Вы находитесь на странице: 1из 3

Exerccio Escrito de Filosofia 10 C

Ano Lectivo: 2010/2011 10 de Dezembro de 2010


1 Perodo Durao: 70m

Nome: ____________________________________________________________________________

n ____

Leia com ateno as perguntas responda apenas ao que solicitado, de forma clara o objectiva. No responder ao que pedido ou consultar auxiliares de memria externos ao EEF fornecido pelo Docente, acarreta a anulao da questo.

GRUPO I (30 pontos) O Grupo I do constitudo por 5 questes de escolha mltipla. Cada uma seguida de quatro respostas possveis A, B,
C e D mas s uma delas que est certa. Na sua folha de respostas, atribua claramente o nmero da pergunta a que est a responder e a letra da alternativa que considera correcta. Se escolher mais do que uma alnea a resposta ser anulada. A cotao de cada uma desta respostas de 6 (seis pontos). Cada resposta correcta: 6 (seis pontos). Cada resposta errada: -3 (trs pontos). Cada questo no respondida: 0 (zero pontos).

(...) O que intrigante para muitas pessoas que um argumento pode ser vlido mesmo que as suas premissas e concluso sejam todas falsas.
Adaptado e traduzido por Baggini, Julian e S. Fosl, Peter, The Philosophers toolkit, Blackwell, pp.12-14.

1 Esta frase procura explicar que a validade de um argumento : A A propriedade que os argumento possuem quando impossvel (ou muito improvvel) que as suas premissas e concluso sejam falsas. B A propriedade que os argumentos possuem quando impossvel (ou muito improvvel) que as suas premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. C A propriedade que os argumentos possuem quando impossvel (ou muito improvvel) que as opinies e ideias do argumento sejam falsas. D A propriedade que os argumento possuem quando impossvel (ou muito improvvel) que as suas premissas sejam falsas e a concluso verdadeira.
_________________________________________________________________________________________________________________

(1) Todos os carvalhos (que so arvores) tm razes. (2) Todas as rvores que crescem em Inglaterra tm razes.
________________________________________________________________________________________

(C) Alguns carvalhos crescem em Inglaterra. 2 - Este argumento : A Vlido, porque segundo a definio de validade como possibilidade no possvel as premissas serem (todas) verdadeiras e, simultaneamente, a concluso ser falsa. B Invlido, porque segundo a definio de validade como possibilidade seja ou no conhecido o valor lgico das premissas impossvel que as premissas sejam (todas) verdadeiras e a concluso falsa. C Vlido, porque segundo a definio de validade como possibilidade quer as premissas como a concluso do argumento so efectivamente, actualmente e factualmente verdadeiras. D Invlido, porque segundo a definio de validade como possibilidade no impossvel que as rvores que crescem em Inglaterra possuam razes mas, mesmo assim, no exista um nico carvalho em Inglaterra.
_____________________________________________________________________________________________________________________

3 Um argumento indutivo um argumento em que: A As premissas possuem a pretenso de apoiar ou sustentar a concluso de tal modo que a concluso consequncia necessria das premissas. B As premissas possuem a pretenso de apoiar ou suportar a concluso de tal modo que, se forem consideradas verdadeiras, garantem a verdade da concluso. C As premissas possuem a pretenso de apoiar ou suportar a concluso de tal modo que a verdade das premissas no garanta a verdade da concluso. D As premissas possuem a pretenso de apoiar ou suportar a concluso de tal modo que dadas as premissas apenas improvvel ou implausvel que a concluso seja verdadeira.
______________________________________________________________________________________________________________________

(...) Tudo quanto realizamos parte da nossa conduta, mas nem tudo o que realizamos constitui uma aco.
Jesus Mostern, Raconalidad y Accin Humana. Madrid: Alianza, p142

4 Aps a leitura do texto possvel dizer que segundo Mostern a aco refere-se: A A todos os acontecimentos realizados pelo ser humano que esto dependentes da sua vontade. B A um acontecimento ao qual est associado um agente e acerca do qual possvel fazer uma descrio verdadeira que exiba a presena de uma inteno. C A um acontecimento ao qual est associado um agente e acerca do qual possvel fazer uma descrio verdadeira que exiba a presena de crenas e motivaes. D A um acontecimento realizado pelo ser humano e acerca do qual possvel fazer uma descrio verdadeira que exiba a presena de conscincia.
______________________________________________________________________________________________________________________

