Вы находитесь на странице: 1из 26

A Contabilidade Rural como instrumento de gesto na cultura sisaleira do Estado da Bahia.

Pedro Paulo Carneiro Rios

RESUMO:

Este estudo tem o objetivo de entender a Contabilidade Rural como instrumento de gesto, a servio da administrao rural. Apresentam-se conceito, objetivos e finalidades, buscando-se evidenciar suas especificidades, alm de descrever o seu campo de ao, as empresas rurais, as propriedades rurais - a agricultura e a pecuria. Estabelece-se a problemtica acerca da utilizao ou no da contabilidade com fins gerencias nas empresas sisaleiras do Estado da Bahia. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratria atravs de levantamento bibliogrfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como atravs de censo junto s empresas industriais e exportadoras de fibras de sisal e manufaturados de sisal, localizadas em Conceio do Coit, principal plo industrial do estado, neste segmento. Percebe-se que ainda incipiente o uso da Contabilidade com fins gerenciais na regio sisaleira do estado da Bahia.

Palavras chaves: Contabilidade rural agricultura pecuria - sisaleiras

INTRODUO

O Brasil j h algum tempo luta na Organizao Mundial do Comrcio - OMC contra os subsdios agrcolas que os paises ricos oferecem aos seus produtores a fim de que os seus produtos possam competir com facilidade com aqueles produzidos nos pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil. Sabe-se que esta tem se mostrado uma luta inglria, cujos resultados so praticamente inexistentes, a exemplo da ltima rodada de Doha onde os pases desenvolvidos no aceitaram a reduo de tais subsdios. Apesar das barreiras existentes, conforme dados divulgados pela CNA referente ao ano de 2006, o Brasil lder mundial em produo e exportao de acar, caf, suco de laranja, lcool, tabaco, complexo soja, carne bovina, carne frango, encontrando-se na terceira posio quanto ao milho e carne suna. Tais produtos, dentre outros, compem o que os investidores vm chamando de Agronegcio, verdadeira locomotiva nacional que contribui com a maior parte do supervit comercial brasileiro.

A pujana do agronegcio nos indica a direo que as Cincias Contbeis e em particular o Contador precisam trilhar, pois compreender em profundidade a realidade do setor rural tornou-se imperativo. Neste aspecto, mostra-se a Contabilidade Rural tal a Contabilidade de Custos que, exceto raros casos, necessita o Contador descer ao cho de fbrica para compreend-la e, s ento possa transformar dados dispersos em departamentos ou unidades em informaes teis tomada de deciso. O presente estudo tem o objetivo de buscar compreender como se processa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural, dando-lhe nfase gerencial, para entender as especificidades da Contabilidade Agrcola e Agropecuria. Objetiva, ainda, determinar que informaes contbeis gerenciais so necessrias ao suporte da administrao das empresas industriais ou exportadoras de fibras de sisal e manufaturados, localizadas em Conceio do Coit, tambm verificar o nvel de satisfao desses administradores com as informaes contbeis que lhes so prestadas. Estabelece-se a problemtica com a questo: os administradores das empresas industriais ou exportadoras de sisal, localizadas em Conceio do Coit, utilizam as informaes contbeis com fins gerenciais? Para a compreenso de como se processa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural e ao entendimento das especificidades da contabilidade agrcola e agropecuria, bem como para a determinao das informaes gerencias que o contador precisa gerar para o administrador rural, foi utilizada a pesquisa exploratria atravs de levantamento bibliogrfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como atravs de buscas na rede mundial de computadores (WEB) - nos stios eletrnicos das entidades relacionadas ao setor. Apresenta-se uma contextualizao histrica da agricultura e da pecuria em nosso pas, descrevendo-se as suas caractersticas e especificidades, alm das peculiaridades da contabilidade aplicada ao setor. O estudo pode, ainda, ser classificado como uma pesquisa descritiva, haja vista descrever as caractersticas do setor rural e da Contabilidade Rural. Realizou-se um censo, junto s empresas industriais e exportadoras de sisal, localizadas no municpio de Conceio do Coit principal plo produtor de sisal, no estado da Bahia, para se determinar as informaes contbeis necessrias ao atendimento da Administrao dessas empresas, alm de se verificar o nvel de satisfao com as informaes contbeis que lhes so prestadas. Foi utilizado como mtodo de abordagem o mtodo indutivo, e como mtodo de procedimento o censo. Como tcnica de coleta de dados foi utilizada a observao direta intensiva, atravs da utilizao de um questionrio aplicado junto aos diretores e scios das empresas do ramo sisaleiro, em Conceio do Coit.

O SETOR RURAL

Inicialmente faz-se um pequeno mergulho na realidade do setor rural, buscando compreend-lo melhor. O setor rural para a contabilidade o incio de tudo, vez qu, foi a partir da necessidade que o homem primitivo teve em contar, registrar e controlar seus pertences que se encontram as mais remotas formas de controle patrimonial. Marcar num pedao de pau as quantidades possudas parece algo obsoleto hoje, entretanto para aqueles nossos antepassados foi uma grande realizao e sem dvida, a possibilidade de acumulao de riquezas com controles e acompanhamentos. A forma de controle usada pelos povos primitivos, mantidas as propores, ainda pode ser encontrada nos rinces deste imenso pas que, lamentavelmente, ainda mantm boa parcela de sua populao analfabeta. Ora, o que podem fazer essas pessoas para controlar seus animais e a sua produo? Talvez recorrer memria, apenas, ou talhar a madeira para anotar tais informaes! Felizmente, essa realidade no majoritria e pode-se encontrar proprietrios rurais que mantm suas propriedades baseadas em conhecimento, em tecnologia, inclusive organizando-as sob a forma de empresas. As empresas rurais conforme Marion (2005, p. 24), so aquelas empresas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criao de animais e da transformao de determinados produtos. Na definio de Crepaldi (1998, p. 23) a Empresa Rural a unidade de produo em que so exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrcolas, criao de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obteno de renda. As atividades desempenhadas pelas empresas rurais so divididas por Marion (2005, p. 24-25) em: agrcolas, zootcnicas e agroindustriais que comportam os seguintes cultivares:

Atividade agrcola Culturas hortcolas e forrageira: Cereais (feijo, soja, arroz, milho, trigo, aveia...); Hortalias (verduras, tomate, pimento...); Tubrculos (batata, mandioca, cenoura...); Plantas oleaginosas (mamona, amendoim, menta...); Especiarias (cravo, canela...);

Fibras (algodo, pinho...); Floricultura, forragens, plantas industriais... Arboricultura: Florestamento (eucalipto, pinho...); Pomares (manga, laranja, ma...); Vinhedos, olivais, seringais etc. Atividade zootcnica (criao de animais) Apicultura (criao de abelhas); Avicultura (criao de aves); Cunicultura (criao de coelhos); Pecuria (criao de gado); Piscicultura (criao de peixes); Ranicultura (criao de rs); Sericicultura (criao do bicho-da-seda); Outros pequenos animais. Atividade agroindustrial Beneficiamento do produto agrcola (arroz, caf, milho); Transformao de produtos zootcnicos (mel, laticnios, casulos de seda); Transformao de produtos agrcolas (cana-de-acar em lcool e aguardente; soja em leo; uvas em vinho e vinagre; moagem de trigo e milho).

