Вы находитесь на странице: 1из 24

ASSEMBLEIA NACIONAL

Lei n. 15/03 de 22 de Julho


O actual quadro econmico do Pas, com a j implementada economia de mercado e a previsvel circulao de mercadoria, bens, servios, pessoas e capitais, provoca alteraes profundas na economia e sociedade angolana, com reflexos bvios na situao dos consumidores. O estabelecimento de uma poltica dinmica que promova os interesses dos consumidores no mercado visa, sobretudo, fomentar uma poltica de reaco que busca proteger os interesses dos consumidores e oferecer vias de recurso para reparar os abusos e prticas prejudicais, garantindo que os produtores, os distribuidores e todos quantos participem no processo de produo e distribuio de bens e servios cumpram as leis e as normas obrigatrias vigentes. A criao no nosso Pas de um sistema de proteco do consumidor em que se especifique as responsabilidades dos fornecedores para assegurar que os bens e servios satisfaam os requisitos normais de consumo, durabilidade, utilizao e fiabilidade e sejam aptos para o fim a que se destinam, bem como contribuir para a eliminao da negligncia na gesto, ajuda as empresas a serem mais eficientes e competitivas quanto qualidade e preos dos bens e servios e torna possvel que os consumidores obtenham o mximo benefcio dos seus recursos econmicos. Nestes termos, ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo 88. da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova o seguinte:

Pgina 1/24

Lei de Defesa do Consumidor CAPTULO I Princpios Gerais Artigo 1. (Objecto) A presente lei estabelece os princpios gerais da poltica de defesa do consumidor. Artigo 2. (Dever geral de proteco) 1. Ao Estado incumbe proteger o consumidor, apoiar a constituio e o funcionamento das associaes de consumidores, bem como a execuo do disposto na presente lei. 2. A incumbncia geral do Estado na proteco dos consumidores pressupe a interveno legislativa e regulamentar adequada em todos os domnios envolvidos. Artigo 3. (Definies e mbito) 1. Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica a quem sejam fornecidos bens e servios ou transmitidos quaisquer direitos e que os utiliza como destinatrio final, por quem exerce uma actividade econmica que vise a obteno de lucros. 2. Fornecedor toda a pessoa fsica ou jurdica. pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem actividades de produo, montagem, criao, construo, transportao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de bens ou prestao de servios. 3. Bem qualquer objecto de consumo ou um meio de produo, mvel ou imvel, material ou imaterial. 4. Servio qualquer actividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive s de natureza bancria, financeira, crdito e securitria, excepto as decorrentes das relaes de carcter laboral.

Pgina 2/24

5. Uso normal ou razoavelmente previsvel toda a utilizao que se mostra adequada natureza ou caractersticas do bem ou que respeita s indicaes ou modos de uso aconselhados, de forma clara e evidente pelo produtor. 6. Consideram-se includos no mbito da presente lei os bens e servios fornecidos e prestados por organismos da administrao pblica, por pessoas colectivas pblicas, por empresas de capitais pblicos ou detidos maioritariamente pelo Estado e por empresas concessionrias de servios pblicos. CAPTULO II Direitos do Consumidor Artigo 4. (Direitos do consumidor) 1. O consumidor tem direito: a) a qualidade dos bens e servios; b) a proteco da vida, sade e segurana fsica contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de bens e servios considerados perigosos ou nocivos; c) a informao e divulgao sobre o consumo adequado dos bens e servios, asseguramento liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes; d) a proteco dos interesses econmicos e contra a publicidade enganosa e abusiva; e) a efectiva preveno e reparao dos danos patrimoniais e morais, individuais, homogneos, colectivos e difusos; f) a proteco jurdica, administrativa, tcnica e a facilitao da defesa dos seus direitos em juzo. 2. Os direitos previstos nesta lei no excluem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de que a Repblica de Angola seja signatria da legislao interna ordinria, de regulamentos aprovados pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivam dos princpios gerais do direito, analogia e equidade.

