Вы находитесь на странице: 1из 7

ATNUE LINHA ENTRE A DELAO PREMIADA E A TICA, EM PROL DE UMA JUSTIA EQUNIME.

Recentemente e imprensa tem relatado casos de corrupo em contratos e concorrncias pblicas entre empresas e governos (municipal, estadual e federal) no Estado do Rio de Janeiro. In casu foi uma fraude contra um hospital que recebia verbas federais para a sua manuteno A situao tomou uma repercusso que Polcia Federal se prontificou e passou a investigar os contratos das empresas envolvidas. A oferta da delao premiada aos investigados uma estratgia para que haja frutos da persecuo penal e, com isso, os delatores/investigados possam se beneficiar de reduo de pena, se, efetivamente, apontar outros envolvidos nas fraudes licitao. sedutora a ideia, tendo em vista que, dessa forma, poder-se- combater a corrupo de forma mais efetiva, pois um suspeito delataria outros, e assim desmantelar-se-ia uma possvel quadrilha de fraudadores que desviam verbas dos cofres pblicos. Porm, bem antes de se discorrer sobre a delaao premiada, mister se faz uma paralelo entre o instituto em tela e sua relao com a questo tica. Antes de mais nada, a delao premiada (considerada uma recompensa excepcional ao delator) justifica-se na ideia de que a impunidade de uma pessoa seria um mal menor sociedade se comparada com a impunidade de vrias pessoas.

Como bem observa lavaro Valls, a tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta . E ainda: Para os gregos o ideal tico estaria ou na busca, tanto terica como prtica, da ideia do Bem (plato) ou da felicidade (aristoteles). Com o fortalecimento do Cristianismo, as diretrizes religiosas passaram a influenciar e muitas vezes se identificar com a tica.
2 1

O que certo que a tica est ligada aos costumes de um povo. Outra questo interessante a distino entre o bem e o mal, que, independemente do enfoque filosfico ou das condies histricas, permanecem constantes e firmes na tica. E ainda, quanto aos princpios ticos Fabio Konder Comparato observa: So normas objetivas, sempre correlacionadas a virtudes subjetivas. So normas teolgicas, que apontam pra um objetivo final do comportamento humano, ao qual devem se adequar os meios ou instrumentos utilizados. So normas de contedo axiolgico, cujo sentido sempre
3

1 2 3

VALLS, lvaro L.M. O que tica. 9 Ed., 22 reimpr. So Paulo: Brasiliense. p.7. VALLS, lvaro L.M. op.cit. p. 43-47. COMPARATO. Fbio Konder. tica: direito, moral e religio no mundo moderno. So

Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 508.

dado pelos grandes valores ticos. Na dignidade da pessoa humana, reconhecida como paradigma supremo de toda a vida social. No que tange moral pode se apresentar de vrias aplicaes, pois so valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e a conduta correta, vlidos para todos os seus membros.
4

De forma mais ampla, pode se dizer que a moral um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal . Como se v no facil dizer o que etica ou moral, parecendo que muitas definies, conceitos e caracteristicas se confudem. E no poderia ser diferente, j que so campos interligados onde a tica influi na moral e a moral o observatrio da tica . Mesmo com esta intrnseca relao so coisas diferentes. O campo da moral o da prtica, do comportamento real, efetivo, ou seja, so aquelas situaes onde os indivduos pautam o comportamento por normas que julgam apropriadas de serem cumpridas. J a tica pertence ao campo da reflexo e do pensamento sobre eses comportamentos prticos. Vencida, porm nem de longe esgotada, essa questo da moral e da tica, reside aqui talvez a discusso mais polmica sobre este assunto a que se props este ensaio: a conduta de delatar com o intuito de receber um prmio estaria de acordo com a tica vigente? A maior parte dos doutrinadores reprova o uso da delao premiada, criticando quanto sua questo tica e moral, pelo fato do Estado conceder benefcios ao chamado delator. A argumentao o fato que o Estado Democrtico de Direito no pode estimuar a conduta do colaborador de entregar seus comparsas, pois desse modo est icentivando o indivduo a praticar a traio. Fato reprovado pela sociedade: O Estado no pode, (...) em nenhuma hiptese, numa democracia que pretenda privilegiar um Direito Penal mnimo e garantista, incentivar, premiar condutas que firam a tica e moral, ainda que, no final, a sociedade possa se locupletar dessa violao. (...) Ora, delao sempre ato imoral e atico, j que a prpria vida em sociedade pressupe o expurgo da traio das relaes sociais e pessoais. A quebra de confiaa que se opera com a delao gera, necessariamente, desagregao, e esta traz a desordem, que no se coaduna com a organizao visada pelo pacto social a ordem constitucional legitimamente instituda
7 6 5