A lista anterior no exaustiva, pois muitas outras culturas poderiam ser elencadas, tais como o sisal ao grupo das fibras e ao de beneficiamento, dentre outras. J Crepaldi (1998 p. 85-86) apresenta a classificao dessas atividades em agricultura, pecuria, extrao e explorao vegetal e animal, alm de transformao de produtos agrcolas ou pecurios. Em relao s transformaes dos produtos rurais, afirma que estas no devem alterar a composio e as caractersticas do produto in natura, pois se assim ocorresse, seria puramente industrializao. Essa observao tem relao com o aspecto tributrio das atividades rurais que ser tratada adiante. Faz-se, em seguida, uma breve introduo sobre a agricultura e a pecuria, tendo em vista o seu melhor entendimento.

2.1

A AGRICULTURA

A agricultura encontra-se, desde o princpio de nossa colonizao, na base de nossa economia. Os portugueses quando aqui chegaram, mesmo que almejassem a existncia de minerais preciosos, como o ouro e a prata, por exemplo, perceberam logo as potencialidades de explorao da terra. Iniciam com o extrativismo do pau-brasil, introduz-se, mais tarde, a cana-de-acar, a criao de gado, o plantio do caf etc. Hodiernamente, vive-se o boom das commodities agrcolas milho, soja, arroz, trigo, acar, dentre outras destacando-se o etanol (lcool) que se constitui em um dos mais promissores substitutos para os combustveis derivados de petrleo, alm dos biocombustveis derivados de plantas oleaginosas como a soja, mamona, pinho manso, por exemplo. Esta uma rea possvel de ser explorada no semi-rido, principalmente com a mamona. O Brasil desponta como lder mundial na produo do etanol, produzido a partir da cana-deacar, graas sua ao pioneira e estratgica, h mais de trinta anos, com o Pr-lcool, projeto ambicioso que foi implantado pelo governo brasileiro, em parceria com a iniciativa privada e que o tornou lder na tecnologia, sendo esta difundida em diversas outras naes, com o objetivo de produzir o chamado combustvel limpo, em substituio queles de origem fssil. A agricultura no visa apenas produo de poucos e rentveis produtos de larga procura no mercado mundial, antes, ela volta-se ao atendimento das mais variadas necessidades humanas. Crepaldi (1998, p. 21) afirma que a agricultura deve desempenhar os seguintes papis no processo de desenvolvimento:

1. 2. 3. 4.

produzir alimentos baratos e de boa qualidade; produzir matria-prima para a indstria; pela exportao, trazer dinheiro para o pas; dar condies dignas de vida para o trabalhador rural.

Percebe-se, ento, que esta funo bsica, de qualquer nao, responsvel pelo bem estar do povo, na medida em que atende a quase todas s necessidades da populao. Mas, nem tudo to fcil assim; nem todos os alimentos que se produz so to baratos e tampouco, as condies do trabalhador rural so dignas, haja vista, ainda se ouvir falar em trabalho escravo infantil, apesar de tantos esforos da comunidade internacional. Estes problemas, relacionados com certo atraso cultural, remanescentes de uma cultura escravocrata e ditatorial, precisam ser enfrentados de todas as formas, seja pela ao dos

governos, seja por uma maior conscientizao dos proprietrios rurais, pois s assim que se pode avanar cada vez mais no mercado internacional. Crepaldi (1998, p. 21) analisando a agricultura como um negcio, faz um alerta quanto ao fato do produtor rural dedicar-se a apenas uma atividade especializao, pois, dependendo sua renda de poucos ou de apenas um produto, uma queda no preo desse produto ou uma frustrao de safra, leva o agricultor a srios prejuzos. Pode-se verificar tal afirmao, lembrando-se da situao dos cacauicultores, do sul da Bahia, que passam por srias dificuldades, tanto pela ao da praga vassoura-de-bruxa, como pela queda do preo da arroba do cacau, no mercado internacional, alm, claro, da entrada de outros produtores. V-se, por este prisma, a possibilidade de se ofertar, ao administrador rural, as ferramentas de planejamento estratgico, dando produo agrcola um direcionamento ao qu, quanto e como produzir, isso, claro, junto com os diversos envolvidos (administradores, agrnomos, veterinrios, zootecnistas etc.), pois, o setor rural est apto aplicabilidade da interdisciplinaridade, to falada nas academias. O sisal apresenta-se pouco flexvel diversificao, pois sendo uma cultura permanente no se pode fazer a sua rotao. J o consrcio com outras culturas possvel, principalmente durante a sua formao. Estudo realizado pela Embrapa Algodo mostra ser possvel o consrcio com milho, feijo, palma, campim-buffel, para que o produtor obtenha renda durante o perodo de formao, entretanto, ainda no difundido o bastante para que venha a tornar-se uma prtica. O produtor de sisal, alm de no poder diversificar facilmente suas atividades, tem aproveitado pouco do potencial da planta, pois, de acordo com Silva (1999, p. 14), apenas de 3% a 4% do total colhido da planta aproveitado, devido a pouca utilizao tecnolgica, e acrescenta:

A grande maioria das lavouras de sisal conduzida com baixa aplicao tecnolgica, situao que poderia ser alterada com medidas de incentivo aos produtores, como preos melhores para produtos de qualidade superior, financiamento bancrios para a recuperao das lavouras e implementao do consrcio com pecuria e culturas alimentares em bases tcnicas.

Em relao ao consrcio com a pecuria, tem sido prtica usual na regio. Fato este que contribui para a melhoria do rendimento das propriedades. Porm, verifica-se, ainda, que no se obteve uma utilizao mais racional da mucilagem gerada pelo processo de desfibramento. Tem sido buscada a utilizao do resduo, decorrente do desfibramento das fibras de sisal, para a alimentao animal nos perodos de secas, atravs da silagem da mucilagem (subproduto). Tal prtica, ainda incipiente entre os agropecuaristas da regio sisaleira, no

feita a contento, pois, poucos criadores se predispem a faz-lo. Observa-se que a maioria dos criadores, permite o consumo deste material, pelos animais (gado), antes do tempo de escassez (secas), haja vista que estes pastam nos campos de sisal, concomitantemente colheita. Ao permitir que os animais alimentem-se diretamente nas pilhas de resduo de sisal, provocase o desperdcio de grande parcela desta potencial via energtica, que melhor seria aproveitada com a sua silagem, pois os animais seriam alimentados com as quantidades necessrias sua manuteno diria e se faria uma reserva estratgica de alimentos para o perodo das secas. Esta questo precisa ser melhor estudada, de forma que fique demonstrado a termo de custos e viabilidade econmica a sua adoo pelos produtores de sisal. Contudo, j h iniciativas neste sentido, haja vista a relevncia do produto para a regio. A importncia do sisal para as regies secas, do nordeste brasileiro, demonstrada por (SILVA p. 16), conforme a seguir:

A importncia do sisal para a agricultura nordestina pode ser analisada por diversos aspectos, merecendo destaque a sua explorao em terras secas e solos pobres da regio semi-rida, atividade econmica que representa uma fonte de renda e emprego para um contingente de aproximadamente um milho de pessoas, alm de propiciar importante fonte de divisas para os Estados da Bahia e da Paraba (Moreira et al).

