Вы находитесь на странице: 1из 20

FOTO ILUSTRATIVA

MANUAL DE INSTRUES
LAPTOP EDUCACIONAL

Introduo
Leia o manual
Leia com ateno este manual e guarde-o para futuras consultas. Lendo o manual, voc conseguir obter o rendimento mximo deste computador.

Notas especiais
As fotos e os desenhos exibidos neste manual so de carter meramente ilustrativo. Especificaes sujeitas a alteraes sem prvio aviso. Nomes de empresas, produtos ou servios podem ser marcas registradas ou marcas de servios de terceiros.

Garantia de qualidade
Leia atentamente o CERTIFICADO DE GARANTIA fornecido com este computador. Guarde cuidadosamente a NOTA FISCAL de compra do produto, pois voc precisar apresent-la ao Servio Autorizado se houver necessidade de consertar o aparelho.

Este produto est homologado pela ANATEL, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo 242/2000, e atende aos requisitos tcnicos aplicados. Para mais informaes, consulte o site da ANATEL www.anatel.gov.br O seu Notebook vem equipado com um transceptor conforme modelo descrito abaixo. Transceptor modelo MS-6877

Contedo da embalagem
1 CM-52C. 1 Bateria para notebook. 1 Fonte alimentao (Adaptador AC). 1 Cabo de alimentao da fonte. 1 Manual de Instrues. 1 Certificado de Garantia.

1985-06-1362

(01) 07891335009966

Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio.

Introduo
A norma ISO 13406-2 estabelece a quantidade mxima de pixels ou subpixels no funcionais que so considerados aceitveis em um display plano, classificando-os em 4 categorias que so: Classe I, Classe II, Classe III e Classe IV. Pixel o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira. Um pixel formado por um conjunto de trs subpixels (1 vermelho, 1 verde e 1 azul). Um pixel ou subpixel pode ser considerado no funcional quando ele permanece constantemente aceso ou constantemente apagado durante a operao normal de uso do display. A tabela abaixo que corresponde ao padro estabelecido na norma ISO 13406-2 para painis LCD Classe II, mostra os critrios de aceitao de pixels ou subpixels no funcionais para painis LCD utilizado neste produto. Observando-se esses critrios, no necessria a substituio do painel.

Resoluo padro
Display 800 x 480 1024 x 768 1280 x 800 1280 x 1024 1366 x 768 1400 x 1050 1440 x 900 1680 x 1050 1600 x 1200 1920 x 1200 348.000 786.432 1.024.000 1.310.720 1.049.088 1.470.000 1.296.000 1.764.000 1.920.000 2.304.000

Pixels Aceso 1 2 2 3 2 3 3 4 4 5 Apagados 1 2 2 3 2 3 3 4 4 5

Subpixels Acesos ou apagados 2 4 5 7 5 7 7 9 10 12

Introduo
ndice
Introduo 2 Recomendaes para instalao e uso / Instrues para garantir a segurana 4 Ateno: Professores, Pais e Supervisores 5 Conhecendo o computador 7 Abrindo o painel LCD 7 Vista frontal 7 Indicadores de sistema e funcionamento 8 Vista lateral esquerda 9 Vista lateral direita 9 Vista inferior 10 Operao 11 Iniciando 11 Como instalar a bateria 12 Removendo a bateria 12 Bateria de ltio 12 Carga da bateria e tempo de carregamento 13 Utilizando o CM-52C 14 Senha para acesso aos ajustes 14 Teclas de atalho 15 O Touchpad 15 Reiniciando o sistema 15 Gerais 16 Resolvendo problemas 16 Especificaes tcnicas 19

