Вы находитесь на странице: 1из 13

O NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA

Luciana Cunha Lauria da Silva1 Katia Gomes da Silva2


Resumo: O presente trabalho pretende pesquisar como a imagem e a cultura negra tm sido apresentadas nas obras literrias destinadas ao pblico infantojuvenil. Faremos, inicialmente, uma passagem pela parte histrica da literatura infantojuvenil para, posteriormente, analisarmos as tendncias atuais centradas na produo de livros que buscam romper com os esteretipos e preconceitos raciais, criando textos mais prximos de uma realidade plurirracial e multicultural como a nossa. Palavras-chave: Literatura resistncia, preconceito. infantojuvenil negra, esteretipo,

Abstract: This work intends to investigate how the image and the black culture has been presented in literary works aimed at children and youth. We will make an initial pass through the historic part of childrens literature to then analyze current trends centered on the production of books that seek to break the stereotypes and racial prejudices, creating a text closer to reality as multi-racial and multicultural our. Key words: Black childrens literature, stereotype, strength, bias.

Licenciada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Especialista em Cultura, Literatura e Histria Afro-Brasileira pela Universidade Catlica da Petrpolis (UCP), Gerente Administrativo da Fundao Getlio Vargas (FGV). Licenciada em Histria e especialista em Histria da frica e do Negro no Brasil pela Universidade Cndido Mendes (UCAM).
2

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema

INTRODUO
Este trabalho tem como objetivo identificar o papel da criana negra na literatura infantojuvenil brasileira. Para isso, iniciamos com uma breve anlise dessa literatura, cujos primrdios foram marcados por uma formao basicamente eurocntrica, com pouco ou nenhuma presena de negros. Mais a frente, observamos a entrada da presena de crianas negras na literatura infantojuvenil. Isso ocorre a partir dos anos 980, com livros que apresentam os negros como personagens principais, objetivando a desmistificao de esteretipos existentes na nossa sociedade. Posteriormente, e por fim, sero apresentadas rpidas anlises de dois livros da escritora Georgina Martins, nos quais a criana negra se confronta com o mundo, sua diversidade e a presena da pluralidade racial. Obras importantes que devem circular nas mos de nossas crianas para que, enfim, possamos construir uma sociedade mais equnime. A literatura muito importante para a sociedade. Alm do deleite decorrente da apreciao na ocasio da leitura, ela possibilita a transmisso de valores e normas fundamentais para o bom convvio em sociedade. No entanto, a literatura tambm pode contribuir para a manuteno de tradies estereotipadas, que acabam legitimando o imaginrio social racista. Portanto, necessrio analisar criticamente a produo literria, entender seu contexto histrico e observar as mensagens sublinhares. Pois, se essa produo permeada por uma ausncia ou uma presena de forma inferiorizada dos negros, causar, como causou, danos e prejuzos psquicos e sociais para todos ns. Muitas vezes at no nos damos conta disso e nem da padronizao esttica branca existente no mundo. De forma ilustrativa, o poema a seguir delata esse mundo branco: Eu vi de branco a menina e esse sonho jamais me escapou... E meus dedos sem visgo em vo tentaram sustar do sonho nvoa e brevidade... E no sei que eco de orfandade lembrou-me ento a mim que eu estava s. S como o sonho que era nico: Branca menina de sandlias brancas... Como tudo era branco, branco, branco! E quando me revi estava s... E minha vida estava branca, branca, branca, Como meu primeiro caderno da escola1

HISTRIAS INFANTIS: EDUCAO E PATRIOTISMO


A literatura infantil brasileira surge como gnero literrio no final do sculo XIX, perodo de mudanas na estrutura da sociedade as quais desencadearam, devido ao advento da idade moderna, o surgimento de uma nova classe social _ a burguesia_ e a estruturao de um mundo capitalista, no qual passa a imperar a livre iniciativa. Com a Revoluo Industrial, surge um novo tipo de sociedade,

