Вы находитесь на странице: 1из 16

1. MQUINA DE FAZER DOIDO Fatos e curiosidades sobre ela: a rainha dos eletrodomsticos 2.

TV A LENHA O jeitinho brasileiro em tempos hericos 3. QUEM NO SE COMUNICA SE TRUMBICA Apresentadores e programas que valem o show 4. VAMOS DAR UMA ESPIADINHA? Os reality shows pelo buraco da fechadura 5. SOM NA CAIXA A parada de sucessos musicais da TV 6. ESTAMOS APRESENTANDO Teledramaturgia e histrias que so um captulo parte FAREMOS AGORA UMA PEQUENA PAUSA

7. PROIBIDO PROIBIR Sexo, palavres, censura e tabus 8. LINDOS, TESES, BONITOS E GOSTOSES Musos e musas de todos os tempos 9. VAPT-VUPT! Sries e programas de humor brasileira 10. BAB ELETRNICA A infncia na telinha 11. UM SHOW DE NOTCIAS No ar, telejornalismo e transmisses esportivas 12. VEM A: MAIS UM CAMPEO DE AUDINCIA Sensacionalismo, mundo co e a guerra pela liderana 13. CRONOLOGIA DA TV NO BRASIL
ALMANAQUE DA TV

APRESENTAO
No h como negar: ela faz parte da nossa vida. Dos programas infantis aos noticirios polticos, passando pelos ltimos captulos de uma trama que mobiliza o Brasil, a televiso uma companheira constante at mesmo quando a deixamos ligada e vamos fazer outras coisas pela casa. H quem no tire os olhos do canal de compras (sem jamais comprar nada), h quem no desgrude dos shows evanglicos (ainda que s para criticar): nem mesmo os que afirmam detest-la conseguem escapar desse convvio eletrnico. Na sala de estar de milhes de brasileiros, em escolas, biroscas, sales de cabeleireiro, sacristias, prostbulos e at dentro de txis, ela se tornou a principal fonte de diverso e informao do pas. O objetivo deste almanaque trazer de volta os momentos que ningum esquece, os momentos que muita gente esqueceu e os momentos que foram absolutamente esquecveis na TV brasileira, mas que ns fizemos questo de resgatar porque somos completamente dementes. Afinal, pouca gente sabe que a cantora Vanusa j fez parte de Os Trapalhes, que o tema do Jornal Nacional foi tirado de um obscuro filme americano ou que o craque Pel j fez contatos imediatos de primeiro grau em uma novela aliengena. E a? Ficou intrigado? Ento sintonize a Histria da TV e zapeie conosco pelos fatos mais curiosos e divertidos da nossa telinha.

OS AUTORES

Fazer TV como escrever na gua.


Walter George Durst
2
APRESENTAO

MQUINA DE FAZER DOIDO


Televiso, muito prazer
O brasileiro foi apresentado TV durante a Feira de Amostras do Rio de Janeiro, em junho de 1939. Pela primeira vez na Amrica Latina o pblico pde brincar com aquela parafernlia, que permitiu algo at ento assombroso: o visitante falava por telefone com uma pessoa que estava a 20 metros e podia v-la numa telinha a um palmo do seu nariz!

Fatos e curiosidades sobre ela: a rainha dos eletrodomsticos


Made in Brazil fabricante de rdios e marcapassos, a empresa Invictus, de Bernardo Kocubej, montou os primeiros aparelhos de TV brasileiros ainda em 1950, colocando modelos no mercado em pouco tempo.

F no 1
Em 1950, quando a televiso despontou no Brasil, a primeira pessoa a possuir um aparelho foi Vera Faria, secretria do pioneiro Assis Chateaubriand. O empresrio havia contrabandeado cem televisores para presentear amigos e investidores de sua TV Tupi. Roberto Marinho tambm recebeu um desses mimos, mas Chat no poderia imaginar que o jornalista, em breve, seria o seu maior concorrente no ramo.

ALMANAQUE DA TV

Apresentadores e programas que valem o show

QUEM NO SE COMUNICA SE TRUMBICA


Quanto vale o show?

Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, os programas de calouros surgiram no rdio durante a dcada de 30. Naquela poca, a graa era ouvir os concorrentes sendo gongados quando saam do tom.

Calouro, s.m.
O termo caiu na boca do povo graas ao ttulo Os Calouros do Rdio, programa de Ariovaldo Pires. Segundo ele, esses aspirantes vida artstica passavam por provaes comparveis aos trotes aplicados em calouros da faculdade do Largo de So Francisco, em So Paulo.