Recomendaes para instalao e uso / Instrues para garantir a segurana


No instale nem use o computador em locais muito quentes, frios, empoeirados, midos ou que estejam sujeitos a vibraes. No exponha o computador a choques, pancadas ou vibraes, e evite que ele caia, para no prejudicar as peas internas. Tome cuidado para no obstruir as aberturas inferiores e laterais do gabinete do computador, destinadas ventilao. Se esta recomendao no for seguida a temperatura interna do computador aumentar muito, prejudicando o funcionamento do aparelho. No deixe o computador perto de recipientes contendo lquidos. No derrame gua nem qualquer outro lquido no computador. Ao utilizar a fonte de alimentao, deixe-a em um local fresco e com boa ventilao. Coloque o computador sobre uma superfcie plana e uniforme, em local adequado. Ao conectar ou desconectar o computador da tomada eltrica, segure o cabo de alimentao pelo plugue. Se voc desconectar puxando-o pelo cabo poder danific-lo. Desligue o computador antes de iniciar a limpeza, retire a bateria e desconecte a fonte de alimentao. Use um pano levemente umedecido em gua. No use lquido nem limpadores em spray. Limpe regularmente as fendas de ventilao do computador para garantir bom arrefecimento do equipamento. Para efetuar esta limpeza, voc pode usar um pincel macio ou um aspirador de p (com um bico de suco apropriado) para remover a sujeira que ficar acumulada nas fendas de ventilao.

Introduo
Ouvir sons com mais de 85 decibis por longos perodos pode provocar danos ao sistema auditivo. As informaes contidas neste manual esto sujeitas a alteraes sem prvia notificao com o intuito de melhorar a confiabilidade, design e funcionamento do equipamento e no representa um comprometimento por parte do fabricante. O fabricante no ser responsvel, em hiptese nenhuma, por danos diretos, indiretos, especiais, ou circunstncias acidentais ou consequentes, advindos do uso ou do uso inadequado do produto ou documentao, mesmo que a possibilidade de tais danos seja avisada. Este documento contm informao patenteada protegida por leis de propriedade intelectual. Todos os direitos so reservados. Nenhuma parte deste manual poder ser reproduzida por nenhum meio mecnico, eletrnico ou outros, em qualquer forma sem a permisso prvia por escrita do fabricante.

Ateno: Professores, Pais e Supervisores


Certifiquem-se que os estudantes compreendam o seguinte: Este aparelho uma ferramenta educacional e no um brinquedo. O computador, a fonte de alimentao de energia, a bateria ou o cabo de fornecimento de energia no devem ser derrubados, amassados, pisoteados ou sofrer qualquer outro uso abusivo. Este produto destinado a crianas de idade escolar, de seis anos para cima. Tenham certeza de que os estudantes compreendam perfeitamente como fazer o manuseio seguro e apropriado do cabo da fonte de alimentao de energia. O uso inapropriado pode resultar em ferimentos srios. Sejam cautelosos quando utilizarem este computador na presena de crianas mais jovens. No deixem cabos ou acessrios pequenos ao alcance de crianas mais jovens. Se o computador estiver danificado, guardem as partes pequenas (exemplo: tecla do teclado ou qualquer parte que se soltou) em um lugar inacessvel a elas e informem o responsvel imediatamente sobre o dano. O professor, pais ou supervisor adulto deve inspecionar o computador periodicamente. Os estudantes devem informar imediatamente qualquer dano ou pea solta a seu professor ou supervisor adulto. Limpe o aparelho somente com um pano macio ligeiramente umedecido em gua. No use nenhum lquido no aparelho. No limpe o computador quando ele estiver em funcionamento ou quando estiver conectado na tomada da rede eltrica.

Limitao de responsabilidade
Mesmo que esforos razoveis tenham sido feitos para garantir a ausncia de erros neste manual, o fabricante e distribuidor no so responsveis por quaisquer erros ou omisses neste manual, ou quanto ao uso da informao nele contida.

AVISO: As senhas so criptografadas e armazenadas no NVRAM. No se esquea de anot-las ou memoriz-las. Talvez seja preciso mandar o computador de volta fbrica ou ao vendedor autorizado para uma redefinio da senha caso voc esquea ou perca a sua senha.

Introduo
No deixe o computador conectado ou ligado dentro de qualquer objeto fechado, sem ventilao, como uma mochila de escola por exemplo. Tal procedimento poder fazer com que o computador sofra aquecimento excessivo. Recomenda-se aos estudantes que descansem 5 minutos a cada 30 minutos de uso. Para se desfazer de baterias usadas, consulte o departamento de limpeza de sua cidade a respeito da legislao da sua regio quanto ao descarte ou reciclagem de baterias. Use somente o Adaptador AC fornecido para recarregamento. ATENO: Se a bateria for substituda incorretamente poder haver perigo de exploso. Somente tcnicos qualificados devem substituir ou descartar a bateria. Substitua-a somente por outra igual ou de tipo equivalente recomendada pelo fabricante. O descarte das baterias deve ser efetuado de acordo com as instrues do fabricante ou leis locais.

