Вы находитесь на странице: 1из 6

como construir.

qxd

4/4/2008

16:01

Page 99

Wolney Castilho Alves e-mail: wolneipt@ipt.br Luciano Zanella e-mail: lucianoz@ipt.br

COMO CONSTRUIR

Maria Fernanda Lopes dos Santos e-mail: maria.flsantos@sp.senac.br

Sistema de aproveitamento de guas pluviais para usos no potveis


m crescente nmero de grandes cidades e regies metropolitanas brasileiras vive situao de escassez e degradao dos recursos hdricos impondo a adoo de programas de conservao de gua. Entre os componentes de programas de conservao de gua, figura o de substituio de fontes. Consiste basicamente em utilizar novas fontes de recursos hdricos em substituio s existentes, especialmente sob condies em que a nova fonte sirva a usos menos exigentes (menos "nobres"). O aproveitamento de gua da chuva precipitada nas edificaes do meio urbano se enquadra nessa categoria. Trs grandes virtudes so freqentemente associadas ao aproveitamento da gua de chuva em edifcios: a) diminui a demanda de gua potvel; b) diminui o pico de inundaes quando aplicada em larga escala, de forma planejada, em uma bacia hidrogrfica; c) pode reduzir as despesas com gua potvel. Embora a prtica do aproveitamento de gua de chuva no Brasil remonte aos primeiros assentamentos na poca do Descobrimento, a atual conjuntura renova a oportunidade dessa medida sob a gide da sustentabilidade.

Figura 1 Calha coletora situada em posio intermediria permitindo alimentao do reservatrio superior de gua pluvial por gravidade

Usos domsticos no potveis

Usos domsticos so aqueles prprios ao ambiente da habitao ou

moradia, embora possam estar presentes tambm em edifcios industriais, comerciais, pblicos e de servios. Entre eles citam-se o uso da gua para simples ingesto, a lavagem e preparo de alimentos crus e cozidos, a lavagem de utenslios de cozinha, o banho pessoal, a higiene corporal, a lavagem de roupas, a descarga de bacias sanitrias, a limpeza de pisos, paredes, veculos, a rega de jardins, a higiene de animais domsticos. Podem ser includos usos como a descarga

em mictrios, a gua de reserva para combate a incndio e a gua para aquecimento e acumulao destinada ao banho e outros usos. Entre os usos domsticos mencionados alguns exigem gua cuja qualidade atenda aos padres de potabilidade, ou seja, Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade. Entretanto outros usos domsticos no requerem caractersticas de qualidade to exigentes quanto a potabilidade. Esses usos, para os quais no exigida a po99

Acervo do autor

como construir.qxd

4/4/2008

16:01

Page 100

COMO

CONSTRUIR
tabilidade da gua, so definidos como no potveis. Entre os usos domsticos citados pode-se dizer que a descarga de bacias sanitrias e mictrios, a limpeza de pisos e paredes, a lavagem de veculos, a rega de jardins e a gua de reserva para combate a incndio, enquadramse como no potveis.
Campo de aplicao

ceira. No raramente sistemas de aproveitamento levam a longos perodos de retorno financeiro, pois tm grande peso as despesas com energia.
Solues de captao e conduo de guas pluviais

O presente artigo aplica-se ao aproveitamento de guas pluviais em usos domsticos no potveis em edifcios diversos onde tais usos sejam praticados. Considera-se neste artigo somente a precipitao pluvial sobre coberturas de edifcios, ou seja, lajes e telhados. Os ptios, garagens, jardins e outras reas similares no so objetos de captao visando ao aproveitamento.
Componentes do sistema predial de aproveitamento de gua pluvial

A conduo das guas precipitadas sobre as coberturas usualmente feita por meio de calhas, condutores, grelhas, caixas de amortecimento e outros componentes, projetadas da mesma forma que nas instalaes prediais de guas pluviais, segundo a norma brasileira NBR 10844/1989. Trs situaes bsicas podem ser consideradas quanto relao entre a rea de captao e o reservatrio: a) reservao somente com reservatrio elevado; b) reservao somente com reservatrio inferior; c) reservao dotada de reservatrio inferior e superior. No primeiro caso a cobertura, ou a parcela de cobertura destinada captao dever levar em conta a possibilidade do escoamento da precipitao, por gravidade, para o reservatrio superior. A figura 1 ilustra essa soluo. Variantes dessa soluo so apresentadas na figura 2. No segundo e terceiro caso a captao corresponder rea integral da cobertura, dotada de calhas ou canaletas e condutores verticais. Uma configurao de simples implantao no caso de casas trreas existentes ilustrada na figura 3. Trata-se de soluo promissora para implantao massiva visando atenuao do pico de cheias. Solues alternativas de calhas e condutores verticais incluem filtros de materiais grosseiros, conforme ilustram as figuras 4 e 5.
Solues de tratamento de guas pluviais