Assim, de acordo com esta corrente doutrinria, como se pode exigir um comportamento tico e/ou moral do governado, se a prpria legislao estabelecida pelos governantes permite e incentiva um procedimento tido como imoral? Como fica o homem desprovido de maiores
4 5

CHAUI, Marilene de Souza. Convite Filosofia. 7. Ed. So Paulo: tica, 2000. p. 436. VSQUEZ, Adolfo Snchez. tica. 21 Ed. Rio de Janeiro18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Trad. De Joo DellAna. p.19 6 BITTAR, Walter Barbosa. Delao Premiada: Direito estrangeiro, doutrina e jurisprudncia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p.222. 7 BITTAR, Walter Barbosa. Delao Premiada: Direito estrangeiro, doutrina e jurisprudncia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p.219.

princpios, ou de pouca ou nenhuma cultura, diante dessa permissividade imoral ditada pela prpria lei, esta mesma lei que objetiva e obriga a todos que a cumpra e respeite, sob pena de sanes? ou no um grande contra-senso?
9 8

Com efeito, Damsio de Jesus , leciona que a lei no didtica e no apresenta princpio cvico decente: ensina que trair bom porque reduz a consequncia do pecado penal. Luiz Flvio Gomes
10

enfatiza ainda que: A delao premiada, com efeito, assenta-se na

traio. A Lei no pedagogicamente correta quando ensina que trair traz benefcios. Sendo eticamente reprovvel (ou, no mnimo, muito discutvel), deve a delao premiada ser restringida ao mximo possvel. S teria cabimento em situaes muito especiais e em nenhum outro delito mais. E, de qualquer modo, requer muita cautela, porque pode haver incriminao puramente vingativa. Ela surgiu, em primeiro lugar, para combater as organizaes terroristas. , portanto, filha do Direito penal excepcional, que acabou incorporando-se ao direito comum, causando sua corroso. E ainda, o Direito, para ser duradouro, deveria se sedimentar em vigas mestras da tica, pois o Direito um conjunto normativo eminentemente tico e por isso que respeitado e acatado. Ele existe em funo de alguns valores, hoje postos claramente em nossa Constituio (dignidade do ser humano, justia, igualdade, liberdade, segurana etc.). Em certos casos at se entende o prevalecimento de um valor sobre outro, mas o que no d para entender a transformao do Direito em instrumento de antivalores. Ainda que o valor almejado seja o de combater o crime, ainda assim, constitui um preo muito alto tentar alcanar esse fim com um meio to questionvel. O fim, em ltima instncia, est justificando os meios.
11

Alberto Silva Franco segue na mesma direo, citando Garca-Pablos de Molina e Francisco Bueno Arus, quando enfoca que falta delao premiada um fundamento minimamente tico, pois lastreada unicamente em razo de sua utilidade, sem levar em considerao os custos que possa apresentar a todo sistema legal, construdo com base na dignidade da pessoa humana.
12

E exatamente a esta ideia exarada por Ferrajoli, que faz breve dissertao sobre este assunto, sustentando que a prtica da delao premiada resulta inevitavelmente na corrupo da jurisdio, na contaminao policialesca dos procedimentos e dos estilos de investigao e de juzo, e [n]a consequente perda de legitimao poltica ou externa do Poder Judicirio .
13

Idem. p. 138.
9

JESUS, Damsio Evangelista de. O fracasso da delao premiada. Boletim IBCCRIM. So Paulo, n.21, p. 01, set. 1994. 10 GOMES, Luiz Flvio (Org.). Lei de drogas comentada: artigo por artigo: Lei 11.343, de 23.08.2006. 3. ed. So Paulo: Editora Revista Dos Tribunais, 2008. p. 231. 11 Idem. 12 FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos: Anotaes sistemticas Lei 8072/90. 4 ed. rev. atual. e ampl. So Paulo:Revista dos Tribunais, 2000. p. 253. 13 FERRAJOLI, Luigi. Direito e razo: teoria do garantismo penal. So Paulo: Rev. dos Tribunais, 2002. p. 486-487.