Pgina 3/24

Artigo 5. (Qualidade dos produtos e servios) 1. Os bens e servios destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e produzir os efeitos que lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas ou, na ausncia delas, de modo adequado s legtimas expectativas do consumidor. 2. Sem prejuzo do estabelecimento de prazos mais favorveis por conveno das partes ou pelos usos, o fornecedor de bens mveis no consumveis est obrigado a garantir o seu bom estado e o seu bom funcionamento por perodo nunca inferior a um ano. 3. O consumidor tem direito a uma garantia mnima de cinco anos para os imveis.

4. O decurso do prazo de garantia suspende-se durante o perodo de tempo em que o consumidor se achar privado do uso dos bens em virtude das operaes de reparao resultantes de defeitos originrios. Artigo 6. (Proteco sade e segurana fsica) 1. Os bens e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou segurana dos consumidores, excepto os considerados normais e previsveis em decorrncia da sua natureza e fruio, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hiptese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito. 2. proibido o fornecimento de produtos ou servios que, em condies de uso normal ou previsvel, incluindo a durao, impliquem os riscos incompatveis com a sua utilizao, no aceitveis em termos de proteco sade e segurana fsica das pessoas. 3. Os servios da administrao pblica que, no exerccio das suas funes, tenham conhecimento da existncia de produtos ou servios proibidos, nos termos do nmero anterior, devem notificar tal facto s entidades competentes para a fiscalizao do mercado. 4. Os organismos competentes da administrao pblica devem mandar apreender, retirar do mercado ou interditar os produtos e prestao de servios que impliquem perigo para a sade pblica ou que no obedeam os requisitos tcnicos e utilitrios, legalmente exigidos.

Pgina 4/24

5. O fornecedor de bens ou servios que posteriormente a sua introduo no mercado ou a sua prestao, tiver conhecimento da periculosidade que apresentam, deve comunicar o facto imediatamente s autoridades competentes e aos consumidores, mediante avisos nos meios de comunicao social. Artigo 7. (Formao e educao) 1. Ao Estado incumbe a promoo de uma poltica educativa para os consumidores, atravs da insero nos programas e nas actividades escolares, bem como nas aces de educao permanente de matrias relacionadas com o consumo e os direitos dos consumidores, usando, designadamente, os meios tecnolgicos prprios de uma sociedade de informao. 2. Ao Estado incumbe desenvolver aces e adoptar medidas tendentes formao e educao do consumidor, designadamente, atravs de: a) concretizao no sistema educativo, em particular no ensino dos II e III nveis, de programas de actividades de educao para o consumo; b) apoio s iniciativas que neste domnio sejam promovidas pelas associaes de consumidores; c) promoo de aces de educao permanente, de formao e sensibilizao para os consumidores em geral; d) promoo de uma poltica nacional de formao de formadores e de tcnicos especializados na rea do consumo. 3. Os programas de carcter educativo difundidos no servio pblico de rdio e de televiso devem integrar espaos destinados educao e formao do consumidor. Artigo 8. (Informao em geral) Ao Estado incumbe desenvolver aces e adoptar medidas tendentes informao em geral do consumidor, designadamente, atravs de: a) apoio s aces de informao promovidas pelas associaes de consumidores; b) criao de servios de informao ao consumidor junto das administraes municipais; c) constituio de conselhos de consumo;
Pgina 5/24

d) criao de bases de dados e arquivos digitais acessveis de mbito nacional, no domnio do direito do consumo, destinado a difundir informao geral e especfica. Artigo 9. (Informao em particular) 1. O fornecedor obriga-se a informar de forma clara e adequada o consumidor sobre os diferentes bens e servios com especificao correcta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem. 2. Quando se verifique falta de informao, informao insuficiente, ilegvel ou ambgua que comprometa a utilizao adequada do bem ou do servio, o consumidor goza do direito de retratao do contrato relativo sua aquisio ou prestao, no prazo de sete dias teis a contar da data de recepo do produto ou da data de celebrao do contrato de prestao de servios. 3. O fornecedor de produtos ou de servios que viole o dever de informar responde pelos danos que causar ao consumidor, sendo solidariamente responsveis os demais intervenientes na cadeia da produo distribuio, que hajam igualmente violado o dever de informao. 4. O dever de informar no pode ser denegado ou condicionado por invocao de segredo de fabrico no tutelado na lei, nem pode prejudicar o regime jurdico das clusulas contratuais gerais ou outra legislao mais favorvel para o consumidor.

