Вы находитесь на странице: 1из 9

Inferno

Inferno
Inferno um termo usado por diferentes religies, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenao. A origem do termo latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior".

Etimologia
A palavra inferno, que hoje conhecemos, origina-se da palavra latina pr-crist inferus "lugares baixos", infernus.[1] Na Bblia latina, a palavra usada para representar o termo hebraico Seol e os termos gregos Hades e Geena, sem distino. A maioria das verses em idioma Portugus seguem o latim, e eles no fazem distino do original hebraico ou grego:

Ilustrao medieval do inferno no Hortus deliciarum, manuscrito de Herrad de Landsberg (cerca de 1180).

V.T. Hebraico V.T. Grego N.T. Grego Seol [2] [4] Hades Ennom [5] Hades Geena [3] [6]

Latim

Portugus vezes no N.T. 10 vezes 11 vezes

infernus inferno infernus inferno

Ge Hinom

Das palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tendo conotao clara de um lugar para onde os mortos vo. Em versculos bblicos onde se menciona tais palavras, possvel perceber que se trata de um s lugar. Com o passar do tempo, muitas religies interpretaram o inferno, como o destino de apenas alguns; pessoas que no assumiram uma conduta louvvel no ponto de vista religioso, e que por isso, foram condenadas ao sofrimento jamais visto pelo mundo material.[7] Alguns telogos observaram, contraditoriamente, que o inferno no poderia ser um lugar desagradvel, afirmando que um personagem bblico que estava em sofrimento no mundo real, almejou esconder-se no inferno, para aliviar sua dor. Porm, o prprio Jesus fez uma narrativa de uma situao de uma pessoa que se encontrava no inferno, essa pessoa implorava a Abrao que mandasse um conhecido que no estava no inferno lhe refrescasse a lngua com pelo menos a ponta do dedo molhado em gua, pois em chamas era atormentado (Ver Lucas, captulo 16, versculos de 19 ao 31).[8] Obviamente tal relato no foi em sentido literal, pois uma gota de gua no alivia dor de quem est em chamas ou num calor intenso, mas queria dizer que pelo enorme sofrimento precisaria aliviar-se de qualquer jeito. A crena na existncia de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra Geena, traduzida para lago de fogo, uma forma simblica para destruio eterna. Alguns telogos concluem que todos que morrem vo para o inferno (Hades e Sheol), lugar onde at o prprio Jesus foi, a sepultura, sua cmara morturia. Como a prpria Bblia menciona, ele

Inferno no foi esquecido no Inferno, foi ressuscitado ao terceiro dia conforme relatam os evangelhos. Porm deve-se salientar que outros telogos veem que essa ida de Cristo ao lugar de tormento foi para tomar o lugar de cada ser humano que estava destinado morte eterna pelo pecado original de Ado, e sendo Jesus tido como o consumador da f serviu de cordeiro expiatrio apesar de no ter visto corrupo. Portanto, as palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tem conotao clara de um lugar para onde vo os mortos. Segundo a Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Hades se refere a sepultura comum da humanidade, lugar onde vo todos os que morrem. J a palavra Geena se refere a uma condio. Sendo esta a condio daqueles pecadores no arrependidos: destruio eterna. De fato, no existe inferno de fogo literal, lugar de tormento eterno para onde vo os maus. Quando a Bblia menciona inferno nada mais do que a prpria condio da morte. Romanos 6: 23 diz: "Pois o salrio pago pelo pecado a morte, mas o dom dado por Deus a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor."

