Вы находитесь на странице: 1из 14

R a y m u n d o Fa o r o A Repblica inacabada

organizao e prefcio: F b i o K o n d e r C o m p a r a t o

I. do pensamento poltico

1
A pergunta do ttulo desta obra envolve duas proposies: o pensamento poltico e uma especificidade, o pensamento poltico brasileiro. Se h um pensamento poltico brasileiro, h um quadro cultural autnomo, moldado sobre uma realidade social capaz de ger-lo ou de com ele se soldar. Nesta parte, oportuna a reflexo, dentro de farta bibliografia, da imitao, da cpia, da importao de paradigmas e modelos culturais. A primeira proposio, pertinente ao pensamento poltico, extrema o pensamento, o pensamento caracterizadamente poltico, da ideologia e da filosofia poltica, entendida nessa locuo tambm a cincia poltica, mais por motivos de convenincia do que de rigor conceitual. Para no descer s origens, o ponto de partida o pensamento, sem voltar ao debate socrtico acerca do conhecer e do saber, como est no Teeteto (Plato, pp. 88 ss.).*
* Observe-se que as referncias bibliogrficas a seguir no indicam adeso ao autor citado, seno que o assunto foi por ele versado, embora em outros termos e com diferente sentido.

Existe um pensamento poltico brasileiro?

29

Pensamento, diga-se em reduo dicionarizada e simples, o que se tem em mente, quando se reflete com o propsito de conhecer algo, de entender alguma coisa, e quando se delibera com o fim de tomar uma deciso. O pensamento, como ato de pensar, uma atividade que se dirige ao objeto e cogita de apreend-lo. A definio, exposta a retificaes, provisria.

2
O pensamento poltico no conversvel filosofia poltica, cincia poltica ou ideologia. Pode haver e freqentemente h pensamento poltico que no ideologia e que no cincia e filosofia poltica. O pensamento poltico se expressa, quase sempre, em uma ou outra manifestao: como ideologia e como filosofia ou cincia poltica. Ele tem, entretanto, autonomia. E o que se tentar demonstrar, para o efeito de caracterizar-lhe a estrutura, na sua dimenso atuante e autnoma. A filosofia poltica e sua enteada, a cincia poltica, no nascem do mesmo parto. O pensamento poltico a poltica, no a construo poltica.
A filosofia poltica [lembra Leo Strauss] no se identifica ao pensamento poltico. O pensamento poltico coevo vida poltica. A filosofia poltica, entretanto, emergiu de uma vida poltica especfica, na Grcia, em passado que deixou registros escritos. De acordo com a viso tradicional, o ateniense Scrates (469-399 a.C.) foi o fundador da filosofia poltica. Scrates foi o mestre de Plato, este, o mestre de Aristteles. As obras polticas de Plato e Aristteles so as obras mais antigas dedicadas filosofia poltica que chegaram at ns (Strauss & Cropsey, 1973, pp. 1-2).

30 Raymundo Faoro

O legado socrtico, na verso platnica, traduz o encontro entre filosofia poltica e poltica, em uma encruzilhada dramtica da humanidade, com a crise da polis grega. O acento novo fica por conta da idia de que o mundo poltico seria moldvel pela arte humana, de sorte a entregar o poder poltico ao filsofo (Wolin, 1960, p. 34). Nessa identificao entre filosofia e poltica est a base do construtivismo, que freqenta a poltica ocidental em muitos momentos e em muitas direes. Trata-se de uma identificao que, na realidade, oculta o predomnio do logos sobre a prxis, em modelo sempre referencivel no voluntarismo, no denunciado despotismo das influncias das teorias sobre os fatos, na importao de valores e programas. Entre o pensamento poltico e a filosofia poltica no haveria espao em branco, coberto o eventual antagonismo com os filsofos no poder. Ganha dimenso, no esquema, o elemento construtor, arquitetnico da poltica. O magistrado dita o paradigma seria igual ao cego se, como o pintor, no reproduzisse na tela o modelo expresso na justia (Plato, La rpublique, vol. 1, p. 1063).
Se o estadista for ignorante do fim a que visa, seria vlido, em primeiro lugar, dar-lhe o nome de magistrado, e, em segundo lugar, como poderia ele salvaguardar o fim que no conhece? Ausente da filosofia, quem seria o detentor do poder, seno o imprevidente oportunista? No seria surpreendente que, vazio de inteligncia e de sensibilidade, se entregasse, caso a caso, ao fortuito da primeira coisa que ocorresse? (Plato, La rpublique, Les lois, t. 2, p. 1119).

