Вы находитесь на странице: 1из 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

1. Identificao do Produto e da Empresa


Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereo: Telefone da Empresa: Fax: E-mail: Web site: Hidrxido de sdio. Bandeirante Qumica Ltda. Avenida Alberto Soares Sampaio, N 1240 Capuava Mau SP. (0xx11) 4547-9999 (0xx11) 4547-9907 qtc@bbquimica.com.br http://www.bbquimica.com.br

2. Composio e Informaes sobre os ingredientes


Tipo de produto: Nome qumico comum ou genrico: Sinnimo: CAS number: Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome Qumico Hidrxido de sdio N. CAS 1310-73-2 Concentrao % 50% Smbolo(s) C Frase(s) de Risco(s) R35 Substncia. Hidrxido de sdio. Soda custica, Soda Lquida, Soda Custica Soluo 50%, Soda Custica Lquida Comercial e Soda Custica Lquida Rayon. 1310-73-2

3. Identificao de Perigos
Perigos mais importantes: Possui ao corrosiva sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas. O produto no inflamvel. Formao de gases inflamveis quando em contato com alguns metais (vide item 10). Pode causar danos fauna e flora. Se em contato direto com os olhos, causar queimaduras srias at a perda da viso.

Efeitos do produto - Efeitos adversos sade humana: Ingesto: Olhos:

Produto corrosivo. Pode causar severas queimaduras e completa perfurao dos tecidos da pele. O contato pode causar severos danos, incluindo queimaduras e cegueira. A gravidade dos efeitos depende da concentrao do produto e de quanto tempo, aps a exposio, os olhos forem lavados. Produto corrosivo. O contato pode causar queimaduras e destruio dos tecidos da pele. Exposio do produto na forma de lquido, vapor ou neblina pode causar queimaduras nas vias respiratrias. Contato prolongado pode causar pneumonia qumica.

Pele: Inalao:

Pgina 1 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

- Efeitos ambientais:

O despejo do produto contamina cursos dgua, solo, fauna e flora. A soda em contato com a gua ou o solo, causa elevao do pH, descaracterizando o local, degradando o meio ambiente, com prejuzos fauna. Reage violentamente com cidos fortes, e, portanto, deve-se evitar o contato. A adio de gua ao produto concentrado libera calor e pode causar fervura e respingos de produto quente e custico. incompatvel com cidos fortes e outros agentes qumicos (vide item 10). A inalao do produto pode causar irritao das vias respiratrias superiores, resultando em tosse, sensao de engasgo e de queima na garganta e edema pulmonar. Na pele e nos olhos, pode causar queimaduras graves e possvel perda da viso. mucosa da boca, esfago e estmago, causa queimaduras. Manter as pessoas afastadas. Impedir a entrada e isolar a rea de risco. Evitar o contato com o lquido. Adicionar gua com cuidado, at o pH ficar neutro. Separar quaisquer slidos ou lquidos insolveis e acondicion-los para disposio como resduos perigosos. As reaes de neutralizao produzem calor e fumos, que devem ser rigorosamente controlados.

- Perigos fsicos e qumicos:

Perigos especficos: Principais sintomas:

Viso geral de emergncias:

4. Medidas de Primeiros Socorros


Medidas de primeiros-socorros Remover a pessoa da rea contaminada. Se estiver inconsciente, no dar nada para beber. Retirar as roupas e calados contaminados. Se possvel, faa reanimao e fornea oxignio medicinal. Encaminhar a pessoa para atendimento mdico. Remova a vtima para local fresco e arejado. Se no estiver respirando fazer respirao artificial. Se estiver com dificuldade em respirar, administrar oxignio. Procurar auxlio mdico. Lavar imediatamente o local atingido com gua corrente e sabo por pelo menos 15 minutos. Procurar auxlio mdico se a irritao persistir. Enxaguar os olhos com gua limpa por pelo menos 15 minutos, levantando as plpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resduos do material. Procurar um oftalmologista. No induzir o vmito. Se a vtima estiver consciente, dar gua para beber. Procurar auxlio de um mdico. Nunca d nada via oral uma pessoa inconsciente. No neutralize a rea afetada com nenhum produto qumico e remova o acidentado para o hospital mais prximo sem cobrir a parte atingida. O local atingido torna-se vermelho, e na seqncia, corri a pele at formar ferida. Nos olhos, aplicar corticides e antibiticos, encaminhando para um especialista. Se o produto tiver sido ingerido, realizar lavagem gstrica com soro fisiolgico. No use neutralizante. Se inalar o produto, tratar como broncoespasmo. Acompanhar o paciente por no mnimo 05 dias.