Gongando na TV
Depois de anos sendo avaliados pelo rdio, os calouros comearam a dar as caras na televiso. No incio da dcada de 50, em programas como Calouros e TeleGongo Hepacholan na Tupi, j era possvel observar a expresso de tristeza no rosto dos eliminados! Tambm fazendo uso de um temvel gongo, o compositor Ary Barroso se divertia debochando de seus candidatos no Calouros do Ary.

A vingana da caloura >> Antes de se tornar uma cantora conhecida, Hebe Camargo foi gongada duas vezes. E por ironia do destino, anos depois, em 1959, tornou-se anfitri do programa Calouros em Desfile na TV Paulista.

Ex-calouros famosos
AGUINALDO TIMTEO ::: ALCIONE ::: BETH CARVALHO ::: ELYMAR SANTOS ::: EMLIO SANTIAGO ::: FBIO JR. ::: JOANNA ::: MOACYR FRANCO ::: PERLA ::: WANDERLEY CARDOSO.

Calouro escaldado tem medo de gua fria!


Em 1966, candidato que desafinasse levaria um banho no programa Calouros no Chuveiro, animado pelo comediante Castrinho na TV Excelsior e por Hlio de Arajo na TV Paulista. O jeito era voltar para casa e treinar embaixo de sua prpria ducha.
4
QUEM NO SE COMUNICA SE TRUMBICA

A parada de sucessos musicais da TV

SOM NA CAIXA

Astros especialmente importados


A TV Record foi a que mais contratou artistas internacionais para shows exclusivos, como o do conjunto The Platters. A TupiRJ trouxe atraes do top do chansonnier Maurice Chevalier e do bandleader Tommy Dorsey, alm de promover a primeira apario de Marlene Dietrich na TV Mundial em 1959.
1956 EDITH PIAF TV PAULISTA ::: 1956 DIZZIE GILLESPIE TV TUPI ::: 1957 LOUIS ARMSTRONGTV RECORD ::: 1958WOODY HERMAN / BILL HALLEY TV RECORD ::: 1959MARLENE DIETRICH TV TUPI / TV RECORD ::: 1959 NAT KING COLE / SARAH VAUGHAN / DOMENICO MODUGNO / CHARLES AZNAVOUR TV RECORD ::: 1960 LENA HORNE TV TUPI ::: 1960 HARRY JAMES / ELLA FITZGERALD / SAMMY DAVIS JR. TV RECORD ::: 1961 TONY BENNET / SAMMY DAVIS JR. / BENNY GOODMAN TV RECORD ::: 1961 AMLIA RODRIGUES TV TUPI-SP ::: 1962 PEPINO DI CAPRI / NEIL SEDAKA / CHUBBY CHECKER TV RECORD ::: 1963 RAY CHARLES TV EXCELSIOR ::: 1963 NICO FIDENCO TV RECORD ::: 1964 RITA PAVONE TV RECORD / TV RIO ::: 1965 J O H N N Y M ATH I S / C O N N I E FRANCIS TV EXCELSIOR ::: 1965 STAN GETZ TV RIO / TV RECORD ::: 1966 CHARLES AZNAVOUR TV EXCELSIOR ::: 1967 CHRIS MONTEZ TV TUPI :::1968 DUKE ELLINGTONTV EXCELSIOR :::1969 MIRIAM MAKEBA TV RECORD ::: 1971 STEVIE WONDER TV RECORD
ALMANAQUE DA TV

Um verdadeiro festival de festivais


Na dcada de 60, os festivais de msica eram o evento mais aguardado da televiso. Uma finalssima poderia ser comparada deciso de uma Copa do Mundo. Annimos tornavam-se dolos instantneos e o pblico organizava torcidas por suas msicas e cantores favoritos.

No 1
Foi na TV Record,no ano de 1960, que promoveram a esquecida I Festa da Msica Popular Brasileira uma espcie de av dos antolgicos festivais. Em meio a atraes patticas como uma corrida de garons, um bal aqutico e at a eleio de uma suposta Miss Musa, 160 canes participaram de um concurso com a presena de artistas como Ary Barroso, Juca Chaves, Slvio Caldas e Agostinho dos Santos. Era tanta msica que o compositor Newton Mendona, vencedor do festival, morreu 15 dias antes do encerramento!