Por outro lado, para aqueles que entendem ser o referido instituto uma forma progressiva de investigao, no atacando, assim, a tica e a moral, defendem que: o agente que se dispe a colaborar com as investigaes assume uma diferenciada postura tica de marcado respeito aos valores sociais imperantes, pondo-se debaixo da constelao axiolgica que ilumina o ordenamento jurdico e o meio social.
14

Para Vanise R. Monte, o certo dizer que com a delao o criminoso rompe com os elos da cumplicidade e com os vnculos do solidarismo esprio, sendo a sua conduta menos reprovvel socialmente, por isso merecedor do benefcio do perdo judicial ou da reduo de sua pena . Eduardo Arajo Silva advoga acerca da moralidade do instituto, pois apresenta uma dupla vantagem: permite ao Estado quebrar licitamente a lei do silncio que envolve as organizaes criminosas, assim como colaborar para o espontneo arrependimento de investigado ou acusado . Para essa corrente que coloca em cheque o rigorismo processual versus eficcia da aplicao da lei penal, sustenta-se que vencidas as crticas feitas ao instituto: resta a realidade demarcada por um conjunto de normas vigentes que objetivam emprestar maior vigor ao processo penal, ante a aodada desordem que acomete a sociedade, desacreditada que est das solues judicirias at ento ocorridas sob forte inflao legislativa
17 16 15

Embora em minoria, existem vozes que, s vezes at reconhecendo a problemtica questo tica, se colocaram a favor do instituto. Para estes, a delao seria um mal necessrio, pois apresenta utilidade. criminosos.
19 18

E para outros que tambm so a favor, no existe tica em grupos

Em que pesem as crticas de ordem tica de boa parte da doutrina que salienta que o instituto premia o traidor, no as parecem justas, pois, sob o ponto de vista processual, sua aplicao, de certa forma, aproxima-se mais da busca pela verdade (real?). Destarte, se o instituto da delao premiada vai de encontro com a tica, caberiam indagar sobre a tica existente no crime organizado, existe? No, portanto seria errado afirmar que o delator agindo em prol da sociedade e em combate com a criminalidade que hoje cresce cada dia mais, estaria agindo contra tica ao delatar os comparsas.

14

AZEVEDO, David Teixeira de. A colaborao premiada num direito tico. Boletim IBCCrim, So Paulo 1999, p.6. 15 MONTE, Vanise Rhrig. A necessria interpretao do instituto da delao premiada, previsto na lei 9.807/99, luz dos princpios constitucionais. Porto Alegre: Revista da Ajuris. 2001. p. 234-248. 16 SILVA, Eduardo Arajo. Da moralidade da proteo aos rus colaboradores. Boletim IBCCrim. So Paulo, n. 85, dezembro de 1999. 17 ALVES, Fbio Wellington Atade. O retorno dos prmios pela cabea? Um estudo sobre a possibilidadede reperguntas no interrogatrio do co-ru delator, com enfoque a partir do direito de mentir e do novo ordenamento da delao premial. Revista dos Tribunais, So Paulo, v. 809, p. 446-464, 2003. 18 SILVA, Eduardo Arajo da. Da moralidade da proteo aos rus colaboradores, p.5; TORON, Alberto Zacharias. Crimes Hediondos, p.102, NR. 19 OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de processo penal, 8 Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. p.614.

