Вы находитесь на странице: 1из 110

UFRRJ INSTITUTO DE FLORESTAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

DISSERTAO

Utilizao de adesivos base de taninos na produo de painis de madeira aglomerada e OSB

nderson Siqueira Teodoro

2008

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA E OSB

NDERSON SIQUEIRA TEODORO

Sob a orientao do Professor Dr. Roberto Carlos Costa Lelis


Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Cincias, no Programa de Ps-Graduao em Cincias Ambientais e Florestais, rea de Concentrao em Tecnologia e Utilizao de Produtos Florestais.

Seropdica, RJ Janeiro de 2008


ii

674.836 T314u T

Teodoro, nderson Siqueira, 1981Utilizao de adesivos base de taninos na produo de painis de madeira aglomerada e OSB / nderson Siqueira Teodoro. 2008. 91 f. : il. Orientador: Roberto Carlos Costa Lelis. Dissertao (mestrado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Florestas. Bibliografia: p.74-81. 1. Madeira aglomerada Teses. 2. Taninos Teses. 3. Adesivos Teses. 4. Eucalipto Teses. I. Lelis, Roberto Carlos Costa, 1965- II. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Florestas. III. Ttulo.

iii

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS PROGRAMA DE PS GRADUAO EM CINCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

NDERSON SIQUEIRA TEODORO

Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Cincias, no Programa de Ps-Graduao em Cincias Ambientais e Florestais, rea de Concentrao em Tecnologia e Utilizao de Produtos Florestais.

DISSERTAO APROVADA EM 25 DE JANEIRO DE 2008.

____________________________________________________ Roberto Carlos Costa Lelis. Prof. Dr. UFRRJ (Orientador)

____________________________________________________ Jorge Lus Monteiro de Matos. Prof. Dr. UFPR

____________________________________________________ Rosilei Aparecida Garcia. Prof. Dr. UFRRJ

iv

Ao meu saudoso Pai, Artur Teodoro Neiva, que no media esforos para ensinar o caminho da honestidade e integridade moral. A minha me, Maria da Paz Siqueira Teodoro pelo carinho e amor e minha esposa Denice de Morais Silva Siqueira.

DEDICO.

S aprende aquele que faz. Somente faz aquele que tem coragem. Aquele que desiste j abriu mo da vitria... (TEODORO, 2004).

Uma boa terra, terra com ribeiros de gua, com nascentes que emanam de vales e montanhas (Dt. 8:7).

vi

AGRADECIMENTOS DEUS, que me deu a oportunidade de reconhecer que a vida um milagre e por isso sei que Ele sempre estar ao meu lado para romper as dificuldades que tentam ofuscar o brilho de minha vida; Minha Famlia que compreende os meus sonhos, que nasceram na simples cidade de Mutum, e que marcam a minha vida; Aos meus pais, Artur Teodoro Neiva (in memoriam) e Maria da Paz Siqueira Teodoro, que me ensinaram os caminhos da verdade e honestidade, em quem pude espelhar para ser um batalhador; minha saudosa av e av pelos conselhos e incentivos; minha esposa Denice de Morais Silva Siqueira, por sempre estar ao meu lado nos momentos de dificuldade; Ao Josiel mximo, Eliel (CbGM), Osias Pereira, Daniel, Andr, Isaas e aos demais colegas de Mutum. Ao Adir Teodoro, Carlos Arajo e demais irmos da igreja Assemblia de Deus de Mutum e da UFRRJ, que me acolheram nas oraes; Ao Prof. Lelis, pela compreenso e pacincia que dedicou minha orientao, durante os trs anos de graduao, na Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq, e neste trabalho de mestrado; Aos demais Professores que compartilharam comigo as suas experincias de vida, que me levaram a buscar com mais intensidade o saber; Ao Luiz Cludio, Valdizinho, Cludio Jos, Lgia, Mendes e aos demais funcionrios do IF que souberam nos compreender; Aos amigos Osias Santos e Fabrcio Rodrigues Teixeira pelo companheirismo; A todos aqueles que direta ou indiretamente contriburam para que eu conclusse esta etapa de trabalho; Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES) pela concesso de uma bolsa de estudos. DEUS POR PROPORCIONAR SABEDORIA E POR MAIS E MAIS MOMENTOS DE VIDA ...

vii

BIOGRAFIA

NDERSON SIQUEIRA TEODORO, filho de Artur Teodoro Neiva e Maria da Paz Siqueira Teodoro, nasceu na cidade de Mutum, Minas Gerais, em 04 de maio de 1981. Sua formao acadmica, sempre atravs de ensino pblico e gratuito inclui: Ensino de 1a a 4a srie na Escola Estadual Monsenhor Joo Ramos de Barros e de 5a a 8a srie, concluindo o ensino fundamental em 1996, na Escola Estadual Dionsio Costa em Mutum MG. Em fevereiro de 1997 ingressou na Escola Agrotcnica Federal de Colatina, Esprito Santo, onde conclui o ensino mdio e o curso Tcnico Agrcola com Habilitao em Agroindstria em novembro de 1999. Em outubro de 2000 iniciou o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde obteve o ttulo de Engenheiro Florestal em setembro de 2005. Ingressou no curso de Mestrado em Cincias Ambientais e Florestais em maro de 2006. Foi aprovado no concurso do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG) em 2006 e est exercendo atividades como Analista Ambiental.

viii

RESUMO TEODORO, nderson Siqueira. Utilizao de adesivos base de taninos na produo de painis de madeira aglomerada e OSB. 2007. 91 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Ambientais e Florestais). Instituto de Florestas, Departamento de Produtos Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica, RJ, 2008.

O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a possibilidade de utilizao dos taninos de accia negra (Acacia mearnsii) e de suas misturas com taninos da casca de Eucalyptus pellita e adesivo Fenol-Formaldedo para colagem de painis de madeira aglomerada e de painis OSB. O trabalho foi dividido em trs captulos, constituindo experimentos distintos. No primeiro captulo foram obtidos taninos da casca de Eucalyptus pellita em diferentes processos de extraes, sendo avaliadas as suas propriedades, bem como as propriedades do tanino da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo. No segundo captulo avaliou-se a produo de painis de madeira aglomerada produzidos em dois tempos de prensagem, 6 e 9 minutos, e no terceiro captulo foi avaliado a produo de painis OSB com tempo de prensagem de 9 minutos. A casca de Eucalyptus pellita foi extrada sob refluxo por 2 horas, com gua pura e com gua sob adio de diferentes produtos qumicos. Foram avaliados os teores de extrativos (%), teor de taninos condensados (N de Stiasny-NS) e reatividade, rendimento em taninos (%) e em no-taninos (%) e pH dos extratos. Os melhores tratamentos foram escolhidos para extrao de taninos em grande quantidade. Foram preparadas as solues de taninos da accia negra (45%), da casca de E. pellita (45%) e da accia negra:casca de E. pellita (90:10, 80:20 e 70:30) que foram avaliadas quanto a viscosidade, tempo de formao de gel e pH. O adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes com tanino de accia negra (90:10, 80:20 e 70:30) tiveram tambm suas propriedades de colagem avaliadas. Painis de madeira aglomerada e painis OSB foram produzidos de partculas de Pinus caribaea var. caribaea, utilizando-se adesivo FenolFormaldedo, adesivo Tanino-Formaldedo de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo modificado com 10% e 20% de taninos da accia negra e adesivo Tanino-Formaldedo de accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de E. pellita. A quantidade de adesivo utilizado foi de 10%, base peso seco de partculas, e a densidade nominal dos painis de 0,70 g/cm3. As seguintes propriedades fsicas e mecnicas dos painis de madeira aglomerada e dos painis OSB foram avaliadas: densidade aparente, inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) aps 2 e 24 horas de imerso em gua, resistncia flexo esttica (mdulo de ruptura MOR e mdulo de elasticidade MOE) e resistncia trao (ligao interna - LI). Os painis de madeira aglomerada apresentaram boas estabilidades dimensionais e as propriedades de mdulo de ruptura e ligao interna apresentaram valores mdios acima do mnimo exigido pela norma CS 236-66, sendo vivel tambm a fabricao de painis de madeira aglomerada com adesivo base de tanino de accia negra e suas modificaes com 10% e 20% de soluo de tanino da casca de E. pellita. Os painis OSB atenderam Norma Europia EN 300 para o tipo de painel OSB/1 quanto estabilidade dimensional e resistncia mecnica. Palavras chaves: polifenis, colagem, resina, accia negra, eucalipto, casca.

ix

ABSTRACT TEODORO, nderson Siqueira. Utilization of tannin adhesive in the production of particleboards and OSB. 2007. 91 f. Dissertation (Master's degree in Environmental and forest sciences). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica, RJ, 2008. The general objective of this work was to evaluate the possibility of use of tannin from wattle (acacia) and its mixtures with tannin of barks from E. pellita and with adhesive PhenolFormaldehyde for glueing of particleboards and OSB. This work was divided in three chapters. In the first one, tannins from Eucalyptus pellita bark had been gotten in different processes of extration. The properties of the tannin were evaluated as also the properties of wattle tannin and the adhesive Phenol-Formaldehyde (PF). In the second chapter, particleboards were produced through two pressing times (6 and 9 minutes). In the third chapter the production of OSB panels was evaluated with pressing time of 9 minutes. The barks of Eucalyptus pellita were extracted under reflux for 2 hours, with distilled water and with distilled water under addition of different chemical products. The extractive content (%), the condensed tannin content (stiasny index) and reactivity, the tannin yields (%), the no-tannin yields (%) and pH of extracts were determinated. The treatment that had the best yield of tannin was chosen as reference for the extraction of tannin. The tannin extracted had been used for production of tannin solutions 45%. Tannin solutions of the wattle (acacia) (45%), of the bark from E. pellita (45%) and from wattle (acacia): bark of E. pellita in the ratio of 90:10, 80:20 and 70:30 were prepared and their properties as the viscosity, gel time and pH were determineted. The adhesive Phenol-Formaldehyde (PF) and their modifications with wattle tannin (90:10, 80:20 and 70:30) was evaluated second the glueing properties. Particleboards and OSB panels were produced with particles of Pinus caribaea var. caribaea, using adhesive PF, adhesive Taninn-Formaldehyde (TF) of wattle (acacia), adhesive PF modified with 10% and 20% of tannins of wattle (acacia) and adhesive TF of wattle (acacia) with 10% and % of tannin from barks of the Eucalyptus pellita. The adhesive content was 10%, based on dry weight of particles, and the density of particleboards and OSB was 0,70 g/cm3. The following physical and mechanical properties of particleboards and OSB were evaluated: density, thickness and water absorption after 2 and 24 hours of immersion in water, static bending (modulus of rupture - MOR and modulus of elasticity - MOE) and tensile strenght perpendicular to surface (internal bond). The particleboards presented good dimensional stability and the modulus of rupture and internal bond was presented also average values above the minimum recomended by CS 236-66 norm. The results showed also that it is possible to produce particleboards with tannin adhesive of wattle (acacia) and tannin of acacia modified with 10% and 20% of tannin of bark of E. pellita. Results of the dimensional stability and mechanical properties of the OSB panels were in according to the type OSB/1 in attention to the EN 300 norm. Key words: polyphenols, glueing, resin, wattle, Eucalyptus, bark.

NDICE DE TABELAS

CAPTULO I - OBTENO DE TANINOS E CARACTERIZAO DOS ADESIVOS Tabela 1. Valores mdios dos teores de polifenis (nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), % de Extrativos, % de Taninos, % de no-taninos e pH dos extratos da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos --------- 24 Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino, a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) ------------------------------- 25 Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra:casca de E. pellita (90:10; 80:20; 70:30) a 45% ----- 26 Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino da accia negra a 45%, do adesivo FF e de suas modificaes com soluo de taninos da accia negra (90:10; 80:20; 70:30) a 45% ------------------------------------------------------------------Valores mdios dos teores de polifenis (Nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), % de Extrativos, % de Taninos, % de no-taninos e pH dos extratos da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos -------Valores mdios para viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de tanino a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) ----------------------------------------------------Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra:casca de E. pellita (90:10; 80:20; 70:30) a 45%. ---Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino da accia negra 45%, do adesivo FF e de suas modificaes com soluo de taninos de accia negra (90:10; 80:20; 70:30) a 45%.-------------------------------------------------------------------

Tabela 2.

Tabela 3.

Tabela 4.

27

Tabela 5.

28

Tabela 6.

29

Tabela 7.

30

Tabela 8.

31

CAPTULO II - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA


PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA Tabela 1. Tabela 2. Descrio dos tratamentos para confeco dos painis de madeira aglomerada ------------------------------------------------------------------------------ 38 Valores mnimos estabelecidos para Mdulo de Ruptura (MOR), para Mdulo de Elasticidade (MOE), para Ligao Interna (LI) e mximos para o Inchamento em Espessura (IE) pela norma CS 236-66 para painis de partcula (BRITO, 1984) -------------------------------------------------------------- 40 Massa especfica bsica mdia (g/cm3), das rvores de Pinus caribaea var. xi

Tabela 3.

caribaea --------------------------------------------------------------------------------Tabela 4. Tabela 5. Valores mdios da densidade aparente dos painis produzidos -----------------

43

Valores mdios obtidos para o inchamento em espessura (IE) aps 2 e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo TaninoFormaldedo (TF) de accia negra (TF), adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45% -------------------------------------------------------------------------------------- 45 Valores mdios obtidos para a absoro de gua (AA) aps 2 e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45% --------------------- 46 Valores mdios obtidos para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo FenolFormaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45%.----------------------------------------------------------------- 47 Valores mdios obtidos para o Inchamento em Espessura aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo TaninoFormaldedo (TF) de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% ------------------------- 49 Valores mdios obtidos para a Absoro de gua (AA) aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo TaninoFormaldeido (TF) de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% ------------------------- 50

Tabela 6.

Tabela 7.

Tabela 8.

Tabela 9.

Tabela 10. Valores mdios obtidos para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis produzidos com adesivo Tanino-Formaldedo de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% ------------ 51 CAPTULO III - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS OSB Tabela 1. Tabela 2. Tabela 3. Tabela 4. Tabela 5. Tabela 6. Descrio dos tratamentos para confeco dos painis OSB -------------------3

59

Massa especfica bsica mdia (g/cm ), das rvores de Pinus caribaea var. caribaea --------------------------------------------------------------------------------- 64 Valores mdios da Densidade Aparente dos painis OSB produzidos --------65 Valores mdios do Inchamento em Espessura (IE) dos painis OSB, aps 2h e 24 h de imerso em gua para os diferentes tratamentos ----------------------- 66 Valores mdios de Absoro de gua (AA) dos painis OSB, aps 2h e 24 h de imerso em gua para os diferentes tratamentos ------------------------------- 66 Comparao dos valores mdios para o Mdulo de Ruptura (MOR) e Mdulo xii

de Elasticidade (MOE) de corpos-de-prova dos painis OSB ensaiados flexo esttica na direo paralela e perpendicular s fibras --------------------- 68 Tabela 7. Tabela 8. Norma Canadense CSA O437-0 com valores mnimos de ensaios mecnicos e mximos de IE e expanso linear para duas classes de painis OSB --------- 69 Norma europia EN 300, dos valores mnimos de MOR, MOE e LI e mximos de IE para os diferentes tipos de painis OSB -------------------------- 70

xiii

NDICE DE FIGURAS

Figura 1.

Estrutura do flavonide de tanino ----------------------------------------------------

CAPTULO I - OBTENO DE TANINOS E CARACTERIZAO DOS ADESIVOS Figura 1. Seqncia do processo de extrao de taninos da casca de E. pellita ----------20

CAPTULO II - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA Figura 1. Disposio dos corpos-de-prova nos painis; AA e IE = Absoro de gua e Inchamento em Espessura (50 x 50 mm); D = densidade (50 x 50 mm); FE = Flexo Esttica (250 x 50 mm); LI = Ligao Interna (50 x 50 mm) ----------- 40

CAPTULO III - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS OSB Figura 1. Figura 2. Figura 3. Processo de gerao das partculas strands (adaptado de MENDES, 2001) Sistema orientador de partculas e caixa formadora utilizados na formao do colcho (MENDES et al., 2000) ----------------------------------------------------Disposio dos corpos-de-prova nos painis OSB; FE = Flexo Esttica (250 x 50 mm); AA e IE = Absoro de gua e Inchamento em Espessura (150 x 150 mm); D = densidade (50 x 50 mm); LI = Ligao Interna (50 x 50 mm) Valores mdios de resistncia trao perpendicular (LI) ao plano dos painis OSB para os diferentes tratamentos ---------------------------------------60 61

62 71

Figura 4.

xiv

SUMRIO

1 INTRODUO GERAL ----------------------------------------------------------------------2 REVISO DE LITERATURA ---------------------------------------------------------------2.1 2.2 2.3 2.4 Taninos ------------------------------------------------------------------------------------------Extrao de taninos ----------------------------------------------------------------------------Adesivo base de taninos --------------------------------------------------------------------Painis de madeira aglomerada ---------------------------------------------------------------

1 2 2 4 5 7 7

2.4.1 Variveis que afetam as propriedades dos painis de madeira aglomerada ----------2.4.1.1 2.4.1.2 2.4.1.3 2.4.1.4 2.5

Densidade da madeira --------------------------------------------------------------------- 7 Razo de compactao -------------------------------------------------------------------- 8 Ciclo de prensagem ----------------------------------------------------------------------8 10 11 11 12 13 13 Outras variveis ---------------------------------------------------------------------------- 9

Painis OSB ------------------------------------------------------------------------------------Geometria das partculas ----------------------------------------------------------------Proporo face/miolo --------------------------------------------------------------------Densidade dos painis -------------------------------------------------------------------Quantidade de adesivo --------------------------------------------------------------------

2.5.1 Variveis que afetam as propriedades de painis OSB ---------------------------------2.5.1.1 2.5.1.2 2.5.1.3 2.5.1.4 2.5.1.5

Espcies ------------------------------------------------------------------------------------- 12

CAPITULO I OBTENO DE TANINOS E CARACTERIZAO DOS 14 ADESIVOS RESUMO ----------------------------------------------------------------------------------------------- 15 ABSTRACT ------------------------------------------------------------------------------------------1 INTRODUO ---------------------------------------------------------------------------------2 MATERIAL E MTODOS -------------------------------------------------------------------2.1 Extrao e caracterizao qumica dos taninos da casca de Eucalyptus pellita -------2.1.1 Coleta da casca de Eucalyptus pellita e preparo para extrao ------------------------2.1.2 Extrao dos taninos da casca de Eucalyptus pellita ------------------------------------2.1.3 Determinao dos teores de extrativos ----------------------------------------------------2.1.4 Determinao do valor pH ------------------------------------------------------------------16 17 19 19 19 19 20 20

2.1.5 Caracterizao qumica dos taninos da casca de E. pellita --------------------------------- 20 xv

2.1.5.1 2.1.5.2 2.1.5.3 2.2 2.3 2.4

Teor de polifenis condensados Mtodo de Stiasny -------------------------------- 20 Reatividade dos extratos Mtodo Ultravioleta (UV) ------------------------------Determinao da percentagem de tanino e no-taninos -----------------------------21 21 21 21

Obteno do tanino de accia negra ----------------------------------------------------------------Extrao de grande quantidade de taninos da casca de E. pellita ----------------------

Anlise das propriedades das solues de taninos de accia negra e da casca de E. 22 pellita --------------------------------------------------------------------------------------------22 22 22

2.4.1 Determinao da viscosidade ---------------------------------------------------------------- 22 2.4.2 Determinao do teor de slidos -----------------------------------------------------------2.4.3 Determinao do tempo de formao de gel ---------------------------------------------2.4.4 pH ----------------------------------------------------------------------------------------------2.5 2.6 2.7

Avaliao das propriedades da soluo de tanino de accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita ------------------------------------------------------ 23 Avaliao das propriedades do adesivo Feno-Formaldedo (FF) e de suas modificaes com soluo de tanino de accia negra -------------------------------------------------------------- 23 Anlise estatstica ------------------------------------------------------------------------------23 23

3 RESULTADOS E DISCUSSO -------------------------------------------------------------3.1

Anlise da casca de Eucalyptus pellita (material 1), do tanino da accia negra (tipo 1) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) -------------------------------------------------------- 23 23 Anlise das propriedades das solues de taninos da casca de Eucalyptus pellita, de taninos da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) ------------------------- 25

3.1.1 Avaliao das propriedades qumicas da casca de Eucalyptus pellita ----------------3.1.2

3.1.3 Avaliao das propriedades da soluo de tanino de accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita ------------------------------------------- 26 3.1.4 3.2 Avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) modificado com soluo de taninos da accia negra ----------------------------------------------------------------- 26 Anlise da casca de Eucalyptus pellita (material 2), do tanino da accia negra (tipo 2) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) -------------------------------------------------------- 27 27 Anlise das propriedades das solues de taninos da casca de Eucalyptus pellita, de taninos da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) ------------------------- 29

3.2.1 Avaliao das propriedades qumicas da casca de Eucalyptus pellita ----------------3.2.2

3.2.3 Avaliao das propriedades da soluo de tanino de accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita ------------------------------------------- 29 3.2.4 Avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) modificado com soluo de taninos da accia negra ----------------------------------------------------------------- 30 xvi

4 CONCLUSES ----------------------------------------------------------------------------------- 31 CAPITULO II - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA 32 PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA RESUMO ----------------------------------------------------------------------------------------------- 33 ABSTRACT ------------------------------------------------------------------------------------------1 INTRODUO ---------------------------------------------------------------------------------2 MATERIAL E MTODOS -------------------------------------------------------------------2.1 Fabricao de painis de madeira aglomerada ---------------------------------------------34 35 36 36 36 37 38 39 39 41

2.1.1 Material ----------------------------------------------------------------------------------------- 36 2.1.2 Determinao da massa especfica bsica das rvores de Pinus caribaea -----------2.1.3 Delineamento experimental ------------------------------------------------------------------------2.1.4 Preparo das partculas para confeco dos painis --------------------------------------2.1.5 Aplicao de adesivo ------------------------------------------------------------------------2.1.7 Prensagem, acondicionamento e confeco de corpos-de-prova ----------------------2.1.8.1 2.1.8.2 2.1.8.3 2.1.8.4 2.2 3.1 3.2 Avaliao da densidade aparente dos painis ----------------------------------------

2.1.6 Preparao do colcho de partculas -------------------------------------------------------- 39 2.1.8 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis ---------------------------- 39 Ensaios de inchamento em espessura IE e de absoro de gua AA (EN 317, 41 1993) ---------------------------------------------------------------------------------------Ensaios de flexo esttica MOE e MOR (DIN 52362, 1965) --------------------Ensaios de ligao interna (DIN 52365, 1965) ---------------------------------------41 42 42 43 43 44 44

Anlise estatstica ------------------------------------------------------------------------------Massa especfica bsica mdia da madeira de pinus ---------------------------------------Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis -----------------------------

3 RESULTADOS E DISCUSSO --------------------------------------------------------------

3.2.1 Densidade aparente dos painis produzidos -----------------------------------------------

Avaliao das propriedades dos painis fabricados com adesivo Tanino3.2.2 Formaldedo (TF) de accia negra, com adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e com 44 adesivo FF modificado com tanino de accia negra a 45%.----------------------------3.2.2.1 3.2.2.2 Avaliao do inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) ------------ 44 Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular ao plano do painel (Ligao Interna LI) ---------------------------------------------- 47

3.2.3 Avaliao das propriedades dos painis fabricados com adesivo TaninoFormaldedo (TF) de accia negra e suas modificaes com tanino da casca de xvii

Eucalyptus pellita ----------------------------------------------------------------------------3.2.3.1 3.2.3.2

48

Avaliao do inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) ------------ 48 Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular 50 ao plano do painel (Ligao Interna LI) ----------------------------------------------

4 CONCLUSES ----------------------------------------------------------------------------------- 52 CAPITULO III - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA 53 PRODUO DE PAINIS OSB RESUMO ----------------------------------------------------------------------------------------------- 54 ABSTRACT ------------------------------------------------------------------------------------------1 INTRODUO ---------------------------------------------------------------------------------2 MATERIAL E MTODOS -------------------------------------------------------------------2.1 Fabricao de painis OSB --------------------------------------------------------------------55 56 57 57 57 59 59 60 60 61

2.1.1 Material ----------------------------------------------------------------------------------------- 57 2.1.2 Determinao da massa especfica bsica das rvores de Pinus caribaea -----------2.1.3 Delineamento experimental ------------------------------------------------------------------------2.1.4 Gerao de partculas ------------------------------------------------------------------------2.1.5 Secagem das partculas ----------------------------------------------------------------------2.1.6 Aplicao de adesivo ------------------------------------------------------------------------2.1.8 Prensagem, acondicionamento e confeco de corpos-de-prova ----------------------2.1.9.1 2.1.9.2 2.1.9.3 2.1.9.4 2.2 3.1 3.2

2.1.7 Preparao do colcho de partculas -------------------------------------------------------- 60 2.1.9 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis ---------------------------- 61 Avaliao da densidade aparente dos corpos-de-prova dos painis OSB ---------- 62 Ensaios de Inchamento em Espessura IE e de Absoro de gua AA (ASTM D1037, 1982) --------------------------------------------------------------------- 62 Ensaios de Flexo Esttica MOE e MOR (DIN 52362, 1965) -------------------Ensaios de Ligao Interna (DIN 52365, 1965) --------------------------------------63 64 64 64 64 65 65 65

Anlise estatstica ------------------------------------------------------------------------------Massa especfica bsica da madeira de pinus -----------------------------------------------Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis OSB -----------------------

3 RESULTADOS E DISCUSSO --------------------------------------------------------------

3.2.1 Avaliao da densidade aparente dos painis --------------------------------------------2.2.2 Avaliao do Inchamento em Espessura (IE) e Absoro de gua (AA) ------------3.2.3

Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular ao plano da chapa (Ligao Interna LI) ----------------------------------------------------- 67 xviii

4 CONCLUSES ----------------------------------------------------------------------------------- 71 3 CONCLUSES GERAIS ---------------------------------------------------------------------72 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ------------------------------------------------------- 74 5 ANEXOS ------------------------------------------------------------------------------------------- 82 5.1 5.2 5.3 Anexo I. Referente ao captulo I Obteno de taninos e caracterizao dos adesivos ------------------------------------------------------------------------------------------ 82 Anexo II. Referente ao captulo II - Utilizao de adesivos base de taninos na produo de painis de madeira aglomerada ------------------------------------------------ 87 Anexo III. Referente ao capitulo III - utilizao de adesivos base de taninos na produo de Painis OSB ---------------------------------------------------------------------- 90

xix

1. INTRODUO GERAL A utilizao de adesivos sintticos contribuiu grandemente para o desenvolvimento da indstria de painis de madeira, sendo empregados inicialmente somente adesivos base de uria-formaldedo (UF). Ainda hoje, a maior parte dos painis de aglomerados produzida com uria-formaldedo, sendo mais de 85% dos painis, de madeira aglomeradas, no mundo fabricado com esse adesivo (SCHROEDER & THOMPSON, 1990). Os adesivos base de UF possuem alta reatividade e podendo ser empregados em qualquer tipo de madeira. Entretanto, no so resistentes umidade, pois a 60 C e 60% de umidade relativa j se iniciam a degradao do adesivo. Com o crescente emprego dos painis aglomerados em reas exteriores, tornou-se necessrio utilizar novos adesivos, que suportassem condies climticas extremas. Para esse fim, obtiveram-se bons resultados com o adesivo base de Fenol-Formaldedo (FF). Apesar dos painis produzidos com adesivos fenlicos serem resistentes umidade, o alto custo do fenol aps a crise do petrleo na dcada de setenta foi motivo para novas pesquisas, a fim de se encontrar matrias-primas alternativas para a produo de adesivos resistentes umidade. Dentre os novos materiais, surgiram os isocianatos e os adesivos de tanino (SAMLAIC, 1983; DEPPE & ERNST, 1991). Nos pases em desenvolvimento o custo do adesivo muito alto em relao ao custo total dos painis. Isso porque quase todas as matrias-primas para fabricao de adesivos so feitas base de produtos derivados do petrleo. Devido a isso, tornam-se necessrias novas pesquisas a fim de se encontrar matrias-primas alternativas para a produo de adesivos. Nesse esforo, esto em primeiro plano os adesivos obtidos de matrias-primas naturais. Dentre os materiais pesquisados para substituio dos adesivos sintticos na fabricao de painis de madeira aglomerada e compensados, destaca-se o tanino, polifenol obtido de vrias fontes renovveis, como por exemplo, da casca de accia negra (Acacia mearnsii), Pinus radiata e da madeira do cerne de quebracho (Schinopsis sp.). O emprego de polifenis vegetais como adesivos pode ser de interesse em pases como o Brasil, haja visto que os produtos qumicos fundamentais para a fabricao de adesivos convencionais como Uria-Formaldedo (UF) e Fenol-Formaldedo (FF) so relativamente caros quando comparados com o preo do metanol, matria-prima primordial para a fabricao de formaldedo, que costuma ser trs vezes mais caro do que em pases como a Alemanha (ROFFAEL & DIX, 1989). Desde a crise do petrleo da dcada de setenta, crescente o interesse no emprego de polifenis naturais (taninos) como adesivos em painis de madeira aglomerada e compensados. O uso de tanino desponta como uma excelente alternativa e o mesmo vm sendo utilizados industrialmente em vrios pases da Europa como Alemanha e Finlndia, na frica do Sul e na Austrlia (ROFFAEL & DIX, 1994). Na Nova Zelndia, extrativos da casca de Pinus radiata so utilizados industrialmente desde 1981 em indstrias de painis de madeira (PIZZI & STEPHANOU, 1994) No Brasil, o tanino obtido especialmente da casca de accia negra (Acacia mearnsii) e utilizado principalmente no curtimento de pele animal. O teor de tanino na casca de Accia pode chegar at a 35% (ROFFAEL & DIX, 1989). Esses taninos so polmeros de constitudos de flavonides e comportam-se como tpicos fenis em reaes com formaldedo. No Brasil, os trabalhos envolvendo a utilizao do tanino como adesivo iniciaram-se no final dos anos setenta (COPPENS, 1979; SANTANA et al., 1979; COPPENS et al., 1980; SANTANA & PASTORE JUNIOR, 1981). Porm, no houve prosseguimento de pesquisas com tanino, sendo retomadas 1

somente no final dos anos noventa (LELIS & GONALVES, 1998; MORI, 1997; GONALVES, 2000). O pas j tem uma produo significativa de tanino, demandando, porm, mais pesquisas para que se possa aproveitar ao mximo esse recurso na indstria de painis de madeira. O presente trabalho foi dividido em trs captulos, constituindo experimentos distintos: No primeiro captulo, foram avaliadas as propriedades de colagem dos taninos obtidos da casca de Eucalyptus pellita, da accia negra e de suas misturas, bem como da mistura de adesivo FenolFormaldedo com tanino da accia negra. No segundo captulo avaliou-se a produo de painis de madeira aglomerada produzidos em dois tempos de prensagem, 6 e 9 minutos, e no terceiro captulo foi avaliado a produo de painis OSB com tempo de prensagem de 9 minutos. Para a produo dos painis, foram utilizados adesivos Fenol-Formaldedo (FF), adesivo TaninoFormaldedo (TF) da accia negra, adesivo FF modificado com 10% e 20% de taninos da accia negra e adesivo TF da accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de Eucalyptus pellita. A qualidade de colagem foi avaliada atravs das propriedades fsicas e mecnicas dos painis de madeira aglomeradas e OSB fabricados.