Ilustrao: Sergio Colotto

Figura 2 Esquema de solues de captao e alimentao do reservatrio de gua pluvial por gravidade

O sistema predial de aproveitamento de gua pluvial para usos domsticos no potveis formado pelos seguintes subsistemas ou componentes: a) captao; b) conduo; c) tratamento; d) armazenamento; e) tubulaes sob presso; f) sistema automtico ou manual de comando; g) utilizao.
Concepes bsicas

Figura 3 Aproveitamento simplificado de gua pluvial

O fundamento bsico do projeto de aproveitamento de guas pluviais assenta-se sobre o grau de atendimento das demandas de gua no potvel frente oferta de precipitao pluvial no local. A quantidade de gua pluvial a ser aproveitada diretamente proporcional rea de captao. Exemplos de clculos sobre demanda e oferta de guas pluviais so encontrados na publicao "Uso Racional da gua em Edificaes" do Prosab (Programa de Pesquisa em Saneamento Bsico), da Finep (Gonalves, 2006). A aplicao de sistemas de aproveitamento de gua pluvial deve passar por avaliao econmico-finan-

Estudos mostram que o tratamento da gua pluvial captada obrigatrio devido aos riscos associados ao material carreado pela gua de chuva quando do escoamento sobre a cobertura. Observa-se a
TCHNE 133 | ABRIL DE 2008

100

Starkenvironmental

como construir.qxd

4/4/2008

16:01

Page 101

Figura 4 Calha dotada de filtro de reteno de materiais grosseiros

Figura 5 Filtro vertical de material grosseiro instalado em coletor

www.silvanh2o-com-au

Ta n

de

se

rv.

co

le

af

re

lie

Figura 6 Filtro horizontal de material grosseiro com grade de barras horizontais

presena de material grosseiro, como folhas, gravetos, sementes e slidos suspensos e dissolvidos originados de fezes de pssaros, gatos e roedores, alm de material particulado fino sedimentado sobre as coberturas a partir de suspenso area, alm de microrganismos patognicos presentes em guas de coberturas, conforme mostram pesquisas em cursos no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo) realizadas tambm em outras instituies (May, 2004; Rebello, 2004; Gonalves, 2006). O tratamento para usos domsticos no potveis realizado visando alcanar caractersticas de qualidade compatveis com os usos desejados. A norma brasileira relativa ao aproveitamento de guas pluviais, NBR 15527/2007, estabelece que os padres de qualidade "devem ser fixados pelo projetista de acordo com a utilizao prevista". No caso dos usos no potveis previstos neste artigo possvel estabelecer caractersticas de qualidade comuns a todos eles. No que se refere qualidade microbiolgica da gua, uma referncia razoavelmente adequada a Resoluo Conama 274/2000 que estabelece a qualidade da gua para contato de toda superfcie do corpo humano com a gua por tempo prolongado. Essa Resoluo estabelece que so consideradas satisfatrias as guas nas quais "em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores,

colhidas no mesmo local, houver, no mximo mil coliformes fecais (termotolerantes)... por 100 ml". Dessa forma, pode-se adotar como referncia inicial de qualidade microbiolgica o mximo de mil coliformes termotolerantes por cada 100 ml de gua pluvial. Amostras para verificao desse indicador devem ser colhidas nos pontos de uso. Com respeito aos parmetros fsico-qumicos, podem ser adotados como referncia inicial os valores apresentados na norma brasileira (NBR 15527/2007, item 4.5) para o caso de usos mais restritivos. De maneira genrica o tratamento de guas pluviais escoada de telhados composto pelas seguintes partes: filtrao de materiais grosseiros; descarte das guas de escoamento inicial; filtrao de materiais particulados finos; desinfeco.
Filtrao de materiais grosseiros

A funo de tais filtros reter o material grosseiro (folhas,gravetos e particulados de maior dimenso) deixando passar a gua e slidos grosseiros mais finos. Ensaios realizados no IPT mostram que, em geral, os slidos grosseiros so retidos na sua totalidade na maioria dos filtros,e que a eficincia no aproveitamento de gua tende a cair com o aumento da vazo. Os filtros de material grosseiro podem funcionar de forma a lanar o material grosseiro para fora da tubulao ou podem requerer limpeza manual peridica.
Descarte

obtida por meio de grades de barras ou telas metlicas com aberturas da ordem de 2 mm a 6 mm que so interpostas no fluxo das guas pluviais captadas na cobertura e conduzidas pelos coletores. Encontram-se no mercado diversas solues desse tipo de filtrao, usualmente importadas. A escolha dos modelos existentes funo da rea de cobertura a que vo servir. A figura 6 mostra um filtro de material grosseiro importado instalado em trecho horizontal de tubulao.

