Вы находитесь на странице: 1из 23

Educao e Formao de Adultos em Portugal, uma prioridade, um contributo para vencer a crise

O XIX Governo Constitucional prometeu, no incio do mandato, a realizao de uma avaliao prpria da Iniciativa Novas Oportunidades antes de tomar decises sobre as diversas medidas que a integram. Sem que qualquer avaliao estivesse disponvel, o governo decidiu retirar Portugal do PIAAC, estudo internacional da OCDE para a medio da literacia dos adultos, que permitiria aferir objetivamente os progressos realizados no pas; encerrou mais de metade da rede de Centros Novas Oportunidades, deixando centenas de milhares de adultos sem resposta e milhares de profissionais no desemprego e, no caso das instituies pblicas, sem o pagamento das indemnizaes devidas, enquanto se prepara para encerrar grande parte dos restantes depois de Agosto; operou a separao entre os sistemas de educao e de formao sobre cuja cooperao assentou nos ltimos anos o conceito de dupla certificao; tem vindo a protelar a abertura de cursos de Educao e Formao de Adultos (EFA) e de Formaes Modulares Certificadas (FMC); condicionou extraordinariamente os processos de reconhecimento, validao e certificao de competncias (RVCC); limitou as reas da educao profissional e da componente profissional da EFA a um nmero ridculo e inaceitavelmente limitado s profisses manuais; aumentou os parmetros para o funcionamento de cursos profissionais e de turmas dos cursos EFA que, nomeadamente pela dimenso mnima das turmas, inviabiliza o funcionamento do sistema com um mnimo de qualidade e de disperso geogrfica; anunciou a reinveno do ensino recorrente para adultos, modalidade cuja total ineficcia e absoluta ineficincia h muito conhecida. Enfim, tem vindo sistematicamente ou a desmantelar, ou a desmobilizar por ausncia de orientaes, o sistema que tinha criado em Portugal um movimento de massas de regresso dos adultos aprendizagem ao longo da vida (ALV) e de manuteno dos jovens da escola at concluso do secundrio, como todos os organismos e estudos internacionais tm posto em relevo. Esta situao grave porque se esto a desperdiar recursos e a quebrar dinmicas de recuperao do atraso educativo portugus, de valorizao do ensino profissional e de reforma do sistema de educao e formao. Grave , tambm, o perigo de ideias preconceituosas virem a ser apresentadas como a proposta portuguesa para a negociao do prximo quadro de programao dos Fundos Estruturais da Unio Europeia, produzindo assim um efeito de longo prazo que impediria o pas de alcanar os objetivos da estratgia 2020. Quando o pas, pela primeira vez na sua histria, estava a comear a alinhar-se com padres europeus, foi-lhe cortado o passo e surge no horizonte a ameaa do regresso a uma poltica educativa seletiva, a qual constitua uma das faces de uma economia pouco produtiva, assente em trabalho intensivo e pouco qualificado. No aceitvel que se desperdice uma nova oportunidade para nos aproximarmos dos padres europeus.

H cerca de duas semanas o governo apresentou dois estudos de avaliao assinados por uma equipa do Instituto Superior Tcnico, um sobre o impacto dos processos RVCC e outro sobre o impacto dos EFA e das Formaes Modulares Certificadas (FMC) no emprego e na progresso salarial. Supostamente seriam os estudos que sustentam as medidas entretanto
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

tomadas. Mas tal no o caso. Solicitmos pareceres tcnicos a especialistas em avaliao de polticas pblicas e o veredicto insofismvel: os relatrios no possuem consistncia nem credibilidade, como se pode ver em detalhe no dossier anexo. Como tal, consideramos que no foi cumprida a promessa, que se mentiu aos portugueses, que se desviaram as atenes dos problemas essenciais. Por tudo isso h que exigir do governo que assuma as suas responsabilidades. A ANPEFA, representante dos profissionais de Educao e Formao de Adultos, tem solicitado vrias vezes audincias tutela no sentido de compreender qual a poltica do governo. Ainda no foi ouvida. Cada ms que passa mais difcil se tornar a recuperao do tempo perdido. Decidimos, por isso, alertar a Assembleia da Repblica, os Partidos Polticos, os Ministros da Economia e da Educao, o Conselho Nacional da Educao, a Comisso Europeia, as Confederaes Sindicais do setor da Educao e a opinio pblica para a gravidade das decises que tm vindo a ser tomadas, para o perigo de hipotecar o futuro do pas com uma negociao inadequada do prximo perodo de programao e para a necessidade de retomar a trajetria que vinha a ser seguida e que nenhum estudo, at ao momento, veio por em causa, sendo pelo contrrio vrios os que a apontam como adequada no contexto complicado que o nosso pas atravessa.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Dossier tcnico
Anlise dos Relatrios da responsabilidade de Francisco Lima (Instituto Superior Tcnico) sobre os impactos do sistema de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias (RVCC) e dos Cursos de Educao e Formao de Adultos (EFA) e das Formaes Modulares Certificadas (FMC) na empregabilidade e nas remuneraes dos participantes.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Na sequncia da apresentao pelo autor, Francisco Lima (Instituto Superior Tcnico), em sesso organizada com a presena de membros do governo, dos relatrios em referncia, a ANPEFA solicitou pareceres a especialistas em avaliao de polticas pblicas a respeito dos mesmos. As concluses so eloquentes: Os relatrios no possuem qualquer validade tcnica e, portanto, no podem sustentar qualquer deciso poltica. Seguem-se os argumentos em que assenta esta concluso, em detalhe.