3
A reduo do pensamento poltico filosofia poltica leva a desfigurar a poltica e a converter a histria histria das idias. Toda uma
Existe um pensamento poltico brasileiro?

31

categoria social se perderia. A Revoluo Francesa teria nascido para levar a tese caricatura dos filsofos. O mundo sovitico teria sua origem no Manifesto comunista, depois de quase um sculo de maturao. A poltica se desvincularia da realidade, perdida em uma teia de doutrinas e de idias, em simplismo que a tornaria o desvario de crebros ociosos. No faltam precedentes a essa manifestao literria: a que, por exemplo, pintou a Revoluo Francesa como a quimera pstuma de Rousseau. Essa no a tese de Tocqueville, que soube distinguir o pensamento poltico da filosofia poltica, o intelectual, com suas frmulas, da idia que ganha a sociedade e, por isso, adquire o contorno de uma fora social (Tocqueville, 1952, t. 2, pp. 193 ss.). Ele soube identificar, nesse passo, o espetculo ideolgico, ao mostrar a Frana dividida em dois planos: em um corria a administrao, no outro floresciam os princpios abstratos.
Acima da sociedade real, cuja constituio era ainda confusa e irregular, onde as leis permaneciam divergentes e contraditrias, as hierarquias estanques, fixas as condies e desiguais os encargos, construa-se, pouco a pouco, uma sociedade imaginria, na qual tudo parecia simples e coordenado, uniforme, eqitativo e conforme razo (Tocqueville, 1952, t. 2, p. 199).

O pensamento poltico atua, deformando-se, na ideologia. No estado puro, as idias e representaes produzidas pela conscincia expressam diretamente a
atividade material e o comrcio material dos homens, como a linguagem da vida real. As representaes, os pensamentos, o comrcio espiritual dos homens se apresentam, nessas circunstncias, como emanao direta de seu comportamento material (Marx & Engels, 1959, p. 25).

A poltica, o direito, as leis traduzem o processo de vida real dos homens. Os fazendeiros de So Paulo, como os surpreendeu Saint-Hilaire, s vsperas da Independncia, tipificam o comportamento no ideolgico:
32 Raymundo Faoro

[...] mostram-se absolutamente alheios s nossas teorias [...] a nica coisa que compreendem que o restabelecimento do sistema colonial lhes causaria dano porque se os portugueses fossem os nicos compradores de seu acar e caf no mais venderiam suas mercadorias to caro como agora o fazem (Saint-Hilaire, 1938, vol. 1, p. 167).

O sistema colonial sofre, para os rudes lavradores, a objeo de seus interesses, nuamente expostos, sem apelos s doutrinas liberais. Os interesses no criam, pela via ideolgica, o imaginrio que lhes universalize os interesses, nem o recobrem do vu que os deforma. No entra em cena a cmara escura, na metfora famosa, que inverte as relaes, insinuando o domnio das idias e no das relaes reais e concretas. A ideologia, alm desse papel de dissimuladora, opera como meio de hegemonia poltica, em uma classe que se pretende representar a sociedade global. Por meio dela, com a intermediao dos intelectuais, como na instncia a que se aludiu, no caminho da Revoluo Francesa, cimentam-se as homogeneidades e organiza-se a luta social. Ela constitui o terreno sobre o qual os homens se movimentam, lutam, adquirem conscincia de sua posio (Gramsci, 1966, pp. 62-63). As idias da classe dominante tornam-se, pela operao ideolgica, capazes de solidificar o ncleo de comando e de satelizar as classes subalternas aos interesses dominantes. Em outras palavras: a classe que exerce o poder material dominante na sociedade , ao mesmo tempo, seu poder espiritual dominante (Marx & Engels, 1959, pp. 48-49). Trata-se de um pensamento formulado, que, em uma estrutura coerente, explica o contgio das ideologias, que transitam com independncia das condies reais e substantivas para outro espao. As ideologias por contgio revelam uma incongruncia social e histrica, tal a dos teutes pelo sangue e liberais pela reflexo, condenando os atores a pensar em poltica o que outros povos fizeram (Marx, 1968, pp. 14 e 29-30). A ideologia comporta outro perfil, corrente no vocabulrio poltico. No paradigma marxista, a conscincia ideolgica uma
Existe um pensamento poltico brasileiro?