Estudos do IPT mostram que o descarte das primeiras guas escoadas de coberturas altamente recomendado, particularmente aps vrios dias sem chuva como ocorre na estiagem de inverno, dada concentrao de poluentes e microrganismos. Segundo pesquisas realizadas no mbito do Prosab, o volume de descarte corresponde ao escoamento do primeiro milmetro de precipitao, ou seja, 100 l para cada 100 m2 de cobertura. Um dispositivo de descarte bastante prtico ilustrado na figura 7. Os dispositivos de descarte podem contar com esvaziamento automtico ou manual.
Filtro de finos

A operao de sistemas de aproveitamento de guas pluviais tem mostrado que mesmo as instalaes dotadas de filtro de grosseiros e aparelho de descarte podem requerer a filtrao de material particulado mais fino.
101

como construir.qxd

4/4/2008

16:01

Page 102

COMO

CONSTRUIR
Existem diversos fabricantes de filtros de areia ou de resina no mercado. Grande parte dos filtros de areia opera com a gua sob presso e permite retrolavagem para remoo do material retido. Deve ser previsto reservatrio de gua para retrolavagem, segundo a freqncia estabelecida pelo fabricante, ou ditada pela prtica operacional. Em pesquisa em curso no IPT foi desenvolvido um filtro de fabricao simples e que no requer pressurizao da gua para filtrao. O filtro foi construdo de modo a incorporar a filtrao de material grosseiro na parte superior e de material particulado fino na parte inferior utilizando areia como meio filtrante. A figura 8 ilustra o esquema bsico do filtro. O meio filtrante de areia mdia lavada com 10 cm de espessura e taxa de aplicao de 336 m3/m2/dia.
Desinfeco
Tela metlica perfurada (filtro de grosseiros) Tela contra mosquito sobre tela metlica Suportes para a tela

duz a gua ao ponto de uso, ou por meio de sistema cclico conforme ilustra a figura 9.
Armazenamento de guas pluviais

Figura 7 Esquema bsico de dispositivo automtico de descarte das primeiras guas escoadas da cobertura

Areia (filtro de finos)

Figura 8 Esquema bsico de filtro de material grosseiro e de finos desenvolvido no IPT

Figura 9 Esquema bsico de desinfeco por oznio com recirculao da gua contida em reservatrio

A ocorrncia de microrganismos em guas de chuva escoadas de coberturas recomenda fortemente a desinfeco. Os sistemas de desinfeco mais utilizados so os baseados na aplicao de cloro, oznio ou raios ultravioleta. A desinfeco com cloro permite manter ao mais prolongada por meio de concentrao residual de cloro livre que permanece efetiva por algum tempo. Em instalaes prediais prev-se a aplicao de cloro atravs de dosadores de cloro lquido injetados na tubulao que conduz a gua pluvial ao reservatrio, atravs de pastilhas ou de uma soluo simplificada desenvolvida no mbito do Prosab, em que a desinfeco obtida por difuso do cloro contido em uma garrafa plstica perfurada colocada no fundo do reservatrio (Daniel, 2001). O oznio um agente desinfetante bastante eficiente, mas sua aplicao deve ser cuidadosamente projetada para que ocorra a mistura completa da quantidade correta de gs no fluxo de gua escoando. O emprego do oznio permite realizar a desinfeco na tubulao que con-