2. REVISO DE LITERATURA

2.1 Taninos Os taninos so polifenis do metabolismo secundrio amplamente distribudo entre as plantas, solveis em gua, ocorrendo freqentemente combinados com acares, como glicosdeos, e esto geralmente localizados no vacolo celular. Segundo sua estrutura qumica so classificados em dois grandes grupos: taninos hidrolisveis derivados de esqueletos (C6 e C1)n e taninos condensados, ou protocianidinas, derivados de esqueletos (C6-C3-C6)n. Os taninos hidrolisveis apresentam na sua constituio monmeros de cido glico (tanino glico) ou cido elgico (tanino elgico), enquanto os taninos condensados so formados pela polimerizao de unidades de catequina (PAIVA et al., 2002). Segundo GNAMM (1933), os taninos compreendem um grupo de substncias que ocorrem em diversas plantas superiores, em diferentes quantidades e que tm o poder de transformar pele animal em couro. O processo devido associao dos grupos hidroxilas dos taninos com as ligaes peptdicas dos aminocidos presentes na protena animal chamados colgeno (HASLAM, 1966). Desta forma, os taninos vm sendo empregados em curtumes desde a antiguidade. Alm da ao tanante, os taninos podem ser utilizados tambm na fabricao de azulejos e pisos, bem como na perfurao de poos petrolferos, pois tm ao dispersante e desfloculante (POSER & GOSMAN, 1990). Os compostos polifenlicos de algumas cascas e madeiras possuem grande poder de ligao. Essas substncias podem formar um adesivo atravs da condensao com formaldedo a um determinado valor de pH (GONALVES, 2000). Os taninos so obtidos geralmente da madeira e da casca de certas folhosas, j que as conferas, com exceo de suas cascas, apresentam pequena quantidade de tanino. Na casca de Picea abies pode-se encontrar at 15% de tanino. Em algumas espcies provenientes de manguezais o teor pode chegar a 35% e no caso de madeira de Quebracho (Schinopsis balance Engl.) o teor de tanino varia de 30% a 35% (ROFFAEL & DIX, 1994). Como j mencionado anteriormente, os taninos se classificam em hidrolisveis e condensados, onde os primeiros, como o pirogalol, constituem-se em fenis simples, esterificados 2

com acares, sofrendo hidrlise cida, alcalina ou enzimtica. Como exemplo dos taninos hidrlisveis, tem-se a madeira do castanheiro (Castanea sativa) (ROFFAEL & DIX, 1994). Os taninos condensados so formados por unidades de flavonide (flavan 3-4 diol e flavan 3- ol) em vrios graus de condensao (dependem do tipo e da origem do tanino), no sofrem hidrlise e se precipitam com formaldedo e cido clordrico, segundo a reao de Stiasny. Dentre estes dois tipos, os mais importantes so os condensados, que geralmente se apresentam como polmeros, tendo um grau de condensao mdio variando de 4 a 12 unidades flavonides (WISSING, 1955). A Figura 1 ilustra a estrutura flavonide que constitui o principal monmero dos taninos condensados (PIZZI & MITTAL, 1994).

6' HO 7 6 8 2 A 3 10 4 5 (OH) 9 O 1 1'

(OH) 5' B 2' 4'

OH

3' OH

OH

Figura 1. Estrutura do flavonide de tanino. O anel A da Figura 1 pode ser resorcinlico ou floroglucinlico. Quando apresenta uma hidroxila no C7 resorcinlico e quando apresenta duas hidroxilas, uma no C5 e outra no C7 floroglucinlico (KEINERT & WOLF, 1984). O anel B do tipo catecol quando possui duas hidroxilas ligadas, respectivamente, aos carbonos 3 e 4, e o anel B pirogalol quando possui hidroxilas ligadas aos carbonos 3, 4 e 5. Em alguns taninos pode ocorrer o anel B fenlico, que possui apenas uma hidroxila ligada ao carbono 3. Cerca de 70% dos taninos da casca de accia negra (Acacia mearnsii) so formados por flavonides cujo anel A resorcinlico e anel B pirogalol e cerca de 25% dos taninos de accia negra tambm possuem o anel A resorcinlico e anel B catecol. Nas folhas e casca mais novas de accia, ocorrem taninos constitudos de flavonides, cujo anel A floroglucinlico e anel B pirogalol e, ainda, anel A floroglucinlico e anel B catecol. Os quatro modelos descritos acima constituem cerca de 65 a 80% do extrato da casca de accia negra. A parte remanescente so os componentes no-tnicos, constitudos de carboidratos, gomas hidrocoloidais e fraes de aminocidos. As gomas hidrocoloidais variam em concentrao de 3 a 6% e contribuem, significativamente, para o aumento da viscosidade do extrato tnico, bem como na qualidade de linha de cola em adesivos base de taninos (PIZZI & MITTAL, 1994). As unidades flavonides podem estar unidas entre si pelos C4 - C6 ou C4 - C8 para formar os taninos compostos principalmente de fisetinidina (anel A resorcinlico e anel B catecol). As ligaes inter-flavonides (C4-C8) predominam em taninos compostos de catequina 3

(anel A floroglucinlico e anel B catecol) e galocatequina (anel A floroglucinlico e anel B pirogalol). Quando o polmero tanino composto de unidades fisetinidina o polmero chamado de profisetinidina e quando eles so compostos de catequina e galocatequina os polmeros so respectivamente chamados de procianidina e prodelfinidina (PIZZI, 1994). Os taninos condensados so utilizados como substitutos de adesivos sintticos devido a sua caracterstica de precipitar-se com formaldedo, formando assim um polmero de estrutura rgida (GONALVES & LELIS, 2001). A reao do tanino com o formaldedo se apresenta como fundamento para o seu emprego como adesivo, j que assim surgem policondensados de alto peso molecular (ROFFAEL & DIX, 1994). A rapidez com que os polifenis se ligam ao formaldedo possibilita a sua utilizao na indstria de panis de madeira sob condies normais de colagem e prensagem (PRASETYA & ROFFAEL, 1991). Os extrativos da casca de accia negra e da madeira do quebracho so os mais importantes taninos condensados produzidos industrialmente. Os taninos condensados constituem mais de 90% da produo mundial de taninos comerciais ultrapassando a marca de 350.000 t/ano (GUANGCHENG et al., 1991). A maior unidade de produo de extratos vegetais tanantes do mundo est localizada no Brasil, sendo que cerca de 30% do tanino (total de 30.000 t/ano) ficam no mercado interno e os outros 70% so exportados para mais de 70 pases (SBS, 2006). 2.2 Extrao de taninos A extrao de taninos pode ser feita atravs da casca e/ou do cerne de algumas espcies. A extrao se d, basicamente, pela solubilizao dos seus constituintes qumicos em diferentes solventes. Normalmente, a nvel industrial, a gua tem sido o solvente mais comum, devido economia e boa eficincia de extrao (MORI et al., 2003). CONDE et al. (1996) na extrao de taninos da casca de E. camaldulensis, E. globulus e E. rudis utilizaram soluo de metanol - gua (80:20). Por outro lado, QUEIROZ et al. (2002) alm de utilizarem metanol, tambm usaram uma soluo de acetona gua para extrair polifenis da madeira de aroeira preta (Myracrodruon urundeuva). TRUGILHO et al. (1997) utilizaram na extrao de tanino da casca de algumas espcies do cerrado somente gua por um perodo de 2 horas de fervura. MORI et al. (2001) utilizaram gua destilada e duas temperaturas de extraes (70C e 100C) em extrao de tanino da casca de E. cidriodora, E. grandis e E. urophylla, por um perodo de 3 horas, alm da adio de diferentes concentraes de sulfito de sdio (1, 3, 5 e 7%). A extrao aquosa de taninos condensados na presena de sulfito de sdio chamada de sulfitao e pode ser executada com gua quente ou fria. A sulfitao um processo bastante utilizado na extrao de tanino, e os taninos obtidos so solveis em gua, apresentando tambm menores viscosidades (PIZZI, 1994). TRUGILHO et al. (2003) testaram dois mtodos de extrao para determinao do teor de taninos na casca de 25 espcies de Eucalyptus, sendo o primeiro com gua quente e o outro com uma seqncia de tolueno e etanol, e verificaram diferenas significativas nos teores de taninos entre os dois mtodos de extrao. A extrao de taninos feita a partir de materiais modos, podendo ser colocados em autoclave determinada presso e temperatura. Neste caso, a presso e temperatura so mantidas constantes durante todo o processo de extrao, para que se possa obter extrato com caractersticas adequadas para a produo de adesivos (CHEN, 1991; PIZZI, 1994). 4

Os extratos tnicos industriais consistem de uma mistura de pli e monoflavanides acompanhados de outros materiais no fenlicos (acares e carboidratos) (ROFFAEL & DIX, 1994). A qualidade dos taninos depende do tipo de extrao empregado no processo de produo. Em geral, a extrao industrial de taninos feita com gua quente em presena de baixas concentraes de um sal inorgnico, capaz de melhorar a eficincia do processo em termos de quantidade e qualidade dos taninos extrados, sendo os mais utilizados os sais de sdio, sulfito (Na2SO3), carbonato (Na2CO3), e bissulfito (NaSHO3) (PIZZI, 1983; CHEN, 1991). 2.3 Adesivo base de taninos O interesse no emprego de polifenis naturais (taninos) como adesivos em painis de madeira aglomerada e compensados vem crescendo efetivamente desde a dcada de oitenta. Isso ocorre em razo da grande rapidez com que os polifenis se ligam ao formaldedo, possibilitando, assim, a sua utilizao na indstria de painis de madeira sob condies normais de colagem e prensagem (PRASETYA & ROFFAEL, 1991). O grande interesse na investigao e subseqente aplicao industrial dos taninos aconteceram na frica do Sul nos anos 70, devido a grande abundncia dos taninos da casca de accia (Accia mearnsii), tradicionalmente plantada para a produo de taninos para o curtimento de pele animal, conjugada com o elevado preo naquele pas dos produtos qumicos derivados de petrleo. Entre 1971 e 1981 foram desenvolvidos vrios adesivos para aglomerado de partculas e laminados (PIZZI et al., 1981; JORGE et al., 2002). A reao do tanino com o formaldedo se apresenta como fundamento para o seu emprego como adesivo j que assim surgem policondensados de alto peso molecular. Com os adesivos base de Tanino-Formaldedo (TF) podem ser fabricados painis de madeira aglomerada com boas propriedades tecnolgicas podendo-se conseguir uma colagem resistente umidade. Dessa forma, possvel o emprego do painel fabricado com tanino em reas exteriores (ROFFAEL & DIX, 1994). OKUM et al. (1998) estudaram as propriedades de painis de densidade mdia (MDF) fabricadas com tanino de quebracho em combinao com extratos da casca de Picea abies (spruce). Os resultados mostraram que o tanino comercial da madeira de quebracho pode ser parcialmente substitudo por extrato da casca de spruce na razo de at 60% sem prejudicar as propriedades mecnicas dos painis. O tanino pode ser tambm utilizado em combinao com amido degradado por cidos ou enzimas. O amido modificado promove a diminuio da viscosidade do adesivo e aumenta a sua vida til. Sob determinadas condies de colagem, painis de madeira aglomerada do tipo V100 (colagem resistente alta umidade) e V20 (colagem resistente baixa umidade), podem ser fabricadas usando uma combinao de tanino e amido (DIX et al., 1997). De modo geral, os taninos hidrolisveis no apresentam importncia na fabricao de adesivos, ao contrrio dos taninos condensados. Mais de 90% dos taninos obtidos industrialmente so taninos condensados. Segundo PIZZI (1994), so produzidos no mundo cerca de 200.000 toneladas por ano de tanino condensado. As unidades de flavonides que compem os taninos condensados so de diferentes estruturas e graus de condensao. Os taninos se apresentam em geral como polmeros e o grau de condensao mdio varia de 4 a 12 unidades flavonides. Entretanto, o grau de condensao depende do tipo e da origem do tanino e tem uma grande influncia na viscosidade da soluo de extrativos e no entrelaamento das unidades de tanino (DIX & MARUTZKY, 1982). 5

Uma pressuposio importante para o emprego de extratos vegetais como adesivo para painis de madeira seu teor de componentes fenlicos reativos. Na determinao do teor de polifenis emprega-se a reao de Stiasny, isto , a precipitao dos taninos do tipo flavanol atravs de condensao com formaldedo em meio cido (WISSING, 1955). A utilizao dos extratos como adesivo s possvel se houver uma reao dos mesmos com um produto ligante (formaldedo, por exemplo), j que eles prprios no apresentam nenhuma capacidade de ligao. O formaldedo prende-se aos tomos de carbono do anel A sob a formao de grupos metilol. Esses grupos metilol so capazes de reagir promovendo a ligao entre as molculas de tanino atravs da formao de grupos metilnicos (DIX & MARUTZKY, 1987). Alm da reatividade, o grau de condensao dos taninos apresenta uma grande importncia na fabricao de adesivos, uma vez que influencia a viscosidade da soluo com extratos e a ligao (entrelaamento) das molculas de tanino. O grau de condensao varia para as diferentes espcies sendo tambm influenciado pela idade e local de crescimento das rvores (DIX & MARUTZKY, 1982). A qualidade da colagem com taninos influenciada pelos componentes qumicos no fenlicos presentes nos extrativos como acares, aminocidos, pectinas, etc (WEISSMANN, 1985) e tambm pelos produtos qumicos utilizados na extrao. Os componentes no fenlicos, principalmente as gomas, podem influenciar a viscosidade do adesivo de tanino-formaldedo e as propriedades ligantes do adesivo (HILLIS, 1981). De acordo com HEMINGWAY (1978), o processo de colagem piora com o aumento do teor de carboidratos no extrativo da casca. A caracterizao de adesivos de bases sintticas ou naturais se d pela determinao da viscosidade e do tempo de formao de gel. Normalmente, a viscosidade de solues de tanino bem maior do que a viscosidade de adesivo FF de mesma concentrao. O tempo de formao de gel uma medida que expressa a velocidade de cura do adesivo, ou seja, a velocidade de formao de ligaes tridimensionais que tornam a estrutura polimrica rgida. Sendo assim, uma medida importante para se conhecer a vida til da mistura de adesivos. Adesivos base de taninos no modificados quase no so empregados. As molculas de tanino reagem to rapidamente com o formaldedo que logo depois de uma baixa condensao elas no se movimentam e com isso no so capazes de formar pontes de hidrognio. Atravs da modificao qumica, os taninos so influenciados em sua reatividade e com isso h uma melhora nas propriedades dos painis colados com adesivo tanino-formaldedo (SCHFFER, 1992). Abaixo, esto relacionadas algumas vantagens da utilizao dos adesivos base de Tanino-Formaldedo: - Alguns adesivos base de Tanino-Formaldedo, como por exemplo, Tanino-QuebrachoFormaldedo, podem endurecer mais rpido do que o adesivo alcalino Fenol-Formaldedo. Dessa forma, a capacidade de produo na fabricao de painis aumentada; - Os adesivos Tanino-Formaldedo endurecem em meio levemente alcalino. Assim, os materiais de madeira colados com o adesivo no contm quase nenhum lcali; - Na fabricao de painis de madeira aglomerada, as partculas no precisam estar totalmente secas. Elas podem apresentar um teor de umidade entre 7 a 8% e isso significa economia de energia na secagem; - Os taninos so produtos naturais existentes em grande quantidade.

2.4 Painis de madeira aglomerada Painis de partculas ou Painis de madeira aglomerada so produtos compostos de madeira picada ou outros materiais ligno-celulsicos que so unidos geralmente por adesivos sintticos em presena de calor e temperatura. Painis de madeira aglomerada podem ser produzidos em densidades que variam de 250 kg/m3 a 1200 kg/m3. A densidade mais comum a mdia, isto , variando de 400 kg/m3 a 800 kg/m3 (BERNARDO, 1988). Os painis de partculas de madeira foram estudados e utilizados com grande intensidade em todas as partes do mundo, principalmente a partir dos anos sessenta (BRITO, 1995). Hoje, o seu uso vem aumentando significativamente no mundo, principalmente nas indstrias do setor moveleiro e da construo civil. De acordo com a FAO (1997), nos ltimos 30 anos o consumo mundial de painis de madeira cresceu mais do que outros produtos de madeira, chegando a um crescimento aproximado de 2,9% ao ano. No Brasil, no ano 2002, a produo de painis de madeira aglomerada ficou em 1,7 milhes de m3 (FAO, 2002). Segundo a ABIPA (2007), a produo de painis de madeira aglomerada, de densidade mdia, totalizou 2,2 milhes de metros cbicos no ano de 2006. De acordo com VITAL (1979), entre os fatores que afetam a qualidade dos painis esto: a espcie utilizada, a taxa de compresso, a geometria das partculas e o tipo e quantidade de adesivo utilizado. Informaes mais detalhadas sobre variveis que afetam as propriedades dos painis podem ser obtidos nos trabalhos de IWAKIRI (1989) e BRITO (1995). A seguir, esto relacionadas algumas destas variveis que afetam as propriedades finais dos painis de madeira aglomerada. 2.4.1 Variveis que afetam as propriedades dos painis de madeira aglomerada 2.4.1.1 Densidade da madeira A densidade dos painis est relacionada com a densidade da madeira e a taxa de compresso. Assim como a densidade da madeira, a densidade do painel tem grande influncia sobre as suas propriedades mecnicas (HILLIG, 2000). Segundo ALBERTO (1992), painis de partculas de uma determinada densidade, produzidos com espcies de baixa densidade apresentam maior resistncia flexo esttica e trao perpendicular, embora a resistncia ao arrancamento de parafuso, absoro de gua e inchamento em espessura sejam pouco afetadas. A razo para tal est no fato de que um determinado peso de partculas de uma espcie de baixa densidade ocupa um volume superior do que o mesmo peso de partculas similares de uma espcie de maior densidade. Quando estes colches de partculas de madeira so comprimidos, para dimenses finais do painel, ocorre um contato relativamente maior para partculas de madeira de baixa densidade, devido a maior taxa de compresso, resultando em melhor adeso entre as partculas. Por outro lado, para painis de partculas de alta densidade, a quantidade de adesivo por unidade de rea superficial das partculas passa a ser o fator controlador da resistncia do painel. Portanto, para se obter certo valor de resistncia com uma madeira de maior densidade, a densidade do painel deve ser aumentada. MALONEY (1977) descreve que o uso de espcies de baixa densidade (0,3 a 0,5 g/cm3) so preferidas, devido ao fato de que a madeira pouco densa permite sua compresso em painel 7

de mdia densidade, com a garantia de se formar um suficiente contato entre as partculas, permitindo uma boa ligao. Portanto, espcies mais densas no podem ser usadas na produo de painis de mdia densidade por no atingirem uma boa ligao, mas podem ser empregadas na produo de painis de densidade mais elevada. Segundo HILLIG (2000), um aumento da densidade do painel, em geral, provoca aumento da resistncia flexo e trao. BRITO (1984), tambm verificou uma tendncia clara da ligao interna aumentar com o aumento da densidade dos painis, ao estudar a ligao interna em painis fabricados com partculas de Pinus patula, Pinus taeda e Pinus elliotti. 2.4.1.2 Razo de compactao A razo de compactao a relao entre a densidade do painel e a densidade da madeira utilizada. Essa razo de compactao define o grau de densificao do material, refletindo nas propriedades fsicomecnicas dos painis (MALONEY, 1977). De acordo com KAWAI & SASSAKI (1993), painel com maior razo de compactao resultam em maior inchamento em espessura. Em geral, todas as propriedades fsicas-mecnicas dos painis, em maior ou menor grau, so afetadas pela taxa de compresso. De acordo com HILLIG (2000), uma razo de compactao muito baixa no produz contato adequado entre as partculas, prejudicando a colagem e a resistncia do painel, afetando a absoro de gua por permitir maiores espaos para a sua penetrao. Em contrapartida, os painis produzidos sob altas razes de compresso necessitam de maior fora de prensagem, ocasionando problemas com a liberao da gua evaporada no momento da prensagem e tambm um consumo excessivo de matria-prima. Alm disso, acarretam a produo de painis de alta densidade o que, muitas vezes, torna o painel muito pesado (HILLIG et al, 2002). Segundo VITAL et al. (1974) painis de mesma densidade, mas com razo de compactao baixa alcanaram melhor Ligao Interna do que aquelas de alta razo de compactao. Os autores atriburam esta diferena ao aumento do esmagamento e danos causados aos flocos para um nvel de compresso alto. Estes mesmos autores concluram que ao contrrio da Ligao Interna, painis com uma alta razo de compactao (1,6), apresentaram valores de Mdulo de Elasticidade (MOE) e Mdulo de Ruptura (MOR) mais altos quando comparados aos painis feitos com uma razo de compactao baixa (1,2). 2.4.1.3 Ciclo de prensagem O tempo de prensagem refere-se ao intervalo de tempo decorrido desde o momento em que os espaadores so atingidos pelos pratos da prensa at o momento em que a prensa aberta (MATOS, 1988). Na indstria de painis de madeira aglomeradas, o termo ciclo de prensagem usado para definir o conjunto de condies sob as quais as partculas so prensadas e consolidadas em um painel, tais como: temperatura, presso e tempo de prensagem. considerada uma das etapas mais importantes no processo de fabricao de painis de madeira aglomerada. nesta fase do processo que ocorre a consolidao do material e na qual so definidas, em grande parte as propriedades finais do produto. Tambm sob o aspecto econmico pode-se atribuir maior importncia a esta fase devido ao consumo de energia (MATOS, 1988). Segundo IWAKIRI (1989), o tempo de prensagem depende principalmente da eficincia da transferncia de calor, da espessura do painel, da temperatura de prensagem, como tambm da 8

distribuio da umidade no colcho de partculas entre outros fatores. As indstrias do Canad utilizam temperatura de prensagem de 200C a 220C e tempo de prensagem de 3 a 6 minutos, dependendo da espessura do painel (CLOUTIER, 1998). MATOS (1988) relata que elevados teores de umidade requerem tempos mais longos de prensagem at que uma quantidade suficiente de vapor seja liberada e permita a adeso entre partculas de camadas interiores. O mesmo autor, comparando os valores mdios de variao em espessura para painis com 5% de umidade nas partculas, prensados em tempos de 8 e 15 minutos, constatou que o inchamento em espessura foi maior para painis prensados em tempos mais reduzidos (8 min). O autor compreende que a eficincia na cura do adesivo nas camadas mais interiores dos painis seja alcanada em perodos mais longos de prensagem, quando a temperatura nestas regies seja suficiente para maior consolidao do painel. HSE (1974) produziu painis de flocos (flakeboards) utilizando tempos de prensagem de 3, 4, 5, 7 e 9 minutos. O autor concluiu que as propriedades de Ligao Interna, Mdulo de Elasticidade e Mdulo de Ruptura melhoraram quando o tempo de prensagem foi aumentado. MATOS (1988) concluiu que o tempo de prensagem apresentou maior influncia sobre as propriedades relacionadas com a estabilidade dimensional dos painis. A reduo do tempo de consolidao dos painis mais desejvel, pois implica em uma maior produo por unidade de tempo, reduzindo assim o consumo de energia. O principal efeito do decrscimo no tempo de prensagem a reduo nas propriedades de resistncia (MATOS, 1988). HEEBINK et al. (1972) citado por MATOS (1988), procurando reduzir o tempo de prensagem, realizaram estudos interagindo diversas variveis e observaram que o principal efeito do decrscimo no tempo de prensagem foi a reduo nas propriedades de resistncia. Estes pesquisadores apontaram uma reduo na ligao interna dos painis de aproximadamente 1,75 kgf/cm2 para cada minuto reduzido no tempo de prensagem. Observaram tambm sensveis aumentos na espessura dos painis, depois de retirados da prensa, como efeito da reduo no tempo de prensagem. Este efeito conhecido como springback``, pode ser traduzido em portugus como retorno elstico, ou seja, o retorno elstico maior quando o tempo de prensagem menor. Este fenmeno sempre ocorre em maior ou menor intensidade dependendo dos parmetros de prensagem. 2.4.1.4 Outras variveis Alm da densidade da madeira e do painel, outras variveis importantes influenciam nas propriedades dos painis: acidez, teor de umidade das partculas, tipo e quantidade de adesivo (KELLY, 1977). Alm do pH, os extrativos presentes na madeira podem influenciar tambm na cura do adesivo e, conseqentemente, na qualidade dos painis produzidos (MARRA, 1992). Com relao acidez, trata-se de uma caracterstica peculiar de cada espcie de madeira e poder interferir negativamente na cura do adesivo uria-formaldedo, que ocorre em meio cido. Portanto, se uma espcie possui alta acidez, poder resultar em pr-cura do adesivo, prejudicando as propriedades do painel (MALONEY, 1977). Ao contrrio, na colagem com adesivo FF para a produo de painis estruturais, o baixo pH da madeira pode retardar a cura do adesivo (KELLY, 1977). Quanto ao teor de umidade das partculas, no processo industrial, recomendado secagem na faixa de 2 a 3%, para minimizar o efeito da formao de alta presso interna de vapor 9

durante a prensagem a quente e ocorrncia de delaminao nos painis, no momento da abertura dos pratos da prensa (MOSLEMI, 1974). Segundo BODIG & JAYNE (1982), das inmeras variveis que influenciam as propriedades mecnicas dos painis de madeira aglomerada, as dimenses e a forma das partculas so as mais importantes. A geometria de partculas um dos fatores bsicos determinantes das propriedades e caractersticas dos painis, juntamente com espcies de madeira, tipo e quantidade de adesivo e outros aditivos (ALBERTO, 1992). De acordo com PEIXOTO & BRITO (2000), as partculas de menor granulometria produzem painis de madeira aglomeradas com menor ligao interna, enquanto que as partculas de maior granulometria produzem painis mais resistentes flexo esttica. De acordo com IWAKIRI et al. (2001) variveis como geometria de partculas, teor de umidade, tipo e quantidade de adesivo e ciclo de prensagem, devem ser consideradas dentro dos critrios e padres recomendados industrialmente. 2.5 Painis OSB OSB Oriented Strand Board, um painel de partculas de madeira coladas com adesivos sintticos, fabricados em trs camadas ou mais com partculas de madeira do tipo strands (partculas longas, largas e finas). Nas camadas externas, as partculas esto dispostas longitudinalmente em relao ao comprimento da placa, enquanto que na camada interna esto dispostas perpendicularmente s camadas externas. Segundo TSOUMIS (1991), o painel OSB similar ao compensado no que diz respeito construo e sua resistncia e rigidez flexo esttica. Entretanto, BORTOLETTO JR. & GARCIA (2004) encontraram propriedades mecnicas diferenciadas em painis OSB e compensados existentes no mercado interno, indicando que se leve em considerao magnitude das propriedades requeridas pelos produtos em uso. O OSB um material que permite a sua utilizao em um sistema de construo utilizado no mundo todo, tanto para residncias de alto padro quanto para casas populares. A engenharia de OSB foi concebida para oferecer resistncia mecnica superior, grande durabilidade e excelente trabalhabilidade. O OSB oferece as seguintes vantagens: sem espaos vazios em seu interior; sem problemas de n solto como na madeira; sem problemas de laminao; resistente ao impacto; excelente propriedade isolante; espessura calibrada; atrativo para arquitetos e decoradores e preo competitivo (OSB, 2006). De acordo com CLOUTIER (1998), o painel OSB evoluiu a partir de um painel, tambm estrutural, conhecido como Waferboard que foi introduzido no mercado por volta de 1962. Os painis de OSB diferem dos waferboards principalmente em relao ao tamanho das partculas, sendo estes constitudos de partculas mais longas e mais estreitas que os waferboards. Outra diferena o processo de formao do colcho, onde os waferboards so formados atravs da deposio aleatria das partculas, enquanto que em OSB as partculas so alinhadas transversalmente em vrias camadas, de modo que estas sejam perpendiculares entre si. No Brasil, o OSB fabricado com madeira de reflorestamento, seguindo tendncia de outros tipos de painis, como MDF (medium density fiberboard), contribuindo para diminuio da presso sobre remanescentes de florestas nativas (GOUVEIA et al, 2000). Alm disso, podem ser obtidos a partir de madeiras provenientes de desbastes e de troncos finos e defeituosos, bem como de espcies de menor valor comercial, ao contrrio dos compensados que requerem toras de alta qualidade para a sua manufatura (WALKER, 1993). Segundo a norma EN 300, os painis OSB so classificados da seguinte forma: 10