33

ilusria e uma falsa conscincia (Lukcs, 1960, p. 90). Uma classe, cujo domnio poltico exercido por uma minoria, no interesse dessa minoria, difunde-se, para que outras classes se iludam, confundindo-se na sua verdadeira conscincia de classe. Os idelogos dominantes lutam para que se oculte a essncia da prpria classe, universalizando-a em conceitos abstratos, ao mesmo tempo em que negam a autonomia dos interesses das outras classes. A conscincia ilusria, ao se duplicar na falsa conscincia, cobre a realidade e a revela, deformando-a: representa a figura do vu e da mscara (Bobbio, 1977, p. 113). Em outro sentido, mais comum na linguagem, a ideologia significa genericamente um sistema de crenas ou de valores, utilizado na luta poltica para influir sobre o comportamento das massas, para orient-las em uma direo e no em outra, para dirigir o consenso, para justificar o poder (Idem, p. 114). No alude, no caso, funo mistificante: representa o papel de um programa de um movimento poltico. a ideologia em sentido dbil, para distingui-la do modelo marxista. Trata-se de uma forma de pensamento poltico em batalha, com uma caracterstica que a diferencia do pensamento poltico em estado puro. A ideologia em sentido dbil exacerba, embora no mistificante por definio, um elemento do pensamento poltico, o elemento da ao. A eficcia da idia assume a importncia maior com desprezo, embora involuntrio, da pauta de verdade. A ideologia, como ao desvinculada do compromisso com a verdade, interessada unicamente na eficcia, e a ideologia que organiza o consenso hegemnico na sociedade civil reina no territrio da prxis. Cercada em um raciocnio circular, tudo seria ideologia: uma ideologia substitui outra, ainda que criticamente. No outro extremo, a filosofia poltica reduz o pensamento poltico ao logos, em proposies cientficas ou filosficas: a realidade seria o espelho da teoria. Ambas, a filosofia poltica e a ideologia (nos dois
34 Raymundo Faoro

sentidos), sistematizam, formulam, estruturam a poltica. Fora delas, se aceitas suas premissas, haveria apenas a poltica alheia congruncia espcie de poltica irracional , a poltica cujo segredo no ter poltica, aquela que Lord Acton atribua a Lord Liverpool. A poltica cujo segredo no ter poltica uma pobre e insustentvel falcia, falcia cuja astcia estaria no ocultamento do jogo o mais refinado de todos. Ela, a poltica que no filosofia, nem cincia, nem ideologia, que no se extrema na ao, nem se racionaliza na teoria, ocupa, na verdade, o espao do que se chama pensamento poltico, no necessariamente formulvel, no correntemente racionalizado em frmulas. A glria de mandar, amarga e bela, seria seu campo o campo da atividade. Os fins esto no resultado, naquilo que Weber qualificou de tica da responsabilidade, responsabilidade no sentido de resposta da ao, no intercmbio de aes, posta em segundo plano a intencionalidade da conduta. Esse pensamento o pensamento poltico em estado puro para efeito de definio terica. Ele atua como saber informulado (Oakeshott, 1984, pp. 83 ss.).

4
O pensamento poltico no ser o resduo, nem a escria das ideologias, nem a poltica em estado de modelo, composto de proposies enunciativas que denotam em que consiste um ser ou um valor, o que na realidade , como existiriam os fenmenos e como se desenvolveram (Siches, 1965, p. 116). Sua natureza compatibiliza-se com o saber informulado, que no o confunde com a irracionalidade, nem com o oportunismo. Ele no cuida da transmisso, mas da ao, em uma prxis que se desenvolve no logos. Suas presExiste um pensamento poltico brasileiro?

35

cries so normativas, localizam-se no mundo da prxis, pelo que atuam fora da lgica proposicional. Sua funo a de direcionar a conduta humana em determinado sentido, no a de represent-la enunciativamente, descritivamente. As suas proposies, embora mensurveis pelo critrio da verdade, cuidam da validade, como convm ao mundo da prxis (Pinto Neves, 1985, pp. 5-6). Suas proposies assumem o significado dos sistemas nomoempricos, tal como as normas do direito.
O carter nomoemprico distingue-o dos sistemas nomolgicos (lgicos e matemticos), pois so-lhe relevantes os dados da experincia. A sua funo prescritiva (normativa), incluindo-o na ordem da prxis, diferencia-o dos sistemas nomoempricos teorticos (descritivos), insertos na ordem da gnose. Isto porque, ao contrrio dos sistemas nomoempricos descritivos, o ordenamento jurdico [leia-se ordenamento do pensamento poltico] no apenas aberto aos dados da experincia e por eles condicionado, mas exerce tambm a funo principal de control-los e dirigi-los diretamente (Pinto Neves, 1985, p. 22).

