Вы находитесь на странице: 1из 32

14/06/2012

Mdulo IV
Programa de sensibilizao para as empresas contratadas Padres de QSMS

Eng Antonio Fernando Navarro, M.Sc. 2007

Padres de QSMS
Padres de QSMS so procedimentos adotados para a execuo de atividades e que, pela segurana promovida durante a execuo e pela praticidade de sua aplicao terminam sendo duplicados ou repetidos em todas as demais atividades, razo pela qual passam a ser Padres. A existncia de Padres demonstra o grau de experincia e maturidade da empresa construtora, e, em assim sendo, a demonstrao de que a empresa possui os procedimentos necessrios e adequados execuo dessas atividades.

14/06/2012

Padres de QSMS e Sustentabilidade


No podemos vendar os olhos e dizer que uma obra no agride ao Meio Ambiente ou no traz reflexos ao Ambiente. Muito se pode fazer dentro dos Padres de QSMS, que tambm devem contemplar a Responsabilidade Social, de modo que a obra, alm de estar corretamente inserida no local, dos trabalhadores se sentirem seguros e humanizados, no agrida ao Meio Ambiente. Para tal, aes relativamente simples podem ser adotadas, como:

Aes de Sustentabilidade
Reaproveitar minimamente as madeiras empregadas nas frmas e escoramentos de maneira que possam ser reeempregadas pelo menos cinco vezes; Antes da betoneira deixar o canteiro de obras limpar a bica da betoneira, despejando os resduos em um local protegido por manta de PEAD. O resduo seco pode ser triturado e empregado como lastro das fundaes e vias internas; O resto de concreto pode ser despejado em pequenas formas para a produo de espaadores de ferragem; A gua dos lavatrios pode ser encaminhada para as cubas dos mictrios e vasos sanitrios. Os restos de ferragens pode ser reaproveitados como estribos ou caranguejos;

14/06/2012

Aes de Sustentabilidade
Os ambientes dos escritrios do canteiro de obras podem ser metlicos e reaproveitados dezenas de vezes; As lmpadas utilizadas devem ser escolhidas dentre aquelas que gerem menor consumo energtico; As ferramentas eltricas de trabalho devem ter seus circuitos eltricos periodicamente revisados para evitar-se o vazamento de corrente eltrica; Os encarregados devem estar atentos aos projetos para que no haja retrabalhos, com a destruio do que j foi feito; Sempre que possvel deve se evitar romper os tijolos para a passagem dos eletrodutos e tubulaes, passando-os pelo interior dos tijolos, etc.. Nota: Para cada obra vrias podem ser as iniciativas de aes.

Aes de Sustentabilidade
A empresa deve estimular continuamente os trabalhadores, por meio de campanhas, para que esses possam contribuir com idias inovadoras e prticas. Quem executa as atividades sabe, melhor do que os demais, quais so as aes a serem tomadas para o aprimoramento dos servios. Todas essas contribuies devem passar a fazer parte dos Padres de QSMS e serem repassados para todas as demais frentes de servios da empresa. O estmulo a idias criativas pode se dar atravs de prmios simples, mas que sejam pblicos, entregues durante os encontros matinais da direo antes do incio das atividades, nos dilogos dirios de SMS DDSMS, que tm se mostrado como uma excelente ferramenta de disseminao de culturas. Sempre que possvel os encarregados devem ser chamados a opinar.

14/06/2012

Aes Gerais
De uma maneira geral o clima (relacionamento) entre os trabalhadores e o reflexo do clima existente entre os membros da direo da obra. Se os gerentes tm bom relacionamento entre eles a tendncia a de que os demais trabalhadores tambm o tenham. Assim, tudo deve ser feito para que o ambiente interno seja agradvel e transparente, no que diz respeito s aes tomadas. Atitudes discrepantes entre as gerncias terminam por trazer confuso no inter-relacionamento entre as equipes de trabalhadores.

Incompatibilidade de Padres
Muitas empresas possuem procedimentos especficos para a execuo de atividades especficas, fruto muito mais da experincia profissional e do grau de sucesso dos engenheiros e encarregados responsveis. Se esses procedimentos no so replicados, no se constituem em Padres. O que no adequado nessas questes a do fato de que mltiplas culturas podem significar mltiplos procedimentos, o que termina sendo um problema caso haja o rodzio dos trabalhadores.