Mudanas no Sentido da Palavra Inferno


O Dicionrio Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento diz a respeito do uso de inferno para traduzir as palavras originais do hebraico Sheol e do grego Hades (Bblia): Hades . . . Corresponde a Sheol no Antigo Testamento. Na Verso Autorizada do A.T. e do N. T., foi vertido de modo infeliz por Inferno.[9] A Enciclopdia da Collier diz a respeito de Inferno: Primeiro representa o hebraico Seol do Antigo Testamento, e o grego Hades, da Septuaginta e do Novo Testamento. Visto que Seol, nos tempos do Antigo Testamento, se referia simplesmente habitao dos mortos e no sugeria distines morais, a palavra inferno, conforme entendida atualmente, no uma traduo feliz.[10] O Terceiro Novo Dicionrio Internacional de Webster diz: Devido ao entendimento atual da palavra inferno (Latim Infernus) que ela constitui uma maneira to infeliz de verter estas palavras bblicas originais. A palavra inferno no transmitia assim, originalmente, nenhuma idia de calor ou de tormento, mas simplesmente de um lugar coberto ou oculto (de . . . helan, esconder).[11] A Enciclopdia Americana diz: Muita confuso e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades e Geena pela palavra inferno. A simples transliterao destas palavras por parte dos tradutores das edies revistas da Bblia no bastou para eliminar apreciavelmente esta confuso e equvoco.[12] O significado atribudo palavra inferno atualmente o representado em A Divina Comdia de Dante[13], e no Paraso Perdido de Milton[14], significado este completamente alheio definio original da palavra. A idia dum inferno de tormento ardente, porm, remonta a uma poca muito anterior a Dante ou a Milton.

O Inferno de Fogo e a Igreja


O conceito sobre o inferno de fogo comeou a ser adotado pela igreja catlica principalmente a partir do 2. sculo EC, bem depois da poca dos primitivos cristos, segundo a Apocalypse of Peter (Apocalipse de Pedro do 2. sculo EC) foi a primeira obra crist apcrifa a descrever a punio e as torturas de pecadores no inferno.[15] No entanto, os primeiros Pais da Igreja discordavam na questo do inferno. Justino, o Mrtir, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Cipriano acreditavam que o inferno era um lugar de fogo. Orgenes e o telogo Gregrio de Nissa achavam que o inferno era um lugar de separao de Deus de sofrimento espiritual. Agostinho de Hipona, por outro lado, sustentava a idia de que o sofrimento no inferno era tanto espiritual como fsico conceito que passou a ser aceito. Por volta do quinto sculo a rigorosa doutrina de que os pecadores no tero uma segunda oportunidade aps a vida, e que o fogo que os devorar jamais se extinguir, prevalecia em toda a parte.[16] No sculo XVI, reformadores protestantes tais como Martinho Lutero e Joo Calvino entenderam que o tormento ardente do inferno simbolizava passar a eternidade separado de Deus. No entanto, a idia de o inferno ser um lugar

Inferno de tormento ressurgiu nos dois sculos seguintes. O pregador protestante Jonathan Edwards costumava aterrorizar o corao dos colonos americanos no sculo XVIII com a descrio vvida do inferno. Pouco depois, porm, as chamas do inferno comearam a diminuir lentamente. O inferno quase morreu no sculo 20.[17]

Inferno como arqutipo contemporneo


A fuso entre paixo, desejo, pecado e condenao envolvida na imagem do Inferno permitiram ao imaginrio contemporneo imaginar antes lugar de prazer e de servido ao prazer do que propriamente de sofrimento ou purificao. O fenmeno bem observado na cultura crist que, no seguimento dos esforos aplicados s ideias de purificao do monotesmo, condenou as divindades mais materiais da fertilidade, das paixes e da energia sexual, o que literalmente as transformou em demnios. Assim, os arqutipos da paixo e do prazer ficaram associados ao do inferno, com a conseqente mudana de sentido e de atrao sobre a imaginao. Outras correntes de pensamento actuais, curiosamente tambm com base na cultura catlica-crist, demonstram a sua opinio de inferno no como um local fsico, mas antes como um estado de esprito, indo ao encontro da ideia preconizada por diversas correntes filosfico-religiosas partidrias da reencarnao.