Este contingente de pessoas que h muito vive do cultivo do sisal e do consrcio deste com a criao de animais gado bovino caprinos e ovinos, principalmente, so cnscios da importncia da cultura do agave, mas no tem se aproveitado completamente das potencialidades da cultura, seja por falta de conhecimento de novas tcnicas de cultura consorciada ou por no ter adquirido a conscincia de sua explorao de forma mais racional. Necessrio, ento, que se busquem novas utilizaes para a planta, tal como a produo de tequila, cuja tcnica os mexicanos dominam, mas inexplorada em nosso pas ou o seu melhor aproveitamento forrageiro. Note-se que, a partir da diversificao das atividades agrcolas, a mensurao dos custos e a rentabilidade de cada atividade precisam ser evidenciadas. A contabilizao das atividades desempenhas no setor rural geraria dados histricos sobre a produo - produtividade mdia de cada rea explorada e permitiria a sua comparao com aquela verificada no ano em curso, dando, ao Administrador Rural, condies de fazer predies para os anos futuros, alm de permitir a correo de eventuais desvios. Passa-se agora a focar a pecuria, outra atividade bastante desenvolvida na regio sisaleira e que contribui para o desenvolvimento regional.

2.2

A PECURIA

A pecuria, tal como a agricultura, sempre esteve entre as principais atividades do setor rural brasileiro e foi atravs dela que se avanou cada vez mais rumo ao interior. Precisa-se, porm, desmistificar o termo pecuria, pois este no se aplica apenas criao de gado bovino. Neste propsito, Crepaldi (1998, p. 197) afirma que o termo pecuria aplica-se tambm a outros criatrios:

Quando se refere s atividades da pecuria, logo se faz associao com gado vacum (bois e vacas); entretanto, elas se referem criao de gado em geral, ou seja, animais que vivem em coletividade (rebanho), quer sejam bois e vacas, bfalos, carneiros, ovelhas e, entre outros, as aves que incluem frango, pato marreco, faiso, peru etc.

A compreenso do termo pecuria, no seu sentido amplo, muito importante, evitando-se, assim, estranhamento quando este referir-se aos demais criatrios que a compem. necessrio frisar que, por sua relevncia, a pecuria, em sentido restrito (criao de bois e vacas) preponderante na literatura existente. Entretanto, h necessidade de maiores estudos, na rea contbil, em relao s demais culturas da pecuria, principalmente: frango e suno, culturas que o Brasil ocupa a primeira e a terceira posio, respectivamente, como exportador (carnes) Dados da CNA relativos ao ano de 2006. Marion (2005, p. 106) afirma que existem trs tipos de atividades na pecuria bovina, vejamos:

1. Cria: a atividade bsica a produo de bezerros que s sero vendidos aps o desmame. Normalmente, a matriz (de boa fertilidade) produz um bezerro por ano. 2. Recria: a atividade bsica , a partir do bezerro adquirido, a produo e a venda do novilho magro para a engorda. 3. Engorda: a atividade bsica , a partir do novilho magro adquirido, a produo e a venda do novilho gordo.

A pecuria pode, tambm, dedicar-se produo de leite (vacas cabras), dessa forma, uma variante da funo cria, s que, com foco na produo leiteira. Valorizando-se mais as crias fmeas, tendo em vista a atividade fim, produo leiteira.

CREPALDI (1998) diz que no Brasil o rebanho bovino explorado com finalidade de produzir leite ou com destino ao corte. Afirma, ainda, que a produo de leite vem em primeiro lugar e que machos leiteiros ou bezerros, por no receber nenhum tratamento especial, tm o seu desenvolvimento atrasado, levando de quatro a cinco anos para produzir um animal para abate com 15 a 16 arrobas. Tal realidade vem aos pouco sendo modificada, pois, j h o uso de tecnologia gentica e que implicou em melhoramento do rebanho nacional. Demonstrar tal realidade em termos contbeis passa a ser um objetivo a ser perseguido pelos profissionais dedicados Contabilidade Rural (agropecuria), que, pelos poucos estudos existentes, precisam desvelar tal realidade e para isso deve valer-se dos instrumentos emanados dessa Cincia para a consecuo deste objetivo. Passa-se, ento, a tratar da contabilidade rural, instrumento gerencial disposio dos administradores rurais.

CONTABILIDADE

Seguiu-se, at aqui, um encaminhamento descritivo ao presente estudo que possibilitasse fcil entendimento dos termos envolvidos. Tratou-se do setor rural, da agricultura e da pecuria, campo em que se encontra inserida a Contabilidade Rural. Passa-se, agora, a tratar especificamente da Contabilidade. A contabilidade pode ser definida como um sistema de informao e avaliao a servio dos seus usurios; como a arte de registrar as transaes das empresas que possam ser expressas em termos monetrios ou como a cincia que estuda, controla e interpreta os fatos econmicos financeiros ocorridos numa entidade contbil. Importa saber que a Contabilidade, j h muito tempo, deixou de ser apenas uma registradora de dbitos e crditos para ao final de um ano, levantar um balano patrimonial. Hoje, ela deve estar a servio dos administradores, como um suporte capaz de levar a entidade rumo ao sucesso. Deve no s produzir relatrios, mas faz-los em linguagem acessvel aos seus mais diversos usurios. A seguir apresentam-se conceito, finalidade e objetivos da Contabilidade Rural.

3.1

CONTABILIDADE RURAL

A contabilidade, como muitos outros campos do saber, costuma atribuir adjetivos a seus ramos de especializao, dessa forma, tem-se a contabilidade de custos, a contabilidade pblica etc. So designaes que levam em conta o ramo de atividade, no sendo diferente com a contabilidade rural.

Crepaldi (1998, p. 76) afirma que a Contabilidade Rural um instrumento da funo administrativa que tem como finalidade: controlar o patrimnio das entidades rurais e apurarlhe o resultado; prestar informaes sobre o patrimnio e sobre o resultado das entidades rurais aos diversos usurios. Conclui que a Contabilidade um mtodo universal utilizado para registrar todas as transaes de uma empresa rural, que possam ser expressas em termos monetrios. Marion (2002, p. 25), por sua vez, afirma que a Contabilidade pode ser analisada de modo geral ou particular e que, quando aplicada a um ramo especfico, normalmente denominada de acordo com a atividade daquele ramo. Dessa forma, a Contabilidade Rural assim denominada por debruar-se sobre o patrimnio das entidades rurais. Percebe-se, a partir da leitura dos conceitos mencionados, que a Contabilidade Rural utiliza-se de todas s suas tcnicas e mtodos para registrar, controlar e analisar os fenmenos ocorridos no patrimnio das entidades rurais, visando subsidiar as decises a cargo da Administrao Rural (proprietrios, investidores), alm de atender aos usurios externos (governos, investidores, rgos de controle etc.).