O iter do ato poltico, segundo o modelo e o preconceito do nomoemprico, marcado pelo preconceito intelectualista, far-se-ia em trs lances. Concentra-se na idia do pensamento poltico como atividade que se tem em mente, no como prxis. Em primeiro lugar, haveria a proposio, enunciativa na sua consistncia, premeditada, que levaria, por estmulo interno, ao. Em seguida, escolher-seiam os meios, com os quais, em um terceiro momento, constituirse-ia o resultado exterior. No esquema, perde-se a base real do pensamento, o estmulo externo. O saber seria, ainda implicitamente, o saber formulado, dedutvel em proposies. O logos, como saber formulado, organizado em proposies, antecede e domina a prxis, que um saber informulado, embora no esotrico, nem informulvel mas formulvel a posteriori, a partir da ao. Os eventos polticos seriam um reflexo da idia: no princpio, o verbo
36 Raymundo Faoro

se faz ao. Em simplificao no indita: o Contrato social determinou a Revoluo Francesa, a Declarao de Independncia, com seus princpios estruturados, culminou na Independncia norteamericana. A histria do pensamento poltico seria a arena das idias, em um confronto de paradigmas abstratos, vencendo uns no imperativo de sua coerncia e energia internas. Nem mesmo no territrio da cincia pura teria pertinncia o modelo: o fato cientfico e a teoria no so categorias separveis. Uma e outra so amalgamadas por uma ordem social a comunidade cientfica que decide pela vigncia das revolues do pensamento. O acento que explica as revolues cientficas encontra seu ponto de apoio na funo normativa e no na funo nomoemprica (ou cognitiva). A recepo do conhecimento novo d-se dentro de uma crise, que no uma crise intelectual, mas uma crise que determina a recepo do fato novo (Kuhn, 1983, pp. 25, 155 e 199). Na verdade, outro o roteiro do pensamento poltico: ele no atua pela energia interna, impelido pela verdade ou pela justia, mas, sem abandono da justia e da verdade, pela probabilidade de ser incorporado ao. O logos a filosofia poltica, as ideologias transita, pode ser exportado e catalogado, comunica-se, freqenta os livros e os discursos. Expressa-se em proposies enunciativas, escrito nos livros e nos discursos: um saber formulado. O pensamento poltico, entretanto, como ao, como atividade concentrada, no se confunde com o exerccio de jornadas intelectuais, como exerccio retrico. A ideologia e a filosofia poltica corporificam um princpio poltico e se propem a realiz-lo. A liberdade, a igualdade, a democracia, o liberalismo seriam alguns exemplos desse padro. Designam o que se persegue independentemente de como faz-lo. Na verdade, o pensamento poltico no se desenvolve com base na premeditao dos princpios, mas na considerao sobre o campo da prpria poltica. Em suma: a atividade poltica vem antes, precedendo as forExiste um pensamento poltico brasileiro?

37

mas do logos. O pensamento poltico , assim, um ato poltico, compreensvel politicamente, no em pautas abstratas. No h a possibilidade de fazer a poltica, desenvolvendo o pensamento poltico, segundo um manual, como no se faz um cozinheiro com um livro de cozinha (Oakeshott, 1984, pp. 83 ss.). O logos poltico , dessa forma, no o prefcio, mas o ps-escrito da atividade poltica, como experincia. Para que o princpio, o instituto jurdico, o meio de realizao atuem, necessrio que eles sejam mais do que a frmula, o princpio, o premeditado fim perdido no logos. Eles devem radicar-se na sugesto, na indireta intimao (intimated) de uma maneira concreta de conduta (Idem, pp. 10 e 121). O pensamento poltico est dentro da experincia poltica, incorporado ao, fixando-se em muitas abreviaturas, em corpos tericos, em instituies e leis. A idia, por essa via, faz-se atividade, no porque fruto da fantasia ou da imaginao, mas porque escolhida, adotada, incorporada atividade poltica. O vnculo entre a prxis e o logos d-se pela sugerncia, palavra que, em falta de melhor, indica o modo como se expressa o quantum possvel de saber formulado a partir da experincia. O poder da sugerncia ultrapassa a compatibilidade lgica que se expressa no pensamento poltico. A prpria lei, ainda que coercitivamente dotada de poder, ter eficcia circunscrita s situaes de fora se despida de sugerncia. O preconceito racial, por exemplo, se representa um trao de pensamento poltico, obstinar-se- em se manter, ainda que as sanes penais o repudiem. Uma lei no se completa por outra lei ainda mais severa na sano ou mais dctil: sua validade e, complementarmente, sua eficcia dependem de como atue na prxis e no no catlogo das normas obrigatrias. O saber informulado pela via da experincia, a que est na sugerncia o registro de entrada no saber formulado, canal seletivo e inibitrio. A escolha, a determinao do pensamento poltico uma atividade, uma ao polti38 Raymundo Faoro

