Вы находитесь на странице: 1из 12

O que significa viver na Europa da Idade Mdia?

476
Queda do Imprio Romano do Ocidente

Ano 1000

1492
Ano do descobrimento da Amrica e da expulso dos mouros da Espanha

O perodo da histria humana ocidental conhecido como Idade Mdia compreende, numa metodologia cronolgica didtica, da queda do Imprio Romano do Ocidente Renascena. um perodo de mais de 1000 anos em que se consolidaram muitos elementos da atual cultura ocidental.
A terminologia Medium Tempus (Idade Mdia) foi cunhada no sculo XIV por Petrarca e outros humanistas italianos e, posteriormente, a partir do sculo XVI, desenvolveu-se mais amplamente entre intelectuais alemes e franceses para designar um perodo que constituiria uma idade intermediria entre a Antiguidade e o futuro que estava porta, a Renascena. Claramente, apesar de j muito difundido e constantemente utilizado, o termo Idade Mdia carrega em si uma dose de preconceito e desconhecimento perante um magnfico perodo da histria da humanidade.
(Eco, 2011)

alta Idade Mdia


a impreciso das fronteiras . da queda do Imprio Romano ao ano 1000
1vaga de invasores sc. V

Hunos

alta Idade Mdia assiste a uma geografia poltica diversificada


Formao dos Reinos Brbaros A Europa Crist - Imprios . Reinos . Senhorios .

Comunas

Por volta do ano 1000, numa situao j consolidada no respeitante ao Sacro Imprio Romano, a Europa atravessa um perodo caraterizado por uma srie de agresses violentas provenientes em particular :
-da expanso dos povos escandinavos no Norte -do vigor das incurses dos hngaros no Leste - e da presso muulmana no Sul
A Europa do ano 1000

2vaga de invasores sc. VIII a X

a Idade Mdia de transio


perodo do chamado renascimento depois do ano 1000
Nos sculos XI a XIII, o cristianismo na Europa ocidental foi marcado por um zelo religioso que se manifestou em termos de participao em movimentos de cruzadas e reformas
Sobre a bandeira da Igreja Romana muitos cristos lutaram por motivos religiosos contra muulmanos e hereges, enquanto movimentos de reformas eram ensaiados atravs das ordens monsticas e dos cristos leigos (que no faziam parte do clero). Embora fosse um perodo de ardor espiritual, as Escrituras estavam distantes dos cristos e o poder por trs do trono papal no parava de aumentar.

Apesar dos cruzados terem interesses econmicos ou polticos, o motivo primeiro das Cruzadas era religioso.

Durante os anos de 1095-1291 d.C. os cristos da Europa Ocidental realizaram diversas cruzadas contra os muulmanos na Palestina.
Na Pennsula Ibrica uma reconquista lenta (722-1492) comeou sobre os territrios governados pelos muulmanos que eram urbanizados e com um nvel intelectual elevados.

uma nova conjuntura econmica de expanso


Fim das guerras - a partir do sculo X, das grandes invases e do clima de insegurana, violncia e instabilidade por elas provocado; - aps o sculo XI, das guerras privadas e das guerras internas, atravs da institucionalizao progressiva da Paz de Deus
Fim dos terrores e dos medos - com o passar do ano 1000 diminuiu o pnico provocado pelo mito do fim do mundo que atormentou o esprito dos Homens da Idade Mdia Melhoria climtica - A existncia de uma lenta, mas notria melhoria climtica que se teria iniciado j em meados do sculo VIII Lento aumento demogrfico -at ao sculo XIII mantem-se o ciclo demogrfico antigo ainda que a partir do sculo XI e XII se verifique uma lenta acumulao demogrfica que continua merc de epidemias, ms colheitas, guerras ocasionais mas que leva ao ressurgimento urbano

Formao de uma elite consumidora - a elite aristocrtica que finda as guerras, tendia irresistivelmente a utilizar o seu poder sobre a terra e sobre as pessoas para aumentar os seus gastos, fornecendo estmulos ao progresso
Progressos tcnicos - ainda que com um carcter rudimentar e sobretudo rural

baixa Idade Mdia . conjuntura de crise


poca da crise do sculo XIV e ao mesmo tempo poca gloriosa em que Dante conclui a Divina Comdia (Inferno, Purgatrio e Paraso), Petraca e Boccaccio escrevem e floresce o humanismo florentino da Renascena
viu tambm a exploso demogrfica da populao.
Na Itlia Central e do Norte e na Flandres o aparecimento de cidades comunas - marcou o processo de reurbanizao na Europa Ocidental. Uma consequncia foi que o mundo literrio latino ganhou acesso a bibliotecas que incluam literatura clssica e filosofia. Atravs das tradues dessa bibliotecas abriu-se espao para a filosofia de Aristteles. Apareceram as primeiras universidades nas maiores cidades europeias desde 1080, trazendo uma nova e interessante forma de olhar o mundo. A literacia comeou a crescer, e deram-se os maiores avanos na arte, escultura, msica e arquitetura. Grandes catedrais foram construdas atravs da Europa, primeiro em estilo romnico, e mais tarde o gtico.

