Вы находитесь на странице: 1из 8

Bsico sobre

1. Conceitos Bsicos
A proposta conceitual dos Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio (SDAI) detectar o fogo em seu estgio inicial, a fim de possibilitar o abandono rpido e seguro dos ocupantes do edifcio e iniciar as aes de combate ao fogo, evitando assim a perda de vidas, do patrimnio e tambm evitar contaminao do meio ambiente. Um sistema de alarme de incndio possui trs elementos bsicos dentro do conceito operacional do sistema, que podemos descrev -los como deteco, processamento e aviso. O primeiro elemento (deteco) a parte do sistema que percebe (detecta) o incndio. Aqui podemos cham-los de sensores (Detector de Fumaa, Calor, Chama, Gs, etc...) ou dispositivos de acionamento manual (Botoeiras). O segundo elemento envolve o processamento do sinal dos diversos tipos de detectores de incndio ou acionadores manuais, que enviam o sinal de deteco de incndio do local do fogo at um painel (Central de Incndio). Por ltimo, a Central de Incndio ativa o aviso por meio de sinalizao visual e/ou sonora (Sirenes, Estrobos, etc...), com o objetivo de alertar os ocupantes e tambm acionar dispositivos auxiliares para operao de outros sistemas (Abertura de Portas, Sistemas de Alarme, etc...) . Como por exemplo: Sinalizao Visual e/ou Sonora : Acionar Sinais Sonoros (Sirenes, Buzzers, etc...) Acionar sinais luminosos (Estrobos, L mpadas, Leds, etc...) Sinalizao com Dispositivos Especficos : Acionar Sistema de Controle de Fumaa Acionar Pressurizao das Escadas Acionar Vlvulas de Jatos Dgua (Sprinklers) Acionar Abertura e Fechamento de Portas Acionar Elevadores ao Piso de Descarga Sinalizao com Integrao com Equipamentos : Acionar Zonas de Centrais de Alarme Acionar Comunicao TCP/IP (M dulos de Transmisso Prprios do Fabricante da Central) A deteco de um incndio ocorre por intermdio dos fenmenos fsicos primrios e secundrios de uma combusto. Tipos de Fenmenos Fsicos Primrios: A radiao (visvel e invisvel) da chama aberta A variao de temperatura do ambiente devido a um incndio Tipos de Fenmenos Fsicos Secundrios: A produo de fumaa A produo de fuligem

2. Definies
Sistema de Deteco e Alarme de Incndio (SDAI) Conjunto de equipamentos destinados a gerar um alarme ou uma ao automtica de extino quando um de seus componentes atuar em funo da presena de um incndio. Central de Deteco e Alarme de Incndio Equipamento destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de deteco e alarme, convertendo-os em indicaes (informaes) adequadas, bem como a comandar e controlar os demais componentes do sistema (sirenes, estrobos, dispositivos de combate a incndio, abertura de portas, integrao com zonas de centrais de alarme, etc...) . Trabalhamos atualmente, na Spya Express, com Centrais de Alarme de Incndio Convencionais e Endereveis da Napco. Os modelos disponveis so: Centrais Convencionais: NGSG101 NGSG102 NGSG104 NGSG108 NGSG116 (1 lao) (2 laos) (4 laos) (8 laos) (16 laos) Centrais Endereveis: NGSG100 (8 laos) NGSG200 (16 laos)

Importante: Nas Centrais de Alarme de Incndio Convencionais da Napco podemos conectar em cada lao um total de 15 (quinze) dispositivos (detectores de incndio) e uma quantidade infinita de acionadores manuais (botoeiras genricas), desde que os acionadores estejam antes dos detectores nas ligaes fsicas dos laos.

Importante: Nas Centrais de Alarme de Incndio Endereveis da Napco podemos conectar em cada lao um total de 128 (cento e vinte e oito) dispositivos (detectores de incndio, mdulos endereveis, sirenes, estrobos, acionadores manuais). Porm, os dispositivos obrigatoriamente sero da prpria Napco.