Medidas de Segurana com a Bateria


A bateria foi planejada para ser usada somente com este notebook. A bateria substituvel e de responsabilidade do usurio. Somente tcnicos qualificados devem substitu-la. No desmonte a bateria. No jogue a bateria no fogo ou na gua. Para evitar riscos de incndio, queimaduras ou danos na sua bateria, no permita que objetos metlicos entrem em contato com a bateria. Manuseie cuidadosamente uma bateria que esteja vazando ou danificada. Se voc entrar em contato com o eletrlito, lave a rea exposta com gua e sabo. Se houve contato com os olhos, enxgue-os com gua por 15 minutos e procure um mdico. No recarregue a bateria se a temperatura ambiente exceder 40C (113F). Entre em contato com o revendedor local para substituir a bateria interna. No armazene a bateria em ambientes com temperaturas altas (acima de 60C, 140F).

Cuidados com a Bateria de Ltio / Bateria Interna:


Este computador contm uma bateria de ltio para acionar o sistema de circuito do relgio e do calendrio.

ATENO: Perigo de exploso se a bateria for recolocada incorretamente. Substitua-a somente por uma similar ou tipo equivalente recomendada pelo fabricante. Siga as instrues do fabricante para se desfazer da bateria gasta.

ATENO: Esta parte quente. Tome cuidado. Quando encontrar este smbolo, tome cuidado, pois este local pode ser muito quente.

Conhecendo o computador
Abrindo o Painel LCD Vista Frontal

CUIDADO: Para evitar danos tela: 1. No feche o painel com fora. 2. No coloque nenhum objeto sobre o computador quando ele estiver aberto ou fechado. 3. Verifique se o sistema est desligado ou no modo suspenso antes de fechar o painel. 4. Com o painel LCD aberto, voc ver vrias funes importantes para operar o seu CM-52C.

1. Cmera CCD Use esta cmera para qualquer aplicao de vdeo conferncia. 2. Display LCD O painel onde o contedo do sistema exibido. 3. Leds indicadores de Status Os Leds indicadores de Status exibem o estado de operao do seu CM-52C. Quando uma funo ativada, um Led se acender. A seo seguinte descreve os indicadores do sistema e funcionamento.

Conhecendo o computador
Indicadores do Sistema e Funcionamento
5. Boto Liga/Desliga a. Para Ligar - Pressione por alguns segundos para ligar o sistema. b. Forar o desligamento somente se necessrio. Pressione e segure por pelo menos 4 segundos. 6. Teclado O Teclado utilizado para inserir dados. 7. Touchpad O touchpad um dispositivo interno que possui as mesmas funes que um mouse comum. OBSERVAO: O Touchpad tambm equipado com uma barra de rolagem para que voc possa trabalhar num documento grande. Barra de Rolagem: desliza o contedo de documentos pela tela, na vertical, tais como textos, desenhos ou imagens. usado frequentemente para mostrar grande quantidade de dados que no se poderia ver ao todo ao mesmo tempo. 8. Botes do Touchpad Trabalha do mesmo modo que os dois botes do mouse comum.

Smbolo Grfico

Indicao

Luz verde indica que o modo WLAN est ativo. Luz verde indica que a funo de teclado numrico foi acionada. Luz verde indica que a tecla que deixa os caracteres maisculos (caixa alta) foi acionada. Luz verde indica que o sistema est acessando a unidade de disco rgido (HDD opcional). Luz verde indica que o sistema est ligado O Led da bateria manifesta seu estado do seguinte modo: Nenhuma luz indica que o conjunto de baterias no est instalado no seu sistema. Luz laranja acesa indica que a bateria est sendo carregada. Luz laranja piscando indica que a carga da bateria est baixa. Luz verde indica que a bateria est carregada e que o Adaptador AC est conectado. 4. Microfone interno a entrada para captao de som (microfone interno), onde o som do ambiente recebido durante gravaes e conferncias.

