Вы находитесь на странице: 1из 10

ATUALIDADES QUESTES DE CONCURSOS ANTERIORES FUNDEP 1.

. Tanto o FMI quanto o Banco Mundial operam base das chamadas condicionalidades, um pas que necessita de recursos externos, seja para preveno de uma crise, seja para realizao de investimentos em infraestrutura, considerado um pas com desajustes econmicos, os quais necessitam ser corrigidos. Um pacote de polticas vem ento junto com os emprstimos [...] BARBOSA, Alexandre de Freitas, O mundo globalizado. So Paulo: Contexto, 2001. As seguintes medidas fazem parte desse pacote, EXCETO A) abertura da economias dos pases. B) ampliao do setor pblico. C) eliminao de subsdios. D) reduo dos gastos sociais. 2. As grandes armas estratgicas utilizadas na organizao e mobilizao do movimento antiglobalizao so A) as centrais sindicais. B) as ONGs. C) os partidos polticos. D) os recursos tecnolgicos. 3. A onda de mudana observada no mundo rabe j atingiu os seguintes pases, EXCETO A) Egito. B) Imen. C) Ir. D) Tunsia. 4. So elementos definidores da globalizao, EXCETO A) acelerao das transaes econmicas. B) difuso de valores polticos e morais. C) expanso das distncias geogrficas e temporais. D) expanso dos fluxos de informaes. 5. O panorama geral dos movimentos sociais no incio deste milnio organiza-se ao redor dos seguintes eixos temticos, EXCETO A) movimentos contra a globalizao. B) movimentos de carter sindical. C) movimentos tnico-raciais. D) movimentos envolvendo questes de gnero. 6. CORRETO afirmar que nas eleies presidenciais de 2010, um dos temas mais discutidos foi o A) da diminuio da taxa Selic. B) da descriminalizao do aborto. C) da reformulao do Enem. D) do assentamento de terras.

7. Existem fortes conexes entre as mfias norte-americanas, sicilianas e japonesas, os cartis colombianos e mexicanos, as trades chinesas, as redes criminosas nigerianas, os traficantes de herona da Turquia e os mafiosos russos. BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. So Paulo: Contexto, 2001. p.113. O crime organizado gira em torno das seguintes atividades bsicas, EXCETO A) contrabando de imigrantes ilegais. B) fundamentalismo. C) trfico de drogas e de armas. D) trfico de mulheres e de crianas. 8. Um grupo de pases emergentes vem se firmando gradativamente no cenrio internacional. Esse grupo A) a Alca. B) a Unisul. C) o Bric. D) o Mercosul. 9. Analise o seguinte trecho do prembulo da Declarao Universal dos Direitos Humanos: [...] considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, [...] Assinale a alternativa que NO est de acordo com as ideias contidas no trecho acima. A) Para haver liberdade, justia e paz no mundo, importante que se reconhea a dignidade de todo ser humano. B) Todo ser humano tem o direito de ser livre para fazer tudo o que desejar. C) A igualdade de direitos um princpio fundamental da justia. D) A dignidade humana condio para que haja paz no mundo. 10. [...] assim se resume a cidadania no Brasil, onde, apesar de todos os avanos, a regra a excluso social, a incapacidade de oferecer um mnimo de igualdade e de oportunidade s pessoas (DIMENSTEIN, 2005). Assinale a afirmativa coerente com as ideias apresentadas no trecho acima. A) Em termos de cidadania, no Brasil, a excluso social est sendo rapidamente superada. B) Em termos de cidadania, no Brasil, j aconteceram os avanos mais fundamentais. C) O Brasil tem sido incapaz de oferecer um mnimo de igualdade e de oportunidades s pessoas. D) Em termos de cidadania, no Brasil, no est havendo avanos. 11. A sociedade atual no pode se manter sem as indstrias. Talvez fosse possvel conter o ritmo descontrolado de seu crescimento se o homem moderno conseguisse abandonar o consumismo que o caracteriza. Com base no trecho acima e em outros conhecimentos, analise as seguintes afirmativas. I. O consumismo um processo eticamente condenvel. II. O consumismo ameaa o esgotamento de recursos naturais no renovveis.

