Вы находитесь на странице: 1из 2

DECRETO N 5.397 DE 22 DE MARO DE 2005. Dispe sobre a composio, competncia e funcionamento do Conselho Nacional de Combate Discriminao - CNCD.

. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da sua atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV e VI, alnea "a", da Constituio, e tendo em vista o disposto no art. 24, pargrafo nico, da Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003, DECRETA: Art. 1 O Conselho Nacional de Combate Discriminao - CNCD, rgo colegiado, integrante da estrutura bsica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, compete propor, acompanhar e avaliar as polticas pblicas afirmativas de promoo da igualdade e da proteo dos direitos de indivduos e grupos sociais e tnicos afetados por discriminao racial e demais formas de intolerncia. Art. 2 O CNCD ser integrado: I - pelo Secretrio Especial dos Direitos Humanos, que o presidir; II - por um representante de cada rgo e entidade a seguir indicados: a) Casa Civil da Presidncia da Repblica; b) Ministrio das Relaes Exteriores; c) Ministrio da Educao; d) Ministrio da Sade; e) Ministrio do Trabalho e Emprego; f) Ministrio do Desenvolvimento Agrrio; g) Ministrio da Defesa; h) Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome; i) Ministrio da Justia; j) Ministrio da Cultura; l) Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial da Presidncia da Repblica; m) Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres, da Presidncia da Repblica; n) Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - IPEA; o) Fundao Nacional do ndio - FUNAI; e III - quinze representantes de entidades e organizaes no governamentais das populaes negra, indgena e do segmento de "Gays", Lsbicas, Transgneros e Bissexuais GLTB.
o o

1 Podero ainda participar das reunies do CNCD, sem direito a voto: I - um representante do Ministrio Pblico Federal; II - um representante do Ministrio Pblico do Trabalho; III - um representante da Magistratura Federal; e IV - um representante da Comisso de Direitos Humanos da Cmara dos Deputados. 2 Haver um suplente para cada membro do CNCD. 3 Os membros e respectivos suplentes do CNCD sero indicados pelos titulares dos rgos e entidades mencionados neste artigo e designados pelo Secretrio Especial dos Direitos Humanos, para um perodo de dois anos, permitida a reconduo. Art. 3 Nas reunies do CNCD ser necessria a presena de, no mnimo, dezesseis membros, sendo oito dentre os referidos no inciso II e oito dentre os mencionados no inciso III o do caput do art. 2 . 1 As decises do CNCD sero tomadas por maioria de votos dos presentes. 2 Em caso de empate, o Presidente do CNCD tem o voto de qualidade. 3 O CNCD poder convidar para participar de reunies, sem direito a voto, representantes de rgos e entidades pblicas, bem assim demais personalidades com especializao e experincia na promoo dos direitos humanos e no combate discriminao, para prestar assessoria a atividades especficas do colegiado. Art. 4 O CNCD poder constituir comisses para a anlise de assuntos especficos relacionados s matrias de sua competncia. Art. 5 O CNCD, no exerccio de sua competncia, poder solicitar informaes a rgos e entidades governamentais e no governamentais, examinar as denncias que lhe forem submetidas e encaminh-las s autoridades competentes. Art. 6 Os servios de secretaria-executiva do CNCD sero prestados pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Art. 7 As dvidas decorrentes da aplicao deste Decreto sero dirimidas pelo CNCD. Art. 8 O regimento interno do CNCD, aps aprovao do colegiado, ser homologado pelo Secretrio Especial dos Direitos Humanos. Art. 9 A participao no CNCD ser considerada prestao de servio pblico relevante, no remunerada. Art. 10. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 11. Fica revogado o Decreto n 3.952, de 4 de outubro de 2001. Braslia, 22 de maro de 2005; 184 da Independncia e 117 da Repblica.
o o o o o o o o o o o o o o o

Вам также может понравиться