9. Alto-falantes internos Os alto-falantes internos produzem som estreo.

Conhecendo o computador
Vista Lateral Esquerda Vista Lateral Direita

5 4 1
1. Grade de Ventilao A grade de ventilao onde o ar trocado para dispersar o calor interno. No bloqueie as reas de ventilao. 2. Entrada para fone de ouvido estreo A entrada do fone de ouvido (dimetro 3.5 mm) o local onde voc deve conectar o fone de ouvido ou os alto-falantes externos. 3. Entrada para microfone A entrada do microfone (dimetro 3.5 mm) o local para se conectar o microfone externo (no fornecido). 4. Porta USB 2.0 Esta porta est em conformidade com os padres mais recentes do USB2 ligar e usar.

2 3

1. Porta USB 2.0 Esta porta est em conformidade com os padres mais recentes do USB 2.0 ligar e usar. 2. Ethernet / LAN Port OBSERVAO: Quando utilizar o LAN, use um cabo blindado EMI para minimizar interferncias quando estiver transmitindo dados ou se comunicando. 3. Entrada do conector de energia (DC-in) O pino de sada do Adaptador AC conectado aqui e tem a funo de alimentar a unidade.

Conhecendo o computador
4. Indicador de conexo a rede eltrica Este LED piscar na cor verde quando o Adaptador AC estiver conectado.

Vista inferior

Luz apagada: indica que a bateria no est conectada. Luz verde acesa: indica que a bateria est completamente carregada. A luz pisca rapidamente (ciclo de 1 segundo). Isto indica que a temperatura da bateria est alta. A luz piscando lentamente (ciclo de 2 segundos) indica que a bateria est em processo de recarga. 5. Trava de segurana Para a segurana fsica do computador, impedindo que ele seja roubado.

1. Trava de remoo da bateria Deslize esta trava para soltar a bateria do seu compartimento. 2. Compartimento da Bateria Este compartimento contm a bateria do seu sistema. 3. Trava da Bateria (travar/destravar) Deslize-a para travar ou destravar o compartimento da bateria.

10

Operao
Iniciando
Conectando o Adaptador AC
O Adaptador AC fornecido para alimentar o computador na rede eltrica e tambm para recarregar a bateria do computador. Utilize somente o adaptador fornecido com o produto. Conexo do computador a uma fonte de energia externa

Ligando seu Computador


Ligue o CM-52C pressionando o boto Power (liga/desliga). Segure o boto por um segundo ou dois e solte. O auto teste ligado executa o programa automaticamente. Quando o auto teste se completar, o computador ir ler o sistema operacional do HD (disco rgido) para dentro da memria do computador (isto habitualmente conhecido como dar um boot no computador). Para desligar o CM-52C, salve seu trabalho e feche todos os aplicativos abertos, clique no boto MetaSys, depois em Sair, selecione a opo Encerrar Computador e clique na opo Confirmar, ou aguarde alguns segundos para o desligamento.

Trabalhando com a Energia da Bateria


PERIGO: No use um adaptador diferente a no ser o original. Desta forma, voc estar evitando o risco de danos ao seu computador. Sempre que possvel, mantenha o Adaptador AC conectado ao CM-52C e a uma tomada eltrica de modo a permitir a carga da bateria. O CM-52C vem com bateria recarregvel permitindo sua utilizao sem energia vinda de uma fonte externa. PERIGO H perigo de exploso se a bateria for substituda incorretamente. Substitua a bateria somente por um tipo similar ou equivalente recomendado pelo fabricante. Descarte baterias usadas de acordo com as instrues do fabricante ou leis locais.

CUIDADO: Nunca desligue ou reinicie seu Computador enquanto ele estiver acessando o disco rgido; isto poder causar a perda ou mesmo a destruio das informaes contidas nele. Aguarde pelo menos 5 segundos depois de desligar o Computador para lig-lo novamente. Ligar e desligar em sucesso rpida pode danificar o circuito eltrico do seu Computador.

