Вы находитесь на странице: 1из 25

O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prtica docente: contedos pedaggicos

Maria Teresa Meirelles Leite Laboratrio de Educao a Distncia UNIFESP teresa.leite@unifesp.br

Apresentao

Com o objetivo de oferecer suporte tecnolgico, associado orientao pedaggica, aos docentes da UNIFESP, que desejassem adotar as novas tecnologias para apoio a cursos presenciais, foi desenvolvida a Oficina de Capacitao Docente no ambiente virtual Moodle, ofertada desde 2006. Este tutorial apresenta o registro do contedo trabalhado e disponibilizado nas oficinas. Visa que o professor no somente obtenha a percepo do ambiente virtual como um espao de efetiva organizao do trabalho pedaggico, mas principalmente como um suporte para transcender ao modelo tradicional unidirecional de ensino (do professor para o aluno), empregando outras formas de ensinar e aprender, com a valorizao das possibilidades de interao assncrona e de pesquisa autnoma na Internet. O contedo foi baseado no Guia de Referncia sobre as funcionalidades do ambiente de aprendizagem MOODLE 1.5 , disponvel em http://moodle.org/course/view.php?id=47, acrescido de outras indicaes de uso pedaggico das ferramentas do ambiente, que foram objeto de discusso e reflexo durante trs anos de aplicao das oficinas para docentes. Pode ser til para instituies de ensino que utilizam o ambiente Moodle como recurso de apoio ao ensino presencial. Cabe notar que este tutoria aborda apenas algumas das funcionalidades bsicas do ambiente.

ndice: o Mdulo1: Educao a Distncia (EaD) o Reflexes sobre ensinar e aprender o Definio de EaD o Formatos de EaD o Suporte ao ensino presencial o Mdulo 2: O Moodle o Apresentao o Atividades do Moodle e as suas possibilidades: Frum Chat Escolha (enquete) Glossrio Dirio Questionrio Tarefa Wiki Lio Base de dados o Recursos do Moodle e as suas possibilidades: o Disponibilizao de contedos para alunos - consideraes

o Mdulo 3: Como trabalhar com o estudo de texto em EaD o Introduo o Escolha do texto o Estratgias de estudo o Mdulo 4: Mediao de frum de discusses o Introduo o Perguntas Mediadoras o Referncias

Mdulo1: Educao a Distncia (EaD)

Reflexes sobre ensinar e aprender: Ao iniciar a navegao pelo ambiente virtual, importante pensar na concepo de educao que vai orientar nossas escolhas. Em sntese, ela se expressa pela forma que definimos o ato de aprender e de ensinar. 1. Aprender: O sujeito aprende em situaes funcionais (Weisz, 1999), quando: Os alunos precisam usar todo conhecimento j construdo para resolver determinada atividade. H, realmente, um problema a ser resolvido e decises a serem tomadas pelos alunos, em funo do que se pretende produzir. O contedo da atividade caracteriza-se por ser um objeto scio-cultural real. 1 A organizao da tarefa pelo professor garante o intercmbio de informaes. 2. Ensinar: H coisas que so, idealmente, consideradas bsicas para o trabalho docente: Conhecer, ou ao menos prestar ateno s reaes dos alunos. Pensar o processo de aprendizagem como algo ativo, que depende das construes cognitivas do aluno. Possuir cultura geral suficiente para "localizar" o que ensina com relao a outras reas da vida humana. Ter largueza de vistas suficiente para conviver com formas diferentes de pensar. Carecer de vaidade o suficiente para no se preocupar com a "popularidade" que tenha entre os alunos: a formao deles mais importante.2 Como conciliar as tarefas acima descritas? Como ensinar com os princpios da aprendizagem em situaes funcionais? No trabalho presencial convencional, esse j parece ser um grande desafio. Incluindo mais um elemento, o ambiente virtual de ensino Moodle, pensamos ser possvel potencializar o processo ensino-aprendizagem, sempre que utilizado de forma criativa e criteriosa.
1

http://www.portalensinando.com.br/sistema/codigo/imprime_artigo.asp?site=3&id=2682

