Вы находитесь на странице: 1из 9

1

001FORA E CORAGEM PARA MOMENTOS DIFCEIS!


Muitas vezes nos encontramos em momentos difceis! As vezes tudo parece estar bem e algo nos acomete de repente e nos sentimos fracos, desanimados, desencorajados, sem fora para continuar! Voc assim? Eu tambm sou! Ento so nessas horas que Deus deseja nos fortalecer para prosseguirmos e justamente sobre isso que quero tratar nesta mensagem! veja esse texto comigo onde o Povo de Deus estava se sentindo assim, diante de um momento difcil e desanimador:

0021 Depois da morte de Moiss, servo do Senhor, disse o


Senhor a Josu, filho de Num, auxiliar de Moiss: 2 "Meu servo Moiss est morto. Agora, pois, voc e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordo e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. 003 3 Como prometi a Moiss, 4 Seu todo lugar onde puserem os ps eu darei a vocs. territrio se estender do deserto ao Lbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, at o mar Grande, no oeste. 004 5 Ningum conseguir resistir a voc, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moiss, estarei com voc; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. 6 "Seja forte e corajoso, porque voc conduzir esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Josu 1:1-6 Neste texto a morte de Moiss e o desafio de conquistar a terra prometida gerou esse desnimo no povo, que se sentia sem fora, incapaz, desencorajado, desamparado Talvez voc esteja assim: Por alguma palavra que algum disse a voc! (seu cnjuge, seu patro, filho(a) ou at um(a) amigo(a) que voc considera; Talvez o resultado de um exame mdico! O resultado de um concurso que voc prestou! Ou at mesmo as vezes sem um motivo que voc consegue nominar, voc simplesmente acordou assim o em um determinado momento do seu dia, voc passou a se sentir assim: FRACO e DESENCORAJADO Veja a palavra de Deus para sua vida!

I.

005DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOC QUANDO: SUA OBEDINCIA PRECEDE SUA COMPREENSO!
Josu e o povo de Deus estavam diante de uma situao adversa, tudo aparentemente era contrrio. B. Humanamente falando era impossvel eles realizarem a faanha de conquistar aquela terra. C. Veja comigo a situao era desanimadora aos olhos humanos, veja o relatrio daqueles que foram olhar a terra: 00625 Ao fim de quarenta dias eles voltaram da misso de 27 E deram o seguinte reconhecimento daquela terra. relatrio a Moiss: "Entramos na terra qual voc nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui esto alguns frutos dela. 28 Mas o povo que l vive poderoso, e as cidades so fortificadas e muito grandes. (Numeros 13: 25,27-28) D. Todavia Deus fortaleceu e encorajou a Josu dizendo a ele as seguintes palavras: 0077 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moiss lhe ordenou; no se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que voc seja bem sucedido por onde quer que andar. (Josu 1: 7. NVI) E. Perceba que Deus disse, no importa o relatrio, no importa o inimigo, no importam as dificuldades! 1. Somente e to somente se voc me obedecer voc ser bem sucedido. F. Talvez voc tem enfrentado momentos como Josu e o povo de Israel neste momento! 1. Onde seus desafios parecem impossveis; 2. Voc no sabe como poder fazer para cumprir com suas responsabilidades financeiras; 3. Voc est desanimado(a) porque no sabe com tratar com seu filho(a) adolescente; 4. Voc est desencorajada diante dos mesmos erros que se repetem em sua vida; 5. Frustrada pelas atitudes do seu cnjuge! 6. Deus trouxe voc aqui para animar voc, encorajar voc Ele est dizendo: A.

a)

b)

Continue me obedecendo, mesmo sem compreender tudo, eu tenho o melhor, eu no perdi o controle. Eu no deixarei frustrado aqueles que confiam em minha palavra, aqueles que confiam em meu nome diz o Senhor. (1)

To somente obedea, mesmo sem compreender tudo! ILUSTRAO: O discpulo e a vaca! 7. Moral da histria: a) As vezes no queremos obedecer, pois achamos que sabemos o que melhor... e acabamos estragando tudo. b) Atrapalhamos o plano de Deus na vida de algum e na nossa vida porque queremos compreender tudo antes de obedecer! c) Acabamos nos tornando vacas na vida das pessoas! G.