Pgina 6/24

CAPTULO III Preveno e Reparao dos Danos Artigo 10. (Direito reparao dos danos) 1. O vendedor, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro e o importador respondem, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes do projecto, fabricao, construo, montagem, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus bens, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos, excepto quando provar que no colocou o bem no mercado ou que, embora haja colocado o bem no mercado, o defeito no existe ou haja culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. 2. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa. pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao de servios, bem como por informao insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos, excepto quando provar que, tendo prestado o servio o defeito no existe ou haja culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. 1. O bem defeituoso quando no oferece a segurana que dele legitimamente se espera, levando em considerao as circunstncias relevantes, nomeadamente, as da sua apresentao, o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam e a poca em que foi colocado em circulao. 2. O bem no considerado defeituoso pelo facto de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado. 3. Sempre que o construtor, o produtor ou o importador no puderem ser identificados, o comerciante ou vendedor igualmente responsvel. 4. O servio defeituoso quando no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, nomeadamente, o modo de seu funcionamento, o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam e a poca em que foi fornecido.

Pgina 7/24

Artigo 11. (Responsabilidade por vcio do bem) 1. Os fornecedores de bens de consumo duradouros e no duradouros respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade em relao s indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas. 2. No sendo o vcio sanado no prazo mximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha, a substituio do bem por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso, a restituio imediata da quantia paga, sem prejuzo de eventuais perdas e danos, ou a reduo proporcional do preo, ou ainda a complementao do peso ou da medida. 3. O consumidor pode fazer uso imediato das alternativas do nmero anterior deste artigo, sempre que, em razo da extenso do vcio, a substituio das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caractersticas do bem, diminuir-lhe o valor ou se se tratar de bem essencial. nico: So imprprios ao uso e ao consumo os bens: 1. cujos prazos de validade estejam vencidos; 2. deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos vida ou sade, perigosos ou ainda aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricao, distribuio ou apresentao; 3. que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Pgina 8/24

Artigo 12. (Responsabilidade por vcio do servio) 1. O prestador de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir alternativamente e a sua escolha: a) a reexecuo dos servios, sem custo adicional e quando cabvel; b) a restituio imediata da quantia paga, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; c) a reduo proporcional do preo. 2. No fornecimento de servios que tenham por objecto a reparao de qualquer bem considera-se implcita a obrigao do fornecedor de empregar componentes de reposio originais adequados e novos, ou que mantenham as especificaes tcnicas do fabricante, salvo, quanto a estes ltimos, autorizao em contrrio do consumidor. 3. Os rgos pblicos, por si ou suas empresas concessionrias ou sob qualquer forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. 1. A reexecuo dos servios pode ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. 2. So imprprios os servios que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidade. 3. Nos casos de incumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas no n. 3 deste artigo, so as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista nesta lei. Artigo 13. (Caducidade e prescrio) 1. O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em: a) 30 dias, tratando-se de fornecimento de servio e de bens no duradouros; b) 90 dias, tratando-se de fornecimento de servios e de bens duradouros.

Pgina 9/24

2. Prescreve em cinco anos a pretenso reparao pelos danos causados previstos no artigo 9. desta lei, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. nico: Inicia-se a contagem do prazo de caducidade a partir da entrega efectiva do bem ou do termo da execuo dos servios. Artigo 14. (Desconsiderao da personalidade jurdica) 1. O juiz pode desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infraco da lei, facto ou acto ilcito e violao dos estatutos ou contrato social. 2. A desconsiderao tambm efectivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inactividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. 3. Pode ainda ser desconsiderada a pessoa jurdica, sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo a ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. CAPTULO IV Proteco Contratual Artigo 15. (Proteco dos interesses econmicos) 1. O consumidor tem direito proteco dos seus interesses econmicos, impondose nas relaes de consumo a igualdade material dos intervenientes, a lealdade e a boa f, nos preliminares, na formao e ainda na vigncia dos contratos. 2. Os contratos que regulam as relaes de consumo no obrigam os consumidores, se no lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prvio de seu contedo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance. 3. As clusulas contratuais so interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor.