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

uma nova famlia que passa a se preocupar mais com a educao e a formao de suas crianas e jovens, antes considerados apenas como miniaturas de adultos, conforme atesta Regina Zilberman no trecho abaixo transcrito:
A literatura infantil brasileira nasce no final do sculo XIX. Antes das ltimas dcadas dos oitocentos, a circulao de livros infantis era precria e irregular, representada principalmente por edies portuguesas. Estas surgem a partir dos ltimos anos do sculo passado, quando se assiste a um esforo mais sistemtico de produo de obras infantis que, por sua vez, comeam a dispor de canais e estratgias mais regulares de circulao junto ao pblico (ZILBERMAN, 200, p.5).

As primeiras edies brasileiras voltadas para o pblico infantojuvenil tiveram grande influncia europeia, principalmente portuguesa, sendo as narrativas apenas adaptadas linguagem brasileira. Como aponta Regina Zilberman, so as tradues de Carlos Jansen para os romances de Robson Cruso, de Daniel Defoi e As aventuras do celebrrimo Baro de Mnchhausen, de Laemmert & C., como tambm a traduo de Joo Ribeiro e Olavo Bilac para Cuore de Wilhelm Bush, em 90, que marcam o incio da literatura infantil brasileira. Foi com o processo de nacionalizao, que coincide com a abolio da escravatura, que se iniciaram os primeiros programas voltados para o desenvolvimento da imprensa e da editorao de livros, inclusive aqueles dedicados ao pblico infantil. Esses fatos so concomitantes com o progressivo prestgio das camadas urbanas, as quais se direcionavam a produo de livros naquela poca. As cidades brasileiras cresciam, contando, tambm, com uma grande concentrao de imigrantes. Os autores nacionais tiveram, pois, de se adequar a essa nova paisagem. Alm desses autores, circulam nas mos de nossas crianas os Contos da Carochinha, Histrias da avozinha, Contos de Fadas, Histrias da baratinha. Numa outra vertente, encontramos a tendncia nacionalista, cujo intuito era o de enaltecer custe o que custar , o amor ptria, natureza brasileira, como aparecem em textos de Olavo Bilac ou nos de Jlia Lopes. Alm desses, h ainda aqueles livros que visam educao moral das crianas, com ideais cvicos e pedaggicos, incutindo-lhes a caridade, a obedincia, a aplicao ao estudo, a constncia no trabalho, a dedicao famlia, em textos como o conto A pobre cega, de Jlia Lopes, os poemas A Boneca, de Olavo Bilac, ou Em caminho de Zalina Rolim. Assim sendo, a literatura infantil brasileira foi, de fato, um produto oriundo da ascenso da burguesia. O Rio de Janeiro crescia ao sabor da exportao de caf e do setor burocrtico. So Paulo amadurecia com os investimentos financeiros e a expanso da agricultura. Fortalecia-se o ensino universitrio, a organizao do exrcito, formando-se, assim, a base da burguesia nacional. A literatura infantil, por sua vez, adequa-se a esse quadro apresentado, social, poltico, econmico e familiar, atravs do seu cunho eminentemente pedaggico, como j mencionamos anteriormente e reafirmamos atravs das constataes de Regina Zilberman:

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema

no mbito da ascenso de um pensamento burgus e familista que surge a literatura infantil brasileira, repetindo-se aqui o processo ocorrido na Europa um sculo antes, e como no Velho Mundo, o texto literrio preenche uma funo pedaggica, associando-se muitas vezes prpria escola, seja por semelhana (convertendo-se no livro didtico empregado em sala de aula) ou contigidade (o livro de fico que exerce em casa a misso do professor, como nas narrativas de cunho histrico de Viriato Correia e rico Verssimo, ou informativo, em Monteiro Lobato). (ZILBERMAN, 200, p.207)

Ora, nem por um momento citou-se, mesmo que de forma tangencial, a criana negra. At o momento, o que vimos foram preocupaes relacionadas ao status burgus e manuteno de uma verso idealizante de um Brasil equilibrado, moralista, cujos filhos, trabalhadores, e cujas famlias, bem constitudas, teriam livros e escolas que reforassem esse padro europeu de sucesso e de organizao. Invisveis ficavam as crianas pobres, tanto os mulatos, quanto brancas, que s ganharo vez e voz literrias nos meados do sculo XX, quando surgem novos modelos econmicos e novas identidades culturais de classe, sexualidade, etnia e nacionalidade.