III. A cultura do consumismo uma perigosa inimiga dos nossos ecossistemas e do equilbrio planetrio. A anlise permite concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas II e III. C) apenas as afirmativas I e III. D) todas as afirmativas. 12. Em 25 de janeiro de 2012, no tradicional discurso da Unio, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, fez os seguintes pronunciamentos, EXCETO A) afirmou a parceria comercial com a China por meio de investimentos nas indstrias chinesas. B) anunciou uma reforma tributria que taxe mais os ricos e promova a criao de empregos. C) exaltou o sucesso da operao que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden. D) prometeu investimentos em energia limpa e renovvel para eliminar a dependncia ao petrleo. 13. INCORRETO afirmar que a globalizao se caracteriza pela A) acelerao das transaes econmicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicaes financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais. B) ampliao das distncias geogrficas e temporais de forma pronunciada que se mostra cada vez mais ntida. C) crescente difuso de valores polticos e morais em uma escala universal. D) expanso dos fluxos de informaes, que atingem todos os pases, afetando empresas, indivduos e movimentos sociais. 14. Considerando o movimento antiglobalizao, INCORRETO afirmar que A) apresenta grande heterogeneidade em sua composio social: ele composto por uma rede de movimentos e organizaes sociais de espectro variado. B) criou uma densa rede de resistncia expressa em atos de desobedincia civil e propostas alternativas forma atual da globalizao. C) luta contra a globalizao em si desconhecendo que esse fenmeno um dado momento do processo histrico contemporneo. D) pautou a agenda de um outro tipo de globalizao baseada na solidariedade e respeito s culturas. 15. Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ela (Declarao Universal dos Direitos Humanos, art. X). A esse respeito, analise as seguintes afirmativas.

I. As audincias pblicas imparciais s se referem s situaes polticas. II. A Declarao Universal dos Direitos Humanos deve ser utilizada estritamente em situaes relacionadas a direito internacional. III. No tm direito s audincias pblicas imparciais aqueles que prejudicam bens pblicos. A anlise permite concluir que A) apenas as afirmativas I e III esto corretas. B) apenas as afirmativas I e II esto corretas. C) apenas a afirmativa III est correta. D) nenhuma afirmativa est correta. 16. Se quisermos respeito, precisamos respeitar (ODONNELL, 2006). Assinale a alternativa que melhor traduz a ideia do autor expressa na frase acima. A) no trabalho que devemos demonstrar nosso conhecimento de respeito, atendendo corretamente as ordens. B) indispensvel conhecer os cargos ocupados para sabermos a quem devemos respeitar. C) Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos [...] Art. I da Declarao Universal dos Direitos Humanos. D) Para sermos respeitados no ambiente de trabalho, indispensvel que todos conheam nossa autoridade. 17. Como a pobreza significa um alto ndice de desperdcio de potencial humano e econmico, a ONU, por meio do Programa das Naes Unidas (Pnud) criou, nos anos 1990, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o propsito de classificar os pases em termos de indicadores sociais. O IDH leva em conta, EXCETO A) a expectativa de vida. B) a renda per capita. C) a taxa anual de homicdios. D) o nvel de escolaridade da populao adulta. 18. A visita de Barack Obama ao Brasil foi duramente criticada pelo governo norte-americano. Essa crtica derivou A) da discordncia da pauta de negociaes dos governos brasileiro e norte-americano. B) da poltica de aproximao do Brasil com o Ir. C) da possvel participao dos Estados Unidos no conflito da Lbia junto a outras potncias. D) do apoio do Brasil ao deposto ditador do Egito. 19. O mundo do sculo XXI no to simples como o do sculo XX. A seguir esto algumas explicaes sobre essa realidade. Analise-as e assinale a alternativa INCORRETA. A) No sculo XX, o mundo contava com dois grandes grupos de pases: os centrais, industrializados, e os perifricos, que consumiam bens industriais pagos com a exportao de produtos primrios. B) No sculo XXI, a economia mundial separada em dois grandes blocos no d mais conta da