Pgina 10/24

4. O consumidor no fica obrigado ao pagamento de bens ou servios que no tenha prvia ou expressamente encomendado ou solicitado ou que no constitua cumprimento de contrato vlido, no lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devoluo ou compensao, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deteriorao da coisa. 5. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias teis a contar da data de recepo do bem ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de bens ou servios ocorrer fora do estabelecimento comercial, por meio de correspondncia ou outros equivalentes. 1. Se o consumidor exercitar o direito de retratao previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer ttulo, durante o perodo de reflexo, so devolvidos de imediato e monetariamente actualizados. 2. Ao Governo incumbe adoptar medidas adequadas a assegurar o equilbrio das relaes jurdicas que tenham por objecto bens e servios essenciais, designadamente, gua, energia elctrica, gs, telecomunicaes e transportes pblicos. Artigo 16. (Clusulas abusivas) So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: a) impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos bens e servios ou impliquem renncia ou disposio de direitos; b) subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga, nos casos previstos nesta lei; c) transfiram responsabilidades a terceiros; d) estabeleam obrigaes consideradas inquas e abusivas que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatveis com a boa f e a equidade; e) estabeleam inverso do nus da prova em prejuzo do consumidor; f) J) determinem a utilizao compulsria de arbitragem; g) imponham representante para concluir ou realizar outro negcio jurdico pelo consumidor;
Pgina 11/24

h) deixem ao fornecedor a opo de concluir ou no o contrato, embora obrigando o consumidor; i) permitam ao fornecedor, directa ou indirectamente, variao do preo de maneira unilateral; j) autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; k) autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o contedo ou a qualidade do contrato, aps sua celebrao; l) infrinjam ou possibilitem a violao de normas ambientais e de estandardizao; m) estejam em desacordo com o sistema de indemnizao por benfeitorias necessrias. 1. Presume-se exagerada, entre outros casos; a vantagem que: 1. ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico; 2. restringe direitos ou obrigaes fundamentais inerentes natureza do contrato, de modo a ameaar seu objecto ou equilbrio contratual; 3. mostra-se excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e contedo do contrato, o interesse das partes e outras circunstncias peculiares ao caso. 2. A nulidade da clusula contratual abusiva no invalida o contrato, excepto quando de sua ausncia, apesar dos esforos de integrao, decorrer nus excessivo qualquer das partes. 3. facultado a qualquer consumidor ou entidade que o represente requerer ao Ministrios Pblico que ajuze a competente aco para ser declarada a nulidade da clusula contratual que contrarie o disposto nesta lei ou, de qualquer forma, no assegure o justo equilbrio entre direitos e obrigaes das partes.

Pgina 12/24

Artigo 17. (Outorga de crdito) No fornecimento de bens ou servios que envolva a outorga de crdito ou concesso de financiamentos ao consumidor, o fornecedor deve, entre outros requisitos, inform-lo prvia e adequadamente sobre: a) preo do bem ou servio em moeda corrente nacional; b) montante dos juros de mora e de taxa efectiva anual de juros; c) acrscimos legalmente previstos; d) nmero e periodicidade das prestaes; e) soma total a pagar, com e sem financiamento. 1. As multas de mora decorrentes do incumprimento de obrigaes no seu termo no podem ser superiores a 2% do valor da prestao. 2. assegurada ao consumidor a liquidao antecipada do dbito, total ou parcialmente, mediante reduo proporcional dos juros e demais acrscimos. Artigo 18. (Pagamento em prestaes) Nos contratos de compra e venda de mveis ou imveis mediante pagamento em prestao, bem como nas alienaes fiducirias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as clusulas que estabeleam a perda total das prestaes pagas em benefcio do credor que, em razo do incumprimento, pleitear a resoluo do contrato e a retomada do bem alienado. Artigo 19. (Contratos de adeso) Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de bens ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente o seu contedo. 1. A insero de clusulas no formulrio no desfigura a natureza de adeso do contrato.

