Вы находитесь на странице: 1из 5

Escola Superior de Tecnologia e Educao de Rio Claro - Associao de Escolas Reunidas Rua 7 1193 (19) 3523-2001 CEP: 13500-200

200 - Rio Claro/SP Curso de Arquitetura e Urbanismo RELATRIO DE ATIVIDADE INTEGRALIZADORA AI Nome do aluno: Thiago Henrique Sabino de Freitas (RA: 8700332) Disciplina: Introduo ao Projeto Arquitetnico 1 semestre de 2012 Docentes: Cristiane K.P.B.Bernardes, Lucas R.Cestaro e Silvia H.C.Oliveira

Este relatrio tem como objetivo relatar o estudo feito da casa Villa Savoye (Le Corbusier) para o seminrio em apresentao de slides do Power Point. O Sr. e Sra. Pierre Savoye encomendaram a casa em setembro de 1928, eles queriam uma casa de veraneio de dois andares que oferecesse espao para eles, seu filho e qualquer visita inesperada. A casa tambm deveria possuir garagem, ala de serviais e uma casa de campo para um guarda. Os Savoye designaram Le Corbusier para projetar a casa, o arquiteto acabava de celebrar seu 40 aniversrio. Ele era um membro considerado totalmente integrado na vanguarda parisiense, no somente como um arquiteto, mas tambm como escritor e artista. A casa foi finalizada em 1931 (no custo total de 900.000 francos na poca), a Villa Savoye representou o advento de uma nova abordagem arquitetura domstica utilizada at a atualidade. Le Corbusier se referia frequentemente casa como uma mquina de se viver. A famlia Savoye no estava muito entusiasmada em viver nessa mquina, reclamando que a casa vazava quando chovia. Mesmo quando Le Corbusier corrigiu esse problema, eles no se mostraram muito interessados em viver l. Ento, a casa foi abandonada, ocupada pelas foras alems, em seguida, pelas foras aliadas e, finalmente, usada como um celeiro. Em 1958, era uma mera sombra do que costumava ser. Felizmente, foi salva da demolio por presso de arquitetos do mundo inteiro. At que em 1964, ela foi listada como edifcio pblico pelo Ministrio da Cultura Francs. A restaurao aconteceu de 1963 a 1967 e, novamente, de 1985 a 1993. Desde 1992, a casa est aberta visitao e recebe cerca de 20.000 visitantes por ano, sendo, em sua maioria, arquitetos, estudantes de arquitetura e designers.

O Arquiteto
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, nasceu no dia 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Sua, mas passou a maior parte de sua vida na Frana. Em sua cidade natal, na Sua, estudou artes e, alguns meses depois, estagiou no estdio de Auguste Perret por dois anos, em Paris. Charles estudou Artes Aplicadas na Alemanha, onde tambm trabalhou com o famoso arquiteto Peter Behrens em Berlim. A primeira obra que tinha o nome de Charles como arquiteto foi A Villa Fallet, construda entre 1905 e 1907 em La Chaux-de-Fonds, sua cidade natal, na Sua. A Villa Jeanneret-Perret, tambm conhecida como Maison Blanche, foi o primeiro projeto independente d arquiteto. Construda em 1912, tambm em La Chaux-de-Fonds, esta casa um testemunho da arquitetura pioneira do sculo 20, tendo caractersticas do estilo Neoclssico e do Art Nouveau. Nesta residncia, possvel perceber, tambm, a influncia de Auguste Perret e de Peter Behrens na carreira de Corbusier. Em 1920, o artista toma o pseudnimo de Le Corbusier, um ponto alto de sua carreira. Desde ento, seria conhecido no mundo inteiro por esse nome.

A publicao dos cinco pontos da Nova Arquitetura ocorreu em 1926 na revista francesa Lesprit Nouveau. Esses pontos foram colocados em prtica pela primeira vez na Villa Cook, construda em Boulognesur-Seine, na Frana no mesmo ano da publicao. A Villa Savoye, construda em 1929 em Poissy, na Frana seguiu fielmente os cinco pontos da Nova Arquitetura estudados por Le Corbusier. Em novembro de 1930, casou-se com a modelo Yvonne Gallis. No mesmo ano, construiu o Pavilho Suo, um edifcio da cidade universitria de Paris. No ano de 1933, Le Corbusier deu a sua contribuio Carta de Atenas (manifesto urbanstico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna). Viajou para a Amrica do Sul pela segunda vez em 1936 para reunies com Oscar Niemeyer, Lucio Costa e outros arquitetos brasileiros sobre a construo do Ministrio da Educao e Sade. Em 1951, alm de ter exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York, construiu a Capela Notre Dame du Haut sobre a colina de Bourlmont em Ronchamp, na Frana e iniciaram-se as obras na cidade de Chandigarh, localizada na ndia, projeto que Le Corbusier assumiu at o fim de sua vida. A Unit dhabitation de Marseille foi a mais famosa de uma srie, todas projetadas pelo arquiteto. No dia 5 de outubro de 1953, faleceu Yvone Le Corbusier. No mesmo ano, o artista foi responsvel pela construo de mais uma unidade de habitao muito semelhante a anterior, desta vez em Berlim, na Alemanha e, tambm, pela construo de mais uma grande e reconhecida obra, o Museu de Arte Ocidental na cidade de Tquio, Japo. Em Bruxelas, na Blgica, foi construda mais uma obra de Le Corbusier, o Pavilho Philips. Produzida em 1958 para a Expo 58. Em 27 de agosto de 1965, morre Le Corbusier, em Cap Martin enquanto mergulhava no mediterrneo, encerrando, assim, uma longa carreira no s no ramo da Arquitetura, mas nas artes em geral e tendo, at hoje, sua importncia reconhecida. Tambm so obras de Le Corbusier a Villa La Roche e o Pavilho do Esprito Nouveau em Paris, a Villas du Weissenhof, em Stuttgart na Alemanha, a Villa Le Lac prxima a Vevey, na Sua, A fbrica Claude et Duval em Marseille, na Frana, a casa Curutchet em La Plata, na Argentina e o Pavilho Philips em Bruxelas, na Blgica, entre outras.