11

Operao
Como instalar a bateria Bateria de Ltio
O CM-52C usa bateria de ltio que fornece energia quando voc no tem acesso a uma tomada de rede eltrica. OBSERVAO: A bateria deve ser recarregada no mnimo seis horas antes de us-la pela primeira vez. No modo de espera / suspender, uma bateria 100% carregada perde a carga em aproximadamente meio dia ou menos. A bateria se descarregar em um ou dois meses se no for usada. A bateria usada neste sistema poder ser substituda por conta do usurio. Aviso de nvel baixo da bateria

Removendo a bateria

1. Aviso de carga baixa A condio de bateria com carga baixa ocorre quando a energia da bateria reduzida para 12%. O cone de Bateria, na barra de ferramentas, pisca na cor laranja. 2. Aviso de Bateria com carga muito baixa A carga da bateria est muito baixa quando apresenta menos de 7% de carga. O cone de Bateria, na barra de ferramentas, pisca na cor vermelha. Quando o CM-52C avisa que a bateria est muito baixa, voc tem de 3 a 5 minutos para salvar seu trabalho e desligar o sistema, ou conectar a alimentao via rede eltrica. AVISO: No exponha a bateria a temperaturas abaixo de zero grau Celsius (32 F) ou acima de 60 Celsius (140 F). Tal procedimento poder prejudic-la.

12

Operao
Carga da Bateria e tempo de carregamento
Para carregar a bateria, conecte o Adaptador AC no CM-52C e depois conecte na tomada eltrica. Uma bateria totalmente descarregada levar aproximadamente duas horas para chegar a uma capacidade de 90%, e aproximadamente trs horas para chegar a uma capacidade de 100% se o CM-52C estiver desligado. O tempo estimado para recarregar a bateria ao nvel 100% quando o CM-52C est ligado de 5 horas aproximadamente. Quando a bateria est completamente carregada, o indicador de carga da bateria fica aceso na cor verde. OBSERVAO: Se o sistema estiver executando programas pesados ou estiver num ambiente de temperatura alta, possvel que a bateria no fique completamente carregada. preciso continuar a carreg-la com o Adaptador AC ligado at que o LED indicador de carregamento da bateria fique aceso na cor verde. OBSERVAO: O sistema no recarregar a bateria se a temperatura ultrapassar 40 Celsius. Conferindo o nvel da Bateria possvel conferir o nvel restante da bateria indo at o Indicador de Status da Bateria localizado no sistema operacional. Prolongando a Vida da Bateria e Perodos de Uso H meios para prolongar a vida til da bateria. Use o Adaptador AC sempre que tiver uma tomada de energia eltrica disponvel. Isto garantir um trabalho sem interrupes no computador. Guarde a bateria em local com temperatura ambiente. Temperaturas mais altas descarregam a bateria rapidamente. Faa bom uso da funo de gerenciamento de energia. Hibernar (salvar no disco) poupa muito mais energia pois a condio atual de uso do computador armazenada no disco rgido. O tempo de vida til da bateria de aproximadamente 300 recargas. Use a tecla Funo+F9 para diminuir o brilho da tela. Como usar as Opes de Gerenciamento de Energia O uso do Sistema de Gerenciamento de Energia fornece recursos bsicos para poupar energia. Para fazer o ajuste, posicione a seta do cursor sobre o cone da bateria (localizado na parte inferior direita da tela) e clique com o boto direito do mouse para abrir a janela Configuraes de KPowersave. Selecione a opo Powersave e realize os ajustes conforme suas necessidades. Por exemplo: Mudar nvel de alerta.

Modo Suspender
Modo Espera/Suspender O sistema entra automaticamente neste modo depois de um perodo de inatividade, conforme a configurao escolhida na caixa de dilogo Gerenciamento de Energia. No Modo de Espera (Standby), dispositivos tipo hardware, por exemplo, o painel de LCD e o disco rgido so desligados para poupar energia.

13

Operao
Modo Suspender Computador Neste modo, todas as informaes do sistema so salvas no disco rgido antes do desligamento. Quando este modo ativado, todo o contedo e a posio de uso atual do computador so salvos na unidade de disco rgido depois de um perodo de inatividade definido pelo usurio. Desta maneira nenhuma energia ou muito pouca energia extrada da bateria. Entretanto, o tempo necessrio que o sistema requer para restaurar todo o seu contedo anterior pode variar de cinco a vinte segundos, dependendo da quantidade de RAM (memria) instalada no seu computador. Para ativar o modo Suspender, pressione a tecla fn + f3. Para voltar condio normal, pressione o boto Liga/Desliga ( ) e aguarde at que a tela de abertura metasys aparea.