Acquaviva, citado por Guidi , assim ensina: Quanto justificao tica da delao premial reside, a nosso ver, na utilidade social. Afinal de contas, notrio na doutrina clssica ou moderna que o Direito, enquanto instrumento de realizao da paz social, no obra para santos, mrtires ou heris. Se a delao premial merece reprovao absoluta, temos que condenar, tambm, a estipulao de recompensa para quem revela o local onde o criminoso se acha acoutado ou, ainda, o instituo da delao annima, que tem propiciado a soluo de inmeros delitos. Alm disso, embora a delao premial traga, consigo a pecha de alcagete ou dedo-duro para o delator que, foroso admitir, delata ou colabora apenas no intuito de se safar das penalidades a que est sujeito, tambm verdade que seus comparsas no deixam de ser menos culpados quando supostas vtimas de uma delao... No h o menor cabimento, portanto, em falar na injustia ou imoralidade da delao premial. Franco , citando Maddalena, expressa que a delao premiada favorece tanto a preveno geral quanto a represso dos crimes mais graves, como os ligados s organizaes criminosas, facilitando a desagregao destas, que ameaam a prpria essncia das instituies democrticas. Valdir Sznick
22 21

20

destaca que a delao nada tem de imoral e no se trata de uma dedo-

duragem ou traio, e sim uma colaborao como uma medida de poltica criminal do Estado. Em suma, a delao premiada possibilita um ganho para a persecuo penal diante da dificuldade dos rgos pblicos de reprimir o crime de modo geral e, particularmente, o crime organizado . Assim sendo, considera-se o instituto da delao premiada um meio que sempre esteve presente no nosso ordenamento jurdico e o entendimento que o macula de amoral ou ilegal s faz desmoralizar e esvaziar a sua aplicao, em prejuzo de seu evidente benefcio s investigaes criminais, de acordo com a evoluo histrica da moderna criminalidade.
23

CONSIDERAES ACERCA DA DELAO E A TICA EM PROL DA JUSTIA EQUNIME

Antes de apontar a delao a tica junta em prol da justia, cabe ressaltar que sim, a delao traio (que no uma virtude), mas em termos investigatrios ela pode eventualmente ser til, devendo a tica ser considerada vista no seu lado positivo, pois atinge o bem maior, a finalidade da sociedade, a justia. Destarte, certo como j foi visto anteriormente que a delao premiada um instrumento que possibilita um ganho para a persecuo penal diante da dificuldade e precariedade dos rgos
20

GUIDI, Jos Alexandre Marson. Delao Premiada no combate ao crime organizado. Franca: Lemos & Cruz, 2006, p. 148. 21 FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos. 5. ed., rev., atual. e amp. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.p. 352. 22 SZNICK, Valdir. Crime organizado comentrios. So Paulo: Livraria e editora universitria de direito, 1997, p. 366. 23 CERVINI, Ral; GOMES, Luiz Flvio. Crime Organizado: enfoques criminolgico, jurdico (Lei n 9.034/95) e poltico-criminal. 1995, p. 194-230, apud BRAZ, Graziela Palhares Torreo. Crime organizado x direitos fundamentais. S. ed., Braslia: Braslia Jurdica, 1999, p. 169..

pblicos de segurana do Estado reprimir o crime de um modo geral e, principalmente no que tange a Organizao Criminosa, a qual cresce cada dia mais em nosso pas, at mesmo dentro dos quadros dos servidores pblicos. Por isso, a tica nesse caso no pode ser considerada com um mal, e sim uma beneficio que trar pra sociedade uma grande ajuda no combate da criminalidade das organizaes criminosas, as quais podem ser chamadas de antitica, sendo ainda, a delao um ganho no que diz respeito economia de investigao, em termos de tempo, gastos, de material e diligncias. Nota se que com isso, a sociedade que sai ganhando, com a reduo da criminalidade. A tica nesse caso deve ser analisada em prol da sociedade, pois a obrigao para com ela. Assim, o que existe realmente o dever de colaborar para a elucidao do crime, pois esse o interesse social, a paz. So muitas as leis que tratam a delao premiada em nosso ordenamento jurdico, a saber: Lei dos Crimes Hediondos ; Lei do Crime Organizado ; Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro ; Lei dos Crimes Contra a Ordem Tributria, Econmica e Relaes de Consumo ; Crime de Extorso Mediante Sequestro no art. 159, 4, do CP ; Lei de Lavagem de Capitais; Lei de Proteo a Vtimas e Testemunhas
29 28 26 27 24 25

e a Lei de Drogas.