- OSB/1: painis para usos gerais e para componentes interiores (incluindo mobilirio) utilizados em ambiente seco; - OSB/2: painis para fins estruturais utilizados em ambiente seco; - OSB/3: painis para fins estruturais utilizados em ambientes midos; - OSB/4: painis para fins estruturais especiais utilizados em ambientes midos. No final da dcada de noventa, a produo de OSB estava concentrada basicamente nos EUA e Canad, sendo estes pases responsveis por cerca de 95% da produo mundial (TOMASELLI, 1998). No Brasil, a produo de OSB iniciou somente em 2002, com capacidade estimada em 200.000 m3 (JUVENAL & MATTOS, 2002). 2.5.1 Variveis que afetam as propriedades de painis OSB 2.5.1.1 Geometria das partculas Os painis OSB so compostos de trs ou cinco camadas de partculas orientadas, formando estas 90 entre si, utilizando o mesmo princpio empregado em madeira compensada (HAYGREEN & BOWER, 1996). Segundo MOSLEMI (1974), partculas mais longas e mais finas, todas iguais, produzem um painel com resistncia flexo e estabilidade dimensional altos, enquanto que partculas mais curtas e mais espessas produzem um painel com baixa resistncia flexo e estabilidade dimensional. CLOUTIER (1998) afirma que a gerao de partculas strand (longas e estreitas) no processo de produo de OSB uma das fases mais importantes, na qual as geometrias destas partculas so determinadas. As dimenses e a geometria das partculas so fatores que determinam o grau de orientao, este afetando fortemente nas propriedades do Mdulo de Elasticidade (MOE) e Mdulo de Ruptura (MOR). Alm desses dois fatores, interage na orientao das partculas dos painis, o grau de alinhamento das partculas que depende da esbeltez das partculas e razo comprimento/espessura (SOBRAL FILHO, 1981). GEIMER (1976) relata que o comprimento e a largura das partculas so os mais importantes parmetros no controle do grau de orientao. A altura de queda das partculas e a distncia entre os pratos ou lminas do orientador, tambm so fatores que afetam significativamente a orientao das partculas. As indstrias canadenses utilizam geometrias diferentes na face e no miolo: A face composta por partculas com 25 mm de largura, 120 a 150 mm de comprimento e 0,5 mm de espessura, enquanto que no miolo as partculas apresentam 19 a 25 mm de largura, 100 a 120 mm de comprimento e 0,5 a 0,8 mm de espessura (CLOUTIER, 1998). MENDES (2001) trabalhando com trs larguras de partculas (15, 20 e 25 mm), observou que as diferentes larguras no influenciaram os Mdulos de Elasticidade e Ruptura em flexo esttica, na direo perpendicular das fibras, sendo que no sentido paralelo ocorreu uma tendncia de aumento do MOE e MOR com a diminuio da largura das partculas. O autor concluiu que esta faixa de largura das partculas no influencia as propriedades de flexo. MENDES et al. (2000) produzindo painis OSB de Pinus taeda interagindo com trs diferentes larguras e dois tipos de painis (homogneos e heterogneos), concluram que os painis de trs camadas, os heterogneos, apresentaram valores mdios estatisticamente maiores de Mdulo de Elasticidade (MOE) e Mdulo de Ruptura (MOR) em relao aos painis 11

homogneos. Os autores atriburam este resultado orientao das partculas na face dos painis heterogneos. 2.5.1.2 Espcies De todas as variveis presentes no processo de produo de painis, a espcie a ser utilizada uma das mais importantes. Esta varivel interage com todas as outras no processo de produo, determinando o quanto o painel pode ser reduzido em massa especfica. A espcie refletida no tipo de matria-prima disponvel, controlando tambm o tipo de partcula que pode ser produzida. Na produo de painis de partculas em camadas, algumas espcies fornecem partculas mais adequadas para se obter uma superfcie final bem lisa (MALONEY, 1977). Segundo MALONEY (1977), a densidade da madeira a varivel relativa espcie da madeira mais importante para as propriedades do painel. Alm disso, a densidade da madeira um importante fator que deve ser levado em considerao quando na escolha de espcies a serem utilizadas. As espcies florestais utilizadas tambm exercem influncia sobre o tempo de prensagem. Suas caractersticas anatmicas particulares esto presentes nas partculas que so submetidas condio de compresso, o que influi na resistncia oferecida compactao sob condies de presso e temperatura (MATOS, 1988). Desde o incio da fabricao industrial de painis de partculas orientadas (OSB), somente algumas espcies florestais tm sido utilizadas em grandes quantidades para a produo comercial de OSB (WANG & WINISTORFER, 2000). A densidade das espcies afeta a relao presso fora do colcho durante a prensagem a quente, resultando conseqentemente em mudanas na distribuio da densidade vertical, tendo assim um considervel impacto na confeco do painel (WANG & WINISTORFER, 2000). Espcies com baixos teores de extrativos so mais adequadas para a produo de OSB. Em geral, espcies com altos teores de extrativos so propensas a estouros no final do ciclo de prensagem. Os extrativos podem interferir na cura do adesivo, e resultar numa linha de cola de baixa resistncia entre as partculas (CLOUTIER, 1998). WANG & WINISTORFER (2000) observaram que painis OSB produzidos a partir de partculas de aspen (Populus spp.) apresentaram menor Inchamento em Espessura (IE) em relao aos painis produzidos a partir de partculas de Pinus spp. Os autores atriburam esta diferena menor densidade da madeira de aspen em relao de pinus, resultando em uma maior razo de compactao dos painis. Tambm foi concludo neste trabalho que os dois gneros podem ser misturados ou alternados em face/miolo, na manufatura de painis OSB, sem alterar na qualidade. 2.5.1.3 Proporo face/miolo AVRAMIDIS & SMITH (1989) utilizando duas diferentes propores de face/miolo (50/50 e 60/40) observaram aumento significativo nas propriedades de Mdulo de Elasticidade (MOE), Mdulo de Ruptura (MOR) e Expanso Linear, dos painis OSB, quando a proporo face/miolo passou de 50/50 para 60/40. Esta tendncia foi observada no sentido paralelo orientao das partculas. O Inchamento em Espessura (IE) e a Absoro em gua (AA), no foram claramente afetados pelas diferentes propores face/miolo. O aumento da proporo face/miolo resultou na reduo das propriedades MOE, MOR e Expanso Linear quando testadas 12

no sentido perpendicular das partculas na face. Os autores concluram tambm que com o aumento da relao face/miolo houve uma diminuio da Ligao Interna (LI) nos painis OSB. CLOUTIER (1998) afirma que a proporo ideal da composio dos painis OSB na faixa de 40:60 a 60:40, baseado na percentagem do peso seco do material encolado. 2.5.1.4 Densidade dos painis MENDES (2001) relata que o aumento da densidade dos painis OSB de 0,65 para 0,80 g/cm3 causou um aumento no MOE de 18% e 9% e no MOR 27% e 15%, respectivamente na direo perpendicular e paralela. SOBRAL FILHO (1981) concluiu que pequenos aumentos da densidade dos painis resultaram numa diminuio do Mdulo de Elasticidade (MOE) e do Mdulo de Ruptura (MOR), em ambos os sentidos da orientao das partculas, causado pela adio de partculas menores (pulp chip strands). MENDES (2001) observou que o aumento da densidade dos painis no afetou o Inchamento em Espessura aps 2 horas de imerso, no entanto, houve um aumento de 10% no Inchamento em Espessura aps 24 horas de imerso em gua, quando a densidade dos painis aumentou de 0,65 para 0,80 g/cm3. 2.5.1.5 Quantidade de adesivo As propriedades fsico-mecnicas de painis so melhoradas com o aumento na quantidade de adesivo, no entanto, deve ser condicionada a otimizao da relao custo benefcio, de acordo com a finalidade de uso e resistncia mnima exigida (MARRA, 1992). A maior quantidade de adesivo favorece uma melhor adeso entre as camadas, pois ocorre um aumento da disponibilidade de adesivo por rea superficial de partculas, aumentando consequentemente a resistncia da linha de cola, e por sua vez levando a maiores valores mdios de MOE (mdulo de elasticidade) (MENDES, 2001). SALDANHA et al. (2002) utilizando trs diferentes teores de adesivo (3%, 4,5% e 6%) concluram que os teores de 4,5 e 6% so os mais adequados para a produo de painis OSB para a espcie Eucalyptus grandis. AVRAMIDIS & SMITH (1989) testando diferentes teores de adesivo em painis OSB, produzidas em laboratrio, observaram que as propriedades MOE, MOR, Ligao Interna, Inchamento em Espessura e Expanso Linear foram influenciadas quando o teor de adesivo foi aumentado de 4 para 6%. MENDES (2001) utilizando dois teores de adesivo na fabricao de painis OSB, concluiu que o aumento do teor de adesivo de 4 para 6% provocou aumento de MOE e MOR, sendo que apenas na direo perpendicular dos painis houve um ganho estatisticamente significativo. O mesmo autor observou uma diminuio nas propriedades de Absoro em gua (AA) e Inchamento em Espessura (IE) dos painis OSB, quando a quantidade de adesivo aplicado foi aumentada.

13

CAPTULO I

OBTENO DE TANINOS E CARACTERIZAO DOS ADESIVOS

14

RESUMO

Cascas de E. pellita oriundas de rvores com 14 e 15 anos (denominados de material 1 e material 2, respectivamente) foram submetidas a extrao sob refluxo por 2 horas, com gua pura e com gua sob adio de diferentes produtos qumicos. Avaliou-se o teor de extrativos (%), teor de taninos condensados (N de Stiasny-NS) e reatividade, rendimento em taninos (%) e em notaninos (%) e pH dos extratos de cada material. O melhor tratamento para o material 1 (extrao com gua + 2% Na2SO3) e material 2 (extrao com gua + 5% Na2SO3) foi escolhido para extrao de taninos em grande quantidade, em autoclave 100 C por 2 horas. Solues de taninos da accia negra (45%), da casca de E. pellita (45%), da mistura da accia negra e casca de E. pellita em diferentes propores (90:10, 80:20 e 70:30) foram preparadas, sendo analisadas as seguintes propriedades: viscosidade, tempo de formao de gel e pH. Da mesma forma, foram avaliadas as propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e de suas modificaes com tanino da accia negra nas propores de 90:10, 80:20 e 70:30. Os extratos da casca de E. pellita apresentaram rendimentos satisfatrios em taninos que se mostrou altamente reativo, possibilitando assim sua utilizao como adesivo para colagem de madeira e de materiais de madeira. A adio de taninos da casca de E. pellita em solues de tanino de accia negra alterou as suas propriedades qumicas, mas em nveis aceitveis para a fabricao de adesivo TaninoFormaldedo (TF). A adio de taninos de accia negra ao adesivo Fenol-Formaldedo (FF) alterou as propriedades qumicas do adesivo, principalmente a viscosidade, mas sendo possvel ser substitudo por tanino de accia negra at a proporo de 20%. Palavras chaves: extrativos, colagem, polifenol, fenol-formaldedo.

15

ABSTRACT

Barks of Eucalyptus pellita of trees with 14 and 15 years (called of material 1 and material 2, respectively) had been submitted the extration under reflux for 2 hours, with distilled water and with distilled water under addition of different chemical products. The extractive content (%), the condensed tannin content (stiasny index) and reactivity, the tannin yield (%), the no-tannin yield (%) and pH of extracts were determinated. The best treatment for the material 1 (extration with water + 2% Na2SO3) and material 2 (extration with water + 5% Na2SO3) was chosen for tannin extrations in great amount, in autoclav at 100 C for 2 hours. The tannin extracted had been used for production of tannin solutions 45%. Tannin solutions of the wattle (acacia) (45%), of the bark from E. pellita (45%) and of wattle: bark of E. pellita in the ratio of 90:10, 80:20 and 70:30 were prepared and their properties as the viscosity, gel time and pH were determineted. The adhesive Phenol-Formadehyde (PF) and their modifications with wattle tannin (90:10, 80:20 and 70:30) was evaluated also second the glueing properties. The extracte of Eucalyptus pellita bark presented satisfactory yields of tannins. The tannins showed highly reactive, so it is possible to use tannins as adhesive for wood and panels glueing. The addition of tannin of Eucalyptus pellita bark in tannin solutions of wattle (acacia) modified its chemical properties, but in acceptable levels for manufacture of tannin-formaldehyde adhesive (TF). The addition of tannin of wattle (acacia) to the Phenol-Formaldehyde adhesive (PF) modified the chemical properties of the adhesive, mainly viscosity, however it is possible the substitution until the ratio of 20 %. Key words: extractive, glueing, polyphenols, Phenol-Formaldehyde.

16

1 INTRODUO

Os taninos so polifenis do metabolismo secundrio amplamente distribudo entre as plantas, solveis em gua, ocorrendo freqentemente combinados com acares, como glicosdeos, e esto geralmente localizados no vacolo celular. Eles so encontrados em maiores quantidades na casca e na madeira de espcies florestais, e desempenham tambm funo de defesa das plantas. Recentemente tm-se buscado novas aplicabilidades para os taninos na produo de adesivos naturais, pois os adesivos produzidos atualmente so derivados do petrleo. A substituio destes adesivos pelos adesivos naturais deve ser incentivada, pois os adesivos derivados de petrleo so oriundos de fontes no renovveis, alm de apresentarem alto custo. Pesquisas que visam introduzir alteraes nos adesivos sintticos tais como UriaFormaldedo e Fenol-Formaldedo so de relevada importncia para se produzir painis a um menor custo e de boa qualidade (LELIS et al., 2000). A necessidade de se encontrar matrias primas alternativas para a produo de adesivos, tem feito com que os taninos obtenham destaque, dentre os materiais pesquisados para a substituio de adesivos sintticos, na fabricao de painis de madeira aglomerada e compensados, apresentando excelentes propriedades de resistncia mecnica (ROFFAEL & DIX, 1994). O emprego de taninos vegetais como adesivos pode ser de interesse em pases como o Brasil, uma vez que os produtos qumicos fundamentais para a fabricao de adesivos convencionais como Uria-Formaldedo e Fenol-Formaldedo so relativamente caros (ROFFAEL & DIX, 1989, DEPPE & ERNST, 1991). Os taninos so obtidos de vrias fontes renovveis, como por exemplo, da casca de accia negra, Pinus radiata e da madeira do cerne do quebracho (Schinopsis sp) sendo que no Brasil os taninos so obtidos especialmente da casca de accia negra (Acacia mearnsii). Desta forma, a busca de novas fontes de adesivos bem como as melhores formas de extrao visando melhores rendimentos de taninos so necessrias. A extrao de taninos feita a partir de materiais modos, colocados em autoclave determinada presso e temperatura. A presso e temperatura so mantidas constantes durante todo o processo de extrao, para que se possa obter extrato com caractersticas adequadas para a produo de adesivos (PIZZI, 1994; CHEN, 1991). A extrao se d, basicamente, pela solubilizao dos seus constituintes qumicos em diferentes solventes. TRUGILHO et al. (1997) utilizaram na extrao de tanino da casca de algumas espcies do cerrado, somente gua por um perodo de 2 horas de fervura. Em extrao de tanino da casca de E. citriodora, E. grandis e E. urophylla, MORI et al. (2001) utilizaram gua destilada e duas temperaturas de extraes (70C e 100C) por um perodo de 3 horas, alm da adio de diferentes concentraes de sulfito de sdio (1, 3, 5 e 7%). CONDE et al. (1996) na extrao de tanino da casca de E. camaldulensis, E. globulus e E. rudis utilizaram uma soluo de metanol - gua (80:20). J QUEIROZ et al. (2002) alm de utilizarem metanol, tambm usaram uma soluo de acetona gua para extrair polifenis da madeira de aroeira preta (Myracrodruon urundeuva). Os extratos tnicos industriais consistem de uma mistura de pli e monoflavanides acompanhados de outros materiais no fenlicos (acares e carboidratos) (ROFFAEL & DIX, 1994). 17

A qualidade dos taninos depende do tipo de extrao empregado para produzi-lo. Em geral, a extrao industrial de taninos feita com gua quente em presena de baixas concentraes de um sal inorgnico, capaz de melhorar a eficincia do processo em termos de quantidade e qualidade dos taninos extrados, sendo os mais utilizados os sais de sdio, sulfito (Na2SO3), carbonato (Na2CO3), e bissulfito (NaSHO3) (PIZZI, 1983; CHEN, 1991). A extrao aquosa de taninos condensados na presena de sulfito de sdio chamada de sulfitao e pode ser executada com gua quente ou fria. A sulfitao um processo bastante utilizado na extrao de tanino, e os taninos obtidos so solveis em gua, apresentando tambm menores viscosidades (PIZZI, 1994). A utilizao de alguns produtos qumicos na extrao tem significado a obteno de maiores rendimentos em taninos (ALVES & LELIS, 2002; COFFLER et. al, 2004; TEODORO & LELIS, 2003). Os resduos (casca ou madeira) provenientes do desdobro de toras apresentam at o momento utilizaes pouco nobres. A utilizao dos polifenis (taninos) oriundos destes resduos possibilitaria a obteno de produtos de maior valor agregado. A utilizao efetiva da casca como matria-prima na fabricao de adesivos para produtos de madeira poderia ser uma fonte segura e renovvel de matria-prima para adesivos (CHEN, 1991). A extrao de tanino pode tornar-se economicamente vivel, uma vez que depois de extradas, as cascas podem tambm ser aproveitadas como fonte de energia. Dentre as espcies madeireiras, o gnero Eucalyptus possui potencial para a extrao de taninos. REDA (2002) mostrou que a casca de Eucalyptus urophylla apresenta potencial para extrao de tanino. MORI et al., (1999) trabalharam com resinas base de taninos da casca de Eucalyptus grandis na produo de painis compensados. Alm do mais, as diferentes espcies de eucaliptos so amplamente difundidas nos reflorestamentos pelo Brasil. TOSTES (2003) j evidenciou o potencial de utilizao de taninos da casca de E. pellita para confeco de painis de madeira aglomerada. Outros trabalhos como de MORI et al. (2001) e CARNEIRO et al. (2004) evidenciaram tambm o potencial de utilizao dos taninos de eucalipto. Assim, os objetivos deste trabalho foram: Verificar, atravs de otimizao das condies de extrao com diferentes produtos qumicos, a melhor forma de extrao dos polifenis da casca de Eucalyptus pellita; Estudar as propriedades tcnicas das solues de taninos de accia negra (Acacia mearnsii) e da casca de Eucalyptus pellita, importantes para o processo de colagem, principalmente a reatividade dos mesmos frente ao formaldedo; Examinar a viabilidade de utilizao dos taninos de accia negra (Acacia mearnsii) modificados com taninos de Eucalyptus pellita para produo de adesivos TaninoFormaldedo (TF); Estudar a possibilidade de utilizao dos taninos de accia negra (Acacia mearnsii) como substituto parcial de adesivo sinttico base de Fenol-Formaldedo (FF);

18

2 MATERIAL E MTODOS

2.1 Extrao e caracterizao qumica dos taninos da casca de Eucalyptus pellita 2.1.1 Coleta da casca de Eucalyptus pellita e preparo para extrao Oito rvores de Eucalyptus pellita, com idade de 14 anos (denominado Material 1) e seis rvores com idade de 15 anos (Material 2), foram escolhidas ao acaso em parcelas de 300 m2 em um povoamento localizado no campus da UFRRJ, no municpio de Seropdica, RJ. As rvores selecionadas, para ambos os materiais, com dimetro variando de 15 a 20 cm, foram abatidas, seccionadas em troncos menores e transportadas para o Laboratrio de Tecnologia da Madeira do Departamento de Produtos Florestais onde suas cascas foram removidas. Aps a retirada das cascas, as mesmas foram secas ao ar livre e posteriormente fragmentadas em moinho de martelo, obtendo-se assim as partculas que foram classificadas em peneiras vibratrias. As partculas que passaram pela peneira de 2,68 mm e ficaram retidas na de 0,48 mm foram armazenadas em sacos plsticos para serem utilizadas nas extraes para obteno dos taninos. 2.1.2 Extrao dos taninos da casca de Eucalyptus pellita A casca do material 1 e material 2 sofreu tratamentos com produtos qumicos em diferentes concentraes, a fim de definir o processo a ser utilizado na extrao dos taninos. O material foi extrado em balo de 500 mL sob refluxo por 2 horas, utilizando-se uma relao licor/casca de 30:1. Os tratamentos esto esquematizados a seguir: Material 1 T1: Extrao com gua T2: Extrao com gua + 1% uria T3: Extrao com gua + 2% uria T4: Extrao com gua + 2% Na2SO3 Material 2 T1: Extrao com gua T2: Extrao com gua + 5% uria T3: Extrao com gua + 5% Na2CO3 T4: Extrao com gua + 5% Na2SO3

Material 1= casca de Eucalyptus pellita com idade de 14 anos; Material 2= casca de Eucalyptus pellita com idade de 15 anos.

A percentagem de produto qumico foi calculada em relao ao peso seco de cascas. Aps a extrao, cada material foi filtrado a vcuo utilizando-se cadinho de vidro sinterizado. Para cada tratamento foram realizadas cinco repeties sendo determinados os teores de extrativos e pH. A caracterizao qumica dos extratos foi avaliada atravs das seguintes anlises: teor de polifenis condensados pelos mtodos de Stiasny (LELIS, 1995) e reatividade pelo mtodo UV (ROFFAEL, 1982), percentagem de tanino e no-taninos. O tratamento, para cada tipo de material, que apresentou melhor resultado de rendimento em tanino foi escolhido para novas extraes de forma a obter taninos em grande quantidade para ser utilizado para produo de adesivos para colagem dos painis de madeira aglomerada e OSB. A Figura 1 ilustra a seqncia do processo de extrao.

19

Casca E. pellita

Casca E. pellita classificada

Extrao em refluxo

Figura 1. Seqncia do processo de extrao de taninos da casca de E. pellita.

2.1.3 Determinao dos teores de extrativos Aps cada extrao, separou-se uma alquota de 15 mL para a determinao da massa de extrativos totais da casca. Esta alquota foi colocada em uma placa de petri, de peso previamente conhecido, em estufa 105 3 C, at estabilizao da massa. Da diferena entre a massa da placa de petri seca antes e depois de ser levada estufa com a alquota, obteve-se a quantidade de extrativos em gramas em 15 mL de soluo e considerando-se a quantidade de partculas (base seca) e o volume inicial empregados na extrao, calculou-se o teor de extrativos em percentagem. 2.1.4 Determinao do valor pH Os valores de pH dos extratos totais da casca para todos os tratamentos foram obtidos em temperatura ambiente, atravs de leitura direta do pH em um pH-metro digital previamente calibrado, aps 5 minutos em contato com o eletrodo (LELIS, 1995). 2.1.5 Caracterizao qumica dos taninos da casca de E. pellita 2.1.5.1 Teor de polifenis condensados Mtodo de Stiasny A determinao dos polifenis condensados seguiu a metodologia proposta por WISSING (1955) e descrita por LELIS (1995). Aps cada extrao foi separada uma alquota de 50 mL que foi colocada em um balo redondo de 250 mL. alquota foram adicionados 5 mL de cido clordrico e 10 mL de formaldedo. Esse material foi ento colocado em refluxo por 30 minutos, sendo a seguir filtrado e lavado com gua destilada quente em cadinho filtrante de peso previamente conhecido. O resduo (tanino) foi colocado em estufa a 105 3C at estabilizao da massa. O percentual de tanino condensado contido nos extratos (conhecido como Nmero de Stiasny - NS) foi determinado pela razo entre a massa de tanino e a massa dos extrativos totais extrapolada para 50 mL e o resultado convertido em porcentagem.

20

NS =

massa de tanino x 100 massa de extr. totais

2.1.5.2 Reatividade dos extratos Mtodo Ultravioleta (UV) O mtodo UV baseia-se na reao de Stiasny, utilizando-se uma alquota do filtrado antes e aps reao com cido clordrico e formaldedo (ROFFAEL, 1976). Aps as diluies necessrias para cada tratamento, foram feitas leituras em um espectrofotmetro, da absorbncia antes e aps a reao, para verificar a reatividade. As leituras foram feitas no comprimento de onda de 280 nm. Com os resultados de absorbncia antes e aps a reao, calculou-se a reatividade pelo mtodo UV. Reatividade (UV) = (Abs. Antes x Dil.) (Abs. Depois x Dil.) x 100, onde: Abs. Antes x Dil. UV = Ultravioleta Abs. = Absorbncia Dil. = Diluio 2.1.5.3 Determinao da percentagem de taninos e no-taninos A percentagem de tanino foi calculada considerando-se o teor de polifenis (NS) em cada extrato. O nmero de Stiasny (NS) multiplicado pela percentagem de extrativos vezes cem forneceu a percentagem de tanino no extrato. A diferena entre teores de extrativos e de tanino forneceu a percentagem de no-taninos (NT). 2.2 Obteno do tanino de accia negra O tanino de accia negra foi fornecido pela Empresa TANAC, localizada em Montenegro RS, sendo o tanino conhecido pelo nome comercial de Phenotan M. Foram empregados dois lotes de taninos da accia negra, sendo denominados tanino tipo 1 e tanino tipo 2. 2.3 Extrao de grande quantidade de taninos da casca de Eucalyptus pellita Com base nos resultados obtidos com os quatro tratamentos (item 2.1.2), optou-se por escolher o tratamento T4 (extrao com H2O + 2% Na2SO3) para o material 1 e T4 (extrao com H2O + 5% Na2SO3) para o material 2, para obteno de extratos (taninos) em grandes quantidades. Para isso, a extrao foi feita em autoclave eltrica com capacidade volumtrica de 30 litros e tampa dotada de manmetro e termmetro, do Laboratrio de Tecnologia da Madeira (DPF/IF/UFRRJ), por um perodo de 2 horas a 100 C, utilizando-se uma relao licor:casca igual a 30:1. A percentagem de produto qumico foi calculada em relao ao peso seco de cascas. Aps a extrao, cada material foi filtrado e concentrado atravs da fervura por aproximadamente 3 horas. Em seguida, o extrato concentrado foi colocado em bandejas de vidro e colocado em estufa a 60 C at secagem completa, quando foi ento modo obtendo-se o extrato de tanino da casca de E. pellita na forma de p para o material 1 e para o material 2. Estes extratos secos foram utilizados para produo da soluo de tanino a 45% por ocasio da anlise das propriedades dos taninos e manufatura de painis de madeira aglomerada e OSB. 21

2.4 Anlise das propriedades das solues de taninos de accia negra e da casca de E. pellita Na anlise das propriedades dos taninos da accia negra (tipo 1 e tipo 2) e da casca de E. pellita (material 1 e material 2) foram confeccionadas solues de taninos a 45% e estas foram avaliadas quanto a sua qualidade de colagem atravs das seguintes propriedades: viscosidade; teor de slidos; tempo de formao do gel e pH. 2.4.1 Determinao da viscosidade Aps preparo e homogeneizao da soluo de tanino a 45%, a viscosidade foi determinada utilizando-se copo Ford (Universal) ASTM D-1200. Aproximadamente 130 mL de soluo de tanino foram colocadas no copo e o tempo necessrio para o escoamento da soluo pelo copo foi registrado. O valor da viscosidade foi obtido de acordo com a seguinte frmula: V = (3,82 x t - 17,28) x d, onde: V = viscosidade expressa em cp; 3,82 e 17,28 = constantes t = tempo de escoamento (em segundos) d = densidade da soluo de tanino em g/cm3; 2.4.2 Determinao do teor de slidos O teor de slidos foi determinado de acordo com o mtodo utilizado por BRITO (1995). Cinco gramas de soluo de tanino a 45% foram colocados em um cadinho de massa previamente conhecida e levados estufa por 24 horas sendo seco temperatura de 105 3 C. O teor de slidos foi calculado atravs da seguinte frmula: TS = Ms x 100, onde: Mu TS = Teor de slidos (%); Ms = Massa seca (g). Mu = Massa mida (g); 2.4.3 Determinao do tempo de formao de gel Na determinao do tempo de formao de gel foram colocados em um tubo de ensaio 10g de soluo de tanino a 45%. Em seguida, adicionou-se soluo de formaldedo a 37% (catalisador) na razo de 20% sobre o teor de slidos da soluo, sendo o tubo homogeneizado com basto de vidro em banho-maria temperatura de 90 C at o ponto de endurecimento (formao de gel). O tempo necessrio para que a mistura atingisse a fase gel expressou o tempo de formao de gel. 2.4.4 pH O pH das solues de tanino foi obtido em temperatura ambiente, conforme item 2.1.4. 22

2.5 Avaliao das propriedades da soluo de tanino de accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita A soluo de tanino de accia negra (45%) foi modificada com soluo de tanino a 45%, da casca de Eucalyptus pellita nas seguintes propores: 90:10; 80:20 e 70:30 e as seguintes propriedades foram avaliadas: Viscosidade, tempo de formao de gel, teor de slidos e pH, seguindo-se a metodologia descrita no item 2.4. O tanino da accia negra tipo 1 foi modificado com tanino da casca de E. pellita obtido do material 1 e o tanino da accia negra tipo 2 foi modificado com tanino da casca de E. pellita obtido do material 2. 2.6 Avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e de suas modificaes com soluo de tanino de accia negra O adesivo FF bem como os adesivos FF modificados com soluo de tanino a 45% da accia negra, nas propores 90:10; 80:20 e 70:30, tiveram as seguintes propriedades avaliadas: Viscosidade, tempo de formao de gel, teor de slidos e pH. Os procedimentos seguiram a metodologia descrita no item 2.4. Para a determinao do tempo de gel foi utilizada como catalisador 6% de soluo de carbonato de potssio a 60% (base teor de slidos). O adesivo Fenol-Formaldedo (HL 2080) utilizado foi doado pela Empresa Hexion Qumica Industrial e foi modificado com o tanino da accia negra tipo 1 e tipo 2. 2.7 Anlise estatstica O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco repeties. Os dados referentes a cada ensaio avaliado foram submetidos anlise de varincia. Havendo rejeio da hiptese da nulidade, pelo teste F, aplicou-se o teste de Tukey ao nvel de 5% de significncia para comparao das mdias.

3 RESULTADOS E DISCUSSES

3.1 Anlise da casca de Eucalyptus pellita (material 1), do tanino da accia negra (tipo 1) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) 3.1.1 Avaliao das propriedades qumicas da casca de Eucalyptus pellita Os valores mdios dos teores de polifenis (Nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), da percentagem de extrativos, percentagem de taninos, percentagem de no-taninos e pH dos extratos da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos esto apresentados na Tabela 1.

23

Tabela 1. Valores mdios dos teores de polifenis (nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), % de Extrativos, % de Taninos, % de no-taninos e pH dos extratos da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos. PROPRIEDADES AVALIADAS Tratamento NS (%) UV (%) % Extrativos % Tanino % No-tanino pH 39,00 A 63,69 B 4,22 B 1,64 C 2,58 B 3,79 C T1 36,36 A 64,53 B 5,69 B 2,05 C 3,64 B 4,63 B T2 36,49 A 66,04 B 9,09 A 3,27 B 5,82 A 5,30 A T3 40,40 A 75,38 A 10,98 A 4,39 A 6,59 A 4,68 B T4
*Mdias seguidas pela mesma letra, dentro de uma mesma coluna, no diferem estatisticamente entre si ao nvel de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. T1= Extrao com gua; T2= gua + 1% de uria; T3 = gua + 2% de uria; T4 = gua + 2% de Na2SO3.

