Вы находитесь на странице: 1из 5

Escola de Comunicaes e Artes Universidade de So Paulo Laboratrio de Iniciao ao Jornalismo

Rodrigo Dias Gomes N USP- 7586017 Jornalismo Noturno Turma 2011 2 Semestre

Relatrio Final
PARTE I Descrio das Atividades
A experincia com o jornal Notcias do Jardim So Remo , certamente, o primeiro contato do aluno de jornalismo da USP com a produo de um veculo de imprensa. Trata-se porm, acima de tudo, de um projeto de aprendizado. A primeira coisa que vale a pena ser dita que houve uma evoluo na qualidade das quatro edies do NJSR produzidas pela turma. E o trabalho deve ser analisado como um todo. A primeira edio conteve erros, mas esses erros foram diminuindo nas demais edies, j que assimilamos os conhecimentos de ambas as disciplinas detentoras do jornal, e os ensinamentos foram aplicados de maneira satisfatria. O aprendizado se deu tanto na parte da notcia (definio de pauta, apurao da matria, produo do texto) quanto na parte grfica. Fiquei surpreso com a quantidade de fatores analisados antes de diagramar as pginas e definir o jornal. Desde a preocupao com o tratamento de cada imagem at a disposio das palavras nos ttulos, detalhes que parecem irrelevantes, mas acabam fazendo a diferena na qualidade final do jornal. O contato com a comunidade, no entanto, foi o maior dos aprendizados. Ensina mais que qualquer livro, porque prepara o jornalista para lidar com aqueles que so tanto as fontes de sua matria, quanto o pblico alvo e leitor.

5 Edio Setembro de 2011 No primeiro NSJR, ocupei o cargo de editor do caderno de esportes. A editoria tem, na minha opinio, sua parte fcil e difcil. A parte fcil o fato de, via de regra, no faltar pauta. Com o advento da Copa So Remo, metade do caderno j tem matria. A parte difcil, no entanto , abordar a copa de maneira igualitria. So mais de 20 times, e todos querem ateno. Seus jogadores desejam aparecer no jornal. O problema a dificuldade de abordar todos os times. Nesta edio, juntamente com meus reprteres, decidi dar uma nfase maior aos clubes

que se destacaram, mas todos os times foram citados, ao contrrio do que foi dito na comunidade, e gerou descontentamentos. Outra reclamao foi a de que alguns resultados estavam errados, o que tambm no verdade. A smula feita de uma maneira confusa e imprecisa, dificultando a apurao e confirmao do resultado. Mas o jogo foi assistido pelos reprteres, que confirmaram os resultados. Outra matria interessante dessa edio foi a prtica de basquete na comunidade, puxada pelo gancho da volta do Brasil s olimpadas no esporte. Houve tambm um box explicando um pouco sobre dois esportes que faro parte dos jogos de 2016, no Rio de Janeiro: Golfe e Rugby. Minha funo foi definir a diagramao das pginas e adequar o texto a elas, alm de tomar as decises em relao abordagem da matria principal. 6 Edio Outubro de 2011 Na edio seguinte, fui reprter do caderno de esportes. Como editor da ltima edio, contribui com algumas dicas para a editora, e expus a ela o desafio de mudana de foco na matria principal, para tentar agradar a todos, misso quase impossvel no jornalismo. Foi decidido que faramos resumos de cada jogo, e fui comunidade cobrir uma rodada de 5 jogos, num domingo. A cobertura acabou rendendo mais que o resumo dos jogos, pois pude perceber o descontentamento de algumas pessoas com a ltima edio, alm de conversar com Gerson, um dos organizadores da Copa, e levar reunio de pauta uma sugesto de matria sobre a organizao da competio (matria feita por Marina Vieira na 7 edio). A abordagem diferente foi bem aceita entre os participantes do torneio, que aprovaram a edio. Um alvio para todos.

