Вы находитесь на странице: 1из 4

Processos Decisrios - Exerccios Prof Maria Ester Domingues de Oliveira Questo 1: Escolha a alternativa correta: a.

As decises no programadas so ricas em estruturao. Permitem aos administradore s o estabelecimento de procedimentos sistmicos para reduzir o tempo decisrio. b. As decises podem ser classificadas em programadas e no programadas. As dec ises programadas necessitam da participao efetiva da alta administrao,assim como pode mos dizer que as decises no programadas podem ser realizadas com o apoio de manua is normativos. c. As decises devem ser realizadas nos nveis tticos e estratgicos de uma empres a. d. As decises no programadas sero solucionadas a partir da habilidade dos gere ntes em tomar decises, j que no existe uma soluo rotineira. e. As decises programadas, ou seja, as decises ligadas s diretrizes organizaci onais de modo estratgico, so ideais para a alta direo da empresa, uma vez que estas exigem menos tempo para os tomadores de deciso. alternativa d. Questo 2: Escolha a alternativa correta: 4 a. As decises podem ser classificadas em incertas, de risco e no programadas. As primeiras exigem participao da alta administrao, ao passo que as no programadas p odem ser realizadas com a normatizao de processos. b. Muitas das decises no programadas necessitaro do conhecimento tcito e da da habilidade dosgestores em tomar decises, j que no existe uma soluo rotineira. c. As decises no programadas so ricas em estruturao. Permitem aos administradore s o estabelecimento de procedimentos sistmicos para reduzir o tempo decisrio. d. O tomador de deciso conta com sua equipe muito bem estruturada e escolhid a de acordo com suas competncias para estar a todo momento elaborando algumas alt ernativas possveis para o problema em questo, visando facilitar a escolha do melh or caminho para resolv-lo. e. As decises da alta administrao se limitam a decises de grande impacto na org anizao. alternativa b.

Questo 3. Muitos so os caminhos em uma tomada de deciso, que muitas vezes podem lev ar a decises equivocadas e danosas. Para resoluo eficaz de problemas, a qualidade d a informao fundamental. Assinale os passos fundamentais para a valorizao da informao a) b) c) d) e) Conhecer, selecionar e usar as informaes Influncia, poder e disponibilizar a informao. Cargo, poder e buscar a informao. Influncia, poder e guardar bem a informao. Cargo, poder, influncia e usar as informaes.

Resp: a) Conhecer, selecionar e usar as informaes. Questo 4. Para fazer a diferena como Gestor hoje e no futuro, o administrador nece ssita desenvolver a competncia de integrar as antigas habilidades administrativas eficazes, com novas abordagens que focam o ser humano, motivando e valorizando o funcionrio de modo que produzam mais e se comprometam cada vez mais com a organ izao. Faz parte da responsabilidade de um gestor eficaz:

a) Encorajar seus colaboradores a entrarem em uma nova era de polticas organ izacionais mais atualizadas, melhorando o clima organizacional. b) Trazer energia e renovao para as organizaes, resolvendo conflitos e situaes c omplexas, que muitas vezes causam reviravoltas nas organizaes em que trabalham. c) Fazer mais com menos, que consigam envolver todos os colaboradores, per cebam as mudanas e se adaptem a elas, criando a viso e os valores culturais organi zacionais de modo que as pessoas construam um local de trabalho verdadeiramente colaborador e um clima organizacional produtivo d) as alternativas a, b e c esto corretas e) Apenas as alternativas a e b esto corretas Resp. d

