Вы находитесь на странице: 1из 6

ILUSTRAO: O pai, o filho e a tbua

Posted on 25/04/2012

Um menino fazia muitas coisas erradas ele bagunava demais. Era um menino sem disciplina, levado, mas, ele no fazia as coisas com maldade, fazia porque era arteiro mesmo. E s vezes as coisas que ele fazia prejudicava as outras pessoas, prejudicava os seus irmos, sua famlia. E ele dava muito desgosto a seus pais, to pequeno, e j dava muito trabalho. Um dia o pai dele que j estava cansado de lhe bater e no adiantar nada pegou o menino logo aps ele ter feito uma coisa muito errada, e o levou at o fundo do quintal em um quartinho que ele usava como oficina, e lhe disse: Meu filho vem aqui! e o menino foi, pensando que ia apanhar, e seu pai continuou Est vendo aquela tbua bonita, envernizada? E seu filho desconfiado respondeu: Estou vendo sim. Por qu? Pega aquela tbua e traz aqui. Vamos fazer o seguinte meu filho. Est tbua ir representar voc. Agora vamos colocar nesta tbua um prego para cada coisa errada que voc j fez. E o menino achou aquilo engraado, e seu pai disse mais: Me d o martelo e os pregos, pega aqueles maiores, os pregos grandes. E o menino trouxe os pregos Lembra aquela vez que voc matou um passarinho? Aquele canrio que eu tinha na gaiola, e voc o matou com seu estilingue? O menino ficou triste, e disse: Lembro pai. E o pai pegou o prego encostou na tbua novinha envernizada. P, p, p, p! E cravou aquele prego at o fim. E o menino ficou olhando.

Meu filho. Lembra aquela vez que voc saiu com o mesmo estilingue estourando as lmpadas dos postes nas ruas? Lembro pai. Quantas lmpadas voc quebrou? Ah pai, mais de trinta. Me d trinta pregos aqui. E colocou um por um dos trintas pregos sobre a madeira envernizada e foi batendo. P, p, p, p! E o menino olhando fixamente para a tbua que foi ficando cheia de pregos. Meu filho. Lembra aquela vez que voc pulou o muro da casa do vizinho pra pegar goiaba no p. E voc pisou na horta do homem e destruiu todo o alface e almeiro que ele tinha plantado, pra roubar uma goiaba. E o vizinho veio furioso reclamar de voc. Lembra meu filho? Lembro pai. Quantas goiabas voc roubou? Trs. E quantos ps de alface voc acha que destruiu? Ah, acho que uns dez. Me d treze pregos a. E o pai pegou os treze pregos. P, p, p. Aquilo que parecia uma brincadeira, logo foi se tornando uma coisa trgica para o menino. Porque aquela tbua que estava aplanada, envernizada, bonita, brilhante, que representava ele mesmo, comeou a

ficar to cheia de pregos, que cada vez que o martelo batia p, p, p, aquilo batia tambm em seu corao. E assim, o pai foi perguntando para o filho todas as coisas erradas que ele se lembrava, e foi batendo aqueles pregos, e eram tantos pregos, que o menino ficou muito triste, ficou arrasado, aquilo doeu mais que uma surra de cordo de ferro, doeu mais que uma surra de varas. Seu pai percebendo sua tristeza disse: Meu filho, vamos combinar uma coisa? A partir de hoje por cada coisa boa que voc fizer, ns vamos tirar um prego daqui. Ta bom? E o menino concordou. No dia seguinte ele chegou correndo da escola e foi contar as novidades a seu pai: Pai hoje a professora me elogiou, porque eu me comportei bem na sala de aula! Ah que bom meu filho, vamos l no fundo. E o pai pegou o martelo e puxou um dos pregos, e o menino ficou contente, sentiu um alivio. No dia seguinte o menino chamou o seu pai e disse: Pai hoje eu ajudei uma senhora a carregar uma sacola pesada! timo meu filho! E eles foram l no quartinho e arrancaram mais um prego. E por cada coisa boa que ele fazia o pai dele tirava um prego. E assim foi, o menino todo dia fazendo uma coisa boa, e seu pai por cada boa obra que seu filho fazia ele arrancava um prego. Porm, quando saiu o ltimo prego o menino no ficou satisfeito. Aquela tbua envernizada, bonita no era mais uma tbua bela. Agora era uma tbua toda esburacada, toda machucada. E seu pai lhe disse:

Pois meu filho, o que voc quer que eu faa. assim mesmo, sempre ficam as marcas. Sempre! E essas marcas dos pregos representam a sua culpa, e sempre vai ficar ai. Aquela lio marcou profundamente aquele menino que foi crescendo, se tornando um moo, um homem. Mas, ele no conseguia esquecer aquela tbua toda perfurada, e o que seu pai lhe havia dito: Aqueles furos representam a sua culpa! E ele se atormentava, no tinha paz. A conscincia dele estava sempre pesada, no tinha sossego dentro da sua alma, ele carregava aquela mgoa, quando pensava em si mesmo s enxergava aquela tbua, que antes era bonita e agora estava toda perfurada. Um dia aquele moo, agora j adulto, arrasado, achando que a vida dele por melhor que ele fizesse, nunca iria valer a pena. Ele achava que ele era ruim na sua prpria natureza no seu interior, e carregava aquela culpa. Passando em frente de uma igreja crist ele ouviu os cnticos, e pensou Vou entrar um pouquinho. E dentro daquela igreja havia um pregador muito simples, mas, apesar da simplicidade daquele pregador, o homem estava com um livro poderoso nas mos, um livro chamado Evangelho. E a parte que o pregador lia, aquela que est escrita na carta de Paulo aos Hebreus 8.12, que diz assim: Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricaes no me lembrarei mais. Aquele assunto o interessou, despertou o moo, e o pregador releu o texto: Porque [Eu, o Senhor Deus] serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricaes no me lembrarei mais. E o pregador foi desenvolvendo o texto explicando a mensagem dizendo: Ns fomos criados perfeitos pelo Senhor Deus, sem culpa, sem pecado. Mas as nossas atitudes, as nossas transgresses, mancharam nossa alma, feriram-na. Nessa hora veio na mente do moo a imagem da tbua toda perfurada, e o pregador dizia: Ainda que voc decida se tornar uma boa pessoa, concertar os seus erros, fica ali a culpa.

E o moo se lembrou do que seu pai tinha dito: Esses furos na tbua so as culpas que ficaro, ele se lembrou, e foi entendendo. Parecia que o pregador conhecia toda a sua vida. Aquele moo ficou arrepiado, ele nunca tinha falado com aquele pregador, nunca tinha entrado naquela igreja. E aquele pregador humilde falava de um jeito que parecia falar diretamente com ele, de uma maneira que ele nunca tinha sentido antes. E o pregador continuou: No adianta voc querer concertar sua vida com boas obras. E o moo se lembrou de que ele se esforou para ser um bom rapaz, um bom filho. Mas, apesar de todo o seu esforo ele continuava infeliz. Todo homem, toda mulher quer se livrar da culpa. E pra se livrar da culpa a pessoa precisa comparecer diante da luz, e tm que ter comunho com aqueles que andam na luz. O pregador ento abriu a Bblia na primeira carta que o apstolo Joo escreveu (1.7) e leu para as pessoas que estavam na igreja, sem saber que falava to diretamente com o corao daquele moo. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz est, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. O Senhor Jesus no tinha pecado algum. Ele estava com a sua alma limpa e perfeita. Mas ns, o colocamos no madeiro e pegamos um martelo e pregos enormes e o moo se lembrou da sua infncia quando seu pai lhe pediu os pregos, o martelo e a tbua, o moo sentiu que era com ele aquela mensagem, e opregador falava com veemncia e cravamos Jesus naquela cruz, seu sangue foi derramado, seu sangue foi vertido para nos purificar do pecado. Matamos o Filho de Deus, mas Ele ressuscitou dos mortos. A cruz est l, mas a cruz est vazia. Jesus Cristo est vivo, e todos que andarem com Jesus e permanecerem com aqueles que andam na luz tero paz, tero comunho uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu Filho nos purifica de todo o pecado. Quando o pregador terminou de falar o moo estava chorando, e o pregador disse mais:

Quem quer apagar para sempre os seus pecados entregando a sua vida para Jesus Cristo? O pregador nem acabou de falar e o moo j estava com a mo levantada, com lgrimas nos olhos dizendo: Eu quero! Eu quero! Ele foi o primeiro a ir frente, e depois de receber a orao do pastor ele se levantou e sentiu que a sua alma estava purificada de todo pecado. No havia mais culpa, remorso, nem condenao. Porque o sangue de Jesus Cristo seu Filho nos purifica de todo o pecado.
Fonte: autoria Juanribe Pagliarin

Вам также может понравиться