1. A avaliao metodologicamente insustentvel e compara o que no pode, em rigor, ser comparado


O centramento da Avaliao na comparao de desempenhos no mercado de trabalho entre participantes e no participantes nas diferentes modalidades, tendo como elemento de aferio a estimativa do efeito na empregabilidade e na evoluo das remuneraes, constitui uma opo metodolgica legtima. No entanto () e tomando por referncia o Estudo relativo aos Processos RVCC () Na metodologia adoptada os no participantes no revestem as caractersticas de um grupo de controlo, na medida em que existem diferenas significativas em matria de enquadramento profissional (os participantes pertencem, sobretudo, s actividades do comrcio, servios, indstrias com baixo ndice tecnolgico). Para uma avaliao centrada na empregabilidade e nas remuneraes, deveriam ser comparveis as condies de mercado de trabalho dos grupos que, inseridos em composies de sectores e de estrutura de profisses distintas, se deparam com modalidades de recrutamento, sistemas remuneratrios e dinmicas de criao e sustentao de emprego com diferenas acentuadas. (E1) No mesmo sentido vai uma opinio manifestada num segundo parecer: Para o estabelecimento de comparaes com a populao alvo de RVCC optou-se por criar um grupo de controlo. Neste caso, o grupo de controlo deveria ser semelhante ao dos participantes em RVCC, tal como sugerido pela equipa de avaliao A partir do universo dos no participantes, procurar-se- encontrar pessoas semelhantes aos participantes, nas dimenses disponveis no registo da Segurana Social e num perodo anterior tomada de deciso sobre a participao (p. 34). Em primeiro lugar, no so explicados os critrios de seleco que suportaram a escolha dos indivduos includos neste grupo de controlo. Em segundo lugar, e mais importante, os grupos no so semelhantes. Antes pelo contrrio. O grupo do RVCC tem menor escolaridade, pertence a sectores econmicos menos qualificados, tem salrios mais baixos e maior incidncia de desemprego. Para se ter uma ideia da disparidade entre os dois grupos, refira-se que o grupo dos no participantes manteve exatamente a mesma percentagem de desempregados em 2007 e em 2011, enquanto a taxa de desemprego em Portugal evoluiu de 7,9% no segundo trimestre de 2007 para 14% no final de 2011. Trata-se claramente de um conjunto de indivduos muito especial, que no comparvel, nem poder servir de grupo de controlo, o que inviabiliza boa parte das comparaes e concluses.
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Este problema identificado pela equipa de avaliao ao longo do documento, de tal forma que at justifica a incluso de um mtodo de estimao. O que no se percebe, a razo pela qual no se alterou o grupo de controlo logo na gnese (apresentando, j agora, os critrios de seleco). Desde logo, o diferencial entre os dois grupos to gritante que o mtodo de estimao, por um lado no resolve o problema e, por outro, afasta ainda mais a informao estatstica de base dos fenmenos teoricamente retratados e para os quais no h formas de validao/verificao emprica. Refira-se, ainda, que compreendemos o esforo em tentar solucionar o problema da falta de informao sobre as qualificaes de partida dos participantes na RVCC, contudo, por demais evidente que a extrapolao feita a partir dos sectores de actividade est muito mais ancorada no senso comum, no que em evidncias empricas, no dando garantias algumas de ser uma boa base de comparao. (E2) A tese de que a metodologia utilizada totalmente inadequada aparece ainda salientada num terceiro parecer: O estudo representa uma fraude metodolgica. Conscientemente, subverte todas as regras do mtodo de avaliao de impactes de uma poltica pblica. A partir apenas da anlise de informao secundria (duas bases de dados) o estudo visa proceder avaliao do impacto do RVCC na empregabilidade (acesso ao emprego e durao do desemprego) e no reconhecimento do valor dos diplomas pelas empresas (medido atravs da progresso salarial daqueles que concluram um determinado nvel de escolaridade), procedendo comparao dos participantes em processos RVCC com no participantes. Trata-se, partida, de uma metodologia tpica da avaliao de impactes. Mas essa metodologia exige que as caractersticas sociodemogrficas e socioprofissionais dos dois grupos (o grupo sob anlise, as pessoas que concluram processos RVCC) e o grupo de controlo (os no participantes), sejam iguais. Ora, o estudo reconhece (pp. 37) que o () grupo de participantes tem uma menor escolaridade do que a generalidade dos trabalhadores, isto , do que o grupo de no participantes. Alm disso, como se diz na pgina 57, Os dados que estamos a usar no resultaram de uma experincia, em que teramos um grupo de participantes e um grupo de no participantes iguais em termos de probabilidade de participar no RVCC () temos de recorrer observao do comportamento dos participantes e no participantes, sabendo que constituem grupos distintos (). Por exemplo, existem diferenas assinalveis ao nvel da idade e experincia profissional. Ainda assim, o estudo faz comparaes entre grupos incomparveis e retira da concluses. Compara o que no pode ser comparado. Todas as concluses que retira perdem, assim, qualquer validade tcnico-cientfica e resultam de uma distoro fraudulenta do mtodo que conduz a uma viso preconceituosa da realidade. (E3)

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

2. Os Pressupostos so errados e no aderem ao estado atual do conhecimento sobre a matria em que incidem.
NOVAS OPORTUNIDADES avaliar efeitos com ou sem apriori o ttulo geral de um dos comentrios recebidos. Salienta o autor, comparando os relatrios em anlise com exerccios anteriores: Os Cursos de Educao e Formao de Adultos (EFA), as Formaes Modulares Certificadas (FMC) e o Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias (RVCC) constituem exemplos das respostas disponveis para enquadrar um conjunto relativamente vasto de destinatrios-alvo e respectivas necessidades de interveno. Estas modalidades formativas foram sendo objecto de diversos Estudos de Avaliao1 sob iniciativa de entidades com responsabilidade na gesto e no financiamento das Intervenes Operacionais. De um modo geral, esses estudos identificaram resultados, dimenses-problema e necessidades de correco que constam das respectivas Recomendaes, sendo disso exemplo a Avaliao de Impacte dos Activos Empregados Beneficirios de Aces Financiadas pelo FSE e a Avaliao de Operacionalizao das Formaes Modulares Certificadas (FMC). Os Estudos referidos enquadraram a avaliao de efeitos das medidas destinadas a adultos activos (empregados e desempregados) numa perspectiva ampla, compreendendo as dimenses desenvolvimento pessoal, das aprendizagens adquiridas e do emprego, abrangendo nesta ltima os resultados em matria de insero profissional, de remunerao e de progresso na carreira. Esta abordagem multifacetada (que segue de perto orientaes metodolgicas da OCDE, do Banco Mundial e da Comisso Europeia) afigura-se absolutamente indispensvel na medida em que a vocao fundadora daquele conjunto de Modalidades de Educao/Formao de Adultos reside nas aprendizagens como via privilegiada para proporcionar competncias aos destinatrios-alvo. (E1) O parecer de um segundo especialista diz-nos que h Pressupostos enviesados. Todo o exerccio de avaliao est ancorado em dois pressupostos que carecem de fundamentao. Neste caso, temos, por um lado, o pressuposto de que o RVCC no implica a aquisio de novos conhecimentos (p. 2) e, por outro, o pressuposto de que o RVCC serve [unicamente] para reduzir a assimetria de informao sobre a qualificao do trabalhador. Em sntese, o RVCC no formativo, como o prprio nome indica, possvel que actue essencialmente como um veculo de transmisso de informao sobre as competncias do trabalhador (p. 34). A carncia de fundamentao destes dois pressupostos est relacionada: (i) em primeiro lugar, com o facto dos estudos anteriores atestarem exactamente o contrrio, isto , quer a avaliao de 2003, quer o trabalho do Conselho Nacional de Educao de 2011, quer mesmo a avaliao coordenada por R. Carneiro de 2010, comprovam que o RVCC traduz-se na aquisio de novas

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Avaliao de Impacte dos Activos Empregados Beneficirios de Aces Financiadas pelo FSE, QUATERNAIRE/IESE - Instituto de Gesto do Fundo Social Europeu (2007), Avaliao de Operacionalizao das Formaes Modulares Certificadas (FMC), Autoridade de Gesto do POPH/Gabinete Oliveira das Neves (2010/2011) e Avaliao Externa da Iniciativa Novas Oportunidades, Agncia Nacional para a Qualificao (ANQ)/CEPCEP-Universidade Catlica (2009/2012).