O armazenamento de guas pluviais tem destacada importncia dados os impactos arquitetnicos, estruturais, financeiros e operacionais que envolve. As solues de armazenamento podem ser agrupadas nas trs formas bsicas j citadas anteriormente (somente reservatrio elevado, somente reservatrio inferior e reservatrios inferior e superior). O primeiro caso supe que a alimentao do reservatrio ser feita a partir de cobertura, calhas e condutores, situados em nvel superior ao do reservatrio. A figura 10 ilustra duas possibilidades de assentamento do sistema de tratamento no caso de reservatrio de guas pluviais elevado. Experimentos realizados pela Universidade Federal da Bahia, em conjunto habitacional de baixa renda, levaram soluo ilustrada na figura 11. Observa-se que o reservatrio alimentado diretamente a partir da cobertura e situado em cota tal que permite o uso de gua de chuva no tanque e em torneira de jardim. O segundo caso corresponde situao na qual os usos previstos possam ser atendidos com o posicionamento do reservatrio em cota relativamente baixa, como no atendimento de pontos situados em garagens. O terceiro caso , de certa forma, anlogo ao sistema de gua potvel de um edifcio de diversos andares. O reservatrio inferior de gua pluvial conta com bomba de recalque que alimenta o reservatrio superior. Deste ltimo deriva-se o barrilete para distribuio de gua pluvial por meio de colunas de alimentao servindo aos diversos pontos de uso (descarga de bacias sanitrias, lavagem de pisos e rega, por exemplo). Em todos os casos de reservao de guas pluviais deve ser levado em conta que em perodos de estiagem pode no haver gua de chuva sufiTCHNE 133 | ABRIL DE 2008

102

como construir.qxd

4/4/2008

16:01

Page 103

Figura 10 Esquema com o posicionamento relativo da cobertura, sistema de tratamento e reservatrio superior de gua pluvial

ciente para a demanda. Nesse caso os reservatrios de gua pluvial devero receber complementao do sistema de gua potvel, evitando-se o fenmeno da conexo cruzada. Para tanto deve ser observada a norma brasileira de gua fria NBR 5626 que exige uma separao atmosfrica (gap) de no mnimo 5 cm entre o tubo de alimentao de gua potvel e o reservatrio de guas pluviais. Inversamente, no perodo de cheias, o sistema dever contar com extravaso compatvel. A complementao da alimentao por gua potvel pode ser feita no reservatrio superior de gua pluvial. Nesse caso a gua potvel pode ser conduzida por gravidade do reservatrio superior de gua potvel para o reservatrio superior de gua pluvial ou, ainda, atravs de pequena bomba de recalque, conforme ilustra a figura 12. O projeto dos reservatrios de guas pluviais deve ser elaborado tomando como diretrizes as normas brasileiras: NBR 12217/1994 relativa aos reservatrios de distribuio de gua para abastecimento pblico, NBR 5626/1998 aplicvel instalao predial de gua fria e NBR 15527/2007.

Os reservatrios devem ser dotados de extravasor, dispositivo de esgotamento total, cobertura para evitar entrada de p, insetos e minimizar a radiao luminosa, dispositivos ou configuraes que permitam inspeo, manuteno e ventilao. No caso dos reservatrios serem alimentados com gua pluvial contendo slidos em suspenso sedimentveis ou que flutuam, h necessidade de dispositivos e configuraes especficas para minimizar o acesso de slidos s tubulaes que servem os pontos de uso. Para atenuar o risco de extrao da mistura de gua com esses slidos finos presentes no reservatrio no momento do uso ou suco, recomenda-se situar a extremidade da tubulao de tomada d'gua a meia-altura entre o fundo e a lmina livre no reservatrio. A alimentao dever ser projetada para evitar turbulncia no interior do reservatrio para que no ocorra ressuspenso de slidos. O dimensionamento do volume de reservao de gua pluvial deve ser elaborado por mtodo que leve em conta a oferta e a demanda de gua pluvial. A oferta descrita pelas sries histricas de precipitao pluvial da localidade ao longo do tempo. A demanda deve ser calculada a partir dos volumes aplicveis aos usos no potveis previstos. A norma brasileira NBR 15527/ 2007 e Gonalves (2006) apresentam uma srie de mtodos de dimensionamento do volume de reservao necessrio. Alguns mtodos levam a volumes excessivos e onerosos. Recomenda-se o dimensionamento pela frmula que utiliza o maior nmero de dias consecutivos sem chuva e o volume dirio demandado, apresentado por Gonalves (2006), o mtodo da simulao de reservatrios ou o mtodo prtico australiano, sugeridos na norma brasileira. O mtodo de simulao de reservatrios e o mtodo prtico australiano so particularmente interessantes porque permitem aquilatar em que grau ser atendida a demanda de gua

Acervo do autor

Figura 11 Soluo de reservao elevada desenvolvida em conjunto habitacional de baixa renda por equipe da Universidade Federal da Bahia

Figura 12 Esquema do posicionamento dos reservatrios elevados de gua potvel e de gua pluvial prevendo complementao por gua potvel na falta de chuvas

pluvial, considerada a srie histrica de precipitaes. A expresso para o clculo do volume de reservao baseado no nmero mximo de dias consecutivos sem chuva para um dado perodo de retorno dada por: VRES = QNP x DS