realidade: existem agora vrios centros e vrias periferias. C) No sculo XXI, a economia mundial est caminhando para a unificao entre regies pobres e ricas, localizadas no centro e na periferia. D) No sculo XXI, os pases desenvolvidos, alm de produtos de alta tecnologia, passaram a ser grandes exportadores de alimentos, roubando mercado dos pases mais pobres. 20. Leia o trecho. [...] a globalizao, ao mesmo tempo que integra, pode desintegrar regies onde no existe uma infra-estrutura mnima de servios de informtica e telecomunicaes, fundamentais para se adquirir competitividade internacional. Tanto assim que os pases do G-8 assinaram, em julho de 2000, a Carta de Okinawa, tendo por objetivo ampliar a participao dos pases do Terceiro Mundo nas novas tecnologias e, em especial, na rede mundial de computadores (BARBOSA, 2001, p. 79). NO critrio essencial na atrao das empresas de novas tecnologias: A) a disponibilidade de incentivos fiscais. B) a proximidade de instituies de pesquisa de primeira linha. C) o acesso a emprstimos e capitais de risco. D) o acesso a mo de obra qualificada. 21. Leia o seguinte trecho. Durante as dcadas de 1980 e 1990, as chamadas Organizaes No-Governamentais (ONGs) emergiram com fora cada vez maior [...]. Em virtude de sua estrutura enxuta e pouco burocratizada, muitas dessas ONGs organizam-se em rede, mantendo-se conectadas com suas ONGs irms em vrias partes do mundo. Costumam dedicar-se a temas especficos, desempenhando papel importante nas campanhas globais de conscientizao sobre os [...] direitos humanos em geral (BARBOSA, 2001, p. 116). Entre os exemplos das ONGs que se tm destacado no contexto internacional, pode-se apontar o movimento A) ambientalista. B) das crianas. C) das mulheres. D) indgena. 22. As transformaes sociais so encontradas em vrios pases, em decorrncia da expanso descontrolada da dimenso econmica no mundo globalizado. Entre essas transformaes NO se inclui A) a ampliao da importncia dos movimentos sindicais. B) a informalidade. C) a privatizao do Estado. D) o desemprego. 23. As grandes armas estratgicas utilizadas na organizao e mobilizao do movimento antiglobalizao so novas. A esse respeito, CORRETO afirmar que uma das armas mais importantes desse movimento (so) A) a internet. B) a televiso. C) as ONGs. D) os panfletos. 24. Sobre as eleies presidenciais de 2010, INCORRETO afirmar que

