Вы находитесь на странице: 1из 11

UMA ANLISE DA EMPRESA BG SPORT WEAR LTDA NO CENRIO ECONMICO NO MUNPIO DE SOMBRIO Athauan Pereira Machado* Natan Silva**

Arlindo Joel da Cunha Junior*** Filipe Jernimo Pereira**** Luiz Alberto Espindola Campos***** Resumo Ao analisar o contexto de uma empresa, preciso traar um parmetro dos paralelos que a compe buscando entender o desenvolvimento da moda na regio sul de Santa Catarina, mais especificamente na cidade de Sombrio. Com o intuito de obter informaes sobre esta, houve um estudo a partir do histrico da moda atravs de alguns aspectos visando descobrir qual caracterstica econmica trouxe a estas empresas mudanas como a que ocorreu na BG SPORT WEAR LTDA. Essas ocorreram de acordo com algumas teorias econmicas, trazendo praticas que causaram mudanas no publico alvo da empresa, onde passou a produzir moda infanto-juvenil feminina, que outrora produzia artigos sport wear. Abstract When analyzing the context of a company, we need to draw parallels a parameter that makes up trying to understand the development of fashion in the southern region of Santa Catarina, more specifically in the City of Sombrio. In order to obtain information about this, there was a study from the history of fashion through some aspects in order to discover which feature these companies brought economic changes such as occurred in BG SPORT WEAR LTD. These occurred according to some economic theories, bringing changes in the practices that caused the company's target audience, which started producing fashion juvenile female, which once produced articles sport wear.

* Aluno de TIC. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: athauan12@hotmail.com ** Aluno de TIC. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: natan-silvap@hotmail.com *** Aluno de TIC. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: junior_cunha_07@hotmail.com **** Aluno de TIC. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: filipe-jp@hotmail.com ***** Aluno de TIC. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: luiz.alberto.1991@hotmail.com

1 INTRODUO Este estudo tem como objetivo analisar o papel da empresa BG SPORT WEAR LTDA no municpio de Sombrio - SC, no mercado econmico, traando um perfil de atuao em relao s teorias econmicas institudas. O desenvolvimento de produtos um dos setores determinantes para definir o sucesso de uma empresa. Conhecer quais so as metas da empresa o primeiro passo para definir o planejamento de uma coleo. O crescimento da empresa, bem como sua consolidao no mercado, exige que conheamos as condies atuais, desde a sua concepo at sua distribuio. O tempo de execuo de cada etapa do processo produtivo determinante no custo final de um produto, e nele outras questes esto diretamente relacionadas como sua exposio ao mercado. Os gestores da indstria de confeco tm como ponto de partida o estabelecimento de prazos para o desenvolvimento de mostrurios, a data que o produto deve chegar ao consumidor final, e esse tempo, medida geralmente, por um fator externo que a concorrncia e a mudana das estaes. Visando uma previso de vendas mais acertada e ajustada ao oramento da empresa, torna-se essencial trabalhar de forma planejada para que o desenvolvimento de produto atenda o consumidor em tempo hbil para uma eficiente resposta em vendas, bem como cumprir ao que foi previsto como meta comercial. O processo de desenvolvimento de produto deve ser planejado, ser estudado e observado para que cada etapa possa ser avaliada quanto a sua forma de operacionalizao, como meio de atingir o resultado de um produto que atenda em qualidade, dentro de um tempo ideal. Nesse contexto, faz-se necessrio conhecer de que forma a empresa BG SPORT WEAR LTDA, elabora o seu planejamento no desenvolvimento dos seus produtos, onde atravs da identificao das etapas, esta, otimiza o seu processo produtivo. preciso entender que a comunicao um forte fator para que a empresa desenvolva bem sua competitividade no mercado. Alguns processos de produo so diretamente envolvidos nesse processo, como: criao, modelagem, pilotagem, encaixe e risco, encarregado da produo, costura, reviso, passadores, expedio, controle de servios terceirizados e controle de estoque, visto fornecedores internos; em um segundo plano observamos os fornecedores externos, indiretamente ligados a empresa, so eles: os fornecedores de matria prima, as empresas beneficiadoras, como: fbrica de bordados, estamparia e os servios terceirizados. Portanto uma empresa embasada num processo holstico de produo,