CRIANAS NEGRAS: UMA LITERATURA PARA VOCS - REPRESENTAES DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA
Segundo Brokshaw (apud Castilho), a figura do negro na Literatura Brasileira anterior a 1850, antes da abolio do trfico de escravos, era praticamente inexistente. Existem dois fatores que podem afirmar esse silenciamento, mas que, mesmo assim, no justificam por completo. O primeiro diz respeito opinio de alguns escritores da poca, que no consideravam os escravos, os negros, como seres humanos. O segundo em relao ao pblico leitor, a quem a escrita se dirigia. Os escritores precisavam do apoio dos senhores de escravos ou dependiam do amparo das instituies escravocratas, isto , como Suely Dulce de Castilho mesmo aponta, os escritores estavam do lado dos opressores e no poderia dar ateno aos oprimidos. (CASTILHO, 200b, p 0.). Alm disso, os negros, na poca da escravido, no eram letrados, sendo pouqussimos os casos de exceo regra, portanto, no havia preocupao no sentido de escrever a uma populao que no consumiria suas produes literrias. Apenas em 856, com o surgimento de O Comendador, escrito por Pinheiro Guimares, que comea a abordagem da temtica sobre os humanos em condio escrava. importante ressaltar que, nesse perodo romntico, entre os anos de 86-88, os escritores estavam voltados para a construo da identidade nacional. Identidade essa vinculada imagem do ndio como forma de oposio imagem do colonizador portugus, nesse momento profundamente mal visto; por Gonalves Dias, na poesia, ou por Alencar, na fico, por exemplo. O negro, quando aparecia, era apenas para contracenar com o ndio, com uma

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

imagem distorcida, por inferiorizao, devido s ideias eurocntricas que viam os negros escravizados como selvagens, embrutecidos, ou, pior, animalizados. Com os movimentos abolicionistas e, posteriormente, com a conquista da libertao dos escravos, em 888, surge a primeira herona escrava, na obra A escrava Isaura, do escritor romntico Bernardo Guimares. Entretanto, o escritor mineiro, provavelmente, para no chocar as elites, o pblico leitor, embranqueceu-a, como podemos observar abaixo:
A tez era como o marfim do teclado, alva que no deslumbra embaada por uma nuana delicada, que no sabereis dizer se leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada. (GUIMARES, 997, p.).

Um pouco mais frente, j sob o domnio da esttica naturalista, publicado O Mulato, de Alusio de Azevedo (88), que repete, guardadas as diferenas, procedimento semelhante ao de Bernardo Guimares. interessante observar que, apesar de ter como objetivo a denuncia do preconceito racial, o autor cai na armadilha da inverso, pois o personagem, o heri mulato, idealizado e colocado como um mulato fino, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. A obra delineada pelo prisma da valorizao, quanto s possibilidades e capacidades que qualquer ser humano possui; no entanto, encobria a realidade da maior parte dos negros viventes na poca. Nem mesmo os escritores abolicionistas conseguiram escapar dessa viso distorcida a respeito da populao negra e, de forma recorrente, o negro visto como um ser endemoniado, medroso e frgil, por se deixar levar por crendices e supersties. Isso so todas causas do choque cultural, frente ao diferente, e pela irresistvel tendncia etnocntrica. Edward Said, um crtico lingustico, em Orientalismo, explica que toda uma pretensa cientificidade, baseada e formada a partir de si, em carter eurocntrico, para entender o outro, o diferente, se guiando por uma escala hierrquica de valor. Nesse sentido, incluise o prprio Castro Alves, como afirma a professora Suely Dulce de Castilho na seguinte passagem:
Castro Alves foi o escritor mais ilustre da causa escrava no Brasil, mas tambm representou o negro de forma to sinistra quanto outros romancistas de sua poca. Segundo Brookshaw (98), Castro Alves ainda via os negros como a raa maldita, os descendentes de Caim que tinham sido expulsos do paraso para as areias ardentes da frica; reproduziu o mito europeu que considerava a frica um continente desafortunado e abandonado pela civilizao. (CASTILHO, 200b, p.05)