A) a candidata Dilma beneficiou-se da popularidade do presidente Lula que lhe transferiu votos, principalmente no Nordeste. B) a candidata Marina Silva foi a responsvel pela realizao do segundo turno em razo do seu crescimento eleitoral. C) os contedos programticos ficaram em segundo plano, ofuscados por temas de carter polmico e religiosos. D) os escndalos palacianos envolvendo o candidato Serra foram responsveis pela sua gradativa queda nas pesquisas eleitorais. 25. [...] a globalizao significa um processo que segue algumas tendncias j presentes no passado, mas que agrega novos elementos, trazendo transformaes qualitativas. Da o fato de chamarmos de globalizao e no simplesmente de internacionalizao o atual processo de expanso mundial dos mercados (BARBOSA, 2001, p. 33). Considerando os aspectos que diferenciam a globalizao das fases anteriores da internacionalizao, assinale a alternativa INCORRETA. A) Aceitao, pelos atores sociais de todos os pases globalizados, da nova ideologia poltica que acompanha a globalizao o neoliberalismo como uma forma de superao da desigualdade social. B) Expanso internacional do capital financeiro, criando-se uma interligao entre os mercados de moedas, de ttulos de dvida pblica e de aes. C) Insero de praticamente todos os pases do mundo nesse processo, procurando se sintonizar com as correntes de comrcio e de capitais da economia internacional. D) Surgimento de novas tecnologias voltadas para o armazenamento e intercmbio de informaes, permitindo que as empresas e instituies funcionem em rede. 26. [...] as empresas de alta tecnologia, ao escolherem o local para a realizao de seus investimentos, levam em conta alguns critrios bsicos, altamente restritivos (BARBOSA, 2001, p. 79). Entre esses critrios NO se inclui A) a presena de moderno sistema de transporte ferrovirio. B) a proximidade de instituies de pesquisa de primeira linha. C) o acesso a emprstimos e capitais de risco. D) o acesso a mo de obra qualificada. 27. Em 2009, faz 20 anos do massacre na Praa da Paz Celestial. Esse acontecimento derivouse da manifestao A) da populao do Camboja contra o regime comunista. B) de estudantes chineses a favor da abertura democrtica. C) de monges tibetanos contra o exlio do Dalai-Lama. D) de operrios japoneses contra a robotizao das fbricas. 28. Segundo Maria da Glria Gohn, no incio do sculo XXI, os movimentos sociais esto retornando cena e mdia, destacando-se, neles, quatro pontos. Entre esses pontos, NO se inclui A) a autonomia frente s polticas pblicas, atuando margem do institudo. B) a defesa da tica na poltica e a vigilncia sobre a atuao estatal. C) a defesa das minorias e da tolerncia s diferenas. D) as lutas de defesa das culturas locais contra os efeitos da globalizao. 29. Maria da Glria Gohn cita Tarrow, segundo o qual [...] as pessoas constroem as aes

coletivas por meio de repertrios conhecidos, de disputas, e pela criao de inovaes ao redor de suas margens. Em suas bases h redes sociais e smbolos culturais por meio dos quais as relaes sociais esto organizadas. O coletivo dos participantes de Porto Alegre articulou um repertrio de protestos que une demandas dos setores excludos de vrias camadas sociais [...] (GOHN, 2001, p. 86). Nesse repertrio so condenadas as polticas responsveis A) pela degradao do meio ambiente. B) pela violncia e misria nos centros urbanos. C) pelas prticas sindicais. D) pelo desemprego. 30.

31.

32.

33.

34. Com a globalizao, alguns movimentos preferem se fechar ao mundo, instaurando uma oposio definitiva entre o local e o global. Entre esses movimentos NO se inclui A) a milcia Talib no Afeganisto. B) as aes culturais autonomistas do grupo AfroReggae. C) as aes terroristas do Ptria Basca e Liberdade (ETA). D) as milcias racistas clandestinas norte-americanas. 35. Com a globalizao das economias, as crises recorrentes dos pases em desenvolvimento e o surgimento de novos problemas sociais, um conjunto de organizaes internacionais, j existentes no passado, teve suas atribuies alteradas (BARBOSA, 2001, p. 92). Nesse conjunto NO se inclui A) a OMC. B) o Banco Mundial. C) o BRIC. D) o FMI. 36. O protocolo adicional do Tratado de No-Proliferao Nuclear tem como uma de suas

preocupaes principais A) a China. B) o Ir. C) o Iraque. D) o Paquisto.

GABARITO: 1. B 2. D 3. C 4. C 5. B 6. B 7. B 8. C 9. B 10. C 11. D 12. A

13. B 14. C 15. D 16. C 17. C 18. C 19. C 20. A 21. A 22. A 23. A 24. D

25. A 26. A 27. B 28. A 29. C 30. A 31. B 32. A 33. D 34. B 35. C 36. B

Вам также может понравиться