Utilizando o CM-52C
Ajustando a Tela de Exibio (LCD)
A tela LCD pode ser ajustada com as seguintes combinaes de teclas: Teclas fn + f9 fn + f10 Funes Diminui o brilho da tela Aumenta o brilho da tela

Cuidados com o display de LCD As telas de LCD so delicadas e precisam de manuseio cuidadoso. Preste ateno s seguintes precaues: Quando voc no estiver usando o computador, feche-o para no expor a tela LCD poeira. Se voc precisar limpar a tela de LCD, use um pano macio. Limpe a superfcie da tela de LCD delicadamente. No coloque seus dedos ou objetos pontiagudos diretamente na superfcie e nunca borrife produtos de limpeza diretamente na tela. No force ou coloque objetos sobre o computador quando ele estiver fechado. Isto poder quebrar a tela.

Senha para acesso aos ajustes


A senha para acesso aos ajustes que necessitam de senha metasys.

14

Operao
Teclas de Atalho
Teclas de Funo (Teclas Rpidas) Cuidados com o Touchpad

O Touchpad um dispositivo sensvel ao toque. Anote os seguintes cuidados: No permita que o Touchpad entre em contato com sujeira, lquidos ou graxa. No toque na rea sensvel com os dedos sujos. No coloque objetos pesados na rea sensvel do Touchpad ou sobre os botes.

Reinicializando o Sistema
Aps ter instalado um conjunto de aplicativos de software possvel que seja necessrio reiniciar o sistema para carregar as mudanas no sistema operacional.

Touchpad
O Touchpad um painel eletrnico retangular localizado exatamente abaixo do teclado. Voc pode utiliz-lo movendo seu dedo sobre ele para mudar a posio do cursor. Voc pode usar os botes logo abaixo para proceder s mesmas operaes efetuadas com os botes esquerdo/direito de um mouse comum.

Para reiniciar o sistema, pressione simultaneamente [Ctrl ]+[Alt] +[Delete]. Esta combinao de teclas abre a janela Finalizar a Sesso do Aluno. Escolha a opo mais conveniente para a sua tarefa. Na hiptese que esta combinao de teclas no desligue o CM-52C, voc pode reiniciar o computador usando o boto liga/desliga ( ) do CM-52C. Se por alguma razo o computador travar, o ato de pressionar este boto desligar o CM-52C.

15

Gerais
Resolvendo Problemas
Somente adultos devem realizar as operaes referentes Soluo de Problemas. Antes de ser liberado pela fbrica, seu computador foi submetido a um teste completo e est em conformidade com as especificaes. Entretanto, operaes incorretas e/ou manejo errneo podem causar problemas. Este captulo funciona como uma referncia para identificar e corrigir problemas comuns de hardware e software que talvez ocorram no seu computador. Quando se deparar com um problema, primeiro tente reler as recomendaes neste captulo. Ao invs de mandar de volta o CM-52C e esperar pelo seu conserto, talvez voc possa resolver o problema facilmente levando em considerao as seguintes situaes e solues possveis. Se o erro persistir, entre em contato com o seu revendedor para obter mais informaes. Antes de tomar qualquer medida, considere as seguintes sugestes: Verifique se o problema persiste quando todos os dispositivos perifricos foram removidos. Verifique se o cabo de alimentao est conectado corretamente na tomada da rede eltrica e no computador. Verifique se o boto liga/desliga do computador est na posio Ligado. Verifique se o teclado est funcionando, apertando e segurando uma tecla. Verifique se no h nenhum cabo solto ou uma conexo errada. Certifique-se que as travas dos conectores esto realmente bem travadas no lado do receptor. Confira se todos os drivers dos dispositivos esto instalados corretamente. Por exemplo, o alto-falante e o microfone no funcionaro se o driver de udio for instalado incorretamente. Se dispositivos perifricos tais como, cmera, USB, escaner ou impressora no funcionarem corretamente quando conectados ao sistema, geralmente um problema do prprio dispositivo. Consulte em primeiro lugar o fabricante do dispositivo. Problemas de udio No h sada de som O controle do volume de som est configurado para o mnimo no software do sistema operacional, ou est no modo Mudo. Clique duas vezes no cone alto-falante no canto inferior direito da barra de tarefas para ver se o alto-falante est no modo Mudo ou est no Mnimo. A maioria dos problemas de udio est relacionada com o software. Se o seu computador trabalhava bem antes, provvel que o software tenha sido configurado incorretamente. O Som no pode ser gravado Clique duas vezes no cone alto-falante no canto direito inferior da barra de tarefas para ver se o microfone est no modo Mudo. Problemas com o Disco Rgido (Opcional) O Disco Rgido no funciona ou no reconhecido. Se voc acabou de fazer um upgrade do disco rgido, verifique se o conector do mesmo no est solto e que o drive do disco rgido est colocado corretamente. Remova-o e volte a coloclo firmemente, depois reinicie seu CM-52C. (Veja a seo Utilizando o CM-52C.) O novo HDD (disco rgido) pode necessitar particionamento e formatao. O sistema operacional (OS) e drivers tero que ser reinstalados tambm. Verifique o LED do disco rgido. Quando voc acessa um arquivo, o led (indicador luminoso) deve acender por um instante.