ca. O pensamento poltico de cada um no se afirma na forma intelectual, mas na atividade real implcita na ao, ainda que, margem desta, se afirme outra idia. A eventual contradio entre a regra e a conduta rompe-se privilegiando a conduta: nela est o pensamento poltico real, embora a contradio intelectual nada tenha a ver com a m-f. A verdadeira ao, a da sociedade e de cada um, contm-se na poltica (Gramsci, 1966, pp. 14-15). A conscincia terica da ao irrelevante, mas equvoco seria consumi-la em uma frmula. O saber informulado, que, pela via da prxis, compe o pensamento poltico, est na sugerncia; esta que o distingue da fantasia, do arbtrio imaginativo e da ideologia. A sugerncia, em direes contrrias, freia, de um lado, o desenvolvimento terico, dando-lhe consistncia prtica, e, de outro, marca o limite da presena da sociedade. Os estilistas vitorianos da moda, lembra um ensasta j e largamente mencionado, propuseram-se criar, para as ciclistas, um traje adequado bicicleta. Se o processo de criao fosse livre e coerente, obediente s lgica, teriam desenhado o short. De um ponto de vista estritamente tcnico e intelectual, eles fracassaram, ao vestirem-nas com o bloomer, pouco funcional bicicleta, mas conveniente ao recato das castas vitorianas. Os costureiros obedeciam, ainda que inovador o pensamento, aos limites sociais que a sugerncia lhes inspirou. Em lugar de um escndalo, lanaram a moda nos ousados limites da criao. A provncia da prxis, em que atua o pensamento poltico, forma-se e ordena-se por meio de idias abstratas e sistematizveis. A prtica uma atividade, mas essa atividade poltica no ser nunca a poltica cujo segredo no ter poltica. Toda a sua carga de vontade no a afasta das idias. A prtica a prxis reencontrase com a razo prtica, com a tradio normativa da tica e do direito, desde Aristteles.
Existe um pensamento poltico brasileiro?

39

O mundo da experincia prtica um mundo de juzos, no de meras aes, volies, sentimentos, intuies, instintos ou opinies. A verdade prtica a coerncia do mundo da experincia prtica (Oakeshott, 1978, p. 258).

O pensamento poltico uma atividade: a atividade o territrio da prtica. A atividade e ainda no . A atividade envolve uma discrepncia entre o que e o que desejamos que venha a ser (Idem, p. 257). H, na atividade e, a fortiori, na prtica, o trnsito entre formas e estruturas de existncia em dupla perspectiva. De um lado, no territrio do ser, de outro lado, no campo do valor. O que vir a ser, mas vir a ser de acordo com valores: o direito, a justia, limitados o ser e o valor pela sugerncia. Essa dimenso vincula a prtica experincia, ao saber informulado e realidade. A realidade poltica no existe fora da experincia, salvo nas projees epistemolgicas do realismo ingnuo. A prtica poltica descende, portanto, da tica, mas no a tica, embora ambas participem da razo prtica. A atividade que est no pensamento poltico participa no campo do ser sem que seja mero valor: o ser que se desenvolve em um mundo de valores. O pensamento poltico est sob a jurisdio da prxis. A prxis, entretanto, no um feixe catico de instintos, mas de idias. A recuperao do pensamento poltico, com seu isolamento conceitual, o extremo da falsa conscincia do mito e do arbtrio terico. Por esse meio se revitaliza a realidade poltica, no aquela mtica realidade nacional, o velocino de ouro do reducionismo, que a procura na subtrao das camadas de tinta estrangeiras que a recobriram (Schwartz, 1977, pp. 14 ss.). Realidade tem o sentido de dinmica, de atividade, que, ao se desenvolver, revela a estrutura social, fazendo a opresso mais opressiva, acrescentando-lhe a conscincia da opresso (Marx, 1968, p. 17). O pensamento poltico, porque atividade, contm carga crtica, que no se confunde com a escols40 Raymundo Faoro

tica, nem participa da viso terico-contemplativa. Como valor e como o ser que vir-a-ser, corrosivo da ideologia e do imobilismo da filosofia poltica. Acompanha e potencializa a dialtica social qual se vincula, sem ser mero reflexo, por meio de manifestaes mltiplas, que no esto necessariamente submersas no saber formulado, com o rtulo poltico. Em certos momentos, o pensamento poltico se expressa melhor na novela do que no discurso poltico, mais na poesia do que no panfleto de circunstncia. Repele as especializaes, expandindo-se em todas as manifestaes culturais, ainda que se afirme o congelamento ideolgico e o enciclopedismo filosfico.

Existe um pensamento poltico brasileiro?

41

Вам также может понравиться