Вы находитесь на странице: 1из 4

Questes de Correio do Poder Executivo Federal

CORREIO NO PODER EXECUTIVO FEDERAL 11- Nos termos do Decreto n. 5.480, de 30 de junho de 2005, o Sistema de Correio do Poder Executivo Federal deve utilizar, na atividade de apurao de irregularidades, os seguintes instrumentos: a) a sindicncia, o processo administrativo disciplinar, o contraditrio e a ampla defesa. b) a investigao preliminar, a inspeo, a sindicncia, o processo administrativo geral e o processo administrativo disciplinar. c) as comisses de sindicncia e as comisses de inqurito. d) a Comisso de Coordenao de Correio e as comisses setoriais de correio junto aos Ministrios. e) as comisses de sindicncia, as comisses de inqurito e as comisses setoriais de correio junto aos Ministrios. 12- Em face do que dispem a Lei n. 10.683, de 28.5.2003, e o Decreto n. 5.480, de 30 de junho de 2005, a Controladoria-Geral da Unio: I. o rgo Central do Sistema de Correio. II. tem competncia para propor medidas que visem a inibir, a reprimir e a diminuir a prtica de faltas ou irregularidades cometidas por servidores contra o patrimnio pblico. III. pode instaurar ou avocar, a qualquer tempo, processos administrativos e sindicncias, fundada em razes de convenincia e oportunidade administrativas. IV. pode avocar processo administrativo em curso perante empresa pblica federal, desde que relacionado a leso ou ameaa de leso ao patrimnio pblico. V. pode requisitar servidor para compor comisso disciplinar, assegurando-lhe o direito de no ser removido, de ofcio, pelo prazo de dois anos. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II e IV. e) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. 13- O processo administrativo disciplinar previsto na Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990: I. ser nulo se no for julgado no prazo de cento e vinte dias, contados da data do ato que constituir a comisso de inqurito. II. deve observar o contraditrio e a ampla defesa, o que no impede o presidente da comisso de inqurito indeferir os pedidos de produo de prova considerados impertinentes.

III. ser nulo se no for acompanhado por advogado. IV. segundo a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, o excesso de prazo no pode ser alegado como fator de nulidade, mormente se no restar comprovada qualquer leso a direito do servidor. V. deve ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis, designados pela autoridade competente, os quais devem ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II, III e V b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II e V. d) apenas as afirmativas II e IV. e) apenas as afirmativas I e V.

14- Um servidor pblico federal, regido pela Lei n. 8.112/90, praticou um ato que configura infrao disciplinar punvel com a pena de demisso. Esse mesmo ato est previsto no Cdigo Penal como crime contra a administrao Pblica e, na Lei n. 8.429/92, como ato de improbidade administrativa. Ele foi condenado na esfera penal mas, nas esferas cvel e administrativa ainda no houve qualquer deciso. Nessa hiptese, a) no poder ser punido nas esferas cvel e administrativa porque ningum pode ser punido mais de uma vez pelo mesmo fato. b) a sano penal impede a sano por improbidade administrativa porque ambas tm a mesma natureza e finalidade. c) poder ser punido administrativamente, mas, no, por ato de improbidade administrativa. d) somente poder ser punido por ato de improbidade administrativa se tiver ocorrido dano ao errio. e) no h impedimento para que seja punido, tambm, nas esferas cvel e administrativa, em face da independncia das instncias. 15- Em relao aos servidores regidos pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, pode-se afi rmar que: I. a ao disciplinar, em caso de abandono de cargo,prescreve em dois anos. II. o termo inicial do prazo prescricional da ao disciplinar a data do cometimento da falta funcional. III. os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam- se s infraes disciplinares capituladas tambm como crimes. IV. a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio. V. durante o curso do processo disciplinar, o prazo prescricional fica suspenso, recomeando a correr, pelo tempo restante, a partir do dia em que a comisso de inqurito apresentar o seu relatrio final. Esto corretas