Rosario Silvana Genta Lugli, professora de sociologia da educao do curso de Pedagogia da UNIFESP/Guarulhos. (trecho extrado de atividade realizada durante a 3Oficina Moodle para Docentes da UNIFESP/2008)

Definio de EaD A Educao a Distncia a modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.3 A EaD no um mtodo de ensino, mas uma modalidade, que pode ser adaptada a diferentes mtodos e abordagens pedaggicas!

http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=248&Itemid=426

Formatos de EaD

No existem modelos fechados de EaD. Como em um processo ensino-aprendizagem presencial, seu formato depender das escolhas feitas pelo professor. A seguir so apresentados, de forma bastante sinttica, dois formatos pedagogicamente antagnicos de EaD. importante mencionar que entre um modelo e outro podem ser criadas diversas opes, com maior ou menor nvel de interao humana ou interatividade com o computador. 1. Tutoriais de auto-estudo O que so: Mdulos virtuais contendo material didtico, organizados para serem estudados de forma totalmente autnoma. O contedo apresentado em multimdia, com textos, animaes, vdeo e udio, conforme convier. Por no contarem com as intervenes permanentes de um professor/tutor, devem incluir um FAQ (perguntas mais freqentes) e exerccios com resposta automtica, onde o aluno fica sabendo na hora se acertou ou no, sendo orientado para rever o contedo especfico. Alm disso, recomenda-se disponibilizar um e-mail para dvidas. Podem ser distribudo em CD-ROM ou disponveis na internet. Concepo pedaggica: Por no haver interao professor-aluno, no so considerados como cursos. Possuem uma concepo de educao instrucionista, ou seja, baseada na transmisso de informaes e reproduo do contedo assimilado pelo aluno. (DEMO) Pressupe um aluno capaz de aprender de forma autnoma e requer maior sofisticao tecnolgica. Para que servem: Podem ser eficazes quando o objetivo capacitar para exercer funes especficas, que requeiram mecanizao de procedimentos padro, desde que estes alunos tenham contato imediato com a prtica de tais procedimentos, para que seja possvel consolidar a aprendizagem. So teis e versteis, podendo ser acessados a qualquer momento, inclusive em situaes de treinamento presencial, em projees. Precaues: No se recomenda utilizar este tipo de tutorial para contedos que visem desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, como reflexo crtica, pensamento analtico, e outros que caracterizem a necessidade de construo de conhecimento, e que portanto requeiram um acompanhamento constante de um professor/tutor. Avaliao: Caso seja necessrio que haja uma avaliao da aprendizagem para fins de registro e certificao, recomenda-se que haja um questionrio de mltipla escolha ao final de cada mdulo, com limites de nmero de tentativas de resposta, ao final do qual gerada uma nota ou meno. Pode-se tambm gerar um certificado de participao, que pode ser impresso pelo prprio participante. Se no houver necessidade de aferir o nvel de reteno da informao, como no caso de um tutorial que fique permanentemente disponvel aos usurios, sugere-se disponibilizar um questionrio de auto-avaliao e/ou avaliao do tutorial, que sirva de feedback para os desenvolvedores.