Pgina 13/24

2. Nos contratos de adeso admite-se clusula resolutiva, desde que alternativa, cabendo a escolha ao consumidor. 3. Os contratos de adeso escritos so redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legveis, de modo a facilitar sua compreenso pelo consumidor. 4. As clusulas que implicarem limitao de direito do consumidor devero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fcil compreenso. CAPTULO V Prticas Comerciais Artigo 20. (Oferta de produtos e servios) 1. Toda a informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicao com relao a bens e servios oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado. 2. A oferta e apresentao de bens ou servios devem assegurar informaes correctas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa sobre suas caractersticas, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores. 3. O consumidor tem direito assistncia aps a venda, devendo ser assegurada a oferta de peas e acessrios, pelo perodo de durao mdia normal dos bens fornecidos. Artigo 21. (Publicidade) 1. A publicidade deve ser lcita, inequivocamente identificada e respeitar a verdade e os direitos do consumidor. 2. As informaes concretas e objectivas contidas nas mensagens publicitrias, de determinado bem, servio ou direito, consideram-se integradas no contedo dos contratos que se venham a celebrar, aps a sua emisso, tendo-se por no escritas as clusulas contratuais em contrario.

Pgina 14/24

3.

proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1. enganosa qualquer modalidade de informao ou comunicao de carcter publicitrio, inteira ou parcialmente falsa ou capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, caractersticas, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preo e quaisquer outros dados sobre bens e servios. 2. abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatria de qualquer natureza que incite a violncia, explore o medo ou a superstio, se aproveite da deficincia de julgamento e experincia da criana, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a comportar-se de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana. 3. Para efeitos desta lei, a publicidade enganosa por omisso quando deixar de informar sobre dado essencial do bem ou servio. Artigo 22. (Prticas abusivas)

1.

vedado ao fornecedor de bens ou servios, dentre outras prticas abusivas: a) condicionar o fornecimento de bem ou de servio ao fornecimento de outro bem ou servio, bem como sem justa causa, a limites quantitativos; b) recusar atendimento s demandas dos consumidores, na exacta medida de suas disponibilidades de stock e ainda, de conformidade com os usos e costumes; c) enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitao prvia, qualquer bem ou fornecer qualquer servio; d) prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impor-lhe seus bens ou servios; e) executar servios sem a prvia elaborao de oramento e autorizao expressa do consumidor, excepto as decorrentes de prticas anteriores entre as partes; f) repassar informao, depreciativa, referente a acto praticado pelo consumidor no exerccio de seus direitos; g) colocar no mercado de consumo qualquer bem ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou se normas especficas no existirem, pelo Instituto Angolano de Normao e Qualidade IANORQ;

Pgina 15/24

h) recusar a venda de bens ou a prestao de servios, directamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, excepto os casos de intermediao regulados em leis especiais; i) elevar sem justa causa os preos de bens e servios; j) deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigao ou deixar a fixao de seu termo inicial a seu exclusivo critrio. 2. Os servios prestados e os bens remetidos ou entregues ao consumidor, na hiptese prevista na alnea c), equiparam-se as amostras grtis, no existindo obrigao de pagamento. Artigo 23 (Obrigatoriedade de oramento) O fornecedor de servio obrigado a entregar ao consumidor oramento prvio discriminando o valor da mo-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregues, as condies de pagamento, bem como as datas de incio e termo dos servios. 1. Salvo estipulao em contrrio, o valor orado tem validade pelo prazo de 10 dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. 2. Uma vez aprovado pelo consumidor o oramento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante livre negociao das partes. 3. O consumidor no responde por quaisquer nus ou acrscimo decorrentes da contratao de servios de terceiros, no previstos no oramento prvio. Artigo 24. (Cobrana de dvidas) 1. Na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplemento no exposto a ridculo, nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. 2. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito a repetio do dbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correco monetria e juros legais, salvo hiptese de engano justificvel.