14/06/2012

Insucesso dos Padres


Quando h mltiplas culturas em uma empresa tem-se o prognstico do insucesso da aplicao dos Padres, visto que mais importante do que o Padro a experincia de quem o aplica, ou a cultura dos profissionais que executam aquelas atividades. Uma empresa de mltiplas culturas profissionais, o que ocorre quando o quadro de funcionrios periodicamente mesclado em funo de novos negcios, certamente uma empresa onde Padres passam a ser difceis de serem difundidos.

Objetivo
O programa de sensibilizao nos padres de QSMS destina-se a sensibilizar as empresas contratadas a adotarem aes de bloqueio para a preveno de acidentes. Este IV mdulo aborda os Padres de QSMS, especificamente quanto aos riscos da construo civil e da montagem industrial, apresentando situaes seguras e inseguras na realizao das atividades. Nesse encontro estaremos analisando alguns conceitos da Norma Regulamentadora NR-18 e dos padres mnimos de QSMS PM-QSMS, e a relao desses com as obras contratadas.

14/06/2012

Objetivo
A existncia de Padres de Segurana, alm de possibilitar uma gesto uniforme e que atenda aos interesses do contrato possibilita que se chegue a um patamar de segurana adequado e esperado, onde as incidncias de acidentes ou de quase acidentes sejam as menores possveis e sem gravidade. Para todos ns, que atuamos nas atividades de gesto de QSMS, o padro o de Zero Acidentes. Assim, qualquer ocorrncia passa a fugir do padro, e, como consequncia, passa a se constituir em uma situao que conduza a acidentes.

Padres Mnimos de QSMS PM-QSMS


O Empreendimento possui Padres PM-QSMS que contemplam 53 itens com recomendaes especficas, dos quais 12 se encontram mais focados para as atividades de obras civis e montagens. So eles:
PM-01 Escadas, rampas e passarelas PM-02 Demolio, escavao e movimentao de terra PM-03 Alvenaria, revestimento e acabamento PM-05 Movimentao de cargas PM-08 Empilhamento de materiais PM-09 Levantamento e transporte manual de peso PM-10 Trabalhos em altura PM-11 Isolamento e sinalizao de rea PM-13 Carpintaria e manuseio de serra eltrica PM-15 Trabalhos em circuitos eltricos PM-19 Servios de pintura PM-23 Trabalhos com martelete pneumtico PM-26 Montagem de andaimes PM-37 Trabalhos sobre escadas

14/06/2012

Objetivo do PM-QSMS
Levar toda a fora de trabalho as informaes mnimas necessrias sobre aspectos de segurana dos trabalhadores. O PM-QSMS no pretende e nem substitui as normas legais, contratuais e especficas, servindo como um balizador de informaes mnimas de QSMS. Toda a fora de trabalho o recebe na Integrao da IERV e o deve portar , devendo consult-lo sempre que houver dvidas quanto forma correta ou a mais segura de se executar uma atividade. Na hierarquia dos procedimentos aplicveis tem-se:

Procedimentos legais; Procedimentos Contratuais; Procedimentos especficos aprovados pela Fiscalizao, inclusive os mencionados ou relacionados nas PTs, PTTs e APRs (ARs); PM-QSMS.

Norma Regulamentadora NR-18


Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organizao, com vistas implementao de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na Indstria da Construo. Consideram-se atividades da Indstria da Construo as constantes do Quadro I, Cdigo da Atividade Especfica, da NR 4 e as atividades e servios de demolio, reparo, pintura, limpeza e manuteno de edifcios em geral, de qualquer nmero de pavimentos ou tipo de construo, inclusive manuteno de obras de urbanizao e paisagismo.

14/06/2012

Atividades a serem desenvolvidas

Verifique nas situaes seguir, atravs das fotos, os descumprimentos legais, contratuais ou do PM-QSMS.

Os riscos e as atividades humanas


Todas as atividades humanas trazem consigo riscos associados, os quais podem ser devidos a causas como: Desconhecimento dos mesmos pelos trabalhadores; Falta ou no uso de EPIs adequados; Falta ou no cumprimento dos procedimentos de SMS; Fatores ambientais; Acidentes que envolvam os trabalhadores.

14/06/2012

Muitas vezes o trabalhador corre riscos intencionalmente, seja para agilizar a concluso de uma atividade, ou mesmo por no possuir a adequada cultura de QSMS que contemple o conhecimento dos riscos e as medidas necessrias para evit-los ou mitig-los. Em outros momentos o trabalhador obrigado a assumir riscos pressionado pelos os Encarregados que tm em meta exclusivamente o trmino das tarefas, a qualquer custo.