2. Cursos a distncia: O que so: Cursos completos podem ser conduzidos em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, organizados para serem utilizados por grupos de alunos e professores/tutores, simulando uma sala de aula onde os alunos se encontram em espaos e tempos diferentes, conforme desejarem. Concepo pedaggica: Tm o potencial para abrigar qualquer tipo de metodologia pedaggica, desde a mais simples, como a instrucionista (centrada no professor com transmissor do contedo que deve ser compreendido e reproduzido pelos alunos), at as abordagens mais colaborativas e construtivistas, (valorizam as discusses em grupo e a construo colaborativa do conhecimento), onde o professor/tutor atua como mediador do processo. Podem conter todo o contedo multimdia e exerccios, como no modelo anterior. Entretando, o sucesso do curso no depende tanto dos recursos quanto da interao e da presena constante do professor/tutor. Para que servem: Desde que bem planejadas, tanto pedaggica quanto tecnologicamente, podem substituir com vantagens um curso presencial convencional, especialmente por permitir que o aluno aprenda em seu prprio ritmo, construindo conhecimentos colaborativamente, enriquecido ainda pelo acesso aos recursos de pesquisa na Internet. So especialmente teis quando h dificuldade de encontrar tempo e espao comuns a todos os participantes, e podem ser eficazes para processos complexos de construo de conhecimento e de valores ticos e morais. Precaues : Embora os cursos a distncia sejam bastante flexveis e sirvam a diferentes objetivos educacionais, h que se considerar fatores tcnicos, como tipo de equipamento e acesso Internet. Outro complicador pode estar no fato de que a EaD no Brasil ainda sofre com preconceitos, tanto por parte de professores quanto de alunos, que em geral acreditam que cursos a distncia tm qualidade inferior a cursos convencionais. necessrio conhecer bem o contexto no qual o curso se inserir. Avaliao: Depende da abordagem pedaggica adotada e dos objetivos traados no planejamento. Alm dos questionrios, pode-se avaliar por meio de tarefas escritas, como dissertaes ou portflio, ou pelas participaes feitas nos fruns de discusso, por exemplo. Sugere-se disponibilizar um questionrio de auto-avaliao e/ou avaliao do tutorial, que sirva de feedback para os desenvolvedores.

3.Suporte ao ensino presencial Os recursos da EaD podem tambm ser utilizados como suporte ao ensino presencial. Veja o que diz a lei:

Art. 1o. As instituies de ensino superior podero introduzir, na organizao pedaggica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currculo que utilizem modalidade semi-presencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria. 1o. Para fins desta Portaria, caracteriza-se a modalidade semi-presencial como quaisquer atividades didticas, mdulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediao de recursos didticos organizados em diferentes suportes de informao que utilizem tecnologias de comunicao remota. 2o. Podero ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta no ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horria total do curso. 3o. As avaliaes das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput sero presenciais.4 Ento... Que tipo de atividade pode substituir um encontro presencial? Recomendao: Evite utilizar os 20% para atividades que estariam incorporadas na programao como "lio de casa". Embora possam ser disponibilizadas no ambiente virtual, no devem ser consideradas para substituir momentos presenciais. Para usar os 20% a distncia, recomenda-se as seguintes alternativas: . O professor prope atividades sncronas, como chat ou webconferncia. . O professor organiza atividades no ambiente virtual e fica no laboratrio de informtica no horrio normal da aula prevista, disposio dos alunos que preferirem comparecer. . O professor organiza atividades assncronas programadas para durar o tempo de uma aula presencial, sempre com algum instrumento de avaliao.
4

Portaria n 4.059, de10 DE dezembro de 2004

Mdulo 2: O Moodle Apresentao O Moodle um ambiente virtual de aprendizagem que oferece aos professores a possibilidade de criar e conduzir cursos a distncia, por meio de atividades [exigem ao do aluno, como responder, discutir, etc.] ou recursos [materiais para consulta e estudo] organizadas a partir de um plano de ensino.

Atividades do Moodle e as suas possibilidades:

o Frum O Frum uma ferramenta de comunicao assncrona muito verstil . um espao onde todos podem ver o que todos fazem, ainda que no ao mesmo tempo. Pode servir para: Discusso de temas relativos ao contedo, com mediao.

Mini-Blog, onde cada aluno tem um tpico para criar sua pgina pessoal. Wiki, para construo de texto de modo colaborativo. Mural , onde os alunos expem seus trabalhos. Espao de reflexo coletiva ou discusso de texto. Estudos de caso. Construo de trabalhos ou projetos, etc.

