Вы находитесь на странице: 1из 2

PLANO DE AULA

Organizar as atividades das aulas de msica nem sempre tarefa fcil, dada a diversidade de mtodos, estratgias de ensino e abordagens de contedos existentes atualmente. Ento, por onde comear? Se por um lado, dar uma aula sem nenhum planejamento misso quase impossvel, um bom planejamento pode oferecer ao professor a segurana necessria para que sua atuao seja eficiente, justamente por delimitar o que ser desenvolvido em sala de aula. a que entra em ao, o plano de aula. O plano de aula a previso dos contedos e atividades de uma aula. Um bom plano de aula abrange alm da descrio das atividades e a relao dos materiais necessrios para a sua realizao, objetivos claros (o que se pretende com as atividades), orientaes didticas e as possveis intervenes durante o decorrer da aula. Esse processo possibilita ao professor o acompanhamento e a avaliao da aprendizagem do aluno. O plano de aula se articula com o planejamento, que a definio do que ser ensinado num determinado perodo, de que maneira ocorrer e de como ser a avaliao. O planejamento se baseia na proposta pedaggica de cada escola, que por sua vez, determinado pela sua linha de atuao e pela realidade na qual est inserida, etc. (leia o artigo O planejamento em educao musical na edio 03). Portanto, a partir do planejamento que o plano de aula se estrutura, dando coerncia ao trabalho do professor, garantindo assim, uma prtica bem fundamentada.

Como organizar um plano de aula O plano de aula composto por: tema, objetivos, contedo, materiais, procedimentos didticos e possveis intervenes e avaliao. Portanto, em um plano de aula: Tema: o que ser abordado na aula. Objetivos: so as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto , o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos so descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito s aes a serem realizadas pelo aluno. Contedo: o que ser ensinado. Materiais: so os recursos necessrios para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratgias que sero utilizadas para se atingirem os objetivos propostos. Procedimentos didticos: so as atividades ou estratgias desenvolvidas de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa seqncia didtica, encadeando as atividades de acordo com os interesses e necessidades de cada faixa etria ( fundamental que se conheam as necessidades dos alunos, em cada estgio de desenvolvimento, do beb idade adulta). As intervenes do professor no decorrer da aula tambm podem ser previstas no plano de aula. Avaliao: o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurana e eficcia, as modificaes necessrias para as prximas aulas.

Um plano de aula no um modelo a ser seguido rigorosamente. a previso do que ser a aula, portanto, pode acorrer como o planejado pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstncias do momento, a disposio dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas

atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula dinmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre, procurando atender s necessidades do momento, fazendo intervenes junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos, tornando-a agradvel e produtiva. Uma aula sempre um processo coletivo, pois no existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino, assim como no existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relao professor-aluno.

+++++++++++++++++++++++++++=
O plano de aula caracterizado pela descrio especfica de tudo que o professor realizar em classe durante as aulas de um perodo especfico. Na sua elaborao alguns pontos so muito importantes como: Dados de identificao do professor e da escola; Os objetivos a serem alcanados com as aulas que sero ministradas; Contedo que ser ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronolgica do processo de aprendizagem; Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, so as fases da aprendizagem; Os recursos que sero utilizados para alcanar os objetivos; E, por ltimo, as metodologias de avaliao, ou seja, as tcnicas avaliativas que o professor utilizar para avaliar o aprendizado do educando. Na elaborao de um plano de aula devem ser considerados vrios pontos e critrios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcanar no decorrer da explicao dos contedos. Os critrios que o professor deve estar atento durante a confeco de seu plano de aula so: Adequao dos estmulos; Especificao operacional; Estrutura flexvel; Ordenao. Alm de conter esses critrios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contnua. So as fases de aprendizagem: apresentao, desenvolvimento e integrao. Na apresentao o professor prepara a classe para a compreenso de novos contedos. No desenvolvimento acontece a anlise. Nessa etapa acontece o processo de orientao e aprendizagem do aluno. nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realizao de um experimento, a resoluo de exerccios, etc. A integrao a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificao dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento. Por Marco Aurlio da Silva Equipe Brasil Escola

Вам также может понравиться