- Inalao:

- Contato com a pele: - Contato com os olhos:

- Ingesto:

Quais aes devem ser evitadas: Descrio breve dos principais sintomas e efeitos: Notas para o mdico:

Pgina 2 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

5. Medidas de Combate a Incndios


Meios de extino apropriados: Meio de extino no apropriados: Perigos especficos: Mtodos especiais: Proteo dos bombeiros: O produto no inflamvel. No lanar gua diretamente no produto. Em caso de incndio em local prximo onde est armazenado o produto, fazer uso de gua a forma de neblina, CO2 ou p qumico seco. Usar gua para resfriar outros tanques prximos do incndio, sem direcionar a gua diretamente contra o produto. Utilizar equipamento de proteo respiratria e roupas de combate. Deve-se evitar o contato com o produto durante o combate ao fogo.

6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento


Precaues pessoais - Remoo de fontes de ignio: - Controle de poeira: - Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Precaues para o meio ambiente: Produto no combustvel. No aplicvel. Utilizar os equipamentos de proteo individual adequados, conforme indicado na seo 8. Isolar a rea atingida pelo acidente, contendo o produto para no atingir bueiros, esgotos, crregos ou cursos dgua. Promover o recolhimento do material a seco (sem uso de gua). Use os materiais de segurana apropriados ao manuseio do produto. Avise o rgo ambiental local. Absorva o produto derramado com terra ou outro material absorvente no combustvel. No permitir que o produto atinja esgotos, bueiros ou cursos dgua. Isolar a rea e diluir os resduos, aps limpeza, com gua corrente. Neutralizar controladamente o produto derramado com cido diludo, ou diluir com gua em abundncia. O material recolhido deve ser embalado, identificado e transportado conforme os critrios da legislao ambiental.

Mtodos para limpeza

- Neutralizao: - Disposio:

7. Manuseio e Armazenamento
Manuseio - Medidas Tcnicas: Preveno da exposio do trabalhador: Preveno de incndio e exploso: Precaues para manuseio seguro: Usar os EPIs especficos, conforme item 8. Os EPIs devem ser aprovados para uso somente com os respectivos CAs Certificado de Aprovao. Produto no combustvel e no inflamvel. As operaes envolvendo a soda custica, s devem ser executadas por pessoas treinadas no manuseio do produto e nos equipamentos envolvidos nessas operaes, alm dos EPIs indicados para o tipo de operao a ser realizada. A exposio pode causar queimaduras que no provocam dor imediata e nem so imediatamente visveis. Manter o produto em embalagens bem fechadas, armazenadas em local fresco, seco e ventilado, protegido de impactos fsicos. Manter as embalagens longe da luz solar direta, de aquecimento e de materiais incompatveis.

Pgina 3 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

No permitir o congelamento. Ao fazer diluio, sempre acrescente a soda na gua e jamais a gua sobre a soda. - Orientaes para manuseio seguro: O manuseio do produto s pode ser feito por pessoas treinadas. Evitar condies de manuseio que causem derramamentos do produto ou que gerem nvoas para atmosfera. No permitir o contato da soda com os olhos, pele e vias respiratrias. Construir ao redor do tanque de armazenamento de soda lquida, dique com capacidade de 150% da capacidade do tanque.

Armazenamento - Medidas tcnicas apropriadas: - Condies de armazenamento Adequadas: Armazenar em local ventilado e em embalagens fechadas e limpas. A temperatura de armazenamento deve ser superior temperatura de congelamento. Armazenamento conjunto com produtos incompatveis (ex.: cidos fortes e solventes clorados). Corrosivo 8. Metais (alumnio, zinco, estanho e suas ligas), cidos, aldedos e outros produtos orgnicos.