competncias e possui um alcance muito para alm da mera funo de informao o leque de efeitos que o RVCC pode vir a ter no posicionamento dos indivduos no mercado de trabalho bastante amplo incluindo domnios como a aquisio de e-competncias, de soft-skills, desenvolvimento da motivao pessoal, autoconhecimento e auto-estima, aquisio de um projecto/estratgia pessoal, etc.; (ii) em segundo lugar, com o facto do presente exerccio de avaliao estar desprovido de informao e/ou de ferramentas metodolgicas que permitam aferir seja l o que for sobre as competncias/conhecimentos adquiridos ou sobre o papel do RVCC junto dos empregadores. (E2) E conclui: Resultado da inconsistncia dos pressupostos e da desadequao da metodologia face aos objectivos temos concluses que, no s carecem de fundamentao aceitvel, como tambm surgem em forte oposio aos resultados das avaliaes anteriores, das quais deixamos dois exemplos: Os participantes em processos RVCC () tm uma maior probabilidade de estar desempregados e de experimentarem duraes de desemprego mais longas (p. 73) - o carcter enviesado do grupo de controlo retira toda a solidez desta concluso. A generalidade dos resultados obtidos indica que os RVCC no tm impacto na evoluo das remuneraes do trabalho (p. 74) a incapacidade de isolar o impacto do RVCC das outras variveis que influenciam a evoluo dos salrios, retira toda a consistncia a esta concluso. (E2)

O estudo um embuste poltico, afirma um outro especialista, sintetizando dessa forma a demonstrao de que os estudos, mais do que a critrios tcnico-cientficos, obedece agenda poltica de quem o encomendou. Mostra-o o facto de produzir afirmaes sem sustentao em nenhum elemento analtico. Por exemplo, logo na pgina 2, afirma-se a ideia, repetida ao longo do documento, de que o RVCC no se associa a uma componente formativa. Apenas produz resultados estatsticos. Replica assim, sem qualquer esforo crtico, as declaraes de membros do governo e dos partidos que o sustentam. Mas como pode o estudo fazer tal afirmao se no incide sobre a aquisio de conhecimentos ou competncias por parte dos participantes? Como pode ignorar as horas de formao fornecida a quase todos os participantes e que enriqueceram essas competncias em domnios nos quais elas se revelavam insuficientes? E como pode ignorar os conhecimentos cientficos hoje disponveis sobre o efeito de aprendizagem efetiva resultante do prprio processo de reflexividade autobiogrfica? Em que partes do estudo constam dados que permitam a insinuao de que o alargamento da rede de Centros Novas Oportunidades se traduziu numa lgica de competio, em vez da cooperao em redes locais para a qualificao que se multiplicaram pelo pas? Na pp. 28 anuncia-se a eminncia (sic) de reconfigurao deste modelo. Como conhecem os autores essa iminncia? O que contm esta frase para alm do pontap na gramtica, mais do que o eco de intenes do governo? (E3)

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

3. A avaliao passa ao lado do objeto que era suposto avaliar


A avaliao circunscreve os resultados e efeitos de medidas de poltica de educao/formao de adultos a dimenses que se situam a jusante do campo de interveno dessas medidas (a obteno de um emprego e/ou a melhoria das condies de integrao profissional salrio, progresso na carreira, ); (E1) Do parecer de um outro especialista consta que: Neste exerccio de avaliao assume-se, desde logo, o objectivo de avaliar o impacto dos processos de RVCC no mercado de trabalho (p. 2), descurando o facto dos objectivos matriciais da interveno pblica que acomoda o RVCC no estarem centrados objectivamente no mercado de trabalho. Isto , tenciona-se analisar o impacto de uma interveno em domnios para os quais ela no foi realmente criada. Porm, esta constatao no inviabiliza a realizao do exerccio de avaliao, porquanto se considera que uma avaliao de impacto est centrada na anlise dos efeitos de longo prazo positivos ou negativos, primrios ou secundrios, produzidos directa ou indirectamente por uma interveno, de forma intencional ou no. No entanto, para a correcta concretizao da avaliao deveriam ser acauteladas duas opes metodolgicas. Em primeiro lugar, e uma vez que se trata de uma avaliao de impacto, deveria ser assegurada a abordagem de longo prazo (por exemplo, o percurso de um participante de RVCC trs a cinco anos aps a obteno da certificao). Em segundo lugar, deveriam ser previamente clarificados os caminhos percorridos entre as realizaes e os impactos e as respectivas relaes causais entre os diferentes momentos, de modo a perceber quais as cadeias de impactos possveis quando se trata de tentar ligar RVCC com impacto no mercado de trabalho (as cadeias seriam empiricamente validadas a posteriori). Nenhum destes trabalhos prvios foi realizado tendo-se lanado a avaliao de impacto sem qualquer reflexo ou ideia sustentada sobre a forma como os elementos do sistema interagem uns com os outros e quais os processos inerentes obteno desse mesmo impacto. Umas das consequncias da falta deste trabalho prvio so a desadequao e inconsistncia dos pressupostos de partida, bem como da abordagem metodolgica (). (E2) O governo anunciou que determinaria o que fazer com a Iniciativa Novas Oportunidades depois de ter nas mos a sua prpria avaliao. As avaliaes anteriores no bastavam ao atual governo. Nem a audio que a Assembleia da Repblica efetuou, nem a avaliao realizada por uma equipa de reconhecido mrito e independncia da Universidade Catlica que a UNESCO publicou como exemplo a nvel mundial, nem a autoavaliao dos Centros Novas Oportunidades, nem os inmeros trabalhos acadmicos sobre o impacto do RVCC na literacia das crianas, na aprendizagem ao longo da vida, e num longo etc. Insistia-se em que a Iniciativa Novas Oportunidades se limitava a certificar, sem qualificar. Ao mesmo tempo que, retirando Portugal do estudo sobre a literacia de adultos da OCDE, se perdia o ensejo para uma abordagem isenta e sem sofismas dessa matria. Estranhamente a presente avaliao completamente omissa sobre o assunto. Por isso, para alm de metodologicamente fraudulenta, tambm cientificamente desonesta.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Diz-se no documento que o objetivo da iniciativa Novas Oportunidades o da escolarizao da populao, promover a valorizao social do investimento em educao e formao de adultos, numa tica de aprendizagem ao longo da vida e qualificar 1 milho de ativos. Poder-se-ia ter avaliado e colocado em questo estes objetivos, e as metas em que se desdobram. Mas em vez disso avalia-se o programa em funo de objetivos que no so os dele. Mais um erro de palmatria, imperdovel at num estudante de primeiro ano em qualquer disciplina de mtodos. Uma avaliao pode e deve julgar a pertinncia e coerncia dos objetivos do programa avaliado, mas no pode avaliar o seu impacto sem ter em conta esses objetivos e o domnio de poltica em que se situa. No se podem avaliar as polticas de educao e de qualificao apenas atravs do seu impacto no emprego. certo que abunda a literatura que defende a existncia de uma relao entre as qualificaes da populao e a produtividade da economia, ou entre as qualificaes e o estatuto profissional das pessoas. Mas da a afirmar que essa relao mecnica e direta vai uma enorme distncia. As qualificaes contam, mas no so o nico fator que afeta a evoluo do emprego e da remunerao do trabalho. A conjuntura macroeconmica e fatores como a estratgia das empresas na adaptao crise tm um papel decisivo, que o estudo omite de forma despudorada. Portugal tem, h muito, um problema estrutural de absoro pelo mercado de trabalho das qualificaes que produz. Essa absoro faz-se lentamente e no imediata. Por outro lado, como evidente, h muito que no h, no mercado de trabalho, qualquer notcia positiva para os trabalhadores. Esse , segundo vrios estudos, um dos motivos da mobilizao da populao na adeso INO, com o objetivo de melhorar as oportunidades num contexto cada vez mais agreste e ameaador e que tem vindo a assumir, no ltimo ano, contornos extremamente gravosos. Se o estudo revela, apesar de tudo, que se registaram com a INO alguns efeitos positivos junto de certos grupos; se os salrios tm vindo a cair no pas a um ritmo muito maior do que o que o estudo verifica entre os trabalhadores menos qualificados e mais idosos que frequentaram o RVCC, ento existe motivo para retirar concluses opostas s que so avanadas. Seria importante que uma equipa independente tivesse acesso s mesmas bases de dados para testar de forma mais rigorosa e isenta esses mesmos efeitos. Provavelmente os impactos so muito melhores do que o que seria de esperar face s condies que se tm criado no pas. (E3)