3.2

OBJETO DA CONTABILIDADE RURAL

O objeto da Contabilidade Rural, como no poderia ser diferente, o patrimnio das entidades rurais. verdade que nem todas s entidades deste setor realizam registros de suas transaes, contudo, nem por isso, essa passa a ser menos importante, pois, conforme Crepaldi (1998, p. 78):

A Contabilidade Rural surgiu da necessidade de controlar o patrimnio. fato que existem pessoas, entidades e empresas que realizam muitas transaes, decorrendo, da, maior complexidade de controle. Seria impossvel controlar um patrimnio, que o conjunto de bens, direitos e obrigaes, sem que houvesse registros organizados de todas as mutaes ocorridas. Em muitos casos, especialmente para as pessoas fsicas, perfeitamente dispensvel a escriturao, pois o controle deste pequeno patrimnio no necessita de uma Contabilidade sistematizada para exerc-lo.

O autor ilustra bem os dois extremos: de um lado aqueles casos onde inevitvel a utilizao de controles sobre o patrimnio determinado pelo volume e complexidade das transaes e do outro aqueles que, pela raridade e simplicidade de ocorrncias, no se recomendaria tais registros.

Esta afirmao pode ser plenamente justificada por um limitador o custo da informao porque o valor gasto para gerar qualquer informao, no deve ser superior aos resultados prticos gerados a partir dela. No se est, com isso, afirmando que tais entidades - de pequeno movimento econmico, no devam manter registros e acompanhamentos das ocorrncias patrimoniais. Antes, recomendase. Embora esses registros e controles possam e devam ser realizados pelos prprios interessados (proprietrios) ou por Contador, que nesse caso, utilizar-se- de forma simplificada de escriturao.

3.3

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE RURAL

Crepaldi (1998, p. 76) apresenta uma lista extensa de objetivos ou finalidades especficas da Contabilidade Rural, conforme segue:

Orientar as operaes agrcolas e pecurias;

Medir o desempenho econmico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente; Controlar as transaes financeiras;

Apoiar as tomadas de decises no planejamento da produo, das vendas e dos investimentos; Auxiliar as projees de fluxos de caixa e necessidades de crdito;

Permitir a comparao da performance da empresa no tempo e desta com outras empresas; Conduzir as despesas pessoais do proprietrio e de sua famlia;

Justificar a liquidez e a capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores; Servir de base para seguros, arrendamentos e outros contratos; Gerar informaes para a declarao do Imposto de Renda.

Observa-se que so muitas as finalidades a que se presta a Contabilidade Rural. So objetivos claros e bem definidos colocados disposio do Administrador Rural, com vistas ao fortalecimento do seu negcio e do setor agrcola e pecurio.

Neste momento inusitado em que a economia mundial se encontra, com queda de confiana no sistema financeiro mundial interrompendo, mesmo que momentaneamente, uma trajetria de crescimento das atividades, inclusive agrcolas. Ter uma base de dados confivel tornou-se indispensvel e a contabilidade do setor rural pode ser utilizada, tanto pelos grandes empreendimentos agropecurios, como pelos de menor porte com este objetivo. O Brasil tem se mostrado como um dos pases que dispe das melhores condies de se sobressair desta situao de crise numa boa situao. Contribui para isso, alm de outros fatores, a sua enorme capacidade de produo e a fora do seu mercado interno. Podendo-se creditar ao setor rural grande parcela de contribuio. A Contabilidade Rural pode ser utilizada com fins gerenciais, como por exemplo, atravs do custeamento baseado em atividades , de forma que se possa medir o desempenho de cada cultura, tanto em relao a perodos passados, como em relao a outras culturas desenvolvidas por esta mesma entidade.

3.4

IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE RURAL

Toda entidade bem assessorada, apresenta melhor desempenho. Numa entidade rural, tal premissa tambm verdadeira. Se os proprietrios rurais utilizassem mais as ferramentas da Contabilidade Rural, poderiam alcanar melhores resultados. Entretanto, conforme Crepaldi (1998, p. 73) os produtores brasileiros utilizam-na pouco, isto porque, a vem como uma tcnica de difcil execuo e que pouco retorno trs. De acordo com o autor, tal fato verificado, dentre outros motivos, pela:

adaptao de sistemas estrangeiros e de Contabilidade Comercial e Industrial, inadequados para retratar as caractersticas da agropecuria brasileira; a falta de profissionais capacitados na transmisso de tecnologias administrativas aos fazendeiros; a no incluso da Contabilidade Rural como instrumento de polticas governamentais agrcolas ou fiscais.

Esta viso reducionista da contabilidade a algo caro e complicado, deve ser encarada como um desafio para os profissionais da contabilidade. Seu objetivo dever ser: demonstrar que a Contabilidade, quando aplicada ao setor rural, tambm, pode contribuir com a agregao de valor nas atividades agrcolas e pecurias.

ESPECIFICIDADES DA CONTABILIDADE RURAL

A existncia de especificidades em contabilidade bastante comum, a prpria contabilidade rural uma delas, pois a depender da atividade de cada entidade comrcio, indstria, agropecuria, banco, construtora, rgo pblico etc. tem-se nuanas que se caracterizam como algo especfico. Apresentam-se, em seguida, de forma objetiva, algumas das especificidades da Contabilidade Rural.

4.1 ANO AGRCOLA X EXERCCIO SOCIAL

Ao contrrio da maioria das entidades do setor comercial, industrial e pblico, por exemplo, que tm o exerccio social encerrado a 31 de dezembro, verifica-se no setor rural, o encerramento do exerccio social logo aps a colheita ou a comercializao dos produtos. O ano agrcola definido por Marion (2002, p. 27) como segue:

Ao trmino da colheita e, quase sempre, da comercializao dessa colheita, temos o encerramento do ano agrcola. Ano agrcola o perodo em que se planta, colhe e, normalmente, comercializa a safra. Algumas empresas, em vez de comercializarem o produto, desde que possvel, armazenam a safra para obter melhor preo. Neste caso considera-se ano agrcola o trmino da colheita.

Conforme o autor, verificando-se o fim do ano agrcola, pode-se encerrar o exerccio social e proceder apurao do resultado porque, dessa forma, mostra-se adequadamente a avaliao do desempenho da safra agrcola. J na hiptese de haver mais de um produto agrcola e que implique em perodos diferentes de colheita, deve-se encerrar o exerccio, tomando-se por base o final da colheita daquela cultura que prevalea economicamente sobre as demais. Com relao pecuria bovina, pode-se determinar o fim do exerccio social, logo aps o nascimento dos bezerros ou da comercializao do gado. Para que tal procedimento seja factvel, torna-se necessrio o planejamento da poca de monta e de comercializao. Note-se que em relao ao Imposto de Renda, o exerccio social coincide com o ano civil que vai de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro.

4.2 FORMA JURDICA DE EXPLORAO NA AGROPECURIA

Conforme MARION (2005) A forma jurdica de explorao da atividade rural, no Brasil, concentra-se preponderantemente na pessoa fsica, haja vista ser essa menos onerosa para o produtor, pois traz vantagens de natureza fiscal, principalmente em relao aos pequenos produtores que no precisam fazer escriturao regular. Quanto s pessoas jurdicas que exploram a atividade rural, elas tanto podem ser comerciais, como civis. Para MARION (2005), uma agropecuria vista como uma sociedade civil, visto que esta se coloca na posio de fornecedora de produtos agrcolas e pecurios. Porem, se a agropecuria for constituda sob a forma de Sociedade Annima, esta ter que ser, por fora de lei (lei 6.404/76) comercial, mesmo que o seu fim seja de natureza civil.