Com tais leis, trazem tambm os benefcios do delator so eles: no aplicao da pena; diminuio de 1 (um) e 2/3 (dois teros) da pena; cumprimento inicial da pena em regime aberto; substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direito. No entanto, no h critrio legal ou jurisprudencial seguro que indique qual deles deve ser concedido em cada caso. Buscando estabelecer estes critrios de forma mais justa possvel na concesso de benefcios, resta ater-se na Lei de Proteo a Vitmas e Testemunhas, em seu art. 13, que trata dos rus colaboradores, sendo: personalidade favorvel obteno do prmio. Todas essas leis, apesar de tratarem sobre delao premiada, no so uniformes com relao a este instituto, assim, os requisitos para que o delator alcance o benefcio da delao premiada em uma lei, no necessariamente, sero os mesmos previstos em outra lei. O mesmo ocorre com relao aos benefcios dados pelas leis distintas; Apesar de todas elas preverem a reduo de pena, diferentemente ocorre em relao aplicao de cumprimento

24

art.8, nico O participante que denunciar autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, ter a pena reduzida de 1 (um) a 2/3 (dois teros). 25 Art. 6 Nos crimes praticados em organizao criminosa, a pena ser reduzida de um a dois teros, quando a colaborao espontnea do agente levar ao esclarecimento de infraes penais e sua autoria 26 Art. 25, 2 Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou co-autoria, o coautor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros. 27 Art. 16, Pargrafo nico. Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o co-autor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros 28 Se o crime cometido em concurso, o concorrente que o denunciar autoridade, facilitando a libertao do seqestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros 29 Art. 14 Art. 14. O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigao policial e o processo criminal na identificao dos demais co-autores ou partcipes do crime, na localizao da vtima com vida e na recuperao total ou parcial do produto do crime, no caso de condenao, ter pena reduzida de um a dois teros.

inicial da pena em regime aberto, o que, ao contrrio daquela, s disposto na Lei de Lavagem de Capitais. Assim, embora atualmente o ordenamento jurdico dispe de diversas leis que falam a respeito da delao premiada, o importante seria, ter uma lei especfica a qual traria em seu bojo, todo o procedimento, a competncia de quem for propor, o modo, o momento certo, sendo ainda, o procedimento e o amparo que delator ter aps sua contribuio com a justia, haja vista que o mesmo no pode ficar a merc do estabelecimento prisional junto com outros comparsas de cela. Logo, necessrio seria uma regulamentao que trate da delao premiada de modo uniforme. Para tanto, estabelecendo os requisitos que devem ser os mesmos para todas as circunstncias em que a delao premiada invocada. O mesmo dever ocorrer com os benefcios, devendo eles ser dispostos de forma idntica para todos os crimes em que a delao premiada vigorar, diferindo apenas na sua aplicao, pois ela dever ser feita de acordo com a contribuio de cada grau de colaborao do delator. No que diz respeitos aos requisitos, especificadamente o da espontaneidade e da voluntariedade, o qual discutindo em torno da delao, mas que no foi objeto detalhe trabalhado no presente estudo, entende-se que eles devem ser tratados unicamente como voluntariedade, tendo em vista este ser mais benfico para o delator. Outro detalhe imporante, que no previsto nas leis que tratam sobre delao premiada, a falta de previso legal para aplicao do benefcio aps o trnsito em julgado da sentena condenatria; Assim, o ideal seria que a legislao, que tratar unificadamente sobre o assunto, disponha em seu texto uma previso para aplicar o instituto em sede de reviso criminal ou, at mesmo, por uma petio dirigida ao Juiz da Execuo Penal. Regulamentada e aplicada a delao premiada de forma correta, como no Direito Americano e no Direito Italiano (os quais os resultados restam logram o exito o uso), ser mais um mecanismo de poltica criminal do Estado democrtico de direito, que ir se opor a criminalidade crescente e organizada e diminuir a impunidade. Quanto a isso Maierovitch aduz: a poltica criminal direciona-se preveno e represso dos ilcitos.

Вам также может понравиться