Nota-se pelos valores do Nmero de Stiasny, que os teores de polifenis ficaram na faixa de 36 a 40% para os diferentes tratamentos, no havendo diferena significativa nos teores de polifenis medida que se adicionou produto qumico extrao. O Nmero de Stiasny (NS) representa o teor de polifenis (taninos) obtidos atravs da reao de Stiasny (LELIS, 1995). Quando analisado pelo mtodo UV, verifica-se reatividade acima de 60% evidenciando assim que os extratos da casca de E. pellita apresentaram reatividade frente ao formaldedo. A extrao somente com gua apresentou menor reatividade havendo aumento da reatividade para os tratamentos com adio de produtos qumicos, sendo este aumento significativo quando se adicionou 2% de Na2SO3 (T4). TOSTES (2003) tambm verificou baixos valores de NS e alta reatividade para os extratos da casca de E. pellita, com valores de NS variando de 22% a 42% e reatividade (UV) acima de 60%, ao contrrio de VITAL et al. (2004) que encontraram NS acima de 66% para a casca de E. pellita. REDA (2002) encontrou Nmero de Stiasny (NS) em torno de 48% para casca de Eucalyptus urophylla e MORI et al., (1999) encontraram para a casca de E. grandis Nmero de Stiasny de 69,7% e um percentual de tanino de 8,0%. TEODORO et al. (2003) encontraram Nmero de Stiasny (NS) de 88% em Pinus caribaea var. caribaea, utilizando gua + 2% de Na2SO3 na extrao e 75% utilizando apenas gua. A adio de produtos qumicos extrao tambm contribuiu para o aumento da solubilidade da casca. A percentagem de extrativos foi bem maior no tratamento que teve adio do sal Na2SO3 (T4), havendo diferena significativa com os tratamentos T1 e T2. No tratamento T4 houve uma maior extrao de tanino e tambm uma maior extrao de acares solveis presentes na casca, mas em compensao este tratamento possui uma menor relao de no tanino/tanino. A utilizao de 2% de uria aumentou tambm o teor de tanino, sendo que a diferena foi significativa com os outros tratamentos. Os rendimentos em extrativos e taninos, na extrao somente com gua (T1), ficaram prximos aos valores encontrados por TOSTES (2003) para o mesmo tipo de material, que foram respectivamente de 5,0% e 1,59%. Os extratos tnicos obtidos com gua pura tambm apresentaram os menores valores de pH (Tabela 1). Para os tratamentos com adio de sais, os extratos tornaram-se mais alcalinos. ALVES & LELIS (2002) trabalhando com cascas de E. pellita encontraram valores de pH mais alcalinos do que os obtidos neste estudo, sendo que na extrao somente com gua o pH foi de 4,44 e em extrao com gua + 2% Na2SO3 o pH foi de 6,72. Entretanto, os valores encontrados

24

para o pH em extrao somente com gua, nas mesmas condies de temperatura, esto de acordo com os encontrados por TOSTES (2003) que foi bastante cido, de 3,74. Com base nos resultados encontrados, optou-se por utilizar o tratamento T4 (extrao com gua + 2% e Na2SO3) para obteno de grandes quantidades de extratos para elaborao das solues de taninos da casca de E. pellita. 3.1.2 Anlise das propriedades das solues de taninos da casca de Eucalyptus pellita, de taninos da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) Os valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS) tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino, a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo FenolFormaldedo (FF) esto apresentados na Tabela 2. Tabela 2. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino, a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF). PROPRIEDADES AVALIADAS Material Viscosidade (cp) TS (%) TFG (minutos) pH casca E. pellita accia negra adesivo FF 826,42 188,20 736,02 45,44 45,40 52,12 01 ' 37 '' 12 ' 09 '' 43 ' 31'' 3,99 4,66 13,11

Pode-se observar que o extrato da casca de E. pellita apresentou maior viscosidade, havendo grande diferena com a viscosidade do tanino da accia negra. O adesivo FenolFormaldedo tambm apresentou viscosidade alta, mas no o suficiente para dificultar o processo de produo de painis. O teor de slidos do adesivo FF foi de 52,12%; da accia e da casca de E. pellita ficaram prximos do valor que foi preparado soluo, de 45% de concentrao. As solues de tanino da casca de E. pellita apresentaram menores tempos de formao de gel do que as solues da accia negra e do adesivo FF que apresentou um tempo de formao de gel relativamente alto, de 43' 31''. As solues de tanino da casca tambm se apresentaram mais cidas que as de accia negra, sendo o adesivo FF bastante alcalino. TOSTES (2003) encontrou viscosidade de 540 cp e tempo de formao de gel de 36,3 minutos para o adesivo FF com teor de slidos de 48,80%. MORI et al. (1999) encontraram para os taninos das cascas de E. urophylla pH no valor de 4,92 e tempo de formao de gel de 81 segundos, demonstrando tambm alta reatividade dos taninos desse eucalipto. O pH muito importante para o processo de colagem, uma vez que pode interferir no processo de endurecimento de um adesivo (ROFFAEL & DIX, 1994). Ao se trabalhar com casca de E. grandis, MORI et al. (1999) verificaram que o aumento do pH acelerou o endurecimento dos extratos analisados.

25

3.1.3 Avaliao das propriedades da soluo de tanino da accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita A Tabela 3 apresenta os valores mdios para a viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra modificada com soluo de taninos da casca E. pellita nas propores de 90:10; 80:20; 70:30, a 45%. Tabela 3. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra:casca de E. pellita (90:10; 80:20; 70:30) a 45%. PROPRIEDADES AVALIADAS Solues Viscosidade (cp) TS (%) TFG (minutos) pH accia negra casca E. pellita accia:E. pellita (90 : 10) accia:E. pellita (80 : 20) accia:E. pellita (70 : 30) 188,20 D 826,42 A 203,80 D 279,89 C 381,53 B 45,40 45,44 45,62 45,80 45,55 12 ' 09 '' A 01 ' 37 '' E 09 ' 05 '' B 06 ' 07 '' C 04 ' 02 '' D 4,66 3,99 4,51 4,43 4,32

*Mdias seguidas pela mesma letra, dentro de uma mesma coluna, no diferem estatisticamente ao nvel de 95% de probabilidade pelo teste de Tukey.

Pode-se verificar que a viscosidade da soluo de tanino da accia negra foi aumentada significativamente, quando a mesma foi modificada com extratos da casca de E. pellita na relao de 80: 20 e 70:30. Os tempos de formao de gel da accia negra ficaram prximos aos valores encontrados por FERNANDES et al. (2003) que foi de 11 minutos e 29 segundos. A adio de taninos da casca de E. pellita reduziu significativamente o tempo de formao de gel da accia negra nas trs modificaes analisadas (90:10; 80:20; 70:30) e fez tambm com que o pH do extrato da accia diminusse, visto que os extratos da casca de E. pellita so mais cidos. Assim, os resultados evidenciaram a grande diferena nas propriedades dos extratos da accia negra e da casca de E. pellita, demonstrando que os taninos da casca de E pellita so bem mais reativos frente ao formaldedo. Isso ir certamente refletir na cura do adesivo durante o processo de colagem. 3.1.4 Avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) modificado com soluo de taninos da accia negra A Tabela 4 apresenta os valores mdios para a viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de tanino a 45% da accia negra, do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e de suas modificaes com tanino da accia negra nas propores de 90:10; 80:20 e 70:30.

26

Tabela 4. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino da accia negra a 45%, do adesivo FF e de suas modificaes com soluo de taninos da accia negra (90:10; 80:20; 70:30) a 45%. PROPRIEDADES AVALIADAS Tratamento Viscosidade (cp) TS (%) TFG (minutos) pH accia negra Adesivo FF FF:accia (90:10) FF:accia (80:20) FF:accia (70:30) 188,20 D 736,02 C 930,86 B 1557,76 A Npd 45,40 52,12 49,17 48,69 48,23 12 ' 09 '' C 43 ' 31'' A 31 ' 04'' B 12 ' 34'' C 07 ' 22'' D 4,66 13,11 13,02 12,46 12,28

Npd= No possvel determinao. *Letras iguais, dentro de uma mesma coluna, no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

A soluo de tanino de accia negra a 45% apresentou pH bastante cido e a mistura com adesivo FF foi dificultada devido a esta grande diferena de pH entre as solues. Isto pode ser observado tambm na influncia da viscosidade: Ao se substituir 10% do adesivo FF por soluo de tanino de accia negra, a viscosidade aumentou de 736,02 cp para 930,86 cp e com 20% aumentou para 1557,76 cp, havendo para esses dois casos diferenas significativas. Para o tratamento FF:accia (70:30) no foi possvel a determinao da viscosidade devido dificuldade de se fazer a leitura do tempo de escoamento da soluo no copo Ford. O tempo de formao de gel do adesivo FF foi de 43 ' 31'' e da accia negra 12 ' 09 ''. Ao se adicionar soluo de accia negra ao adesivo FF o tempo de formao de gel diminuiu consideravelmente para as diferentes propores de adesivo FF/tanino de accia, havendo diferena significativa. 3.2 Anlise da casca de Eucalyptus pellita (material 2), do tanino da accia negra (tipo 2) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) 3.2.1 Avaliao das propriedades qumicas da casca de Eucalyptus pellita Os valores mdios dos teores de polifenis (Nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), da percentagem de extrativos, percentagem de taninos, percentagem de no-taninos e pH do extrato da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos esto apresentados na Tabela 5.

27

Tabela 5. Valores mdios dos teores de polifenis (Nmero de Stiasny NS), da reatividade (UV), % de Extrativos, % de Taninos, % de no-taninos e pH dos extratos da casca de Eucalyptus pellita para os diferentes tratamentos. PROPRIEDADES AVALIADAS Trat NS (%) Reatividade (%) % Extrativos % Tanino % No-tanino pH T1 58,00 A 73,52 B 4,20 C 2,40 B 1,80 B 3,91 C T2 50,50 AB 84,61 AB 7,58 B 3,83 B 3,75 B 5,43 B T3 47,92 B 94,31 A 16,72 A 8,00 A 8,72 A 7,29 A T4 44,76 B 95,31 A 16,30 A 7,28 A 9,03 A 5,98 B
Mdias seguidas pela mesma, dentro de uma mesma coluna, no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey. T1= extrao com gua; T2 = gua + 5% de uria; T3 = gua + 5% Na2CO3; T4 = gua + 5% de Na2SO3.

Pode-se verificar pelo clculo do nmero de Stiasny que os teores de polifenis ficaram na faixa de 44 a 58% para os diferentes tratamentos, havendo diminuio dos teores de polifenis medida que se adicionou produto qumico extrao. Quando analisado pelo mtodo UV, verifica-se reatividade acima de 70%. A extrao somente com gua apresentou menor reatividade havendo aumento da reatividade para os tratamentos com adio de produtos qumicos. No houve diferena significativa nos valores do NS entre os tratamentos T1 e T2 e entre os tratamentos T2, T3 e T4. Com relao ao teor de polifenis pela reatividade (mtodo UV), a extrao com 5% de Na2SO3 (T4) possibilitou as maiores reatividades, embora no tenha havido diferena significativa com os tratamentos T2 e T3. A adio de produtos qumicos extrao tambm contribuiu para o aumento da solubilidade da casca. A percentagem de extrativos foi bem maior nos tratamentos que tiveram adio de sal (T3 e T4), havendo diferena significativa com os tratamentos T1 e T2. Por outro lado, apesar da maior extrao de taninos nos tratamentos T3 e T4, houve tambm uma maior extrao de acares solveis (no-taninos) presentes na casca, no sendo diferentes estatisticamente. Os extratos de taninos obtidos com gua pura apresentaram os menores valores de pH. TEODORO & LELIS (2003) encontraram tambm para a casca de E. pellita extrada com gua pH de 3,79 auferindo o carter cido do extrato da casca. Para os tratamentos com adio de sais, os extratos tornaram-se mais alcalinos. O pH pode interferir no processo de endurecimento de um adesivo, sendo, portanto, muito importante para o processo de colagem (ROFFAEL & DIX, 1994). O aumento do pH de extratos tnicos pode acelerar o endurecimento dos extratos. Isso foi verificado por MORI et al. (1999) trabalhando com casca de E. grandis. Com base nos resultados encontrados, optou-se por utilizar o tratamento extrado com gua + 5% e Na2SO3 para obteno de grandes quantidades de extratos para elaborao das solues de taninos da casca de E. pellita.

28

3.2.2 Anlise das propriedades das solues de taninos da casca de E. pellita, de taninos da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) A Tabela 6 apresenta os valores mdios para a viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH das solues de tanino a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF). Tabela 6. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de tanino a 45%, da casca de E. pellita, da accia negra e do adesivo Fenol-Formaldedo (FF). Viscosidade Teor de slidos Tempo de formao de gel Tratamento pH (cp) (%) (minutos) casca E. pellita accia negra adesivo FF 1069,29 216,65 733,75 44,32 45,18 51,59 01 ' 29 '' 05 ' 37 ' 44 ' 05'' 5,05 5,18 13,14

Pode-se observar que o extrato da casca de E. pellita apresentou maior viscosidade, havendo grande diferena com a viscosidade da accia negra. O adesivo FF tambm apresentou viscosidade alta, mas no o suficiente para dificultar o processo de produo de painis. O teor de slidos do adesivo FF foi de 51,59%; da accia e da casca de E. pellita ficaram prximos do valor que foi preparado soluo, de 45% de concentrao. As solues de taninos da casca de E. pellita apresentaram menores tempos de formao de gel do que as solues da accia e do adesivo FF que apresentou um tempo de formao de gel relativamente alto, de 44' 05''. As solues de taninos da casca de E. pellita apresentaram-se cidas, assim como as solues de taninos da accia negra, sendo o adesivo FF bastante alcalino. O pH muito importante para o processo de colagem, uma vez que pode interferir no processo de endurecimento de um adesivo (ROFFAEL & DIX, 1994). Ao se trabalhar com casca de E. grandis, MORI et al (1999) verificaram que o aumento do pH acelerou o endurecimento dos extratos analisados. 3.2.3 Avaliao das propriedades da soluo de tanino da accia negra modificada com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita A Tabela 7 apresenta os valores mdios para a viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra modificada com soluo de taninos da casca E. pellita nas propores de 90:10; 80:20; 70:30, a 45%.

29

Tabela 7. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de taninos da accia negra, da casca de E. pellita e da accia negra:casca de E. pellita (90:10; 80:20; 70:30) a 45%. PROPRIEDADES AVALIADAS TRATAMENTO Viscosidade (cp) * TS (%) TFG (minutos) * pH accia negra casca E. pellita accia:eucalyptus (90:10) accia:eucalyptus (80:20) accia:eucalyptus (70:30) 216,65 C 1069,29 A 234,14 C 263,08 C 383,01 B 45,18 44,32 43,99 44,05 44,72 05 ' 37 '' A 01 ' 29 '' D 04 ' 47 '' B 04 ' 17 '' B C 03 ' 41 '' C 5,18 5,05 5,22 5,26 5,25

*Mdias seguidas pela mesma letra, dentro de uma mesma coluna, no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

Observando-se a Tabela 7, nota-se que a adio de soluo de tanino da casca de Eucalyptus ao tanino da accia negra favoreceu para o aumento da viscosidade, embora no tenha havido diferena significativa entre as solues de tanino de accia e de accia:Eucalyptus nas relaes 90:10 e 80:20. Em funo do baixo tempo de gelatinizao dos extratos de taninos da casca de Eucalyptus, os tempos de gelatinizao das misturas accia:eucalyptus sofreram reduo considervel, sendo significantes. 3.2.4 Avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo (FF) modificado com soluo de taninos da accia negra A Tabela 8 apresenta os valores mdios para a viscosidade, teor de slidos, tempo de formao de gel e pH da soluo de tanino, a 45%, de accia negra, do adesivo FenolFormaldedo (FF) e de suas modificaes com tanino de accia negra nas propores de 90:10; 80:20 e 70:30. O extrato de taninos da accia negra a 45% apresentou pH bastante cido e a mistura com o adesivo FF foi dificultada devido a esta grande diferena de pH entre as solues. Isto pode ser observado tambm na influncia da viscosidade: Ao se substituir 10% de adesivo FF por soluo de accia, a viscosidade aumentou de 733,75 cp para 932,39 cp e com 20% aumentou para 1565,08 cp, havendo para esses dois casos diferenas significativas. Para o tratamento FF:accia (70:30) no foi possvel a determinao da viscosidade devido dificuldade de se fazer a leitura do tempo no escoamento da soluo no copo Ford. O tempo de formao de gel do adesivo Fenol-Formaldedo foi maior que o da accia negra e ao adicionar soluo de accia ao adesivo FF o tempo de formao de gel diminuiu consideravelmente para as diferentes propores de adesivo FF/tanino de accia, havendo diferena significativa.

30

Tabela 8. Valores mdios para viscosidade, teor de slidos (TS), tempo de formao de gel (TFG) e pH da soluo de tanino da accia negra 45%, do adesivo FF e de suas modificaes com soluo de taninos de accia negra (90:10; 80:20; 70:30) a 45%. PROPRIEDADES AVALIADAS TRATAMENTO Viscosidade (cp) * TS (%) TFG (minutos) * pH accia negra Adesivo FF FF:accia (90:10) FF:accia (80:20) FF:accia (70:30) 216,65 D 733,75 C 932,39 B 1565,08 A Npd 45,18 51,59 49,28 48,75 48,28 05 ' 37 '' D 44 ' 05'' A 30 ' 51'' B 12 ' 01'' C 06 ' 51'' D 5,18 13,14 13,05 12,48 12,32

Npd= No possvel determinao. * Mdias seguidas pela mesma letra, dentro de uma mesma coluna, no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

4 CONCLUSES

Os taninos da casca de Eucalyptus pellita podem ser extrados com rendimentos satisfatrios utilizando-se 2% e 5% de Na2SO3 ou 5% de Na2CO3. Os extratos de taninos da casca de E. pellita mostraram-se altamente reativos possibilitando sua utilizao como adesivo para colagem de madeira e de materiais de madeira; Apesar da alta viscosidade dos extratos tnicos da casca de E. pellita, os mesmos mostraramse viveis na produo de adesivos para painis de madeira, sendo altamente reativos ao formaldedo; A adio de taninos da casca de E. pellita em solues de tanino de accia negra alterou as suas propriedades qumicas, mas em nveis aceitveis para a fabricao de adesivo TaninoFormaldedo (TF). Dessa forma, vivel a adio de tanino da casca de E. pellita ao tanino de accia negra para confeco de adesivos; A adio de taninos de accia negra ao adesivo Fenol-Formaldedo (FF) alterou as propriedades qumicas do adesivo, principalmente a viscosidade. Desta forma, o adesivo FF pode ser substitudo por tanino de accia somente at a proporo de 20%;

31

CAPTULO II

UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA

32

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades de painis de madeira aglomerada fabricados com adesivos base de taninos de accia negra (Acacia mearnsii), adesivo FenolFormaldedo (FF), adesivo FF modificado com tanino da accia negra e adesivo base de tanino de accia negra modificado com tanino da casca de Eucalyptus pellita. Os taninos da casca de E. pellita foram obtidos em extrao com gua + 2% Na2SO3, em autoclave por 2 horas a 100 C, utilizando-se uma relao licor:casca igual a 30:1. O tanino da accia negra foi fornecido pela Empresa TANAC, conhecido pelo nome comercial de Phenotan M e o adesivo Fenol-Formaldedo (HL 2080) foi fornecido pela Empresa Hexion Qumica Industrial. Os painis de madeira aglomerada foram produzidos com partculas de Pinus caribaea var. caribaea, em dois tempos de prensagem, 6 e 9 minutos, utilizando-se adesivo Fenol-Formaldedo (FF), adesivo TaninoFormaldedo (TF) de accia negra, adesivo FF modificado com 10% e 20% de taninos da accia negra e adesivo TF de accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de E. pellita. A quantidade de adesivo utilizado foi de 10%, base peso seco de partculas, e densidade nominal dos painis de 0,70 g/cm3. Foram avaliadas as seguintes propriedades fsicas e mecnicas: massa especfica aparente, inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) aps 2 e 24 horas de imerso em gua, resistncia a flexo esttica (mdulo de ruptura MOR e mdulo de elasticidade MOE) e resistncia trao dos painis (ligao interna - LI). Os painis apresentaram boa estabilidade dimensional e as propriedades de mdulo de ruptura e ligao interna apresentaram valores mdios acima do mnimo exigido pela norma CS 236-66. Com base nos resultados obtidos, verificou-se ainda, que possvel substituir parte do adesivo FF por taninos de accia negra sem prejudicar as propriedades fsicas e mecnicas dos painis, bem como foi vivel a fabricao de painis de madeira aglomerada com adesivo base de tanino de accia negra e suas modificaes com 10 e 20% de soluo de tanino da casca de E. pellita. Palavras chaves: extrativos, colagem, polifenol, aglomerados, accia negra.

33

ABSTRACT

The objective of this work was to evaluate the particleboards production with adhesive of tannin from wattle (acacia), with adhesive phenol-formaldehyde (PF), with PF modifield with tannin of wattle and with adhesive of tannin mixture from wattle and barks from E. pellita. The tannins from Eucalyptus pellita bark were chosen by the extration with water under addition of 2 % of Na2SO3, in autoclav at 100 C for 2 hours. The wattle tannin (Phenotan M) and the adhesive Fenol-Formaldehyde (PF) (HL 2080) had been supplied, respectively, for Company TANAC and Hexion. Particleboards were produced with particles of Pinus caribaea var. caribaea, using adhesive PF, adhesive TF of wattle (acacia), adhesive PF modified with 10% and 20% of tannins from wattle and adhesive TF of wattle with 10 % and 20 % of tannin of barks from Eucalyptus pellita. The adhesive content was 10%, based on dry weight of particles, and the density of the particleboards was 0,70 g/cm3. The following physical and mechanical properties of the particleboards were evaluated: density, thickness and water absorption after 2 and 24 hours of immersion in water, static bending (modulus of rupture - MOR and modulus of elasticity - MOE) and tensile strenght perpendicular to surface (internal bond). The particleboards presented good dimensional stability and the properties of modulus of rupture and internal bond was presented also average values above the minimum recomended by CS 236-66 norm. The results showed also that it is possible to produce particleboards with adhesive PF modified with wattle (acacia) tannin, with adhesive of wattle and their modifications with 10% and 20% of tannin of bark from E. pellita. Key words: extractive, glujeing, polyphenols, particleboards, wattle.

34

1 INTRODUO Painel de partculas ou painel de madeira aglomerada um produto composto de madeira picada ou outros materiais ligno-celulsicos que so unidos geralmente por adesivos sintticos e compactados a uma determinada temperatura e presso. Os painis de madeira aglomerada podem ser produzidos em densidades que variam de 0,25 g/cm3 a 1,20 g/cm3. A densidade mais comum a mdia, isto , variando de 0,40 g/cm3 a 0,80 g/cm3 (BERNARDO, 1988). Os painis de partculas de madeira foram estudados e utilizados com grande intensidade em todas as partes do mundo, principalmente a partir dos anos sessenta (BRITO, 1995). Hoje o seu uso vem aumentando significativamente no mundo, principalmente nas indstrias do setor moveleiro. Os painis de madeira aglomerada pertencem famlia dos painis de madeira reconstitudos, do qual fazem parte tambm o MDF, o HDF e o OSB. Dentre os painis de madeira reconstitudos, os painis de madeira aglomeradas so os mais consumidos no mundo. O crescimento da produo mundial de painis de madeira aglomerada tem sido altamente significativo, passando de 30 milhes de m3 em 1975 para mais de 60 milhes de m3 em 1995 (TOMASELLI, 1999). Em 2000, a produo mundial de aglomerados alcanou 84 milhes de m3, destacando-se os Estados Unidos, responsveis por 25 % desse volume. O Brasil ocupa o nono lugar, com 2% do volume produzido (FORTES, 2007). Em 2005, a produo brasileira de aglomerados foi de 2,04 milhes de m3 e representou 46% do total de painis reconstitudos fabricados no Brasil que foi de 4,47 milhes de m3 (SBS, 2006). No Brasil, os plos moveleiros so os principais mercados consumidores de aglomerados, tendo em vista que entre 80% e 90% do volume produzido so destinados fabricao de mveis (SBS, 2006). Na indstria de painis reconstitudos de madeira so empregados largamente os adesivos base de Uria-Formaldedo (UF) e Fenol-Formaldedo (FF). Segundo SCHROEDER & THOMPSON (1990) 85% dos painis de aglomerados no mundo so produzidos com o adesivo Uria-formaldedo. Esse adesivo possui alta reatividade e pode ser utilizado na colagem de qualquer tipo de madeira, mas, por outro lado, pode sofrer hidrlise em condies de alta umidade, alm do problema de emisso de formaldedo (ROFFAEL & DIX, 1989). Os adesivos base de Fenol-Formaldedo (FF) apresentam como vantagem a resistncia ao de umidade, sendo desta forma recomendados para colagem de produtos expostos ao ambiente externo. O adesivo FF derivado do benzeno, que por sua vez origina da destilao do petrleo. O adesivo fabricado atravs da condensao de formaldedo com fenol. Assim, h o surgimento de pontes de metileno e metileno-ter formando macromolculas tridimensionais de elevada estabilidade frente hidrlise. Desde a dcada de oitenta crescente o interesse em adesivos naturais como o adesivo base de taninos. Mais recentemente no Brasil, vrios trabalhos so encontrados na literatura sobre o emprego de tanino como adesivo para a indstria de painis de madeira (GONALVES, 2000; MORI et al., 2001; TOSTES, 2003; CARNEIRO, 2007). Com os adesivos base de taninos podem ser fabricados painis de madeira aglomerada com altas propriedades tecnolgicas (ROFFAEL & DIX, 1984). No Brasil, a espcie accia negra (Acacia mearnsii) cultivada no sul do pas apresenta grande potencial para utilizao como fonte de taninos, uma vez que se pode encontrar at 40% de taninos na sua casca. 35

Outras espcies tambm apresentam potencial de utilizao como a casca e a madeira de vrias espcies de eucalipto. TOSTES (2003) j evidenciou o potencial de utilizao de taninos da casca de E. pellita para confeco de painis de madeira aglomerada. Outros trabalhos como de MORI et al. (2000) e CARNEIRO et al. (2004) tambm evidenciaram o potencial de utilizao dos taninos de eucalipto. Este trabalho teve por objetivo avaliar as propriedades fsicas e mecnicas de painis de madeira aglomeradas produzidos em dois tempos de prensagem, 6 e 9 minutos, utilizando os adesivos Fenol-Formaldedo (FF), Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, FF modificado com 10% e 20% de taninos de accia negra e adesivo TF de accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de Eucalyptus pellita.

2 MATERIAL E MTODOS

2.1 Fabricao de painis de madeira aglomerada 2.1.1 Material Os painis foram produzidos utilizando-se partculas de Pinus caribaea var. caribaea, provenientes de povoamento localizado no campus da UFRRJ, no municpio de Seropdica, RJ. Foram utilizadas seis rvores com idade aproximada de 15 anos e dimetro variando de 15 25 centmetros. As rvores foram abatidas sendo retirados discos com 2,5 centmetros de espessura a partir da base da rvore, a 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial para a determinao da massa especfica bsica. Em seguida, os troncos das rvores foram subdivididos em toras de 1 m de comprimento e foram transportados para a marcenaria do Departamento de Produtos Florestais da UFRRJ. 2.1.2 Determinao da massa especfica bsica das rvores de Pinus caribaea Na determinao da massa especfica bsica mdia, os discos de cada seo das rvores foram fracionados no sentido radial, obtendo-se cunhas, e foram imersos em gua de forma a manter a umidade acima do ponto de saturao das fibras. Aps a saturao das cunhas, procedeu-se a determinao dos volumes atravs do mtodo de variao do peso do lquido em balana analtica (VITAL, 1984). As fraes foram colocadas em estufa a 105 30C at estabilizarem a massa, com variao mnima de 0,05%, obtendo-se assim a massa seca. A massa especfica bsica por frao de cada disco foi determinada seguindo-se a expresso abaixo: ME = MS VS Sendo: ME = massa especfica bsica (g/cm3); MS = massa absolutamente seca (g); VS = volume saturado da amostra (cm3). 36

O volume das sees da cada rvore foi determinado atravs da seguinte frmula: Vs = 0,00007854 D2 + d2 X 2 X L

sendo:

Vs = volume da seo (m3) D = dimetro sem casca na base da seo (cm) d = dimetro sem casca no topo da seo (cm) L = comprimento da seo (m). O volume total da rvore foi determinado atravs da seguinte frmula: VT = Vs i

sendo: VT = volume total da rvore (m3) Vsi = somatrio do volume das sees. A massa especfica bsica mdia de cada rvore foi calculada atravs da seguinte frmula: MEm sendo: MEm = massa especfica bsica mdia da rvore (g/cm3); ME(i) = massa especfica bsica mdia da seo i (g/cm3); VT = volume total da rvore (m3); Vs(i) = volume da seo i (m3).

N Vs(i) x ME (i)
i=1

VT

2.1.3 Delineamento experimental O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso. Os painis de madeira aglomeradas foram confeccionadas em uma nica camada utilizando-se os adesivos TaninoFormaldedo (TF) da accia negra, Fenol-Formaldedo (FF), Fenol-Formaldedo modificado com tanino da accia negra (90:10 e 80:20) e TF da accia negra modificado com tanino da casca de Eucalyptus pellita (90:10 e 80:20). Utilizou-se o tanino da accia negra tipo 1 e o tanino da casca de E. pellita do material 1 (obtido da extrao com gua + 2% Na2SO3). Dois tempos de prensagem (6 e 9 minutos) foram avaliados para cada formulao de adesivo, compondo-se, desta forma, de 12 tratamentos com cinco repeties cada, que pode ser melhor visualizado na Tabela 1.

37

Tabela 1. Descrio dos tratamentos para confeco dos painis de madeira aglomerada. TRATAMENTO ADESIVO T.P (min) N.P T1 Tanino-Formaldedo (TF) de accia a 45% 6 05 T2 Tanino-Formaldedo (TF) de accia a 45% 9 05 T3 Fenol-Formaldedo (FF) 6 05 T4 Fenol-Formaldedo (FF) 9 05 T5 FF + accia a 45% (90:10) 6 05 T6 FF + accia a 45% (90:10) 9 05 T7 FF + accia a 45% (80:20) 6 05 T8 FF + accia a 45% (80:20) 9 05 T9 TF (accia + casca E. pellita) a 45% (90:10) 6 05 T 10 TF (accia + casca E. pellita) a 45% (90:10) 9 05 T 11 TF (accia + casca E. pellita) a 45% (80:20) 6 05 T 12 TF (accia + casca E. pellita) a 45% (80:20) 9 05 T.P = Tempo de prensagem em minutos; N.P = Nmero de painis. Os parmetros do processo de produo dos painis foram: Dimenso dos painis: 40 x 40 x 1,27 cm Densidade do painel: 0,70 g/cm3 Presso: 30 kg/cm2 Tempo de fechamento: 45 s Umidade das partculas: 5% Contedo de adesivo (% base peso seco): 10% Tempo de prensagem: 6 min e 9 min Temperatura de prensagem: 180 C N de tratamentos: 12 N de repeties: 5 painel/tratamento Total de painis: 60 painis Catalizador: Para adesivo FF e suas modificaes: 6% de soluo de carbonato de potssio a 60% (base teor de slidos); Para adesivo TF de accia e de TF (accia + eucalyptus): 20% soluo de formaldedo a 37%. 2.1.4 Preparo das partculas para confeco dos painis As toras de Pinus caribaea var. caribaea foram seccionadas em discos, de aproximadamente 5cm de espessura, que foram divididos ao meio para serem modos em moinho de martelo, obtendo-se assim as partculas. A seguir, as partculas foram secas ao ar livre at atingirem teor de umidade prximo de 12 a 15%. Em seguida, as partculas foram classificadas atravs de peneiramento, sendo utilizadas na manufatura dos painis as partculas que atravessaram a peneira de 4,37 mm e que ficaram retidas na de 0,61 mm. Em seguida, as mesmas foram colocadas em uma estufa de ventilao forada a uma temperatura de 102 30 C, at atingirem um teor de umidade em torno de 7%.