No entanto, no podemos perder de vista que todos ns vivemos de acordo com o nosso tempo. Cada momento da histria tem seus diversos temas geradores, seus paradigmas. claro que alguns intelectuais se diferem nas anlises, mas se preocupam, de certa maneira, em debater temas que so da ordem do momento vivido. Temos que reconhecer a importncia de Castro Alves em dar voz a uma parcela da populao que era praticamente invisvel na literatura. Devemos, sim, trazer os escritos dele e de outros e criticarmos suas vises, de acordo com o avano dos estudos; consequentemente, oferecendo novas perspectivas. No devemos descartar tais obras, temos que revisit-las sempre, buscando o entendimento de suas construes para que haja desenvolvimento intelectual. A histria e seus fatos, assim como a literatura, j tiveram seus dados rolados,

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema

porm, a interpretao contnua, no ato de aprofundamento das questes. O passado no muda, mas a forma como o compreendemos pode sofrer mudanas. Infelizmente, a imagem do negro, no imaginrio brasileiro, esteve sempre deturpada por esteretipos que vo desde a imagem de feiura e bestialidade at o exagero nas tendncias ao erotismo e sexualidade, algo que se mantm at os dias atuais. Eis por que a atual literatura infantojuvenil tem se dedicado a desfazer essas imagens, na tentativa de instaurar novos modelos para a criana negra, valorizando as suas tradies e sua identidade, como veremos mais a frente.

A REPRESENTAO DO NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL


Segundo a professora Suely Dulce de Castilho:
No Brasil, Monteiro Lobato foi o precursor da Literatura Infanto-Juvenil. Foi um escritor brilhante que emocionou geraes. Inovou em suas narrativas dando s crianas iniciativas criadoras, irreverncia, amor, compromisso, com a inveno e com a liberdade, direito ao questionamento, revelou suas inquietaes, enfim, humanizou as crianas atravs dos personagens (Emlia, Pedrinho, Narizinho) e levou ao conhecimento das crianas uma viso poltica do Brasil. (CASTILHO, 200b, p.).

Entretanto, a professora apresenta-nos outra face do escritor, no to sedutora quanto a primeira. Segundo ela, Monteiro Lobato foi o autor de obras infantis que mais explicitamente expuseram sua negrofobia. Seus personagens negros ora eram apresentados como animais selvagens, ora infinitamente resignados. A Tia Anastcia, a principal personagem negra do escritor, era analfabeta e chamada a negra de estimao, negra que tratada como parte da famlia. Os traos e esteretipos dos negros eram descritos com desapreo e, at certo ponto, provocavam sentimento de desprezo e horror. Podemos observar tal afirmao em um trecho retirado do livro Memrias de Emlia:
Negra beiuda! Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou. Quando ele preteja uma criatura por castigo. Essa burrona teve medo de cortar a ponta da asa do anjinho. Eu bem que avisei. Eu vivia insistindo. Hoje mesmo eu insisti. E ela com esse beio todo: No tenho coragem... sacrilgio... Sacrilgio esse nariz chato2.

Monteiro Lobato faz referncia Tia Nastcia, em grande parte das suas obras, com preconceito. Ela aparece sendo discriminada e sem cultura. Nas obras, as histrias contadas por ela so, inclusive, consideradas pelos outros personagens do Stio como de mau gosto. Outros personagens tambm so vtimas de preconceito e passam a integrar o paradigma de tudo o que ruim, errado e incapaz. Esses aparecem com menos frequncia como o caso do Saci, coadjuvante de Pedrinho, que encarna todos os vcios que as crianas no podem ter, ou do Tio Barnab, que, ao longo das histrias de Lobato, relegado a papis secundrios.