Questo 5. correto afirmar que: a) As estruturas das organizaes esto progressivamente mais enxutas, com uma estrutura hierrquica cada vez mais achatada b) O processo de tomar decises, para resolver problemas e aproveitar oportun idades, tem 7 fases principais: Identificao do problema ou oportunidade, diagnstico , alternativas, deciso, avaliao, monitoramento, deciso c) Ponderao de critrios, diagnstico, oportunidade, alternativas e avaliao so de r sponsabilidade total dos gestores; c) Racionalidade, intuio, anlise do campo de foras; diagnstico e avaliao p dem ser ditas como sendo as etapas de tomada de deciso d) as organizaes procuram e necessitam de administradores competentes e habilidosos que possam manter antigos paradigmas nas organizaes, auxiliando-as a alcanarem o sucesso. e) Cada vez mais as funes de liderana se destacam e os funcionrios passam a ter novas funes sendo os responsveis exclusivos e com a resp onsabilidade no momento da tomada de deciso; Resp: a) Questo 6. Em todas as organizaes, nos dias de hoje, indispensvel a presena de pessoas que tenham muita sensibilidade e um bom conhecimento da rea em que atuam, percebendo quais tendncias, qualidades, competncias e falhas de um grupo. a) Alguns estudiosos dizem que um lder o resultado de um conjunto de qualida des de um indivduo, b) Alguns estudiosos dizem que um lder aquele que possui um abrangente conhe cimento dentro da situao na qual deve agir. c) o lder , a todo momento, o responsvel por tomar decises que vo desde decises c orriqueiras e simples, at decises que mudaro o rumo de uma organizao. d) Alternativas b e c esto corretas e) Alternativas a, b e c esto corretas Resp. e)

Questo 7. Cada nvel hierrquico da organizao tem uma competncia bsica essencial sendo q e, a partir dos escales superiores, o nvel de incerteza deve se reduzir drasticame nte a medida que caminha do nvel estratgico at chegar ao nvel operacional. Alguns do s fatores que podem influenciar o processo de tomada de deciso podem ser apontados como: a) Complexidade da evoluo do mundo globalizado e a diminuio do tempo disponvel p ara a tomada de deciso.

b) c) d) e)

A rapidez das comunicaes e a melhora dos processos de informao. A reduo da expectativa de resultado a curto prazo Alternativas a, b esto corretas Alternativas a, b e c esto corretas

Resp. d)

Questo 8. A maioria dos estudos apresentados sobre processos decisrios mostra que a) o tomador de deciso influenciado em suas decises pelas condies do ambiente e m que ter que decidir: condies de certeza, risco ou incerteza. b) O tomador de deciso ter que escolher entre vrias alternativas, sendo sempre influenciado por seus valores pessoais e sociais, entre outros. c) O tomador de deciso ter que escolher entre variveis qualitativas e quantita tivas sendo sempre influenciado por seus critrios econmicos e fiscais, entre outro s d) Alternativas a, b esto corretas e) Alternativas a, b e c esto corretas Resposta d Questo 9. Algumas das solues para problemas rotineiros - aqueles determinados por padres, procedimento ou regras estabelecidas e que do incio a deci ses programadas, podem ser tomadas como: a) Solues tomadas de acordo com polticas: so tomadas de acordo com polticas da e mpresa, procedimentos ou regras estabelecidas, sejam elas registradas ou no b) Simplificam ao mximo o processo decisrio em situaes rotineiras e repetitivas . c) Tm o inconveniente de limitar a liberdade, pois a deciso j est estabelecida pela organizao. d) Alternativas a, b esto corretas e) Alternativas a, b e c esto corretas Resp. e Questo 10. a) Certeza. Situao na qual toda a informao necessria para a tomada de deciso de e ncontra disponvel. Nessas condies, o administrador conhece o objetivo a alcanar e te m informaes precisas e confi veis sobre os resultados e consequncias de cada alterna tiva possvel. (...) b) Risco. Situao na qual a informao sobre as alternativas e suas consequncias in completa. Nesse caso, os administradores no conseguem estimar com preciso os risco s associados a cada alternativa. c) Incerteza. Situao na qual no possvel prever com certeza quais so os resultado s associados a cada alternativa, mas h informao suficiente para estimar uma probabi lidade de que determinado evento venha a acontecer. (...) d) e) Alternativas a, b esto corretas Alternativas a, b e c esto corretas

Вам также может понравиться