Detectores Os detectores so projetados para agirem em pontos estratgicos, fixos, com abrangncia de uma rea de atuao predeterminada. O detector um ponto fixo e imvel dentro dessa rea. A fumaa ou calor produzido no ambiente dever passar por ele para sensibiliz-lo. Caso exista uma corrente de ar no local (ar-condicionado por exemplo), pode haver um deslocamento contrrio da fumaa ou do calor em sentido oposto ao detector, assim no ficar sensibilizado e o alarme no se produzir no tempo esperado. Acionadores Manuais So dispositivos usados para iniciar o a larme de forma manual. Devem ser instalados em locais de trnsito de pessoas (halls, corredores, junto s sadas de ambientes, ci rculaes em geral), de forma a facilitar sua localizao e acionam ento. Os acionadores manuais devem conter instrues de operao impressas em portugus no prprio corpo, de forma clara e em lugar facilmente

visvel. Devem conter dispositivo que dificulte o acionamento acidental, porm facilmente destrutvel no caso de operao intencional. Os acionadores mais usados so: a) tipo quebre o vidro, em que ao se pressionar o vidro ou outro material flexvel transparente de proteo acione o alarme, informando o evento central. b) acionador de dupla ao, no q ual se retira (ou quebra-se) primeiramente uma proteo externa transparente em forma de tampa e ento se aciona a a lavanca do alarme pressionando-a para baixo. Circuito de Deteco ou Lao Circuito no qual esto instalados os detectores automticos, acionadores manuais ou quaisquer outros tipos de sensores pertencentes ao sistema : Circuito de Deteco ou Lao Classe A Todo circuito no qual existe a fiao de retorno central (lao de ida e volta circuito redundante). Nota: Recomenda-se que o circuito de retorno central tenha trajeto distinto daquele da central proveniente. Obs.: As Centrais de Alarme de Incndio Endereveis da Napco utilizam laos em Classe A. Circuito de Deteco ou Lao Classe B Todo circuito no qual no existe a fiao de retorno central (fios saem da central para os dispositivos e no voltam para fechar um lao). Obs.: As Centrais de Alarme de Incndio Convencionais da Napco utilizam laos em Classe B.

3. Tipos de Sistemas
Sistema Convencional e Sistema Enderevel.
Sistema Convencional Foram os primeiros a surgirem no mercado. Possuem sistema bem simples e por isso suas informaes so bem limitadas. Geram informaes baseadas na transmisso de nveis de tenso. Os nveis de informaes geradas na central limitam -se basicamente a quatro situaes: operao normal, alarme, falha e circuito aberto (ou em curto). No possui CPU (processador dos sinais enviados pelos dispositivos detectores e acionadores manuais). Importante: No sistema convencional os equipamentos de fabricantes distintos (em sua maioria) so compatveis entre si. Detectores de marca A podem ser instalados em centrais da marca B;

Sistema Enderevel Cada dispositivo (Detectores e Acionadores Manuais) possui um cdigo de endereamento, ou seja, possui um endereo prprio. Estes endereos so configurados na Central de Incndio atravs de um aparelho chamado programador. As informaes programadas so processadas em uma CPU que, por sua vez, reconhece o cdigo do dispositivo acionado e disponibiliza na central a exata localizao do ponto alarmado, ou seja, por meio da modulao de sinais (codificao) passa a existir uma comunicao entre central e o equipamento remoto (de tectores; acionadores manuais; mdulos de superviso e comando etc.). A ssim a sua localizao precisa na edificao se torna possvel, uma vez conhecido o endereo sabe -se exatamente o local da edificao onde h o possvel princpio de incndio. A CPU controla todo o sistema e mostra as informaes por meio de LCD (visor de cristal lquido). Importante: Os sensores e dispositivos de acionamento comunicam apenas com centrais de incndio de mesmo fabricante, ou seja, um equipamento enderevel do fabricant e A s pode ser ligado central enderevel do fabricante A e assim por diante.

4. Tipos de Detectores e Acionadores Manuais


Detectores de fumaa Tipo ptico: baseado em uma cmara escura complementada com um emissor e um receptor que detectam a presena de partculas de fumaa em seu interior, seja por reflexo da luz ou por obscurecimento. Utilizados em ambientes no qual, num princpio de incndio, haja expectativa de formao de fumaa antes da deflagrao do incndio propriamente dito. Recomendado em fogo de desenvolvimento lento. Exemplo: locais com presena de madeira, papel, tecidos e outros.

Ex.: NI 102 Tipo inico: atua mediante a presena de produtos de combusto visveis ou invisveis. Os detectores inicos possuem duas cmeras ionizadas por uma fonte com baixo poder radioativo, sendo uma cmara de referncia e outra de anlise. Utilizados em ambientes em que, num princpio de incndio, haja formao de combusto, mesmo invisvel, ou fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito, locais com possvel desenvolvimento rpido do fogo e alta liberao de energia. Exemplo: locais com presena de inflamveis.