008Portanto: Para ajudar voc a obedecer: 1. 008AViva para agradar a Deus e Deus somente!
a) Querer agradar todo mundo uma das razes pelas quais nos frustramos e nos colocamos em situaes difceis! b) Todavia quando vivemos para agradar a Deus recebemos fora e coragem e ento progredimos, veja essa verdade: 008B 1 Finalmente, irmos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de ns, de que maneira convm andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. (I Tessalonicenses 4:1. ACF) c) Querer agradar as pessoas ao invs de Deus, ou tentar compreender tudo antes de agir, compromete nossa obedincia a DEUS

d)

e)

f)

Querer entender antes de agir, ou agradar as pessoas ao invs de Deus denuncia que ainda no estamos obedecendo a Deus e assim no podemos experimentar o fortalecimento e encorajamento dado pelo Esprito Santo aqueles que esto dispostos a obedecer. Alm do mais, quando agradamos a Deus, mesmo que desagradamos as pessoas mais tarde essas mesmas pessoas nos admiram Quando queremos agradar as pessoas ou a ns mesmos ao invs de Deus, acabamos machucando a ns mesmos e as pessoas que no queramos desagradar. (1) (2) A me que no desagrada o filho e colhe conseqncias terrveis A namorada que no desagrada namorado e destri sua vida o

009 RECAPITULAO:
2. Agrade a Deus, obedea-o, mesmo sem entender tudo, mesmo que isso contrarie as pessoas ou at mesmo sua vontade. 2 E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2. ACF)

II.

010 EM 2. LUGAR, DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOC QUANDO: SUA DEVOO PERMEIA SUA AO!
A. Algum que desfruta do encorajamento de Deus algum que obedece mesmo quando no compreende tudo; E Justamente por isso algum que no age sem antes entender a orientao de Deus; exatamente isso que Deus aconselha Josu a fazer com o povo para que eles conquistem a terra prometida:

B. C.

0118 No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de


meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bem sucedido. (Josu 1: 8. NVI) D. interessante que Josu estava em Guerra e Deus d esta ordem para que ele no aja sem antes meditar em sua Palavra; E. Isso deve indicar a mim e a voc que no podemos agir sem a certeza da vontade de Deus. F. Meditar na palavra de Deus nos fortalece e encoraja pois ela: 1. Poupa tempo 2. A palavra de Deus nos d sabedoria 3. Revela a vontade de Deus 4. Acrescenta sabedoria as nossas aes e decises 5. D direo segura 6. Nos protege do erro G. E quando abatidos por alguma circunstncia ela nos tira do foco da dificuldade e coloca nossos olhos em Deus e assim somos encorajados e fortalecidos no senhor. H. 012Pense nisso: Para suas aes no serem comprometidas: 1. a) b) c)

012ANO NEGOCIE SUA VIDA DEVOCIONAL!


Ado e Eva pecaram justamente por no dar ouvidos a palavra de Deus Pense comigo, Jesus venceu as tentaes do deserto com a Palavra de Deus; Quando voc estiver precisando de fora e coragem recorra a palavra de Deus (1) (2) Quantas pessoas nessas horas procuram conselho de qualquer pessoa; Ficam frustradas e desanimadas e ao invs de buscar alento na palavra de Deus, deixam seu devocional;

(3)

Deixe-me sugerir a voc quando voc estiver fraco, precisando de fora, precisando de nimo, precisando ser encorajado recorra a Palavra de Deus...

ILUSTRAO: I. Esses dias eu estava assim PRECISANDO E ENCORAJAMENTO, ento fui ler o evangelho de Joo e quase no final do livro Deus usou uma verdade maravilhosa para mostrar como sou amado do Senhor e isso me encorajou! 1. Ao ler a passagem enquando Jesus era interrogado pelo sumo sacerdote, o v. 18 de Jo 18 diz assim 01318 Fazia frio; os servos e os guardas estavam ao redor de uma fogueira que haviam feito para se aquecerem. Pedro tambm estava em p com eles, aquecendo-se. (Joo 18:18) 2. Logo em seguida fiquei imaginando Jesus sofrendo as torturas dos guardas no frio... a) Me senti amado por Deus; b) Me senti encorajado por Deus; c) Me senti fortalecido em Deus.... d) Busque na Palavra de Deus e ela encorajar voc, fortalecer voc para que suas aes sejam firmes a pesar de qualquer dificuldade que voc esteja enfrentando.

014 - Recapitulao III. 015EM 3. LUGAR, DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOC QUANDO: SUA AO PREVALECE SOBRE O MEDO!
A. Algum j afirmou um dia que ter coragem no no ter medo, mas fazer o que for preciso mesmo com medo! Veja que foi exatamente isso que o Senhor ordenou a Josu:

B.

