Вы находитесь на странице: 1из 4

Configurando o Setup do BIOS O que BIOS?

? Bios (Basic Input/Output System) nada mais que um programa que localiza e identifica os componentes bsicos para o funcionamento do computador e para que o sistema possa ser carregado. O Setup: J o Setup contm todas as informaes para que o sistema reconhea os componentes instalados no computador: se qualquer dispositivo no for identificado ou localizado pelo BIOS, voc ter problemas para faz-lo funcionar no sistema operacional (do Windows 95 ao Windows Server 2003). As informaes da identificao e localizao dos componentes ficam gravadas no CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor), que uma memria RAM embutida no chip do BIOS. Um detalhe adicional: a memria RAM bem mais rpida que a memria ROM (CMOS). Para acessar o Setup do computador, quando o mesmo ligado aparecer uma mensagem semelhante a esta: "Pressione a tecla <Del> para rodar o Setup". Pressione-a e aparecer esta tela: (este um Setup do fabricante do BIOS chamado "Award", sendo que cada placa-me tem uma verso de Setup, variando os fabricantes e verses.)

Agora vamos ver o que algumas opes representam para o funcionamento do computador: 1 - Standard CMOS Setup (Standard Setup) Configuraes do HD, drive de disquetes, drives de CD-ROM, data e hora. Aqui tambm poder ativar UDMA (em setups de BIOS AMI) e no caso de BIOS "Award" UDMA configurado na opo abaixo: 2 - BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup) Aqui voc dever encontrar informaes de seqncia de Boot alm de configurao de caches, quantidade de memria RAM e algumas opes do BIOS, entre muitas outras (mais abaixo voc saber quais so as melhores configuraes). Algumas opes podem aparecer com nomes diferentes, dependendo da marca e do modelo do BIOS. Vamos especificar um pouco mais:

2.1 - Virus Warning (Anti-Vrus) Ativando esta opo ele ir monitorar gravaes no MBR (Master Boot Recording) do HD. O setor MBR o responsvel pela inicializao, sendo que ele ir indicar onde est o sistema (em C:\ ou D:\, por exemplo). Caso seja detectada alguma tentativa de gravao no setor de boot, o BIOS ir parar o sistema (sendo que no ir passar desta etapa, a no ser que autorize a gravao no setor MBR), interrompendo a gravao e exibindo na tela uma mensagem de alerta (perguntando se deve autorizar ou no a gravao). Deixe "Enable" se voc tiver muito receio de vrus em seu computador ( altamente recomendvel um bom Anti-Vrus instalado no computador sendo que a maioria deles pode detectar vrus de boot). Alguns vrus (como o Chernobyl) tm um poder de destruio do BIOS (esta a pior "forma" dos vrus: sem o BIOS o computador ficar inutilizado, sendo que ter que fazer a troca em si do chip ou uma reprogramao em mquinas externas chamadas EPPROM). 2.2 - CPU Internal cache (CPU Level 1 cache, L1 cache) Esta opo permite habilitar ou desabilitar o cache interno do processador (cache L1). Desabilite-o se estiver muitos problemas graves com seu computador, mas o sistema ir ficar extremamente lento (se voc tem problemas com o funcionamento do cache interno, talvez esteja na hora de trocar de processador). altamente recomendvel ativar esta opo e ela est ativada por padro. 2.3 - CPU External cache (CPU Level 2 cache, L2 cache) Esta opo permite habilitar ou desabilitar o cache externo do processador (cache L2). Desabilite-o se voc tiver muitos problemas de travamento do seu computador, mas o sistema ir ficar extremamente lento (se voc tem problemas com o funcionamento do cache interno, talvez esteja na hora de trocar de processador). altamente recomendvel ativar esta opo. Alguns processadores no possuem esta opo (o que deixa o computador tambm um pouco lento). 2.4 - 1st Boot Sequence Aqui voc ir definir qual ser a primeira opo de Boot: deixe em "IDE-0". Se voc quiser bootar o micro em um disquete, a opo escolhida deve ser "Floppy" 2.5 - 2nd Boot Sequence Aqui voc ir definir qual ser a segunda opo de Boot: deixe em "Floppy". 2.6 - Try other Boot Devices Aqui voc ir definir quais sero as outras formas de Boot: deixe em "Disable", pois geralmente as outras opes acima daro o Boot. 2.7 - Boot UP Num Lock Status Esta opo serve apenas para determinar se a tecla Num Lock permanecer ligada (on) ou desligada (off) quando o micro for inicializado. Se voc utiliza bastante o teclado numrico, deixe ativada esta opo. 2.8 - System BIOS Shadow, Video Bios Shadow Ativando estas opes, ser feita uma cpia do contedo do Bios principal e do Bios da placa de vdeo na memria RAM. A memria RAM muito mais rpida do que a memria ROM do BIOS e o Boot ser levemente mais rpido. Obs.: H mais opes em todos os Setup, mas no irei coment-las, pois no podem ser alteradas (ou se forem alteradas o seu sistema poder apresentar problemas).