4. A avaliao no considera as variaes de contexto


Um outro tema presente em todas as interpretaes aponta para a ilegitimidade de se realizar a avaliao de impactos de uma medida de educao e formao no mercado de trabalho sem considerar os devidos elementos de contexto. Pgina De facto, a avaliao valoriza a estimao de impactos particularmente sensveis (emprego e remuneraes) a variaes de contexto, as quais se mostram sobretudo, relevantes em

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

conjunturas depressivas do mercado de trabalho, como a que temos atravessado desde meados da dcada anterior. No tocante comparao da condio perante o trabalho antes e depois do RVCC, a anlise da distribuio dos diferentes estados no mercado de trabalho parece ser apenas atribuvel passagem pelos processos RVCC. Sucede, porm, que a condio perante o trabalho fortemente medeada pela evoluo do mercado de trabalho em situao de crise e desemprego crescentes, elementos explicativos chave que no so tomados em conta. O argumento segundo o qual a crise e o desemprego afectariam da mesma forma participantes e no participantes, no encontra eco na literatura. Tudo indica que o processo RVCC/NO teria muito provavelmente dado lugar a maior empregabilidade na ausncia de crise do mercado de trabalho, muito especialmente para os menos qualificados, principais destinatrios-alvo da Medida. Em matria de remuneraes, o exerccio efectuado no contempla o fenmeno da depresso das remuneraes que acompanha o reingresso dos desempregados no mercado de trabalho. Com efeito, tendo a amostra de participantes maior peso de desempregados, o perodo durante o qual estiveram envolvidos nos processos RVCC/NO prolonga o perodo de interrupo da trajectria de trabalho, num contexto de crise de oportunidades proporcionadas pelo mercado de trabalho. Os efeitos da depresso das remuneraes no reemprego ps-processo RVCC deveriam, assim, ter sido considerados na comparao com os no participantes que se mantiveram em maior percentagem empregados. O controle das condies especficas do mercado de trabalho constitui uma tenso permanente da metodologia de estudo e frequentemente resolvida com hipteses e/ou restries bastante redutoras. A ttulo de exemplo: a remunerao resume os atributos do trabalhador, os quais so considerados fixos desde 1 ano antes da participao (os ponderadores da regresso utilizada so os mesmos antes e aps o processo RVCC); a remunerao um indicador perfeito de qualificaes, numa perspectiva que se afasta de todos os contributos tericos da Economia da Educao e da Qualificao do Trabalho e que em contexto de crise econmica no recolhe evidncias (maiores e novas qualificaes no so validadas pelo mercado de trabalho, como sucede com as qualificaes superiores universitrias e politcnicas, frequentemente sub-remuneradas). (E1)

Sobre o mesmo tema, titula um outro perito: Incapacidade de isolar o impacto do RVCC. O exerccio de avaliao procura avaliar o impacto dos processos de RVCC no mercado de trabalho (p. 2), no entanto, no h informao, nem forma, de isolar o impacto especfico do RVCC no mercado de trabalho, de todos os outros elementos que tambm tm (alguns de modo muito mais expressivo) a capacidade de influenciar os domnios analisados. Ou seja, a abordagem utilizada interpreta a evoluo de um fenmeno to complexo como o desemprego tendo como nico factor explicativo a existncia ou no do RVCC.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

10

Por outro lado, no h igualmente instrumentos que permitam identificar/medir as relaes causa-efeito entre a obteno da RVCC e a situao no profisso/remunerao e o desemprego. Consequentemente, as anlises esto suportadas, no s por relaes causais no testadas empiricamente, nem verificadas na realidade, como recorrem a pressupostos enviesados, como referido anteriormente. Acrescente-se, ainda, para reforar a inpcia da metodologia no momento de isolar o impacto do RVCC, que o exerccio de avaliao, no momento de avaliar o percurso dos participantes na RVCC, no incorporou, por exemplo, os elementos de evoluo macro e micro econmicos do perodo em analise, no mbito do qual, a ttulo de exemplo, a taxa de desemprego nacional quase que duplicou (facto que, como lgico, no poder ser explicado pela interveno do RVCC). (E2) Um terceiro especialista cita o estudo: A observao de uma pessoa no mesmo momento do tempo em dois estados distintos com e sem RVCC seria a situao ideal para a avaliao. A diferena entre estes dois estados, na durao do desemprego ou na remunerao, mediria o efeito do processo RVCC (). Como se pudssemos controlar as variveis macro e microeconmicas que afetam o emprego, o desemprego e os salrios da mesma maneira que se controla o ambiente de uma experincia laboratorial (ainda por cima num quadro em que o mercado de trabalho sofreu as turbulncias de todos conhecidas). No legtimo comparar as trajetrias das pessoas sem levar em linha de conta a evoluo do mercado de trabalho. Diz-se ainda na pgina 33: Uma alternativa, ainda que invivel no presente, seria ter um conjunto de pessoas elegveis, por exemplo, para um processo RVCC de 3 ciclo do ensino bsico e inscrever aleatoriamente metade do grupo em processos de RVCC, mantendo a outra metade como grupo de controlo. Como se fosse possvel e legtimo decidir sobre opes que cabem a cada um e determinar que uma parte de um grupo de pessoas fica de fora de uma poltica s para servir uma experincia! Parece comdia, mas as consequncias podem ser trgicas. (E3)

5. Dois relatrios, dualidade nas opes metodolgicas


Um dos peritos ouvidos pela ANPEFA chama a ateno para a possibilidade de existir uma dupla inteno nos dois relatrios: denegrir todas as medidas de educao e formao de adultos desenvolvidas nos ltimos 12 anos, mas prioritariamente destruir a imagem do sistema de RVCC. As declaraes da Secretria de Estado do Ensino Bsico e Secundrio durante a apresentao dos estudos sustentam esta hiptese. Disse ela que os custos com o RVCC tinham sido 1.800 milhes de Euros. Ora, desse valor apenas 17,61% foram investidos nos Centros Novas Oportunidades, tendo 60,58 % sido utilizados nos cursos de Educao e Formao de Adultos e 21,82% nas Formaes Modulares Certificadas. Houve, pois, um m-f evidente nas declaraes da Secretria de Estado. (E3) Nota o mesmo perito que, quando se compara o relatrio relativo aos EFA e FMC com o que respeita ao RVCC so evidentes e notrias as diferenas de tratamento de algumas variveis. D vrios exemplos:
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