Pgina 16/24

CAPTULO VI Sanes Administrativas Artigo 25. (Actuao da administrao) Ao Estado incumbe e nas suas reas de actuao administrativa emitir normas relativas produo, industrializao, distribuio e consumo de bens e servios. 1. Os organismos da administrao pblica que intervm na proteco dos direitos dos consumidores fiscalizam e controlam a produo, industrializao, distribuio, a publicidade de bens e de servios e o mercado de consumo, no interesse da preservao da vida, da sade, da segurana, da informao e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessrias. 2. As entidades referidas no 1. pargrafo podem expedir notificaes aos fornecedores para que, sob pena de desobedincia, prestem informaes sobre questes de interesse do consumidor, resguardado o segredo industrial. Artigo 26. (Sanes) 1. As infraces das normas de defesa dos consumidores ficam sujeitas, conforme o caso e sem prejuzo das sanes de natureza civil, penal e das definidas em normas especficas, s seguintes sanes administrativas: a) multa; b) apreenso do bem; c) inutilizao do bem; d) proibio de fabricao do bem; e) suspenso de fornecimento de bens ou servios; f suspenso temporria de actividade; f) revogao de concesso ou permisso de uso; g) interdio, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de actividade.

Pgina 17/24

2. A pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infraco, a vantagem auferida e a condio econmica do fornecedor, aplicada mediante procedimento administrativo, revertendo os valores entidade administrativa de proteco ao consumidor. 3. As penas de apreenso, de inutilizao de bens, de proibio de fabricao de bens, de suspenso do fornecimento de bens ou servio; de revogao da concesso ou permisso de uso so aplicadas pela administrao, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando forem constatados vcios de quantidade ou qualidade por inadequao ou insegurana do bem ou servio. 1. A multa em montante no inferior a 2000 e no superior a 3 500 UCF (Unidade de Correco Fiscal) ou ndice equivalente que venha a substitu-lo. 2. As sanes previstas neste artigo so aplicadas pela autoridade administrativa, no mbito de sua atribuio, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar antecedente ou incidente de procedimento administrativo. 3. Pendendo aco judicial na qual se discuta a imposio de penalidade administrativa, no h reincidncia at o trnsito em julgado da sentena. CAPTULO VII Da Defesa do Consumidor em Juzo Artigo 27. (Proteco jurdica) Ao rgo da administrao pblica incumbe, especificamente destinado defesa dos interesses e direitos protegidos por esta lei, promover a criao e apoiar centros de arbitragem com o objectivo de dirimir os conflitos de consumo. 1. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores pode ser exercida em juzo, individualmente ou a ttulo colectivo. 2. Para a defesa dos direitos e interesses protegidos por esta lei, so admissveis todas as espcies de aces capazes de propiciar sua adequada e efectiva tutela.

Pgina 18/24

Artigo 28. (Legitimidade activa) Tm legitimidade para intentar as aces previstas no 2. pargrafo do artigo anterior: a) os consumidores directamente lesados; b) as associaes de consumidores legalmente constitudas h pelo menos um ano; c) o Ministrio Pblico; d) o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, quando estejam em causa interesses individuais homogneos, colectivos ou difusos. Artigo 29. (Facilitao judicial) Nas aces de defesa dos direitos e interesses protegidos por esta lei no h pagamento de custas, emolumentos, honorrios e quaisquer outras despesas, nem condenao do autor ou autores, salvo comprovada m f. 1. Em caso de litigncia de m f, o autor ou autores e todos os demais responsveis pela propositura da aco so solidariamente condenados em honorrios advocatcios e ao dcuplo das custas, sem prejuzo da responsabilidade por perdas e danos. 2. No caso da aco ser julgada improcedente, o autor ou autores intervenientes so condenados em montante, a fixar pelo juiz, entre 1/10 e a totalidade das custas que normalmente seriam devidas, tendo em conta a sua situao econmica e a razo formal ou substantiva da improcedncia. Artigo 30. (Nulidade) 1. Sem prejuzo do regime das clusulas contratuais gerais, nula qualquer conveno ou disposio contratual que exclua ou restrinja os direitos atribudos pela presente lei. 2. A nulidade referida no nmero anterior apenas pode ser invocada pelo consumidor ou seus representantes.