Os Fruns podem ser estruturados de diversas formas (discusso geral com diversos temas/tpicos, uma nica discusso, cada aluno abre apenas um tpico, perguntas e respostas). No Frum geral, deve-se ficar atento para evitar a repetio de temas/tpicos. As mensagens podem tambm incluir anexos. Os Fruns permitem a avaliao quantitativa ou qualitativa de cada mensagem. Podem ser criados critrios diferenciados de avaliao. (escalas)

Vantagens da comunicao assncrona: Favorece maior reflexo e pesquisa antes da postagem. Possibilita mais organizao do contedo e da forma do texto a ser postado. Exige expresso correta e clara de idias. Permite aprofundamento de idias e conceitos. Facilita a prtica consciente de diferentes funes cognitivas, como: observar, identificar, relacionar, comparar, analisar, inferir, sintetizar, divergir, discordar, generalizar, etc. Possibilita o registro do processo de construo do conhecimento. Possibilita uma mediao mais direcionada por parte do professor.

O sucesso de um frum depende muito do tipo de mediao.

o Chat O Chat permite uma comunicao escrita sncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser til como espao de esclarecimento de dvidas, ou para um bate-papo com um convidado, por exemplo. A sesso de chat pode ser agendada, com horrio de incio e fim. Os registros do chat ficam disponveis para consulta posterior. Quando bem sucedido, pode ter impacto na aprendizagem. Questes a serem consideradas antes de abrir um chat: Viabilidade de cumprir horrio fixo entre todos; Nmero de participantes por moderador ou professor; Necessidade de um moderador, que selecione as questes mais importantes e facilite a organizao da discusso; Obrigatoriedade de participao; Teor e profundidade do contedo abordado; Caractersticas do grupo: familiaridade com atividades on-line, disposio comunicao e colaborao, bom entrosamento entre os participantes, entre outras.

o Escolha As Escolhas (enquetes) constituem oportunidade, aos alunos, de escolher uma nica opo entre uma lista definida pelo professor partir de uma pergunta.. Podem ser usadas em atividades como: coleta de opinio, inscrio em uma determinada atividade, identificao de conhecimento prvio sobre um tema especfico, entre outras. No deve ser utilizada quando h necessidade de definir uma resposta certa. Para isso, veja sobre a ferramenta Questionrio. Se a Escolha for utilizada com a finalidade de registrar inscries, possvel definir previamente um nmero mximo de vagas por opo. Mesmo que o professor decida que os alunos podero visualizar os resultados da Escolha, recomendvel que haja um feedback, uma resposta ou comentrio do professor dirigido aos alunos, que pode ser na forma de uma nova atividade, da oferta de outros materiais pertinentes escolha, ou de novo tpico de Frum, entre outras.

o Glossrio o O Glossrio do Moodle colaborativo, isto , todos podem inserir itens. Permite aos participantes das atividades desenvolvidas no ambiente virtual criar: dicionrios de termos relacionados com a disciplina. bases de dados documentais ou de arquivos. 5 galerias de imagens ou links que podem ser facilmente pesquisados. importante que o professor acompanhe o trabalho dos alunos, fazendo comentrios e enriquecendo as definies.
5

www.moodle.org

Esta ferramenta demanda dos alunos um alto nvel de organizao, um esforo de sntese, uma postura investigativa e colaborativa, alm de esprito crtico. Pode ser usada em uma atividade de estudo de texto, onde os alunos so estimulados a publicar definies de termos constantes do texto, por exemplo.

o Dirio Esta ferramenta permite que o aluno construa textos de reflexo ou sntese de aprendizagem , que devem ser orientadas por um tutor/professor. O estudante anota as suas reflexes, aperfeioando continuamente. A ferramenta pessoal e no pode ser vista por outros alunos. O professor pode adicionar comentrios de feedback e avaliaes a cada anotao no Dirio. Deve ser uma atividade realizada com intervalos regulares, por exemplo, semanal. www.moodle.org A elaborao rotineira de um Dirio pode ser til para a construo de portflio ou de projeto de pesquisa, facilitando o trabalho de orientao do professor. Embora seja possvel dar uma nota ao dirio, ela no automaticamente incorporada nota final do aluno. Para isso, deve-se acrescent-la como novo grade item.