Os cinco pontos da Nova Arquitetura


Tratam-se dos resultados de pesquisas realizadas nos anos iniciais das carreiras dos arquitetos Le Corbusier e Pierre Jeanneret (seu primo e scio). Sua forma final foi publicada em 1926, na revista francesa LEsprit Nouveau, porem um ou mais pontos j haviam sido utilizados em projetos anteriores publicao. Estes conceitos so utilizados de forma mais expressiva na Villa Garches e na Villa Savoye e permitiram tornar os elementos constitutivos do projeto independentes uns dos outros, possibilitando, assim, uma maior liberdade de criao. O sucesso dos cinco pontos foi tal que, com o tempo, estes deixaram de ser associados apenas a Le Corbusier e tornaram-se referncias da arquitetura moderna. Assim, arquitetos de pases diversos adotaram os preceitos parciais ou integralmente em seus projetos. No Brasil, o prdio do Ministrio da Educao e Sade Pblica, projeto de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros, (com a consultoria de Le Corbusier), utiliza integralmente os cinco pontos arquitetnicos. Os cinco princpios so: 1Planta Livre de Estrutura: atravs de uma estrutura independente, permite a livre locao das paredes, j que estas no mais precisam exercer a funo estrutural. Nas plantas abaixo possvel

conferir o sistema de Planta Livre e o uso de Pilotis, por exemplo.

2- Pilotis: sistema de pilares que elevam o prdio do cho, no s tornavam as construes mais vistosas e grandiosas como tambm permitia o trnsito de pessoas e automveis por debaixo do mesmo.

3- Fachada Livre de Estrutura: assim como a Planta Livre, resulta da independncia da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos. 4- Janelas em Fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relao desimpedida com a paisagem, alm da melhor iluminao e ventilao. 5- Terrao Jardim: ocupao das ltimas lajes das edificaes com jardins, evitando a cobertura tradicional em telhados, liberando o solo para usos particulares.

A Casa
A casa de campo da Famlia Savoye, Villa Savoye, fica situada em Poissy, uma pequena cidade a noroeste de Paris, no vale do Sena e foi construda com total liberdade de oramento. O local escolhido para a construo foi um terreno plano localizado fora da cidade, circundado por rvores e com vista para o norte e para o oeste. Contornando o primeiro pavimento at chegar ao lado oposto da casa, chegamos porta de entrada. A porta fica no meio de um painel de vidro curvo, cujo raio foi determinado pela curva feita por um carro modelo Voisin, onde Le Corbusier suscita a comparao provocativa que ele sempre fazia em seus escritos entre arquitetura e engenharia.

Entrando na casa somos recepcionados pela rampa que sobe e se dobra, revelando vistas belas e convidativas do terrao, da sala de estar e da paisagem exterior emoldurada pelas janelas em fita. O trreo foi construdo para abrigar a garagem e os quartos dos serviais. Neste nvel esta disposto a escada em curva e a rampa de acesso ao andar superior. A parede constituda de faixas de vidro que permitem uma ampla entrada de luz no ambiente dando sensao de maior amplitude e conforto. A sala de estar tem vista e acesso para o terrao por meio de uma esquadria que vai do piso ao teto, com quase 10 metros de largura, onde metade dela desliza lateralmente com o acionamento de uma manivela. O passeio arquitetnico continua a partir do terrao pela rampa e chega, alinhado com o eixo de uma vista enquadrada do Sena, em um "solrio". Apesar de conter alguma vegetao, o solrio lembra o convs de um navio, uma imagem que Le Corbusier produz por meio do fechamento da escada em forma de chamin e dos corrimos de tubos de ao pintados de branco. Embora a ordem arquitetnica estabelecida pela malha de pilares e pelas simetrias latentes evoque as regras do classicismo, esta ordem, no esprito da nova liberdade de projeto, sempre sensvel aos padres de uso e presena do observador . possvel notar, por exemplo, como a rampa emoldurada por duas linhas de colunas e no dividida por elas como a malha poderia sugerir e tambm, como as colunas so duplicadas para marcar o local de chegada.

Em outras reas, alguns pilares desaparecem para liberar o espao ou so ligeiramente deslocados e parcialmente incorporados a uma parede: os pilares soltos so sempre redondos e os incorporados a paredes, quadrados.

Na Vila Savoye, a caracterstica essencialmente modernista da descentralizao da composio marcada pela malha de pilares, reforada pela disposio dos principais espaos nas margens da composio (como se tivessem sido centrifugados pela rampa) e expressa nas janelas em fita - utilizada para sugerir um movimento difuso para o alto e para fora, rumo paisagem e ao cu, rumo natureza. A casa gerou grandes polmicas e adversidades entre os arquitetos da poca, mas at hoje um marco na histria arquitetnica e um ponto alto na carreira de Le Corbusier, um dos maiores e mais reconhecidos arquitetos de todos os tempos!

Referencias Bibliograficas: http://villasavoyeblog.tumblr.com/ http://www.greatbuildings.com/buildings/Villa_Savoye.html http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2009/11/villa-savoye-poissy-franca-le-corbusier.html http://www.histeo.dec.ufms.br/aulas/teoria%20geral/07%20Vila%20Savoya.pdf

Вам также может понравиться