4.3

CULTURA PERMANENTE X CULTURA TEMPORRIA

Para o escopo do presente estudo, necessrio o esclarecimento dos termos cultura temporria e cultura permanente. CREPALDI (1998) afirma que culturas permanentes so aquelas no sujeitas a replantio aps cada colheita, enquanto as culturas temporrias so aquelas que tm que ser replantadas aps cada colheita neste caso os custos, com a formao da cultura, sero considerados despesas de custeio, no prprio perodo de realizao. J em relao s culturas permanentes, os custos de formao sero lanados no ativo permanente e sero depreciadas pelo tempo de vida til.

4.4

IMPOSTO DE RENDA E A ATIVIDADE RURAL

Tem sido resposta comum de proprietrios rurais, falta de contabilizao das suas atividades, o fato de no ser exigido pela Legislao do Imposto de Renda, aos contribuintes pessoas fsicas, a grande maioria. De acordo com o artigo 3 da Lei 8.023, de 12 de abril de 1990, a apurao do resultado da atividade rural ser obtida por uma das seguintes formas: I - simplificada, mediante prova documental, quando a receita bruta for de at setenta mil BTNs ; II - escritural, mediante escriturao rudimentar; quando a receita bruta for at setecentos mil BTNs e III - contbil, mediante escriturao regular em livros devidamente registrados, quando a receita bruta for acima de setecentos mil BTNs. A referncia em quantidade de BTNs no foi revogada do corpo da referida lei, mesmo tendo sido extinto tal ndice. A partir do ano de 1996, a legislao do Imposto de Renda passou a exigir dos contribuintes pessoas fsicas, para a apurao do resultado da atividade rural, apenas a escriturao do Livro Caixa, conforme o artigo 18 da Lei 9.250, de 26/12/1995, abaixo transcrito:

Art. 18. O resultado da explorao da atividade rural apurado pelas pessoas fsicas, a partir do ano-calendrio de 1996, ser apurado mediante escriturao do Livro Caixa, que dever abranger as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade.

No pargrafo primeiro do artigo 18 da lei supra, determina-se a comprovao das receitas e despesas que constem do Livro Caixa, fazendo-se isso, por meio de documentos idneos onde se encontre a identificao do adquirente ou do beneficirio, o valor e a data da operao. Tais documentos devem ser mantidos em poder do contribuinte, disposio da fiscalizao, enquanto no ocorrer decadncia ou prescrio . J no pargrafo segundo, do mesmo dispositivo, impe-se falta de escriturao do livro caixa, o arbitramento da base de clculo em vinte por cento da receita bruta do ano calendrio. Esta tem sido a opo da maioria dos produtores rurais pessoas fsicas, vez que, primeira vista, mostra-se mais vantajoso. Adiante, ao tratar dos aspectos gerenciais da contabilidade rural, volta-se a esta temtica, demonstrando-se a necessidade do produtor rural analisar melhor a questo. A pessoa jurdica que explorar a atividade rural est obrigada a manter em ordem a escriturao de suas entidades. Sendo esta taxada, pelo Imposto de Renda, com a alquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, alm de estar obrigada ao pagamento do adicional de 10% (dez por cento) sobre a parcela que ultrapassar ao valor de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil Reais) de lucro anual. Tais empresas, entretanto, alternativamente, podem optar por outras formas de tributao, como Microempresa - ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP, conforme dispe o artigo 3, da Lei Complementar nmero 123 , de 14/12/2006, neste caso, o enquadramento como ME se dar para aquelas pessoas jurdicas, prevista na lei, que aufira no ano-calendrio, receita bruta de at R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e como EPP quando a receita bruta no ano-calendrio for superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil Reais). Dentro da perspectiva do presente estudo, que dentre outras coisas, visa trazer ao produtor rural subsdios sua tomada de deciso, passa-se a focar os aspectos gerenciais da contabilidade que, se aplicado cultura sisaleira, poder contribuir com agregao de valor para as empresas sisaleiras.

CONTABILIDADE RURAL COM FINS GERENCIAIS

Analisa-se, agora, a Contabilidade como ferramenta gerencial aplicada s atividades agropecurias.

A contabilidade sempre teve certo aspecto gerencial, assim, ao simplesmente registrar alguma coisa, o valor gasto para plantar um hectare de dada cultura, por exemplo, faz-se para dele ter alguma utilidade posteriormente, seja para apenas lembrar o quanto foi gasto ou com intuito pr-determinado de proceder-se a uma anlise mais acurada do investimento feito, buscandose aferir se o investimento realizado trouxe algum retorno. H, ento, uma razo para que o homem, mantenha registros dos seus pertences, ou seja, uma necessidade de conhec-los e control-los, inventari-los. Foi essa necessidade de controlar e gerenciar as coisas que se possui que fez surgir, gradativamente, mecanismos de registros que se iniciou com talhos em pedaos de paus, no passado remoto, at se chegar aos dias atuais aos sofisticados sistemas contbeis e gerenciais. O registro, seja por que meio for, uma necessidade inexorvel de todos, e com o produtor rural no diferente. No importa o seu porte, ele precisa conhecer aquilo que possui para, assim, conseguir melhor proveito deles. Imagine-se um pequeno produtor que disponha de dez vacas e que o seu foco seja a produo leiteira. Sabe-se que nem todas as vacas produzem a mesma quantidade de leite, ento, meramente saber que vacas do leite no suficiente. Torna-se necessrio estabelecer a capacidade de produo de cada vaca e a partir deste dado, determinar quais delas devem ser mantidas no plantel. Essa uma viso crtica da atividade desempenhada, visando-se a melhoria contnua. No se produz atualmente apenas para o mercado interno. A exportao o foco principal na maioria das atividades, pois a globalizao trouxe novas exigncias, tais como, no utilizao de mo-de-obra escrava ou infantil; no degradao do meio ambiente, dentre tantas outras, so as chamadas barreiras no tarifrias. Tais barreiras no so apenas caprichos, como muitos podem imaginar, em muitos casos tratase de proteger a vida humana, a sade do planeta e de todos. preciso que haja conhecimento dessas coisas, para serem tomadas medidas capazes de, ao menos, reduzir os seus efeitos. Dentro dessa perspectiva, como j mencionado, pode-se estabelecer um planejamento das atividades agropecurias com vistas a determinar o qu produzir, em que quantidade e de que forma. claro que no setor rural, um planejamento deve envolver mais de uma rea do conhecimento. O escopo deste estudo no pretende fazer revelaes surpreendentes ou grandes descobertas, todavia chamar a ateno para as coisas simples e objetivas. Deve-se fugir da aceitao de verdades no questionadas ou no testadas em casos prticos. Veja-se, por exemplo, o fato de o Produtor Rural, pessoa fsica, optar pelo arbitramento da base de clculo, para fins de pagamento do Imposto de Renda, em vinte por cento da receita bruta. Essa opo tem se mostrado como aquela que apresenta as maiores facilidades, mas deve ser confrontada com outros elementos para determinar se, realmente, a melhor opo.