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

As estrias de Lobato devem ser lidas, embora todo o encanto e importncia para a literatura brasileira, observando os preconceitos expostos, decorrentes de uma viso do autor enquanto sujeito histrico de sua poca, pois, sem a leitura atenta a essas questes, preconceitos racistas so reforados e ressaltados no momento em que o autor apresenta o negro com vrios esteretipos negativos. Tanto na literatura, quanto nas mdias em geral, o negro aparece, comumente, como coadjuvante ou figurante, ou seja, sendo sub-representado e no exercendo o papel de protagonista. O universo em que ele aparece relacionase, na maioria das vezes, camada pobre da sociedade. O seu papel aquele de menor prestgio: engraxate, empregada domstica, operrio, lavador de carros, ou, pior, associado ao trfico, ao banditismo, marginalidade. Do ponto de vista educativo, Suely Dulce, afirma que:
Esse processo de discriminao pode estar comprometendo tanto a formao da criana negra quanto da branca. Para a criana branca, essas obras literrias podem reforar a ideologia da superioridade e supremacia de sua raa, por outro lado, pode subestimar estigmatizar e em muitos casos fragmentar a auto-estima da criana negra. (CASTILHO, 200b, p.09)

A ausncia de personagens negros ou a sua marginalizao nas histrias infantojuvenis acarreta, de fato, srias consequncias no imaginrio do educando, criando uma realidade distorcida e preconceituosa, contribuindo, assim, para a sustentao de uma ordem social desigual. Somente na dcada de 80, ocorre uma mudana nesse lamentvel quadro que tantos malefcios trouxe para a formao das crianas e jovens brasileiros. Surgem, nesse momento, determinados livros com novas propostas, cujo objetivo central , exatamente, romper com a viso estereotipada dos negros, valorizando suas tradies e tambm o seu aspecto fsico. Dentre essas obras, podemos destacar Luanda, de Aroldo Campos e Osvaldo Faustino, que nos apresentar uma herona que representa um sinal de prestgio no s individual, mas tambm ancestral dada s associaes que o substantivo traz para o imaginrio do leitor. Luanda a primeira herona negra na literatura infantil e ela a personagem principal da estria. Outro exemplo Histrias da Preta, de Heloisa Pires Lima. As duas obras procuram retratar o outro lado das histrias dos africanos e afrobrasileiros, durante anos legada ao esquecimento pela literatura infantojuvenil. Com a finalidade de mudar o quadro aparente, ocorreram importantes reformas curriculares, com questes relativas ao preconceito racial. O marco a Lei 069/0, que impe o ensino obrigatrio da Histria e da cultura afrobrasileiras, incluindo o estudo da Histria da frica e dos africanos. Com isso, formaram-se as bases e subsdios para que as escolas no s valorizassem a presena, a histria, a cultura e a participao dos negros na construo do pas, como tambm problematizassem como se organizam as relaes raciais na sociedade brasileira. So valorizaes importantes de uma cultura e histria que nos foi negada, pois, afinal, somos todos afro-brasileiros, independentemente da cor da nossa pele. J reconhecemos nossas razes europeia e indgena, porm menosprezamos a africana. claro que a histria e cultura dos ndios brasileiros ainda precisam receber a devida importncia e visibilidade merecidas, mas, quanto identificao, colocamos a matriz africana como algo inferior.

