Вы находитесь на странице: 1из 9

A Microbiologia era definida, at recentemente, como a rea da cincia que dedica-se ao estudo dos microrganismos, um vasto e diverso grupo

de organismos unicelulares de dimenses reduzidas, que podem ser encontrados como clulas isoladas ou agrupados em diferentes arranjos (cadeias ou massas), sendo que as clulas, mesmo estando associadas, exibiriam um carter fisiolgico independente. Assim, com base neste conceito, a microbiologia envolve o estudo de organismos procariotos (bactrias, archaeas), eucariotos inferiores (algas, protozorios, fungos) e tambm os vrus.

Tipos de microrganismos estudados pelos microbiologistas:


Adaptado de Tortora et al., Microbiology, 8 ed

Bactrias

Archaea

Fungos

Vrus

Algas

Protozorios Esta rea do conhecimento teve seu incio com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscpios que possibilitaram as primeiras observaes de bactrias e outros microrganismos, alm de diversos espcimes biolgicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informaes sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta cincia. Recentemente foi publicado um artigo discutindo a importncia de Robert Hooke para o desenvolvimento da Microbiologia.

Esquema do microscpio construdo por Robert Hooke e um esquema de um fungo observado por este pesquisador. (Adaptado de Tortora et al., Microbiology - 8 ed)

Rplica do microscpio construdo por Leeuwenhoek e de suas ilustraes, descrevendo os "animlculos" observados. (Adaptado do livro Brock Biology of Microorganisms, 10 Ed., 2003)

Classificao dos seres vivos

Classificao dos seres vivos, de acordo com Whittaker (1969) (Adaptado de Pommerville, J.C.(2004) Alcamo's Fundamentals of Microbiology)

De acordo com a definio tradicional da microbiologia, esta uma cincia que at recentemente, era responsvel pelo estudo de organismos classificados em trs reinos distintos: Monera, Protista e Fungi. No entanto, a partir dos estudos de Carl Woese, a microbiologia passou a estar relacionada a trs domnios de seres vivos. Sistemas de classificao dos seres vivos: Linnaeus (sc. XVIII): reinos Animal e Vegetal Haeckel (1866): introduo do reino Protista Whittaker (1969): 5 reinos, dividos principalmente pelas caractersticas morflogicas e fisiolgicas: Monera: Procariotos Protista: Eucariotos unicelulares - Protozorios (sem parede celular) e Algas (com parede celular) Fungi: Eucariotos aclorofilados Plantae: Vegetais Animalia: Animais No entanto, a partir dos estudos de C. Woese (1977), passamos a dispor de um sistema de classificao baseado principalmente em aspectos evolutivos (filogentica), a partir da comparao das sequncias de rRNA de diferentes organismos. Com esta nova proposta de classificao, os organismos so agora subdividos em 3 domnios (contendo os 5 reinos), empregando-se dados associados ao carter evolutivo. Archaea: Procariotos Bacteria: Procariotos Eukarya: Eucariotos

Classificao dos seres vivos, de acordo com Woese (1977) (Adaptado de Pommerville, J.C.(2004) Alcamo's Fundamentals of Microbiology) clique para ampliar A princpio, acredita-se que estes 3 domnios divergiram a partir de um ancestral comum. Provavelmente os microrganismos eucariticos atuaram como ancestrais dos organismos multicelulares, enquanto as bactrias e archaeas correspondem a ramos que no evoluram alm do estgio microbiano. Archaea: so organismos procariotos que, freqentemente so encontrados em ambientes cujas condies so bastante extremas (semelhantes s condies ambientais

primordiais na Terra), sendo por isso, muitas vezes considerados como sendo ancestrais das bactrias. No entanto, hoje em dia considera-se as archaeas como um grupo intermedirio entre procariotos e eucariotos. Muitos destes organismos so anaerbios, vivendo em locais "inabitveis" para os padres humanos - fontes termais (com temperaturas acima de 100C), guas com elevadssimos teores de sal (at 5M de NaCl - limite de dissoluo do NaCl), em solos e guas extremamente cidos ou alcalinos (espcies que vivem em pH 0, outras em pH 10) e muitas so metanognicas. Genericamente, podemos dizer que as Archaeas definem os limites da tolerncia biolgica s condies ambientais.

Bacteria
Corresponde a um enorme grupo de procariotos, anteriormente classificados como eubactrias, representadas pelos organismos patognicos ao homem, e bactrias encontradas nas guas, solos, ambientes em geral. Dentre estas, temos as bactrias fotossintetizantes (cianobactrias) e outras quimiossintetizantes (E. coli), enquanto outras utilizam apenas substratos inorgnicos para seu desenvolvimento.