Politicamente, o final da Idade Mdia foi tipificado pelo declnio do poder feudal e a sua substituio de uma forte realeza baseada no conceito naes-estado. Esta consolidao no diminuiu a frequncia da guerra, o final da Idade Mdia voltou a acender muitos conflitos tais como a Guerra dos Cem Anos entre a Frana e a Inglaterra. A participao nestas guerras enfraqueceu os reinos cristos do leste nas suas confrontaes contra a expanso do mundo islmico.

De facto durante este perodo o Imprio Bizantino estava em declnio, tendo pouca influncia . Aps a Batalha de Manzikert(1071), o ex-imprio estava reduzido a uma concha; sobreviveu at 1453.
O Reino Cristo estava tambm dividido neste perodo, durante o sculo XIV. Este sculo turbulento viu o Papado de Avignon de 1305-1378, tambm chamado "Cativeiro na Babilnia", e Cisma do Ocidente de 1378-1418. Dessas divises resultou a lealdade para com as igrejas regionais ou nacionais. Os Luteranos separar-se-o de Roma em 1517, e a subsequente diviso entre Catolicismo e Protestantismo por volta de 1500 assinalaram o fim da velha ordem.

Entretanto, o comrcio crescia atravs da Europa e o perigo das viagens tinha reduzido, e a economia acompanhava este crescimento. Este perodo viu a formao da Liga Hansetica e outras instituies de comrcio e financeiras que operavam atravs da Europa Ocidental.

O final da Idade Mdia foi testemunho do declnio econmico que comeou com o primeiro perodo de inflao que se tinha controlado desde o sculo XI. O prprio clima modificou-se, depois de um longo Perodo Medieval Quente, deu-se a Pequena Idade do Gelo.
Final da Idade Mdia regista acontecimentos como : -a Grande Fome de 1315-1317 -a Peste Negra de 1348 -e manifestaes populares, particularmente no ocidente
Na Peste Negra, a Europa Ocidental perdeu cerca de 1/3 em algumas reas mais de 50% da sua populao devido a esta doena. Historiadores de economia como o caso de Fernand Braudel conclui que a Peste Negra comeou durante a recesso da economia europeia que estava em marcha desde o incio de sculo, o que s piorou as condies de vida das populaes. Como consequncia , deram-se mudanas a nvel social e econmico durante os sculos XIV e XV. Na Europa Ocidental, o baixo preo da fora de trabalho providenciou um incentivo para competir por camponeses, uma inovao que alguns argumentam, representar : - as razes do capitalismo; -o resultado para a Renascena e para a Reforma religiosa, a criatividade social , econmica; -e respostas tecnolgicas que assinalaram o fim da velha ordem medieval e o comeo do Perodo Moderno.

O que significa viver na Europa da Idade Mdia?


1. durante o perodo medieval que se estabelece: a complexa fuso de valores culturais romanos e germnicos, onde o papel da Igreja permite a segunda romanidade da Europa pela sacralizao das instituies e comportamentos Cristianizao dos reinos brbaros

2. necessrio reconhecer ainda que, mesmo no interior desse perodo, se produziram mudanas nas vivncias . Devemos pois tratar a histria da Idade Mdia na convico de ter havido muitas idades mdias (Eco, 2011) 3. Ao mesmo tempo, este o perodo que vive a consolidao da feudalidade (em torno do feudo, homenagem, relaes feudo-vasslicas e dependncias servis); a formao e esplendor do Imprio Bizantino; a expanso dos rabes e o surgimento das primeiras universidades; o estilo romnico, e mais tarde o gtico; conjunturas de recesso, prosperidade e de crise, como o foi a crise do sculo XIV.

O que significa viver na Europa da Idade Mdia?


Quase tudo o que caraterizou esta poca nos planos moral, social, intelectual e artstico culmina ou tem a sua correspondncia quer:

- nos monumentos de pedra que testemunham a sua grandeza; - na aventura em que se exprimiram a sua f e a sua esperana, a sua nsia de viver e a sua impacincia perante os limites.

De 1050 a 1350, notam-se diferenas profundas. A Cristandade do Ocidente comea por tomar conscincia dos esforos realizados pelos seus predecessores imediatos. Depois, vem o florescimento do sculo XII, slido, simples e forte. E, no sculo XIII, atinge-se o cume, com a construo das catedrais, a Suma de Santo Toms de Aquino e o triunfo do Papado. Depois disso, ir-se-o delineando as linhas de menor resistncia, que sero, no futuro prximo, as linhas de rutura

Europa medieval
tempo de: - copistas e iluminuras - Livros de Horas, Cavalaria, e marcada por duas das suas grandes realizaes: - a Catedral e a Cruzada.

Вам также может понравиться