o Questionrio O Questionrio permite elaborar questes com diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha mltipla, valores, resposta curta, etc.) e possibilita, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel. O criador tem apenas de construir a base de dados de perguntas e respostas. ainda possvel importar questes de arquivos txt, seguindo algumas regras. 6 muito usado como exerccio de fixao de contedos ou para avaliao breve. Permite autorizar o aluno a responder o mesmo questionrio diversas vezes, aplicando ou no penalidades por tentativa. possvel permitir ou bloquear o acesso dos alunos s respostas certas. Ateno: Primeiramente, o professor cria as perguntas do lado direito da tela. Depois, selecionaas e transfere-as para o lado esquerdo, construindo ento o questionrio.

www.moodle.org

o Tarefa As Tarefas permitem ao professor ler, avaliar e comentar as produes dos alunos. realizada preferencialmente nos modos de "escrita on-line", exclusivo para envio de textos simples, ou "envio de arquivo nico", mais adequado a envio de tabelas, grficos, imagens, pdfs, ppts, entre outros. As notas ficam disponveis para conhecimento do aluno e o professor pode exportar os resultados para planilha Excel. Um aluno no poder ver a tarefa do outro.

o Wiki O Wiki uma ferramenta que possibilita a construo de um texto conjuntamente, com vrios participantes, onde todos podem editar e dar contribuies. Favorece a aprendizagem colaborativa, na medida em que obrigatoriamente realizado em grupos ou parcerias. Requer o delineamento claro e preciso da proposta de trabalho pedaggico. Pode ser utilizado para a escrita de um artigo cientfico, por exemplo.

o Lio Com a ferramenta Lio possvel apresentar o contedo em um modo atraente e flexvel. Consiste em um nmero determinado de pginas. Cada pgina, normalmente, termina com uma questo e uma srie de possveis respostas. Dependendo da resposta, passa para a prxima pgina ou levado de volta para uma pgina anterior. (ref. www.moodle.org ) Trata-se de uma atividade interessante para estudo autnomo, no caso de estudos dirigidos ou estudos de casos, quando necessrio tomar decises e acompanhar seus desdobramentos. Requer roteirizao detalhada e pode ser demasiado complexa para iniciantes em Moodle. As Lies podem compor os processos de avaliao.

o Base de dados As bases de dados tm algumas semelhanas com o Glossrio, mas do mais liberdade ao professor para criar campos especficos a serem preenchidos pelos alunos. Pode ser um repositrio de vdeo, de recursos educativos, de papers ou fotos, pesquisvel e ordenvel por categorias. (www.moodle.org) Pode ser uma atividade de organizao demasiado complexa para iniciantes em Moodle.

Recursos do Moodle e as suas possibilidades: Alm de atividades, o Moodle oferece a possibilidade de acrescentar Recursos (materiais para consulta e estudo). a forma como os professores disponibilizam seus contedos. Disponibilizao de contedos para alunos - consideraes: Muitas vezes, o ambiente virtual utilizado apenas para disponibilizar contedos, como a antiga pasta no xerox. Mesmo que seja esta sua nica utilizao, importante refletir sobre algumas questes: 1. Que contedos? Quanto contedo? Com que finalidade? De modo geral, a escolha dos materiais deve sempre estar pautada em um plano de ensino, e responder aos objetivos que o professor define sobre aonde deseja chegar com seus alunos. Resista tentao de oferecer material em demasia, que no ser lido adequadamente, e tambm de ajustar o nvel de dificuldade ao nvel dos alunos, evitando, por exemplo, textos em lngua estrangeira. Informar sempre quais sero as leituras obrigatrias e de apoio. 2. Como saber se os alunos leram? Se estudaram? Que instrues devem acompanhar os contedos? Que atividades devem ser associadas aos contedos? Mesmo no presencial, no h como saber com facilidade se os alunos estudaram. No ambiente virtual, nada garante que um aluno que acessou diversas vezes um material tenha lido e estudado.Sugere-se que os materiais venham sempre acompanhados de orientaes claras sobre como devem ser trabalhados, e estarem vinculados a outras atividades didticas, como frum, tarefa, wiki, etc.Essas atividades devem ser elaboradas de tal forma que exija do aluno um trabalho de anlise pessoal, que reflita sua participao e envolvimento com o tema. 3. Todo o material deve ser disponibilizado ou os alunos devem ser estimulados tambm a fazer sugestes e anexar materiais? Como lidar com os materiais postados por alunos? Com certeza a tendncia hoje estimular ao mximo a participao dos alunos.No Moodle, os alunos podem fazer contribuies nos fruns, blog, wiki ou glossrio. Fique atento qualidade do material enviado, sempre oferecendo seus comentrios, de modo a encorajar a participao ativa e responsvel dos alunos. 4. Que mdia privilegiar para contedos? Vale a pena investir em construo de hipermdia, vdeo, udio? Qual o valor do aspecto esttico? Que linguagem deve ser adotada? Informal? Cientfica? As mdias interativas como hipertexto, vdeo, audio e animao exercem um papel importante na EaD, pois podem favorecer uma navegao mais amigvel, tornando a atividade de estudar pelo computador uma tarefa menos montona.Alm disso, imagens e sons tendem a reforar idias e melhorar o nvel de reteno da informao. No entanto, nem sempre possvel ao professor recorrer a esses recursos, j que requerem habilidades em programas computacionais especficos. Felizmente, o Moodle permite realizar um curso dinmico e interessante, sem grande sofisticao tecnolgica, valorizando estratgias de ensino criativas, participativas e funcionais.