conseqentemente, estar mais bem engajada no mercado. Este o ponto de partida para que a empresa no vise apenas o seu ganho na produtividade, mas tambm nas interrelaes da empresa como um todo. Conhecendo cada etapa do processo de desenvolvimento do produto, o comprometimento de cada fornecedor, e principalmente as relaes motivadas pela comunicao, o ponto de partida para um projeto que vise um ganho no apenas na produtividade, mas nas inter-relaes da empresa como um todo. 2 CONTEXTUALIZAO HISTRICA SOBRE A CRIAO DA INDSTRIA DA MODA Na dcada de 60, poca considerada revolucionria para os americanos, os jovens tm uma maior liberdade de escolha profissional, paralelamente ao consumo rpido visando uma mudana de vida. Nesse mesmo contexto, a indstria de moda cresce e artigos so produzidos em srie com os criadores-estilistas. Vicent-Ricard (1989, p. 32) no diz que todos os novos criadores so tambm vendedores. Neste contexto vemos o profissional de criao sob a tica de criar peas de qualidade e necessariamente criativas. Encontramos, atualmente, uma competitividade cada vez mais acirrada, as empresas precisam se adequar as exigncias do mercado. Criar e desenvolver produtos inovadores faz parte do cotidiano das atuais empresas, analisando o mercado e conseqentemente seu pblico-alvo, possvel viabilizar a criao de um produto de qualidade adequado a essas exigncias. A tecnologia tem seu papel fundamental nessa nova perspectiva de mercado auxiliando e at, de certa forma, guiando a criao ou inovao de um produto. Para desenvolver uma coleo preciso mais do que apenas saber desenhar. Vicent-Ricard (1989) diz que a aparente desenvoltura dos grandes criadores est sempre vinculada preciso do trabalho. S o verdadeiro profissionalismo d margem a todas as ousadias de estrutura de elaborao. Rech (2001) nos aponta algumas das habilidades necessrias para um designer de moda.
Capacidade para pesquisar, organizar e inovar; Habilidade para desenvolver respostas apropriadas para problemas novos; Aptido para testar essas respostas, atravs de peas-piloto; Treinamento para comunicar esses desenvolvimentos atravs de croquis, modelos, modelagem e pilotagem; Talento para combinar forma, tcnica, condies humanas e sociais e

arrebatamento tico; - Sabedoria para prever conseqncias ecolgicas, econmicas, sociais e polticas da interferncia do design; Compreenso para trabalhar em equipes multidisciplinares.

2.1 Confeco Industrial Os sculos XVII e XIX proporcionaram a revoluo poltica e na economia, criando um perodo de grandes transformaes, pela qual a humanidade passou. A revoluo industrial teve seu inicio na Inglaterra no sculo XVIII, e na Alemanha aps a segunda metade do sculo XIX. Nesse novo contexto, as indstrias precisavam de especialistas para enfrentar os problemas e objetivos especficos no processo de produo e comercializao. Ao mesmo passo em que se desenvolveu a Revoluo Industrial e tecnologia, novas especialidades e sub-especialidades, por estarem ligadas a um campo muito especfico do conhecimento, exigiram uma independncia muito maior at atingirem plena autonomia no campo profissional e de conhecimento. Este foi o momento em que as especializaes se consolidaram. Deste momento em diante as indstrias estabeleceram seu papel em nvel mundial, desenvolvendo um estudo especifico e permanente at os dias atuais, criando, dessa forma, incontveis setores. Chiavenatto (2005, p. 01) afirma que:
No mundo em que vivemos, quase todas as coisas so produzidas por organizaes. Tudo o que comemos, vestimos, lemos, usamos em nosso cotidiano, para o transporte, higiene, sade, lazer e trabalho etc. feito em organizaes. A indstria, o comrcio, as universidades e escolas, bancos e financeiras, o rdio, a televiso, a imprensa, os hospitais, a igreja, o exrcito, as reparties pblicas, as empresas estatais, os clubes, o policiamento etc. so organizaes .

A partir de 1947, no perodo ps guerra a moda se transforma, trazendo consigo um novo estilo com a criao do casualwear (novo- estilo), estilo esse, nascido na Califrnia atrelando a esttica e o conforto. Conforme Vicent-Ricad (1989, p. 22-23):
Tanto podiam ser usados em separado como conjunto, que se prestavam a combinaes por j estarem perfeitamente adaptados realidade industrial da produo em srie: a mass production (expresso americana que viria a se tornar universal).