As empresas tm que entender que o ltimo recurso disponvel deve ser sempre o do fornecimento dos EPIs aos trabalhadores, cabendo a elas, em primeiro lugar, providenciar locais de trabalho salubres e seguros. Na hiptese de no ser possvel nem uma coisa e nem outra as empresas devem buscar mitigar os riscos, atravs de protees coletivas ou individuais, sempre eficazes, pois caso contrrio, alm de no protegerem convenientemente os trabalhadores passaro a ser fator de estorvo s atividades dos mesmos.

14/06/2012

Construo da dcada de 70 onde aes de sustentabilidade no eram levadas em considerao

10

14/06/2012

Trabalhadores adensando o concreto nas formas sem prenderem seus cintos a linha de vida.

H aqueles que por acreditarem que s suas experincias so importantes passam a ser imunes aos acidentes, desprezando os dispositivos de proteo individual.

11

14/06/2012

Um trabalho de armao sendo desenvolvido dessa forma atende aos requisitos das normas?

Realizao de trabalhos com ferragens dentro dos padres de QSMS

12

14/06/2012

Realizao de atividades junto ferragens dentro de um padro de QSMS

Ausncia de um Padro de Segurana, motivado pelo excesso de confiana do trabalhador e da lenincia do Encarregado

13

14/06/2012

A elevao e movimentao de carga dessa maneira pode apresentar algum risco para os trabalhadores?

A cinta de elevao um meio seguro de movimentao de carga. Ser esse o modo seguro e a forma segura de trabalho?

14

14/06/2012

Existe alguma diferena entre este slide, da construo do Empire State e o slide anterior?

Execuo de transporte de cargas utilizando padro de segurana

15

14/06/2012

A utilizao de uma bancada de trabalho tornaria essa atividade mais segura?

Utilizao de bancada para a realizao de servios de carpintaria

16

14/06/2012

Os empregados esto realizando suas atividades de maneira segura?

Realizao de trabalho em altura com uso de cinto de segurana e trava quedas

17

14/06/2012

Utilizao de escadas-plataforma, para o deslocamento seguro e para a execuo de pequenas atividades, provida de corrimos

O padro adotado tanto de montagem quanto de utilizao do andaime est adequado?

18

14/06/2012

Realizao de trabalho sobre andaime dentro dos padres da NR-18

Essa cinta de elevao de carga est em condies adequadas para utilizao?

19

14/06/2012

Cinta de elevao de carga com a cor indicativa da capacidade de carga.

H alguma falha de segurana nessa instalao eltrica de acionamento de gerador?

20

14/06/2012

Painel eltrico montado dentro do padro legal

H alguma deficincia de segurana neste equipamento de solda?


Vlvula de Fluxo

21

14/06/2012

Caneta de oxi-corte dentro do padro de QSMS

Vlvula cortachama

Equipamento de oxi-corte provido de vlvula corta chama.

22

14/06/2012

Essa atividade de montagem de laje est sendo realizada de modo seguro?

Concretagem de laje dentro do padro de QSMS

23

14/06/2012

Essa atividade em altura est sendo realizada de maneira segura?

Existe alguma diferena entre este slide, da construo do Empire State e o slide anterior?

24

14/06/2012

Ser essa a maneira correta de se realizar um trabalho sobre andaimes?

Trabalho realizado dentro de padres de QSMS

25

14/06/2012

Este pequeno almoxarifado de obra est compatvel com os padres mnimos?

Almoxarifado dentro de padro de QSMS

26

14/06/2012

Verifique os riscos provocados pela falta de sinalizao e isolamento da obra:

rea isolada e sinalizada dentro dos padres de QSMS

27

14/06/2012

O descarte de materiais desta obra est sendo feito de modo correto?

Segregao de materiais realizada dentro de padres de QSMS.

28

14/06/2012

Verifique se houve falta de planejamento e de recursos que propiciaram essa situao:

Atividade realizada aps rigoroso planejamento de QSMS

29

14/06/2012

Observe dentre os fatores abaixo aqueles que conduzem a riscos:

Execuo de atividades de escavao de valas fora dos padres de segurana

30

14/06/2012

Concretagem sendo realizada dentro dos padres de QSMS


Observar a amarrao dos trabalhadores que concretam na borda do prdio

Concretagem sendo realizada com os trabalhadores uniformizados especialmente para tal atividade

31

14/06/2012

Instalao provisria para iluminao noturna

Padro para iluminao noturna

32

Вам также может понравиться