38

2.1.5 Aplicao de adesivo Aps a pesagem das partculas, nas quantidades adequadas, foi feita a aplicao do adesivo por meio de asperso, com auxlio de uma pistola base de ar comprimido, em um aplicador do tipo tambor rotativo obtendo-se uma distribuio uniforme do adesivo sobre as superfcies de todas as partculas. O tempo de aplicao variou de 10 a 15 minutos de acordo com a viscosidade do adesivo. 2.1.6 Preparao do colcho de partculas As partculas foram distribudas aleatoriamente numa caixa formadora de 40 x 40 cm, colocada sobre uma lmina de alumnio plana e de superfcie lisa, at se atingir a quantidade prdeterminada para um painel. As partculas foram pr-prensadas com auxlio de uma forma guia de madeira para uma melhor acomodao das partculas no colcho. Em seguida, a caixa formadora foi retirada e colocou-se outra lmina de alumnio sobre o colcho e dois espaadores de 1,27 cm de espessura entre as duas lminas metlicas. Assim, o colcho formado foi finalmente prensado de acordo com os parmetros apresentados no delineamento experimental (item 2.1.3). 2.1.7 Prensagem, acondicionamento e confeco de corpos-de-prova A prensagem foi feita em uma prensa de pratos planos e horizontais com capacidade para 15 toneladas e com aquecimento eltrico. Depois de prensados, os painis foram esquadrejados e deixados em uma sala de climatizao com umidade relativa de 65 + 5% e temperatura de 20 + 3 C (ASTM D 1037, 1982), at atingir a umidade de equilbrio. Aps o acondicionamento dos painis, foram efetuados os cortes para retirada dos corpos-de-prova segundo a Norma EN 317 (1993), DIN 52362 (1965) e DIN 52365 (1965). 2.1.8 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis A Figura 1 ilustra a disposio em que foram retirados os corpos-de-prova dos painis. As propriedades dos painis foram avaliadas, aps estabilizao na sala climatizada, pelos seguintes testes: * Propriedades fsicas Densidade aparente Inchamento em Espessura (IE) aps 2 h e 24 horas de imerso em gua Absoro de gua (AA) aps 2 h e 24 horas de imerso em gua * Propriedades mecnicas Resistncia flexo esttica (Mdulo de Ruptura MOR e Mdulo de Elasticidade MOE) Resistncia trao perpendicular ao plano dos painis (Ligao Interna LI).

39

400 mm

LI LI AA IE D D AA IE LI LI LI AA IE D FE LI D
AA IE

AA IE FE

400 mm

Figura 1. Disposio dos corpos-de-prova nos painis: AA e IE = Absoro de gua e Inchamento em Espessura (50 x 50 mm); D = densidade (50 x 50 mm); FE = Flexo Esttica (250 x 50 mm); LI = Ligao Interna (50 x 50 mm). Os resultados dos ensaios fsico-mecnicos foram comparados aos valores mnimos exigidos pela norma comercial CS 236-66, apresentados na Tabela 2. Tabela 2. Valores mnimos estabelecidos para Mdulo de Ruptura (MOR), para Mdulo de Elasticidade (MOE), para Ligao Interna (LI) e mximos para o Inchamento em Espessura (IE) pela norma CS 236-66 para painis de partcula (BRITO, 1984). MOR MOE LI IE Tipo Densidade (g/cm3) Classe 2 2 2 Mdia mn. (kgf/cm ) (kgf/cm ) (kgf/cm ) (%) (uso) A (alta, igual ou superior 1 168 24500 14 55 a 0,80 g/cm3) 2 236 24500 9,8 55 B (mdia, entre 0,60 e 1 112 24500 4,9 35 1 0,80 g/cm3) 2 168 28000 4,2 30 C (baixa, abaixo de 1 56 10500 1,4 30 0,60 g/cm3) 2 98 17500 2,1 30 A (alta, igual ou superior 1 168 24500 8,75 55 a 0,80 g/cm3) 2 238 35000 28,0 55 2 B (mdia, entre 0,60 e 1 126 17500 4,55 35 0,80 g/cm3) 2 175 31500 4,2 25 Tipo 1: Tipo 2: Painis de partculas (geralmente feito com adesivo Uria-Formaldedo) adequados para aplicao em interiores; Painis de partculas feitos com adesivo durvel e altamente resistente umidade e calor (geralmente adesivo FF) adequada para aplicaes em interiores e certas aplicaes em exteriores quando assim classificadas; Classificaes de resistncia baseada nas propriedades dos painis correntemente produzidos.

Classe:

40

2.1.8.1 Avaliao da densidade aparente dos painis Aps obteno da umidade de equilbrio em sala de climatizao (temperatura de 20 30C e umidade relativa de 65 5%), foi determinado o volume, pelo mtodo da medio direta, e a massa dos corpos-de-prova. O clculo da densidade aparente baseou-se na relao da massa pelo volume, em g/cm3. 2.1.8.2 Ensaios de Inchamento em Espessura IE e de Absoro de gua AA (EN 317, 1993) Para a determinao do Inchamento em Espessura (IE), cada corpo-de-prova foi marcado no centro e a espessura nesse ponto foi medida com micrmetro. Em seguida, os corpos-de-prova foram imersos em gua por um perodo de 2 horas e medidos novamente. Aps a medio, os corpos-de-prova foram novamente imersos em gua at 24 horas e procederam-se novas medies. O Inchamento em Espessura aps 2 e 24 horas foi calculado de acordo com a seguinte frmula: IE= EF - EI x 100 EI IE = Inchamento em espessura (%) EF = Espessura final (cm) EI = Espessura inicial (cm) Para a determinao da Absoro de gua (AA), foram utilizados os mesmos corpos-deprova durante o inchamento, obtendo-se a massa inicial de cada corpo-de-prova e a massa final aps 2 e 24 horas de imerso em gua. A absoro em gua aps 2 e 24 horas foi calculada de acordo com a seguinte frmula: AA= MF - MI x 100 MI AA = Absoro de gua (%) MF = Massa final (g) MI = Massa inicial (g) Sendo: Sendo:

2.1.8.3 Ensaios de Flexo Esttica MOE e MOR (DIN 52362, 1965) Os ensaios foram efetuados em mquina universal de ensaio hidrulica, modelo EMIC10.000, dotada de relgio registrador de carga e grfico analtico. As informaes foram obtidas atravs da leitura direta no relgio da mquina e no caso do MOE atravs do grfico, carga versus deformao para a determinao da carga no limite de proporcionalidade. Utilizou-se 2 amostras para cada painel fabricado, totalizando assim 10 repeties para cada tratamento. Atravs do deslocamento e da carga mxima obtida de cada corpo-de-prova foi calculado o mdulo de ruptura (MOR) conforme a frmula abaixo:

41

MOR = 3 Fmx L 2 l e2 MOR = Mdulo de ruptura (kgf/cm2); Fmx = Carga mxima (kgf); L = Comprimento do vo (cm); l = Largura real da amostra (cm); e = Espessura real da amostra (cm).

Sendo:

O clculo do Mdulo de Elasticidade (MOE), foi efetuado conforme a seguinte frmula: MOE = FLP L3 4 l e3 dlp MOE = Mdulo de elasticidade (kgf/cm2); FLP = Carga do limite de proporcionalidade (kgf/cm2); L = Comprimento do vo (cm); l = Largura real da amostra (cm); e = Espessura real da amostra (cm); dlp = deformao no limite de proporcionalidade (cm). A carga e a deformao no limite de proporcionalidade foram obtidas com base nos dados registrados da carga e deformao constantes no grfico. 2.1.8.4 Ensaios de ligao interna (DIN 52365, 1965) Os ensaios mecnicos de resistncia de ligao interna foram tambm efetuados na mquina universal de ensaio hidrulica e as informaes foram obtidas atravs da leitura direta no relgio da mquina para cada corpo-de-prova, sendo 5 amostras para cada painel fabricado, totalizando assim, 25 repeties. A resistncia trao perpendicular ao plano do painel ou da ligao interna (LI) foi obtida pela seguinte frmula: LI = Fmx A LI = Ligao interna (kgf/cm2); Fmx = Carga mxima (kgf); A = rea real da amostra (cm2). 2.2 Anlise estatstica O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco repeties. Os dados referentes a cada ensaio avaliado foram submetidos anlise de varincia. Havendo rejeio da hiptese da nulidade, pelo teste F, aplicou-se o teste de Tukey ao nvel de 5% de significncia para comparao das mdias. 42 Sendo: Sendo:

3 RESULTADOS E DISCUSSO

3.1 Massa especfica bsica mdia da madeira de pinus De acordo com VITAL (1984), para proceder ao clculo da massa especfica da madeira, torna-se indispensvel especificar os teores de umidade nos quais so determinados a massa e o volume. Desta forma, como foi determinada a massa especfica bsica, fica subentendido que a massa foi obtida a 0% de umidade e o volume da amostra de forma saturada (acima do ponto de saturao das fibras). Na Tabela 3 so apresentadas as massas especficas bsicas mdias para as seis rvores de pinus utilizadas para produo de partculas. Tabela 3. Massa especfica bsica mdia (g/cm3), das rvores de Pinus caribaea var. caribaea. rvore n Massa especfica bsica mdia (g/cm3) 01 0,44 02 0,46 03 0,46 04 0,42 05 0,41 06 0,45 Mdia 0,44

A massa especfica bsica mdia das seis rvores utilizadas para produo de partculas foi de 0,44 g/cm3, sendo ideal para fabricao de partculas para manufatura dos painis. Este valor foi maior que o encontrado por FERNANDES et al. (2003), onde a mesma espcie apresentou massa especfica bsica de 0,37 g/cm3. IWAKIRI et al. (2001) encontraram tambm para o Pinus caribaea massa especifica aparente de 0,389 g/cm3 aos 10 anos de idade e para o P. oocarpa massa especifica aparente de 0,436 g/cm3. Um dos fatores que pode estar relacionado s diferenas na massa especfica seria a idade das rvores. No caso de FERNANDES et al. (2003) foram utilizadas 3 rvores com 8 anos de idade, enquanto que as rvores utilizadas nesse trabalho possuam 15 anos. Dentro de uma mesma rvore, a massa especfica altamente varivel para cada tipo de lenho considerado (lenho inicial ou lenho tardio, madeira juvenil ou adulta, cerne ou alburno). HASELEIN et al. (2002) encontraram para Pinus elliottii Engelm, aos 15 anos de idade, massa especfica bsica mdia de 0,48 g/cm3. importante salientar ainda, que a massa especfica bsica mdia foi calculada tomandose o volume de cada seo de onde foram retirados os discos. A utilizao do volume como fator de ponderamento importante uma vez que a massa especfica varia no somente no sentido medula-casca, mas tambm ao longo do comprimento da rvore. A espcie de madeira uma das mais importantes variveis presentes no processo de produo dos painis, pois esta varivel interfere em todas as outras variveis no processo e determina o quo reduzido pode ser o painel em massa especfica (MENDES et al. 2002). A massa especfica da madeira ficou dentro da faixa considerada ideal segundo MALONEY (1993),

43

que de 0,3 a 0,5 g/cm3. A madeira pouco densa permite a sua compresso em painel de mdia densidade, garantindo contato entre as partculas, permitindo assim uma boa ligao. 3.2 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis 3.2.1 Densidade aparente dos painis produzidos Os valores mdios da densidade aparente dos painis produzidos esto apresentados na Tabela 4. Tabela 4. Valores mdios da densidade aparente dos painis produzidos. Tratamentos Densidade Aparente Mdia (g/cm3) 01 0,69 A 02 0,70 A 03 0,71 A 04 0,69 A 0,71 A 05 06 0,71 A 07 0,70 A 08 0,70 A 09 0,69 A 0,70 A 10 11 0,71 A 12 0,69 A
T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T3= 100% adesivo FF, 6 min.; T4= 100% adesivo FF, 9 min.; T5= FF + accia (90:10), 6 min.; T6= FF + accia (90:10), 9 min.; T7= FF + accia (80:20), 6 min.; T8= FF + accia (80:20), 9 min.; T9= TF accia + TF casca E. pellita (90:10), 6 min.; T10= TF accia + TF casca E. pellita (90:10), 9 min.; T11= TF accia + TF casca E. pellita (80:20), 6 min.; T12= TF accia + TF casca E. pellita (80:20), 9 min. Letras iguais no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

Pode-se observar que no houve diferena estatstica entre os tratamentos. A densidade aparente especificada no plano experimental foi de 0,70 g/cm3 e a densidade aparente mdia observada para os painis foi de 0,70 g/cm3 evidenciando que a manufatura dos painis foi bem elaborada. A densidade aparente de suma importncia para os aspectos avaliativos das propriedades fsicas e mecnicas dos painis podendo a mesma influir significativamente sobre estas propriedades. 3.2.2 Avaliao das propriedades dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, com adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e com adesivo FF modificado com tanino de accia negra a 45%. 3.2.2.1 Avaliao do inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) Os valores mdios do Inchamento em Espessura (IE), aps 2 e 24 horas de imerso em gua, dos painis de partculas produzidas com adesivo de tanino de accia negra (TaninoFormaldedo - TF), adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45% esto apresentados na Tabela 5.

44

Tabela 5. Valores mdios obtidos para o inchamento em espessura (IE) aps 2 e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra (TF), adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 INCHAMENTO EM ESPESSURA (IE) 2 horas (%) 24 horas (%) 22,58 A 19,73 A 18,21 B 21,79 A 11,51 B 9,25 C 7,54 DE 10,02 B 9,20 C 10,76 B 10,79 B 7,40 E 9,77 C 11,41 B 8,70 CD 10,52 B

* Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey ao nvel de 5% de probabilidade; T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T3= 100% adesivo FF, 6 min.; T4= 100% adesivo FF, 9 min.; T5= FF + accia (90:10), 6 min.; T6= FF + accia (90:10), 9 min.; T7= FF + accia (80:20), 6 min.; T8= FF + accia (80:20), 9 min.

Pode-se observar, na Tabela 5, que os valores mdios do Inchamento em Espessura aps 2 horas de imerso em gua variaram de 7,40 a 19,73% sendo o tratamento T6 (FF + accia (90:10), 9 min.) que apresentou menores percentuais de inchamento e o tratamento T1 (100% adesivo TF accia, 6 min.), maiores percentuais. Aps 24 horas de imerso em gua os valores de inchamento em espessura variaram 10,02 a 22,58% e no houve diferena significativa nos valores de IE entre os painis com FF e suas variaes com taninos de accia (T3 a T8). Pode-se observar tambm que aps 24 horas de imerso em gua, no houve grande aumento nos valores do inchamento, podendo-se inferir que a maior percentagem de inchamento ocorreu nas duas primeiras horas. Na mdia, dos valores de inchamento em espessura encontrados aps 24 horas, 80% j tinham sido alcanados aps imerso em gua por 2 horas. Nota-se ainda atravs da Tabela 5, tanto para o inchamento aps 2 horas quanto para 24 horas, que houve diferena significativa entre os painis produzidos com adesivo puro de accia negra e de FF. Verificando o tempo de prensagem, entre os painis produzidos com adesivo puro, tanto de accia negra como de FF, a diferena significativa ocorreu apenas nas duas primeiras horas e neste caso o aumento do tempo de prensagem contribuiu para uma reduo do inchamento. Segundo HILLIG et al. (2004) o tempo de prensagem tem influncia no teor de umidade de equilbrio dos painis e, assim, indiretamente, no inchamento e absoro dgua. A substituio de parte do adesivo FF por tanino de accia (at 20%) no alterou negativamente os valores de IE dos painis. Os valores de inchamento para todos os tratamentos revelaram que os painis apresentaram boas propriedades fsicas, visto que tais valores observados encontram-se abaixo dos valores mximos estabelecidos pela norma CS 236-66, para o inchamento em espessura (%), para os painis de partculas que de 25%. TOSTES (2003) encontrou valores mdios de Inchamento em Espessura, aps 2 horas de imerso em gua, variando de 16,39% a 34,76% e aps 24 horas de imerso de 32,90% a 51,45% para painis de partculas fabricadas com adesivo base de UF e suas modificaes (10% e 20%) com extrato tnico a 40% da casca de Eucalyptus pellita. Os valores encontrados de IE para os painis FF e nas modificaes com 10% e 20% de tanino de accia, tanto para 2 horas quanto 24 horas, so bem menores do que os valores encontrados por GONALVES (2000), trabalhando com adesivo FF modificado com tanino de 45

Mimosa caesalpiniaefolia (Sabi), onde os valores de IE aps 2 horas variaram de 11,85 a 14,41%. Os valores mdios da Absoro de gua (AA), aps 2 e 24 horas de imerso em gua, dos painis de partculas produzidos com adesivo de tanino de accia negra (Tanino-Formaldedo TF), adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45% esto apresentados na Tabela 6. Tabela 6. Valores mdios obtidos para a absoro de gua (AA) aps 2 e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 ABSORO DE GUA (AA) 2 horas (%) 24 horas (%) 72,85 A 83,18 A 67,90 B 77,98 B 52,71 E 40,81 D 45,95 C 53,94 DE 53,05 E 45,15 C 41,00 D 51,21 E 59,39 C 46,47 C 47,49 C 57,29 CD

* Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tuckey ao nvel de 5% de probabilidade, T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T3= 100% adesivo FF, 6 min.; T4= 100% adesivo FF, 9 min.; T5= FF + accia (90:10), 6 min.; T6= FF + accia (90:10), 9 min.; T7= FF + accia (80:20), 6 min.; T8= FF + accia (80:20), 9 min.

Os valores mdios da Absoro de gua aps 2 horas de imerso variaram de 40,81 a 72,85% sendo o tratamento T3 (100% adesivo FF, 6 min.), o que apresentou menores percentuais e o tratamento T1 (100% adesivo TF accia, 6 min.), maiores percentuais. Aps 24 horas de imerso em gua, os valores variaram de 51,21% a 83,18% sendo que neste caso o tratamento T6 (FF + accia (90:10), 9 min.), foi o que apresentou menor percentual de absoro, apesar de no apresentar diferenas entre os tratamentos T3, T4, T5 e T6. Da mesma forma como ocorrido com o IE, pode-se tambm inferir que a maior percentagem de absoro de gua ocorreu nas duas primeiras horas. O teste de Absoro de gua (AA) evidenciou que para os painis fabricadas com adesivo puro da accia negra (T1 e T2), o tempo de prensagem foi importante. O aumento do tempo de prensagem de 6 minutos para 9 minutos acarretou menores valores de AA para os painis (tanto aps 2h quanto 24 h de imerso em gua). Para os painis fabricados com adesivo FF e suas modificaes, o tempo de prensagem foi importante somente para a AA aps 2 h de imerso em gua, havendo diferena significativa entre os tratamentos T3 e T4 (FF, 6 min e 9 min) e T5 e T6. Aps 24 h de imerso em gua, para o tempo de prensagem de 9 minutos, a modificao do adesivo FF com 10 e 20% de taninos da accia negra no alterou significativamente os valores de AA. J para o tempo de prensagem de 6 minutos, houve um acrscimo significativo no valor da AA quando o adesivo FF foi modificado com 20% de tanino da accia negra. Os painis fabricados com 100% de adesivo TF de accia negra (T1 e T2) apresentaram maiores absores de gua (AA) que os painis fabricados com adesivo FF puro, sendo estatisticamente diferentes aps 2 horas e 24 horas de absoro. 46

Tanto para IE (Tabela 5) quanto para AA, os valores encontrados para os painis fabricados com adesivo TF de accia negra (T1 e T2) foram superiores aos encontrados por FERNANDES et al. (2003), que fabricaram tambm painis com adesivos TF de accia negra. Os valores encontrados pelos autores para IE variaram de 14,11% (2h) a 19,2% (24h) e para AA de 34,7% (2h) a 51,4% (24h). Entretanto, os autores utilizaram maiores teores de adesivos (14%) na confeco dos painis. Assim, pode-se admitir que para obter menores valores de IE e AA de painis TF de accia negra, seriam necessrio maiores quantidades de adesivos por ocasio de confeco dos painis. 3.2.2.2 Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular ao plano do painel (Ligao Interna LI) Os valores mdios encontrados para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis de madeira aglomerada produzidos com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45% esto apresentados na Tabela 7. Pode-se observar que os valores de MOR e LI, para os painis produzidos com 100% de adesivo FF (T3 e T4) e suas modificaes (T5, T6, T7 e T8), foram superiores aos valores dos painis com 100% de adesivos TF accia negra (T1 e T2) sendo esta diferena significativa para os dois tempos de prensagem. Para o MOE, somente entre os tratamentos T2 (TF de accia, 9 min.) e T3 (FF, 6 min.) no houve diferena significativa. Todos os outros tratamentos envolvendo painis FF e suas modificaes com tanino de accia apresentaram valores de MOE superiores ao encontrado no tratamento T1 (painis TF accia, 6 min.). Porm, pode-se observar pelos valores encontrados, que todas os painis produzidos apresentaram importantes propriedades mecnicas. Tabela 7. Valores mdios obtidos para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis fabricados com adesivo TaninoFormaldedo (TF) de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino de accia negra a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 FLEXO ESTTICA MOR (kgf/cm2) MOE (kgf/cm2) 189,52 C 30712,51 F 197,42 C 34215,24 E 253,06 B 35534,70 DE 268,15 A 39314,09 AB 251,69 B 36643,71 CD 273,38 A 38226,66 BC 248,35 B 37665,26 BC 265,76 A 40186,57 A LI (kgf/cm2) 6,42 6,66 10,52 10,93 10,61 10,94 9,83 10,24 D D AB A AB A C BC

Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey ao nvel de 5% de probabilidade; T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T3= 100% adesivo FF, 6 min.; T4= 100% adesivo FF, 9 min.; T5= FF + accia (90:10), 6 min.; T6= FF + accia (90:10), 9 min.; T7= FF + accia (80:20), 6 min.; T8= FF + accia (80:20), 9 min.

Todos os tratamentos apresentaram resultados de MOR e MOE acima dos valores mnimos, estabelecidos pela norma CS 236-66 para os painis de partculas (BRITO, 1984) com exceo do tratamento T1 (100% adesivo TF accia, 6 min) que apresentou valor de MOE de 30712,51 47

kgf/cm2, abaixo dos valores estabelecidos pela norma. Segundo a norma CS 236-66, para painis de partculas de densidade mdia entre 0,60 a 0,80 g/cm2, feita com adesivo durvel e altamente resistente umidade e calor (geralmente adesivo FF) adequada para aplicaes em interiores, os valores mnimos estabelecidos para o MOR de 175 kgf/cm2 e para o MOE 31500 kgf/cm2. No caso da Ligao Interna (LI) este valor mnimo de 4,2 kgf/cm2 e o menor valor observado foi 6,42 kgf/cm2 referente ao tratamento T1 (100% adesivo TF accia, 6 min). Desta forma, os valores encontrados para LI ficaram bem acima do valor mnimo estabelecido pela Norma CS 236-66. Os valores de MOR, MOE e LI dos painis produzidas com 100% de adesivo FF ficaram prximos aos valores encontrados por TOSTES (2003) utilizando adesivo FF. Analisando o tempo de prensagem, verifica-se que para um mesmo tipo de adesivo houve aumento nos valores de MOR medida que o tempo de prensagem foi aumentado. Essa diferena foi significativa entre os tratamentos T3 e T4, T5 e T6, T7 e T8. Para os valores de MOE esta diferena no foi significativa apenas para os tratamentos T5 e T6. Para a Ligao Interna, os valores no foram significativos para um mesmo tipo de adesivo. Para um mesmo tempo de prensagem, no houve reduo dos valores do MOR, quando se acrescentou soluo de tanino ao adesivo FF. Para o MOE, houve aumento dos valores para um mesmo tempo de prensagem. A adio de 20% de tanino ao adesivo FF reduziu significativamente a Ligao Interna tanto para o tempo de prensagem de 6 minutos quanto de 9 minutos. Por outro lado, a substituio de 10% de adesivo FF pelo tanino no acarretou diminuio nos valores de LI. TOSTES (2003) verificou que a adio de 10% e 20% de tanino da casca de E. pellita ao adesivo FF no alterou significativamente os valores de MOR e MOE para dois tempos de prensagem analisados, 6 e 9 minutos. HASELEIN et al. (2002) encontraram valores de MOR e MOE respectivamente de 196,26 e 26448 kgf/cm2 para painis de partculas fabricados com adesivo Tanino Formaldedo e Ligao Interna de 2,86 kgf/cm2. Desta forma, os valores encontrados neste trabalho foram superiores, com destaque para a LI. GONALVES et al. (2003) observaram uma tendncia na reduo de valores de MOE e MOR quando se acrescentou extrato de tanino ao adesivo Uria-Formaldedo (UF). CARNEIRO et al. (2004) verificaram que a combinao de adesivos de taninos de eucalipto com adesivos UF ocasionou aumento em algumas propriedades mecnicas. IWAKIRI et al. (2000) verificaram valores mdios para trao perpendicular, em painis de partculas de E. citriodora e E. saligna, produzidos com 12% de adesivo UF respectivamente de 12,8 e 11,1 kgf/cm2. 3.2.3 Avaliao das propriedades dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra e suas modificaes com tanino da casca de Eucalyptus pellita. 3.2.3.1 Avaliao do inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) Os valores mdios do Inchamento em Espessura (IE), aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua, dos painis de partculas produzidos com adesivo de tanino de accia negra (TaninoFormaldedo - TF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% esto apresentados na Tabela 8.

48

Tabela 8. Valores mdios obtidos para o Inchamento em Espessura aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T9 T10 T11 T12 INCHAMENTO EM ESPESSURA (IE) 2 horas (%) 24 horas (%) 22,58 B 19,73 B 18,21 C 21,79 BC 25,45 A 21,66 A 18,25 C 20,59 C 19,19 BC 24,53 A 22,73 B 18,19 C

* Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey ao nvel de 5% de probabilidade; T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T9= TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 6 min.; T10= TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 9 min.; T11= TF accia + tanino da casca E. pellita (80:20), 6 min.; T12= TF accia + tanino da casca E. pellita (80:20), 9 min.

Analisando a Tabela 8 pode-se verificar que, aps 2 horas de imerso em gua, a adio de 10% de tanino da casca de E. pellita ao adesivo TF de accia negra aumentou significativamente o inchamento em espessura dos painis, para o tempo de prensagem de 6 minutos. Quando o tempo de prensagem foi de 9 minutos no houve alterao significativa para a modificao de 10% e 20% de adio de tanino da casca de E. pellita. Aps 24 horas de imerso em gua, a adio de 10% e 20 % de taninos da casca de E. pellita ao adesivo TF de accia negra apresentou aumento significativo do inchamento apenas para o tempo de prensagem de 6 minutos. No geral, para um mesmo tipo de adesivo, verifica-se que o aumento do tempo de prensagem reduziu o inchamento em espessura, aps 2 horas de imerso, sendo significativos para os tratamentos T1 e T2, T9 e T10 e aps 24 horas para os tratamentos T9 e T10 e T11 e T12. Isso pode ser causado pelo maior tempo disponvel para transferncia de calor ao centro do painel causando melhor cura do adesivo, alm de ocasionar um tratamento trmico s partculas aumentando assim a higroscopicidade da madeira e reduzindo o inchamento em espessura. TOSTES (2003) tambm verificou que o aumento no tempo de prensagem de 6 para 9 minutos reduziu o inchamento a nveis significativos, para painis de partculas produzidos com 14% de adesivo TF de E. pellita e FERNANDES et al. (2003) no encontraram diferena significativa para os mesmos tempo de prensagem utilizando 14% e 18 % de adesivo de accia negra. No existe uma norma que determine valor mximo para o inchamento em espessura (IE) dos painis produzidos com adesivo a base de taninos, mas comparando-se os valores encontrados com a referncia existente para os painis produzidos com adesivo FF, verifica-se que apenas o tratamento T9 (TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 6 min.) ficou acima do mximo estabelecido que 25%, embora o valor no tenha sido muito elevado (25,45%). Um fator importante a relatar que no foi adicionado aos painis nenhum material para reduzir a higroscopicidade, como por exemplo, a parafina, o que poderia reduzir os valores de IE a nveis ainda mais satisfatrios. Os valores mdios da Absoro de gua, aps 2 horas e 24 h de imerso em gua, dos painis de partculas produzidos com adesivo de tanino de accia negra (Tanino-Formaldedo 49

TF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% esto apresentados Tabela 9. Tabela 9. Valores mdios obtidos para a Absoro de gua (AA) aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldeido (TF) de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T9 T10 T11 T12 ABSORO DE GUA (AA) 2 horas (%) 24 horas (%) 83,18 A 72,85 A 67,90 B 77,98 B 74,37 A 82,75 A 66,83 B 74,86 C 68,45 B 78,54 B 76,32 BC 67,00 B

* Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tuckey ao nvel de 5% de probabilidade. T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T9= TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 6 min.; T10= TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 9 min.; T11= TF accia + tanino da casca E. pellita (80:20), 6 min.; T12= TF accia + tanino da casca E. pellita (80:20), 9 min.