Pgina 19/24

3. O consumidor pode optar pela manuteno_ do contrato quando algumas das suas clusulas forem nulas nos termos do n. 1. CAPTULO VIII Instituies de Promoo e Tutela dos Direitos do Consumidor Artigo 31. (Associaes de consumidores) 1. As associaes de consumidores so associaes dotadas de personalidade jurdica, sem fins lucrativos e com o objectivo principal de proteger os direitos e os interesses dos consumidores em geral ou dos consumidores seus associados. 2. As associaes de consumidores podem ser de mbito nacional ou local, consoante a rea a que circunscrevem a sua aco e tenham, pelo menos, 3000 ou 500 associados, respectivamente. 3. As associaes de consumidores podem ser ainda de interesse genrico ou de interesse especfico. 1. So de interesse genrico as associaes de consumidores cujo fim estatutrio seja a tutela dos direitos dos consumidores em geral e cujos rgos sejam livremente eleitos pelo voto universal e secreto de todos os seus associados. 2. So de interesse especfico as demais associaes de consumidores de produtos e servios determinados, cujos rgos sejam livremente eleitos pelo voto universal e secreto de todos os seus associados. Artigo 32. (Direitos das associaes de consumidores) 1. As associaes de consumidores gozam dos seguintes direitos: a) ao estatuto de parceiro social em matrias que digam respeito poltica de consumidores, nomeadamente, traduzido na indicao de representantes para rgos de consulta ou concertao que se ocupem da matria; b) direito a solicitar, junto das autoridades administrativas ou judiciais competentes, a apreenso e retirada de bens do mercado ou a interdio de servios lesivos dos direitos e interesses dos consumidores;

Pgina 20/24

c) direito a corrigir e a responder ao contedo de mensagens publicitrias relativas a bens e servios postos no mercado, bem como a requerer, junto das autoridades competentes, que seja retirada do mercado publicidade enganosa ou abusiva; d) direito a consultar os processos e demais elementos existentes nas reparties e servios pblicos da administrao central, regional ou local que contenham dados sobre as caractersticas de bens e servios de consumo e de divulgar as informaes necessrias tutela dos interesses dos consumidores; e) direito a serem esclarecidas sobre a formao dos preos de bens e servios, sempre que o solicitem; f) direito de participar nos processos de regulao de preos de fornecimento de bens e de prestaes de servios essenciais, nomeadamente nos domnios da gua, energia, gs, transportes e telecomunicaes e a solicitar os esclarecimentos sobre as tarifas praticadas e a qualidade dos servios, por forma a poderem pronunciar-se sobre elas; g) direito a solicitar aos laboratrios oficiais a realizao de anlises sobre a composio ou sobre o estado de conservao e demais caractersticas dos bens destinados ao consumo pblico e de tornarem pblicos os correspondentes resultados, devendo o servio ser prestado segundo tarifa que no ultrapasse o preo de custo; h) direito presuno de boa f das informaes por elas prestadas; i) direito aco colectiva; j) direito de queixa e denncia, bem como direito de se constiturem como assistentes em sede de processo penal e a acompanharem o processo contraordenacional, quando o requeiram, apresentando memoriais, pareceres tcnicos, sugestes de exames ou outras diligncias de prova at que o processo esteja pronto para deciso final; k) direito a receber apoio do Estado, atravs da administrao central e local, para a prossecuo dos seus fins, nomeadamente, no exerccio da sua actividade no domnio da formao, informao e representao dos consumidores; l) direito iseno do pagamento de custas e preparos; m) direito a benefcios fiscais idnticos aos concedidos ou a conceder s instituies particulares de solidariedade social.