Politesmo
Mitologia grega
Na mitologia grega, as profundezas correspondiam ao reino de Hades, para onde iam os mortos. Da ser comum encontrar-se a referncia de que Hades era deus dos Infernos. O uso do plural, infernos indica mais o carter de submundo e mundo das profundezas do que o carter de lugar de condenao, em geral dado pelo singular, inferno. Distinguindo o lugar dos mortos - o Hades - a mitologia grega tambm concebeu um lugar de condenao ou de priso, o Trtaro. A Grolier Universal Encyclopedia(Enciclopdia Universal Grolier, 1971, Vol. 9, p.205), sobre Inferno, diz: Os hindus e os budistas consideram o inferno como lugar de purificao espiritual e de restaurao final. A tradio islmica o considera como um lugar de castigo eterno. O conceito de sofrimento aps a morte encontrado entre os ensinos religiosos pagos dos povos antigos da Babilnia e do Egito. As crenas dos babilnios e dos assrios retratavam o mundo inferior . . . como lugar cheio de horrores, . . . presidido por deuses e demnios de grande fora e ferocidade. Embora os antigos textos religiosos egpcios no ensinem que a queima de qualquer vtima individual prosseguiria eternamente, eles Esttua de Hades, o deus grego dos mortos, com Cerberus. deveras retratam o Outro Mundo como tendo covas de fogo para os condenados. The Religion of Babylonia and Assyria (A Religio de Babilnia e Assria), de Morris Jastrow Jr., 1898, p.581; The Book of the Dead (O Livro dos Mortos), com apresentao de E. Wallis Budge, 1960, pp.135, 144, 149, 151, 153, 161, 200.

Inferno

Religies abramicas
Judasmo
No judasmo, o termo Gehinom (ou Gehena) designa a situao de purificao necessria alma para que possa entrar no Paraso - denominado por Gan Eden. Nesse sentido, o inferno na religio e mitologia judaica no eterno, mas uma condio finita, aps a qual a alma est purificada. Outro termo designativo do mundo dos mortos Sheol, que apresenta essa caracterstica de desolao, silncio e purificao. A palavra vem de Ceeol, que mais tarde d origem ao termo sheol, no confundindo com "Geena" que era o nome dado a uma ravina profunda ao sul de Jerusalm, onde sacrifcios humanos eram realizados na poca de doutrinas anteriores. Mais tarde, tornou-se uma espcie de lixo da cidade de Jerusalm, frequentemente em chamas devido ao material orgnico. O uso do termo Sheol indica lugar de inconscincia e inexistncia, conforme o contexto nos mostra e no um lugar de punio.

Cristianismo
No Cristianismo existem diversas concepes a respeito do inferno, correspondentes s diferentes correntes crists. A idia de que o inferno um lugar de condenao eterna, tal como se apresenta hoje para diversas correntes crists, nem sempre foi e ainda no consenso entre os cristos. Nos primeiros sculos do cristianismo, houve quem defendesse que a permanncia da alma no inferno era temporria, uma vez que inferno significa "sepultura", de onde, segundo os Evangelhos, a pessoa pode sair quando da ressurreio. Essa idia defendida hoje por vrias correntes crists. Adventismo Na criao da humanidade, a unio do p da terra com o flego de vida produziu uma criatura ou alma vivente. Ado no recebeu uma alma como entidade separada; ele tornou-se alma vivente (Gnesis 2:7). Na morte, ocorre o inverso: o p da terra menos o flego O Inferno de Dante Alighieri. Dante e Virglio no Inferno, quadro de de vida resulta numa pessoa morta ou alma morta, sem William-Adolphe Bouguereau qualquer grau de conscincia (J 34:14-15; Salmo 146:4; Eclesiastes 9:5,6). Os elementos que haviam composto o corpo retornam terra de onde haviam provindo (Gnesis 3:19), enquanto que flego de vida volta a Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7). Cabe lembrar que na Bblia, os termos hebraico e grego para 'esprito' (ruach e pneuma, repectivamente) NO se referem a uma entidade inteligente, capaz de existncia consciente parte do corpo. Ao contrrio, esses termos se aplicam ao 'flego de vida' - o princpio vital da existncia que anima seres humanos e animais. (baseado no livro 'Nisto Cremos' - Ensinos Bblicos dos Adventistas do Stimo Dia - download: http:/ / www. cpb. com. br/ arqs/ nc/ NC. pdf) A Bblia enftica ao afirmar que uma pessoa viva uma alma (Atos 7:14); afirma, tambm, que a alma NO imortal (Ezequiel 18:4; Romanos 6:23), que o homem busca a imortalidade (Romanos 2:6-7; I Corntios 15:53) e que o nico que possui e imortalidade Deus (I Timteo 6:16).