Analisando um mesmo tipo de adesivo verifica-se que o aumento do tempo de prensagem reduziu significativamente a absoro, aps 2 h e 24 h de imerso em gua, dos painis produzidos com 100% de adesivo TF de accia negra (T1 e T2) e modificadas com 10% de tanino da casca de E. pellita (T9 e T10). No tempo de prensagem de 6 minutos, tanto aps 2 h quanto 24 h de imerso em gua, a adio de 20% de tanino da casca de E. pellita (T11) ao adesivo TF de accia negra reduziu significativamente a absoro de gua dos painis. Para a adio de 10% no houve diferena significativa nos valores de AA tanto para 2 h quanto para 24 h de imerso em gua. J para o tempo de prensagem de 9 minutos, no houve reduo significativa para a adio de 10% e 20% de tanino da casca de E. pellita (T10 e T12) aps 2 h de imerso em gua. Aps 24 h houve reduo do valor de AA, sendo significativo apenas com adio de 10% de tanino da casca de E. pellita (T2 e T10). Os resultados encontrados so superiores aos obtidos por FERNANDES et al. (2003) utilizando adesivo base de tanino de accia negra na proporo de 14%, que foram 43,34% e 57,82% para tempo de prensagem de 6 minutos e 34,70% e 51,41% para tempo de prensagem de 9 minutos, respectivamente para 2 h e 24 horas de imerso de gua. Provavelmente, o maior teor de adesivo utilizado por FERNANDES et al. (2003) contribuiu para menores valores de AA encontrados pelos autores. 3.2.3.2 Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular ao plano do painel (Ligao Interna LI) Os valores mdios encontrados para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis de partculas produzidas com adesivo de tanino de accia negra (Tanino-Formaldedo - TF) e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45% esto apresentados na Tabela 10. 50

Tabela 10. Valores mdios obtidos para o Mdulo de Ruptura (MOR), Mdulo de Elasticidade (MOE) e Ligao Interna (LI) dos painis produzidos com adesivo TaninoFormaldedo de accia negra e suas modificaes (10% e 20%) com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita a 45%.
TRATAMENTO T1 T2 T9 T10 T11 T12 FLEXO ESTTICA MOR (kgf/cm2) MOE (kgf/cm2) 189,52 A 30712,51 BC 197,42 A 34215,24 A 29059,35 CD 178,35 B 190,59 A 31697,48 B 169,95 B 28878,49 D 30776,05 BC 175,70 B LI (kgf/cm2) 6,42 6,66 6,89 6,70 6,39 6,07 BC AB A AB BC C

* Letras iguais em uma mesma coluna no diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey ao nvel de 5% de probabilidade; T1= 100% adesivo TF accia, 6 min.; T2= 100% adesivo TF accia, 9 min.; T9= TF accia + tanino casca E. pellita (90:10), 6 min.; T10= TF accia + tanino da casca E. pellita (90:10), 9 min.; T11= TF accia + tanino da casca E. pellita (80:20), 6 min.; T12= TF accia + tanino da casca de E. pellita (80:20), 9 min.;

Para um mesmo tempo de prensagem, houve reduo dos valores do MOR, quando se acrescentou soluo de tanino da casca de E. pellita ao adesivo TF accia negra, sendo significativo para o tempo de prensagem de 6 minutos, quando a substituio foi de 10% e 20%. No tempo de prensagem de 9 minutos, a adio de 10% de tanino da casca de E. pellita ao adesivo TF de accia no alterou significativamente os valores de MOR. J a adio de 20% de tanino de E. pellita ao TF de accia promoveu a obteno de menores valores de MOR. Para um mesmo tipo de adesivo, o aumento do tempo de prensagem ocasionou maiores valores de MOE, sendo significativos para todos os tratamentos (T1 e T2, T9 e T10, T11 e T12). Essa mesma tendncia foi encontrada nos valores de MOR. Entretanto, houve diferena significativa apenas para os tratamentos T9 e T10. Para a Ligao Interna (LI), no tempo de prensagem de 6 minutos, no houve diminuio nos valores de LI quando se adicionou 10% e 20% de tanino de E. pellita ao adesivo TF de accia. No tempo de prensagem de 9 minutos, houve diferena significativa somente quando se adicionou 20% de tanino de E. pellita ao adesivo TF de accia. LELIS et al. (2000) observaram tendncia no aumento dos valores de MOE quando o tempo de prensagem passou de 6 para 9 minutos. TOSTES (2003) verificou tambm aumento do valor do MOE, embora no significativo, para painis de madeira aglomeradas produzidas com adesivo TF. Os resultados encontrados para MOR e LI foram inferiores aos obtidos por FERNANDES et al. (2003) para adesivo base de tanino de accia negra na proporo de 14%, que foram respectivamente de 222,4 kgf/cm2 e 8,8 kgf/cm2, para tempo de prensagem de 6 minutos e 205,1 kgf/cm2 e 7,4 kgf/cm2 para tempo de prensagem de 9 minutos. Entretanto, foram superiores aos valores encontrados por TOSTES (2003) para painis de partculas produzidos com 14% de adesivo TF de E. pellita. Isso demonstra que maiores teores de adesivos contribuem para obteno de maiores valores de resistncia mecnica para um mesmo tipo de adesivo. HASELEIN et al. (2002) obtiveram valores de 173,34 kgf/cm2 e 25977 kgf/cm2 respectivamente para MOR e MOE, utilizando 8% de adesivo TF accia negra e 2,04 kgf/cm2 para LI. Os valores de MOR ficaram acima dos valores mnimos estabelecidos pela norma CS 236-66 para os painis de madeira aglomeradas, com exceo do tratamento T11 (TF accia + TF casca E. pellita (80:20), 6 min.) que apresentou valor de MOR de 169,95 kgf/cm2, abaixo dos valores estabelecidos pela norma, que de 175 kgf/cm2. Para os valores de MOE, apenas os tratamentos T2 51

(100% adesivo TF accia, 9 min) e T10 (TF accia + TF casca E. pellita (90:10), 9 min.) apresentaram valores acima do mnimo estabelecido, de 31.500 kgf/cm2. No caso da Ligao Interna, todos os valores esto acima do valor mnimo, de 4,2 kgf/cm2, sendo o menor valor observado de 6,07 kgf/cm2 referente ao tratamento T12 (TF accia + TF casca E. pellita (80:20), 9 min.).

4 CONCLUSES

Os valores de IE para os painis produzidos com adesivo TF de accia, bem como com adesivo FF e suas modificaes com tanino de accia negra revelaram que os painis apresentaram boas propriedades fsicas, visto que tais valores observados encontram-se abaixo dos valores mximos estabelecidos pela norma CS 236-66, para o inchamento em espessura (%), para os painis de partculas que de 25%. Os resultados revelaram tambm que possvel substituir parte do adesivo FF por tanino de accia (at 20%) sem alterar negativamente os valores de IE dos painis. Para os painis produzidos com TF de accia negra bem como para os painis fabricados com adesivo FF e suas modificaes com tanino de accia, maiores tempos de prensagem ocasionaram menores valores de IE para os painis somente nas duas primeiras horas de inchamento. Todos os painis produzidos com adesivo TF de accia negra, com adesivo FF e suas modificaes com 10% e 20% de tanino de accia negra apresentaram resultados de MOR e MOE acima dos valores mnimos estabelecidos pela norma CS 236-66 para os painis de partculas, com exceo dos painis produzidos com adesivo TF de accia e 6 min de prensagem, onde os valores ficaram prximos aos valores mnimos da norma. Os valores encontrados para LI ficaram bem acima do valor mnimo estabelecido pela norma CS 236-66, sendo encontrados valores at duas vezes maiores que o valor requerido pela norma. Os diferentes tempos de prensagem foram importantes para os valores de MOR e MOE dos painis produzidos, uma vez que maiores tempos de prensagem resultaram em maiores valores de MOR e MOE dentro de cada tipo de adesivo empregado. A fabricao de painis com misturas de taninos de accia negra e da casca de E. pellita vivel, uma vez que os painis apresentaram tambm boas propriedades fsicas e excelentes propriedades de resistncia mecnica. Aqui tambm maiores tempos de prensagem favoreceram para obteno de menores valores de IE e AA, sendo que a maioria dos valores atendeu a norma CS 236-66. Os valores encontrados para MOR dos painis produzidos com adesivo TF de accia e suas modificaes com tanino da casca de E. pellita esto prximos ou superiores aos valores mnimos estabelecidos na norma CS 236-66. Os valores de LI para os diferentes painis foram excelentes, com valores acima de 6,0 kgf/cm2.

52

CAPTULO III

UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS OSB

53

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades de painis OSB fabricados com adesivos base de taninos de accia negra (Acacia mearnsii), adesivo Fenol-Formaldedo (FF), adesivo FF modificado com tanino de accia negra e adesivo base de tanino de accia negra modificado com tanino da casca de Eucalyptus pellita. Os taninos da casca de E. pellita foram obtidos em extrao com gua + 5% Na2SO3 em autoclave por 2 horas a 100 C, utilizando-se uma relao licor:casca igual a 30:1. O tanino da accia negra foi fornecido pela Empresa TANAC, conhecido pelo nome comercial de Phenotan M e o adesivo Fenol-Formaldedo (HL 2080) foi fornecido pela Empresa Hexion Qumica Industrial. Os painis OSB foram produzidos de partculas strand geradas da madeira de Pinus caribaea var. caribaea utilizando-se adesivo Fenol-Formaldedo (FF), adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo FF modificado com 10% e 20% de taninos da accia negra e adesivo TF de accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de E. pellita. A quantidade de adesivo utilizado foi de 10%, com tempo de prensagem de 9 minutos e densidade nominal dos painis de 0,70 g/cm3. Foram avaliadas as seguintes propriedades fsicas e mecnicas dos painis: densidade, inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) aps 2 e 24 horas de imerso em gua, resistncia a flexo esttica na direo paralela e perpendicular ao sentido das fibras (mdulo de ruptura MOR e mdulo de elasticidade MOE) e resistncia trao dos painis (ligao interna - LI). Os resultados demonstraram que os painis OSB fabricados apresentaram boas propriedades fsicas, mesmo sem adio de produtos na sua composio para diminuir a absoro de umidade. Os painis produzidos com adesivo FF apresentaram os menores valores de Inchamento em Espessura (IE). A adio de tanino de accia negra ao adesivo FF no influenciou negativamente nos valores de IE e AA dos painis nas duas primeiras horas de imerso em gua. Foi possvel tambm fabricar painis OSB com adesivo de tanino de accia negra bem como com adesivo de accia negra em misturas com tanino da casca de E. pellita com boas propriedades fsicas. Tambm foi possvel substituir o adesivo FF em at 20% por tanino de accia negra sem alterar negativamente os valores das propriedades de resistncia flexo dos painis. Os valores de MOR paralelo e perpendicular encontrados atenderam norma canadense CSA 0437-0. Os painis OSB fabricados com adesivo TF de accia negra, bem como de sua mistura com tanino da casca de E. pellita atenderam tambm s normas canadenses CSA 0437-0 e europia EN 300 quanto aos valores de MOR e LI. Palavras chaves: extrativos, colagem, polifenis, painis OSB.

54

ABSTRACT

The objective of this work was to evaluate the quality of Oriented Strand Board (OSB) made with adhesive of tannin from wattle (acacia), with adhesive phenol-formaldehyde (PF), with PF modifield with tannin of wattle and with adhesive of wattle modified with tannin of barks from E. pellita. The tannins from Eucalyptus pellita bark were chosen by the extration with water under addition of 5 % of Na2SO3, in autoclav at 100 C for 2 hours. The wattle tannin (Phenotan M) and the adhesive Phenol-Formaldehyde (PF) (HL 2080) had been supplied, respectively, for Company TANAC and Hexion. OSB were produced with particles (strands) of Pinus caribaea var. caribaea, using adhesive Phenol-Formaldehyde (PF), adhesive Tannin-Formaldehyd (TF) of wattle (acacia), adhesive PF modified with 10% and 20% of tannins from wattle and adhesive TF of wattle with 10% and 20% of tannin of barks from Eucalyptus pellita. The adhesive content was 10%, in relation to particle dry mass, the pressing time was 9 min and the density of the panels was 0,70 g/cm3. The following physical and mechanical properties of the OSB were evaluated: density, thickness and water absorption after 2 and 24 hours of immersion in water, static bending - parallel and perpendicular to the panel axies -(modulus of rupture - MOR and modulus of elasticity - MOE) and tensile strenght perpendicular to surface (internal bond). The OSB presented good physical properties, without addition of products in the composition of the panels to reduce the humidity absorption. The OSB produced with ahesive PF showed the lowest values for thickness. The addition of wattle tannin to the PF adhesive did not modify the thickness and water absorption of the panels after 2 hours of immersion in water. It was possible also to manufacture OSB with tannin adhesive of wattle as well as with adhesive of wattle in mixtures with tannin of bark from E. pellita with good physical properties. The results showed also that it is possible to produce OSB with adhesive PF modified with wattle (acacia) tannin, up to 20% of tannin, without negative modifying the values of the static bending. Results of MOR (parallel and perpendicular) were in according to the CSA 0437-0 canadian norm. The OSB manufactured with TF adhesive of wattle, as well as with TF adhesive of wattle modified with tannin of bark from E. pellita were in according to the CSA 0437-0 canadian norm and EN 300 as for the values of MOR and internal bond. Key words: extractive, glueing, polyphenols, OSB.

55

1 INTRODUO As madeiras provenientes de reflorestamentos esto sendo aplicadas em novas formas de uso, como lminas, madeira serrada, MDF (Medium Density Fiberboard) e OSB (Oriented Strand Board), diferentes das usuais (celulose, carvo, painis de fibras e aglomerados), sendo maneiras mais eficientes para diminuir as presses sobre os remanescentes das florestas nativas (GOUVEIA et al., 2000). Painis de partculas orientadas, mais conhecidas como OSB (Oriented Strand Board), so painis de madeira que apresentam boas propriedades de resistncia mecnica e estabilidade dimensional. Este nome designa um painel especial, cuja caracterstica principal a orientao das partculas. De acordo com CLOUTIER (1998), o painel OSB evoluiu a partir de um painel, tambm estrutural, conhecido como waferboards que foi introduzido no mercado por volta de 1962. Os painis OSB diferem dos waferboards principalmente em relao ao tamanho das partculas, sendo estes constitudos de partculas mais longas e mais estreitas que os waferboards. Outra diferena o processo de formao do colcho, uma vez que os waferboards so formados atravs da deposio aleatria das partculas, enquanto que nos painis OSB as partculas so alinhadas transversalmente em vrias camadas, de modo que estas sejam perpendiculares entre si. Os painis OSB tm sido desenvolvidos principalmente para o uso em aplicaes estruturais, como paredes, forros, pisos e embalagens, componentes de vigas estruturais, podendo ser utilizados para quase todos os usos empregados em madeira aglomerada e madeira compensada. Estes so reconhecidos pelas Normas Americana e Canadense como equivalente ao compensado estrutural e est atualmente substituindo o mesmo em tais aplicaes. Segundo CLOUTIER (1998) vrias razes explicam a assimilao do OSB pelo mercado em detrimento ao compensado: 1) a disponibilidade de lminas de madeira tem decrescido substancialmente; 2) OSB pode ser feito com espcies de baixa qualidade e baixo custo; 3) a largura do painel OSB determinada pela tecnologia utilizada, e no pelo comprimento das toras como o caso dos compensados; 4) a performance do OSB j reconhecida por normas internacionais, construtores e consumidores. Por apresentar baixo custo, o OSB vem conquistando o mercado de estruturas de residncias antes dominado pelo compensado (STAMATO & HELLMEISTER, 1999). A produo mundial de OSB vem crescendo consideravelmente muito nos ltimos anos. No Brasil, a produo brasileira em 2005 foi de 263 mil m3 e o consumo interno foi de 249 mil m3 (SBS, 2006). A utilizao de adesivos sintticos contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento da indstria de painis de madeira, sendo inicialmente empregados somente os adesivos base de Uria-Formaldedo. Ainda hoje, a maior parte dos painis de madeira so produzidos com UriaFormaldedo. Com o crescente emprego dos painis em reas exteriores, tornou-se necessrio utilizar novos adesivos, que suportassem condies climticas extremas. Para esse fim, obtiveram-se bons resultados com o adesivo base de Fenol-Formaldedo. Apesar dos painis produzidos com adesivos fenlicos serem resistentes contra a umidade depois da crise do petrleo foi motivo para novas pesquisas, a fim de se encontrar matrias-primas alternativas para a produo de adesivos resistentes umidade. Dentre os novos materiais, surgiram os isocianatos e os adesivos de tanino (SAMLAIC, 1983; DEPPE & ERNST, 1991). Nos pases em desenvolvimento, o custo do adesivo muito alto em relao ao custo total dos painis. Isso porque quase todas as matrias-primas para fabricao de adesivos so feitas 56

base de produtos derivados do petrleo. Dentre os materiais pesquisados para substituio dos adesivos sintticos, destaca-se o tanino, polifenol obtido de vrias fontes renovveis, como por exemplo, da casca de accia negra (Acacia mearnsii), Pinus radiata e da madeira do cerne de quebracho (Schinopsis sp.). O tanino uma substncia amplamente distribuda entre as plantas; na casca de algumas espcies a concentrao pode atingir at 40%, permitindo assim a sua explorao comercial (PASTORE JUNIOR, 1977). Desde a crise do petrleo na dcada de setenta, crescente o interesse no emprego de polifenis naturais como adesivos em painis de madeira aglomerada e compensados. Os adesivos de Tanino-Formaldedo so amplamente utilizados na frica do Sul e Austrlia na fabricao de painis de madeira aglomerada (PIZZI & STEPHANOU, 1994; AYLA & WEIMANN, 1982). No Brasil, o tanino obtido especialmente da casca de accia negra (Acacia mearnsii). O teor de polifenis (taninos) na casca de accia pode chegar at a 35% (ROFFAEL & DIX, 1989). Esses taninos so polmeros de constituinte flavonides e comportam-se como tpicos fenis em reaes com formaldedo. O emprego de polifenis vegetais como adesivos pode ser de interesse em pases como o Brasil, haja visto que os produtos qumicos fundamentais para a fabricao de adesivos convencionais como Uria-Formaldedo e Fenol-Formaldedo so relativamente caros quando comparados com o preo do metanol, matria-prima primordial para a fabricao de formaldedo, que costuma ser trs vezes mais caro em pases como a Alemanha (ROFFAEL & DIX, 1989). O pas j tem uma produo significativa de tanino, demandando, porm mais pesquisas para que se possa aproveitar ao mximo esse recurso na indstria de painis de partculas. Este trabalho teve por objetivo avaliar as propriedades fsicas e mecnicas de painis OSB fabricados com adesivos Fenol-Formaldedo (FF), FF modificado com 10% e 20% de tanino de accia negra, Tanino-Formaldedo (TF) da accia negra e TF da accia negra modificado com 10% e 20% de taninos da casca de E. pellita com tempo de prensagem de 9 minutos.

2 MATERIAL E MTODOS
2.1 Fabricao de painis OSB 2.1.1 Material Os painis OSB foram fabricados utilizando-se madeira de Pinus caribaea var. caribaea, proveniente de plantios localizados no campus da UFRRJ, no municpio de Seropdica, RJ. Cinco rvores com idade aproximada de 15 anos e dimetro variando de 15 a 25 cm foram cortadas e transformadas em toras e transportadas para a marcenaria do Departamento de Produtos Florestais da UFRRJ. Foram retirados discos com 2,5 cm de espessura a partir da base da rvore, a 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial para a determinao da massa especfica bsica. 2.1.2 Determinao da massa especfica bsica das rvores de Pinus caribaea Na determinao da massa especfica bsica mdia, os discos de cada seo das rvores foram fracionados no sentido radial, obtendo-se cunhas e foram imersos em gua de forma que os 57

mesmos mantivessem umidade acima do ponto de saturao das fibras. Aps saturao das cunhas, procedeu-se a determinao dos volumes atravs do mtodo de variao do peso do lquido em balana analtica (VITAL, 1984). As fraes foram colocadas em estufa a 105 3 0C at estabilizarem a massa, com variao mnima de 0,05%, obtendo-se assim a massa seca. A massa especfica bsica por frao de cada disco foi determinada seguindo-se a expresso abaixo: ME = MS VS Sendo: ME = massa especfica bsica (g/cm3); MS = massa absolutamente seca (g); VS = volume saturado da amostra (cm3). O volume das sees da cada rvore foi determinado atravs da seguinte frmula: Vs = 0,00007854 sendo: Vs = volume da seo (m3) D = dimetro sem casca na base da seo (cm) d = dimetro sem casca na topo da seo (cm) L = comprimento da seo (m). O volume total da rvore foi determinado atravs da seguinte frmula: VT = Vs i sendo: VT = volume total da rvore (m3) Vsi = somatrio do volume das sees. A massa especfica bsica mdia das rvores foi calculada atravs da seguinte frmula: D2 + d2 X 2 X L

MEm

N Vs(i) x ME (i)
i=1

VT sendo: MEm = massa especfica bsica mdia da rvore (g/cm3); ME(i) = massa especfica bsica mdia da seo i (g/cm3); 58

VT = volume total da rvore (m3); Vs(i) = volume da seo i (m3).

2.1.3 Delineamento experimental O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso. Os painis OSB foram confeccionadas em trs camadas, utilizando-se os adesivos Tanino-Formaldedo (TF) da accia negra, Fenol-Formaldedo (FF), Fenol-Formaldedo modificado com tanino da accia negra (90:10 e 80:20) e TF da accia negra modificado com tanino da casca de Eucalyptus pellita (90:10 e 80:20). Utilizou-se o tanino da accia negra tipo 2 e o tanino da casca de E. pellita do material 2 (obtido da extrao com gua + 5% Na2SO3). O tempo de prensagem utilizado foi de 9 minutos compondo-se, desta forma, de 6 tratamentos com cinco repeties cada, que pode ser melhor visualizado na Tabela 1. Tabela 1. Descrio dos tratamentos para confeco dos painis OSB. TRATAMENTO ADESIVOS T1 Fenol-Formaldedo (FF) T2 FF + accia a 45% (90:10) T3 FF + accia a 45% (80:20) T4 Tanino-Formaldedo (TF) de accia a 45% T5 TF accia + casca E. pellita a 45% (90:10) T6 TF accia + casca E. pellita a 45% (80:20)

N Painis 05 05 05 05 05 05

Os parmetros do processo foram: Dimenso dos painis: 45 x 45 x 1,28 cm Densidade do painel: 0,70 g/cm3 Presso: 35 Kg/cm2 Umidade das partculas: 5% Contedo de adesivo (% base peso seco): 10% Tempo de prensagem: 9 min Temperatura: 180 C N de tratamentos: 6 N de repeties: 5 painel/tratamento Total de painis: 30 painis Catalisador: Para adesivo FF e suas modificaes: 6% de soluo de carbonato de potssio a 60% (base teor de slidos); Para adesivo TF de accia e eucalyptus: 20% soluo de formaldedo a 37%. 2.1.4 Gerao de partculas As partculas utilizadas neste experimento foram do tipo strand. Para produo das partculas, as toras retiradas das cinco rvores foram desdobradas em tbuas de 20 mm de espessura, definindo a largura da partcula. Em seguida, foram seccionadas em peas de 80 mm de largura definindo o comprimento das partculas. As partculas foram produzidas utilizando-se gerador de partculas, onde as facas foram ajustadas para se obter espessuras de 0,5 mm. A Figura 1 apresenta o processo de gerao das partculas strands. 59

Figura 1. Processo de gerao das partculas strands (adaptado de MENDES, 2001).


1 Toras de Pinus caribaea var. caribaea; 2 Tbua de pinus; 3 Bloco; 4 Partculas strands geradas no picador; 5 Partcula strand; 6 Dimenses finais das partculas

2.1.5 Secagem das partculas As partculas foram secas inicialmente ao ar livre e peneirado para a retirada dos finos. Posteriormente, foram secas em estufa de ventilao forada temperatura de 102 30 C, de forma que no momento da fabricao dos painis as partculas tivessem teor de umidade em torno de 5%. 2.1.6 Aplicao de adesivo Aps a pesagem das quantidades adequadas de partculas, foi feita a aplicao do adesivo por meio de asperso, com auxlio de uma pistola base de ar comprimido, em um aplicador do tipo tambor rotativo obtendo-se uma distribuio uniforme do adesivo sobre as superfcies de todas as partculas. O tempo de aplicao variou de 10 a 15 minutos de acordo com a viscosidade do adesivo. 2.1.7 Preparao do colcho de partculas As partculas foram colocadas em uma caixa formadora com as dimenses de 45 cm de largura por 45 cm de comprimento, dispostas sobre uma lmina de alumnio plana e de superfcie lisa. O colcho de partculas foi feito em trs camadas (propores face/miolo/face: 30/40/30), de tal forma que as partculas das camadas superficiais ficassem com o mesmo sentido, ou seja, paralelo ao comprimento do painel e as partculas do centro com sentido transversal quelas da 60

superfcie. Realizou-se uma pr-prensagem manual com auxlio de uma forma guia de madeira para uma melhor acomodao das partculas no colcho. Em seguida, a caixa formadora foi retirada e colocou-se outra lmina de alumnio sobre o colcho e dois espaadores de 1,28 cm de espessura entre as duas lminas. Aps, o colcho formado foi finalmente prensado de acordo com os parmetros apresentados no plano experimental (item 2.1.3).

Figura 2. Sistema orientador de partculas e caixa formadora utilizados na formao do colcho (MENDES et al., 2000).

2.1.8 Prensagem, acondicionamento e confeco de corpos-de-prova A prensagem foi feita em uma prensa de pratos planos e horizontais com capacidade para 15 toneladas e com aquecimento eltrico. Aps a prensagem, os painis foram resfriados em ambiente e acondicionados na sala de climatizao com umidade relativa de 65 + 5% e temperatura de 20+3 C (ASTM D 1037, 1982). Aps o equilbrio, foram retirados os diferentes corpos-de-prova para os ensaios fsico-mecnicos dos painis. 2.1.9 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis A Figura 3 ilustra a disposio em que foram retirados os corpos-de-prova dos painis. As propriedades dos painis foram avaliadas, aps estabilizao na sala climatizada, pelos seguintes testes: * Propriedades fsicas: Densidade aparente; Inchamento em Espessura (IE) aps 2 h e 24 horas de imerso em gua; Absoro de gua (AA) aps 2 h e 24 horas de imerso em gua. * Propriedades mecnicas: Resistncia flexo esttica paralela (Mdulo de Ruptura MOR e Mdulo de Elasticidade MOE); Resistncia flexo esttica perpendicular (Mdulo de Ruptura MOR e Mdulo de Elasticidade MOE); Resistncia trao perpendicular ao plano do painel (Ligao Interna LI). 61

450 mm

AA e IE FE

AA e IE

450 mm
D LI LI LI FE FE D LI LI FE

Figura 3. Disposio dos corpos-de-prova nos painis OSB; FE = Flexo Esttica (250 x 50 mm); AA e IE = Absoro de gua e Inchamento em Espessura (150 x 150 mm); D = densidade (50 x 50 mm); LI = Ligao Interna (50 x 50 mm). 2.1.9.1 Avaliao da densidade aparente dos corpos-de-prova dos painis OSB
0

Aps obteno da umidade de equilbrio em sala de climatizao (temperatura de 20 1 C e umidade relativa de 65 5%), foi determinado o volume e a massa dos corpos-de-prova. O clculo da densidade aparente baseou-se na relao da massa pelo volume, em g/cm3.

2.1.9.2 Ensaios de Inchamento em Espessura IE e de Absoro em gua AA (ASTM D1037, 1982) Para a determinao do Inchamento em Espessura (IE), quatro pontos foram marcados em cada corpo-de-prova, a cerca de 1,5 cm de cada uma das extremidades, e as espessuras nesses pontos foram medidas com micrmetro. Cada corpo-de-prova teve tambm sua massa registrada. Em seguida, os corpos-de-prova foram imersos em gua por um perodo de 2 horas, sendo aps medidos e pesados novamente. A seguir, os corpos-de-prova foram novamente imersos em gua at 24 horas e procederam-se novas medies. O Inchamento em Espessura aps 2 horas e 24 horas foi calculado de acordo com a seguinte frmula:

IE= EF - EI x 100 EI IE = Inchamento em espessura (%) EF = Espessura final (cm) EI = Espessura inicial (cm)

Sendo:

A absoro em gua aps 2 horas e 24 horas foi calculada de acordo com a seguinte frmula: 62

AA= MF - MI x 100 MI AA = Absoro de gua (%) MF = Massa final (g) MI = Massa inicial (g)

Sendo:

2.1.9.3 Ensaios de Flexo Esttica MOE e MOR (DIN 52362, 1965) Os ensaios foram efetuados em mquina universal de ensaio hidrulica, modelo EMIC10.000, dotada de relgio registrador de carga e grfico analtico, baseados na norma DIN 52362. As informaes foram obtidas atravs da leitura direta no relgio da mquina e no caso do MOE atravs do grfico, carga versus deformao para a determinao da carga no limite de proporcionalidade. Utilizaram-se duas amostras para cada sentido (paralelo e perpendicular ao sentido das fibras) para cada painel fabricado, totalizando assim 20 repeties para cada tratamento. Atravs do deslocamento e da carga mxima obtida de cada corpo-de-prova foi calculado o mdulo de ruptura (MOR) conforme a frmula abaixo: MOR = 3 Fmx L 2 l e2 MOR = Mdulo de ruptura (kgf/cm2); Fmx = Carga mxima (kgf); L = Comprimento do vo (cm); l = Largura real da amostra (cm); e = Espessura real da amostra (cm). Com os valores da carga e deformao de cada corpo-de-prova, foi construdo um grfico da carga versus deformao a fim de se obter a carga e a deformao no limite de proporcionalidade para o clculo do Mdulo de Elasticidade, conforme a seguinte frmula: FLP L3 MOE = 4 l e3 dlp MOE = Mdulo de elasticidade (kgf/cm2); FLP = Carga no limite de proporcionalidade (kgf/cm2); L = Comprimento do vo (cm); l = Largura real da amostra (cm); e = Espessura real da amostra (cm); dlp = deformao no limite de proporcionalidade (cm). Sendo: Sendo:

63

2.1.9.4 Ensaios de Ligao Interna (DIN 52365, 1965) Os ensaios mecnicos de trao tambm foram efetuados na mquina universal de ensaio hidrulica e as informaes foram obtidas atravs da leitura direta no relgio da mquina para cada corpo-de-prova, sendo 5 amostras para cada painel fabricado, totalizando 25 repeties. A resistncia trao perpendicular da ligao interna (LI) foi obtida pela seguinte frmula: LI = Fmx A LI = Ligao interna (kgf/cm2); Fmx = Carga mxima (kgf); A = rea real da amostra (cm2). 2.2 Anlise estatstica O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco repeties. Os dados referentes a cada ensaio avaliado foram submetidos anlise de varincia. Havendo rejeio da hiptese da nulidade, pelo teste F, aplicou-se o teste de Tukey ao nvel de 5% de significncia para comparao das mdias. Sendo:

3 RESULTADOS E DISCUSSO

3.1 Massa especfica bsica da madeira de pinus Os resultados da massa especfica bsica das rvores utilizadas na manufatura dos painis podem ser visualizados atravs da Tabela 2. Tabela 2. Massa especfica bsica mdia (g/cm3) das rvores de Pinus caribaea var. caribaea. rvore n Massa especfica bsica mdia (g/cm3) 01 0,466 02 0,464 03 0,426 04 0,457 05 0,458 Mdia 0,456 Observando-se a Tabela 2 verifica-se que no houve grande variao nos valores da massa especfica bsica de cada rvore, sendo a mdia das cinco rvores utilizadas para produo de partculas de 0,456 g/cm3, ideal para fabricao de strands para manufatura de OSB. importante salientar que a densidade bsica foi calculada tomando-se o volume de cada seo de onde foram retirados os discos. A utilizao do volume como fator de ponderamento importante uma vez que a densidade varia no somente no sentido medula-casca, mas tambm ao longo do comprimento da rvore. 64

A massa especfica bsica da madeira ficou dentro da faixa considerada ideal segundo MALONEY (1993), que de 0,3 a 0,5 g/cm3. A madeira pouco densa permite a sua compresso em painel de mdia densidade, garantindo contato entre as partculas, permitindo uma boa ligao. 3.2 Avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis OSB 3.2.1 Avaliao da densidade aparente dos painis A comparao dos valores mdios da densidade aparente dos painis OSB para os diferentes tratamentos est apresentada na Tabela 3. Tabela 3. Valores mdios da Densidade Aparente dos painis OSB produzidos. Tratamentos Densidade Aparente Mdia (g/cm3) 01 0,69 A 02 0,71 A 03 0,69 A 04 0,69 A 05 0,72 A 0,69 A 06
T1 = 100% adesivo FF; T2 = FF + accia (90:10); T3 = FF + accia (80:20); T4 = 100% adesivo TF accia; T5 = TF accia + casca E. pellita (90:10); T6 = TF accia + casca E. pellita (80:20). Letras iguais no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

A Tabela evidencia que o processo de confeco dos painis foi bem elaborado, ou seja, a formao do colcho foi homognea, uma vez que no houve variao nos valores da densidade aparente entre os tratamentos. A densidade aparente delineada no plano experimental foi de 0,70 g/cm3 e a mdia observada nos painis foi de 0,70 g/cm3. 3.2.2 Avaliao do Inchamento em Espessura (IE) e Absoro de gua (AA) Os valores para o Inchamento em Espessura e Absoro de gua aps 2 horas e 24 horas de imerso em gua, para os diferentes tratamentos, esto apresentados respectivamente na Tabela 4 e Tabela 5. Pode-se observar que os painis produzidos com adesivo FF puro (T1) apresentaram menores percentuais de Inchamento do que os painis produzidos com tanino de accia negra pura (T4). Aps 2h de imerso em gua, no houve diferena significativa entre os tratamentos T1 e T2 e T1 e T3, evidenciando que a adio de tanino de accia negra ao adesivo fenlico no afetou o inchamento. Aps 24 horas, a substituio de 20% do adesivo FF pelo tanino de accia (T3) contribuiu para aumento do valor do Inchamento. Os painis fabricados com adesivo TF de accia e TF de accia e eucalyptus apresentaram tambm boas propriedades de Inchamento em Espessura (IE). A substituio de 20% de tanino de accia por tanino da casca de E. pellita (T6) favoreceu positivamente para os valores de Inchamento (T6), no havendo, por exemplo, diferena significativa nos valores de IE aps 2h entre estes painis e os painis fabricados com adesivo FF (T1). 65