a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, III e V. c) apenas as afirmativas III e IV d) apenas as afirmativas II, III e IV. e) apenas as afirmativas II, IV e V. 16- Sobre a responsabilidade do servidor pblico correto afirmar que: I. nos casos em que a Fazenda Pblica for condenada a indenizar terceiro, por ato de servidor pblico no exerccio da funo, assistelhe o direito de regresso contra o responsvel, desde que o mesmo tenha agido com dolo ou culpa. II. a obrigao de reparar o dano causado ao errio estende-se aos sucessores do servidor e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. III. na falta de bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial, a indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio poder ser liquidada mediante desconto em folha de pagamento, em parcelas cujo valor no exceda dez por cento da remunerao ou provento. IV. a absolvio criminal, por falta de prova, afasta a responsabilidade administrativa. V. a orientao jurisprudencial do Superior Tribunal de Justia no sentido de que a licena para trato de interesses particulares no interrompe o vnculo existente entre o servidor e a Administrao, razo por que pode haver responsabilizao por inobservncia de dever que lhe imponha a legislao e os princpios da Administrao Pblica. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e III. c) apenas as afirmativas I, II, III e V. d) apenas as afirmativas I, II, III e IV. e) apenas as afirmativas II, III e IV. 17- Sindicncia e processo administrativo disciplinar so, tecnicamente, instrumentos distintos, sendo certo que: I. da sindicncia no pode resultar aplicao de penalidade de suspenso por mais de trinta dias. II. a sindicncia pode ser iniciada com ou sem sindicado enquanto o processo administrativo disciplinar exige a identificao do servidor cuja responsabilidade se pretende apurar. III. da sindicncia pode resultar a instaurao de processo disciplinar. IV. o prazo para concluso da sindicncia de trinta dias, prorrogvel por igual perodo, enquanto o prazo para concluso do processo disciplinar de sessenta dias, tambm prorrogvel por igual perodo. V. a sindicncia no exige a constituio de comisso sindicante enquanto o processo administrativo disciplinar exige, para sua validade, a constituio de comisso de inqurito. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, III, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas II, III e IV. d) apenas as afirmativas I, II, III e IV. e) apenas as afirmativas III e IV.

18- O pessoal admitido para emprego pblico na Administrao federal direta, autrquica e fundacional, na forma regulada pela Lei n. 9.962, de 22 de fevereiro de 2000: I. ter sua relao de trabalho regida pela Consolidao das Leis do Trabalho. II. est dispensado de submeter-se a prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. III. no pode ter sua remunerao fixada em conveno coletiva de trabalho. IV. pode ser demitido, por ato unilateral da Administrao, na hiptese de acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas. V. est submetido ao regime disciplinar estabelecido na Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, III e IV. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e IV. 19- Os empregados das denominadas empresas estatais (empresas pblicas e sociedades de economia mista): I. esto subordinados aos princpios constitucionais da legalidade, moralidade e efi cincia. II. esto submetidos aos ditames da Lei da Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429, de 2.6.1992). III. so regidos por regime jurdico prprio das empresas privadas, razo por que no se lhes aplica a Lei da Improbidade Administrativa. IV. so equiparados a funcionrios pblicos, para fins de responsabilidade penal por crime contra a administrao pblica. V. no esto proibidos de acumular, de forma remunerada, qualquer outro cargo pblico. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III e IV. c) apenas as afirmativas II, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. e) apenas as afirmativas I, II e IV. 20- Constitui justa causa para a resciso de contrato de trabalho de empregado de sociedade de economia mista: I. o recebimento de vantagem indevida qualificada como suborno. II. a utilizao de atestado mdico falso, para justificar falta ao servio. III. violao de segredo da empresa. IV. apropriar-se de recursos da empresa. V. ofensa fsica praticada no servio, salvo em caso de legtima defesa. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, III, IV e V. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas II, IV e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV.

21- impedido de atuar em processo administrativo o servidor: I. que esteja demandando judicialmente, juntamente com o interessado, contra um terceiro. II. cuja deciso afete interesse de sua esposa. III. que tenha interesse direto na matria. IV. que seja inimigo da parte interessada. V. que tenha relao de amizade com a parte interessada. Esto corretas a) apenas as afirmativas II e III. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V. c) apenas as afirmativas III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, III e IV. e) as afirmativas I, II, III, IV e V. 22- Configura ato de improbidade administrativa no exerccio da funo pblica: I. o servidor adquirir bens cujo montante seja incompatvel com a sua renda se no conseguir comprovar a origem lcita dos mesmos. II. o funcionrio do Ministrio da Sade que, fora do horrio normal de expediente, presta servios de informtica a uma empresa que no fornecedora de bens ou servios para esse Ministrio. III. o servidor do setor de fiscalizao de uma agncia reguladora que, nos perodos de frias, presta consultoria para empresa da rea de regulao dessa agncia. IV. o servidor que, por negligncia, atesta a realizao de servio que no foi realizado. V. o chefe do setor de compras que recebe passagem area e estadia em hotel, pagas por um fornecedor interessado em fazer demonstrao de novos produtos. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e V. 23- Sobre a Lei da Improbidade Administrativa correto afirmar: I. as sanes nela previstas aplicam-se, tambm, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade. II. a indisponibilidade dos bens, para fins de garantir o ressarcimento do dano, pode ser requerida antes de transitar em julgado a sentena condenatria. III. reputa-se agente pblico a pessoa que exercer um cargo pblico, ainda que sem remunerao. IV. o Ministrio Pblico deve ser informado da existncia de procedimento administrativo instaurado para apurar a prtica de ato de improbidade, antes mesmo da sua concluso. V. havendo fundados indcios de enriquecimento ilcito, pode ser requerido o sequestro dos bens do beneficirio, antes mesmo de concludo o procedimento administrativo. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II, III e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.