Inferno Assim sendo, fica evidente que os mortos dormem num estado de insconscincia (I Reis 2:10; 11:43; J 14:12; Salmo 17:15; Mateus 27:52; Joo 11:11-14; I Corntios 15:51; I Tessalonicenses 4:13-17); logo, no esto em alguma habitao intermediria mas, unicamente, na sepultura (J 3:11-19; 14:10-12; Salmo 89:48; Eclesiastes 9:10; Joo 5:28-29), donde no podero retornar s suas casas (J 7:9-10), no possuem glrias (Salmo 49:17), no sabem de nada do que se passa (J 14:21), no possuem sentimentos e nem lembrana alguma (Eclesiastes 9:5-6), no lembram de Deus e nem louvam a Deus (Salmos 6:5; 88:11; 115:17; Isaas 38:18-19). impossvel que algum homem esteja, agora, no Cu, pois a Bblia afirma que ningum subiu ao Cu, a no ser Jesus Cristo (Joo 3:13; Atos 2:34; Hebreus 11:13). O prprio Cristo afirmou que no subiu ao Cu por ocasio de Sua morte (Joo 27:17), mas desceu ao Hades (greg. supultura - Atos 2:31), ressuscitando ao terceiro dia (Atos 2:32) Todos aguardam a segunda vinda de Cristo, quando ento os salvos sero ressuscitados e reinaro com Jesus durante mil anos (I Tessalonicenses 4:15-18; 2 Corintios 4:14, Apocalipse 20:6). Depois desse perodo, os mpios ressuscitaro para o Juzo final (Apocalipse 20:5-9). Ento cair fogo e enxofre do Eterno Deus para purificar a Terra (2 Pedro 3:10-12). Esse fogo queimar tudo (Isaias 33:12; Malaquias 4:1); no restar nada (Salmo 37:20). Satans, os demnios e os mpios tambm sero aniquilados (Apocalipse 20:9). Isso chamado pela Bblia de segunda morte (Apocalipse 20:6, 14) Jesus e Seu povo fiel reinar para sempre na Nova Terra (Apocalipse 21:1-5). Nos textos originais, o significado da palavra inferno est associado total inconscincia dos mortos na sepultura. A nomenclatura inferno no aparece nos textos gregos e hebraicos por se tratar de uma palavra de origem latina (inferuim - mundo inferior). Na Bblia, os prprios termos originais j denotam isso - Sheol (hebraico, sig. sepultura: Salmos 16:10; 49:15; 89:48); Hades (grego, sig, sepultura: Atos 2:27 e 31, Apocalipse 20:13-14). O fogo da destruio final vem da palavra hebraica "Geena", e mesmo este s ocorre aps o juizo final e resulta na aniquilao completa de Satans, os demnios e os perversos (Mateus 10:28). Cada um receber seu castigo de acordo com suas obras (Mateus 16:27; II Timteo 4:1; Apocalipse 20:11-15; 22:12) Por fim, interessante notar que em Mateus 25 e Apocalipse 14, as palavras traduzidas por "eterno" e "sculos dos sculos" no significam necessariamente sem fim. As palavras gregas aion e aionios expressam durao enquanto a natureza do objeto permite. Por exemplo, em Judas 7 registra que as cidades de Sodoma e Gomorra esto sofrendo o fogo do castigo eterno (aionios) Mas 2 Pedro 2:6 diz que elas foram reduzidas a cinzas, tanto que facilmente verificvel que tais cidades no esto mais queimando em chamas. Quando o objeto das palavras "eterno" ou "para sempre" a vida dos remidos que recebem imortalidade, a palavra significa um tempo sem fim. Quando se refere ao castigo dos mpios, que no recebem a imortalidade, a palavra tem o significado de um perodo limitado de tempo. (baseado na Lio da Escola Sabatina - Jan/Mar 2009 - Casa Publicadora) Para os adventistas do stimo dia, o plano de Deus no a destruio da humanidade, mas a salvao das pessoas gratuitamente por meio da f (Efsios 2:8-9) no sacrifcio do Seu Filho (Joo 3:16). O objetivo de Deus restaurar a Terra em sua imagem ednica (Atos 3:21), criando um novo Cu, um novo Lar para Seus filhos queridos (Apocalipse 21 e 22), livre da dor e da morte (Isaas 25:8-9), com um ambiente perfeito e puro (Isaas 35), nesta terra renovada (Salmos 37:9 e 22; 78:69; Mateus 5:5; Apocalipse 5:11), onde os salvos habitaro para sempre (Isaas 66:22-23) nas moradas que Cristo foi preparar (Joo 14:1-3) ... O pecado no se levantar segunda vez (Naum 1:9) Catolicismo Para a corrente catlica, conduzida pela Igreja Catlica Apostlica Romana, o inferno eterno e corresponde a um dos chamados novssimos: a morte, o juzo final, o inferno e o paraso. Baseando-se em textos bblicos como quando Jesus disse que o homem que desprezar seu irmo incorrer os fogos da Gehenna (Mt 5,22). Jesus tambm advertiu, no temais os que matam o corpo mas no podem matar a alma. Antes, temei quem pode destruir tanto corpo como alma na Gehenna (Mt 10,28). Jesus disse, Se tua mo te faz cair, corta-a. Melhor voc entrar na vida com uma s mos que manter ambas as mos e ir para a Gehenna com seu fogo inextinguvel (Mc 9,43). Usando a parbola do joio e do trigo para descrever o juzo final, Jesus disse, os anjos lanaro [os pecadores] na fornalha inflamvel onde prantearo e moero os seus dentes (Mt 13,42). Tambm, quando Jesus fala sobre o juzo final onde