Ainda nesse mesmo perodo a Frana passa a valorizar de forma progressiva o que considera chique e sofisticado, exportando ao mundo, enquanto que a America fica com a funo de reproduzir o estilo em larga escala, por meio do marketing. Tal mudana chama ateno aos produtos fabricados em srie, o que constitui em um grande desafio pra as limitaes do mecanismo industrial (VIDENT-RICARD, 1989, p. 32). Junto a esse avano surge a necessidade de profissionais especializados para dar conta da competitividade do atual contexto da moda industrial. Segundo Garcia (2004, p. 27): No mais possvel fazer moda sem um profundo estudo de todas as etapas da cadeia de produo de moda. O que remete a empresa desenvolver uma ampla viso do mercado vigente. Portanto o mundo empresarial depara-se atualmente com modificaes estruturais que tem por objetivo o impacto no desempenho do mundo dos negcios. Dentro dessa perspectiva:
A globalizao em expanso, os avanos tecnolgicos, o capital transacional, a importncia das economias emergentes, os novos modelos de governana empresarial, o progresso aliado ao desenvolvimento sustentvel, as mudanas de comportamento da sociedade e as exigncias dos consumidores por tica e transparncia, so tendncias que acabam motivando as empresas a adotarem novos valores, novos processos de gesto, novas tecnologias e novas formas de relacionamento interinstitucional. (ROSADO, 2005, p. 15)

No entanto, apesar de todas essas mudanas estruturais as empresas devem adequar-se a essa tendncia de mercado, diante dos processos competitivos. Tanto pequenas quanto as grandes empresas. Dentro desse contexto histrico, destaca-se a importncia da qualidade de um produto, enquanto elemento significativo porque: planejar a qualidade uma questo relevante frente a competitividade do mercado. Segundo Nereu (2006, p. 1)
[...] um plano de gerncia de qualidade dever especificar como a equipe do projeto ir implementar sua poltica de qualidade. Se a empresa j tem uma poltica de qualidade, essa deve ser a base inicial para o planejamento da qualidade do projeto. Esse plano deve ser dirigido para o controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade.

Como a qualidade um fator determinante no processo de competitividade, esta trs melhorias no setor de vendas e com isso satisfaz seu pblico alvo.

Devido a importao de produtos no mercado nacional preciso, cada vez mais, correlacionar qualidade de produto com valor de mercado. Gitlow (1993, p.07) afirma que a qualidade um julgamento feito pelos clientes ou usurios de um produto ou servio; o grau em que os clientes ou usurios sentem que o produto ou servio excedeu suas necessidades e expectativas. J para Feigebraum apud Barante (1998) qualidade uma maneira de se gerenciar os negcios da empresa. O aprimoramento da qualidade s pode ser alcanado com a participao de todos. Nessa perspectiva, a empresa deve dar importncia qualidade dentro de cada etapa, pois assim todos os setores ajudam um ao outro, tornando uma empresa com qualidade e suprindo os desejos do seu consumidor. 2.2 A importncia da comunicao e do planejamento no desenvolvimento empresarial Etimologicamente comunicao : Com significa comum a todos e ao, que indica agir. Assim, comunicao o processo de recepo de idias e sentimentos, tendo como agente o ser humano.
Os homens no podem ser verdadeiramente homens sem a comunicao, pois so criaturas essencialmente comunicativas. Impedir a comunicao equivale a reduzir o homem condio de coisa [...] somente atravs da comunicao que a vida humana pode adquirir significado (FREIRE, 1981, p. 63).

Percebe-se diante do exposto que comunicao primordial entre todos os componentes de uma organizao, porque sem ela, esbarra-se em atitudes isoladas e emperram o andamento do grupo. Nas Empresas de Moda, a comunicao est acima de tudo. Segundo Manaresi (2008) H algum tempo, a relevncia comunicao no setor de moda certamente essencial. A comunicao entre os setores de Estilismo e Modelagem so fundamentais para o andamento da empresa, assim como todos os outros setores. Manaresi afirma que:
Qualquer que seja o setor de mercado ou a categoria da roupa, essencial que o estilista e o modelista trabalhem juntos dentro das possibilidades de confeco que lhes so oferecidas. Eles precisam saber o que os confeccionistas e produtores podem fazer de melhor dentro de seus limites tecnolgicos e de recursos humanos. Nada mais frustrante para um estilista do que descobrir tarde demais que um bom desenho no pode ser reproduzido na qualidade e no preo requeridos.