d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V. 24- A sindicncia patrimonial prevista no Decreto n. 5.483, de 30 de junho de 2005: I. tem por finalidade verificar a compatibilidade da evoluo patrimonial do agente pblico com os recursos e disponibilidades que compem o seu patrimnio. II. deve ser conduzida por comisso composta por dois ou mais servidores ou empregados efetivos de rgos ou entidades da Administrao Federal. III. da competncia exclusiva da Controladoria-Geral da Unio. IV. o instrumento adequado para imposio de penalidade ao agente pblico que se enriquecer ilicitamente no exerccio da funo. V. pode ser instaurada a partir de fundada notcia de enriquecimento ilcito. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II e V. 25- As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa: I. dependem, para aplicao, da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. II. no se aplicam, se as contas do responsvel tiverem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas. III. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, nos casos de agente pblico que no seja titular de cargo ou emprego efetivo. IV. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, em qualquer hiptese. V. podem ser graduadas pelo juiz, em face da extenso do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente. Assinale a opo correta. a) Apenas a afirmativa V est correta. b) Todas as afirmativas esto erradas. c) Esto corretas apenas as afirmativas III, IV e V. d) Esto corretas apenas as afirmativas I e V. e) Todas as afirmativas esto corretas. 26- Um hospital pblico federal pretende comprar um equipamento de exame clnico, necessrio s suas atividades. Ocorre que esse equipamento fabricado no exterior, no tem similar nacional, e, apenas uma empresa representa, no Brasil, com exclusividade, o fabricante. Nessa hiptese, o hospital a) est obrigado a realizar licitao para compra do equipamento. b) pode realizar a compra, sem licitao, por se tratar de caso de dispensa de licitao. c) no pode comprar o equipamento em face da impossibilidade de competio. d) pode realizar a compra, sem licitao, por se tratar de caso de inexigibilidade de licitao. e) deve solicitar uma autorizao especial ao Tribunal de Contas da Unio para realizar a aquisio.

27- Em face da Lei de Licitaes (Lei n. 8.666, de 1993, e respectivas alteraes), correto afirmar: I. a licitao do tipo tcnica e preo deve ser utilizada, exclusivamente, para a contratao de servios de natureza predominantemente intelectual. II. em caso de calamidade pblica, a aquisio de bens, com dispensa de licitao, limitada ao necessrio para atendimento da situao calamitosa. III. instituio brasileira de pesquisa pode ser contratada com dispensa de licitao, desde que detenha inquestionvel reputao ticoprofissional, no tenha fins lucrativos e o objeto contratado seja efetivamente relacionado pesquisa. IV. a contratao de profissional de notria especializao, para fins de restaurao de obra de arte, configura hiptese de inexigibilidade de licitao. V. a contratao de servios de publicidade e divulgao se inclui entre as hipteses de inexigibilidade de licitao. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V. 28- A quebra do sigilo das operaes ativas e passivas das instituies financeiras pode ser decretada, quando necessria para apurao de qualquer ilcito, especialmente nos seguintes casos de crime: I. contra o sistema financeiro nacional. II. contra a Administrao Pblica. III. enriquecimento ilcito IV. praticado por organizao criminosa. V. lavagem de dinheiro. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas II, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V. 29- Compete ao Tribunal de Contas da Unio: I. julgar as contas dos dirigentes das sociedades de economia mista de cujo capital a Unio participe. II. fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe. III. aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade da despesa, as sanes cabveis. IV. fiscalizar a aplicao dos recursos do Fundo de Participao dos Municpios, repassados aos mesmos. V. assinar prazo para que o rgo adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, em caso de ilegalidade. Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II, III e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) as afirmativas I, II, III, IV e V.

30- Compete ao Ministrio Pblico: I. promover a ao civil pblica para a proteo do patrimnio pblico e social. II. promover a ao civil de indenizao por danos morais, em favor de funcionrio pblico ofendido no exerccio da funo. III. requisitar a instaurao de inqurito policial, destinado a apurar crime contra o patrimnio pblico. IV. promover a ao penal, em caso de crime contra a Administrao Pblica. V. promover a ao civil por ato de improbidade administrativa. Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II, III e IV. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II, III e V. e) apenas as afirmativas I, III, IV e V.

Вам также может понравиться