16

Gerais
O HDD novo pode estar com defeito ou no ser compatvel. Se o seu computador foi exposto eletricidade esttica ou choque fsico, existe a possibilidade de danos no disco. O Disco Rgido est fazendo barulho anormal Voc dever fazer um backup de seus arquivos o mais rpido possvel. Verifique se a origem do barulho anormal realmente do disco rgido e no do ventilador ou de outros dispositivos. O Disco Rgido chegou sua capacidade mxima Mova todas as pastas de arquivo ou programas que no estejam sendo mais usadas para outro meio de armazenamento ou desinstale os programas desnecessrios. H muitos browsers que armazenam os arquivos na unidade de disco rgido sob a forma de cache para acelerar o desempenho. Verifique no programa de ajuda on-line para obter mais informaes sobre como diminuir o tamanho do cache ou como remover arquivos temporrios da Internet. O Disco Rgido demora mais para ler um arquivo Processos interrompidos ou problemas com outros dispositivos de hardware podem ter ocupado o processador e, portanto, diminudo a velocidade de desempenho do sistema. Problemas de Exibio No aparece nada na tela quando o sistema ligado Verifique se o computador no est no Modo de Espera (Standby) ou no Modo Suspender (Hibernar). A tela de exibio desligada para poupar energia nos modos descritos acima. No se consegue ler corretamente o que est na tela A resoluo da tela deve ser configurada em torno de 800x480 para uma visualizao otimizada. A tela fica piscando normal a tela piscar por alguns segundos ao ligar ou desligar o computador. Problemas com o teclado e o touchpad O Touchpad integrado funciona de maneira irregular Certifique-se de que suas mos no esto midas ou suadas quando tocar no Touchpad. Mantenha a superfcie do Touchpad limpa e seca. No descanse a palma da sua mo ou o punho na superfcie do Touchpad enquanto estiver digitando ou usando o Touchpad. O Teclado Integrado no aceita nenhuma entrada de dados Se um teclado externo estiver conectado ao sistema, o teclado integrado talvez no funcione. Tente reiniciar o sistema. Os caracteres na tela se repetem ao digitar Talvez voc esteja pressionando as teclas alm do necessrio ao digitar. Mantenha o teclado limpo. Poeira e sujeira na parte inferior das teclas poderiam faz-las colarem. (prenderem). Problemas de Memria Na tela de inicializao no aparece a indicao de aumento de capacidade de memria quando voc j instalou memria adicional. Algumas marcas de mdulos de memria talvez no sejam compatveis com seu sistema. Solicite do seu fornecedor uma lista de DIMM compatvel. O mdulo de memria pode estar com defeito.

