Вы находитесь на странице: 1из 2

1. Introduo Contaminao dos recursos hdricos por compostos orgnicos volteis (VOCs) um problema reconhecido.

. Esta contaminao poderia ser atribuda a uma ou mais fontes, tais como compostos orgnicos no recuperados a partir do efluente industrial, disposio (=manipulao? ???) inadequada de solventes industriais, tanques de armazenamento com vazamento, o chorume do aterro municipal ou industrial e outros. Existem diferentes tipos de efluentes industriais que contm partes por bilho (ppb) a partes por milho (ppm) de nveis de VOCs. Uma grande quantidade de nafta usada para processar areias betuminosas e apenas uma frao recuperado por stripping. Uma quantidade substancial de componentes de nafta so deixados no fluxo de guas residuais. Esses VOCs so recursos desperdiados que poderiam ser recuperados para reutilizao. Alm disso, vrios destes componentes, tais como ciclo-hexano, butano de dimetilo, metil pentano e ciclo-hexano de metilo so conhecidos por ter efeitos txicos sobre a sade.Remoo e recuperao de "COV" de efluentes industriais e guas subterrneas tambm se tornaram cada vez mais importante devido ao ambiente rigoroso e eliminao e regulamentos qumicos perigosos.

Mtodos convencionais de tratamento para a remoo e recuperao de VOCs incluem ar stripping, adsoro, destilao de oxidao avanada, e anaerbio / tratamento biolgico aerbio. Todas estas tcnicas tm algumas desvantagens [3]. Uma reviso crtica da remoo fromwater orgnicos, com nfase especial sobre MAS foi publicado por Mahmud et al. [4]. Presentemente, no existe qualquer tecnologia apropriada, que pode levar a concentrao satisfatria de nafta na areia leo processo de guas residuais para baixar do que o nvel ppm. Separao de compostos orgnicos volteis de fluxos lquidos de MAS est sendo considerado como uma alternativa que pode ajudar a superar algumas das insuficincias do tratamento convencional mtodos. relatado que a MAS oferece uma ordem de grandeza superior total do volume coeficiente de transferncia de massa especfica (ELK) do que embalado ar torre stripping (PTA) [5] e precisa de Airto, significativamente menor proporo de gua para atingir o mesmo grau de remoo, devido sua multipass natureza. Uma menor proporo argua facilita o uso de cerca de loop- sistema para evitar a transferncia de VOC de fase aquosa para fase de ar [6], quer por destruir ou capturar os COV. No entanto, MAS fornece resistncia transferncia adicional de massa devido presena de membrana. O resistncia foi relatada como negligencivel quando as membranas foram secas e os poros foram cheia de ar [7, 8] e quase igual resistncia fase lquida quando a membrana se tornou parcialmente molhados como um resultado da sua contato prolongado com a gua [7]. A absoro de compostos orgnicos diminuiu ainda mais o transporte de massa devido possvel reduo na eficcia rea poroso como um resultado de inchao da matriz de polmero [9]. importante avaliar processo MAS para a remoo e recuperao de nafta de guas residuais. Componentes da nafta tm diferentes grupos funcionais e colocam vrios desafios para o desenvolvimento de uma separao esquemas. Em estudos anteriores, clorofrmio e tolueno foram investigados como representantes de aliftico hidrocarboneto halogenado e hidrocarbonetos aromticos, respectivamente. Neste estudo, ciclo-hexano foi escolhido para representar compostos cclicos. nafta sinttica soluo foi utilizada para representar nafta chumbo processamento de leo de areia de guas residuais. No houve dados relatados na

sua remoo e recuperao a partir da soluo aquosa usando fibras de polipropileno oco de membrana de ar-descarnantes sistemas. Assim, para avaliar o desempenho de MAS utilizando polipropileno contactor de fibra oca na remoo e recuperao de nafta processingwastewater areia fromoil, itwas importante para coletar dados sobre esses compostos para uma melhor compreenso da o seu comportamento de ar de extraco. Thiswork apresenta os resultados de um laboratrio estudar sobre a remoo de componentes cicloexano e nafta de guas residuais byMAS, o que poderia formthe base do desenvolvimento de um processo para remover quantidades vestigiais de estes produtos qumicos perigosos a partir de guas residuais.

Вам также может понравиться