0169 No fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! No


se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estar com voc por onde voc andar". (Josu 1:9 NVI) C. Recebi uma mensagem esta semana com um texto de Max Lucado retirado do seu livro sem medo de viver que gostaria de compartilhar com voc, o autor afirma:

O MEDO o nico oponente real da vida. S o medo pode derrotar a vida. Ele um adversrio inteligente, traioeiro! Ele no tem decncia, no respeita nenhuma lei ou conveno, no mostra a menor misericrdia. O medo procura o seu ponto mais fraco. Comea em sua mente, de repente. O medo, disfarado na pele de uma leve dvida, entra na sua mente como um espio. A dvida encontra a descrena e a descrena tenta expulsla. Mas a descrena um soldado raso mal armado. A dvida a derrota sem maiores problemas. Voc fica ansioso! A razo vem batalhar por voc. Voc est reafirmado. A razo est completamente equipada com a ltima tecnologia em armas. Mas, para a sua surpresa, apesar de ter uma ttica superior e vrias vitrias inegveis, a razo perde. Voc se sente enfraquecendo, hesitando. Sua ansiedade se torna pavor... Rapidademente voc toma decises precipitadas ou deixa de tomar qualquer deciso. Voc dispensa seus ltimos aliados: a esperana e a confiana. Pronto, voc se derrotou. O medo que nada mais do que uma impresso triunfou sobre voc.

D.

E. A.

interessante como o medo tem o poder de nos paralisar! 1. O que Deus est dizendo aqui que se voc agir. Na sua ao ele te fortalecer! 2. Conforme voc decidir agir mesmo com medo, Deus te animar e te fortalecer medida que voc vai agindo. 017Portanto guarde isso: Para agir apesar do medo:

017AOua apenas a voz de Deus!

1.

2.

Sempre que vamos realizar algo, eu e voc temos que vencer as distraes que nos impedem de ouvir a voz de Deus! E h algumas vozes que sempre nos impedem de agir, que ao invs de nos encorajar nos desanimam, que ao invs de nos fortalecer nos enfraquecem. a) Nossa prpria voz! (1) Perceba que grande porcentagem do seu medo apenas uma impresso falsa criada a partir de um preconceito. (a) Exemplo: voc ouve algo, sente algo, e comea a construir pensamentos sobre seu sentimento que j no verdadeiro, e ento mais a frente, voc comprometer sua deciso, pois tomar uma deciso beseado(a) nesses pensamentos, conjecturaes.

b)

A voz do mundo! (1) (2) O mundo vai usar pessoas a sua volta! As pessoas por mais bem intencionadas que so vo falar de suas prpria experincias, vo falar da sua percepo que tambm comprometida por causa daquilo que elas conhecem! (a) (i) Um pessoa no pode dar aquilo que no possui! Voc pode pedir conselhos a algum, mas necessariamente precisa ser algum que tem uma palavra de Deus para voc! E no mundana!

c)

A voz do diabo! (1) A bblia afirma que o diabo vem para roubar matar e destruir, mas Jesus veio para te dar vida e vida em abundncia

(a)

A voz do diabo sempre ser contrria a voz de Deus, e sempre ser um atalho! Todavia os atalhos, embora prometam uma chegada mais rpida, no garantem a chegada! O caminho de Deus pode ser mais longo mas seguro.

(b)

(c) B.

Voc consegue perceber que se voc ouvir a voz de Deus ento isso capacitar voc a obedecer mesmo sem entender tudo, sua vida com Deus nortear suas aes e voc se sentir fortalecido e encorajado! 1. um ciclo vitoriosos! 0181 Por estarem unidos com Cristo, vocs so fortes, o amor dele os anima, e vocs participam do Esprito de Deus. (Filipenses 2:1. NTLH) C. Decida nesta hora ouvir a voz de Deus e a voz de Deus somente e voc perceber como Ele animar voc! D. Veja o que Deus disse a Josu no final desta lio e Ele fez voc ouvir esta mensagem para falar o mesmo a voc neste momento da sua vida! 019...pois o Senhor, o seu Deus, estar com voc por onde voc andar". (Josu 1:9b NVI) E. No bastasse essas palavras Jesus reafirma isso em Mateus 28:20, onde o contexto est afirmando se voc ouvir a minha voz, e me obedecer... 020e eis que eu estou convosco, todos os dias, at consumao dos sculos. (Mateus 28:20b)

021 Recapitulao
MSICAS 1. SINTO TEU FLUIR 2. SEJA O QUE FOR NO TEMEREI 3. QUANDO EU PRECISO 4. JESUS O CAMINHO VERDADE E VIDA 5. S QUERER 6. EU NO SEI O QUE TE ACONTECEU 7. EU SEI QUE TUA VIDA POR A 8. QUERO OUVIR TUA VOZ 9. SE ATENTAMENTE OUVIR A DEUS 10. NO TEMAS EU SOU CONTIGO

Вам также может понравиться