3 - Chipset Features Setup (Advanced Chipset Setup) Esta seo armazena opes de desempenho da memria RAM e da memria cache, placa de vdeo e modem. Voc poder fazer OC (Overclock) na memria RAM (algo que s recomendvel se voc entender o que est fazendo ou for um amante de OC). H algumas opes relacionadas memria cache, mas sem relevncias, pois automaticamente o Setup o configura com opes padres para cada tipo de computador. Os processadores Intel possuem o cache maior que os processadores AMD, embora a AMD tenha lanado recentemente o AMD Athlon XP 3000+ que vir com cache de 512KB iguais aos do Pentium 4. 4 - PNP/PCI Configuration Contm opes para configurar manualmente os endereos de IRQ e DMA ocupados pelos dispositivos externos: so os famosos Plugs & Play. A maioria dos perifricos atuais so Plug & Play, mas alguns perifricos antigos (principalmente modems e placas de som) no so endereados automaticamente pelo BIOS, o que requer uma configurao manual (localize no manual do perifrico quais os endereos de IRQ e DMA funcionaro e configure-o no BIOS com os IRQ's e DMA's livres.). Neste caso voc deve reservar os endereos de COM e IRQ ocupados pela placa antiga (lembre-se que voc deve escolher IRQ e DMA livres para que no haja conflitos com outros componentes do computador). Alm da configurao manual dos endereos, esta seo contm opes que permitem resolver muitos conflitos de hardware que podem vir a surgir. importante voc saber que desde o Win98 a configurao de Plug & Play no Windows feita automaticamente pelo prprio Windows e na imensa maioria dos casos voc no tem de se preocupar com qualquer mudana de configurao. 5 - Power Management Setup Aqui voc poder configurar opes de modos de economia de energia como desligamento automtico do seu monitor, teclado e HD depois de certo tempo de inatividade. Estas opes podem ser feitas pelo Windows em "Painel de Controle/Gerenciamento de Energia" e por isso usualmente no h necessidade de alterar as configuraes no prprio Setup. Uma boa dica que se voc tenha um fonte ATi h uma opo de "APM Power Management (ou algo parecido): se ela estivar ativada no Windows e aqui no setup, o seu computador pode no desligar (No Windows XP, por exemplo, o computador finaliza em "O Windows est sendo encerrado"). Desmarque-as e veja o resultado. 6 - Integrated Peripherals (Features Setup) Tudo que voc adiciona ao computador configurado nesta opo: aqui voc pode desabilitar qualquer um dos dispositivos da placa me, incluindo as portas IDE, a porta do drive de disquetes, portas IEE1324 (as famosas portas Fireware), portas USB, portas de impressoras, portas seriais etc., RAID, SATA (nova tecnologia das placas mes de transferncias de dados) alm de configurar algumas outras opes e os endereos de IRQ ocupados por estes dispositivos. 7 - IDE HDD Auto Detection (Detect IDE Master/Slave, Auto IDE)

Ao instalar um disco rgido novo, no se esquea de usar esta opo para que o Bios detecte o HD automaticamente: se ele ainda no reconhecer, entre em "Standard CMOS Setup" e configure-o manualmente. 8 - User PASSWORD Aqui voc poder colocar senha tanto para tentativa de entrada no sistema quanto no setup. 9 - Load BIOS Default Aqui voc poder resetar o BIOS para as suas configuraes default. 10 - Load SETUP Defaults Aqui voc poder resetar o SETUP do BIOS: isto ir definir que o computador carregue apenas as opes necessrias para que o computador funcione. Utilize esta opo se estiver tendo problemas para detectar uma nova placa por exemplo. Pronto!! Estas opes so apenas para que voc familiarize com o SETUP: muitos tm medo de alterar tais informaes - mas para quem gosta que o micro esteja rodando a "130%" (caso dos OC's), o uso de vrias destas informaes faz-se necessrio para a modificao das mesmas para que se obtenha tal desempenho. Uma tima dica: Nunca altere mais de uma opo ao mesmo tempo no Setup: altere sempre uma opo de cada vez, pois se seu computador apresentar problemas, voc saber onde alterou para que acontecesse o problema. Se voc alterar vrias opes de uma nica vez ficar mais difcil saber onde est o problema.

Вам также может понравиться