Tabela 4. Valores mdios do Inchamento em Espessura (IE) dos painis OSB, aps 2h e 24 h de imerso em gua para os diferentes tratamentos.
INCHAMENTO EM ESPESSURA (IE) 2 horas (%) 24 horas (%) 17,0 C 13,4 CD T1 12,7 D 16,8 C T2 17,1 ABC 23,3 AB T3 18,0 AB 24,0 AB T4 20,2 A 25,5 A T5 15,2 BCD 21,7 B T6 T1 = 100% adesivo FF; T2 = FF + accia (90:10); T3 = FF + accia (80:20); T4 = 100% adesivo TF accia; T5 = TF accia + casca E. pellita (90:10); T6 = TF accia + casca E. pellita (80:20). Letras iguais, para uma mesma avaliao, no diferem entre si ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey. TRATAMENTO

Tabela 5. Valores mdios de Absoro de gua (AA) dos painis OSB, aps 2h e 24 h de imerso em gua para os diferentes tratamentos. ABSORO DE GUA (AA) TRATAMENTO 2 horas (%) 24 horas (%) 34,2 AB 45,2 B T1 26,6 B 45,0 B T2 41,5 A 58,8 A T3 41,9 A 53,9 AB T4 59,8 A 41,3 A T5 51,3 AB 29,7 B T6 T1 = 100% adesivo FF; T2 = FF + accia (90:10); T3 = FF + accia (80:20); T4 = 100% adesivo TF accia; T5 = TF accia + casca E. pellita (90:10); T6 = TF accia + casca E. pellita (80:20). Letras iguais, para uma mesma avaliao, no diferem entre si ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

Os valores de Inchamento em Espessura (IE) para todos os tratamentos revelaram que os painis OSB apresentaram boas propriedades fsicas. Pode-se observar tambm que aps 24 horas de imerso em gua, no houve grande aumento nos valores do inchamento, podendo-se inferir que a maior percentagem de inchamento ocorreu nas 2 primeiras horas. Segundo a norma canadense CSA 0437-0, o valor mximo de Inchamento em Espessura aps 2h de imerso em gua para painis com espessura abaixo de 1,27 mm de 15% tanto para a categoria O-1 quanto O-2. Dessa forma, os nicos tratamentos que cumpriram inteiramente os requisitos da norma so os tratamentos T1 (FF puro) e T2 (FF + accia 90:10). Deve-se observar tambm que o tratamento T6 (TF accia + casca E. pellita (80:20) quase atendeu a norma, pois os valores mdios foram de 15,2%. Entretanto, deve-se ressaltar que no foi empregado parafina ou outro produto para diminuir a absoro de gua dos painis. Em razo dos valores encontrados para o IE aps 2h, pode-se supor que os painis atenderiam a norma canadense caso tivesse sido empregado parafina na composio dos mesmos, o que habitual na indstria de painis de madeira. Assim como a norma canadense, a norma europia (EN) regulamenta tambm os valores mnimos para MOR, MOE, LI bem como os valores mximos permitidos para o IE para os diferentes tipos de painis OSB (OSB 2006b). Para o IE aps 24 h de imerso em gua, o mximo de 25% para painis OSB classificados como OSB/1 (painis para usos gerais e para 66

componentes interiores, incluindo mobilirio, utilizados em ambiente seco). Dessa forma, para a categoria OSB/1 somente o tratamento T5 ultrapassou o valor mximo permitido, embora a diferena tenha sido pequena (25,5%). Somente os tratamentos T1 e T2 atenderam a norma EN 300 para painis classificados como OSB/2 (painis para fins estruturais em ambientes secos), cujo valor mximo de IE de 20%. Todas os painis ultrapassaram os valores mximos de Inchamento para painis com fins estruturais e utilizados em ambientes midos (OSB/3 e OSB/4, com valores mximos de 15% e 12% respectivamente). Aqui, deve-se chamar a ateno para o fato de que os painis OSB no foram fabricados para atender qualidade de ambiente mido. GOUVEIA et al. (2003), trabalhando com painis OSB fabricados com adesivo FF e diferentes misturas de Pinus elliottii e E. grandis mostraram que o teor de adesivo foi importante para o IE. Os painis OSB fabricados com teor de adesivo de 8% apresentaram sempre menores valores de IE do que os painis fabricados com 4% de adesivo. Para 8% de adesivo, o valor mdio de IE foi de 7,94% aps 2h de imerso em gua. Porm, deve-se lembrar que foi adicionado 1% de emulso de parafina na composio dos painis. De modo geral, o teste de Absoro de gua (AA) evidenciou a mesma tendncia encontrada no Inchamento. Os painis fabricados com adesivo puro de accia (T4) no apresentaram diferena estatstica na AA, comparando-se com os painis fabricados com adesivo FF puro (T1) para 2 horas. A substituio de 20% de tanino de E. pellita no adesivo TF de accia (T6) favoreceu positivamente para obteno de baixos valores de AA aps 2h de imerso em gua. Para reduzir o IE e AA de painis, alm da tcnica conhecida de se adicionar parafina durante a manufatura dos painis, pode-se utilizar a tcnica proposta por DEL MENEZZI (2004). Desta forma, os valores de IE e AA dos painis fabricados poderiam, provavelmente, ser reduzidos ainda mais. DEL MENEZZI (2004) testou metodologias para melhoria da estabilidade de painis OSB. Para isso, painis OSB foram submetidos a tratamentos trmicos em duas temperaturas (190C e 220C) por diferentes tempos. Os resultados mostraram que houve melhoria na estabilidade dimensional, reduzindo o IE em at 50% e a AA em at 33%, em comparao com a testemunha. 3.2.3 Avaliao da resistncia a flexo esttica (MOR e MOE) e trao perpendicular ao plano do painel (Ligao Interna LI) A comparao dos valores mdios encontrados para o Mdulo de Ruptura (MOR) e Mdulo de Elasticidade (MOE) dos painis OSB produzidos est apresentada na Tabela 6. De modo geral, observa-se que os maiores valores de MOR e MOE foram encontrados na direo longitudinal dos painis (direo paralela s fibras). Na direo paralela s fibras, os maiores valores de MOR foram encontrados no tratamento T2 (FF + accia 90:10). No houve diferena significativa entre os tratamentos T1 (FF puro) e T2 (FF+ accia 90:10) e T1 e T3 (FF + accia 80:20). O mesmo comportamento pode ser observado nos valores do MOE paralelo s fibras. Isso revela que a substituio de parte do adesivo fenlico pelo tanino de accia negra no alterou as propriedades de flexo esttica dos painis na direo paralela s fibras.

67

Tabela 6. Comparao dos valores mdios para o Mdulo de Ruptura (MOR) e Mdulo de Elasticidade (MOE) de corpos-de-prova dos painis OSB ensaiados flexo esttica na direo paralela e perpendicular s fibras. Flexo Esttica Tratamento T1 T2 T3 T4 T5 T6 Paralela s fibras MOR MOE 509,9 AB 43.625,5 A 566,2 A 42.749,1 AB 437,4 B 40.371,0 AB 456,6 B 36.478,7 B 519,6 AB 40.691,4 AB 477,9 B 40.476,7 AB Perpendicular s fibras MOR MOE 501,4 A 36.437,3 A 522,9 A 33.511,2 A 365,2 BC 31.635,9 A 347,2 C 24.101,0 B 483,4 AB 34.727,8 A 435,2 ABC 34.834,8 A

T1 = 100% adesivo FF; T2 = FF + accia (90:10); T3 = FF + accia (80:20); T4 = 100% adesivo TF accia; T5 = TF accia + casca E. pellita (90:10); T6 = TF accia + casca E. pellita (80:20). Letras iguais, dentro de uma mesma coluna, no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

Os painis fabricados com adesivo puro de accia (T4) apresentaram valores mdios de MOR de 456,6 kgf/cm2, no sendo diferentes estatisticamente dos valores mdios encontrados para os painis com adesivo FF puro (T1) que foi de 509,9 kgf/cm2. Os painis fabricados com tanino de accia e E. pellita nas propores de 90:10 e 80:20 apresentaram tambm excelentes propriedades de resistncia flexo. No houve diferena significativa entre os tratamentos T4, T5 e T6 tanto para o MOR quanto para o MOE parelelo. Os valores de MOR paralelo ficaram bem acima dos valores encontrados por PEREIRA (2003) para painis OSB fabricados com madeira de E. urophylla e com 10% de adesivo fenolformaldedo (FF). Os valores mximos de MOR paralelo no chegaram a 300 kgf/cm2. GOUVEIA et al. (2003) trabalhando com misturas de partculas de Eucalyptus grandis e Pinus elliottii encontraram valores de MOR paralelo que variaram de 336,6 kgf/cm2 a 422,9 kgf/cm2. Os autores mostraram tambm que a diminuio do teor de adesivo de 8% para 4% no alterou os valores mdios de MOR e MOE no sentido longitudinal dos painis. Entretanto, houve considervel diminuio nos valores de LI, sendo significativo. MENDES (2001) utilizando dois teores de adesivo na fabricao de painis OSB, concluiu que o aumento do teor de adesivo de 4% para 6% provocou um aumento de MOE e MOR, sendo que apenas na direo perpendicular dos painis houve um ganho estatisticamente significativo. MENDES et al. (2002) encontraram valores de MOR e MOE paralelo de 574 kgf/cm2 e 65.846 kgf/cm2 respectivamente para painis OSB fabricados com Pinus caribaea e com 6% de adesivo fenol-formaldedo. No mesmo trabalho, os autores avaliaram outras espcies de pinus para confeco de painis OSB e concluram que o MOE e MOR no foram afetados pelas diferentes espcies de pinus, com valores de massa especfica bsica variando de 0,37 a 0,43 g/cm3. A norma canadense CSA 0437-O (1993) estabelece duas classes de painis OSB, sendo O-1 e O-2. A Tabela 7 apresenta os valores mnimos de resistncia mecnica e mximos de IE e expanso linear.

68

Tabela 7. Norma Canadense CSA O437-0 com valores mnimos de ensaios mecnicos e mximos de IE e expanso linear para duas classes de painis OSB. Propriedades *O-2 *O-1 **R-1 Painel seco pronto para expedio: 290 234 172 mdulo de ruptura paralelo (kgf/cm2) 2 124 96 172 mdulo de ruptura perpendicular (kgf/cm ) 55.000 45.000 31.000 mdulo de elasticidade paralelo (kgf/cm2) 2 15.000 13.000 31.000 mdulo de elasticidade perpendicular (kgf/cm ) 2 3,45 3,45 3,45 ligao interna (kgf/cm ) Aps exposio umidade: 145 117 86 mdulo de ruptura paralelo (kgf/cm2) (aps duas horas de fervura em gua) 62 48 86 mdulo de ruptura perpendicular (kgf/cm2) (aps duas horas de fervura em gua) aumento em espessura aps duas horas de imerso em gua) espessura abaixo de 1,27 mm 15% 15% 15% espessura acima de 1,27 mm 10% 10% 10% expanso linear (estado seco em estufa a saturado) paralelo 0,35% 0,35% 0,40% perpendicular 0,50% 0,50% 0,40% Fonte: CLOUTIER (1998). *Categoria O: orientado (OSB); **Categoria R: aleatrio (Waferboard). Os valores de MOR paralelo s fibras indicam que todos os painis fabricados atenderam inteiramente aos requisitos das classes O-1 e O-2. Os painis apresentaram altos valores de MOR, sendo que em alguns casos, os valores de MOR alcanaram o dobro do valor mnimo exigido para a classe O-1. Para o MOE, os valores obtidos dos painis no alcanaram os valores mnimos exigidos pela norma. Entretanto, os tratamentos T1 (FF puro) e T2 (FF + accia 90:10) alcanaram os maiores valores de MOE, ficando prximos aos valores mnimos exigidos (43.625,5 e 42.749,1 kgf/cm2, respectivamente). MENDES et al. (2000) encontraram valores mdios de MOR e MOE paralelo em painis OSB fabricados com Pinus taeda, com partculas de 20 mm de largura, de 425 kgf/cm2 e 49.274 kgf/cm2. Para MOR e MOE perpendicular, os autores encontraram valores mdios de 224 kgf/cm2 e 17.278 kgf/cm2, respectivamente. Desta forma, os resultados obtidos nesse trabalho foram, de modo geral, superiores aos encontrados pelos autores com exceo do MOE paralelo s fibras. Para o ensaio dos corpos-de-prova obtidos no sentido transversal dos painis (perpendicular s fibras), os maiores valores de MOR foram obtidos para os painis produzidos com adesivo FF (T1), FF + accia 90:10 (T2), TF accia + eucalyptus 90:10 (T5) e TF accia + eucalyptus 80:20 (T6). Aqui houve diferena significativa entre os valores de MOR e MOE para os painis produzidos com FF puro e TF de accia negra (T4). A substituio de 20% de adesivo FF por tanino de accia (T3) favoreceu para diminuio dos valores de MOR perpendicular, quando comparado com o tratamento sem modificao (T1). Por outro lado, na avaliao do MOE, esse comportamento no aconteceu. 69

A adio de tanino da casca de E. pellita ao adesivo TF de accia negra favoreceu positivamente para obteno de maiores valores, tanto de MOR quanto de MOE, embora entre os tratamentos T5 e T6 no tenha havido diferena significativa. Tanto os valores de MOR quanto de MOE perpendicular atendem tambm plenamente as categorias O-1 e O-2 de painis OSB da norma canadense CSA 0437-0 (1993). A norma europia EN 300 regulamenta tambm os valores mnimos exigidos para MOR paralelo e perpendicular, MOE paralelo e perpendicular, Ligao Interna (LI) e valores mximos para o IE aps 24 h de imerso em gua (Tabela 8), para os diferentes tipos de painis OSB (OSB/1, OSB/2, OSB/3 e OSB/4). Tabela 8. Norma europia EN 300 dos valores mnimos de MOR, MOE e LI e mximos de IE para diferentes tipos de painis OSB. Pianis OSB Teste OSB/1 OSB/2 OSB/3 OSB/4 2 MOR paralelo (kgf/cm ) 183,5 203,9 203,9 285,5 MOR perpendicular (kgf/cm2) 91,8 101,9 101,9 152,9 2 MOE paralelo (kgf/cm ) 25.492,5 35.689,5 35.689,5 48.945,6 12.236,4 14.275,8 14.275,8 19.374,3 MOE perpendicular (kgf/cm2) LI (kgf/cm2) 2,85 3,26 3,26 4,60 IE 24h (max) (%) 25 20 15 12
OSB/1: painis para usos gerais e para componentes interiores (incluindo mobilirio) utilizados em ambiente seco; OSB/2: painis para fins estruturais utilizados em ambiente seco; OSB/3: painis para fins estruturais utilizados em ambientes midos; OSB/4: painis para fins estruturais especiais utilizados em ambientes midos.

Tanto para MOR paralelo quanto MOR perpendicular, todos os tratamentos cumpriram os valores mnimos exigidos para os diferentes tipos de painis. Para MOE paralelo, todos os painis fabricados cumpriram as exigncias dos painis OSB/1, OSB/2, OSB/3, com exceo da OSB/4 para usos em ambiente mido e fins estruturais especiais. Os dados revelam ainda, que todos os valores de MOE perpendicular encontrados para os diferentes tratamentos encontram-se acima da faixa mnima exigida pela norma europia EN 300. Os resultados obtidos para Ligao Interna (LI), em kgf/cm2 dos painis OSB esto apresentados na Figura 4.

70

7
A

6 LI 5

B C C

AB

4 3 2 1 0 T1 T2

T3

T4

T5

T6

Tratamentos

Figura 4. Valores mdios de resistncia trao perpendicular (LI) ao plano dos painis OSB para os diferentes tratamentos. T1 = 100% adesivo FF; T2 = FF + accia (90:10); T3 = FF + accia (80:20); T4 = 100% adesivo TF accia; T5 = TF accia + casca E. pellita (90:10); T6 = TF accia + casca E. pellita (80:20). Letras iguais no diferem entre si, ao nvel de 95% de probabilidade, pelo teste de Tukey.

Os painis fabricados com adesivo FF (T1) apresentaram valores mdios de LI de 5,10 kgf/cm2. A substituio de 10% do adesivo FF por tanino de accia negra (T2) alterou positivamente os valores de LI (5,78 kgf/cm2), sendo que houve diferena significativa entre T2 e T1. J a percentagem de 20% de substituio alterou negativamente a LI, sendo que os valores mdios ficaram em 3,25 kgf/cm2 (T3). Os painis fabricados com adesivo TF de accia pura (T4) apresentaram valores mdios de LI de 3,80 kgf/cm2, valores esses significativamente inferiores aos obtidos para o adesivo FF puro (T1). Os painis fabricados com TF de accia negra e tanino da casca de E. pellita (T5 e T6) apresentaram comportamentos distintos. A substituio de 20% de adesivo de accia por adesivo de E. pellita (T6) possibilitou a obteno de maiores valores de LI (5,27 kgf/cm2), do que a substituio de apenas 10% (T5), com valor de 3,49 kgf/cm2. Houve diferena significativa entre os tratamentos T6 e T5 e T6 e T4. Segundo a norma canadense CSA 0437-O (1993) somente os painis do tratamento T3 no alcanaram o valor mnimo exigido para a ligao interna que de 3,45 kgf/cm2. Analisando-se o resultado de LI e comparando-se com a norma europia EN 300, nota-se que todos os tratamentos cumpriram as exigncias para painis do tipo OSB/1 (ver Tabela 8). Para os painis OSB do tipo OSB/2 e OSB/3 (painis para fins estruturais utilizados em ambiente seco e painis para fins estruturais utilizados em ambientes midos, respectivamente), somente o tratamento T3 no cumpriu a exigncia mnima que de 3,26 kgf/cm2. Os tratamentos T1, T2 e T6 atenderiam tambm as exigncias da norma EN 300 para classificao do tipo OSB/4 (painis para fins estruturais especiais, utilizadas em ambientes midos).

4 CONCLUSES

Os resultados demonstraram que os painis OSB fabricados apresentaram boas propriedades fsicas, embora no tenha sido utilizado nenhum produto na composio dos painis para 71

diminuir a absoro de umidade dos mesmos. Os valores de IE aps 24 horas de imerso em gua ficaram prximos ou foram superiores ao valor mnimo requerido pela norma EN 300 para painis do tipo OSB/1 (para usos gerais). Os painis fabricados com adesivo FF apresentaram os menores valores de Inchamento em Espessura (IE). Nas duas primeiras horas de imerso em gua, a adio de tanino de accia ao adesivo FF no influenciou negativamente nas propriedades fsicas dos painis; possvel fabricar painis OSB de tanino de accia negra bem como de accia em misturas com E. pellita com boas propriedades fsicas e que possam ser utilizados para usos gerais e mobilirios em ambientes secos; possvel substituir o adesivo FF em at 20% por tanino de accia negra sem alterar negativamente os valores das propriedades de resistncia flexo dos painis. Os valores de MOR paralelo e perpendicular mostraram-se de acordo com a norma canadense CSA 0437-0; A fabricao de painis OSB com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) puro de accia negra, bem como de misturas de accia negra e E. pellita vivel, uma vez que os painis apresentaram tambm excelentes propriedades de resistncia mecnica (MOR e LI). Os valores encontrados atenderam as normas canadenses CSA 0437-0 e europia EN 300;

3 CONCLUSES GERAIS

possvel extrair taninos da casca de E. pellita com rendimentos satisfatrios utilizando-se sulfito de sdio. Apesar da alta viscosidade dos extratos tnicos da casca de E. pellita, os mesmos mostraramse viveis na confeco de adesivos para painis de madeira aglomeradas e painis OSB, sendo altamente reativos ao formaldedo; A adio de taninos da casca de E. pellita em solues de tanino de accia negra alterou as suas propriedades qumicas, mas em nveis aceitveis para a fabricao de adesivo TaninoFormaldedo (TF); A adio de taninos de accia negra ao adesivo Fenol-Formaldedo (FF) alterou as propriedades qumicas do adesivo, principalmente a viscosidade. Desta forma, o adesivo FF pode ser substitudo por tanino de accia somente at a proporo de 20%; Os valores de IE para os painis de madeira aglomeradas produzidos com adesivo TF de accia negra, bem como com adesivo FF e suas modificaes com tanino de accia negra revelaram que os painis apresentaram boas propriedades fsicas, visto que tais valores observados encontram-se abaixo dos valores mximos estabelecidos pela norma CS 236-66, para o inchamento em espessura (%), para os painis de partculas que de 25%. Os resultados revelaram tambm que possvel substituir parte do adesivo FF por tanino de accia negra (at 20%) sem alterar negativamente os valores de IE dos painis; Para os painis de madeira aglomeradas produzidos com adesivo TF de accia negra bem como para os painis fabricados com adesivo FF e suas modificaes com tanino de accia, maiores tempos de prensagem ocasionaram menores valores de IE para os painis somente nas duas primeiras horas de inchamento; Todos os painis de madeira aglomeradas produzidos com adesivo TF de accia negra, com adesivo FF e suas modificaes com 10% e 20% de tanino de accia apresentaram resultados de MOR e MOE acima dos valores mnimos estabelecidos pela norma CS 236-66 para os painis de partculas, com exceo dos painis produzidos com adesivo TF de accia negra e 6 min. de prensagem, 72

onde os valores ficaram prximos aos valores mnimos da norma. Os valores encontrados para LI ficaram bem acima do valor mnimo estabelecido pela norma CS 236-66. Os diferentes tempos de prensagem foram importantes para os valores de MOR e MOE dos painis produzidos, uma vez que maiores tempos de prensagem resultaram em maiores valores de MOR e MOE dentro de cada tipo de adesivo empregado. A fabricao de painis de madeira aglomeradas com misturas de taninos de accia negra e da casca de E. pellita vivel, uma vez que os painis apresentaram tambm boas propriedades fsicas e excelentes propriedades de resistncia mecnica. Aqui tambm maiores tempos de prensagem favoreceram para obteno de menores valores de IE e AA, sendo que a maioria dos valores atendeu a norma CS 236-66. Os valores encontrados para MOR dos painis de madeira aglomeradas produzidos com adesivo TF de accia negra e suas modificaes com tanino da casca de E. pellita esto prximos ou superiores aos valores mnimos estabelecidos na norma CS 236-66. Os valores de LI para os diferentes painis foram excelentes, com valores acima de 6,0 kgf/cm2. Os resultados demonstraram que os painis OSB fabricados apresentaram boas propriedades fsicas, embora no tenha sido utilizado nenhum produto na composio dos painis para diminuir a absoro de umidade dos mesmos. Os valores de IE aps 24 horas de imerso em gua ficaram prximos ou foram superiores ao valor mnimo requerido pela norma EN 300 para painis do tipo OSB/1 (para usos gerais). Os painis fabricados com adesivo FF apresentaram os menores valores de Inchamento em Espessura (IE). Nas duas primeiras horas de imerso em gua, a adio de tanino de accia negra ao adesivo FF no influenciou negativamente nas propriedades fsicas dos painis; possvel fabricar painis OSB com adesivo de tanino da accia negra bem como da accia negra em misturas com taninos da casca de E. pellita com boas propriedades fsicas e que possam ser utilizados para usos gerais e mobilirios em ambientes secos; possvel substituir o adesivo FF em at 20% por tanino da accia negra sem alterar negativamente os valores das propriedades de resistncia flexo dos painis OSB. Os valores de MOR paralelo e perpendicular mostraram-se de acordo com a norma canadense CSA 0437-0; A fabricao de painis OSB com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) puro de accia negra, bem como de misturas de accia negra e E. pellita vivel, uma vez que os painis apresentaram tambm excelentes propriedades de resistncia mecnica (MOR e LI). Os valores encontrados atenderam as normas canadenses CSA 0437-0 e europia EN 300;

73

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABIPA. Associao Brasileira da Indstria de Painis e Madeira. Disponvel em http://www.abipa.org.br/numeros.php. Acesso em: Dez. 2007. ALBERTO, M. M. M. Efeito da geometria das partculas e da densidade, sobre as propriedades de painis estruturais Waferboards. 1992. 122f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal). Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran, Curitiba PR, 1992. ALVES, F. D. & LELIS, R. C. C. Extrao de taninos da madeira de Eucalyptus pellita com gua e sob adio de diferentes produtos qumicos. In: XII JORNADA DE INICIAO CIENTFICA DA UFRRJ. Anais..., Seropdica RJ, 2002, p. 146-150. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS: Standart methods of evaluation of the properties of wood - base fiber and particle panel materials. Annual book of ASTM Standarts, ASTM D1037. Philadelfia, 1982. AVRAMIDIS, S; SMITH, L. A. The effect of resin content and face-to-core ratio on some properties of Oriented Strand Board. Holzforschung, Berlin, V. 43, n. 2, p.131-133, 1989. AYLA, C.; WEIMANN, G.: Neue Entwicklungen in der Verwendung von Tanninformaldehydharzen bei der Herstellung von Holzspanplatten. Adhsion, V.11, p.26-31, 1982. BERNARDO, C. Madeira aglomerada: Conceito e utilizao SAGRA, 1988,118p. BODIG, J.; JAYME, B. A. Mechanics of wood and wod composites. New York, Nostrand Reinhord, 1982, 702 p. BORTOLETO JNIOR, G.; GARCIA, J. N. Propriedade de resistncia e rigidez a flexo esttica de painis OSB e compensados. Revista rvore, Viosa MG, V. 28, n. 4, p. 563-570, 2004. BRITO, E. O. A viabilidade de utilizao de espcies de Pinus para a produo de chapas de composio estruturais Waferboards.1984. 104f. Dissertao (Mestrado em Emgenharia Florestal). UFPR, Curitiba PR. 1984. BRITO, E. O. Produo de chapas de partculas de madeira a partir de maravalhas de Pinus elliottiii Engelm. Var. elliottii plantado no sul do Brasil. 1995, 123f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal), Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran - UFPR, Curitiba PR. CANADIAN STANDARS ASSOCIATION. OSB and Waferboard. CSA 0437-0 93. Ontario: 1993. 18p. CARNEIRO, A. C. O.; VITAL, B. R.; PIMENTA, A. S.; LUCIA, R. M. D. Propriedades de chapas de flocos fabricadas com adesivo de uria-formaldedo e de taninos da casca de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden ou de Eucalyptus pellita F. Muell. Revista rvore, Viosa-MG, V. 28, n. 5, p.715-724, 2004. CHEN, M. Effects of Extraction on Reaction of Bark Extracts With Formaldeyde. Holzforschung, v.45 (2), p. 155-159, 1991. 74

CLOUTIER, Alain. Oriented StrandBoard (OSB): Raw Material, Manufacturing Process, Properties, and Uses. In: I SEMINRIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUTOS SLIDOS DE MADEIRA DE ALTA TECNOLOGIA e I ENCONTRO SOBRE TECNOLOGIAS APROPRIADAS DE DESDOBRO, SECAGEM E UTILIZAO DA MADEIRA DE EUCALIPTO, 1998, Belo Horizonte. Anais... Viosa MG, SIF/UFV, 1998. p.173-185. COFFLER, R.; TEODORO, . S.; LELIS, R. C. C. Rendimento em taninos da casca de Pinus caribaea var. caribaea. In: XIV JORNADA DE INICIAO CIENTFICA DA UFRuralRJ. Anais..., Seropdica RJ, v. 14, n.1, p. 304-307, 2004. CONDE, E.; CADAHA, E.; DEZ-BARRA, R.; GARCA-VALLEJO, M. C. Polyphenolic composition of bark extracts from Eucalyptus Camaldulensis, E. globules and E.rudis. Holz als Roh und Werkstoff. 54, p.175-181. 1996. COPPENS, H. Adesivo base de tanino resorcinol para laminados de pinheiro do Paran para uso exterior. Dpq - Srie tcnica no 3 - IBDF, Braslia, 1979, 17 p. COPPENS, H.; SANTANA, M.A.E. & PASTORE JUNIOR, F. Tannin-formaldehyde adhesive for exterior-grade plywood and particleboard manufacture. Forest Products Journal, V. 30, n. 4, p.38-42, 1980. DEL MENEZZI, C. H. S.; SOUZA, M. R.; GONALVES, J. C. Fabricao e avaliao tecnolgica da chapa aglomerada de mistura de Eucalyptus urophyllai T. S. Blake e Pinus oocorpa Schiede. Revista rvore. Viosa, MG. 20 (3) : 371-379. 1996. DEL MENEZZI, C.H.S. Estabilizao dimensional por meio do tratamento trmico e seus efeitos sobre as propriedades de painis de partculas orientadas. 2004. 238f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal), Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran - UFPR, Curitiba PR. DEPPE, H. J.; ERNEST, K. Isocyanate als Spanplattenbindemittel. Holz als Roh und Werkstoff. 29, p.45-50. 1991. DEUTSCHES INSTITUT FR NORMUNG. Determination of bending strength. DIN 52362, 1965. DEUTSCHES INSTITUT FR NORMUNG. Determination of tensile strength vertical to the chipboard plane. DIN 52365, 1965. DIX, B. MARUTZKY, R. Untersuchungen zur Gewinnung von Polyphenole Nadelholzrinden. Holz als Roh- und Werkstoff, Mnchen, V. 41, p.45-50, 1982. aus

DIX, B.; LOTH, F.; ROFFAEL, E. Verleimungen von Holzwerkstoffen mit Strke-TanninKlebstoffen. In: Klebstoffe fr Holzwerkstoffe und Faserformteile. Neue Entwicklungen, Applikationen und Analysetechniken. WKI-Workshop, Braunschweig, 1997. DIX, B.; MARUTZKY, R. Tanninformaldehydharze aus den Rindenextrakten von Fichte (Picea abies) und Kiefer (Pinus sylvestris). Holz als Roh- und Werkstoff, Mnchen, V.45, p.457-463, 1987. EUROPEAN STANDARD. Destermination of swelling in thickness after immersion in water. German version. EN 317, 1993. FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. FAO Yearbook Forestry series, Roma, 1997, n.30, 332p. 75

FAO, 2002: Yearbook of forest products. Disponvel foresty/fo/country/index.jsp. Acesso em : 02 de setembro de 2002.

em:

http://www.fao.org/

FERNANDES, M. M.; LELIS, R. C. C.; TOSTES, A. S.; BRITO, E. O.; LIMA, A. M. Avaliao da qualidade de chapas de partculas manufaturadas com resina tanino-formaldedo. Floresta e Ambiente, V.10, n. 2, p. 100-104, 2003. FORTES, F. J. P. Versteis aglomerados. Disponvel em http://www.akarzonobelti.com.br/artigos/aglomerado/aglomerado.htm#top. Acesso em: Dez. 2007. GEIMER, R. L. Flake alignment in particleboard as affected by machine variables and particle geometry. USDA - Forest Service, Research Paper FPL 275. 1976. GNAMM, H. Die Gerbstoffe und Gerbmittel. Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft mbH. 2. Aufl. Stuttgart, 1933. GONALVES, C. A. & LELIS, R. C. C. Teores de taninos da casca e da madeira de cinco leguminosas arbreas. Floresta e Ambiente, V. 8, n. 1, p. 167-173, 2001. GONALVES, C. A. Utilizao do tanino da madeira de Mimosa caesalpiniaefolia Bentham (Sabi) como matria prima alternativa para a produo de adesivos. 2000.100f. Dissertao (Mestrado em Cincias Ambientais e Florestais). Instituto de Florestas. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, Seropdica RJ. GONALVES, C. A.; LELIS, R. C. C.; BRITO, E. O.; NASCIMENTO, A. M. Produo de chapas de madeira aglomerada com adesivo uria-formaldedo modificado com tanino de Mimosa caesalpiniaelia Bentham (Sabi). Floresta e Ambiente, V.10, n. 1, p. 18-26, 2003. GOUVEIA, F. N.; SANTANA, M. A. E.: SOUZA, M. R. Utilizao da madeira de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden e Eucalyptus urophylla S. T. Blake na fabricao de chapas de partculas orientadas (OSB) e No-orientadas. Revista rvore, Viosa-MG, V. 24, n. 1, p.7-12, 2000. GOUVEIA, F. N.; VITAL, B.R.; SANTANA, M. A. E. Avaliao de trs tipos de estrutura de colcho e trs nveis de resina fenlica na produo de chapas de partculas orientadas OSB. Revista rvore, Viosa-MG, V. 27, n. 3, p.365-370, 2003. GUANGCHENG, Z.; YUNLU, L; YAZAKI,Y. Extractive yields, Stiasny values and polyflavonoid contents in barks from six acacia species in Australia. Australian Forestry, V. 54, p.154-156, 1991. HASELEIN, C. R.; CALEGARI, L.; BARROS, M. V.; HACK, C.; HILLIG, E.; PAULESKI, D. T.; POZZERA, F. Resistncia mecnica e umidade de painis aglomerados com partculas de madeira em diferentes dimenses. Cincia Florestal, Santa Maria, v. 12, n. 2, p. 127-134, 2002. HASLAM, E. Chemistry of vegetable tannins. London: Academic, 1966.177 p. HAYGREEN, J. G.; BOWER, J. L. Forest Products and Wood Science: an introduction. Drawings by Karen Lilley. 3 rd ed, 1996, 376 p. HEMINGWAY, R. W. Adhesives from southern pine bark a review of past and current approaches to resin formulation problems. Forest Product Research Society, Madison/Wisconsin, USA, p.443-457, 1978.