Pgina 21/24

2. Os direitos previstos nas alneas a) e b) do nmero anterior so exclusivamente conferidos s associaes de consumidores de mbito nacional e de interesse genrico. 3. O direito previsto na alnea f) do n. 1 conferido s associaes de interesse genrico ou de interesse especfico quando esse interesse esteja directamente relacionado com o bem ou servio que objecto da regulao de preos e, para os de natureza no regional ou local, exclusivamente conferido a associaes de mbito nacional. Artigo 33. (Acordos de boa conduta) 1. As associaes de consumidores podem negociar com os profissionais ou as suas organizaes representativas acordos de boa conduta, destinados a reger as relaes entre uns e outros. 2. Os acordos referidos no nmero anterior no podem contrariar os preceitos imperativos da lei, designadamente, os da lei da concorrncia, nem conter disposies menos favorveis aos consumidores do que as legalmente previstas. 3. Os acordos de boa conduta celebrados beneficiam todos os consumidores, sejam ou no membros das associaes intervenientes. 4. Os acordos atrs referidos devem ser objecto de divulgao, nomeadamente, atravs da afixao nos estabelecimentos comerciais, sem prejuzo da utilizao de outros meios informativos mais circunstanciados. Artigo 34. (Ministrio Pblico) Ao Ministrio Pblico incumbe tambm a defesa dos consumidores, no mbito da presente lei e no quadro das respectivas competncias, intervindo em aces administrativas e cveis tendentes tutela dos interesses individuais homogneos, bem como de interesses colectivos ou difusos dos consumidores.

Pgina 22/24

Artigo 35. (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor) 1. O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor um instituto pblico destinado a promover a poltica de salvaguarda dos direitos dos consumidores, bem como a coordenar e executar as medidas tendentes a sua proteco, informao e educao e de apoio s organizaes de consumidores. 2. Para a prossecuo das suas atribuies, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor considerado autoridade pblica e goza dos seguintes poderes: a) solicitar e obter dos fornecedores de bens e prestadores de servios, mediante pedido fundamentado, as informaes, os elementos e os interesses colectivos e difusos dos consumidores; b) ordenar medidas cautelares de cessao, suspenso ou interdio de fornecimentos de bens ou prestaes de servios que, independentemente de prova de uma perda ou um prejuzo real, pelo seu objecto, forma ou fim, acarretem ou possam acarretar riscos para a sade, a segurana e os interesses econmicos dos consumidores. Artigo 36. (Conselho Nacional do Consumo) 1. O Conselho Nacional do Consumo um rgo independente de consulta e aco pedaggica e preventiva, exercendo a sua aco em todas as matrias relacionadas com o interesse dos consumidores. 2. So, nomeadamente, funes do Conselho: a) pronunciar-se sobre as questes relacionadas com o consumo que sejam submetidas a sua apreciao pelo Governo, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, pelas associaes de consumidores ou por entidades nele representadas; b) emitir parecer prvio sobre iniciativas legislativas relevantes em matria de consumo; c) estudar e propor ao Governo a definio das grandes linhas polticas e estratgicas gerais sectoriais de aco na rea do consumo; d) dar parecer sobre o relatrio e o plano de actividades anuais do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor;

Pgina 23/24

e) aprovar recomendaes a entidades pblicas ou privadas ou aos consumidores sobre temas, actuaes ou situaes de interesse para a tutela dos direitos do consumidor. 3. O Governo, atravs do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, presta ao Conselho o apoio administrativo, tcnico e logstico necessrio. 4. Ao Governo incumbe, mediante diploma prprio, regulamentar o funcionamento, a composio e o modo de designao dos membros do Conselho Nacional do Consumo, devendo em todo o caso ser assegurada uma representao dos consumidores no inferior a 50% da totalidade dos membros do Conselho. CAPTULO IX Disposies Finais Artigo 37. (Profisses liberais) O regime de responsabilidade por servios prestados por profissionais liberais regulado em leis prprias. Artigo 38. (Vigncia) Os regulamentos necessrios execuo da presente lei so publicados no prazo de 180 dias aps a sua entrada em vigor. Artigo 39. (Entrada em vigor) A presente lei entra em vigor data da sua publicao.

Pgina 24/24

Вам также может понравиться