Sendo assim a comunicao entre setores a base que consolida uma empresa de sucesso, pois todos que nela trabalham devem interagir visando alcanar todas as metas. A empresa deve atrelar qualidade ao nome da marca, para que possa, assim, vencer os concorrentes e permanecer no mercado. Outro ponto a ser considerado no desenvolvimento de uma empresa o planejamento, pois sem este impossvel estabelecer objetivos, estratgias e metas. Toda empresa deve estar engajada em um srio estudo de planejamento estratgico, para que possa dessa forma se organizar em todos os setores. Prever possveis mudanas de mercado um tema a ser amplamente analisado, para que as empresas possam se antecipar e assim permanecer consolidadas no mercado. O planejamento a etapa inicial dentro de uma empresa, ele quem vai determinar a direo que a empresa vai tomar e como vai tomar. Analisando todos os contextos positivos e negativos de suas aes; analisando, tambm, o atual cenrio econmico, bem como a direo que a economia est tomando. Segundo Nereu (2006, p. 1) o planejamento organizacional constitui-se basicamente na identificao, determinao de responsabilidades e relacionamentos dentro do projeto, a partir da utilizao dos produtos a serem gerados na execuo desta tarefa, que basicamente so: uma matriz da designao de funes e responsabilidades, organograma do projeto, necessidade de treinamento e um plano de gerncia de pessoal (descrio de quando e como os recursos humanos sero alocados e retirados da equipe de projeto). O planejamento, para ser eficiente e capaz de gerar lucros e satisfazer clientes e ainda o colaborador da empresa, deve estar, incondicionalmente, comprometido na conquista e reteno de clientes sempre satisfeitos. A organizao deve, a partir de seu planejamento para estar sempre em prontido para eventuais adaptaes no mercado que uma constante no mundo dos negcios atuais. Salienta-se tambm, que o planejamento de coleo, nada mais que uma prvia do que ser feito na coleo seguinte; para isso importante identificar todos os pontos, tantos os bons quantos os ruins. Como o Estilista no planeja a coleo sozinho utiliza o setor do desenvolvimento, onde suas idias e informaes vo ser esclarecidas e desenvolvidas.

Neste contexto, a coleo de Moda um conjunto de artigos que possuem caractersticas em comum com as estaes do ano, como Vero, Alto-vero, Inverno e Alto-inverno. Por isso:
O processo de planejar envolve um modo de pensar e responder as indagaes referentes aos diversos questionamentos sobre o que est feito, como ser feito, para quem, porque, por quem e com que recursos e bem como onde e quando ser executado. (ABRANCHES, 2000, p.25)

Diante de todo o processo a ser desenvolvido em uma empresa, medida que um grupo de pessoas se comunica sobre problemas ou desejos em comum (a organizao), passa a pensar sobre eles e a sensibilizar-se em relao a eles, construindo assim, o objetivo de resolver problemas ou de desenvolver aes criativas.

3 Planejamento estratgico da empresa BG SPORT WEAR LTDA. Ao elaborar uma anlise sobre os pressupostos tericos no funcionamento de uma empresa se faz necessrio conhecer o planejamento estratgico da empresa BG SPORT WEAR LTDA. A empresa BG SPORT WEAR LTDA est localizada na cidade de Sombrio, Santa Catarina, onde desenvolve suas atividades voltadas, ao comrcio atacadista de produtos na linha surfwear, onde historicamente, vem a tornar-se tambm produtora, atendendo os segmentos, masculino, feminino e infantil, lanando a marca Estao Surf. Alguns anos depois visando uma abrangncia maior de mercado, a empresa decide mudar radicalmente, sua segmentao; ou seja, de moda surfwear, direciona sua linha de produo para o segmento de moda jovem feminina, com produtos referenciados em tendncias de consumo. Lanando a marca Flor Linda, inaugurando uma nova fase para empresa em desenvolvimento e reconhecimento pelo mercado, o que no levou muito tempo para o negcio se expandir. Uma pesquisa do IBOPE mdia publicada neste ano comprova a deciso ajustada em escolher o novo publico alvo, ela diz o seguinte:
TEORIA COMPROVADA: as mulheres fazem mais compras do que os homens.

O estudo constatou que os brasileiros tambm esto consumindo mais. H seis anos, o total da populao que saa s compras era de 60%. Hoje, esse nmero de 67%, ou seja, so mais de 35 milhes de pessoas realizando compras pessoais. Alm disso, o pblico feminino faz mais compras que os homens com uma diferena que chega a ser de 12% os homens chegam ao ndice de 63% e as mulheres, ao de 71%. A pesquisa, que tinha como objetivo descobrir os hbitos de consumo da brasileira, revelou que a mulher quem compra praticamente tudo para a famlia no que diz respeito ao vesturio. Entre as que disseram ter levado alguma coisa no perodo anterior pesquisa, 79% compraram roupas femininas, 61%; calados; 44%, roupas para homens; e 40%, roupas para crianas e bebs. O levantamento ouviu mais de 18 mil pessoas (homens e mulheres) em nove regies metropolitanas do pas e em cidades do interior de So Paulo e dos Estados do Sul e do Sudeste.
(Matria divulgada no Portal R7, no dia 03 de maro de 2011, sobre um estudo do IBOPE Mdia)