No caso especfico da cultura sisaleira onde se verifica a partilha da produo, razo de sessenta por cento para o arrendatrio (desfibrador) e o restante ficando com o proprietrio rural (arrendador) j levaria necessidade de planejamento da produo. Esta a realidade, entretanto no h a formalizao desses contratos, advindo deste fato a possibilidade de surgimento de problemas trabalhista, por exemplo, alm de ser a receita auferida totalmente atribuda ao proprietrio rural. Imagine um produtor rural que faa corretamente os contratos de parceria razo de sessenta / quarenta, por cento, e que tenha tido uma receita bruta com a produo de fibras de sisal no valor de R$ 1.000.000,00, quanto deveria pagar de Imposto de Renda, sabendo que, se optar pelo arbitramento (20% sobre R$ 1.000.000,00) e no formalizar a parceria, a base de clculo ser igual a R$ 200.000,00. Como o proprietrio rural fica com quarenta por cento da receita bruta, a sua receita passa a ser de R$ 400.000,00, aplicando-se sobre ela, os mesmos vinte por cento (arbitramento), temse uma base de clculo, para pagamento do IR, no valor de R$ 80.000,00 (R$ 1.000.000,00 x 40% = R$ 400.000,00 x 20% = R$ 80.000,00), imaginando-se que, sobre essas base de clculo, fosse aplicada uma alquota de dez por cento, por exemplo, o produtor pagaria R$ 8.000,00 de Imposto de Renda, ao invs de R$ 20.000,00. Pode-se indagar se o arrendatrio, no caso o desfibrador, concordaria com tal situao? H, em relao ao exemplo dado, um dado que teria que ser levado em considerao, pois para se chegar ao valor de R$ 1.000.000,00, seriam necessrios vrios arrendatrios (desfibradores), com os quais seria rateada tal receita, levando-se aplicao de menores alquotas do referido imposto, haja vista as diversas faixas de incidncia. Pode-se, ainda, abater da receita da atividade rural os gastos e os investimentos para a manuteno das atividades, exceto o valor da terra nua. Assim, se o produtor est investindo na propriedade, adquirindo mquinas, efetuando a preparao do solo, fazendo plantio etc., pode-se, a partir da contabilizao desses gastos, evidenciar a melhor forma de tratamento, evitando-se desperdcio de recursos. Apresentam-se, em seguida, os resultados da pesquisa de campo realizada.

CENSO JUNTO AOS PRODUTORES DE SISAL

Realizou-se um censo junto s empresas indstrias ou exportadoras de fibras de sisal e manufaturados de Conceio do Coit, para se conhecer as necessidades de informaes contbeis dessas entidades, alm de se verificar o nvel de satisfao com as informaes contbeis que lhes so prestadas. Buscou-se, ainda, conhecer o tratamento dado s atividades agropecurias desenvolvidas pelos scios dessas empresas. Para a restrio da pesquisa a apenas um Municpio, levou-se em conta a sua representatividade para a comercializao do sisal no Estado da Bahia, pois se concentra em

Conceio do Coit, a maioria dos empreendimentos deste segmento, alm de estar localizado na prpria regio sisaleira do estado. Foram encontradas dez empresas, neste municpio, com o escopo estabelecido (industrial ou exportadora) sendo trs pertencentes a um mesmo grupo e mais duas pertencentes a outro grupo, dessa forma o universo pesquisado de sete entidades que se apresentam assim distribudos:

Fonte: censo realizado pelo autor.

Percebe-se, no grfico, que h predominncia de empresas beneficiadoras, com trs empresas, que representam 43%. Estas empresas so conhecidas como batedeiras e so responsveis pelo beneficiamento das fibras, processo que retira impurezas das fibras de sisal, alm de classific-las nos diversos tipos (sisal extra-longo, sisal longo, sisal curto, sisal refugo etc.), que, ento, so vendidos tanto para as indstrias como para as exportadoras. Em seguida vm as indstrias com duas unidades, representando 29% das empresas pesquisadas. Elas, na realidade, podem ser consideradas como mistas, pois, alm de serem industriais, so tambm exportadoras, sendo, inclusive, beneficiadoras, j que tambm fazem o processo de batimento das fibras. Finalmente, temos uma empresa exportadora e outra comercial. A produo dessas empresas encontra-se distribuda da seguinte forma: 43% apenas para o mercado interno; 43% mista, mercado interno e exportao e 14% exclusivamente exportao, sendo preponderante a venda de fibras de sisal, com 57% do volume, vindo em seguida a produo de fios e cordas de sisal com 29%. Verificou-se que as empresas no tm produo prpria de fibras de sisal, isto , elas no desempenham a atividade agrcola na pessoa jurdica, to somente os seus scios. Verifica-se, assim, uma opo pelas facilidades dispensadas pessoa fsica, quanto ao Imposto de Renda, mas que requer maiores estudos. Alm da produo de fibras de sisal, a partir do agave (sisal), outra atividade agropecuria desempenhada a criao de gado bovino para corte, com 92%, e a produo leiteira com apenas 8%. Dos scios dessas empresas que so produtores rurais, 67% afirmaram que no fazem a escriturao contbil dessas atividades, contra 33% que afirmam faz-lo. Daqueles que no escrituram as atividades agropecurias, na pessoa fsica, 75% alegam o fato de no ser exigido pelo(s) governo(s) e os 25% restantes que no necessrio, visto ser possvel controlar as atividades sozinho. Em relao exigncia de escriturao do livro caixa, por parte da Receita Federal do Brasil, foi informado por 100% dos entrevistados que ele feito por meio de contador, poca da Declarao do Imposto de Renda e que a apurao do resultado da atividade rural feita de forma simplificada, mediante prova documental.

Foi solicitado aos participantes que enumerassem de um a dez os objetivos ou finalidades da contabilidade rural, conforme lista constante de CREPALDI (1998), de acordo com a preferncia ou a viso de cada empresa. As notas ou posies dadas a cada objetivo ou finalidade foram somadas e relacionadas em ordem crescente, elaborando-se o quadro abaixo que representa a ordem em que forma citadas:

Quadro dos objetivos da Contabilidade Rural na viso das empresas sisaleiras: Posio Objetivos 1 Medir o desempenho econmico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente; 2 Auxiliar as projees de fluxos de caixa e necessidades de crdito;

3 Justificar a liquidez e a capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores; 4 5 6 Orientar as operaes agrcolas e pecurias; Gerar informaes para a declarao do Imposto de Renda; Controlar as transaes financeiras;

7 Apoiar as tomadas de decises no planejamento da produo, das vendas e dos investimentos; 8 Permitir a comparao da performance da empresa no tempo e desta com outras empresas; 9 10 Conduzir as despesas pessoais do proprietrio e de sua famlia; Servir de base para seguros, arrendamentos e outros contratos.

Fonte: censo realizado pelo autor.

