Вы находитесь на странице: 1из 104

Leses Intraepiteliais Escamosas do Colo Uterino (LSIL/HSIL)

Dra. Claudia Pires

HISTRICO: .Em 1988 o National Cancer Institute (USA) em


Bethesda, Maryland props um sistema de guia para a interpretao dos esfregaos cervicovaginais.

.Esse sistema foi modificado em 2001 e


aprovado no Congresso Americano.

.Esse sistema baseia- se em uma classificao bimodal que divide as leses intraepiteliais escamosas em BAIXO (correspondendo NIC I) e ALTO GRAU (correspondendo ao NIC II e NIC III). Isso baseado nos aspectos morfolgicos aliados conduta teraputica e ao HPV. .Esse sistema tambm tem como objetivo unificar a linguagem mundial e associar o diagnstico citologia/histopatologia.

.As leses precursoras do Carcinoma Escamoso da Cervice Uterina,ento, foram divididas em:

a)Leso Intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) (NIC I/ displasia leve) Historicamente compreende a uma leso com certa preservao da estrutura do epitlio de origem (epitlio escamoso). Normalmente um processo autolimitado, causado por vrios sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncognico).

CRITRIOS HISTOLGICOS (NIC I):


-Epitlio escamoso ainda com preservao da maturao, embora esta esteja alterada. -Associao com efeito citoptico pelo HPV principalmente nas camadas superiores do epitlio escamoso. -Atipias celulares mais frequentes nas clulas maduras.

-Disceratose -Bi ou multinucleao -Hiperplasia da camada basal

CRITRIOS CITOLGICOS:
- O fundo do esfregao, normalmente limpo. - Correspondendo aos achados histolgicos, as clulas anormais no esfregao derivam das clulas maduras superficiais e intermedirias displsicas.

-Coilcitos -Aumento discreto na relao ncleo/citoplasma. -Hipercromasia (no intensa). -Cromatina relativamente uniforme. -Contorno nuclear ligeiramente irregular.

b)Leso intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) (NIC II/ NIC III, displasia moderada , displasia severa, carcinoma in situ) Esse grupo de leses exibe uma variedade de padres histopatolgicos e citopatolgicos capazes de causar controvrsia diagnstica mesmo nos observadores mais experientes.

-CRITRIOS HISTOLGICOS (NIC II): .Maturao epitelial alterada, com camadas desorganizadas. .Atipias nucleares em todas as camadas, principalmente nas profundas.

.Cromatina grosseira .Coilcitos menos frequentes .Mitoses tpicas e atpicas em vrias camadas

CRITRIOS HISTOLGICOS (NIC III): .So semelhantes as NIC II, porm mais acentuados. .Perda da maturao e desorganizao em todas as camadas do epitlio. .Coilcitos raros ou ausentes. .Clulas imaturas. .Mitoses atpicas podendo ser observadas em todas as camadas.

CRITRIOS CITOLGICOS: .O fundo do esfregao mostra inflamao. .Aumento da relao ncleo/citoplasma. .Ncleo irregular, hipercromtico. .Cromatina fina ou grosseira.

.Membrana nuclear irregular. .Clulas isoladas ou em grupos. .Clulas mais imaturas e menores.

A correlao entre os exames de citologia e histopatologia no nosso servio est em torno de mais de 90,0%. Fato esse , de extrema importncia para ns, pois uma medida de qualidade e para o profissional que pode ter sempre o seu trabalho avaliado, com a possibilidade de rever seus critrios diagnsticos.

O carcinoma de clulas escamosas do colo uterino a segunda causa de morte por cncer no mundo. Ele se desenvolve a partir de leses prcancerosas, que so leses com potencial de evoluir para leso invasiva, se no tratadas e/ou detectadas precocemente.

Hoje j conhecemos o papel preponderante do HPV no desenvolvimento das leses precursoras do cncer do colo do uterino, bem como na leso invasora; principalmente aqueles com alto poder oncognico.

Os Human Papilloma Virus (HPV) so vrus da famlia Papillomaviridae, capazes de induzir leses de pele ou mucosa. Composto por dupla fita de DNA

E assim comea ou continua essa histria?

PREVENO

O Papel da Citopatologia

OBRIGADA.

Вам также может понравиться