Вы находитесь на странице: 1из 2

No caput do artigo 37 da Constituio Federal esto estabelecidos os princpios que norteiam a administrao pblica, a atividade legislativa e a atividade judiciria.

Entre esses princpios esto os da legalidade, da moralidade e da publicidade. - Boa introduo. O princpio da legalidade prega que toda ao estatal deve ser feita dentro da lei, ou seja, o estado (assim como o cidado) est submetido lei. Este princpio o mais evidente e o mais fundamental num estado de direito. Colocando a lei com (como) fator limitante o (e) orientador da ao estatal, evita-se governos absolutistas, onde (em que) o bem comum e a justia esto merc de quem governa. Aes que escapam ao princpio da legalidade podem ser anuladas ou ter seus efeitos anulados. - Gostei do contedo deste pargrafo. Como o enunciado no foi especfico sobre o sentido da legalidade voc abordou outro ponto da legalidade pouco explorado, que o Estado de Direito. - O pronome onde usado para lugares e no conceitos, por isso troquei por um pronome relativo. O princpio da moralidade prega que, alm de estar (estarem) dentro da lei, as aes estatais tambm devem ser revestidas de virtudes como austeridade, boa vontade, ponderao, etc (dentre outros). Sempre objetivando o bem comum e considerando o contexto em que as aes so tomadas. A moralidade o princpio complementar da legalidade, j que, como consta no dito popular: Nem tudo que legal, honesto, ou seja, aes executadas dentro da lei podem ser antiticas, inoportunas ou escaparem ao bom senso comum. Aes que escapem ao princpio da moralidade tambm podem ser anuladas, ou ter seus efeitos anulados. Nesses casos o remdio constitucional mais conhecido a ao popular. - Faltou uma coeso entre esse pargrafo e o anterior. Poderia comear: Outro principio elencado na Constituio, o da moralidade, prega... - O segundo perodo ficou sem sentido, lendo-o isoladamente. Essa frase tem o sujeito no primeiro perodo, o que dificultou a leitura. Como seu texto ficou grande, procuraria retirar ele ou encaixaria ele no primeiro perodo. Por fim, o princpio da publicidade prega que aes estatais devem ser pblicas, ou seja, devem estar disponveis e ao alcance de todos. A publicidade das aes estatais essencial para a verificao e manuteno dos princpios anteriormente citados (legalidade e moralidade). Porm, pelo bem e interesse comum, nem todas as aes estatais podem ser tornadas pblicas, pois em alguns casos o sigilo essencial para o sucesso da ao. Esses casos so excees (visto que a regra a publicidade) e devem constar explicitamente em lei para serem vlidos. - Boa coeso inicial com o uso do por fim. - Poderia trocar prega por assegura, garante.

- O conceito ficou bom e no encontrei erros. COMENTRIOS GERAIS - Voc mostra bom conhecimento do tema, mas cuidado que isso pode virar uma arma contra voc. - Sua redao ficou prolixa, deixando a objetividade de lado. - Procure escrever os pontos fortes do tema, sem se estender muito, Cite aquilo que o examinador quer ver: conceito principal do tema e cite exemplos pra fundamentar e solidificar sua argumentao. - Faltou um pargrafo de concluso para arrematar o texto. - Qualquer duvida em relao a correo me pergunte. Abs

Вам также может понравиться