5 Escolha, entre as proposies alternativas, aquela que se refere a uma inteno: A O alvo o Banco de Portugal, pretendo assaltar o cofre central mediante uma descarga elctrica. B No participei no roubo porque tinha medo de ser apanhado. C O meu propsito era conseguir obter boa nota no teste. D Podia justificar-me, mas no existem boa razes para aquilo que fiz.
______________________________________________________________________________________________

GRUPO II (110 pontos)


Nas respostas so critrios a considerar: o domnio e clareza na interligao dos conhecimentos; o uso adequado dos conceitos; o rigor no tratamento das questes; o poder de sntese e a confirmao das afirmaes feitas.

1 (*) Negue as proposies expressas pelas seguintes frases: (20 pontos) a) Todas as frases declarativas expressam proposies. b) Alguns filsofos no so geniais. c) H frases absurdas verdadeiras. d) Um almoo nunca de graa.
(*) Recorde-se que negar uma proposio apresentar a sua contraditria e no a sua contrria, subcontrria ou subalterna.
______________________________________________________________________________________________________________________

2 Indique se as seguintes proposies so verdadeiras ou falsas. Justifique as suas respostas. (40 pontos) a) Ser loira condio suficiente para ser bonita. b) Morar no Porto condio suficiente para viver na Europa. c) Ter mais de 20 anos condio suficiente para ter mais de 50 anos. d) Ser rptil condio necessria para ser cobra.
______________________________________________________________________________________________________________________

4 Considere o seguinte argumento dedutivo: (1) Os unicrnios foram pintados em tapearias. (2) Se algo foi pintado, ento essa coisa existe.
________________________________________________________________________

(C) Os unicrnios existem. 4.1 Determine se o argumento a) vlido e b) slido (bom). Justifique a sua resposta. (30 pontos) 4.2 Identifique a forma lgica deste argumento dedutivo quanto validade. (20 pontos)
______________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO III (60 pontos)


Nas respostas so critrios a considerar: a profundidade dos conhecimentos exibidos; a redaco coerente de ideias; o uso adequado dos conceitos; o poder de sntese; a confirmao das afirmaes feitas e a busca de originalidade.

(...) A verdade que existe uma diferena entre o que simplesmente me acontece, o que fao sem me dar conta e sem querer (...), o que fao sem me dar conta mas segundo uma rotina adquirida voluntariamente e o que fao apercebendo-me e querendo (...) parece que a palavra aco apenas convm ltima destas possibilidades. evidente que ainda existem outros gestos difceis de classificar, mas que partida parecem qualquer coisa menos aces: por exemplo, fechar os olhos e levantar o brao quando algum me atira qualquer coisa cara ou procura algo a que e agarrar quando estou quase a cair. No, decididamente uma aco apenas o que no teria feito se no tivesse querido faz-lo: chamo aco a um acto voluntrio.
SAVATER, Fernando (1999), As Perguntas da Vida. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, p. 267-275

1 (*) Partindo do texto, caracterize a aco humana de modo a distinguir fazer, agir e acontecer (acontecimento). Fundamente a sua resposta. (30 pontos)
(*) No ignore o excerto, use exemplos e estruture uma resposta profunda e coesa com base nos conceitos estudados, sem recurso a rodeios ou outras estratgias que provoquem rudo.
______________________________________________________________________________________________________________________

O homem no conduzido por foras cegas, mas por motivos (i. e. decises conscientes). Esta precisamente a caracterstica da aco voluntria. Age-se voluntariamente quando o acto resulta de deliberao e deciso.

2 Esclarea a rede conceptual da aco humana. (30 pontos)


(*) Refira os diversos momentos da aco voluntria e caracterize integralmente o processo deliberativo (ver transparncias).
__________________________________________________________________________________________________________________


Grupo I (escolha mltipla) Grupo: II (4 perguntas) Grupo III (2 perguntas) Total

30 pontos 110 pontos 60 pontos 200 pontos

Bom trabalho!
Professora Joana Ins Pontes

Вам также может понравиться