A marca Flor Linda, atualmente, conta com diversas lojas atacadistas, sendo uma na cidade sede da marca, Sombrio, uma filial em Brusque, Santa Catarina; e uma loja na cidade de Cianorte, no Paran. Atendendo ao mercado atacadista, conta com uma infraestrutura interna gerando empregos diretos contribuindo com o emprego indireto de centenas de pessoas, gerado pela parceria de diversas faces que trabalham com a marca. A empresa BG SPORT WEAR LTDA em seu planejamento estratgico tem por objetivo oferecer aos clientes produtos de qualidade, com design moderno e excelncia em servios a um preo competitivo, garantindo lucratividade atravs de uma equipe de colaboradores especializada e motivada. Tem por Misso ser uma empresa referncia de moda e reconhecida no mercado nacional. Seriedade e competncia, respeito a seus colaboradores, elevado padro de tica, comprometimento com os clientes, satisfao dos colaboradores e fornecedores so as polticas de qualidade adotadas pela empresa. Em sua estrutura organizacional, a empresa qualifica de forma efetiva os seus principais funcionrios. Em relao ao ambiente direto e indireto que a empresa BG SPORT WEAR LTDA atua, esta tem sua sede prpria em rea construda de 1.020 m, onde se localiza a administrao e a produo, no entanto, utilizam os servios terceirizados de diversas faces. Possui trs lojas de shopping e atacados localizados nos municpios de Sombrio e

Brusque em Santa Catarina, e tambm no Estado do Paran, atendendo a toda regio Sul e Sudeste do Brasil. Quanto aos concorrentes, clientes e fornecedores a empresa destaca-os em seu planejamento estratgico da seguinte forma: Principais concorrentes: Linda Moa, Produzida, Karasebokas, Universe Teen Principais clientes: Menina mulher (15 aos 30), Gosta de balada,Tem estilo, Fashion, Atual. Principais fornecedores: Nanete Textil, Petenati, Makro Central, Adar, Advance. O campo de atuao desta empresa o comercio atacadista.

CONSIDERAES FINAIS O atual contexto econmico, poltico e social na era da globalizao vm gerando inmeros desafios sociedade, exigindo das organizaes empresariais a implantao e implementao de ajustes cotidianos por conta das mudanas impostas pelo mercado. O mundo empresarial depara-se, portanto, com modificaes estruturais que traz efetivo impacto no desempenho dos negcios. Atualmente tudo chega mais rpido, inclusive o conhecimento do profissional, cujo veculo a tecnologia e expanso de mercado, oferecendo cursos, inclusive on-line para o setor da indstria de confeco, aprimorando profissionais e estudantes da moda. Como em outros setores de diferentes organizaes, o mercado quer um profissional que se qualifique para alm de sua especializao, buscando por meio dos mecanismos existentes, inovar sempre e com qualidade. Portanto ao fazer esse estudo sobre o conhecimento empresarial, baseado nos respectivos tericos citados no decorrer do texto elaborado e analisando o planejamento estratgico da empresa BG SPORT WEAR LTDA percebemos que apesar das mudanas estruturais inseridas atualmente, esta ainda segue o padro clssico de produo. Salienta-se que a referida empresa passou a atuar na rea de moda jovem feminina em detrimento da moda esportiva porque o municpio de Sombrio considerado um grande plo de confeces de roupas, recebendo turistas de vrios estados brasileiros para realizarem compras de atacado.

Tal mudana da estrutural empresarial demonstra que a empresa tem,efetivamente, uma preocupao com a melhoria do produto e servio oferecido diante dos apelos da competio do mercado.

REFERNCIAS BARANTE, Luiz Csar. Qualidade Total: uma viso brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1988. FREIRE, Paulo: A importncia do ato de ler. 14 ed. So Paulo: Cortez, 1986. GARCIA, Chintia. Os cursos de moda. Vogue, So Paulo, n. 295. p. 62-67. MANARESI, ngelo. Linguagens, trocas e estratgias para o sistema da moda. Orientao para o mercado nas empresas de moda. So Paulo: Senac, 2003. VINCENT-RICARD, Franoise. As espirais da moda. Maria Ins Rolim. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. IBOPE, Mais de 8 em cada 10 mulheres preferem lojas de rua a shopping, 03/03/2011, Disponvel em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect? temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=Noticias&docid=F86F83BD5B9 4A330832578480063D334 >. Acesso em: 17 junho 2011.

Вам также может понравиться