Inferno a ovelha ser separada dos lobos, Ele dir ao pecador, afastai-vos de mim, malditos, para o fogo perptuo preparado para o demnio e seus anjos (Mt 25,41). No Livro da Revelao, relatado que cada pessoa julgada individualmente e os pecadores so lanados em uma fosso de fogo, a segunda morte (20,13-14). Protestantismo Para muitas das denominaes protestantes, o inferno o local destituido da presena de Deus, porm no lhe est oculto, sendo que no cumprir das profecias esse inferno ser lanado no lago que arde com fogo e enxofre. A interpretao bblica protestante afirma que, aps a morte, a alma, uma vez no inferno, no poder mais sair, assim como em relao ao paraso (cu), no existindo forma de cruzar a fronteira que separa estes dois locais. H ainda outra viso dentro do cristianismo no-catlico, que coloca a morte como um sono, um estado sem conscincia (Eclesiastes 9:5; J 14:21; Joo 11:11-14), de forma que, conseqentemente, os mpios mortos no esto no inferno nem os salvos mortos no cu, mas aguardando a segunda vinda de Cristo, quando ento os salvos entraro para o cu, que eterno, e os mpios entraro no lago de fogo, o inferno, (Apocalipse 20:15), que tambm ser eterno (Miquias 4:3). Segundo esta interpretao, o inferno um lugar preparado para a punio de Satans, seus anjos e seus seguidores (Mateus 25:41), ao contrrio da viso comum que coloca Satans como dominante do inferno. Testemunhas de Jeov Para as Testemunhas de Jeov, o inferno de fogo como lugar literal de tortura das pessoas inquas rejeitado. Citam na Bblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades (Bblia) [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], significando "sepultura" ou "lugar dos mortos". Tambm no caso de Geena [termo grego] com a ideia de destruio e aniquilao eterna.(Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas). Citam Atos 2:27, onde Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeov acreditam que aps a ressurreio dos mortos, os pecados anteriores no lhes sero imputados [Romanos 6:7 "Pois aquele que morreu foi absolvido do [seu] pecado".(TNM) mas podero recomear a vida escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcanar assim a salvao. Espiritismo O inferno, segundo a viso do Espiritismo, um estado de conscincia da pessoa que incorre em aes contrrias s estabelecidas pelas Leis morais, as quais esto esculpidas na conscincia de cada pessoa. Uma vez tendo a criatura a sua conscincia ferida, passa a viver em desajuste mais ou menos significativo de acordo com o grau de gravidade de suas aes infelizes, e se estampam atravs de desequilbrios Espiritual, emocional, psicolgico ou at mesmo orgnico. Esta situao lhe causa terrveis dissabores. Uma vez morta, se a criatura no evitou aes infelizes, buscando vivncia saudvel de acordo com as leis divinas, ela segue para o Plano Espiritual ou incorpreo. L, junta-se a outros espritos, que trazem conturbaes conscienciais semelhantes. Afins, atraem afins. Os Planos Espirituais de sofrimentos so inumerveis e, guardam nveis de sofrimentos diferenciados, cujos nveis so estabelecidos pelos tipos de degradao da conscincia, resultantes das aes perpetradas por cada criatura. Portanto o Inferno na viso esprita, como regio criada por Deus para sofrimento eterno da criatura e geograficamente constitudo, no existe. Se um dia todas estas criaturas sofredoras na erraticidade regenerarem-se, estas regies deixaro de existir. como se todos os pacientes de um manicmio terrestre fossem curados; o hospital poderia ser demolido e ceder o seu espao a um jardim, etc. Deus no imputa pena eterna a nenhum de seus filhos. Podem Sofrer, enquanto no despertarem para o Bem e se propuserem a trilhar o reto caminho. Um dia mais cedo ou mais tarde Ele, O Criador, na Sua Misericrdia e Amor, conceder criatura sofredora retorno carne para continuar o seu aprendizado e aperfeioamento. Estes conceitos so encontrados em O Livro dos Espritos, editado em Abril de 1857 na sua quarta parte e, no livro O Cu E O Inferno editado em 1865. Ambas obras tendo como autor, Allan Kardec.