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema

Aps essa lei, debates significativos em torno do negro e de sua insero na sociedade vm acontecendo com maior frequncia, motivando algumas experincias voltadas para a rea de produo de materiais didticos e prticas pedaggicas que possibilitem reflexes democratizantes a propsito das relaes raciais quanto s questes de ordem social, religiosa e tnica, que configuram a formao da sociedade brasileira. O Brasil est precisando rever os seus conceitos acerca da temtica racial. Para isso, novas propostas e novos olhares devem se orientar para a direo de uma sociedade mais igualitria e, consequentemente, mais justa e democrtica. Isso um dever de todos, pois envolve a todos, e os ganhos so em conjunto tambm, pois os preconceitos de qualquer ordem e, nesse caso, o preconceito racial, perpetuam uma sociedade doente, que privilegia ou exclui pela cor da pele ou por fentipos. Quando dizemos que um dever de todos, tambm se inclui lista o Estado, afinal, a Constituio Federal precisa garantir seu artigo somos todos iguais perante a Lei. Infelizmente ainda h pessoas que afirmam no haver racismo no Brasil ou, quando racismo admitido, ningum se mostra como racista. Isso se deve ao fato de discriminao racial se realizar na dificuldade da ascenso social dos negros. E, como Florestan Fernandes explicou, nosso preconceito dissimulado e assistemtico:
Os brancos no vitimizam consciente e deliberadamente os negros e os mulatos. Os efeitos normais e indiretos das funes do preconceito e da discriminao de cor que o fazem, sem tenses raciais e sem inquietao social. Restringindo as oportunidades econmicas, educacionais, sociais e polticas do negro e do mulato, mantendo-os fora do sistema ou margem e na periferia da ordem social competitiva, o preconceito e a discriminao de cor impedem a existncia e o surgimento de uma democracia racial no Brasil (FERNANDES, 972, p.7).

Exercendo esse dever, enfatizamos a importncia de se buscar, tanto os pais como os educadores, produes literrias que se preocupam em demonstrar a valorizao do corpo, da cultura e histria dos negros, para que as crianas cresam aprendendo seu passado histrico e tendo condies de se desenvolver integralmente, aptos a viver na nova ordem global que se inicia, garantindo a valorizao de todos os seres humanos a fim da construo de uma sociedade mais justa e igual.

GEORGINA MARTINS: MEU TATARAV AFRICANO E MINHA FAMLIA COLORIDA

ERA

Apesar de todas as mudanas no projeto educacional, e na literatura infantojuvenil, encontramo-nos, ainda, num cenrio bastante complicado em relao aceitao do negro na sociedade. Muitos trabalhos e pesquisas fazemse necessrios para exterminar, de forma radical, sculos de preconceito racial e discriminaes em relao aos negros, personagens principais na construo desse pas. O racismo existe; no devemos fugir dessa realidade. Precisamos, sim, buscar a identidade afro-brasileira, dar condies para que o negro se aceite e se valorize. Tambm devemos reeducar nosso olhar para reconhecer a beleza

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

da cultura e do corpo negro. E sobre esse to delicado assunto que iremos agora trabalhar, apresentando a breve anlise de dois livros, cujos enredos se pautam, exatamente, na questo da valorizao da identidade afrobrasileira. Meu tatarav era africano, de Georgina Martins e Teresa Silva Telles, foi editado pela Editora DCL, com ilustraes de Maurcio Negro, pirogravuras colorizadas com pigmentos naturais e anilinas, que simbolizam a confluncia de culturas que ajudaram a formar a identidade do nosso pas. Georgina Martins professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha com projetos de literatura infantojuvenil e consultora de literatura infantil no Centro Educacional Acalanto/RJ. Teresa Silva Telles estudou Geografia na Universidade do Rio de Janeiro e sempre teve fascnio pelo continente africano. O enredo do livro gira em torno de Incio, um menino negro, que, em uma aula de histria, depara-se com o passado dos seus ancestrais, ao descobrir que o bisav do seu av, ou seja, seu tatarav era um escravo. quando ele e seu av passam a trocar conhecimentos sobre o assunto, chegando a grandes descobertas, com a trajetria e sofrimentos dos africanos escravizados durante a poca da colonizao. Eis como as histrias das trs geraes se enlaam para reconstruir a prpria histria do Brasil. A verstil cronologia do livro permite o livre trnsito entre o passado e o presente, o que dinamiza a leitura, permitindo aguar o senso crtico do leitor, que passa a melhor compreender o presente, ouvindo as vozes pretritas. Segundo depoimento das autoras, fundamental se faz que ns, brasileiros, tenhamos conhecimento do continente africano, sobretudo do perodo em que se deu a comercializao dos seus povos para as Amricas:
Achamos muito importante que ns, brasileiros, conheamos a histria do continente africano, principalmente a do perodo em que vrios povos africanos foram trazidos para c como escravos, pois s deste modo poderemos compreender melhor a origem da nossa cultura e da nossa identidade. (MARTINS, 2008, p.5)

