Вы находитесь на странице: 1из 3

ATM - Asynchronous Transfer Mode

A comunicao se tornou uma das maiores necessidades da sociedade humana desde seus primrdios. Sempre houve a necessidade do homem se comunicar e com isso se evoluir. Hoje existem diversas formas de comunicao dentre elas abordaremos o tema de Redes de computadores, especialmente Redes ATM. Rede ATM Modo de transferncia assncrono (Asynchronous Transfer Mode) uma tecnologia baseada na transmisso de informaes com tamanhos fixos e padronizados de clulas. Essa tecnologia satisfaz diversos requisitos exigidos por diversos tipos de trfego de alta velocidade de transmisso, com isso foi tecnologia escolhida para suportar a diversidade de servios para Rede Digital de servios integrados da faixa RDSI-FL Broadband Services Digital Networks. Redes de alta velocidade baseada em ATM so de grande tendncia devido sua caracterstica bsica da arquitetura ATM de integrar e transportar clulas de voz, dados e imagem em conjunto. A tecnologia ATM tem como caractersticas:

Suportar vrios tipos de servios como voz, dados e multimdia. Alta capacidade de transmisso. Possui um custo superior em relao as tecnologias j estabelecidas. Possibilita o transporte de servios iscronos (voz/vdeos/trafego multimdia) devido sua rapidez

ATM Frum
O ATM frum surgiu no ano de 1991, um consorcio de companhias e organizaes interessadas em acelerar o desenvolvimento e implantao da tecnologia ATM origem a um conjunto de acordos de implementao de equipamentos ATM. Embora no tenha autoridade de produo de padres, sendo trabalho apenas para os rgos de domnio internacional, o ATM Frum uma organizao muito importante no desenvolvimento dessa tecnologia sendo apoiada e tendo representao significativa de quase toda as grandes empresas de telecomunicao e informtica do mundo inteiro. Esse consorcio de empresas de informtica e telecomunicaes que tem como objetivo assegurar a interoperabilidade entre os equipamentos privativos e os de redes publicas de comunicao, como a RDSI-FL, que ainda esta em desenvolvimento. Para conseguir esses objetivos, o ATM Frum trabalha em cooperao com o ITU-T, responsvel pelas recomendaes relativas RDSI-FL, de forma a tornarem disponveis as informaes necessrias.

ATM em redes locais


Existem muitas diferenas caractersticas entre ambientes locais pblicos refletem-se, principalmente, nas interfaces UNI (UserNetwork Interface) privativas e pblicas. As maiores diferenas so as seguintes. Alguns tipos de enlace que podem ser especificados para UNI privativa s permitem o alcance de curtas distancias como, por exemplo, 100 metros. Os formatos de endereamento que so utilizados nas redes publicas ATM devem seguir a recomendao E.164 do ITU-T (parecido com o cdigo de numerao da telefnica), porem em redes privativas o formato do endereamento poder ser derivado de padres para redes locais ou padro da ISO.

As diferentes configuraes permitem a utilizao das redes locais no meio compartilhado ou com computadores privativos.

ATM e RDSI-FL
O modo de transferncia assncrona (ATM) tenta eliminar as limitaes do STM tirando vantagem do ganho esttico de servio com trafego com taxa varivel. Com isso garantindo um bom e aceitvel servio de taxa constante. Ao contrario do STM que um canal no e identificado pela sua posio fixa dos slots na estrutura recorrente no tempo, J o ATM a banda que passa dividida de forma fixa em informaes que so chamados de clulas. Nessa clula existe um campo de informao (cabealho) representando a conexo com circuito virtual estabelecida para o transporte das clulas dos servios e no pela sua posio fixa no tempo. A falta de alocao e monopolizao dos canais evita os problemas de complexidade e flexibilidade na seo anterior. Os mesmos computadores podem ser utilizados para um chaveamento de todos os servios. Redes baseadas ATM podem ser aproveitadas da melhor maneira aos meios de comunicao na presena de trafego em rajadas e ao mesmo tempo suportar o retardo maximo de servios de fontes com trafego continuo.

Mesmo o ATM no sendo a melhor opo entre o STM para trafego continuo com taxa constante em relao utilizao da capacidade do meio ao retardo (Devido ao overhead adicional do cabealho e ao tempo necessrio para montar a clula de informao) porem isso no e o bastante para as vantagens do ATM.

