Вы находитесь на странице: 1из 2

Resumo das Formas Bsicas do Budismo

Esta a verso para impresso de: http: / / www.berzinarchives.com / web / pt / archives / study / comparison_buddhist_traditions / general / survey_basic_forms_buddhism.html Originalmente publicado como parte de Berzin, Alexander. Buddhism and Its Impact on Asia. Asian Monographs", no. 8. Cairo: Universidade do Cairo, Centro de Estudos Asiticos, Junho de 1996. Vamos examinar algumas das caractersticas distintivas das formas do budismo Theravada, [Mahayana] Chins e Tibetano, como representantes dos principais sistemas atualmente existentes.

Theravada
Theravada enfatiza a prtica de meditao da plena ateno, feita atravs da concentrao na respirao e nas sensaes do corpo, enquanto estamos sentados, assim como nos movimentos e intenes de movimento enquanto caminhamos extremamente devagar. Com plena ateno no surgir e cessar de cada momento obtemos uma compreenso experiencial da impermanncia. Quando essa compreenso aplicada na anlise de todas as experincias, percebemos que no h um eu permanente e imutvel que exista independentemente de tudo e de todos. Tudo so mudanas momentneas. Deste modo, obtemos uma compreenso da realidade que nos ir libertar da auto-centrada preocupao e da infelicidade que isso traz. Theravada tambm ensina meditaes sobre o amor e a compaixo, mas foi somente nas ltimas dcadas que nessa escola surgiu um movimento chamado "Budismo Engajado", iniciado na Tailndia, para envolver budistas em programas de ajuda ambiental e social. Alm disso, os monges Theravada estudam e recitam as escrituras budistas e fazem cerimnias e rituais para o pblico leigo. Os monges saem diariamente em rondas silenciosas pedindo donativos e os chefes de famlia praticam a generosidade oferecendo-lhes comida.

Mahayana do Leste Asitico


As tradies Mahayana do leste asitico, derivadas da China, possuem dois aspectos principais: Terra Pura e o que no Japo conhecido como Zen. A tradio da Terra Pura enfatiza a recitao do nome de Amitaba, o Buda da Luz Infinita, como um mtodo de irmos para a sua Terra Pura da Felicidade, uma espcie de paraso no qual tudo conducente a nos tornarmos um Buda. Zen enfatiza a meditao estrita, na qual aquietamos a mente de qualquer pensamento conceitual de modo a que a natureza pura da mente, em forma de compaixo e dotada de sabedoria, possa resplandecer. Em ambas as tradies, monges e monjas recitam textos espirituais e, mantendo a cultura confucionista, fazem cerimnias especialmente para os falecidos ancestrais da comunidade leiga.

Mahayana Tibetano
A forma tibetana do budismo Mahayana, encontrada em toda a sia Central, enfatiza o estudo - particularmente sobre a natureza da mente e das emoes, por meio da lgica e do debate juntamente com meditao intensa. A isso, adiciona-se a prtica do tantra, na qual usamos o poder da imaginao e trabalhamos com as energias sutis do corpo para nos transformarmos
Resumo das Formas Bsicas do Budismo 1

Resumo das Formas Bsicas do Budismo

num Buda. Isso feito atravs da concentrao na vacuidade e na compaixo e, dentro desse contexto, da imaginao de ns prprios nos termos tornado numa especfica forma bdica. Apesar de tais formas serem s vezes chamadas de "deidades meditacionais", elas no so o equivalente de Deus em significado ou funo, e o budismo no de maneira alguma uma religio politesta. Cada forma bdica uma representao simblica de um aspecto da iluminao de um Buda, tal como a sabedoria ou a compaixo. A visualizao de ns prprios em tais formas e a recitao das slabas sagradas (mantras) associadas a elas ajudam-nos a superar a nossa errada e negativa auto-imagem e a desenvolver as qualidades representadas por essas figuras. Este tipo de prtica muito avanado e requer a superviso prxima de um professor inteiramente qualificado. O budismo tibetano tambm possui uma grande quantidade de cnticos e rituais, geralmente com o propsito de eliminar foras negativas e interferncias, visualizadas em forma de demnios. Ao fazermos estes rituais, imaginamo-nos numa forma extremamente irada e poderosa, como apoio meditacional na obteno de energia e confiana para a superao das dificuldades. Tambm h grande nfase em tcnicas de meditao para cultivar o amor e a compaixo, que tambm envolvem o uso de visualizaes.

Mahayana Tibetano

Вам также может понравиться