Citaes de poemas, trechos de canes com temas voltados para a afrodescendncia, mapas, recortes de jornais da poca da colonizao so elementos importantes que fizeram do livro uma excelente indicao para fortalecer a identidade da criana negra e o reconhecimento de um lado de nossa histria, ainda to pouco valorizada. De Georgina Martins, com ilustraes de Maria Eugnia, tambm editado pela Editora DCL, Minha famlia colorida tem ngelo como personagem principal. Trata-se de um menino muito observador, que, alm dos pais, convive com os dois irmos, Joo e o Camilo. Em um dia, depois de observar toda a sua famlia, pergunta para sua me: -Me, o meu cabelo no vua, o da minha av Marli vua, o seu vua, o do Camilo vua um pouco, e o do meu pai, no. Sabe por qu? Meu pai passou cola no meu cabelo e no dele tambm. (MARTINS, 2005, p.6). A me que ficou um pouco perdida com a pergunta, logo compreendeu o que o menino queria dizer com vuar. Ora, ele deve ter percebido que alguns familiares possuam cabelos lisos e outros, crespos. Surge, ento, o conflito, a partir das diferenas que acontecem dentro da prpria famlia, e, de forma extremamente espontnea, a autora tangencia o tema da miscigenao.

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema

E as perguntas se sucedem, at o momento em que o menino pergunta aquilo que ele queria saber desde o incio: -Me, eu sou negro?. A resposta vem em forma de deliciosas histrias, que mesclam didatismo com afetividade, lirismo com conhecimento. Sua me inicia as explicaes dizendo que num lugar distante o pai do pai do pai do ngelo conheceu a me do pai do pai do ngelo. Ele se apaixonou pela cor da pele dela que era negra como a noite e pelos seus olhos que eram pretinhos como duas jabuticabas maduras. Vemos, aqui, bem ao contrrio da desvalorizao com que era visto no passado, como as caractersticas do negro recebem valores positivos, esteticamente agradveis, deixando, pois, subtendidos os conceitos de que ser negro ser bonito e bom. A mestiagem tratada de uma forma natural e potica, como nessa belssima explicao da me: E, quase todas as vezes em que eles ficavam juntos, os pedacinhos de um se misturavam com os pedacinhos do outro. Dessa mistura de pedacinhos, que nasceram os filhos. Assim a famlia foi crescendo; uns casaram-se com brancos, outros com negros, olhos azuis ou olhos verdes, cabelos mais ou menos lisos, outros cabelos encaracolados. A famlia se misturando. A me de ngelo, para contar toda essa histria, utiliza artifcios, formas e comparaes ldicas. Cita, como exemplo, o cotidiano, coisas simples que a criana pde identificar, despertando, assim, a curiosidade do menino: pele negra como a noite e pele branca como um copo de leite. Com isso, ele pde identificar a razo de seus familiares serem diferentes, uns com a pele clara, outros, escura; alguns de olhos verdes, outros, azuis. Isso ele pde comprovar na sua prpria casa: um irmo tem cabelo liso, olhos verdes, e ele, com olhos pretos e cabelos crespos; seu pai branco, de cabelos claros, e sua me, morena, de cabelos pretos e anelados. Assim, ele chega concluso de que sua famlia era toda colorida e bonita como sua caixa de lpis de cor. Com Georgina Martins, Teresa Silva Telles, Maurcio Negro e Maria Eugnia, a literatura infantojuvenil brasileira ganhou um presente, construdo pela sabedoria de autores e ilustradores que, com a fineza e firmeza, souberam tocar a sensibilidade e a inteligncia no s de jovens leitores, mas de todas as idades, cores, classes sociais, lnguas e culturas diversas, porque se aproximaram, de fato, da condio humana, numa harmnica juno igualitria.