11

Na pp iii do relatrio EFA/FMC, face desigualdade notria dos grupos de participantes e no participantes, o mtodo aplicado para determinar o impacto da formao procura selecionar, entre o grupo de no participantes, trabalhadores em igual situao de desvantagem e com caractersticas demogrficas semelhantes s dos participantes. Diz ainda o relatrio na pp 2: O mtodo aplicado procura selecionar, entre o grupo de no participantes, trabalhadores em igual situao de desvantagem e com caractersticas demogrficas semelhantes aos participantes. Avana na pp 26 que Os grupos so emparelhados nestes estratos (matching), excluindo-se os no participantes que se encontrem em estratos sem participantes em formao profissional. Ora, sendo a base de dados dos no participantes a mesma, porque no se fez o mesmo no estudo do RVCC, tentando minorar os efeitos da desigualdade de partida? O etudo refere a pginas 35: Quando o trabalhador se encontrava inicialmente desempregado, quatro trimestres antes, quando se mede a remunerao de partida, o efeito associado FMC negativo, no perodo mais recente (perodo B), entre 1,9% (para as mulheres) e 2,2% (para os homens). No de esperar que a FMC esteja associada a uma penalizao na remunerao. Nesta transio em particular existir um terceiro fator que estar relacionado com a frequncia de uma FMC e a condio de desemprego que leva ao efeito negativo. Baixas qualificaes e uma posio de desvantagem no mercado de trabalho sero os candidatos provveis. A questo : porque razo neste caso se procura um terceiro fator, e no caso do RVCC no? Porque razo no caso da FMC no lgico atribuir-lhes a causa do desempenho menos conseguido, ao contrrio do que se faz para o RVCC? Enquanto no estudo dos RVCC se fala da articulao destes processos com os EFA e as FMC, possibilitando a construo de percursos flexveis, no estudo dos cursos EFA isso totalmente omisso. Porqu? S se encontra uma explicao: tentar ocultar que a flexibilidade resultante da combinao das diversas medidas de educao e formao de adultos uma das caractersticas fortes do sistema, em parte responsvel pelo sucesso onde outras medidas, como o ensino recorrente, falharam rotundamente. Na pgina 14 est escrito: combinou-se o perodo do 1 trimestre de 2005 ao 2 trimestre de 2011. Depois, na pp 16, j se diz que A caracterizao feita no momento da inscrio na modalidade formativa e cobre o perodo em que se regista a maioria das inscries (1 trimestre de 2008 ao 2 trimestre de 2011. Por que que no estudo do RVCC se ficaram por 2010? Se fossem a 2011 mudavam os resultados? Afinal qual o perodo? E no h dados depois do 2 trimestre de 2011? Um exemplo mais da dualidade de critrios. A idade mdia dos participantes em FMC de 39 anos e considerada prxima dos no participantes, 41 anos (pp16). Porm, no estudo RVCC, uma diferena de dois anos era considerada relevante. Dois pesos e duas medidas? (E3)

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

12

6. Notas soltas sobre estudos de m nota


Ter ficado clara, nas pginas anteriores, a parcialidade e a invalidade dos estudos encomendados pelo governo equipa do IST liderada por Francisco Lima. Nos prximos pargrafos abordaremos alguns detalhes que reforam os argumentos j expostos, ilustrando-os com pormenores ou com aspetos parciais ainda no referidos.

6.1.

Desconhecimento das matrias substantivas da educao e formao de adultos

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Na pgina 6 apresenta-se o RVCC como uma nova metodologia comea a ser desenvolvida atravs dos Centros RVCC. S pode ser propositada a omisso das orientaes internacionais, do que se passa nos outros pases e das recomendaes relativas ao reconhecimento e certificao de competncias no formais e informais presentes em documentos oficiais da EU e da OCDE! (E3) urge desencadear um novo estudo que permita, atendendo ao novo flagelo do desemprego e necessidade de reestruturao do nosso tecido empresarial e redireccionamento para novos mercados, perceber quais os impactos desta Iniciativa, com destaque em particular para a vertente de reconhecimento, validao e certificao de competncias (no presente relatrio) na empregabilidade e na relao com o mercado de trabalho, diz-se no relatrio sobre os RVCC. Pergunta-se: s o RVCC que deve ser avaliado pelos impactos no emprego? Ficaro todas as medidas de qualificao (ensino regular, exames, ensino superior, etc.) sujeitas ao mesmo critrio? E o ensino recorrente, que apresentado como alternativa apesar de se conhecer a ineficcia do modelo, nalgumas das avaliaes de que foi objeto mostrou contribuir para o emprego? Esperam os responsveis polticos pela educao e pela formao ser avaliados pelo andamento do mercado de emprego? Demitir-se-o dos seus cargos e abandonaro as suas polticas se o desemprego aumentar ainda mais? (E3) A base de dados da Segurana Social s tem dados at 2010 (limitao apenas referido num dos relatrios, porque no outro vai-se at ao segundo trimestre de 2011). Mas porque que a base de dados do SIGO no utilizada at atualidade nos aspetos que no implicam comparao? At ao Vero de 2011 eram produzidos relatrios mensais. E agora, porque no h informao publicada? A questo : quando comeou o discurso do governo a ter um impacto negativo na procura de qualificaes? (E3) A Bibliografia muito limitada. No se citam vrias teses de doutoramento que tiveram o RVCC como objeto, nem o estudo de Luclia Salgado sobre o impacto do RVCC na literacia emergente nas crianas, nem, sequer, os vrios documentos internacionais (Cedefop, Comisso, OCDE) em que a INO referida. (E3) referida no estudo sobre o RVCC uma srie de concluses da avaliao coordenada por Roberto Carneiro. Afirma-se que a avaliao do IST a primeira que mede efeitos reais e no opinies, como se os registos estatsticos fossem mais reais do que o que as

13

pessoas pensam. O que permite afirmar que a opinio das pessoas uma pior aproximao realidade do que a anlise de bases de dados muito limitadas quanto aos objetivos da poltica avaliada e sua complexidade? De qualquer forma, o que se refere, embora de modo truncado e parcial, contradiz de forma categrica afirmaes de membros do governo que disseram do estudo de Roberto Carneiro que s identificava como ganho a autoestima. Fica alis claro como era compreensiva, relevando os ganhos em todos os domnios de conhecimentos, atitudes e competncias dos adultos abrangidosE tambm, alm dos ganhos do eu, os ganhos na vida profissional (32%). De caminho, desvaloriza-se de forma completamente inaceitvel uma varivel pessoal, social e at econmica como a confiana das pessoas nas suas prprias capacidades, como se esse no fosse um produto dos mais importantes de qualquer processo de aprendizagem. Diz o estudo: O RVCC tem a particularidade de atribuir um nvel de escolaridade sem implicar a aquisio de novos conhecimentos no decorrer do processo de certificao (pp1); depois: A natureza inovadora do modelo e da metodologia em que assenta o processo de RVCC tende a fazer olhar para o mesmo com alguma desconfiana e a procurar estabelecer comparaes com as aprendizagens que so realizadas no ensino dito regular () (pp. 22) E ainda: O RVCC no se sustenta na aquisio de aprendizagens, mas antes no seu reconhecimento. (idem). Estas afirmaes esto totalmente desatualizadas em relao ao que se sabe hoje sobre os mecanismos de aprendizagem, quer de crianas quer, principalmente, de adultos. Os autores nunca ouviram falar do efeito cognitivo da reflexo sobre aquilo que se aprendeu e aquilo que se fez? Gera-se mais conhecimento. Alm disso, ao RVCC associaram-se milhes de horas de formao complementar (no apenas EFA e FMC). Como podem manter-se na falcia do mero reconhecimento ou, o que o mesmo, da mera certificao? De resto, h alguma dvida sobre a atribuio de certificados a quem demonstre possuir os conhecimentos, as atitudes e as aptides profissionais requeridas em referenciais exigentes e adequados aos padres nacionais e europeus relativos a cada um dos nveis de qualificao? Uma nota sobre uma afirmao incrvel: A inovao gera desconfiana, e nada mais do que isso? (E3) Escreve-se na pp 23: o valor de um produto corresponde ao preo que estamos dispostos a pagar para o adquirirmos. No preciso ser economista para saber que h, para alm do valor de troca, o valor de uso. E h vrios fatores a afetar o preo de um produto. Desde logo, a relao entre a procura e a oferta. Ora, em matrias como a qualificao, se no h procura imediata, faz sentido acabar com a oferta? Quais as consequncias de longo prazo se fosse seguida a lgica de abandonar a qualificao, ou a educao, por escassez da procura imediata? Que preo teramos de pagar no futuro, quando formos confrontados com a necessidade de qualificaes que levam dcadas a produzir? No se pode avaliar a educao e a formao como se de uma mera mercadoria se tratasse. (E3)