103

como construir.qxd

4/4/2008

16:01

Page 104

COMO

CONSTRUIR
rios, considerando as trs situaes j mencionadas. Para um edifcio de diversos pavimentos, so ilustradas na figura 13 configuraes das tubulaes sob presso resultante do posicionamento de reservatrios de gua pluvial e de gua potvel nas trs posies consideradas. O dimensionamento das tubulaes de gua pluvial sob presso feito de maneira anloga ao das tubulaes de gua potvel, com base na norma brasileira NBR 5626/1998. Prev-se a utilizao de sistemas de comando automatizados razoavelmente complexos no caso ilustrado.
Solues relativas utilizao

LEIA MAIS
Uso Racional da gua em Edificaes. R. F. Gonalves (coord.). Prosab (Programa de Pesquisa em Saneamento Bsico). Abes (Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental), Rio de Janeiro, 2006. Processos de Desinfeco e Desinfetantes Alternativos na Produo de gua Potvel. L. A. Daniel (coord.). Prosab (Programa de Pesquisa em Saneamento Bsico). Abes (Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental), Rio de Janeiro, 2001. Conservao de gua em Edificaes: Estudo das Caractersticas de Qualidade da gua Pluvial Aproveitada em Instalaes Prediais Residenciais. Rebello, G. A. O. Dissertao de Mestrado apresentada ao Mestrado em Tecnologias Ambientais do IPT, 2004. Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de gua de Chuva para Consumo No Potvel em Edificaes. May, S. Dissertao de Mestrado apresentada Escola Politcnica da USP 2004. , NBR 15527 gua de Chuva Aproveitamento de Coberturas em reas Urbanas para Fins No Potveis Requisitos. ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), 2007. NBR 10844 Instalaes Prediais de guas Pluviais.ABNT, 1989. NBR 5626 Instalao Predial de gua Fria. ABNT, 1998. NBR 12217 Projeto de Reservatrio de Distribuio de gua para Abastecimento Pblico. ABNT.

Figura 13 Esquema bsico dos sistemas de distribuio de gua potvel e pluvial, segundo diversas posies do reservatrio de gua pluvial

Onde: VRES o volume do reservatrio (l); QNP a somatria das demandas de usos no potveis (l/dias); DS o maior nmero consecutivo de dias sem chuva na localidade para um dado perodo de retorno (dias). Para uma residncia trrea de classe mdia com cinco habitantes situada em Florianpolis, cuja soma das demandas de gua para uso no potvel totalizou 178,33 l/dia, a aplicao da ltima frmula levou a um volume de reservao de gua pluvial de 1.783,3 l que foi arredondado para 2 mil l. O servio de metrologia informou que o valor de DS para a cidade, em srie histrica de dez anos, de dez dias. Considerando edifcio de quatro pavimentos com quatro apartamentos por andar na mesma cidade,a demanda de usos no potveis foi calculada em 2.218,676 l/dia. Resultou um volume de reservao de 22.186,7 l arredondado para 22 mil l (Gonalves, 2006). Observe-se que a eficincia de atendimento global de usos no potveis da reservao calculada por esse mtodo requer verificao do ndice de atendimento da demanda considerado o potencial de oferta, ou seja, alturas precipitadas segundo srie histrica.
Conduo de guas pluviais em tubulaes sob presso

A utilizao da gua pluvial tratada em usos domsticos no potveis deve levar em conta as possibilidades de uso indevido, como ingesto ou banho, e de acidentes que comprometam a segurana sanitria e operacional dos sistemas prediais de gua, especialmente tendo em conta a potencialidade de ocorrncia da conexo cruzada com o sistema de gua potvel. No que tange ao uso indevido necessrio prever barreiras fsicas e conscientizao e treinamento do usurio. Barreiras fsicas incluem torneiras de engate rpido,torneiras sem volante ou com volante lacrado. A pintura das tubulaes e demais partes da instalao em cor convencionada serve de alerta para uma populao usuria previamente conscientizada e treinada.
Wolney Castilho Alves Engenheiro civil e sanitarista Dr. pesquisador e professor do IPT e do Centro Universitrio Senac e-mail: wolneipt@ipt.br Luciano Zanella Engenheiro civil Dr. pesquisador e professor do IPT e-mail: lucianoz@ipt.br Maria Fernanda Lopes dos Santos Biloga Dra. pesquisadora do IPT e professora do Centro Universitrio Senac e-mail: maria.flsantos@sp.senac.br

A conduo de guas pluviais sob presso em tubulaes depende do posicionamento dos reservat104

TCHNE 133 | ABRIL DE 2008

Вам также может понравиться