A evitar: De sinalizao de risco: Produtos e materiais incompatveis: - Materiais seguros para embalagens Recomendadas:

Tanques de ao carbono ou ao inoxidvel horizontais ou verticais, quando sua temperatura no passar de 60 C.

8. Controle de Exposio e Proteo Individual


Medidas de controle de engenharia: Os tanques devem possuir dique de conteno de capacidade equivalente a 1,5 vezes capacidade do tanque de armazenamento. Utilizar ventilao exaustora onde houver gerao de nvoas.

Parmetros de controle especficos - Limites de exposio ocupacional: ACGIH TLV: 2 ppm (valor teto). NIOSH LT: 2 ppm (valor teto). OSHA PEL: 2 ppm (valor teto). Equipamentos de proteo individual apropriado - Proteo respiratria: Sob condies normais, no h necessidade, pois o produto no voltil. Em situaes especiais, usar mscara (semi-facial) com filtro contra poeiras, mscara facial inteira com linha de ar, ou ainda, conjunto autnomo de ar respirvel. Luvas impermeveis de borracha ou outro material resistente. culos de proteo contra respingos. Avental em PVC ou em borracha, roupa anti-cido (PVC ou Tyvek) e botas em borracha ou em PVC. Dotar os locais de manuseio da soda, com conjunto de chuveiro de emergncia e de lava olhos.

- Proteo das mos: - Proteo dos olhos: - Proteo da pele e do corpo: Precaues especiais:

Pgina 4 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

9. Propriedades Fsico-Qumicas
Estado fsico: Cor: Odor: pH: Lquido. Transparente ou turvo esbranquiado. Inodoro. 14 (soluo 0,5%).

Temperaturas especficas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico - Ponto de ebulio: - Ponto de fuso: Ponto de fulgor: Temperatura de auto-ignio: Limites de explosividade - Inferior (LEI): - Superior (LES): Presso de vapor: Densidade: Solubilidade: Produto no inflamvel. Produto no inflamvel. 13 mmHg (soluo de 50% de NaOH em peso a 60 C). 1,53 g/cm3 (soluo de 50% de NaOH em peso a 20 C). Completamente miscvel em gua. Solvel em alcois (etanol, metanol e glicerol). Insolvel em acetona e no ter. 1390 C. 318 C. Produto no inflamvel. Produto no inflamvel.

10. Estabilidade e Reatividade


Condies especficas - Instabilidade: - Reaes perigosas: Condies a evitar: Materiais ou substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio: Em condies normais de uso, estvel. Reage violentamente com gua, cidos e outros materiais (principalmente orgnicos e solventes clorados. Substncias incompatveis, que levam ao aumento de temperatura e gerao de hidrognio e outras substncias inflamveis ou txicas. Alumnio, zinco, estanho, cobre, aldedos, alguns acares, solventes clorados e cidos. No aplicvel.

11. Informao Toxicolgica


Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio - Toxicidade aguda: Ingesto Pode causar queimaduras severas e perfuraes nos tecidos da boca, garganta, esfago e estmago.

Pgina 5 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

Inalao Irritao das vias respiratrias e tosse, podendo causar at pneumonia qumica. Contato com a Pele Queimaduras severas e destruio dos tecidos. Contato com os Olhos Severas queimaduras resultando danos nos olhos e at cegueira. - Efeitos locais: - Toxidade crnica: Pode consistir na destruio superficial da pele ou de dermatite primria irritante. A inalao de gotculas ou poeiras do produto, pode gerar diversos nveis de irritao ou at de dano nos tecidos das vias respiratrias. A situao de sade pode ser agravada em funo da superexposio.