17

Gerais
O Sistema Operacional emite uma mensagem de erro Memria Insuficiente durante uma operao Geralmente isto um problema relacionado ao software ou ao Sistema de Operao. Talvez um programa esteja esgotando os recursos da memria. Feche os programas de aplicao que voc no est usando e reinicie o sistema. preciso instalar um mdulo de memria adicional. Adaptador de Rede / Problemas com o Ethernet O Adaptador Ethernet no funciona Verifique se as conexes fsicas dos dois lados do cabo esto perfeitas. O hub de rede ou o concentrador podem no estar funcionando corretamente. Verifique se outros terminais conectados ao mesmo hub de rede ou concentrador esto funcionando. O Adaptador Ethernet parece no operar no Modo de Transmisso 100mbps Certifique-se de que o hub de rede que voc est usando suporta uma operao de 100mbps Verifique se o cabo RJ-45 est de acordo com as exigncias do 100Base-TX Verifique se o cabo Ethernet est conectado na tomada que sustenta o modo 100Base-TX. O hub de rede pode possuir ambas as tomadas: 10Base-TX e 100Base-T. Problemas de Funcionamento O computador parece estar quente Num meio ambiente de 35C, certas reas na parte posterior do computador podem alcanar 50. No bloqueie as sadas de ar. Se o ventilador parece no estar funcionando em temperaturas altas (50 ou mais), entre em contato com a assistncia tcnica. O telefone encontra-se na contra capa deste manual. Alguns programas que requerem processamento intensivo podem aumentar a temperatura do computador a um nvel onde o prprio computador automaticamente reduz o passo do Clock da CPU para se proteger contra o excesso de calor. O programa aparenta estar parado ou executa muito lentamente. Reinicie o computador. Isto talvez seja normal quando o mesmo est processando outros programas, ou quando o sistema est acessando dispositivos de velocidade baixa, por exemplo, o drive do floppy disc. Talvez voc esteja executando um nmero muito grande de aplicaes. Tente fechar algumas aplicaes ou aumente o sistema de memria para melhorar o desempenho. Talvez o processador tenha esquentado demais devido incapacidade do sistema em regular a temperatura interna do computador. Verifique se as reas de ventilao esto bloqueadas. Problemas com o USB2.0 O Dispositivo USB no funciona Verifique se o cabo est conectado corretamente. Certifique-se que voc instalou os drivers necessrios do dispositivo. Entre em contato com o vendedor do dispositivo para informaes adicionais. Senha padro do sistema operacional metasys

18

Gerais
Especificaes Tcnicas
CPU processador Intel ATOM N270 1.6GHz 512K FSB@533MHZ Memria DDR2 533 SO-DIMM DRAM mdulo 512 MB SO DIMM Core Logic Intel945GSE ICH7-M Audio Codec Realtek ALC662 Controlador LAN Suporta 10 e 100Mb/s (Full e Half Duplex). LAN sem fio Formato do Mini-Carto Wi-Fi 802.11 b/g com suporte a open mesh Antena (single = nica) Teclado Teclado integrado com 77 teclas incluindo a tecla de atalho. Dispositivo Apontador Touchpad PS/2 com boto de clicar direito e esquerdo e barra de rolagem. Cmera Interface USB2.0 30fps @ 640x480, 0.3M Armazenagem 4G Nand Flash LCD Tela anti-reflexiva 7 com resoluo 800x480 Conjunto de Baterias Conjunto de Bateria Li-ion de 4 clulas Adaptador AC Comutao automtica Tenso de entrada de 100 a 240VAC, 50/60Hz Adaptador externo BIOS Suporte PnP & ACPI 2.0 Sistema Operacional Metasys Linux Descrio Fsica Dimenses em mm: (L) 241 x (P) 198.5 x (A) 40.5 mm (sem bolsa e sem ala) Peso (sem bolsa e sem ala) + LCD 7/ conjunto de bateria 4 celulas: 1,2 kg EMC CE FCC CCC RF FCC/R&TTE Segurana UL/CB/ETL CCC WEEE RoHS (Restries de materiais perigosos, Diretriz 2002/95/EC + emendas)

19

SAC

Servio de Atendimento ao Consumidor

De segunda-feira a sexta-feira, das 8:00h s 18:00h, pelo telefone:

0800-643-4333 0800-701-4360

INDSTRIA BRASILEIRA

1.06.72991.13

Вам также может понравиться