Observa-se a preocupao com o desempenho, com a projeo dos fluxos de caixa, com a anlise da liquidez e orientao da atividade agrcola e agropecuria, aspectos tipicamente gerenciais. Quanto s informaes contbeis gerenciais essenciais para essas empresas so mencionados o balancete mensal que aparece em primeiro lugar, com 48% das indicaes, seguido pelo balano patrimonial com 19%, a anlise de desempenho com 17%, o oramento com 12% e finalmente o fluxo de caixa com 5%. Verifica-se a predominncia dos instrumentos tradicionais bsicos, como o balancete mensal e o balano patrimonial, mas importante notar a preocupao com os demais demonstrativos citados que evidenciam preocupaes gerenciais.

No tocante elaborao dos demonstrativos contbeis verificou-se que 57% das empresas utilizam-se de prestadores de servios externos ou escritrios de contabilidade, enquanto 43% afirmam utilizarem-se dos servios de contador prprio. A existncia de profissional contbil na prpria empresa primordial para aquelas firmas que pretendem utilizar-se da contabilidade com fins gerenciais. Questionados quanto satisfao com os servios contbeis que lhes so prestados, 71% das empresas entrevistadas se disseram satisfeitas, enquanto 29% esto muito satisfeitas. Demonstra-se assim, cem por cento de satisfao com os Contadores da regio.

CONSIDERAES FINAIS

O Setor Rural atravessa uma fase extraordinria, nunca vista antes. Existem perspectivas de maiores e melhores negcios que indicam uma participao cada vez mais ativa no comrcio mundial, onde a liderana nas exportaes em diversos produtos: acar, caf, suco de laranja, lcool, tabaco, complexo soja, carne bovina, carne frango, bem como o etanol, necessariamente nos levar a buscar compreender melhor este setor, bem como a refletir sobre o papel do contador neste contexto. No h dvidas quanto importncia deste mercado para o ramo contbil. So inmeras propriedades rurais que no se utilizam da contabilidade para registrar e analisar o seu patrimnio e que, ainda, no descobriram o que esta Cincia pode fazer por seu negcio. Viu-se que a contabilidade no setor rural pode, alm de outras coisas, orientar as operaes; medir o desempenho e apoiar no planejamento das atividades, buscando conjuntamente com outros profissionais, decidir o qu, o quanto e como produzir. A Contabilidade Rural, assim, pode apoiar os administradores rurais no processo de tomada de deciso, subsidiando-os com informaes precisas e tempestivas, de forma que estes possam tomar as melhores decises. Ao se pensar em novas formas de explorao para o semi-rido brasileiro, onde a diversificao das atividades e o melhor aproveitamento dos recursos disponveis a tnica, tambm a regio sisaleira precisar inserir-se neste contexto. Fato que depende de melhor conscientizao do produtor que deve deixar de agir isoladamente e comear a se associar, a formar parceria, com vista a um melhor desempenho das atividades. A mudana de paradigma pode se iniciar a partir da gerao e compartilhamento de conhecimento que viabilize o surgimento de uma economia mais forte para a regio, isso com o apoio de organismos governamentais, como a Embrapa, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrrio, sindicatos, cooperativas etc. Neste contexto de busca de solues, a Cincia Contbil, que tem como objeto de estudo o patrimnio das entidades contbeis, pode inserir-se para, com seus registros e anlises, demonstrar a viabilidade econmico-financeira de projetos agropecurios, alm de poder

evidenciar a necessidade de associao de capital (vrios produtores) para a conquista de mercados inalcanveis isoladamente.

REFERNCIAS:

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Referncias: NBR 6023. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

CREPALDI, Slvio Aparecido. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 2. ed. Revista, atualizada So Paulo: Atlas, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1991.

GOVERNO FEDERAL, Lei Complementar nmero 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui O Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, alm de outras alteraes (alterada pelas Leis Complementares nmero 127, de 14 de agosto de 2007 e 128, de 19 de dezembro de 2008). Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2008/leicp128.htm Acessado em 07/02/2009.

GOVERNO FEDERAL, Lei nmero 8.023, de 12 de abril de 1990. Altera a Legislao do Imposto de Renda sobre o resultado da atividade rural, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp Acessado em 07/02/2009.

GOVERNO FEDERAL, Lei nmero 9.250, de 26 de dezembro de 1995. Altera a legislao do imposto de renda das pessoas jurdicas, bem como da contribuio social sobre o lucro lquido, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Leis/Ant2001/925095.htm Acessado em 07/02/2009.

MARION, Jos Carlos. Contabilidade Rural: contabilidade agrcola, contabilidade da pecuria, imposto de renda pessoa jurdica. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2005.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1998.

MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO (BRASIL). Balano Comercial do Agrongocio 2006 / 2007. Disponvel em: Acessado em 16/07/2008.

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR (BRASIL). Panorama do Comrcio Exterior Brasileiro. Disponvel em: Acessado em: 16/07/2008.

SABBAG, Eduardo de Moraes. Direito Tributrio. 8. Ed. - So Paulo: Premier Mxima, 2005.

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL. Instruo Normativa SRF nmero 83, de 11 de outubro de 2001. Dispe sobre a tributao dos resultados da atividade rural das pessoas fsicas. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressao/ImprimePagina.asp Acessado em 02/03/2009.

SILVA, Odilon Ribeiro Ferreira da. O agronegcio do sisal no Brasil. Organizado por Odilon Reny Ribeiro da Silva; Napoleo Esberard de Macedo Beltro. Braslia: Embrapa SPI; Campina Grande: Embrapa CNPA, 1999.

GLOSSRIO

Agronegcio toda relao comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrcola ou pecuria.No Brasil, o termo agropecuria usado para definir o uso econmico do solo para o cultivo da terra, associado com a criao de animais Disponvel em Acessado em : 17/07/2008. Biocombustvel qualquer combustvel de origem biolgica, desde que no seja de origem fssil. originado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-aucar, mamona, soja, cnhamo, canola, babau, lixo orgnico, dentre outros tipos.

