Вы находитесь на странице: 1из 6

COMISSO DE ORGANIZADO

SEGURANA

PBLICA

COMBATE

AO

CRIME

VOTO CONTRRIO EM SEPARADO, AO PROJETO DE LEI N. 3.624, DE 2008

Altera o art. 6 da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispe sobre registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e d outras providncias, para conceder porte de arma aos integrantes dos quadros de pessoal de fiscalizao dos departamentos de trnsito.

Autor: Deputado Tadeu Filipelli Voto em Separado: Deputado Vanderlei Siraque

I - JUSTIFICATIVA

Trata-se do Projeto de Lei (PL) n 3624, de 2008, originrio da Cmara dos Deputados, de autoria do Deputado Tadeu Filippelli e que Altera o art. 6 da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispe sobre registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e d outras providncias, para conceder porte de arma aos integrantes dos quadros de pessoal de fiscalizao dos departamentos de trnsito.. O autor da proposta legislativa oriunda Cmara dos Deputados argumenta que: Com o advento do Estatuto do Desarmamento, os integrantes dos departamentos de trnsito ficaram totalmente desprotegidos para a realizao de sua segurana pessoal durante o trabalho. A proibio para o porte de arma de fogo

atingiu em cheio esta nobre classe de profissionais que, se forem apanhados portando arma de fogo, sero presos, sem direito fiana e passaro pelo grande vexame de terem de responder a um processo criminal, o que os desacreditar perante a comunidade em que vivem. O autor do Projeto de Lei da Cmara do Deputados aduz ainda que a fiscalizao do trnsito envolve grande risco, e que, por lamentvel omisso, a categoria dos servidores dos departamentos de trnsito ficou excluda da proteo legal estabelecida pelo Estatuto do Desarmamento Lei 10.826/2003 , no sendo coerente tal tratamento diferenciado em funo dos riscos que tais agentes enfrentam no dia a dia. O Projeto de Lei em tela tem como finalidade conceder aos servidores dos departamentos de trnsito o direito ao porte de arma de fogo para sua defesa pessoal, o que constar da carteira funcional que for expedida pela repartio a que estiverem subordinados. A proposta foi encaminhada, em 03 de julho de 2008, s Comisses de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado e Constituio e Justia e de Cidadania. Em 14/10/2008, a Deputada Iriny Lopes, primeira Relatora da Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado, deu parecer rejeio deste Projeto de Lei. Aps, os outros trs Relatores foram favorveis ao Projeto. Em 02.05.2012 o Relator, Dep. Francisco Arajo (PSD-RR), apresentou parecer pela aprovao deste e do PL 4.408/08, apensado, com substitutivo.

Quanto constitucionalidade formal Quanto constitucionalidade formal, no que concerne legitimidade para a deflagrao do processo legislativo, no se vislumbram vcios de constitucionalidade neste Projeto, na medida em que foram observados os dispositivos dos artigos 22, inciso I, e 48, caput, da Constituio Federal, os quais conferem, respectivamente, competncia Unio para legislar privativamente sobre direito processual penal e competncia ao Congresso Nacional para legislar sobre as matrias de competncia da Unio. Ademais, as propostas legislativas ora analisadas coadunem ainda com a regra de iniciativa, disposta no art. 61, caput, do Diploma Magno, o qual autoriza a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional a competncia para exerc-la.

Por fim, no se vislumbra, in casu, qualquer transgresso iniciativa privativa do Presidente da Repblica, preconizada pelos arts. 61, 1 e 84 da Constituio.

Quanto constitucionalidade material e tcnica legislativa Em se tratando da constitucionalidade material, o projeto em comento prope alteraes ao texto da Lei n 10.826 de 2003, o denominado Estatuto do Desarmamento. O Estatuto foi concebido sob a perspectiva do artigo 144 da Constituio Federal, o qual define a segurana pblica como um dever do Estado, exercido para a preservao da ordem pblica. Destarte, a limitao por parte do Estado das pessoas que podem portar e possuir arma de fogo est de acordo com a determinao constitucional. Quanto tcnica legislativa, no foram observadas disposies contrrias ao apontado na Lei Complementar no 95 de 1998, a qual dispe sobre a elaborao, a redao, a alterao e a consolidao das leis, conforme determina o pargrafo nico do art. 59 da Constituio Federal, e estabelece normas para a consolidao dos atos normativos que menciona. Quanto ao mrito A lei 10.826 de 2003 foi publicada com o propsito de sinalizar uma poltica criminal voltada ao desarmamento da sociedade civil, como forma de preveno de delitos. A inteno era estimular o cidado comum a entregar suas armas e no mais adquiri-las, diminuindo a quantidade de armas em circulao e limitando a sua utilizao apenas para integrantes de rgos responsveis pela segurana pblica, cujas atribuies obriguem seus membros a possuir preparo psicolgico e fsico adequado para o manejo desses instrumentos letais. Evitar-se-ia, assim, a ocorrncia de crimes, considerando a elevada quantidade de delitos com armas cometidos em razo do despreparo de seus possuidores. Ao reduzir o nmero de armas em circulao, a medida teria impacto, tambm, no trfico de armas e na utilizao desses materiais por criminosos, j que, como constatado pela CPI do Trfico de Armas, o armamento destes tem origem lcita, na maioria dos casos. Como conseqncia inafastvel da implementao dessa poltica de desarmamento, constatou-se a esperada reduo da incidncia de crimes logo aps a entrada em vigor da lei. Estudo do Instituto Sou da Paz, apresentado este ano no Congresso Nacional, indicou uma queda de 8% no nmero de homicdios no pas (chegando a 12% em 2006), aps treze anos de