12. Informaes Ecolgicas


Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto - Impacto ambiental: O impacto ambiental txico, tanto na gua como no solo. Neutralizar o efeito do produto e recolh-lo para disposio, segundo os critrios definidos em lei. Vazamentos de soda custica, podem levar a um aumento de pH em um sistema com baixa fonte de compostos cidos neutralizadores de ocorrncia natural. Derramamentos e/ou vazamentos da soda custica para a atmosfera, devem ser evitados, e na impossibilidade, contidos. Conter o lquido com terra para no atingir rios e sistema de esgoto, alm de bloquear a emisso de materiais volteis, eventualmente formados, para a atmosfera. Pequeno vazamento deve ser retido em material absorvente e neutralizado com soluo cida fraca. Vazamentos/derramamentos devem ser comunicados ao rgo ambiental e s autoridades competentes. A soda custica prejudicial vida aqutica atravs do aumento do pH. A maioria das espcies aquticas no toleram pH na faixa de 12 a14 em qualquer tempo. Esse aumento do pH tambm pode causar a liberao de sais de metais, como o alumnio, que poder contribuir igualmente para a toxicidade exposta.

- Ecotoxicidade:

13. Consideraes Sobre Tratamento e Disposio


Mtodos de tratamento e disposio No descartar o produto em esgotos, cursos dgua, crregos, terrenos, etc. Recuperar os resduos e embal-los antes do descarte final. Identificar os recipientes contendo os resduos. Trata-se de uma base forte e o seu descarte deve ser feito conforme descrito no item 6. Da mesma forma, os resduos resultantes das operaes com a Soda Custica, devem ser descartados de acordo com o descrito no item 6. As embalagens usadas devem ser descontaminadas e dispostas como restos de produtos, dando o mesmo destino dado aos resduos.

- Produto: - Restos de produtos: - Embalagem usada:

14. Informaes Sobre Transporte


Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestre: N. ONU: PP8 - ADR GGVE/GGVS RID 1824 Pgina 6 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

Classe de risco: N. de risco: Grupo de embalagem: Nome apropriado para embarque:

8 80 Corrosivo. Soda Custica Lquida.

15. Regulamentaes
Informaes sobre riscos e segurana: NFPA Sade: 3. Inflamabilidade: 0. Reatividade: 1. R35: provoca queimaduras graves. C: corrosivo.

Frases de risco: Smbolo:

Regulamentao de transporte terrestre de produtos perigosos - Ministrio dos Transportes Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho Normas Regulamentadoras - NRs OSHA, ACGIH

16. Outras Informaes


Referncias bibliogrficas: Legenda: FISPQ fornecedores Manual de autoproteo - manuseio e transporte rodovirio de produtos perigosos PP8 (ed. 2006) Manual de segurana e medicina do trabalho - Atlas - n.16 - 36 ed. NR-15 - Portaria 3214/78, MTb (NR-15, anexo XI) NIOSH Manual of Analytical Methods

LT: limite de tolerncia. LD50: dose letal para 50% da populao infectada LC50: concentrao letal para 50% da populao infectada CAS: chemical abstracts service TLV-TWA: a concentrao mdia ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho TLV-STEL: o limite de exposio de curta durao-mxima concentrao permitida para uma exposio contnua de 15 minutos ACGIH: uma organizao de pessoal de agncias governamentais ou instituies educacionais engajadas em programas de sade e segurana ocupacional. ACGIH desenvolve e publica limites de exposio para centenas de substncias qumicas e agentes fsicos. PEL: concentrao mxima permitida de contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o perodo de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos sade. OSHA: agncia federal dos EUA com autoridade para regulamentao e cumprimento de disposies na rea de segurana e sade para indstrias e negcios nos USA. ADR e RID: acordo europeu relativo ao transporte internacional de produtos perigosos, via terrestre. GGVE/GGVS: Gefahrgutverordnung Eisenbahn Bzw Strasse decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via terrestre (ferrovia e rodovia).

Pgina 7 de 8

Produto: Hidrxido de sdio

N FISPQ: 0040

Reviso: 00

As informaes desta FISPQ representam os dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condies normais e de acordo com a aplicao especfica na embalagem e/ou literatura. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos de responsabilidade do usurio.

Controle de reviso Reviso 00 Descrio Emisso inicial Data 08/04/2008

Pgina 8 de 8

Вам также может понравиться