Mdulo 3: Como trabalhar com o estudo de texto em EaD

Introduo Tanto no modelo de auto-instruo, quanto no modelo interacionista (baseado em discusses) de EaD, o estudo de textos freqente e necessrio, em especial, quando se trata de anlise de de artigos cientficos, que no permitem o emprego de outros recursos multi ou hipermdia. No entanto, isso no deve ser uma limitao para um trabalho, que pode se tornar rico e significativo, no processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual.

Orientaes sobre a escolha do texto: 1. O professor deve ser criterioso e se orientar pelos objetivos de ensino. Deve resistir ao impulso de fornecer um volume maior de leituras, que podem divergir da proposta inicial. Com a Internet, essa uma grande tentao.... Exemplo: O professor tem como objetivo que os alunos sejam capazes de aplicar a sistematizao da assistncia de enfermagem. Deve selecionar um texto que subsidie sua proposta, buscando aqueles que ofeream informaes prticas. No vale a pena ampliar o contedo para aspectos histricos da assistncia de enfermagem, por exemplo. 2. Identifique se o texto servir para: i. Mobilizar para um problema concreto. Ex. um conto, uma notcia de jornal, uma poesia. ii. Retomar contedos anteriores, a fim de nivelar o conhecimento do grupo. Ex.: um texto didtico. Lembre-se: Um nivelamento total impossvel! Saiba tirar vantagem da diversidade de seus alunos. iii. Construir novos conhecimentos. Ex.: artigos, captulos de livro. iv. Complementar ou enriquecer o repertrio estudado ou outros. 3. Considere seu pblico-alvo: i. Muitas vezes, os textos mais longos ou aqueles em lngua estrangeira no so lidos nem discutidos, causando constrangimentos para professores e alunos. ii. Verifique se o texto pode oferecer desafios adequados. Um texto simples demais subestima a capacidade dos alunos e um texto muito complexo os desestimula. 4. Leia e releia muitas vezes o texto, buscando identificar: i. Suas idias principais e secundrias. ii. Seus aspectos polmicos e/ou que possam apresentar dificuldades. iii. Possveis relaes entre o contedo do texto e o contexto de vida dos estudantes. Nunca fornea um texto para estudo antes de conhec-lo profundamente! S assim voc ser capaz de explor-lo com seus alunos.

Texto selecionado, hora de decidir como trabalh-lo com seus alunos.

Sugestes de estratgias de estudo de texto a.Textos para mobilizao do grupo para o problema a ser estudado (contos, poemas, notcias, etc.)

