Вы находитесь на странице: 1из 2

Taylorismo

uma concepo de produo, baseada em um mtodo cientfico de organizao do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (18561915). Em 1911, Taylor publicou Os princpios da administrao, obra na qual exps seu mtodo.
A partir dessa concepo, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade especfica no sistema industrial. A organizao foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produo passou a ser cronometrado. Algumas caractersticas do Taylorismo: - Racionalizao da produo. - Economia de mo-de-obra. - Aumento da produtividade no trabalho. - Corte de gestos desnecessrios de energia e de comportamentos suprfluos por parte do trabalhador. - Acabar com qualquer desperdcio de tempo. Desde ento, e cada vez mais, tempo uma mercadoria, e o trabalhador, que vende sua mo-de-obra, portanto, seu tempo, tem a incumbncia de cumprir com suas tarefas no menor tempo possvel, para que possa produzir mais e mais. Como pode ser observado no filme clssico Tempos Modernos de Charles Chaplin, o trabalhador passa a efetuar movimentos repetitivos e bem elementares, com o ritmo imposto pelas mquinas, e por quem as comandava. Seus supervisores diretos cronometravam seus movimentos e observavam quais os trabalhadores otimizavam o prprio tempo, e portanto a produo. Prmios eram dados aos trabalhadores com melhor tempo/desempenho. Essa competio promovida pelos gerentes fez com que a velocidade da produo aumentasse cada vez mais. Taylor entendia que a hierarquizao evitava a desordem predominante do tempo no qual a organizao ficava por conta dos trabalhadores. Separou, dessa forma, o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionrios entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar. Dessa forma, da mo-de-obra operria, naquela poca, no eram exigida a escolarizao. O trabalho sistemtico fazia dos trabalhadores peas descartveis, pois peas de reposio no faltavam. Nesse sentido, era grande a economia na folha de pagamento das indstrias, pois a maioria dos trabalhadores era sem qualificao. direo, ou aos gerentes, cabia controlar, dirigir e vigiar os trabalhadores, impedindo inclusive qualquer conversa entre os mesmos. Aos trabalhadores s restava obedecer e produzir incessantemente.

Fordismo

o nome dado ao modelo de produo automobilstica em massa, institudo pelo norte-americano Henry Ford. Esse mtodo consistia em aumentar a produo atravs do aumento de eficincia e baixar o preo do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preo do produto.
Os primeiros automveis surgiram na segunda metade do sculo XIX. No entanto, eram to lentos na locomoo que se igualavam s carruagens. Foram os motores a combusto desenvolvidos pelos alemes Benz e Daimler, na ltima dcada do sculo XIX, que incentivaram o rpido aperfeioamento dos automveis. Nesse contexto, destacam-se dois modelos de fabricao: o artesanal, de Rolls Royce, e o de construo de grandes sries, de Henry Ford; no modo artesanal, construam-se e ajustavam-se as peas em cada carro, que compreendia num trabalho mais lento, portanto de maior qualidade, mas de alto preo. J no Fordismo, a fabricao em srie implicou na queda da qualidade dos veculos. Em contrapartida, o carro ficou mais barato, tornando-o um meio de transporte acessvel s pessoas. Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na segunda dcada do sculo XX. A popularizao do veculo particular estimulou as pesquisas para o aprimoramento e melhorias de rendimento (aumento de acelerao, velocidade, capacidade de carga) o que se traduziu no surgimento de novos problemas (freios, perfis mais aerodinmicos, necessidade de tornar mais leve o peso. Assim, as montadoras iniciaram a corrida para oferecer novidades e captar clientes. Quando ocorreu a crise de energia nos anos 70, houve um investimento maior das montadoras em fabricar automveis de baixo consumo, de modo a atender a necessidade dos condutores de veculos daquela poca. Na dcada de 80, elas introduziram o universo da eletrnica no mundo do automvel. O Fordismo utilizado at hoje na fabricao de automveis. Foi e continua sendo o nico modelo de produo capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual. Com a crise econmica de 2008 e 2009 no sistema imobilirio dos EUA e sua consequncia no mercado global, inmeras montadoras sofreram uma enorme queda nas vendas e tiveram de demitir seus funcionrios pela repercusso da crise tambm no mercado de automveis.

Вам также может понравиться