Inferno

Islamismo
No Isl, o inferno eterno, consistindo em sete portes pelos quais entram as vrias categorias de condenados, sejam eles muulmanos injustos ou no-muulmanos. Como na crena judaica, para o islamismo o inferno tambm um lugar de purificao das almas, onde aqueles que, se ao menos um dia de suas vidas acreditaram que Deus (Allah) nico, no Gerou e nem Foi gerado, tero suas almas levadas ao Paraso um dia. No raro, comum a crena de que no Isl o castigo eterno, por ter bases fundamentalistas de alguns praticantes, pelo fato de o Alcoro mencionar diversas vezes a palavra castigo e sofrimento no fogo do inferno. Porm fato que o mesmo Texto deixa claro que existem condies para se pagar os pecados e sofrer as consequencias, como tambm existem meios de se alcanar o perdo para o no banimento ao inferno por meio de aplicaes de condutas que condizem com os bons costumes e a maneira de enxergar Deus, a vida e a forma de como dever cada ser conduzi-la, a ponto de pagarem seus pecados post mortem, ou alcanarem a graa do perdo Divino.

Religies orientais
Budismo
De certo modo, todo o samsara um lugar de sofrimento para o budismo, visto que em qualquer reino do samsara existe sofrimento. Entretanto, em alguns reinos, o sofrimento maior correspondendo noo de inferno como lugar ou situao de maior sofrimento e menor oportunidade de alcanar a liberao do samsara. Por esse motivo, muitas vezes expressam-se esses mundos de sofrimento maior como infernos. Nenhum renascimento em um inferno eterno, embora o tempo da mente nessas situaes possa ser contado em eras. Contam-se dezoito formas de infernos, sendo oito quentes, oito frios e mais dois infernos que so, na verdade, duas subcategorias de infernos: os da vizinhana dos infernos quentes e o infernos efmeros. Alm desses dezoito que constituem o "Reino dos Infernos", pelo sofrimento, o "Reino dos Fantasmas Famintos" comparvel noo de inferno, sendo constitudo de estados de conscincia de forte privao - como fome ou sede - sem que haja possibilidade de saciar essa privao. No budismo, o renascimento em um inferno uma conseqncia das virtudes e no-virtudes praticadas, de acordo com a verdade relativa do karma. Entretanto, alguns poucos atos podem, por si, conduzir a um renascimento nos infernos, principalmente o ato de matar um Buda e o ato de matar o prprio pai ou a prpria me. A meditao sobre os infernos deve gerar compaixo.

Segundo as mais variadas mitologias


O Inferno, recebe vrias verses nas mais variadas mitologias: Di Yu, o inferno da mitologia chinesa; Hades, o inferno da mitologia greco-romana; Helgardh, o inferno da mitologia nrdica; Mundo dos mortos, o inferno da mitologia egpcia; Mag Mell, o inferno da Mitologia irlandesa; Ne no Kuni e Yomi no Kuni, os infernos da mitologia japonesa.