SOM NA CAIXA

Talentos revelados em festivais


ELIS REGINA (I Festival de Msica Popular Brasileira, TV Excelsior, 1965) > Foi a primeira colocada com Arrasto, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. O poetinha a apelidou de Elis-cptero por cantar rodopiando os braos feito uma hlice ::: CHICO BUARQUE (Festival Nacional da Msica Popular, TV Excelsior, 1966) n Aqui o Brasil conheceu o compositor de Pedro pedreiro, que chegou entre os cinqenta semifinalistas, mas no se classificou entre os primeiros ::: MILTON NASCIMENTO (II FIC, TV Globo, 1967) > Travessia, histrica parceria com Fernando Brant, foi a cano vice-campe e depois se tornaria um hit de barzinho ::: BETH CARVALHO (III FIC, TV Globo, 1968) > Clssico instantneo da MPB, Andana (de Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajs) ficou em terceiro lugar. Logo se tornou outra favorita das rodinhas de violo ::: GAL COSTA (IV Festival de Msica Popular Brasileira, TV Record, 1968) > O pblico comeou estranhando e terminou arrebatado pela interpretao visceral de Gal, que cantou Divino maravilhoso, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, a terceira colocada ::: TAIGUARA (I Festival Universitrio de Msica Popular, TV Tupi-RJ, 1968. O Brasil Canta no Rio, TV Excelsior, 1968) > O cantor e compositor Taiguara se consagrou vencendo ambos os festivais com Helena, Helena, Helena e Modinha, respectivamente ::: CLARA NUNES (Festival Universitrio da Msica Popular Brasileira, TV Tupi, 1969) > Ficou em quinto lugar com a msica De esquina em esquina, de Csar Costa Filho e Aldir Blanc ::: DJAVAN (Festival Abertura, TV Globo, 1975) > O cantor e compositor foi o segundo colocado com a msica Fato consumado ::: SANDRA DE S (MPB Minister, TV Globo, 1980) > A cantora ainda assinava Sandra S e defendeu Demnio colorido::: LEILA PINHEIRO (Festival dos Festivais,TV Globo, 1985) > A cantora levou a msica Verdeao terceiro lugar.

ALMANAQUE DA TV

ESTAMOS APRESENTANDO
Teledramaturgia e histrias que so um captulo parte

10

Tela fria
Abalou a Rssia
Atrapalhado com uma trama confusa e dezenas de papis que havia criado para Anastcia, a Mulher Sem Destino, o autor Emiliano Queiroz foi substitudo por Janete Clair, que estreou na TV Globo em 1967 provocando um terremoto na novela! Sem piedade, foram eliminados 35 personagens. Leila Diniz, a protagonista, estava entre os quatro que sobreviveram.
10
SOM NA CAIXA

Amaznia
A Rede Manchete, ainda colhendo os louros de Pantanal, resolveu produzir uma outra novela com o mesmo apelo natural, mas tendo a floresta Amaznica como cenrio. A trama, que estreou em 1991, tinha um enredo mirabolante que se passava simultaneamente nos sculos XIX e XXI, fazendo com que os protagonistas Marcos Palmeira e Cristiana Oliveira vivessem personagens diferentes em cada poca. O pblico boiou. E o fracasso foi tamanho que uma reviravolta ps fim farra futurista e iniciou uma nova fase, que foi outra derrubada.

PROIBIDO PROIBIR
Nheco-nheco sob o edredom
Em 10 de junho de 2002, o reality show Big Brother Brasil exibiu a primeira imagem de sexo explcito da vida real. Concorrentes do programa, Tarciana e Jeferson transaram e sem camisinha diante das cmeras. A diretora-geral da TV Globo, Marluce Dias da Silva, proibiu que o fato se repetisse. Bem, o fato se repetiu mais trs vezes dentro da casa! Mas as imagens no foram ao ar.

Sexo, palavres, censura e tabus

Isso que Malu Mulher!


A TV brasileira demorou 29 anos para sentir seu primeiro orgasmo, at que a herona da srie Malu Mulher nos deu esse prazer em 1979, num episdio escrito por Armando Costa. Na cena de sexo com Mrio (Paulo Figueiredo), a cmera focalizou a mo fechada da personagem de Regina Duarte, que se abriu como em um espasmo. Na mesma histria, Malu foi vista ingerindo oh! uma plula anticoncep-cional. E na semana seguinte, a personagem J (Luclia Santos) fez um aborto em uma clnica clandestina.