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

14

6.2.

As proxis que visam atenuar os erros metodolgicos de base so inadequadas

A hiptese de a data de registo na Segurana Social capturar a entrada no mercado de trabalho, constitui um pressuposto arriscado dada a precariedade que tem caracterizado a participao dos adultos de baixas qualificaes no mercado de trabalho nos ltimos anos. (E1) A abordagem da idade e experincia como proxy para a finalizao de estudos, no considera elementos dinmicos com peso (perodos de interregno entre o fim da escolaridade e o incio da experincia profissional, interrupo da experincia de trabalho,). Era importante ter considerado a existncia destas possveis descontinuidades, atenuando a inconsistncia das hipteses. (E1) A considerao do sector de actividade como proxy das qualificaes de partida (limitao, alis, reconhecida pelo Estudo) superada pela agregao de sectores com capital intensivo e de baixa intensidade em capital. Mas esta opo tem como consequncia juntar qualificaes distintas e de reas funcionais muito diferentes, ou seja, com potencial de estruturao do emprego e com padres de remunerao bastante hetergenos. (E1) Na pp 42 reconhece-se que no h informaes sobre as qualificaes de partida das pessoas que integram as bases de dados. Utiliza-se como proxi os setores de atividade. Que proxi esta, num mercado de emprego como o nosso, segmentado no em funo dos setores, mas das empresas, mesmo dentro de um mesmo sector? Um trabalho srio teria de incluir, pessoa a pessoa, a varivel qualificao (E3)

6.3.

Indicadores construdos sem rigor

Ressalva idntica ( do setor de atividade como proxy das qualificaes de partida) deve ser feita para a durao do desemprego, uma varivel que dispe na amostra de um n de observaes/trimestres muito pequeno para ajustar uma Survival. Sendo os participantes desempregados em maior percentagem, partida, a crise do mercado de trabalho tenderia a reforar esta sua situao, com maior probabilidade relativamente aos no participantes. A contra anlise que o Estudo tenta fazer com as caractersticas dos trabalhadores (pg. 55) no se mostra inequvoca nos resultados. (E1) No Anexo Tcnico e no tocante aos logaritmos da sobrevivncia ao desemprego: faltam indicadores importantes da qualidade global [p.e., Hosmer-Lemenoshov; nvel de significncia do Qui-quadrado; e testes de Wald para os coeficientes (odds)]. As regresses estimadas para as remuneraes apresentam, em todos os casos (homens, mulheres, TCO, independentes) testes muito baixos da qualidade dos ajustamentos (R quadrado e R quadrado ajustado, especialmente). Em face do elevado
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

15

n de observaes, tal no seria de esperar, o que pode indiciar estarmos em presena de um Modelo pouco apropriado face natureza original dos dados que foram processados pelo Estudo. (E1) No primeiro perodo do ponto 3.2 (metodologia) diz-se que A observao de uma pessoa no mesmo momento do tempo em dois estados distintos com e sem RVCC seria a situao ideal para a avaliao. A diferena entre estes dois estados, na durao do desemprego ou na remunerao, mediria o efeito do processo RVCC. (pp. 33). No d para acreditar. Os autores julgam mesmo que uma pessoa pode estar e no estar com RVCC ao mesmo tempo, ou trata-se de distrao? abaixo da lgica da batata! Alm disso, no se considera que a pessoa pode ser a mesma, mas o mercado de emprego no , pelo que, como j se disse, a comparao espria se no se levarem em linha de conta os fatores que afetam a evoluo desse mercado. (E3) No ponto 5.2. sobre o Mtodo de Estimao (pp. 80), escreve-se: A sua aplicao requer que seja observvel um conjunto de variveis no perodo antes da participao que sirva para aumentar a comparabilidade com o grupo de no participantes. No caso em estudo, o conjunto dessas variveis limitado. Porm o estudo segue como se nada fosse. Arranjam-se umas frmulas matemticas mgicas e anulam-se os desvios. E tudo passa a ser estimado. E de estimativas tiram-se concluses to assertivas como se tivesse havido observao direta da realidade. A INO foi acusada de trabalhar para as estatsticas. Mas isto nem sequer respeitar as estatsticas e a realidade que elas traduzem. O mtodo contorcionista para chegar concluso encomendada. Esta a triste realidade do estudo em anlise. (E3) A concluso geral de que os trabalhadores por conta de outrem que participam em processos RVCC so oriundos essencialmente de setores da indstria de menor intensidade tecnolgica e dos servios de menos intensidade de conhecimento, quando comparados com os no participantes nos processos RVCC (pp45). Ento, como podem ser comparados com os grupos em termos de exposio ao desemprego (e sua durao) e de progresso salarial? (E3)

6.4.

Falta de validao emprica das afirmaes e concluses

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Na verdade, s com o recurso s bases de dados nada podemos saber sobre o impacto efectivo da obteno do RVCC no domnio da empregabilidade ou dos salrios, como

16

Intimamente ligada incapacidade de isolar o impacto do RVCC e de verificao das relaes causais est a falta de validao emprica dos resultados. Na sua essncia, o exerccio de avaliao est suportado na anlise de duas bases de dados, carecendo claramente de base emprica e de instrumentos de auscultao junto dos actores relevantes no processo (desde logo, trabalhadores e empregadores) e de quantificao de resultados no terreno, que nos permita validar em termos quantitativos e qualitativos as reais relaes causais referidas anteriormente.