Ex.: NI 101

Detectores de Temperatura (Calor) Os detectores trmicos so instalados em ambientes nos quais a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princpio de incndio. Indicados para fogo com elevao de temperatura (quando a temperatura alcana um nvel fixo). Indicados para sala de geradores, casa de mquinas, transformadores entre outros. Detectores Termovelocimtricos (Detector Dual de Temperatura) Os detectores termovelocimtricos atuam por meio de gradiente de temperatura, respondendo a uma elevao brusca de temperatura em pouco espao de tempo ou quando essa temperatura atinge um valor predeterminado. Sua aplicao est espe cificamente indicada para incndio que se inicia com uma elevao brusca de temperatura. Indicados tambm para locais onde no conveniente utilizar detectores de fumaa, por exemplo: cozinha, lavanderias, garagem entre outros.

Ex.: NI 103

Detectores Lineares Os detectores lineares so destinados a atuar quando ocorre a presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, ou a va riao anormal de temperatura ao largo da linha imaginria de deteco. O detector se compe de duas peas bsicas, transmissor e receptor. O transmissor projeta luz infravermelha at um receptor, que, por sua vez, converte o feixe de luz em um sinal eltr ico. Indicados para locais onde no possvel realizar deteco pontual (locais com grandes alturas e locais abertos). Detectores de Chama (Ultra -Violeta) Os detectores de chama possuem dispositivo que indica a presena de partculas slidas, vapores e/ou gases que compem a fumaa de chamas. So utilizados em ambientes nos quais a chama o primeiro indcio de fogo. O sensor de chama sensvel aos raios ultravioletas presentes na chama do fogo. Por suas caractersticas de projeto, esse detector discri mina outras formas de raios, sendo, portanto, imune luz natural. Recomenda -se que o detector de chama tenha dispositivo que indique sujeira na lente, necessitando limpeza. Indicados para reas nas quais uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hang ares, reas de produo petroqumica, reas de armazenagem e transferncia, instalaes de gs natural, cabines de pintura, solventes entre outros.

Ex.: NI 104 Detectores por Aspirao Detectores que agem colhendo amostras do ar por meio de tubulao (com furos programados) distribuda no ambiente a ser protegido e conduzindo as amostras do ar constantemente at uma cmara para ser analisadas. Um filtro na en trada da cmara no permite que partculas de poeira em suspenso possam causar alarmes falsos. A tubulao abrange uma rea como se fosse um lao com detectores convencionais (vinte detectores). Indicados para salas com equipamentos eltricos, salas de telecomunicao, CPD, museus, catedrais, salas frigorficas entre outros. Acionadores Manuais So dispositivos usados para iniciar o alarme de forma manual. Devem ser instalados em locais de trnsito de pessoas (halls, corredores, junto s sadas de ambient es, circulaes em geral), de forma a facilitar sua localizao e acionamento. Os acionadores manuais devem conter instrues de operao impressas em portugus no prprio corpo, de forma clara e em lugar facilmente visvel. Devem conter dispositivo que di ficulte o acionamento acidental, porm facilmente destrutvel no caso de operao intencional. Os acionadores mais usados so:

a) Tipo quebre o vidro, em que ao se pressionar o vidro ou outro material flexvel transparente de proteo fecha se o circuito, informando o evento central.

b) Acionador de dupla ao, no qual se retira (ou quebra-se) primeiramente uma proteo externa transparente em forma de tampa e ento aciona-se a alavanca do alarme pressionando-a para baixo.