Disponvel em Acessado em: 17/07/2008. Organizao Mundial do Comrcio (OMC) uma organizao internacional que trata das regras sobre o comrcio entre as naes. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois so ratificados pelo parlamento de cada nao e passam a regular o comrcio internacional. Em ingls denominada World Trade Organization (WTO) e possui 153 membros em 23 de Junho de 2008 Cabo Verde se tornou o mais novo membro da OMC. A sede da OMC em Genebra na Sua. Disponvel em: Acessado em 17/07/2008. Commodity um termo de lngua inglesa que, como o seu plural commodities, que significa mercadoria, utilizado nas transaes comerciais de produtos de origem primria nas bolsas de mercadorias. Usada como referncia aos produtos em estado bruto ou com pequeno grau de industrializao, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Estes produtos "in natura", cultivados ou de extrao mineral, podem ser estocados por determinado perodo sem perda significativa de qualidade. O que torna as commodities muito importantes na economia o fato de que, embora sejam mercadorias primrias, possuem cotao e "negociabilidade" globais; portanto, as oscilaes nas cotaes destas commodities tm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econmicos e at mesmo a pases. O mercado de derivativos surgiu como uma proteo aos agentes econmicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotaes das commodities. Disponvel em Acessado em 17/07/2008. Pr-lcool ou Programa Nacional do lcool foi um programa de substituio em larga escala dos combustveis veiculares derivados de petrleo por lcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de 1975 devido a crise do petrleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979. Em 14 de Novembro de 1975 o decreto n 76.593O cria o Pr-lcool. Este programa foi idealizado pelo fsico Jos Walter Bautista Vidal e pelo engenheiro Urbano Ernesto Stumpf este ltimo conhecido como o pai do motor a lcool entre outros. O programa substituiu por lcool etlico a gasolina, o que gerou 10 milhes de automveis a gasolina a menos rodando no Brasil, diminuindo a dependncia do pas ao petrleo importado. A deciso de produzir etanol a partir da cana-de-acar por via fermentativa foi por causa da baixa nos preos do acar na poca. Foram testadas outras alternativas de fonte de matriaprima, como por exemplo a mandioca. A produo de lcool no Brasil no perodo de 1975-76 foi de 600 milhes de litros; no perodo de 1979-80 foi de 3,4 bilhes e de 1986-87 chegou ao auge, com 12,3 bilhes de litros.

Com a substituio do combustvel, os automveis precisaram passar por alteraes. Como exemplo, os tubos tiveram seu material substitudo; o calibre do percurso de combustvel teve de ser aumentado; por causa do poder calorfico menor do lcool, foi necessrio instalar injeo auxiliar a gasolina para partida a frio; o carburador teve de ser feito com material anticorrosivo, assim como a bomba de combustvel, que passou a ser composta de cdmio. A disponibilidade de lcool nesse perodo rendeu a pesquisadores a possibilidade de estudos da alcoolqumica, anloga da petroqumica baseada no petrleo, como, por exemplo, estudos sobre a viabilidade da produo de xido de etileno e monmeros a partir do etanol, matriasprimas bsicas para a produo de uma gama de compostos qumicos usados no dia-a-dia. O Programa comeou a ruir na medida que o preo internacional do petrleo baixava, tornando o lcool combustvel pouco vantajoso tanto para o consumidor quanto para o produtor. Para agravar o problema, o preo do acar comeou a aumentar no mercado internacional na mesma poca em que o preo do petrleo baixava, fazendo com que fosse muito mais vantajoso para os usineiros produzir acar no lugar do lcool. E por causa disso, comeou a faltar regularmente lcool combustvel nos postos, deixando os donos dos carros movidos a combustvel vegetal sem opes. Essas sucessivas crises de desabastecimento, aliadas ao maior consumo do carro a lcool e o menor preo da gasolina, levaram o pr-lcool a descrena geral por parte dos consumidores e das montadoras de automveis, e desde ento, a produo de lcool combustvel e de carros movidos a esse combustvel entraram em um declnio que parecia no ter fim, chegando ao ponto de a maioria das montadoras no oferecerem mais modelos novos movidos a lcool. Apesar do pioneirismo brasileiro no ramo do lcool combustvel, a "volta" do carro a lcool foi possvel por causa de uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, tecnologia essa que conhecemos hoje por bi-combustveis, ou somente "flex". Essa tecnologia surgiu no final da dcada de 80 por causa da crescente presso do estado americano da Califrnia por carros menos poluentes, e junto com essa presso, eram oferecidos vantajosos descontos em impostos para os carros que polussem menos o ambiente, foi quando as montadoras dos EUA apontaram para o etanol. Mas como a demanda por veculos l muito maior que no Brasil, e a cadeia produtiva de lcool ainda no estava (e ainda no est) preparada para suprir tal demanda, as montadoras no poderiam simplesmente passar a vender modelos movidos a lcool, pois os consumidores no teriam como abastece-los, foi ento que em 1993 surgiram os primeiros carros bicombustveis, ou seja, aptos para rodar tanto com lcool quanto com gasolina, e com a mistura em qualquer proporo desses 2 combustveis. Porm, nesse meio tempo as montadoras conseguiram reduzir a emisso de poluentes de seus modelos movidos a gasolina, e pelo fato de mais uma vez o preo do petrleo estar baixo a ponto de no valer a pena produzir lcool, esses modelos caram no esquecimento. Tecnologias

A tecnologia flex-fuel j estava em testes de adaptao no Brasil desde meados da dcada de 90, porm por falta de regulamentao governamental, esses modelos no podiam ser vendidos ao pblico. Essa regulamentao s saiu no final de 2002, e logo no incio de 2003 a VW apresentou ao mercado o primeiro carro flexvel em combustvel, o Gol Total-Flex, rapidamente seguida pela General Motors, com o seu Chevrolet Corsa FlexPower. Desde ento, salvo algumas excees, todas as montadoras instaladas no Brasil produzem carros bcombustveis, e hoje, apenas 4 anos aps o lanamento do primeiro carro bi-combustvel, os carros equipados com motores flex j correspondem 85% das vendas de automveis 0km, colocando novamente o Brasil na vanguarda do chamado combustvel verde. Vantagens do uso do lcool combustvel Menor dependncia de combustveis fsseis importados, e da variao d;pjpe preo dos mesmos. Menor emisso de poluentes, j que grande parte dos poluentes resultantes da queima do combustvel no motor so re-absorvidos no ciclo de crescimento da cana de acar, e os resduos das usinas so totalmente reaproveitados na lavoura e na indstria. Maior gerao de empregos, sobretudo no campo, diminuindo a evaso rural e o "inchamento" das grandes cidades. Os subprodutos da cana so utilizados no prprio ciclo produtor de lcool, como fonte de energia eltrica obtida pela queima do bagao, e como fertilizante da terra utilizada no plantio, atravs do chamado vinhoto, tornando uma usina de lcool auto-dependente. Fonte de gerao de divisas internacionais, sobretudo em tempos de escassez de petrleo e conscincia ecolgica. Desvantagens do uso do lcool combustvel O preo e disponibilidade do lcool variam de acordo com o interesse dos usineiros, pois eles decidem se vo produzir lcool ou acar de acordo com o preo internacional de cada produto. Ms condies de trabalho aos chamados cortadores de cana, especialmente quando so terceirizados e contratados atravs dos chamados "gatos". As queimadas provocadas na pr-colheita da cana, que por fora de lei e pela maior eficiencia da colheita mecanizada sem queima sero em breve eliminadas, agravam o desconforto e problemas respiratrios que ocorrem durante o inverno seco da regio centrosul do Brasil, especialmente nas cidades prximas s grandes usinas. Disponvel em Acessado em 17/07/2008. Vassoura-de-bruxa uma doena dos cacaueiros causada por fungo basidiomiceto Moniliophtora perniciosa (Stahel) Singer. uma das doenas de maior impacto econmico nos pases produtores de cacau da Amrica do Sul e das ilhas do Caribe. M. perniciosa ataca as regies meristemticas do cacaueiro, principalmente frutos, brotos e almofadas florais,

ocasionando queda acentuada na produo, provocando o desenvolvimento anormal, seguido de morte, das partes infectadas Disponvel em: Acessado em 17/07/2008

Вам также может понравиться