Disponibilize o texto no incio do mdulo de contedo (aula). Oriente sobre o que deve ser observado. No Moodle, escreva no sumrio. Ex.: Observe como o autor..., identifique seus sentimentos..., identifique as relaes... etc. Abra ao menos um tpico de Frum para os alunos comentarem suas impresses. Escreva a primeira mensagem mostrando que voc acolher todas as opinies. b.Textos que apiam a construo de novos conhecimentos (artigos, captulos de livro, etc.)

D instrues claras sobre o que o aluno deve buscar no texto e sobre o espao e a forma como o aluno deve registrar o produto de sua leitura. Sugestes: Selecione as idias principais e registre no dirio, em formato de sntese. Destaque aspectos que chamam ateno e publique em seu dirio, justificando suas escolhas. Destaque os pontos que apresentem dificuldades e coloque-os no frum de discusses. Quando encontrar um termo desconhecido, pesquise seu significado e publique no glossrio. Observe como o autor aborda...... e registre suas idias no blog. Repare na metodologia adotada pelo autor da pesquisa. Descreva-a passo a passo em seu dirio.Que tipo de metodologia essa? Analise a coerncia do autor quanto ...... e pesquise outros autores que tratem do tema. Registre seus achados no frum, incluindo sua anlise crtica. Verifique se......... e registre no frum.... D instrues claras sobre o espao e a forma como o aluno deve registrar o produto de sua leitura: frum, tarefa, blog, dirio, glossrio etc. Sempre oferea um feedback sobre a atividade do aluno, seja individualmente ou em grupo. Se sugerir participao em frum, no deixe de: Mediar as discusses. Instigar os alunos a aprofundarem questes complexas e Dar um fechamento que indique que os problemas remanescentes da discusso sero abordados oportunamente.

Mdulo 4: Mediao de frum de discusses Introduo De modo geral, a mediao deve procurar levar o aluno, e conseqentemente a prpria discusso, a um nvel mais elevado do ponto de vista cognitivo. importante que a discusso cresa, evolua. Apenas dessa forma ela estar cumprindo seu papel de confrontar os conceitos e idias iniciais e construir novos conhecimentos, colaborativamente. Muitas questes surgem ao mediar uma discusso em Frum. Devo responder? O que dizer? Como estimular a discusso? No h solues padronizadas. Vamos discutir essas questes? Inicialmente... Em primeiro lugar, importante pensar em um tema ou pergunta que seja geradora de discusso. Seja especfico em seu questionamento. Busque questes polmicas. Em geral, proposies muito abertas, como " Discuta o texto", "O que voc acha do texto?" tendem a motivar participaes isoladas, onde as pessoas apenas publicam suas idias, mas no se sentem motivados a discuti-las. Auto- mediao Muitas vezes, o frum auto-mediado, isto , os prprios alunos fazem as intervenes, colocam sugestes e ampliam as discusses. Isso muito positivo, e o mediador deve apenas observar, intervindo somente se julgar necessrio. Entretanto, necessrio ficar atento para perceber em que momento intervir. mas como?

Perguntas Mediadoras recomendvel que , na maioiria das situaes, a mediao ocorra por perguntas, e no por respostas, pois essas tendem a encerrar uma discusso. Existem diferentes tipos de perguntas mediadoras, dependendo da finalidade. Aqui esto alguns exemplos, que devem ser adaptados, de acordo com o contexto. No copie e cole estas perguntas direto para os fruns!!! Conte com seu bom senso e sensibilidade para adapt-las da forma mais adequada para seu grupo. Voc pode (e deve!) criar outras perguntas e categorias!

Perguntas que estimulam o levantamento de hipteses: Que hipteses podem ser levantadas a partir desse problema? Que outras hipteses? Como vocs comprovariam essa hiptese? O que vocs acham que est acontecendo nesse caso? O que refuta essa hiptese de imediato?

Perguntas sobre o processo de aquisio de conhecimento: Como voc chegou a esta concluso? Que estratgias usou para resolver este problema? Que dificuldades encontrou?