CONCLUSO
Falarmos em concluso , para ns, algo estranho, pois sabemos que esse encontro com a literatura infantojuvenil brasileira significa, de fato, o incio de muitas pesquisas que devemos empreender. O que, na verdade, foi fundamental para nosso conhecimento baseia-se na certeza de que, sem o dilogo interdisciplinar, pouco ou nada caminharemos na busca de solues para explicarmos s crianas e aos jovens, ou seja, aos nossos alunos, as reais condies dos negros em nosso pas. Essa foi a razo que nos levou a empreender aquela viagem pela histria da literatura brasileira com o fim de traarmos as imagens que se instalaram sobre o negro no imaginrio dos leitores. E assustados retornamos: evidente estava, na literatura e na histria do Brasil, a inferiorizao do negro diante da superioridade europeia. Mas, se essa conscientizao trouxe-nos a perplexidade,

0

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

por outro lado, aguou-nos o desejo de ver revertida tal situao. Isso s se tornou possvel quando nos deparamos com a produo literria dos meados do sculo XX, notadamente, na dcada de 980, quando ocorreu o boom de uma literatura verdadeiramente interessada em mobilizar o senso no s esttico, mas tambm reflexivo das crianas e jovens leitores para questes da realidade brasileira, como o as relaes raciais. Eis, ento, que nos surgem, no meio de tantos brilhantes autores, escritoras como Georgina Martins e Teresa Silva Telles e ilustradores do porte de Maurcio Negro e Maria Eugnia, que hoje revolucionam, de fato, o panorama da literatura infantojuvenil brasileira, criando um pblico-leitor crtico, sensvel s diferenas que, se antes eram motivo de discriminao, tornam-se, agora, elos de uma corrente que colore o nosso pas, um Brasil pluritnico.

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema



Notas
 - Poema Um homem tenta ser anjo de Oswaldo de Camargo In: FERNANDES, 972, p.86 2 - LOBATO, Monteiro. Memrias da Emlia In: CASTILHO, Suely Dulce. O Ser Negro e a Literatura Infanto-Juvenil. Cadernos Negros, So Paulo: Quilombhoje, v.27, 200a, p..

2

Revista Thema | 20 | Volume 8 | Nmero Especial

Referncias bibliogrficas
CASTILHO, Suely Dulce. O Ser Negro e a Literatura Infanto-Juvenil. Cadernos Negros, So Paulo: Quilombhoje, v.27, 200a. CASTILHO, Suely Dulce. A Representao do Negro na literatura Brasileira. Novas Perspectivas, v.7 n0, 200b. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. 7. ed. So Paulo: Moderna, 2000. FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 972. GUIMARES, Bernardo. A escrava Isaura. So Paulo: Editora tica, 997. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira: histria e histrias. 6.ed. So Paulo: tica, 2006. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianas: para conhecer a literatura infantil brasileira: histrias, autores e textos. . ed. So Paulo: Global Universitria, 99. LOBO, Luiza. Crtica sem juzo.. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 99. MARTINS, Georgia; TELLES, Teresa. Meu tatarav era africano. . ed. So Paulo: DC, 2008. MARTINS, Georgina. Minha famlia colorida. . ed. So Paulo: SM, 2005. OLIVEIRA, Ieda. O que qualidade em literatura infantil e juvenil? : com a palavra o escritor. . Ed. So Paulo: DCL. 2005. OLIVEIRA, Maria Rosa, D.; PALO, Maria Jos. Literatura infantil: voz de criana. . ed. So Paulo: tica, 2006. PATERNO, Semramis. A cor da vida. . ed. Belo Horizonte: L, 997. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 200. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira. . ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. . ed. So Paulo: Global, 200.

Volume 8 | Nmero Especial | 20 | Revista Thema



Вам также может понравиться