Viagra nele!
Diferente de Malu Mulher, que tratava de questes femininas com densidade, Amizade Colorida (1981) falava dos perrengues masculinos de forma irreverente. Edu, o protagonista vivido por Antnio Fagundes, foi um dos primeiros personagens da teledramaturgia a negar fogo: broxou logo no primeiro episdio da srie. E por trs vezes!
ALMANAQUE DA TV

11

LINDOS, TESES, BONITOS E GOSTOSES


Um som para as Chacretes
Evoluo natural das meigas Tevezinhas, as beldades da Excelsior passaram a se requebrar na abertura e no encerramento dos programas de Chacrinha, Moacyr Franco e Csar de Alencar. Na Hora da Buzina, porm, elas permaneciam discretamente ao fundo e marcavam o compasso com os pezinhos sentadas! Vestindo uniformes de futebol, aos poucos as danarinas se levantaram, se soltaram e, j na TV Rio em 1967, ganharam o apelido de Vitaminas, sendo Adelir Silveira uma das pioneiras. Quando chegaram com o Velho Guerreiro TV Globo em 1970, a imprensa e o pblico j se referiam a elas como Chacretes.

Musos e musas de todos os tempos

As Tevezinhas
Danarinas do tipo mignon, em 1963 elas apareciam nos intervalos da TV Excelsior-RJ causando furor com trajes ousados: um mai do tamanho de um bonde. Os canais concorrentes copiaram a idia, intercalando os programas com algumas belezocas.
As garotas Tupi se alternavam a cada dia da semana. Telma Elita, por exemplo, era a quarta-feira.

MUITO BOM, HEIN? EXCELENTE


Escolha a sua Chacrete
ADELIR SILVEIRA ::: ANGLICA, A CORUJINHA LOURA ::: GRACINHA COPACABANA ::: VERA FLAMENGO ::: NDIA POTI ::: VERA FURACO :::LEDA ZEPELIM ::: LUCINHA APACHE ::: FTIMA BOA VIAGEM :::SUELY PINGO DE OURO ::: FERNANDA TERREMOTO ::: SONINHA TODA PURA ::: RITA CADILLAC ::: NDIA AMAZONENSE ::: LIA HOLLYWOOD ::: ESTER BEM-ME-QUER ::: RICA SELVAGEM :::MARLENE MORBECK, A LOURA SINISTRA ::: ESTRELA DALVA, A GARA DOURADA :::DAISY CRISTAL

ALMANAQUE DA TV

13

Faa como ns!


>> No Brasil, Rosa Maria inaugurou a profisso de garota-propaganda termo que surgiu nos comerciais ao vivo da TV Tupi de So Paulo em 1950. Dando o ar de sua graa nos intervalos do programa A Bola do Dia, ela anunciava os artigos da Marcel Modas:No mesmo uma tentao? >> Os foges e aspiradores-de-p das Casas Varma no poderiam estar em melhores mos: Aide Miranda, cuja voz de radioatriz e cantora j era conhecida, foi a primeira garota-propaganda carioca, exaltando desde 1951 os eletrodomsticos do programa Brindes Varma, na Tupi.
14
LINDOS, TESES, BONITOS E GOSTOSES

No faa como ns!


Por 15 anos as garotas-propaganda tambm chamadas de paginadoras,locutoras,anunciadoras e videomoas viveram momentos de glria na TV ao vivo. Porm, no se safaram das situaes de alto risco diante de portas de geladeira que no abriam, liquidificadores que espirravam suco e pratos inquebrveis que se estilhaavam. Isso quando o texto decoradinho no fugia da memria assim que a cmera era ligada...

Perucas Lady, t?
Rainha absoluta no gnero, Neide Aparecida se lanou em 1955 na Tupi carioca, fazendo o infantil Clube do Guri e os Espetculos Tonelux nos quais marcou poca com seu jeitinho sorridente de anunciar: To...ne...luuuux!!!. Mesmo na era dos comerciais superproduzidos, continuou fiel antiga escola criando novas marcas registradas: Perucas Lady, t?

Sries e programas de humor brasileira

VAPT-VUPT
J Soares

Apaziguar os nimos entre naes em guerra ou contar piadas? Pensando bem, o jovem Jos Eugnio Soares preferiu a Segunda opo. Carioca e torcedor do Fluminense, nasceu em 16 de janeiro de 1938 e passou cinco anos em um internato na Sua. Seu objetivo era tornar-se diplomata. Acabou, porm, rendendo-se carreira artstica, o que o levou a estrear na telinha em 1958 com TV Mistrio, ao lado de Paulo Autran e Tnia Carrero na TV Rio. Humor de peso >> Cheio de graa, logo J seria escalado para o seu primeiro humorstico: O Riso o Limite, em que estreou o quadro O Abacaxi que Invadiu Nova York e interpretou seis personagens incluindo a gigantesca fruta radioativa. A partir da, no parou mais

Beijo do magro!
De 1964, esse foi um dos muitos programas de J na TV Record.