crescimento ininterrupto, provocada certamente pela diminuio da quantidade de armas em circulao e pela proibio do porte de armas para os cidados em geral. Os rgos executivos de trnsito estaduais e municipais tm funo administrativa fiscalizatria, conforme preceituam os arts. 22 e 24 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Frisa-se, assim, que os servidores dos departamentos de trnsito no exercem atividade de segurana pblica. Os rgos com prerrogativas de oferecer servios de segurana pblica so listados no art. 144, da Constituio Federal: Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares.

Dessa forma, os integrantes dos quadros de pessoal de fiscalizao dos departamentos de trnsito devem, portanto, como regra, apenas fiscalizar o fiel cumprimento das regras de trnsito, aplicando as penalidades administrativas cabveis, e no vigiar e reprimir a prtica de crimes; este trabalho de competncia da polcia militar, na sua atividade de policiamento ostensivo. Destaca-se, aqui, que as instituies de ensino policiais desempenham atividade fundamental para a segurana pblica, na medida em que possibilitam um treinamento intensivo e contnuo dos policiais, aperfeioando periodicamente as qualidades do pessoal. Do mesmo modo, os membros das Guardas Municipais, em que pese no constarem do rol do art. 144 da Constituio Federal, devem ser formados em instituies de ensino policiais (art. 6, 3, do Estatuto). Plenamente justificada, portanto, a inteno fundamental do Estatuto de restringir o porte de arma de fogo apenas para quem exera atividade de segurana pblica, que , atividade de vigilncia e represso a condutas delituosas, de responsabilidade das polcias, conforme dispe o art. 144 da Constituio Federal.

Destarte, no se justifica a pretenso de conceder o porte de arma para agentes de trnsito. A eles compete a fiscalizao da observncia das normas de trnsito, que no , em geral, atividade que envolve grande risco. Alis, sempre que se tratar de operao excepcional, que tenha ligao direta com a represso de crimes ou que envolva qualquer tipo de risco, mister que haja participao conjunta da polcia militar, esta sim com competncia constitucional para garantir a segurana pblica, inclusive a dos agentes de trnsito. Vale salientar, ademais, que, caso o agente de trnsito entenda que h risco em sua atividade, a Lei 10.826/03 no o deixa desamparado. Pelo contrrio, ela permite que o agente, como qualquer outro, pleiteie o porte de arma para defesa pessoal (art. 10, 1, I), desde que cumpridos os requisitos legais. No h razo, portanto, para a pretendida alterao legislativa, j que se trata de pessoas que no se submetem a risco contnuo e recorrente; o porte para risco eventual e espordico j est previsto na lei. Ressalte-se, finalmente, que falsa a idia de que a concesso de porte de arma de fogo para os agentes de trnsito atenderia o objetivo pretendido pelos defensores desta idia, qual seja, garantir a segurana dessas pessoas. O efeito seria, muito provavelmente, o oposto. Ser notrio o fato de agentes de trnsito portarem armas seria completamente incuo diante de motoristas embriagados ou drogados, que no tm conscincia plena de suas aes, sendo intil o pretenso poder intimidatrio da medida. O mesmo se diga com relao a criminosos. Desse modo, qualquer alterao a ser empreendida no referido diploma legal deve observar as regras restritivas referentes abrangncia do porte de armas de fogo, sob pena de ser considerada um desvirtuamento da finalidade do Estatuto. II VOTO CONTRRIO EM SEPARADO Em sntese, o voto contrrio s alteraes previstas no projeto de lei, pelos seguintes fundamentos: a) agentes de trnsito, apesar de exercerem, indiretamente, atividade de grande importncia para manuteno da ordem pblica, ou seja, segurana pblica lato sensu, no exercem atividade de segurana pblica stricto sensu e, assim, embora corram risco eventual, como em outras atividades profissionais, no se submetem a risco contnuo, permanente e recorrente; b) entretanto, em havendo risco na atividade, em casos especficos e concretos, a Lei 10.826/03 j permite que os agentes requeiram porte de arma para defesa pessoal, respeitados os requisitos legais;

c) a medida incua no que tange intimidao e traria insegurana ainda maior para os agentes, que se tornariam alvos potenciais de criminosos interessados em armamentos. d) os agentes existem para organizar o trnsito e no para intimidar os condutores de veculos por meio de arma de fogo, fato que poderia gerar abuso de funo. e) por fim, os agentes de trnsito, em caso de conflitos, devem se reportar s autoridades policiais para que garantam a segurana deste servio pblico de fundamental importncia para a manuteno da harmonia e tranquilidade da mobilidade urbana. Por todo o exposto, manifesta-se a presente pela constitucionalidade formal, boa tcnica legislativa e, no mrito, pela rejeio do Projeto de Lei n 3624 de 2008.

Sala da Comisso, em

de

de 2012.

VANDERLEI SIRAQUE Deputado Federal

Вам также может понравиться