Padronizao para Redes ATM


O processo de criao das normas para redes ATM possui muitas caractersticas semelhantes como tambm muitas diferenas no processo observado em redes de comunicao em geral. As semelhanas principais a participao de rgos internacionais como o ITU-T e a ISO, credenciados na criao de padres. Cada dia mais cresce o interesse pela tecnologia de transmisso de informao e, em particular pelas tecnologias de redes que permitem a integrao de servios e uma aproximao de empresa de telecomunicao junto s de informtica. O firmamento desta aproximao em torno das novas tecnologias de redes de comunicao como a redes ATM pode ser observada em iniciativas como a criao do ATM Frum j mencionado no tpico anterior.

Camada ATM
Como na camada fsica a camada ATM torna parte no funcionamento de todos os elementos da rede, incluindo os computadores. Essas funes so especificas pela recomendao I.150 que possuem: Multiplexao e demultiplexao de clulas. Adio e remoo do cabealho das clulas. Chaveamento e encaminhamento de clulas baseado na informao do cabealho que so realizados pelos ns de comunicao. Controle genrico de fluxo (GFC) na UNI Roteamento /encaminhamento das clulas para seus destinos. Gerao e retirada dos headers das clulas. Controle de fluxo na transmisso.

Todo o processo na camada ATM feito a partir da gerao e inspeo dos campos do cabealho da clula ATM. A I361 exige uma recomendao que especifica o formato das clulas e de que forma feito o encaminhamento na rede.

Caractersticas do ATM (Asynchronous Transfer Mode)


As redes baseadas no Modo de Transferncia Assncrono (ATM) surgiram como forma promissora para a construo de redes com integrao de uma enorme variedade de servios, principalmente os que exigem altas velocidades de transferncias de dados. O ATM uma tecnologia escalonvel, de mltiplos servios, alta velocidade, com taxas de transmisso que chegam a 622 Mbps, capaz de fornecer servios com diversas caractersticas de transferncia. Pode oferecer servios com taxas de bits variveis ou constantes, servios iscronos (voz e vdeo) ou assncronos (dados) e fornecer suporte a servios orientados a conexo ou sem conexo. A estrutura para comutao ATM independente da taxa de dados e fornece suporte comutao da rede pblica e LAN a taxas altssimas. O ATM um protocolo de comunicao de alta velocidade, criado para o trfego de dados e aplicaes multimdia. A informao organizada em clulas de tamanho fixo que so enviadas em seqncia e se organizam quando chegam ao destino. Circuitos Virtuais SVCs O ATM utiliza circuitos virtuais (SVC) e as informaes esto agrupadas em clulas de 53 bytes (48 de dados e 5 de cabealho) em redes de voz, dados e imagens. As clulas so transmitidas atravs de circuitos virtuais, onde a rota definida no momento da conexo. Pode ser usada na transmisso de informaes em aplicaes cuja natureza e requisitos de performance so distintos. Devido alocao dinmica da largura de banda, sua utilizao possvel em aplicaes de tempo real (telefonia e vdeo) e tambm em transmisso de dados entre computadores, tanto em redes locais (LAN) quanto em redes abertas de longo alcance (WAN). Clulas pequenas (53 bytes) As caractersticas de tamanho fixo e reduzido das clulas trazem algumas vantagens quando comparadas a tecnologias de clulas maiores e/ou de tamanho varivel, o que aumenta a complexidade da rede. O tempo de empacotamento um dos fatores a favor das clulas pequenas. Quanto maior o tamanho da clula, maior o tempo de empacotamento, o que causa maior atraso de transferncia. O nico argumento contrrio utilizao de clulas pequenas o grande overhead que possuem. Isto diminui a capacidade efetiva de transmisso da rede. Porm, as caractersticas positivas sobressaem s negativas. O encaminhamento da clula baseado na informao do cabealho contido em cada uma das clulas. Estas clulas so transmitidas atravs de conexes de circuitos virtuais (SVCs) estabelecidos, sendo sua entrega e comutao feitas pela rede. Esta tecnologia se adapta facilmente s exigncias de uma grande gama de trfegos, suportando, com isso, diferentes tipos de servios.

Concluso
Como vimos este trabalho um resultado de um estudo focado em redes ATM, no decorrer dessa analise nos livros de Redes de computadores identificamos diversas vantagens em se tirar proveito dessa tecnologia como:

Suportar vrios tipos de servios como voz, dados e multimdia. Alta capacidade de transmisso. Sua forma de padronizao com a participao de rgos internacionais como o ITU-T e a ISSO. ATM Frum trabalha em cooperao com o ITU-T, responsvel pelas recomendaes relativas RDSI-FL, de forma a tornarem disponveis as informaes necessrias. O modo de transferncia assncrona (ATM) tenta eliminar as limitaes do STM tirando vantagem do ganho esttico de servio com trafego com taxa varivel. Com isso garantindo um bom e aceitvel servio de taxa constante.

Вам также может понравиться