar esse problema que tem tal dimenso estimula solues parciais e limitadas, que se multiplicam de pas para pas, que levam adoo de pacotes de estmulos distintos e que acabam por dar fora a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses. ( ) Para ele, esse o risco de uma poltica de empobrecer o vizinho, que a que transparece das decises de pases importantes,a comear pelos da Unio Europeia, dos Estados Unidos e do Japo. A globalizao que ocorreu nas ltimas trs dcadas, mesmo que agora surja como um fenmeno em retrao por causa da crise, ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econmico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise. a) 2, 3, 5, 1, 4 b) 4, 1, 3, 2, 5 c) 1, 5, 4, 3, 2 d) 3, 4, 2, 5, 1 e) 5, 2, 1, 4, 3

40As frases abaixo empregam corretamente os sinais de pontuao, exceto uma. Indique-a. a) Desertos iro aumentar; osis, morrer; e fluxo de rios, diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. b) Desertos iro aumentar. Osis iro morrer e o fluxo de rios vai diminuir algumas vezes com resultados catastrficos. c) Desertos iro aumentar. Osis, morrer. Fluxo de rios, diminuir. Algumas vezes, os resultados sero catastrficos. d) Desertos iro aumentar, osis vo morrer e o fluxo de rios vai diminuir, algumas vezes com resul tados catastrficos.

www.olaamigos.com.br

Pgina 10 de 11

e) Desertos, iro aumentar; osis, morrer, e fluxo de rios; diminuir algumas vezes com resultados catastrficos.

www.olaamigos.com.br

Pgina 11 de 11

Вам также может понравиться