[1] Lewis & Short Inferus (http:/ / www. perseus. tufts. edu/ hopper/ text?doc=Perseus:text:1999. 04. 0059:entry=inferus) [2] Sheol (http:/ / www. blueletterbible. org/ lang/ lexicon/ lexicon. cfm?Strongs=H7585& t=KJV): Gnesis, 37:35, 42:38, 44:29, 44:31, e assim por diante [3] Hades (http:/ / www. blueletterbible. org/ lang/ lexicon/ lexicon. cfm?Strongs=G86& t=KJV): Mateus 11:23 16:18 Lucas 10:15. Atos 2:27,31. 1 Corntios 15:55. Apocalipse 1:18 6:8 20:13,14 [4] Hinnom (http:/ / www. blueletterbible. org/ lang/ lexicon/ lexicon. cfm?Strongs=H2011& t=KJV): Jeremias 19:6 "Por isso eis que dias vm, diz o SENHOR, em que este lugar no se chamar mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matana". e assim por diante [5] LXX - o Vale do Filho de Hinom

Inferno
[6] Gehenna (http:/ / www. blueletterbible. org/ lang/ lexicon/ lexicon. cfm?Strongs=G1067& t=KJV): Mateus 5:22,29,30, 10:28, 18:09, 23:15,33. Marcos 9:43,45,47, Lucas 12:05, Tiago 3:6. [7] Cambridge, 1811, p. 148. A Translators Handbook on the Book of Jonah (Manual do Tradutor Para o Livro de Jonas), 1978, p. 37. Encyclopdia Britannica (Enciclopdia Britnica; 1971, Vol. 11, p. 276). [8] Bblia Sagrada. Traduzida em portugus por J. F. Almeida. R.A. 2ed. SBB [9] Vines Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionrio Expositivo de Palavras do A.T. e do N.T., de Vine, 1981, Vol. 2, p. 187) [10] A Colliers Encyclopedia (Enciclopdia da Collier, 1986, Vol. 12, p. 28) [11] O Websters Third New International Dictionary (Terceiro Novo Dicionrio Internacional de Webster) [12] The Encyclopedia Americana(Enciclopdia Americana, 1956, Vol. XIV, p. 81) [13] A Divina Comdia de Dante (http:/ / www. stelle. com. br/ ) [14] PARASO PERDIDO (1667) John Milton (Inglaterra/1608 - 1674) (http:/ / paginas. terra. com. br/ arte/ dramatis/ paraiso. htm) [15] Encyclopdia Universalis francesa. [16] Professor J. N. D. Kelly. [17] Revista U.S.News & World Report.

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Inferno Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=29903501 Contribuidores: A.S.E., Albmont, Arges, Arouck, Belanidia, Bisbis, Chico, Daniduc, Daniel Mapello, Diovanne, Djandreh, Eamaral, EdelvitoNascimento, Eduardo Sellan III, Fbio Sold, GRS73, Giro720, Heitor CJ, In ictu oculi, JSSX, Jb etiquetas, Jbribeiro1, JotaCartas, Joo Carvalho, Lechatjaune, Leonardo.stabile, Leo Magno, Lusitana, MICHEL SILVA DE SOUZA, Manuel Anastcio, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Mettilus, Mr.Yahoo!, Nenko11, Nice poa, NjfwMichel, OS2Warp, Oibafabio, Porantim, Ptarso, RafaAzevedo, Rautopia, Rcerque1, Rui Silva, Sampaio.free, Sir Lestaty de Lioncourt, Sowiki50, Spentloose, Spoladore, Sturm, Teles, Vanthorn, Vmadeira, Vsombra, Wmarcosw, X spager, guia Leo, 156 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Hortus Deliciarum - Hell.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Hortus_Deliciarum_-_Hell.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Acoma, Edelseider, G.dallorto, GDK, ItsZippy, 2 edies annimas Ficheiro:Hades-et-Cerberus-III.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Hades-et-Cerberus-III.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: User:Aviad Bublil, User:Stella maris, user:Stella maris Ficheiro:William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) - Dante And Virgil In Hell (1850).jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Dante_And_Virgil_In_Hell_(1850).jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Albertomos, Berrucomons, Dante Alighieri, Fryingpanz, Lycaon, Maksim, Meisam, Miniwark, Olivier2, Ossopyvn, Paris 16, Pierpao, Radagast3, Sailko, Surya Prakash.S.A., Thebrid, Thierry Caro, Zzyzx11, berraschungsbilder, 4 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Вам также может понравиться