7 Edio Novembro de 2011 Ocupei o cargo de editor on-line. Do ponto de vista jornalstico, o cargo que menos exige do aluno. Mas a responsabilidade grande, pois com o advento das redes sociais, o material que antes chegava apenas So Remo se propagou na web e atingiu outras pessoas. Nessa edio em especial, uma matria ganhou muita repercusso, principalmente no facebook: A abordagem hostil da polcia militar a dois alunos da classe, enquanto esses tiravam fotos para o NJSR. Isso gerou muita discusso, e ps em evidncia o comportamento da PM no campus e seus arredores, num momento em que a relao aluno-polcia estava complicada pela invaso da reitoria por alunos da USP e pela violenta reintegrao de posse. No produzi nada em texto o foto na 7 edio, mas o fato de nossas matrias terem chegado a outras pessoas teve a minha participao.

8 Edio Novembro/Dezembro de 2011 Na edio final de 2011, fui reprter do caderno So Remano. Entre as pautas discutidas na reunio, foi me dada a matria sobre dicas de lazer para as frias. O objetivo era escolher 3 lugares que se adequassem ao so remano, tanto no quesito financeiro quanto geogrfico. A matria foi relativamente simples, mas me trouxe um grande ensinamento e um grande desafio. O ensinamento: apurao tudo. Escolhi os seguintes lugares: Parque Villa Lobos, CEU Butant, e Instituto Butantan. Os critrios, alm dos j citados, foram as variedades de ofertas de lazer: um lugar com bastante rea verde, ideal para prtica de esportes; um local com piscinas, muito convidativas no vero, alm do uso de computadores e biblioteca; e por ltimo, um lugar que mescla diverso com educao. Os trs locais possuem informaes na internet. No entanto, as informaes mais importantes foram os telefones adquiridos. Atravs deles, pude confirmar a veracidade dos dados divulgados nos sites (horrios, preos, acessibilidade, etc.). Percebi que muitos dados estavam errados, e caso no confirmasse por telefone, a informao seria passada de forma errada, erro primrio para um jornalista. Diante de todas as informaes, o desafio foi adequar todas elas a um limite baixo de caracteres. A matria acabou saindo muito informativa e pouco opinativa, mas acabou sendo um bom guia para o so remano. Pude participar do final da distribuio da 8 edio, na comunidade. Foram poucos momentos, mas que me deram a sensao de dever cumprido, pois estava entregando minha matria para quem ela se dirigia.

Outras contribuies O Notcias do Jardim So Remo desenvolveu em todos os alunos um senso de cooperao muito importante. Era comum ver reprteres de outras editorias ajudando alguns editores com dificuldades em Photoshop e, principalmente, InDesign, alm de outras contribuies, como elaborao de ttulos e subttulos, e correes no texto. Isso fez muita diferena em todas as edies. Me lembro de ter recebido ajuda de muitos amigos, e tambm de ter contribudo com muitos deles. impossvel, no entanto, lembrar exatamente as contribuies. Mas vale o comentrio.