Perguntas que exigem maior preciso e exatido: De que outras maneiras poderiam ter feito isso? (se a resposta est imprecisa ou incompleta) H outras opes? Esclarea. Tem certeza sobre sua afirmao? Pode esclarecer sobre isso? Qual fonte dessa informao? Onde voc a encontrou? Perguntas que estimulam o pensamento criativo: (para o grupo) Algum consegue imaginar uma outra soluo ou resposta? O que vocs fariam em uma situao semelhante? (para os demais participantes) O que vocs fariam em um contexto diferente? (descrever contexto alternativo) Por que foram encontradas respostas diferentes? Vocs podem imaginar um problema/situao semelhante que exigiria outro tipo de abordagem? Em que situaes este conceito no se aplicaria? Perguntas que levam a pensar criticamente: Por que o autor afirma isso? Em que contexto scio-histrico isso se enquadra? Sim, mas naquela poca/naquele contexto....(explique) Todos concordam com essa idia? Isso verdade, mas por outro lado, outros autores ...... (explique) O que vocs acham? Que princpios esto implcitos nessa fala? Ser que no preconceito/generalizao pensar que...? Perguntas para conduzir a concluses e encerrar a discusso: Comparando com ..., o que se pode concluir? De acordo com o que foi dito at agora, podemos chegar a alguma concluso? possvel ento generalizar que...? Que questes ficam ainda pendentes para estudos posteriores?

Algumas mediaes em Frum visam dar suporte a questes de ordem emocional, como ansiedade, desnimo e sentimento de incapacidade.

Para controlar a ansiedade e a impulsividade: Ser que vocs j exploraram o tema suficientemente? Talvez seja necessrio esperar um pouco, vamos ver o que os colegas pensam sobre isso? Sabemos o quanto vocs desejam ir em frente, mas importante compreender os fundamentos. Vamos retom-los? Veremos isso na disciplina seguinte. Vamos explorar mais sobre ... agora? Para estimular o sentimento de competncia: Muito bem, vocs j trilharam um longo caminho. A partir de agora comeam novos desafios! Vejam quantas coisas vocs j aprenderam: x,y,z... Parabns! Sabemos que muitas vezes difcil dar conta de tudo. Como vocs acham que podem colaborar com o colega? Fico muito feliz que voc tenha conseguido! Para lidar com situaes de insatisfao em relao ao curso/professor. Encaminharei seus comentrios ao professor, que dar o retorno em breve. Temos todo o interesse de solucionar este mal entendido, vou pessoalmente conversar com o professor. A insatisfao do colega compartilhada por outros? O que eu posso fazer para ajudar? Ateno: Algumas vezes, recomendvel que essas interaes se dem de forma privativa, por meio da ferramenta Mensagens.

Referncias: BELLONI, Maria Luiza. Educao distncia. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. 115p. BELTRAN, J. M. M, GUTIERREZ J.J.B., VILARO R.F. Metodologia de la mediacion em el PEI: orientaciones y recursos para el mediador. Madri, EspanhaEd. Bruno, 1991. CARLINI, A. L. . Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: Marta Scarpato. (Org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. So Paulo: Avercamp, 2004, v. , p. 25-84. Decreto 5.622, de 19.12.2005. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=248&Itemid=426 LEITE, M. T. M. Relato de experincia: oficinas Moodle para docentes da UNIFESP. In: 13 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAO A DISTNCIA. Curitiba. Anais.... Curitiba, 2007 MASETTO MT. Competncia pedaggica do professor universitrio. So Paulo, SP: Summus; 2003. Site Oficial do Moodle: Moodle www.moodle.org MIZUKAMI, Maria da Graa Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. 14. ed. So Paulo: EPU, 1986. 119p. OLIVEIRA, M.K. de (1997) Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sciohistrico. So Paulo, Scipione, 111 pp. (4a Edio) PORTARIA N 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 http://www.sedis.ufrn.br/documentos/Legislacao/port_4059.pdf ROSA, I. S. Solues para EAD online numa perspectiva construtivista.Disponvel em http://www.portalensinando.com.br/sistema/codigo/imprime_artigo.asp?site=3&id=268 WEISZ, T. O Dilogo entre o Ensino e a Aprendizagem. So Paulo: tica, 1999.

Вам также может понравиться