desde logo referido pela equipa de avaliao nas paginas 33-34 A mera observao de um aumento salarial ou a obteno de um emprego em menos de seis meses para uma pessoa com um RVCC no permite medir o efeito do processo de certificao. O seu desempenho no mercado de trabalho pode advir das suas competncias e no de possuir um grau de ensino reconhecido. Ou seja, no sabemos se a alterao de remunerao ou aumento de empregabilidade devido a algo que o trabalhador j possua (e era reconhecido pelos empregadores) ou se ao RVCC em suma, ser necessrio isolar o RVCC das outras variveis, algo que no foi feito nem a metodologia utilizada o permite fazer. E este problema no se resolve com a criao de um grupo de controlo, desde logo, porque no se conhecem as variveis que influenciam o comportamento deste (por exemplo, no sabemos se estes indivduos, no participantes no RVCC, tero adquirido formao/competncias noutros contextos). Consequentemente temos inmeras concluses que no esto comprovadas em termos empricos, nem, acima de tudo, ser possvel antever e compreender os fundamentos subjacentes a estes processos. (E2) Os estudos so baseado na comparao de duas bases de dados. No h produo de qualquer informao primria. O exerccio fica totalmente limitado pelas caractersticas das bases de dados e pelas dificuldades em cruz-las. (E3) Entre os participantes A proporo de desempregados aumenta com o grupo etrio, de 3,5% (na coluna Total) no grupo dos 15 aos 24 anos at 9,3% no grupo dos 45 aos 65 anos (pp 47). Para alm de se incluir uma faixa (de 15 aos 18 anos) que no elegvel, o que isso mostra que os mais velhos, sendo em mdia menos qualificados, esto mais expostos ao desemprego. Alis, o desemprego gera procura de qualificaes, razo pela qual o peso dos desempregados nos CNO rondava, entre 2008 e 2011, 40% (mesmo antes das medidas do IEFP de encaminhar todos os desempregados para os CNO). Na pp. 52 conclui-se que o desemprego aumentou menos para os mais qualificadoso que explica duas coisas: que as pessoas da INO, menos qualificadas, esto mais expostas; que por terem conscincia das desvantagens, se mobilizaram para a qualificao. No so legtimas quaisquer outras concluses. (E3) Atente-se na diferena entre o grupo de 25-34 anos e 45-64: ao fim de oito trimestres (dois anos) 75% dos trabalhadores do grupo 45-64 ainda permanece no desemprego, mas apenas pouco mais de 25% dos trabalhadores do grupo 25-34 a permanecem (pp 56). Concluso lgica: so fatores como a idade e provavelmente a qualificao a ela associada o que faz a diferena. A qual se agrava num contexto de grande crise no mercado de emprego como o atual. (E3)

6.5.

Distores nada ingnuas e politicamente comprometidas

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

Quando se fala do RVCC antes da INO d-se destaque ao papel do Jri. Depois de 2005 desaparecem as referncias aos avaliadores externos. Porqu? (E3)

17

Em virtude das campanhas publicitrias mudou o pblico: Estes novos candidatos certificao distinguem-se do pblico-alvo tpico dos Centros RVCC. Tendo abandonado recentemente o ensino, com o secundrio incompleto por incapacidade de concluso (pp. 15). Mas a mdia de idades de 38 anos! E so raros os casos entre os 15 e os 24, como se diz mais frente. Nesta passagem, os autores limitam-se a repetir mais uma das atoardas dos detratores a acusao totalmente infundada de que o RVCC serviria como via mais fcil de concluso do secundrio por parte de alunos que abandonam o ensino formal , apesar de ser frontalmente contrria s prprias verificaes do estudo. (E3) Associa-se a criao de uma nova modalidade de concluso do secundrio (o DL 357/2007) necessidade de os CNO se concentrarem na procura dos menos qualificados (pp. 16). Ora, a modalidade no nova. De facto havia o precedente de um despacho de Manuela Ferreira Leite que o 357/2007, na prtica, se limitou a atualizar. E os CNO no so envolvidos nisso, a no ser no eventual encaminhamento. Alm disso, o volume no significativo face aos clientes do CNO, pelo que no representa nenhum alvio. (E3) O estudo deixa uma insinuao: desconhecendo-se ainda se sacrificando o ltimo dos princpios enumerados na Carta de Qualidade: Rigor, exigncia e eficincia no desenvolvimento de todos os processos de qualificao e certificao, bem como na gesto do Centro Novas Oportunidades. (pp. 16). Se desconhecem, o que leva os autores a falar de um putativo sacrifcio da qualidade a no ser a tentativa demaggica de levantar a suspeio e o descrdito sobre a qualidade do trabalho dos Centros, sem qualquer evidncia para apontar? Trata-se de pura demagogia. O contrrio da cincia. (E3) Nos anos seguintes, viria a consolidar-se publicamente a marca Novas Oportunidades, sendo porm desvirtuada a sua conceptualizao inicial A INO passou a ser associada apenas ao RVCC (pp. 16) No havendo estudos consolidados e desenvolvidos especificamente nesta matria, capazes de aprofundar o nascimento e consolidao desta marca, acredita-se que este fenmeno ter sido gerado, em grande medida, pelas sucessivas campanhas publicitriasque se focaram essencialmente no processo de reconhecimento, validao e certificao de competncias (pp. 17). Novamente os autores retiram concluses baseadas emestudos que no existem! E omitem a campanha dirigida aos jovens para dizer que h mais profisses na tua escola, a campanha dirigida concluso do secundrio, a campanha dirigida aos empresrios, que so alis a maioria. Se algum responsvel de alguma distoro no sentido de associar a INO apenas ao RVCC foram precisamente os crticos que permanentemente apresentaram a Iniciativa como se se limitasse certificao de competncias. (E3) Na pp. 28 diz-se que a metodologia da avaliao da Universidade Catlica integrou a realizao de 6 focus-group e 13 entrevistas aprofundadas (num total de 50 entrevistas) e 40 estudos de caso. mentira. Pura e simplesmente. A avaliao envolveu um trabalho muito mais vasto, incluindo, alm dos elementos referidos, inquritos (vrios, alguns a amostras representativas da populao portuguesa, e sobre vrios temas), a autoavaliao de toda a rede de Centros, entre outros elementos omitidos. (E3) As pessoas inscritas que desistiram ou que obtiveram certificaes parciais so excludas da base de dados (pp. 31). Assim, como se testa a crtica do facilitismo? O
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

18

volume de desistncias (2/3) justifica a crtica de facilitismo, ou a de dificuldade excessiva? (E3)

6.6.

Erros que se repetem no relatrio sobre os cursos EFA e as FMC

Vejamos agora alguns exemplos de erros presentes no relatrio sobre os RVCC que se repetem no relatrio sobre os EFA e as FMC.

As anlises apresentadas na pp iii permitem concluir que os cursos EFA esto associados a um aumento da probabilidade de transio do desemprego para o emprego, aps a concluso do curso. () A inscrio numa Formao Modular Certificada tem um efeito de reduo da durao do desemprego; os resultados apontam para uma relao positiva entre a evoluo da remunerao e a concluso de um curso EFA. Prossegue o relatrio na pp 2: Os resultados apontam para um efeito positivo da frequncia de um EFA ou FMC quando o trabalhador passa por uma experincia de desemprego. O efeito dos cursos EFA mais forte quando os cursos incluem uma componente de formao tcnica. Depois ainda se diz que Os resultados (Quadro 11) indicam que a concluso de um curso EFA est associada a um aumento da remunerao (em 4%) no caso dos homens, face sua situao oito trimestres antes, quando se encontravam desempregados. O efeito no significativo para as mulheres (pp 32). Ora, se os efeitos so positivos (ainda que a conjuntura seja to m como , e embora no se compreenda porque que h uma diferena entre homens e mulheres, quando a formao do mesmo tipo, o que em nada preocupa os avaliadores), porque est parada a aprovao de cursos EFA e das FMC? Qual o sentido de reduzir a componente profissional dos cursos EFA (como alis dos Cursos Profissionais) a um conjunto de 13 reas das profisses manuais, incluindo o setor primrio, mais 3 respeitantes a hotelaria e turismo e proteo do ambiente? Portugal vai regredir em termos setoriais, para uma economia meio agrcola meio da segunda revoluo industrial? Abandona-se a qualificao de trabalhadores nos setores dos servios? Ou esses setores ficam reservados para algumas elites? (E3) Como vo funcionar os cursos EFA de dupla certificao com turmas com o mnimo de entre 26 e 30 alunos (mnimo de 20 nas FMC), o que torna a qualidade pedaggica invivel? Se se pretende encher turmas s para as estatsticas, os resultados vo ser os contrrios, porque nestas condies os cursos no vo funcionar e verificar-se- uma grande quebra na procura. Isto se chegar a haver oferta, porque entretanto a Comisso Ministerial de Coordenao do Quadro de Referncia Estratgica Nacional decidiu suspender todos os atos administrativos e de gesto, o que quer dizer que no vo poder abrir os cursos pelos quais esto espera, inscritos, dezenas de milhares de pessoas.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