76

HILLIG, E. Qualidade de chapas aglomeradas estruturais, fabricadas com madeira de pinus, Eucalipto e Accia negra, puras ou misturadas, coladas com tanino-formaldedo. 2000, 96 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal) - UFSM, Santa Maria - RS. HILLIG, E.; HASELEIN, C. R.; SANTINI, E. J. Propriedades mecnicas de chapas estruturais fabriadas com madeiras de pinus, eucalipto e accia-negra. Cincia Florestal, Santa Maria, v.12, n.1, p.59-70, 2002. HILLIG, E.; HASELEIN, C. R.; SANTINI, E. J. Estabilidade dimensional de chapas aglomeradas estruturais (flakeboards) fabricadas com madeira de Pinus, eucalipto e accia negra. Scientia Forestalis, n.65, p.80-94, 2004. HILLIS, W. E. Natural polyphenols (tannins) as a basis for adhesives. Second Weyerhaeuser Science Symp.: Phenolic Resins. Chemistry and Application, 1981, p.171-187. HSE, C. Y. Properties of flakeboards from hardwoods growing on Southern pine sites. In: ANNUAL MEETING OF THE FOREST PRODUCTS RESEARCH SOCIETY, v. 28. 1974. IWAKIRI, S. A influncia de variveis de processamento sobre propriedades de chapas de partculas. 1989, 130f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal). UFPR, Curitiba PR. IWAKIRI, S. SILVA, J. R. M.; MATOSKI, S. L. S.; LEONHADT, G.; CARON, J. Produo de chapas de madeira aglomerada de cinco espcies de pinus tropicais. Floresta e Ambiente, V.8, n.4, p.137-142, 2001. IWAKIRI. S.; CRUZ, C. R. DA; OLANDOSKI, D. P.; BRAND, M. A. Utilizao de resduos de serraria na produo de chapas de madeira aglomerada de eucalyptus saligna, eucalyptus citriodora e eucalyptus pilularis. Floresta e Ambiente, V.7, n.1, p.251-256, 2000. JORGE, F.C., PASCOAL NETO, C.; IRLE, M.A.; GIL, M.H.; PEDROSA DE JESUS, J. Wood adhesives derivied from alcaline extracts of maritime Pine bark: preparation, physical characteristics and bonding efficacy. Holz als Roh- und Werkstoff. V.60, p. 303-310, 2002. JUVENAL, T. L.; MATTOS, R. L. G. Painis de madeira reconstituda. BNDES, Rio de Janeiro, 2002, 21 p. KAWAI, S. & SASSAKI, H. Low density particleboard. Recent Research on Wood and Woodbased Materials. Current Japanese Materials Research. v.11, p.33- 41. London. 1993. KEINERT, J.; WOLF, F. Alternativas de adesivos base de taninos para madeira. Curitiba: FUPEF, 1984. 25 p. KELLY, M. W. Critical literature review of relationships between processing parameters and physical properties of particleboards. US Department of Agriculture. FPL. Wisconsin. 66 p. 1977. LELIS, R. C. C. & GONALVES, F. G. Avaliao da qualidade de duas resinas sintticas aps a adio de tanino de Accia Negra (Accia mearnsii De Wild). Fifth International Congress and Exhibition on Forest, FOREST 99. CDROM, Bio2048, 1998. LELIS, R. C. C.; TOSTES, A. S.; BRITO, E. O. Aproveitamento do tanino de Accia Negra (Acacia mearnsii De Wild) em resina sinttica base de Fenol-Formaldedo. Anais... VI CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS. FOREST 2000. p. 389-390, 2000. 77

LELIS, R. C. C. Zur Bedeutung der Kerninhaltsstoffe obligatorisch verkernter Nadelbaumarten bei der Herstellung von feuchtebestndigen und biologisch resistenten Holzspanplatten, am Beispiel der Douglasie (Pseudotsuga menziesii Mirb. Franco). 1995. 175f. Tese (Doutorado em Cincias Florestais). Forstliche Fakultt, Universitt Gttingen, Gttingen, Alemanha. MALONEY, T. M. Modern particleboard e dry-process fiberboard manufacturing. So Francisco: Miller Freeman Inc., 1977, 1 ed. p. 672. MALONEY, T. M. Modern particleboard e dry-process fiberboard manufacturing. So Francisco: Miller Freeman Inc., 1993, 2 ed. 689p. MARRA, A. A. Tecnology of wood bonding Principles in Pratice. Van Nostrand Reinhold. New York. 453 p. 1992. MATOS, J. L. M. Ciclo da prensa em chapas de partculas estruturais "Waferboards". 1988. 164f. Dissertao, (Mestrado em Engenharia Florestal), Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran UFPR, Curitiba PR. MENDES, L. M. Pinus spp. na produo de painis de partculas orientadas (OSB). 2001. 156 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal), Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran - UFPR, Curitiba PR. MENDES, L. M; IWAKIRI, S.; MATOS, J. L. M.; KEINERT Jr, S.; SALDANHA, L. K. Avaliao do sistema de orientao de partculas na produo de painis OSB (Oriented Strand Board). Revista Cerne, Lavras - MG, V. 6, n.1, p.01-08, 2000. MENDES, L. M; IWAKIRI, S.; MATOS, J. L. M.; KEINERT Jr, S.; SALDANHA, L. K. Pinus spp na produo de painis de partculas orientadas (OSB). Cincia Florestal, Santa Maria - RS, V.12, n.2, p.135-145, 2002. MORI, F.A. Uso de taninos das cascas de Eucalyptus grandis produo de adesivos. 1997. 44p. Dissertao, (Mestrado em Cincia Florestal), Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal de Viosa UFV, Viosa MG. MORI, F.A.; VITAL, B. R.; LUCIA, R. M.; VALENTE, O. F.; PIMENTA, A. S. Utilizao de resinas base de taninos da cascas de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden na produo de painis compensados. Revista rvore, Viosa-MG, V. 23, n.4, p.455-461, 1999. MORI, C. L. S. O.; MORI, F. A.; PIMENTA, A. S.; MELO, V.M. Influncia da temperatura, tipos e concentraes de sais inorgnicos no rendimento em taninos das cascas de Eucalipytus. In: VI CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS. 2000, Porto Seguro BA, Anais..., 2000, p.408. MORI, F.A.; VITAL, B. R.; FERRAZ, P. V.; PIMENTA, A. S. Estudos de taninos da casca de Eucalyptus urophylla S. T. Blake para a produo de adesivos. Revista rvore, Viosa-MG, v. 25, n.2, p.257-263, 2001. MORI, F.A.; MORI, C. L. S. O.; MENDES, L. M.; SILVA, J. R. M.; MELO, V. M. Influncia do sulfito e hidrxido de sdio na quantificao em taninos da casca de barbatimo (Stryphnodendron adstringens). Floresta e Ambiente, Seropdica - RJ, V. 10, n.1, p.86-92, 2003.

78

MOSLEMI, A. A. Particleboard. Vol. 1. Southern Illinois University Press. Carbondale and Edwardsville.1974. OKUM, J.; ROFFAEL, E.; DIX, B. Eigenschaften von mitteldichten Faserplatten (MDF), hergestellt mit natrlichen Polyphenolen (Tannine, technische Lignine) als Bindemittel. Holz als Roh- und Werkstoff, Mnchen, V.56, p. 330, 1998. OSB. Informao tcnica. Disponvel em http://www.osb-info.org/html/Potechinfo.html. Acesso em: 03 Jan. 2006. PAIVA, S.R.; HERINGER, A.P.; FIGUEIREDO, M.R.; KAPLAN, M.A.C. Taninos condensados de espcies de plumbaginaceae. Floresta e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 153-157, 2002. PASTORE JUNIOR, F. Produo de adesivos base de tanino. Comunicao tcnica n 19, PRODEPEF, Braslia, BR, 1977. PEIXOTO, G. L; BRITO, E. O. Avaliao da granulometria de partculas de Pinus taeda combinadas com adesivos comerciais para a fabricao de aglomerado. Floresta e Ambiente, V.7, n.1, p. 60-67, 2000. PEREIRA, K.R.M. Chapas de partculas OSB fabricadas com madeira de Eucalyptus urophylla S.T. Blake sob diferentes variveis de processo. 2003. 48p. Dissertao (Mestrado em Cincias Ambientais e Florestais), Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, Seropdica RJ. PIZZI, A. Natural phenolic adhesives I: Tannin. In: Handbook of adhesive technology. Marcel Dekker, New York, Basel, Hong Kong, 1994, 680p. PIZZI, A. Wood Adhesives.: Chemistry and Technology. Marcel Dekker, New York, 1983, 364 p. PIZZI, A.; MITTAL, K. L. Handbook of adhesive technology. Marcel Dekker, New York, p. 347-358, 1994. PIZZI, A.; STEPHANOU, A. Fast vs. slow-reacting non modified tannin extracts for exterior particleboard adhesives. Holz als Roh- und Werkstoff, V. 52, p. 218-222, 1994. PIZZI, A; KNAUFF, C.J,; SORFA, P.Effect of acrylic emulsions on tannin-based adhesive for exterior playwood. Holz als Roh und Werkstoff. V.39, p.223-226, 1981. POSER, G. L. von; GOSMANN, G. Accia-Negra. Cincia Hoje, V.11, n.63, p.68-70, 1990. PRASETYA, B.; ROFFAEL, E. Neuartige Charakterisierung von natrlichen Polyphenolen hinsichtlich ihner Vernetzbarkeit. Holz als Roh-Werkstoffe. V. 49, p. 481-484, 1991. QUEIROZ , C. R. A. A.; MORAIS, S. A. L.; NASCIMENTO, E. A. Caracterizao dos taninos da aroeira-preta (Myracrodruon urundeuva). Revista rvore, Viosa MG, v.26, n.4, p.485-492, 2002. REDA, M. F. Extrao de taninos da casca e da madeira de Eucalyptus urophylla com gua e sob adio de diferentes produtos qumicos. 2002, 41f. Monografia (Curso de Engenharia Florestal), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, Seropdica - RJ ROFFAEL, E. Die Formaldehydabgabe von Spanplatten und anderen Holzwerkstoffen. DRW-Verlag, Stuttgart, 1982, 154 p. 79

ROFFAEL, E. ber die Reaktivitt von wrigen Rindenextrakten gegenber Formaldehyd. Adhsion, V. 20, n.11, p.306-311, 1976. ROFFAEL, E.; DIX, B. Tannine als Bindemittel fr Holzwerkstoffe. Holz-Zentralblatt, V. 120, n. 6, p. 90-93, 1994. ROFFAEL, E.; DIX, B. Zur Verwertung von Rindenextraktstoffen unter besonderer Bercksichtigung der Rindenpolyphenole. Holz-Zentralblatt. V.115, n.133, p.2084-2085, 1989. SALDANHA, L. K.; IWAKIRI, S.; MENDES, L. M. Avaliao da influncia da quantidade de resina fenol formaldedo e da parafina sobre as propriedades de chapas OSB. In: II CONGRESSO IBERO AMERICANO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS. Anais, Curitiba, p. 62. 2002. SAMLAIC, J. Os atuais problemas e as possibilidades dos adesivos para a madeira. Revista da Madeira, fev/1983. SANTANA, M. A. E.; COPPENS, H.; PASTORE JUNIOR, F. & NAKAMURA, R. M. Adesivo de tanino-formaldedo para fabricao de compensado e aglomerado para uso interior e exterior. Dpq - Srie tcnica no 2 - IBDF, Braslia, 1979, 19 p. SANTANA, M. A. E.; PASTORE JUNIOR, F. Adesivos de tanino-formaldedo para aglomerados. DE - Srie tcnica n 2 - IBDF, Braslia, 1981, 12 p. SBS. Sociedade Brasileira de Silvicultura: Fatos e nmero do Brasil Florestal. Novembro 2006. 105 p. SCHFFER, M. Literaturstudie zum Einfluss der Inhaltsstoffe des Holzes auf sein Verhalten bei der Holzwerkstoff- und Zellstoffherstellung. Diplomarbeit an der Forstlichen Fakultt, Georg-August-Universitt Gttingen, 1992. SCHROEDER, H, A.; THOMPSON, G.E. Substituting phenol in adhesive with demethylated kraft lignin. In: INTERNATIONAL PARTICLEBOARDS/COMPOSITE MATERIALS PROCEEDINGS. Washington. Anais, p. 27-42. 1990. SOBRAL FILHO, M. Influence of wood furnish type on properties of oriented strand panels.. Forest Products Journal, V. 39, n. 9, p. 43-52, 1981. STAMATO, G. C.; HELLMEISTER, J. C. Aplicaes do compensado, Lamineted Venner Lumber (LVL) e Oriented Strand Board (OSB) em estruturas permanente. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMPENSADO E MADEIRA TROPICAL. Belm, 1999. Anais..., 1999. p. 215-232 TEODORO, . S.; LELIS, R. C. C. Extrao de taninos da casca de Eucallyptus pellita e avaliao de suas propriedades. Rev. Univ. Rural, Srie Cincias da Vida, Seropdica, RJ, V. 23, n. 2, p.65-70, 2003. TEODORO, . S.; LELIS, R. C. C; DIAS, L. A.; Efeito da adio de sulfito de sdio na extrao de taninos da casca de Pinus caribaea var. Caribaea. In: 55 REUNIO ANUAL DA SBPC. Recife PE, 2003, Anais..., 1 CD Rom, 2003. TOMASELLI, I. A indstria de painis no Brasil e no mundo: tendncias de mudanas do perfil de produo e usos: In: SEMINRIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUTOS SLIDOS DE MADEIRA DE ALTA TECNOLOGIA, 1998. Belo Horizonte. Anais..., Viosa MG, SIF/UFV, 1998, p.55-64. 80

TOMASELLI, I. Tendncias de Mudanas na Indstria de Painis. Revista da Madeira, ano 8, n 43. 1999. TOSTES, A. S. Tanino da casca de Eucalyptus pellita F. Muell como fonte de adesivos para produo de chapas de madeira aglomerada. 2003. 100f. Dissertao (Mestrado em Cincias Ambientais e Florestais), Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, Seropdica RJ. TRUGILHO, F. P.; CAIXETA, P. R.; LIMA, J. T.; MENDES, L. M. Avaliao do contedo em taninos condensados de algumas espcies tpicas do cerrado mineiro. Revista Cerne, Lavras, v.3, n.1, p.1-13, 1997. TRUGILHO, P. F.; MORI, F.A.; LIMA, J.T.; CARDOSO, D.P. Determinao do teor de taninos na casca de Eucalyptus spp. Revista Cerne, v. 9, n. 2, p. 246-254, 2003. TSOUMIS, G. Science and technology of wood. Structure, properties, utilization. Chapman & Hall. New York. 494p. 1991. VITAL, B. R. Dimensional stability and water absorption of flake wood and particleboards as related to furnish geometry, board specific gravity, and resin type. Corvallis: oregon State University, Thesis (PhD), 149 p., 1979. VITAL, B. R; LEHMANN, W. F.; BOONE, R. S. How species and board densities affect properties of exotic hardwood particleboards. Forest Products Journal, v. 24, n.12, p. 37-45, 1974. VITAL, B. R. Mtodos de determinao da densidade da madeira. Boletim Tcnico n 15, UFV, Viosa MG, 1984, 15 p. VITAL, B. R.; CARNEIRO, A. C. O.; PIMENTA, A. S.; DELLA LUCIA, R. M. Adesivos base de taninos das cascas de duas espcies de eucalipto para produo de chapas de flocos. Revista rvore, Viosa-MG, v. 28, n.4, p.471-582, 2004. WANG, S.; WINISTORFER, P. M. The effect of species and species distribution on the layer characteritics of OSB. Forest Products Journal, V.50, n. 4, p.37-44, 2000. WEISSMANN, G. Untersuchung der Rindenextrakt von Lrchen. Holzforschung und Holzverwertung, V.37, n.4, p.67-71, 1985. WISSING, A. The utilization of bark II: Investigation of the stiasny-reaction for the precipitation of polyphenols in Pine bark extractives. Svensk Papperstidning, V.58, n. 20, p. 745-750, 1955.

81

ANEXO I

REFERENTE AO CAPTULO I OBTENO DE TANINOS E CARACTERIZAO DOS ADESIVOS

Anlise de varincia para a avaliao da casca de Eucalyptus pellita (material 1), do tanino da accia negra (tipo 1) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) Avaliao das propriedades qumicas para os diferentes tratamentos da casca de Eucalyptus pellita Tabela 1. Resumo da anlise de varincia para o Nmero de Stiasny NS.
FONTES DE VARIAO TRATAMENTO RESDUO G.L. SQ QM F

Significncia *******

3 16 17,964

58,47997 748,1203

19,49332 46,75752

0,417

Coef. de variao

Tabela 2. Resumo da anlise de varincia para o teor de polifenis pelo mtodo Ultravioleta (UV). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia TRAT Resduo Coef. de variao 3 16 5,748 437,5222 240,1820 145,8407 15,01137 9,715 0,00069

Tabela 3. Resumo da anlise de varincia para a percentagem de extrativos. Fontes de variao G.L. SQ QM F TRAT Resduo Coef. de variao 3 16 15,197 143,3930 20,76171 47,79767 1,297607 36,835

Significncia 0,00000

Tabela 4. Resumo da anlise de varincia para a percentagem de tanino. Fontes de variao G.L. SQ QM F TRAT Resduo Coef. de variao 3 16 15,519 23,30423 3,103412 7,768075 0,1939632 40,049

Significncia 0,00000

82

Tabela 5. Resumo da anlise de varincia para a percentagem de no-taninos. Fontes de variao G.L. SQ QM F TRAT Resduo Coef. de variao 3 16 24,034 52,15876 20,05382 17,38625 1,253364 13,872

Significncia 0,00010

Tabela 6. Resumo da anlise de varincia para o pH dos extrativos. G.L. SQ QM Fontes de variao TRAT Resduo Coef. de variao 3 16 1,511 5,786775 0,7732000E-01 1,928925 0,4832500E-02

F 399,157

Significncia 0,00000

Anlise de varincia da avaliao das propriedades da soluo de tanino da accia negra e modificaes com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita Tabela 7. Resumo da anlise de varincia para a viscosidade. Fontes de variao G.L. SQ QM TRAT Resduo Coef. de variao 4 10 3,373 831935,5 1607,580 207983,9 160,7580

F 1293,770

Significncia 0,00000

Tabela 8. Resumo da anlise de varincia para o tempo de formao de gel. Fontes de variao G.L. SQ QM F TRAT Resduo Coef. de variao 4 10 6,921 742733,3 7498,000 185683,3 749,8000 247,644

Significncia 0,00000

Anlise de varincia da avaliao das propriedades do adesivo Fenol-Formaldedo e modificaes com soluo de tanino da accia negra

83

Tabela 9. Resumo da anlise de varincia para a viscosidade. Fontes de variao G.L. SQ QM TRAT Resduo Coef. de variao 4 10 0,907 4622263, 383,5520 1155566, 38,35520

F 30128,005

Significncia 0,00000

Tabela 10. Resumo da anlise de varincia para o tempo de formao de gel. Fontes de variao G.L. SQ QM F TRAT Resduo Coef. de variao 4 10 4,940 0,1017028E+08 40015,33 2542571, 4001,533 635,399

Significncia 0,00000

Anlise de varincia para a avaliao da casca de Eucalyptus pellita (material 2), do tanino da accia negra (tipo 2) e adesivo Fenol-Formaldedo (FF) Avaliao das propriedades qumicas para os diferentes tratamentos da casca de Eucalyptus pellita Tabela 11. Resumo da anlise de varincia para o Nmero de Stiasny NS. Fontes de variao G.L. SQ QM F 3 478,4033 159,4678 5,508 TRAT 16 463,2667 28,95417 Resduo 10,699 Coef. de variao

Significncia 0,00859

Tabela 12. Resumo da anlise de varincia para o teor de polifenis pelo mtodo Ultravioleta (UV). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 3 1549,503 516,5011 8,110 0,00165 TRAT 16 1019,038 63,68986 Resduo 9,180 Coef. de variao Tabela 13. Resumo da anlise de varincia para a percentagem de extrativos. Fontes de variao G.L. SQ QM F 3 593,4863 197,8288 104,918 TRAT 16 30,16903 1,885565 Resduo 12,262 Coef. de variao

Significncia 0,00000

84

Tabela 14. Resumo da anlise de varincia para percentagem de tanino. Fontes de variao G.L. SQ QM F 3 108,8083 36,26944 41,837 TRAT 16 13,87090 0,8669315 Resduo 17,322 Coef. de variao Tabela 15. Resumo da anlise de varincia para percentagem de no-tanino. Fontes de variao G.L. SQ QM F 3 195,7969 65,26564 50,909 TRAT 16 20,51209 1,282006 Resduo 19,444 Coef. de variao Tabela 16. Resumo da anlise de varincia para o pH dos extrativos. Fontes de variao G.L. SQ QM 3 29,39212 9,797373 TRAT 16 7,180360 0,4487725 Resduo 11,844 Coef. de variao

Significncia 0,00000

Significncia 0,00000

F 21,831

Significncia 0,00000

Anlise de varincia da avaliao das propriedades da soluo de tanino da accia negra e modificaes com soluo de tanino da casca de Eucalyptus pellita Tabela 17. Resumo da anlise de varincia para a viscosidade. Fontes de variao G.L. SQ QM 4 2090356, 522588,9 TRAT 15 41294,71 2752,981 Resduo 12,111 Coef. de variao

F 189,827

Significncia 0,00000

Tabela 18. Resumo da anlise de varincia para o tempo de formao de gel. Fontes de variao G.L. SQ QM F 4 140048,3 35012,08 113,424 TRAT 15 4630,250 308,6833 Resduo Coef. de variao 7,371

Significncia 0,00000

Anlise de varincia da avaliao das propriedades do adesivo FF e modificaes com soluo de tanino da accia negra Tabela 19. Resumo da anlise de varincia para a viscosidade. Fontes de variao G.L. SQ QM 4 6106343, 1526586, TRAT 15 1817,064 121,1376 Resduo 1,596 Coef. de variao

F Significncia 12602,083 0,00000

85

Tabela 20. Resumo da anlise de varincia para o tempo de formao de gel. Fontes de variao G.L. SQ QM F 4 0,1642895E+08 4107239, 835,172 TRAT 15 73767,50 4917,833 Resduo 5,877 Coef. de variao

Significncia 0,00000

86

ANEXO II

REFERENTE AO CAPTULO II - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS DE MADEIRA AGLOMERADA

Anlise de varincia da avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis Tabela 21. Resumo da anlise de varincia para a densidade aparente dos painis produzidos. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 11 0,1308452E-01 0,1189502E-02 1,708 0,07253 TRAT 228 0,1587627 0,6963278E-03 Resduo 3,768 Coef. de variao

Anlise de varincia dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo (TF) de accia negra, adesivo Fenol-Formaldedo (FF) e suas modificaes com tanino de accia negra a 45% Tabela 22. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 3316,547 473,7924 272,366 0,00000 TRAT 152 264,4107 1,739544 Resduo 11,748 Coef. de variao Tabela 23. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 3903,296 557,6137 221,399 0,00000 TRAT 152 382,8267 2,518597 Resduo 11,604 Coef. de variao Tabela 24. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 21191,41 3027,345 257,552 0,00000 TRAT 152 1786,656 11,75432 Resduo 6,728 Coef. de variao

87

Tabela 25. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 21485,10 3069,301 231,122 0,00000 TRAT 152 2018,562 13,28002 Resduo 5,964 Coef. de variao Tabela 26. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Ruptura (MOR). Fontes de variao G.L. SQ QM F 7 72153,49 10307,64 248,875 TRAT 72 2982,016 41,41689 Resduo 2,644 Coef. de variao

Significncia 0,00000

Tabela 27. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Elasticidade (MOE). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 0,6548557E+09 0,9355082E+08 49,291 0,00000 TRAT 72 0,1366509E+09 1897930 Resduo 3,768 Coef. de variao Tabela 28. Resumo da anlise de varincia para a resistncia trao perpendicular (Ligao Interna - LI). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 7 614,5607 87,79438 276,163 0,00000 TRAT 192 61,03839 0,3179083 Resduo 5,923 Coef. de variao

Anlise de varincia dos painis fabricados com adesivo Tanino-Formaldedo de accia negra e suas modificaes com tanino da casca de Eucalyptus pellita. Tabela 29. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 184,5709 36,91419 19,940 0,00001 TRAT 114 211,0441 1,851264 Resduo 7,083 Coef. de variao Tabela 30. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 317,7774 63,55548 18,461 0,00001 TRAT 114 392,4660 3,442684 Resduo 8,085 Coef. de variao

88

Tabela 31. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 1040,172 208,0345 14,129 0,00001 TRAT 114 1678,524 14,72389 Resduo 5,516 Coef. de variao Tabela 32. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 1141,577 228,3153 22,187 0,00001 TRAT 114 1173,116 10,29049 Resduo 4,064 Coef. de variao Tabela 33. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Ruptura (MOR). Fontes de variao G.L. SQ QM F 5 5511,866 1102,373 18,658 TRAT 54 3190,416 59,08178 Resduo 4,187 Coef. de variao

Significncia 0,00000

Tabela 34. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Elasticidade (MOE). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 0,1915121E+09 0,3830243E+08 22,022 0,00000 TRAT 54 0,9391912E+08 1739243 Resduo 4,269 Coef. de variao Figura 35. Resumo da anlise de varincia para a resistncia trao perpendicular (Ligao Interna - LI). Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 10,57185 2,114370 8,024 0,00000 TRAT 144 37,94589 0,2635131 Resduo 7,868 Coef. de variao

89

ANEXO III

REFERENTE AO CAPITULO III - UTILIZAO DE ADESIVOS BASE DE TANINOS NA PRODUO DE PAINIS OSB

Anlise de varincia da avaliao das propriedades fsicas e mecnicas dos painis OSB Tabela 36. Resumo da anlise de varincia para a densidade aparente dos painis OSB. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 0,7152457E-02 0,1430491E-02 2,213 0,06625 TRAT 54 0,3491277E-01 0,6465328E-03 Resduo 3,567 Coef. de variao Tabela 37. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 369,0591 73,81183 8,436 0,00001 TRAT 48 419,9876 8,749743 Resduo 18,364 Coef. de variao Tabela 38. Resumo da anlise de varincia para o Inchamento em Espessura (IE), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 588,9444 117,7889 13,933 0,00000 TRAT 48 405,7842 8,453838 Resduo 13,701 Coef. de variao Tabela 39. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 2 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 2025,092 405,0184 7,661 0,00002 TRAT 48 2537,589 52,86644 Resduo 20,284 Coef. de variao Tabela 40. Resumo da anlise de varincia para a Absoro de gua (AA), aps 24 horas de imerso em gua. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 1862,010 372,4020 8,227 0,00001 TRAT 48 2172,811 45,26689 Resduo 12,856 Coef. de Variao

90

Tabela 41. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Ruptura (MOR) na direo paralela s fibras. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 148516,5 29703,30 4,892 0,00065 TRAT 74 449351,9 6072,324 Resduo 15,687 Coef. de variao Tabela 42. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Elasticidade (MOE) na direo paralela s fibras. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 0,3395394E+09 0,6790787E+08 2,484 0,03901 TRAT 74 0,2023128E+10 0,2733957E+08 Resduo 12,793 Coef. de variao Tabela 43. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Ruptura (MOR) na direo perpendicular s fibras. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 197244,6 394448,93 10,210 0,00000 TRAT 74 131363,1 3863,622 Resduo 14,325 Coef. de variao Tabela 44. Resumo da anlise de varincia para o Mdulo de Elasticidade (MOE) na direo perpendicular s fibras. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 0,8720489E+09 0,1744098E+09 7,808 0,00006 TRAT 74 07594427E+09 0,2233655E+08 Resduo 14,870 Coef. de variao Tabela 45. Resumo da anlise de varincia para a resistncia trao perpendicular (Ligao Interna - LI) ao plano dos painis. Fontes de variao G.L. SQ QM F Significncia 5 135,3836 27,07671 43,751 0,00000 TRAT 137 84,78744 0,6188864 Resduo 17,667 Coef. de variao

91

Вам также может понравиться