PARTE II Reflexo Terica


A primeira coisa que se deve pensar ao escrever um jornal de comunidade a seguinte pergunta: para quem estamos escrevendo? O bom jornalista deve ter em mente essa questo. Uma coisa escrever um jornal para moradores de Higienpolis, e outra totalmente diferente produzir notcias para o Jardim So Remo. Aps essa conscientizao, preciso determinar o que interessante e relevante para aquela populao, e separar daquilo que no . Isso acontece nas reunies de pauta, e o que mais pude perceber nessas reunies que a incluso ou excluso de determinado assunto ou pauta na edio do jornal passa, invariavelmente, pela questo do interesse da populao em saber de determinado assunto. O processo no difere em nada das teorias acerca do Gatekeeping e Agenda Setting. Ns, jornalistas, diante de muitas pautas e ideias que surgiam nas reunies, deveramos definir o que realmente seria interessante para a populao. Ou, metaforicamente, guiar o holofote da notcia, termo usado por alguns tericos do jornalismo, como Walter Lippmann. O prprio Lippmann faz uma crtica mdia e sua relao com a sociedade. Diz que os cidados enxergam a si mesmos de maneira no real, e sim, pela forma como so noticiados por uma imprensa que, na maioria dos casos, manipuladora e atende a diversos interesses. No Notcias do Jardim So Remo possvel fugir um pouco desta realidade a qual Lippmann critica. Isso porque o NSJR no uma empresa. No busca lucro, e por isso, no tem a necessidade de atender a interesses de patrocinadores e anunciantes. Manipular tambm no foi a nossa inteno. Pelo contrrio, todo jornalista em comeo de carreia busca fugir dessa imagem manipuladora, e buscar alternativas para romper com o jornalismo atrelado a grupos corporativos e diversos interesses externos. O problema que essa realidade cada vez mais abrangente, e torna difcil escapar e fazer um jornalismo independente. Mas num curso laboratorial possvel, e fizemos isso de maneira satisfatria. A disposio com que cada um se empenhou, foi comunidade, passou horas e horas diagramando pginas, entre outros esforos, me surpreendeu. A recompensa foi o reconhecimento e a boa vontade da comunidade com todos. claro que houve alguns problemas, como o caso do grupo Cyberntikos (6 edio), que no gostou da divulgao de alguns dados e informaes pessoais, a ameaou tomar providncias jurdicas contra o jornal. O problema, no entanto, foi contornado. Como j disse, no jornalismo quase impossvel agradar a todos, e por isso que o bom jornalismo no se mede pela aprovao total do pblico. Mesmo assim, preciso ter muito cuidado com o que se publica no NSJR. O jornal gratuito, mas isso no quer dizer que os moradores no tm o direito de reclamar sobre alguma matria, isso ficou bem claro com o caderno de esportes. Alm disso, no podemos dizer que o NSJR um jornal totalmente independente e tem liberdade para publicar o que quiser. de conhecimento de todos que existe um intenso trfico

de drogas na comunidade, mas no podemos noticiar, para preservar a boa relao do jornal com a comunidade. A realidade do pas hoje essa: a boa relao entre um grupo externo e uma favela passa pela relao deste grupo com o setor dominante na comunidade, que muitas vezes o crime organizado. Mas no s de trfico que vive a So Remo. Muito pelo contrrio, existe uma organizao muito grande em todas as atividades. Desde a Associao de Moradores at a Copa So Remo, todos so envolvidos e ativos em alguma atividade, o que torna a comunidade um grande atrativo para um jornal comunitrio. Fica a certeza que existem milhares de Jardins So Remo espalhados pelo pas, e o contato com a comunidade mudou a minha imagem em relao s periferias. Atravs do jornalismo voc descobre o que h por trs das pessoas, e acaba se surpreendendo. O morador de uma comunidade carente , pra mim, a grande imagem de brasileiro, em sua essncia. O trabalhador que ganha pouco, a me que muitas vezes tem de conciliar trabalhos domsticos com outro emprego para completar a renda da famlia, a criana que tem na rua seu grande centro de lazer e aprendizado: figuras comum no Jardim So Remo, e grande caracterstica do brasileiro em geral. Essa conscientizao importante, e creio que as edies on-line contriburam para a propagao dessas ideias. Por fim, digo que a experincia foi ainda mais jornalstica porque no nos preocupamos apenas em divulgar notcias, mas tambm em acompanhar de perto alguns casos, como o dos moradores do Riacho Doce, e as contas abusivas da Eletropaulo. Isso jornalismo, noticiar e acompanhar comeo, meio e fim de um problema. Dar a notcia procurando atingir a todos, inclusive a quem deve tomar providncias. O Notcias do Jardim So Remo foi uma experincia muito interessante para mim, e tenho certeza que tambm o foi para todos os meus colegas. E para aqueles que faro nos prximos semestres tambm ser, pois o primeiro contato de todos com um peridico, desde sua produo at a distribuio. o momento em que voc tem a certeza que escolheu a profisso certa. Referncias bibliogrficas LIPPMANN, Walter. Opinio Pblica. Petrpolis, Vozes, 2008 SHOEMAKER, Pamela. Teoria do gatekeeping. Penso/Artemed, 2011

Вам также может понравиться