Ex.: NI 202

Ex.: KAPX01E

Adendo : Gases Txicos Mais Comuns no Incndio e Seus E feitos


A toxicidade da fumaa depende das substncias gasosas que a compe. As mais comuns so: a) Monxido de Carbono - CO: encontrado em todos os incndios e resultado da combusto incompleta dos materiais combustveis a base de carbono, como a madeir a, tecidos, plsticos, lquidos inflamveis, gases combustveis, etc. O efeito txico deste gs a asfixia, pois ele substitui o oxignio no processo de oxigenao do crebro efetuado pela hemoglobina. A hemoglobina o componente do sangue responsvel pe la oxigenao das clulas do corpo humano. Ela fixa o oxignio no pulmo formando o composto denominado oxihemoglobina. Quando o oxignio substitudo pelo monxido de carbono, o composto formado o carboxihemoglobina que provoca a asfixia do crebro pel a falta de oxignio. Esse um processo reversvel, porm lento, portanto, quando as pessoas forem afetadas por este gs fundamental que elas recebam muito oxignio e fiquem em repouso. A anxia produzida pelo monxido de carbono no cessa pela respira o do ar fresco, como no caso dos asfixiantes simples. Aps moderado grau de exposio, somente em torno de 50% do monxido de carbono inalado eliminado na primeira hora em circunstncias ordinrias e sua eliminao completa leva algumas horas quando se r espira ar fresco. A concentrao mxima de monxido de carbono que uma pessoa pode se expor sem sentir seu efeito de 50 ppm (parte por milho) ou 0,005% , em volume no ar. Acima deste nvel aparecem sintomas como dor de cabea, fadiga e tonturas. b) Gs Carbnico - CO 2: encontrado tambm em todos os incndios e resultado da combusto completa dos materiais combustveis a base de carbono. A toxicidade do gs carbnico discutvel. Algumas publicaes no o citam como gs txico, dizem que o mal -estar devido diminuio da concentrao de oxignio pela presena dele no ambiente, enquanto outras dizem ser txico. Entretanto, como efeito nas pessoas que inalam o gs carbnico foi verificado que a respirao estimulada, os pulmes dilatam -se e aumenta a acelerao cardaca. O estimulo pronunciado na concentrao de 5% e aps a exposio de 30 min produzem sinais de intoxicao; acima de 7% ocorre a inconscincia pela exposio de alguns minutos. O limite tolervel pelas pessoas em torno de 5.000 ppm ou 0,5% em volume no ar. c) Gs Ciandrico, Cianeto ou Cianureto de Hidrognio - HCN: produzido quando materiais que contm nitrognio em sua estrutura molecular sofrem a decomposio trmica. Materiais mais comuns que produzem o gs ciandrico na s ua queima so: seda, nilon, orlon, poliuretano, uria-formoldeido, acrilonitrila, butadieno e estireno. O gs ciandrico e outros compostos ciangenos bloqueiam a atividade de todas as formas de seres vivos. Eles exercem uma ao inibidora de oxigenao nas clulas vivas do corpo. d) Gs Clordrico - HCl: um gs da famlia dos halogenados; os outros so HBr (gs bromdrico), HF (gs fluordrico) e HI (gs ioddrico). O cloro o halognio utilizado para inibir o fogo nos materiais sintticos, sendo com um encontr-lo nas estruturas dos diversos materiais de construo que sejam feitos de PVC - cloreto de polivinil. Seu efeito lesar a mucosa do aparelho respiratrio, em forma de cido clordrico (gs clordrico + umidade da mucosa), provocando irritao quando a concentrao pequena, tosse e nsia de vmito em concentraes maiores e finalmente leso seguido de infeco. e) xidos de Nitrognio - NOx: uma grande variedade de xidos, xi -cidos e xi-anions, correspondentes aos estados de oxidao do n itrognio de +1 a +5, pode ser formada num incndio. As suas formas mais comuns so: monxido de dinitrognio (N2O); xido de nitrognio (NO); dixido de nitrognio (NO2) e tetrxido de dinitrognio (N2O4). O xido de nitrognio no encontrado livre na atmosfera porque muito reativo com o oxignio formando o dixido de nitrognio. Esses componentes so bastante irritantes inicialmente; em seguida, tornam -se anestsicos e atacam particularmente o aparelho respiratrio, onde forma os cidos nitroso e ntrico, em contato com a umidade da mucosa. Esses xidos so produzidos, principalmente, pela queima de nitrato de celulose e decomposio dos nitratos inorgnicos. f) Gs Sulfdrico - H2S: um gs muito comum no incndio e produzido na queima de madeira, alimentos, gorduras e produtos que contenham enxofre. Seu efeito txico sobre o homem a paralisao do sistema respiratrio e dano ao sistema nervoso.

g) Gs Oxignio - O2: o consumo do oxignio na combusto dos materiais diminui a concentrao desse gs no ambiente e um dos fatores de risco vida das pessoas. Outros gases que so encontrados na fumaa: dixido de enxofre - SO2 , acrilonitrila - CH2CHCN, formaldedo HCHO, fosgene COCl, etc...

Abril de 2009 Departamento Tcnico - Spya Express Ltda.

Вам также может понравиться