Eukarya
No mbito microbiolgico, compreende as algas, protozorios e fungos (alm das plantas e animais). As algas caracterizam-se por apresentarem clorofila (alm de outros pigmentos), sendo encontradas basicamente nos solos e guas. Os protozorios correspondem a clulas eucariticas, apigmentados, geralmente mveis e sem parede celular, nutrindo-se por ingesto e podendo ser saprfitas ou parasitas. Os fungos so tambm clulas sem clorofila, apresentando parede celular, realizando metabolismo heterotrfico, nutrindo-se por absoro. Como mencionado anteriormente, os vrus so tambm assunto abordado em microbiologia, embora, formalmente, no exibam as caractersticas celulares, no sentido de no apresentarem metabolismo prprio, de conterem apenas um tipo de cido nuclico, etc.

A Microbiologia na atualidade
A definio clssica de "microbiologia" mostra-se bastante imprecisa, e at mesmo inadequada, frente aos dados da literatura publicados nesta ltima dcada. Como exemplo pode-se citar duas premissas que j no podem mais ser consideradas como verdade absoluta na conceituao desta rea de conhecimento: as dimenses dos microrganismos e a natureza independente destes seres.

Em 1985 foi descoberto um organismo, denominado Epulopiscium fischelsoni que, a partir de 1991, foi definido como sendo o maior procarioto j descrito, exibindo cerca de 500 m de comprimento. Esta bactria foi isolada do intestino de um peixe marinho (Surgeonfish, peixe barbeiro ou cirurgio), encontrado nas guas da Austrlia e do Mar Vermelho. Alm de apresentar dimenses nunca vistas, tal bactria mostra-se totalmente diferente das demais quanto ao processo de diviso celular, que ao invs de ser por fisso binria, envolve um provvel tipo de reproduo vivparo, levando formao de pequenos glbulos, que correspondem s clulas filhas.

Comparao entre o tamanho de uma clula de Epulopiscium e 4 paramcios (Adaptado do livro Brock Biology of Microorganisms, 10 Ed., 2003) Mais recentemente, em 1999, outro relato descreve o isolamento de uma bactria ainda maior, isolada na costa da Nambia. Esta, denominada Thiomargarita namibiensis, pode ser visualizada a olho n, atingindo at cerca de 0,8 mm de comprimento e 0,1 a 0,3 mm de largura.

Microscopia de luz polarizada, revelando os grnulos de enxfre no interior da bactria Thiomargarita namibiensis.

Comparao entre a bactria Thiomargarita namibiensis e uma Drosophila.

Como analisar a questo do tamanho dos microrganismos?


Durante muito tempo se acreditava que o tamanho das bactrias era imposto pelo seu prprio metabolismo, ou seja, se a bactria aumentasse muito em tamanho, ela seria incapaz de se manter vivel e morreria. Tal fato decorre da seguinte deduo: A rea superficial da membrana citoplasmtica seria o fator limitante para a eficincia das trocas com o meio externo. Sabendo-se que a rea de uma esfera calculada pela frmula e que o volume de uma esfera obtido pela frmula , a medida que a rea aumenta, seu volume aumenta muito mais rapidamente. Assim, se uma bactria comeasse a crescer, aumentando sua rea, a proporo rea/volume diminuiria. Isto faria com que a clula passasse a apresentar um volume muito grande, sendo que sua rea superficial seria insuficiente, em termos de trocas atravs da membrana, para manter sua viabilidade. A partir dos isolados de bactrias gigantes, o conceito da limitao de tamanho bacteriano vem sendo abandonado, pois no h mais como questionar a existncia e viabilidade destas bactrias e, possivelmente, novos relatos sero incorporados, deixando de ser meras curiosidades. Uma das explicaes mais provveis para tal fato reside na existncia de grandes mesossomos nestes tipos bacterianos, refutando assim a hiptese de que tais estruturas seriam meros artefatos de microscopia. Novos estudos vm sendo realizados, os quais esto trazendo informaes sobre outras estratgias desenvolvidas pelos microrganismos para que sobrevivam, quando apresentam dimenses extremamente maiores que os microrganismos "convencionais".

Microrganismos atuando como seres multicelulares


Outro aspecto que vem sendo demonstrado refere-se ao carter multicelular das bactrias. Embora estas exibam a capacidade de sobreviver como uma clula nica, realizando os processos metablicos necessrios sua perpetuao, quando as bactrias encontram-se associadas, formando colnias, ou biofilmes (estruturas rgidas, adesivas, de natureza geralmente polissacardica, que encontram-se fortemente ancoradas s

superfcies, criando um ambiente protegido que possibilita o crescimento microbiano), estas passam a se comportar de forma social, exibindo diviso de tarefas e alterando seu perfil fisiolgico de forma a apresentar uma cooperao que reflete-se em diferentes nveis metablicos. Sabe-se que muitos genes de virulncia so expressos somente quando a densidade populacional atinge um determinado ponto. Da mesma forma, a capacidade de captar DNA do meio externo, a bioluminescncia, etc, envolvem a percepo da densidade populacional por parte das bactrias. Este tipo de mecanismo de comunicao denominado sensor de quorum (quorum sensing) e vem sendo amplamente estudado nas mais diferentes reas da Microbiologia, uma vez que foi descrito tanto para bactrias como para fungos.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/microbiologia/microbiologia.php#ixzz1xrtZh oYM

Вам также может понравиться