Nem sempre o humorista foi rechonchudo. Em 1971, J comeou uma dieta que em menos de um ano o fez perder mais de 70 quilos. Tornou-se garoto-propaganda do emagrecedor Phyto Fucus em comerciais de TV, mas logo retornou ao seu manequim original. Contava que as pessoas no o achavam to engraado em tempos de magreza.

ALMANAQUE DA TV

15

Pnico na TV
Sacaneando ouvintes e celebridades durante entrevistas feitas nos estdios da rdio Jovem Pan, a equipe de humoristas do Pnico transformou esse descompromissado programa em um verdadeiro cult. Foram nove anos de puro escracho radiofnico at que, em 2003, Emlio Surita & cia. estrearam na RedeTV! essa atrao de baixo oramento que radicalizou todas as formas de humor, sendo prontamente odiada por uns e amada por outros.
EMLIO SURITA, O CRIADOR E APRESENTADOR ::: MARCOS CHIESA, O BOLA ::: MRVIO LCIO >> CARIOCA ::: MARCOS AGUENA, O JAPA >> MESTRE FIODA ::: CARLOS ALBERTO DA SILVA >> MENDIGO ::: VINCIUS VIEIRA >> GLUGLU E MANO QUIETINHO

* Em 2000, quando o Caldeiro do Huck entrou no ar, Emlio e Bola foram contratados pela Globo para interagir com Luciano Huck. A dupla tecia comentrios e dava palpites no ar, mas sem qualquer repercusso.

A Hora da Morte >> Bons modos definitivamente no foram o ponto de partida desse quadro,que guarda semelhanas com o programa americano Jackass. Vestidos de preto e com uma mscara idntica da srie de filmes Pnico (Scream), atores porras-loucas saam barbarizando pelas ruas, se estabacando em rampas, arrancando calas de velhinhos, emporcalhando carros na sada do lava-rpido ou dando bicos nas caixas dos entregadores de pizza. Sabrina Sato >> Ex-participante do Big Brother Brasil 3, a japinha paulista foi a grande revelao do Pnico ainda nos tempos do rdio, quando venceu uma eleio e integrou o corpo de apresentadores. Seu corpo, alis, passou a ser um grande chamariz j na fase televisiva, quando auxiliada pelo sotaque carregado de moa do interiorrrr iniciou uma carreira de reprter trash e cobaia humana. Vivendo antolgicas e abestadas aventuras com trajes sempre sumrios, participou de uma corrida como jquei de avestruz, masturbou um porco numa reportagem sobre inseminao artificial e foi presa ao prachoque de um carro guiado por um cego. Cear >> Wellington Muniz poderia passar a vida fabricando rebimbocas e parafusetas, mas a sorte sorriu cheia de dentes para o quase torneiro mecnico, que trocou a graxa pela graa. Nascido em Fortaleza, aos 16 anos j fazia muita gente rir de boca cheia com shows de humor at em churrascarias. Em 1997, chegou rdio Jovem Pan, na qual interpretou tipos como Paulo Jalaska ao mesmo tempo que integrava o elenco de malucos do Pnico. Suas imitaes o levaram a ser o Clodovil e o Silvio Santos da atrao j na TV, vindo a formar uma inconseqente dupla com o Reprter Vesgo. Vesgo >> Apesar da fama de que todo mineirinho come quieto, Rodrigo Scarpa j botava a boca no mundo quando morava na pequena Itanhandu. De l telefonava diariamente para So Paulo, dando idias e pentelhando o pessoal da Jovem Pan. Cinco anos depois, em 1999, foi estudar na cidade e finalmente conseguiu um estgio na rdio. Apesar de sua ida para a Band onde encarnou o corvo mudo e sem noo do programa Descontrole (2002), apresentado por Marcos Mion , Rodrigo retornou sua turma quando o Pnico na TV estreou. Numa de suas primeiras matrias como Reprter Vesgo, lambeu uma dona de casa. Chamou a ateno da imprensa ao trocar um chupo com a cantora Roberta Miranda. A partir da, suas bitoquinhas na boca de figuras como Dercy Gonalves e na careca do poltico Jos Serra tornaram-se uma marca registrada.
16
VAPT-VUPT

Вам также может понравиться