19

Acrescente-se que nada justifica o encerramento dos EFA escolares nas escolas pblicas, dado que eles produziam resultados positivos (ainda que, do ponto de vista do mercado de trabalho, compreensivelmente, possam ser menos visveis do que os de dupla certificao), praticamente sem despesas adicionais para as escolas. Consta da pp ii que Os participantes nos cursos EFA so mais novos, em mdia, e detm uma menor experincia profissional do que os no participantes () Tal implica que entraram mais cedo no mercado de trabalho e que detm menor nvel de escolaridade (); na pp iii acrescenta-se que Os participantes recebem remuneraes menores que os no participantes e a diferena tem-se mantido constante ao longo do tempo. (de 680 para 538, de 935 para 794, de 825 para 635 conforme os grupos considerados); notrio que os participantes constituem um grupo em desvantagem no mercado de trabalho, tanto pela incidncia do desemprego como pelas baixas remuneraes; E ainda a pgina 2: Adicionalmente, os participantes diferem dos no participantes nas suas caractersticas demogrficas e laborais. A fraude metodolgica caracterstica do relatrio sobre o RVCC repete-se: nem os grupos so comparveis, nem se controlam as variveis de contexto, nomeadamente a evoluo do emprego, do desemprego e das remuneraes do trabalho. Os mtodos de estimao economtrica que se diz utilizar para superar o primeiro dos problemas (quanto ao segundo, nunca considerado) so remendos que acabam por no resolver o problema de base. Diz-se na pp23: A avaliao de impacto da participao nos cursos EFA e nas FMC conseguida pela comparao entre os participantes e os no participantes. Sem um ponto de comparao no possvel determinar o efeito da formao. () os no participantes servem de grupo de controlo. A literatura cientfica sobre a avaliao em causa extensa e prope diversas abordagens ao problema. As questes centrais tm a ver com as razes que levam uma pessoa a decidir participar ou no na formao e a comparabilidade entre participantes e no participantes que da resulta. Na situao ideal, as pessoas deveriam ser distribudas aleatoriamente pelo grupo de participantes e no participantes, como numa experincia controlada. Como tal no possvel, h que encontrar uma alternativa para tornar os grupos comparveis. Primeiro: no s a probabilidade que conta. A primeira condio do mtodo a similitude dos grupos, que devem ser iguais em todas as variveis menos a que est a ser testada. isso que diz a literatura. Note-se que estamos sempre a encontrar alternativas para suprir lacunas de mtodo. Neste estudo foram mais longe do que no do RVCC para suprir as lacunas, criando segmentos mais equiparados aos participantes, mas ainda assim fica-se tudo pela estimao e pela aproximao grosseira, quando no h manipulao pura e simples da informao. A idade de entrada no mercado de trabalho e os anos de experincia profissional so calculados a partir da data da primeira inscrio na Segurana Social. Quando considerada em conjunto com a idade, serve como proxy do nvel de escolaridade, admitindo que a maioria das pessoas entra no mercado de trabalho aps terminar a frequncia do sistema de ensino regular (pp. 15). Revela-se aqui uma ignorncia confrangedora. Desconhece-se a irregularidade atual da transio da escola para o mercado de trabalho. E principalmente esquecem-se fenmenos de grande dimenso,
ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

20

como as retenes e o abandono escolar precoce, que tornam esta proxy anedtica. (E3) Na pp. 6-7 diz-se que Os mesmos viriam, porm, a sofrer alteraes, ajustando-se, em funo de algumas lacunas que foram sendo detetadas, quer no modelo curricular quer na sua arquitetura ou funcionamento, conforme recordado no prembulo do despacho n 3447/2010 () Estas lacunas ou dificuldades viriam a ser solucionadas com a entrada em vigor do despacho n 26401/2006, de 29 de dezembro, alterado pela portaria n 817/2007, de 27 de julho. Fica-se assima saber que as lacunas que foram sendo identificadas e recordadas num despacho de 2010 viriam a ser solucionadas num despacho de 2006, alterado por uma portaria de 2007. Que o estudo fraudulento, j tnhamos visto. Mas que nem se dessem ao trabalho de evitar ausncias de rigor e erros lgicos to bsicos como estequem poderia acreditar? (E3) Trata-se de uma resposta que, para j, ter de ficar pelas sensaes e percees (pp 12). Isto , ficam-se pelo livre arbtrio e pelas impresses. E com base nelas que o governo decide? (E3) A disperso regional dos participantes nas duas formaes maior do que a disperso dos no participantes (PP. 17). Porque no se retira a concluso bvia: a capilaridade da rede de agentes, CNO, entidades formadoras, etc., produzia um efeito que contraria a desvantagem das zonas mais desertificadas? (E3) A informao sobre as qualificaes dos trabalhadores poderia ser capturada pela sua profisso e posio dentro da empresa. Como no existe tal informao na base de dados, recorre-se ao setor de atividade das empresas (pp.18). Como se viu no relatrio sobre o RVCC, a segmentao em Portugal no se faz pelos setores de atividade, mas sim pelo perfil empresarial. Como no h informao, os autores inventam-na. (E3)

6.7.

Inadequao das qualificaes da equipa responsvel

Equipa responsvel pelos estudos constituda por um especialista em gesto, macroeconomia, mtodos quantitativos de investigao e microeconomia e dois especialistas em engenharia informtica ou matrias afins. Nenhum dos membros possui currculo relevante nem no campo da avaliao, nem no campo da educao. No se compreendem os critrios de escolha. No h nenhum especialista, sequer, em educao, quanto mais em educao de adultos. Por isso no percebem a correlao entre qualificaes e empregabilidade, nem o que se aprende com o mtodo autobiogrfico, nem uma srie de outras matrias que seriam importantes.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

21

7. Notas finais
Primeira nota final: tratando-se de uma avaliao, que recomendaes so feitas? Melhorar os aspetos apontados pelo relatrio do CNE, eles prprios j reconhecidos pela ANQ no balano da 1 fase da INO (que o trabalho refere)? Ou os autores apenas foram pagos para descredibilizar, no para sugerir fosse o que fosse? (E3)

Segunda nota final: a ANPEFA agradece a disponibilidade dos especialistas que colaboraram na organizao deste dossier, reservando os seus direitos de autor e identidade.

ANPEFA Associao Nacional de Profissionais de Educao e Formao de Adultos Email: associacaonpefa@gmail.com

Pgina

22

Вам также может понравиться